9.5.06

MASTERCARD


Dificilmente você nunca ouviu, não importa em que língua, esta frase: “Existem coisas que o dinheiro não compra, para todas as outras existe Mastercard®”. Este slogan reflete o espírito da Mastercard®, que através de produtos e soluções transformam atividades comerciais cotidianas – tais como fazer compras, viajar, administrar um negócio ou gerenciar as finanças – mais fáceis, seguras e eficientes para milhões de clientes. Afinal, há mais 50 anos, a Mastercard® usa tecnologia e conhecimento para tornar os pagamentos mais seguros, mais simples e mais inteligentes. 

A história 
A empresa iniciou suas atividades no final da década de 1940, em uma época em que diversos bancos norte-americanos começaram a fornecer a seus clientes um papel que poderia ser utilizado como dinheiro vivo para realizar compras em lojas e estabelecimentos locais. Em 1951, o Franklin National Bank de Nova York, depois chamado de European American Bank e adquirido pelo Citibank, formalizou esta prática, introduzindo no mercado o primeiro cartão de crédito real. Durante a década de 1960, diversas franquias foram evoluindo. Nas cidades principais, alguns estabelecimentos aceitavam cartões como forma de pagamento e trabalhavam com um único banco.


Em 16 de dezembro de 1966, foi oficialmente formada na cidade de Buffalo, estado de Nova York, o Interbank Card Association - ICA - (Associação de Cartões Interbancária), que mais tarde viria a se chamar Mastercard® International. Entre os bancos por trás da criação da nova empresa estavam: United California Bank, Wells Fargo, Crocker National Bank e Bank of California. O cartão foi concebido como um concorrente do BankAmericard, criado pelo Bank of America e que foi um predecessor do cartão Visa. Diferente de outras organizações similares, a ICA não era dominada por um único banco e sim por 17 bancos regionais americanos, que buscavam aceitação recíproca de seus cartões de créditos. Comitês membros foram estabelecidos para gerenciar a associação e estabeleceram normas para autorização, compensação e liquidação, manipulando também aspectos jurídicos, de segurança e de marketing. Em 1968, a ICA formou uma associação com o Banco Nacional do México, tornando-se uma organização internacional.


Um ano depois, aliou-se ao Eurocard na Europa e passou a chamar MasterCharge, lançando um novo logotipo para fortalecer a identificação de sua marca. Nesse mesmo ano, vieram os primeiros membros japoneses, e não demorou muito para que outros países seguissem os mesmo passos. Em 1973, o sistema ICA era totalmente informatizado, eliminando a necessidade de autorizações telefônicas nos estabelecimentos comerciais. No ano seguinte implantou a tarjeta magnética (conhecida como Magstripe) que se tornou padrão em todos os seus cartões de crédito no mundo com o objetivo de rastrear as transações e reduzir assim as fraudes. Para refletir um compromisso com o crescimento internacional, a ICA mudou seu nome no dia 16 de dezembro de 1979 para MasterCard® (agora grafado Mastercard®), após a aquisição do nome e da marca MasterCharge pela Associação de Bancos da Califórnia. Nesta época já possuía membros da África e da Austrália, chegando à década seguinte ao continente asiático e a América Latina.


Os cartões de crédito Mastercard® conseguiram um feito histórico ao se tornarem os primeiros emitidos na República Popular da China em 1987. Pouco depois, em 1988, a empresa foi responsável pela emissão do primeiro cartão Mastercard® na União Soviética. Ainda nesta década, se tornou o primeiro cartão a ter um holograma a laser e o primeiro a contar com uma versão empresarial. Em 1993, a China já representava para a Mastercard® o segundo maior país em volume de transações, provando assim a ousadia da marca. Somente em 1996, a Mastercard® estabeleceu seu escritório no Brasil, quando a Credicard deixou de ser o único emissor e todos os principais bancos começaram a emitir cartões da marca. O novo milênio teve início com o lançamento dos serviços profissionais Mastercard® Advisors, a maior consultoria global focada somente na indústria de pagamentos. E nos anos seguintes a empresa investiu pesado para ingressar no segmento de pagamentos móveis. Além de introduzir novos produtos, como por exemplo, o Cartão Presente Pré-Pago Mastercard®, uma solução de presente que oferecia grande flexibilidade e atendia a crescente demanda de clientes por cartões-presente mais versáteis, pois permitia que os portadores comprassem o que desejavam, onde quer que seja.


