9.5.06

MASTERCARD


Dificilmente você nunca ouviu, não importa em que língua, esta frase: “Existem coisas que o dinheiro não compra, para todas as outras existe Mastercard”. Este slogan reflete o espírito da MasterCard, que através de produtos e soluções transformam atividades comerciais cotidianas – tais como fazer compras, viajar, administrar um negócio e gerenciar as finanças – mais fáceis, seguras e eficientes para todos. 

A história 
A empresa iniciou suas atividades no final da década de 1940, numa época em que diversos bancos norte-americanos começaram a fornecer a seus clientes um papel que poderia ser utilizado como dinheiro vivo para realizar compras em lojas e estabelecimentos locais. Em 1951, o Franklin National Bank de Nova York, atualmente chamado de European American Bank, formalizou esta prática, introduzindo no mercado o primeiro cartão de crédito real. Durante a década de 1960, diversas franquias foram evoluindo. Nas cidades principais, alguns estabelecimentos aceitavam cartões como forma de pagamento e trabalhavam com um único banco.


Em 16 de dezembro de 1966, foi oficialmente formada na cidade de Buffalo, estado de Nova York, o Interbank Card Association (ICA), que mais tarde viria a se chamar MASTERCARD INTERNATIONAL. Diferente de outras organizações similares, a ICA não era dominada por um único banco e sim por 17 bancos regionais americanos, que buscavam aceitação recíproca de seus cartões de créditos. Comitês membros foram estabelecidos para gerenciar a associação e estabeleceram normas para autorização, compensação e liquidação, manipulando também aspectos jurídicos, de segurança e de marketing. Em 1968, a ICA formou uma associação com o Banco Nacional do México, tornando-se uma organização internacional.


Um ano depois, aliou-se ao Eurocard na Europa e passou a chamar MasterCharge, lançando um novo logotipo para fortalecer a identificação de sua marca. Nesse mesmo ano, vieram os primeiros membros japoneses, e não demorou muito para que outros países seguissem os mesmo passos. Em 1973, o sistema ICA era totalmente informatizado, eliminando a necessidade de autorizações telefônicas nos estabelecimentos comerciais. No ano seguinte implantou a tarjeta magnética (conhecida como Magstripe) que se tornou padrão em todos os seus cartões de crédito no mundo com o objetivo de rastrear as transações e reduzir assim as fraudes. Para refletir um compromisso com o crescimento internacional, a ICA mudou seu nome no dia 16 de dezembro de 1979 para MasterCard, após a aquisição do nome e da marca MasterCharge pela Associação de Bancos da Califórnia. Nesta época já possuía membros da África e da Austrália, chegando à década seguinte ao continente asiático e a América Latina.


Os cartões de crédito MasterCard conseguiram um feito histórico ao se tornarem os primeiros emitidos na República Popular da China em 1987. Pouco depois, em 1988, a empresa foi responsável pela emissão do primeiro cartão MasterCard na União Soviética. Em 1993, a China já representava para a MasterCard o segundo maior país em volume de transações, provando assim a ousadia da marca. Somente em 1996, a MasterCard estabeleceu seu escritório no Brasil, quando a Credicard deixou de ser o único emissor MasterCard e todos os principais bancos começaram a emitir cartões da marca. O novo milênio tem início com o lançamento dos serviços profissionais MasterCard Advisors, a maior consultoria global focada na indústria de pagamentos. E nos anos seguintes a empresa investiu pesado para ingressar no segmento de pagamento móvel. Além de introduzir novos produtos, como por exemplo, o Cartão Presente Pré-Pago MasterCard, uma solução de presente que oferece grande flexibilidade e atende a crescente demanda de clientes por cartões-presente mais versáteis, pois permite que os portadores comprem o que desejam, onde quer que seja.


Além disso, no Brasil a marca lançou em 2009 o MasterCard Surpreenda, um programa onde o membro toda vez que usar MasterCard (crédito, débito e pré-pago), independente do valor da compra, acumula pontos para comprar um produto ou levar outro para compartilhar com alguém especial. Mais recentemente a empresa lançou uma iniciativa abrangente de pagamentos digitais, reinventando a maneira como fazemos compras, tornando possível o pagamento com a alta segurança através de um simples clique de um mouse, toque em um tablete ou em um smartphone, independente de onde se esteja: em casa, na loja ou na rua.


