21.5.06

ENERGIZER


Pilhas alcalinas. Pilhas de Lítio. Baterias de todos os tipos que utilizam a mais avançada tecnologia disponível no mercado. Quando o assunto é pilhas e baterias, e claro, lanternas, a ENERGIZER não é somente a marca líder no mundo, mas também a mais revolucionária do segmento. Tudo para “o mundo” continuar funcionando. Sempre. E sem parar. 

A história 
A história da ENERGIZER tem suas origens no ano de 1886 quando o executivo W.H. Lawrence fundou a National Carbon Company. Uma década mais tarde, a empresa introduziu no mercado americano a primeira pilha, chamada The Columbia, para ser usada em telefones domésticos. Pouco depois, em 1898, o imigrante russo, Conrad Hubert, fundou na cidade de Nova York a empresa American Electrical Novelty and Manufacturing Company, lançando no mercado a primeira lanterna de mão, feita de papelão e tubos de fibra, que utilizava as primeiras pilhas modelo D.


Alguns anos depois, em 1902, a marca Ever Ready apareceria estampada nas lanternas vendidas pela empresa. Em 1905, a empresa passou a se chamar The American Ever Ready Company, iniciando as vendas de lanternas e baterias sob a marca Eveready, depois que seu proprietário Conrad Hubert, vendeu metade do negócio por aproximadamente US$ 200 mil para a National Carbon Company, que adquiriria a totalidade da empresa em 1914. Três anos mais tarde, a empresa se fundiu com a Union Carbide e passou a se expandir por todo território americano, Canadá e México.


Em 1959, a empresa revolucionou o mercado ao introduzir a primeira pilha alcalina cilíndrica, com uma duração de vida muito mais longa do que as normais, devido aos esforços de Lewis Urry, apontado como o principal responsável pelo surgimento desta categoria de pilhas. Foi uma verdadeira revolução no segmento, afinal as pilhas alcalinas forneciam energia suficiente para rádios portáteis, aparelhos de som e brinquedos com som e luzes que piscam. Na década de 1970 a empresa revolucionou o mercado de lanternas com lançamentos inovadores, como por exemplo, a lanterna recarregável, a lanterna com lâmpada fluorescente (que podia ser utilizada como sinalizador) e a lanterna a prova d’água. Somente em 1980 os produtos foram renomeados sob a marca ENERGIZER, introduzida oficialmente no mercado.


Em 1986 a Ralston Purina, sim aquela famosa fabricante de rações para gatos e cães, comprou a Eveready Battery Company, então proprietária da marca ENERGIZER. Em 1991 foi a primeira empresa fabricante de pilhas a não mais utilizar Mercúrio em seus produtos, mostrando assim sua preocupação e responsabilidade em relação ao meio ambiente. Quase uma década mais tarde, em 2000, se tornou uma empresa independente sob o nome ENERGIZER HOLDINGS, INC. Nos anos seguintes a marca introduziu no mercado produtos revolucionários utilizando a tecnologia Titanium, que armazena muito mais energia em menos espaço, gerando um rendimento muito maior em aparelhos eletrônicos; além dos carregadores que permitem carregar baterias de aparelhos celulares e iPods sem a necessidade de utilizar a rede elétrica. Sua mais recente novidade é uma linha de pilhas alcalinas que utiliza 4% de materiais reciclados de outras pilhas. Apesar de parecer pouco, isso deve gerar 7% menos impacto ambiental, o que em larga escala pode significar uma excelente solução para os próximos anos.


Hoje em dia, em um mercado global dinâmico onde aparelhos portáteis têm cada vez mais importância, a ENERGIZER oferece soluções completas em energia portátil, além de baterias para aparelhos auditivos e dispositivos médicos. A marca ENERGIZER também é licenciada para empresas que desenvolvem soluções de consumo em jogos, baterias automotivas, energia portátil para dispositivos como telefones inteligentes, lâmpadas LED e outros produtos de iluminação.