Além disso, no Brasil a marca lançou em 2009 o Mastercard® Surpreenda, um programa onde o membro toda vez que usa Mastercard® (crédito, débito e pré-pago), independente do valor da compra, acumula pontos para comprar um produto ou levar outro para compartilhar com alguém especial. Pouco depois, em 2010, a empresa criou o Mastercard® Labs, uma incubadora para gerar novas ideias e fornecer serviços financeiros que proporcionem um crescimento mais inclusivo e capacitem as pessoas. Mais recentemente a empresa lançou uma iniciativa abrangente de pagamentos digitais, reinventando a maneira como fazemos compras, tornando possível o pagamento com a alta segurança através de um simples clique de um mouse, toque em um tablete ou em um smartphone, independente de onde se esteja: em casa, na loja ou na rua. Hoje em dia, a marca Mastercard® é uma das mais reconhecidas no mundo, representando poder de compra instantânea, conveniência imediata de acesso a depósito e opções de pagamento flexíveis.


A linha do tempo 
1981 
Lançamento do cheque de viagem Mastercard® Travelers Checks
Introdução do cartão Mastercard® Gold, primeira tentativa de segmentação de cartões de crédito do mercado. 
1983 
Pioneira ao introduzir o holograma tridimensional a laser como forma de evitar fraudes na utilização de seus cartões. 
Introdução do EMERGENCY CARD REPLACEMENT, um programa de reposição emergencial de cartões em caso de perda ou roubo. 
Introdução do Mastercard® Corporated, primeiro cartão de crédito corporativo, direcionado especificamente para empresas e seus viajantes a negócios. 
1988 
Aquisição por US$ 34 milhões do CIRRUS ATM NETWORK, maior rede de caixas automáticos da América do Norte. Atualmente a rede possui mais de 2 milhões de caixas automáticos em 200 países. 
Desenvolveu o código CVC 2 (Card Validation Code 2) com o objetivo de dar ainda mais segurança as seus cartões. 
1991 
Lançamento, em parceria com a Europay International, do MAESTRO, primeiro cartão de débito online verdadeiramente global. A primeira transação de débito foi efetuada em agosto do ano seguinte. 
1995 
Lançamento do Mastercard® Chip, precursor dos chamados cartões inteligentes que possuem chips, oferecendo ainda mais segurança para seu portador. Com tecnologia muito mais robusta, a nova geração de cartões Mastercard® com chip abriu novas possibilidades de pagamento, serviços e relacionamento. A evolução contínua garantiu maior aceitação do cartão. 
1996 
Lançamento do Mastercard® Global Service, primeiro programa a oferecer acesso telefônico a usuários de cartões em casos de emergência e serviços especiais em 21 línguas e 130 países (hoje em dia são 46 línguas e 196 países). 
1997 
Aquisição de 51% da Mondex International, empresa que oferece o único programa de saques global. 
Lançamento do Platinum Mastercard®, sendo o primeiro cartão de crédito a ser introduzido em 10 países simultaneamente, tendo assim presença global imediata. O cartão oferecia aos usuários inúmeros benefícios como ofertas especiais de compras. Os usuários deste cartão são pessoas que desejam uma linha de crédito generosa e um alto nível de serviços pessoais. 
1998 
Lançamento, em conjunto com o Unibanco, do primeiro cartão Platinum do mercado brasileiro. 
2002 
Lançamento do Mastercard® PayPass (atual Mastercard® Contactless), tecnologia desenvolvida pela empresa para permitir pagamentos sem a necessidade de passar o cartão no leitor, oferecendo ao consumidor uma maneira mais simples e rápida de efetuar suas compras. O novo produto foi introduzido primeiramente na cidade de Orlando, estado da Flórida, em parceria com os bancos Chase, Citibank e MBNA. Em 2005 o sistema foi lançado com sucesso nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão, China, Tailândia, Turquia, Líbano, Malásia, Taiwan, Filipinas e Austrália. 