A linha do tempo 
1981 
Lançamento do cheque de viagem MasterCard Travelers Checks
Introdução do cartão MasterCard Gold, primeira tentativa de segmentação de cartões de crédito do mercado. 
1983 
Pioneira ao introduzir o holograma tridimensional a laser como forma de evitar fraudes na utilização de seus cartões. 
Introdução do EMERGENCY CARD REPLACEMENT, um programa de reposição emergencial de cartões em caso de perda ou roubo. 
Introdução do MasterCard Corporated, primeiro cartão de crédito corporativo, direcionado especificamente para empresas e seus viajantes a negócios. 
1988 
Aquisição por US$ 34 milhões do CIRRUS ATM NETWORK, maior rede de caixas automáticos da América do Norte. Atualmente a rede possui mais de 1 milhão de caixas automáticos em 200 países. 
Desenvolveu o código CVC 2 (Card Validation Code 2) com o objetivo de dar ainda mais segurança as seus cartões. 
1991 
Lançamento, em parceria com a Europay International, do MAESTRO, primeiro cartão de débito verdadeiramente global. A primeira transação de débito foi efetuada em agosto do ano seguinte. 
1995 
Lançamento do MasterCard Chip, precursor dos chamados cartões inteligentes que possuem chips, oferecendo mais segurança para o portador do cartão. Com tecnologia muito mais robusta, a nova geração de cartões MasterCard com CHIP abriu novas possibilidades de pagamento, serviços e relacionamento. A evolução contínua garantiu maior aceitação do cartão. Hoje em dia são mais de 350 milhões desses cartões em circulação no mundo. 
1996 
Lançamento do MasterCard Global Service, primeiro programa a oferecer acesso telefônico a usuários de cartões em casos de emergência e serviços especiais em 21 línguas e 130 países (hoje em dia são 46 línguas e 196 países). 
1997 
Aquisição de 51% da Mondex International, empresa que oferece o único programa de saques global. 
Lançamento do Platinum MasterCard, sendo o primeiro cartão de crédito a ser introduzido em 10 países simultaneamente, tendo assim presença global imediata. O cartão oferecia aos usuários inúmeros benefícios como ofertas especiais de compras. Os usuários deste cartão são pessoas que desejam uma linha de crédito generosa e um alto nível de serviços pessoais. 
1998 
Lançamento, em conjunto com o Unibanco, do primeiro cartão Platinum do mercado brasileiro. 
2002 
Lançamento do MasterCard PayPass, tecnologia desenvolvida pela empresa para permitir pagamentos sem a necessidade de passar o cartão no leitor, oferecendo ao consumidor uma maneira mais simples e rápida de efetuar suas compras. O novo produto foi introduzido primeiramente na cidade de Orlando, estado da Flórida, em parceria com os bancos Chase, Citibank e MBNA. Em 2005 o sistema foi lançado com sucesso nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão, China, Tailândia, Turquia, Líbano, Malásia, Taiwan, Filipinas e Austrália. 
Lançamento MasterCard SecureCode, ferramenta de autenticação idealizada para fornecer segurança às transações pela internet. Com ela, os usuários têm certeza de que seus dados estão protegidos, enquanto varejistas e emissores sabem que a identidade do portador está garantida. 
2003 
O Brasil é o primeiro país do mundo a lançar a marca de débito MasterCard Maestro. Neste momento inicia-se o processo de migração das marcas RedeShop e Maestro para MasterCard Maestro. 
Introdução do holograma nos cartões de débito. 
2005 
Lançamento na Venezuela do MasterCard Black, um cartão de crédito voltado para as mais altas classes de renda da população, tendo como diferenciais benefícios e serviços exclusivos. Para ter um cartão destes o cliente tem de ser convidado pelo banco a fazer parte desse clube seleto (em geral executivos de alto nível e grandes empresários com poder de decisão). Logo depois esse cartão foi lançado no Brasil, Chile e República Dominicana. 
2007 
Lançamento do MasterCard Travel Card, um cartão pré-pago internacional que oferece muito mais comodidade: é só carregá-lo com dólar, euro ou libra e utilizá-lo em compras e saques na moeda local, nos milhares de estabelecimentos credenciados. 
2008 
Lançamento do MasterCard InControl, uma plataforma com a qual os emissores de cartões podem, com mais rapidez e eficiência, introduzir programas de cartões ajustados de acordo com as necessidades específicas dos seus consumidores e usuários de cartões corporativos. Royal Bank, da Escócia, se tornou a primeira instituição financeira a implantar a plataforma para os seus clientes. 
2010 
Lançamento da MasterCard MarketPlace, um programa para portadores de cartões da marca cadastrados, que oferece descontos em centenas de estabelecimentos e benefícios especiais todos os dias, através de uma rede de milhares de estabelecimentos nos Estados Unidos. Entre as vantagens estão descontos e/ou frete grátis em comércios de diversos setores como vestuário, joias, eletroeletrônicos e roupas infantis. 
2012 
Lançamento de uma iniciativa internacional chamada MasterCard Mobile Money para ajudar mais de 2.5 bilhões de consumidores em todo mundo que não participam do sistema financeiro a ter acesso aos serviços financeiros formais por meio do telefone móvel. 
● Lançamento em parceria com o Standard Chartered Bank Singapore do DISPLAY CARD, primeiro cartão de crédito/débito interativo que possui um display LDC e um teclado numérico com botões sensíveis ao toque. A intenção é que em um futuro próximo seja possível realizar consultas de saldo da conta corrente, limite do cartão de crédito, pontos em programas de fidelidade e transações recentes em tempo real no visor LCD do cartão. 
2013 
Lançamento do MasterCard MasterPass™, serviço de carteira digital sem fios via NFC (Near Field Communication) que tem a missão de popularizar o conceito de pagamentos móveis.