A linha do tempo 
1910 
Lançamento da primeira lâmpada de filamento de tungstênio da empresa. 
1926 
Lançamento da lanterna com um pequeno gancho dando a possibilidade ao consumidor de pendurá-la onde quiser. 
1937 
Lançamento da primeira lanterna com pré-foco. 
1955 
Lançamento das mini-baterias (aquelas chatinhas e redondas). 
1956 
Lançamento da primeira pilha 9-volt do mercado. 
1957 
Lançamento da primeira pilha para relógios. 
1963 
Lançamento das primeiras pilhas de Lítio, material que produz muito mais energia. 
1967 
Lançamento da primeira lanterna recarregável. 
1968 
Lançamento da primeira lanterna fluorescente. 
1970 
Lançamento da lanterna à prova d’água. 
1975 
Lançamento da lanterna modelo 3251, que se tornou a mais vendida do mundo. 
1989 
Lançamento da primeira pilha alcalina AAAA (popularmente conhecida como pilha palito). 
1992 
A empresa foi pioneira ao lançar a pilha de Lítio tamanho AA, chamada ENERGIZER E² LITHIUM. Essas pilhas eram as mais longevas em aparelhos eletrônicos da época. 
1995 
Lançamento do teste instalado nas próprias pilhas, que permitia visualizar a energia contida dentro da pilha. 
1997 
Lançamento da lanterna ENERGIZER com luz de LED. 
Lançamento das pilhas recarregáveis. 
2000 
Lançamento da tecnologia de Titanium em suas pilhas. Essa nova tecnologia armazena muito mais energia em menos espaço, gerando um poder excepcional de energia para uso em aparelhos eletrônicos modernos. 
2003 
Lançamento da ENERGIZER E² LITIO, primeira pilha de Lítio tamanho AAA. 
2005 
Lançamento das pilhas ENERGIZER ULTIMATE LITHIUM, que duram até 3 vezes mais que as pilhas alcalinas clássicas. 
Lançamento da lanterna universal, que funciona com qualquer pilha (AA, C e D). 
2006 
Lançamento do revolucionário carregador ENERGI TO GO, que permite carregar a bateria do celular sem necessidade de rede elétrica, utilizando apenas duas pilhas Ultimate Lithium AA de última geração, com uma capacidade muito superior à das baterias alcalinas. A duração das pilhas é sete vezes superior a uma alcalina convencional e 33% mais leves. 
2008 
Lançamento da linha de pilhas alcalinas de alta tecnologia ENERGIZER ADVANCED, especialmente desenvolvida para gerar mais energia por muito mais tempo em aparelhos como tocadores de música digital e videogames portáteis. 
2011 
Lançamento do iSurge Charging Station, um adaptador de força que dispõe de um conector de 30 pinos para iPhones/iPods, duas portas USB com saída de 2,1A (ideal para iPad) e mais três tomadas frontais convencionais. Como se não bastasse, possui ainda um plugue de rotação de 180 graus e funciona como luz noturna. 
Lançamento da ENERGIZER MAX com tecnologia Power Seal, que preserva intacta toda a energia em longa duração por 10 anos quando não em uso. 
2015 
Lançamento da Energizer EcoAdvanced, uma linha de pilhas alcalinas de alta performance que utiliza 4% de materiais reciclados de outras pilhas. Os principais materiais reciclados utilizados nessa linha são zinco e manganês, assim como acontece nas pilhas alcalinas comuns.


O famoso coelho rosa 
Desde sua primeira aparição em um comercial de televisão no ano de 1989, o coelhinho cor-de-rosa das pilhas e baterias ENERGIZER, conhecido como ENERGIZER BUNNY, e criado pela agência de publicidade DDB de Chicago, apareceu em mais de 130 comerciais de televisão, sendo visto por milhões de pessoas ao redor do mundo. Com uma energia que parece não ter fim, o carismático coelho que usa óculos escuro, sandálias e toca seu bumbo sem parar, é considerado por muitos profissionais de marketing como uma mascote genial. Isso porque é o exemplo real do principal benefício do produto (pilhas de longa duração), demonstrando-o de forma inovadora. A opção por um coelhinho deve-se ao fato de ser um brinquedo, o que dá vida a um ambiente que normalmente é bastante técnico.