Lançamento Mastercard® SecureCode, ferramenta de autenticação idealizada para fornecer segurança às transações pela internet. Com ela, os usuários têm certeza de que seus dados estão protegidos, enquanto varejistas e emissores sabem que a identidade do portador está garantida. 
2003 
O Brasil é o primeiro país do mundo a lançar a marca de débito Mastercard® Maestro. Neste momento inicia-se o processo de migração das marcas RedeShop e Maestro para Mastercard® Maestro. 
Introdução do holograma nos cartões de débito. 
2005 
Lançamento na Venezuela do Mastercard® Black, um cartão de crédito voltado para as mais altas classes de renda da população, tendo como diferenciais benefícios e serviços exclusivos. Para ter um cartão destes o cliente tem de ser convidado pelo banco a fazer parte desse clube seleto (em geral executivos de alto nível e grandes empresários com poder de decisão). Logo depois esse cartão foi lançado no Brasil, Chile e República Dominicana. 
2007 
Lançamento do Mastercard® Travel Card, um cartão pré-pago internacional que oferece muito mais comodidade: é só carregá-lo com dólar, euro ou libra e utilizá-lo em compras e saques na moeda local, nos milhares de estabelecimentos credenciados. 
2008 
Lançamento do Mastercard® InControl, uma plataforma com a qual os emissores de cartões podem, com mais rapidez e eficiência, introduzir programas de cartões ajustados de acordo com as necessidades específicas dos seus consumidores e usuários de cartões corporativos. Royal Bank, da Escócia, se tornou a primeira instituição financeira a implantar a plataforma para os seus clientes. 
2010 
Lançamento da Mastercard® MarketPlace, um programa para portadores de cartões da marca cadastrados, que oferece descontos em centenas de estabelecimentos e benefícios especiais todos os dias, através de uma rede de milhares de estabelecimentos nos Estados Unidos. Entre as vantagens estão descontos e/ou frete grátis em comércios de diversos setores como vestuário, joias, eletroeletrônicos e roupas infantis. 
2012 
Lançamento de uma iniciativa internacional chamada Mastercard® Mobile Money para ajudar mais de 2.5 bilhões de consumidores em todo mundo que não participam do sistema financeiro a ter acesso aos serviços financeiros formais por meio do telefone móvel. 
Lançamento em parceria com o Standard Chartered Bank Singapore do DISPLAY CARD, primeiro cartão de crédito/débito interativo que possui um display LDC e um teclado numérico com botões sensíveis ao toque. A intenção é que em um futuro próximo seja possível realizar consultas de saldo da conta corrente, limite do cartão de crédito, pontos em programas de fidelidade e transações recentes em tempo real no visor LCD do cartão. 
2013 
Lançamento do Mastercard® MasterPass™, serviço de carteira digital sem fios via NFC (Near Field Communication) que tem a missão de popularizar o conceito de pagamentos móveis. 
2015 
Lançamento do Mastercard® Aid Network, permitindo que ONGs, agências da ONU e governos controlem e monitorem os itens que os beneficiários são capazes de receber: relacionados a alimentos, saúde, abrigo, água, saneamento e outras necessidades básicas. O cartão habilitado pode ser pré-carregado com um pacote de produtos físicos elegíveis - de alimentos a remédios - e distribuído para as populações necessitadas. No geral, está tornando a distribuição de ajuda humanitária mais rápida, mais eficiente e mais segura para todas as partes interessadas. 
2017 
Lançamento do cartão de crédito com leitor de impressões digitais. Com a tecnologia, a empresa pretende garantir que as transações sejam feitas com a maior segurança possível, já que o recurso combina o uso do chip com a biometria. 
2018 
Lançamento no Brasil do cartão cidadão multifuncional, que além de funcionar como cartão de identificação, pode ser utilizado para receber salário, benefícios governamentais e sirva para pagar despesas, como o transporte público.