O marketing 
A plataforma de patrocínios da MasterCard é um importante componente da estratégia de marketing da marca. Os eventos relacionados ao esporte (futebol, golfe, beisebol) patrocinados pela marca são inúmeros. A parceria mais importante e duradoura (foram quase 17 anos) foi firmada com a FIFA. Começou na Copa do Mundo de 1990 na Itália, quando a MasterCard foi o cartão oficial, além de ter a licença dos produtos oficiais do evento. O sucesso levou a marca a ser patrocinadora oficial da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, e de outros torneios em todo o mundo, como a Liga dos Campeões da UEFA, EuroCopa 2004, Copa América e as eliminatórias na América do Sul. Em 2006, patrocinou a Copa do Mundo na Alemanha, com exclusividade na venda dos ingressos. Em 2007 a marca foi substituída pela FIFA pela rival Visa. Outras ações importantes da marca é ser patrocinadora oficial do time de rugbi da Nova Zelândia, conhecido como All Blacks, e vários tradicionais torneios de golfe pelo mundo afora.


Propagandas que fizeram história 
Criada pela agência McCann-Erikson e lançada em outubro de 1997, a campanha “Não tem Preço” (“Priceless”) foi veiculada em 112 países, em mais de 52 idiomas, sendo uma das mais conhecidas da história da publicidade e proporcionando à marca MasterCard um alcance e um reconhecimento verdadeiramente global. Essa campanha reposicionou a marca e causou grande impacto ao tratar o cartão de crédito de uma forma mais emocional, humana e próxima da realidade dos consumidores, valorizando tudo aquilo que é importante para ele.


A campanha imortalizou o slogan “There are some things money can’t buy. For everything else, there’s MasterCard” (“Existem coisas que o dinheiro não compra, para todas as outras existe MasterCard”). A campanha, considerada atualmente um dos mais bem sucedidos esforços de construção de uma marca na história da indústria de meios de pagamento, conquistou mais de 100 prêmios internacionais.