O coelho rosa transformou-se no mais recente símbolo de longevidade, perseverança e determinação. E também em um símbolo de discórdia. Isto porque uma batalha jurídica entre os dois gigantes das pilhas (ENERGIZER x DURACELL) pelo uso do coelho como mascote obrigou a uma separação dos mercados: nos Estados Unidos é usado pela ENERGIZER, porque foi a primeira a utilizar a imagem no país, e na Europa é utilizado pela Duracell porque aconteceu o inverso, quando a rival utilizou o personagem pela primeira vez em 1973. O personagem da ENERGIZER tornou-se um dos mais conhecidos do mundo, chegando a ser comparado aos mais famosos ícones públicos mundiais como Mickey Mouse, Pateta e o Tony The Tiger, mascote dos cereais da Kellogg’s, tornando-se parte da cultura americana. Juntamente com sua inseparável tagline “It just keeps going and going...” é apontado entre os 10 melhores ícones publicitários da história americana. Em 2009 o famoso personagem finalmente fez sua estréia nas redes sociais com perfis oficiais.


Na Austrália, onde o coelho cor-de-rosa não podia ser utilizado, a ENERGIZER criou, em 1992, outra mascote: uma bateria musculosa animada conhecida como MR. ENERGIZER, que representa o espírito de desempenho e longevidade das pilhas e baterias da marca. Cheia de energia, atualmente esta mascote, que adora participar de maratonas e parece nunca se cansar, é utilizada também em outros países da Europa, Austrália e alguns países latinos americanos, onde é conhecida como ENERGITO.


A evolução visual 
Desde sua introdução a identidade visual da marca ENERGIZER já passou por algumas remodelações em seu visual. A primeira modificação ocorreu em 1987, quando um símbolo que representa um raio de energia foi inserido abaixo do nome. Em 1993 foi adotada uma nova tipografia de letra. Em 1996 o atual logotipo da marca foi apresentado. Até 2009 esse logotipo era utilizado com uma faixa dupla nas cores amarela e vermelha. Foi a partir deste momento que o logotipo foi simplificado apenas com o nome da marca.


Os slogans 
That’s Positivenergy™. (2011) 
Now lasts Even Longer. (2010) 
Keep going. (2004) 
More energizer power. More energizer life. (2004) 
Do you have a bunny inside? (2003) 
Take power to the next level. (2000, ENERGIZER E²) 
No battery lasts longer. (1997) 
Más energía por mucho más tiempo. (espanhol)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1886 (empresa) e 1980 (marca) 
● Criador da marca: Eveready Battery Company 
● Sede mundial: Town and Country, Missouri, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Energizer Holdings, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Alan Hoskins 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Equipamentos elétricos 
● Principais produtos: Baterias, pilhas, carregadores portáteis e lanternas 
● Concorrentes diretos: Duracell, Rayovac, Sanyo, Panasonic, Sony, Philips e BIC 
● Mascote: Energizer Bunny (coelho cor-de-rosa) 
● Ícones: A durabilidade longa de suas pilhas 
● Slogan: That’s Positivenergy™. 
● Website: www.energizer.com 

A marca no mundo 
Atualmente a marca está presente em mais de 120 países, sendo a maior fabricante de pilhas e lanternas do mundo (participação de mercado de aproximadamente 25%), com produção anual superior a 6.5 bilhões de pilhas. Uma em cada três baterias vendidas no mundo é da marca ENERGIZER. A empresa Energizer Holdings, proprietária das marcas ENERGIZER e EVEREADY, possui 23 fábricas espalhadas por 14 países. 

Você sabia? 
As baterias alcalinas de hoje são 40 vezes mais duráveis que as lançadas em 1959. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 4/9/2016

Um comentário:

Matheus disse...

Olá! O artigo sobre a Energizer ficou muito bom. Gostei de ver. Abraços