O marketing 
A plataforma de patrocínios da Mastercard® é um importante componente da estratégia de marketing da marca. Os eventos relacionados ao esporte (futebol, golfe, beisebol, entre outros) patrocinados pela marca são inúmeros. A parceria mais importante e duradoura (foram quase 17 anos) foi firmada com a FIFA. Começou na Copa do Mundo de 1990 na Itália, quando a Mastercard® foi o cartão oficial, além de ter a licença dos produtos oficiais do evento. O sucesso levou a marca a ser patrocinadora oficial da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, e de outros torneios em todo o mundo, como a Liga dos Campeões da UEFA, EuroCopa 2004, Copa América e as eliminatórias na América do Sul. Em 2006, patrocinou a Copa do Mundo na Alemanha, com exclusividade na venda dos ingressos. Em 2007 a FIFA substituiu a marca pela rival Visa. Outra ação importante da marca foi ser patrocinadora oficial do time de rugbi da Nova Zelândia, conhecido como All Blacks. Atualmente a marca é patrocinadora principal da UEFA Champions League, da Seleção Brasileira de Futebol, da Copa do Mundo de Rugbi, da liga profissional americana de beisebol (Major League Baseball), vários tradicionais torneios de golfe e tênis pelo mundo afora, além de eventos ligados a arte, entretenimento e cultura.


Campanhas que fizeram história 
Criada pela agência McCann-Erickson e lançada em outubro de 1997, a campanha “Não tem Preço” (“Priceless”, em inglês) foi veiculada em 119 países, em mais de 54 idiomas, sendo uma das mais conhecidas da história da publicidade e proporcionando à marca Mastercard® um alcance e um reconhecimento verdadeiramente global. Essa campanha reposicionou a marca e causou grande impacto ao tratar o cartão de crédito de uma forma mais emocional, humana e próxima da realidade dos consumidores, valorizando tudo aquilo que é importante para ele.


A campanha imortalizou o slogan “There are some things money can’t buy. For everything else, there’s Mastercard®” (em português “Existem coisas que o dinheiro não compra, para todas as outras existe Mastercard®”). A campanha, considerada atualmente um dos mais bem sucedidos esforços de construção de uma marca na história da indústria de meios de pagamento, conquistou mais de 100 prêmios internacionais.


E a marca resolveu estender Priceless para criar novas experiências através de quatro plataformas globais: Priceless Cities (clientes têm acesso a benefícios de gastronomia, hospedagem, diversão e compras em várias cidades do mundo), Priceless Specials (acesso a uma grande variedade de ofertas cuidadosamente selecionadas que permitem sair do cotidiano e transformar atividades rotineiras em momentos que não têm preço), Priceless Surprises (proporciona prazeres inesperados com surpresas que fascinam, através de experiências que literalmente o dinheiro não compra, incluindo downloads de músicas no iTunes, upgrades instantâneos em eventos, até encontros com artistas e atletas internacionais) e Priceless Causes (facilita a doação para as causas filantrópicas mais importantes para cada cliente). Em 2018, a marca apresentou o novo conceito global “Start Something Priceless” (algo como “Comece uma história que não tem preço”).


A evolução visual 
A marca, ao longo de sua história, teve uma evolução visual marcante, como podemos ver nas imagens abaixo. O primeiro logotipo a ser estampado nos cartões de crédito era apenas um “i” dentro de um círculo com a palavra Interbank abaixo. Somente em 1969 surgiu o famoso logotipo contendo os dois círculos em intersecção (conhecido como “Venn Diagram”) que remetiam à reciprocidade almejada pela empresa, nas cores ocre e vermelha, com o nome MasterCharge ao centro. O símbolo do “i” foi mantido em um tamanho menor no canto inferior direito, objetivando a continuidade. Finalmente em 1979, MasterCharge se tornou Mastercard®, e o símbolo do “i” foi permanente banido do logotipo. Em 1990 a cor ocre foi substituída pela amarela. Além disso, a marca manteve os dois círculos interligados com 23 linhas horizontais e usou a fonte “sans-serif”, em itálico.


Em 1996 a marca adotou um novo logotipo. A visibilidade, a identificação e a imagem da marca como um todo foram melhorados com novas características, incluindo letras maiores e mais destacadas com sombreado, menos linhas interligando os círculos vermelho e amarelo, e um novo fundo azul-escuro para uso em adesivos e sinalizações (somente nesses casos). A atual identidade visual da marca foi apresentada em julho de 2016. Antes com o nome da marca sobreposto aos dois círculos entrelaçados, o novo logotipo seguia um design mais minimalista. O nome da marca passou a ser escrito em letras minúsculas e posicionado abaixo dos dois círculos sobrepostos. Os círculos mantiveram as mesmas cores, mas foi acrescentada a laranja que fica na intersecção dos dois.