A evolução visual 
A marca, ao longo de sua história, teve uma evolução visual marcante, como podemos ver na imagem abaixo. O primeiro logotipo a ser estampado nos cartões de crédito era apenas um “i” dentro de um círculo com a palavra INTERBANK abaixo. Somente em 1969 surgiu o famoso logotipo contendo os dois círculos em intersecção (conhecido como “Venn Diagram”) que remetiam à reciprocidade almejada pela empresa, nas cores ocre e vermelha alaranjada, com o nome MasterCharge ao centro. O símbolo “i” foi mantido em um tamanho menor no canto inferior direito, objetivando a continuidade. Finalmente em 1979, MasterCharge se tornou MasterCard, e o símbolo “i” foi permanente banido do logotipo. Em 1990, já com o nome MasterCard, a cor foi substituída pela laranja. Além disso, a marca manteve os dois círculos interligados com 23 linhas horizontais e usou a fonte “sans-serif”, em itálico. O atual logotipo foi introduzido em 1996. A visibilidade, a identificação e a imagem da marca como um todo foram melhorados com novas características, incluindo letras maiores e mais destacadas com sombreado, menos linhas interligando os círculos vermelho e amarelo, e um novo fundo azul-escuro para uso em adesivos e sinalizações (somente nesses casos).


Em 2006 a MasterCard International, apresentou seu novo nome corporativo: MASTERCARD WORLDWIDE. A empresa também revelou uma nova identidade visual corporativa sob o tema, “No Coração do Comércio” (“The heart of commerce”), para refletir a estrutura globalmente integrada e sua visão estratégica do avanço do comércio por todo o mundo. Entretanto os conhecidos círculos interligados que simbolizam a MasterCard para milhões de consumidores por todo o mundo continuarão a aparecer em todos os cartões da marca.


Os slogans 
The heart of commerce. (2006) 
There are some things money can’t buy. For everything else there’s MasterCard. (1997) 
The Future of Money. (1997 – Oceania)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 16 de dezembro de 1966 
● Fundador: Vários bancos 
● Sede mundial: Purchase, New York 
● Proprietário da marca: MasterCard Incorporated 
● Capital aberto: Sim (2006) 
● Chairman: Richard Haythornthwaite 
● CEO & Presidente: Ajay Banga 
● Faturamento: US$ 8.3 bilhões (2013) 
● Lucro: US$ 3.1 bilhões (2013) 
● Valor de mercado: US$ 87.5 bilhões (maio/2014) 
● Valor da marca: US$ 4.206 bilhões (2013) 
● Cartões em circulação: 3 bilhões 
● Presença global: + 210 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 8.200 
● Segmento: Financeiro 
● Principais produtos: Cartões de crédito e débito e meios eletrônicos de pagamentos 
● Concorrentes diretos: Visa, Discover, Diners Club, American Express e PayPal 
● Ícones: O logotipo e a campanha “Priceless” (não tem preço) 
● Slogan: There are some things money can’t buy. For everything else there’s Mastercard. 
● Website: www.mastercard.com.br 

O valor 
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca MasterCard está avaliada em US$ 4.206 bilhões, ocupando a posição de número 97 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. A empresa também ocupa a posição de número 348 no ranking da revista FORTUNE 500 de 2013 (empresas de maior faturamento no mercado americano). 

A marca no mundo 
Os cartões MasterCard, presentes em 210 países e territórios, podem ser utilizados em mais de 34 milhões de estabelecimentos ao redor do mundo, processando mais de 23 bilhões de transações anualmente. A rede global da MasterCard tem capacidade de atender 140 milhões de transações por hora, com tempo de resposta média de 140 milésimos de segundo e 99,99% de confiabilidade. Por dia, aproximadamente 3.800 estabelecimentos novos passam a aceitar o cartão. Hoje em dia as transações feitas em ATM’s (máquinas automáticas) excedem as de cartões de créditos. A rede de caixas automáticos engloba mais de 1 milhão de máquinas, sendo uma das maiores do mundo. Mais de 3 bilhões de logotipos da marca MasterCard, Maestro e Cirrus estão presentes em cartões atualmente em circulação. 

Você sabia? 
Nenhum cartão de crédito é atualmente mais aceito do que MasterCard. Nos sete continentes, a marca é reconhecida como sinônimo de meios de pagamento. 
Em 1999, a primeira compra online de um título do tesouro americano foi feita com um cartão MasterCard. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 19/5/2014

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