A identidade visual corporativa também evoluiu com o passar do tempo. Em 2006 a então Mastercard® International, apresentou seu novo nome corporativo: Mastercard® Worldwide. A empresa também revelou uma nova identidade visual corporativa sob o tema, “No Coração do Comércio” (“The Heart of Commerce”, em inglês), para refletir a estrutura globalmente integrada e sua visão estratégica do avanço do comércio por todo o mundo. Em julho de 2016 essa identidade visual foi unificada com o novo logotipo da marca, mas com uma diferença: o nome da marca escrito a direita dos círculos.


As identidades visuais das marcas MAESTRO e CIRRUS também foram atualizadas em julho de 2016 e seguiram o padrão estético do novo logotipo da Mastercard®.


Os slogans 
Start Something Priceless. (2018) 
The Heart of Commerce. (2006) 
There are some things money can’t buy. For everything else there’s Mastercard®. (1997) 
The Future of Money. (1997 - Oceania) 
Não tem preço. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 16 de dezembro de 1966 
● Fundador: Vários bancos americanos 
● Sede mundial: Purchase, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Mastercard Incorporated 
● Capital aberto: Sim (2006) 
● Chairman: Richard Haythornthwaite 
● CEO & Presidente: Ajay Banga 
● Faturamento: US$ 12.49 bilhões (2017) 
● Lucro: US$ 3.91 bilhões (2017) 
● Valor de mercado: US$ 87.5 bilhões (maio/2017) 
● Valor da marca: US$ 6.350 bilhões (2017) 
● Cartões em circulação: 2.1 bilhões 
● Presença global: 210 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 13.400 
● Segmento: Financeiro 
● Principais produtos: Cartões de crédito e débito e meios eletrônicos de pagamentos 
● Concorrentes diretos: Visa, Discover, Diners Club, American Express e PayPal 
● Ícones: O logotipo e a campanha “Priceless” 
● Slogan: Start Something Priceless. 
● Website: www.mastercard.com.br 

O valor 
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca Mastercard® está avaliada em US$ 6.350 bilhões, ocupando a posição de número 71 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. A empresa também ocupa a posição de número 267 no ranking da revista FORTUNE 500 de 2017 (empresas de maior faturamento no mercado americano). 

A marca no mundo 
Conectando consumidores, instituições financeiras, comerciantes, governos e empresas em mais de 210 países e territórios, a empresa permite que seus cartões possam ser utilizados em mais de 35 milhões de estabelecimentos ao redor do mundo, processando mais de 23 bilhões de transações anualmente. A rede global da Mastercard® tem capacidade de atender 140 milhões de transações por hora, com tempo de resposta média de 140 milésimos de segundo e 99.99% de confiabilidade. Por dia, aproximadamente 3.800 estabelecimentos novos passam a aceitar os cartões da marca. Hoje em dia as transações feitas em ATM’s (máquinas automáticas) excedem as de cartões de créditos. Sua rede de caixas automáticos engloba mais de 2 milhões de máquinas, sendo uma das maiores do mundo. Mais de 2.1 bilhões de logotipos da marca Mastercard®, Maestro e Cirrus estão presentes em cartões atualmente em circulação. 

Você sabia? 
Nenhum cartão de crédito é atualmente mais aceito do que Mastercard®. Nos seis continentes, a marca é reconhecida como sinônimo de meios de pagamento. 
Em 1999, a primeira compra online de um título do tesouro americano foi realizada com um cartão Mastercard®. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem, Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 3/5/2018

4 comentários:

Duda disse...

Adorei o conteúdo, achei bem relevante!
Recomendo!

João Victor disse...

finalmente encontrei o que procurava! Muito obrigado e parabéns pelo blog!

viviane disse...

adorei o artigo muito obrigada mesmo

milena disse...

muito bom o artigo estou pensando em ter um cartao deste tipo