9.5.06

MASTERCARD

Dificilmente você nunca ouviu, não importa em que língua, esta frase: “Existem coisas que o dinheiro não compra, para todas as outras existe Mastercard”. Este slogan reflete o espírito dos cartões de crédito MASTERCARD, que está no coração do comércio compreendendo como e por que é conduzido, permitindo criar mais métodos de pagamento avançados que alimentam os vínculos econômicos e conduzem a um real valor comercial.

A história
A empresa iniciou suas atividades no final da década de 40, numa época em que diversos bancos norte-americanos começaram a fornecer a seus clientes um papel que poderia ser utilizado como dinheiro vivo para compras em lojas e estabelecimentos locais. Em 1951, o Franklin National Bank de Nova York, atualmente chamado de European American Bank, formalizou esta prática, introduzindo no mercado o primeiro cartão de crédito real. Durante a década de 60, diversas franquias foram evoluindo. Nas cidades principais, alguns estabelecimentos aceitavam cartões como forma de pagamento e trabalhavam com um único banco. Em 16 de agosto de 1966, uma dessas franquias formou o Interbank Card Association (ICA), que mais tarde veio a se chamar MASTERCARD INTERNATIONAL. Diferente de outras organizações similares, a ICA não era dominada por um único banco e sim por 17 bancos regionais americanos. Comitês membros foram estabelecidos para gerenciar a associação e estabeleceram normas para autorização, compensação e liquidação, manipulando também aspectos jurídicos, de segurança e de marketing. Em 1968, a ICA formou uma associação com o Banco Nacional do México, tornando-se uma organização internacional.


Um ano depois, aliou-se ao Eurocard na Europa e passou a chamar MasterCharge, lançando um novo logotipo para fortalecer a identificação de sua marca. Nesse mesmo ano, vieram os primeiros membros japoneses, e não demorou muito para que outros países seguissem os mesmo passos. Em 1973, o sistema ICA era totalmente informatizado, eliminando a necessidade de autorizações telefônicas nos estabelecimentos comerciais. No ano seguinte implantou a tarjeta magnética (Magstripe) que se tornou padrão em todos os seus cartões de crédito no mundo com o objetivo de rastrear as transações e reduzir fraudes. Para refletir um compromisso com o crescimento internacional, a ICA mudou seu nome em 1979 para MASTERCARD, após a aquisição do nome e da marca MasterCharge pela Associação de Bancos da Califórnia. Nesta época já possuía membros da África e da Austrália, chegando à década seguinte ao continente asiático e a América Latina.


Os cartões de crédito MASTERCARD foram os primeiros emitidos na República Popular da China em 1987. Pouco depois, em 1988, a empresa foi responsável pela emissão do primeiro cartão MASTERCARD na União Soviética. Em 1993, a China já representava para a MASTERCARD o segundo maior país em volume de transações. Somente em 1996, a MASTERCARD estabeleceu seu escritório no Brasil, quando a Credicard deixou de ser o único emissor MASTERCARD e todos os principais bancos começam a emitir cartões da marca. O novo milênio tem início com o lançamento dos serviços profissionais MASTERCARD ADVISORS, a maior consultoria global focada na indústria de pagamentos.


A linha do tempo
1981

Lançamento do cheque de viagem MASTERCARD TRAVELERS CHECKS.
Introdução do cartão MASTERCARD GOLD, primeira tentativa de segmentação de cartões de crédito do mercado.
1983
Pioneira ao introduzir o holograma tridimensional a laser como forma de evitar fraudes na utilização de seus cartões.
Introdução do EMERGENCY CARD REPLACEMENT, um programa de reposição emergencial de cartões em caso de perda ou roubo.
Introdução do MASTERCARD CORPORATED, primeiro cartão de crédito corporativo, direcionado para empresa e seus viajantes a negócios.
1988
Aquisição por US$ 34 milhões do CIRRUS ATM NETWORK, maior rede de caixas automáticos da América do Norte. Atualmente a rede possui mais de 1 milhão de caixas automáticos em 200 países.
Desenvolveu o código CVC 2 (Card Validation Code 2) com o objetivo de dar mais segurança as seus cartões.
1991
Lançamento, em parceria com a Europay International, do MAESTRO, primeiro cartão de débito verdadeiramente global. A primeira transação de débito foi efetuada em agosto do ano seguinte.
1995
Lançamento do MASTERCARD CHIP, percussor dos chamados cartões inteligentes que possuem chips, oferecendo mais segurança para o portador do cartão. Com tecnologia muito mais robusta, a nova geração de cartões MASTERCARD com CHIP abre novas possibilidades de pagamento, serviços e relacionamento. A evolução contínua garante maior aceitação do cartão. Hoje em dia são mais de 150 milhões desses cartões em circulação no mundo.
1996
Lançamento do MASTERCARD GLOBAL SERVICE, primeiro programa a oferecer acesso telefônico a usuários de cartões em casos de emergência e serviços especiais em 21 línguas e 130 países (hoje em dia são 46 línguas e 196 países).
1997
Aquisição de 51% da Mondex International, empresa que oferece o único programa de saques global.
Lançamento do PLATINUM MASTERCARD, sendo o primeiro cartão de crédito a ser introduzido em 10 países simultaneamente, tendo assim presença global imediata. O cartão oferecia aos usuários inúmeros benefícios como ofertas especiais de compras. Os usuários deste cartão são pessoas que desejam uma linha de crédito generosa e um alto nível de serviços pessoais.
1998
Lançamento, em conjunto com o Unibanco, do primeiro cartão Platinum do Brasil.
2002
Lançamento do MASTERCARD PayPass, tecnologia desenvolvida pela empresa para permitir pagamentos sem a necessidade de passar o cartão no leitor, oferecendo ao consumidor uma maneira mais simples e rápida de efetuar suas compras. O novo produto foi introduzido primeiramente na cidade de Orlando, estado da Flórida, em parceria com os bancos Chase, Citibank e MBNA. Em 2005 o sistema foi lançado com sucesso nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão, China, Tailândia, Turquia, Líbano, Malásia, Taiwan, Filipinas e Austrália.
Lançamento MASTERCARD SecureCode, ferramenta de autenticação idealizada para fornecer segurança às transações pela Internet. Com ela, os usuários têm certeza de que seus dados estão protegidos, enquanto varejistas e emissores sabem que a identidade do portador está garantida.
2003
O Brasil é o primeiro país do mundo a lançar a marca de débito MASTERCARD MAESTRO. Neste momento inicia-se o processo de migração das marcas RedeShop e Maestro para MASTERCARD MAESTRO.
Introdução do holograma nos cartões de débito.
2005
Lançamento na Venezuela do MASTERCARD BLACK, um cartão de crédito voltado para as mais altas classes de renda da população, tendo como diferenciais benefícios e serviços exclusivos. Para ter um cartão destes o cliente tem de ser convidado pelo banco a fazer parte desse clube seleto (em geral executivos de alto nível e grandes empresários com poder de decisão). Logo depois foi lançado no Brasil, Chile e República Dominicana.
2007
Lançamento do MASTERCARD TRAVEL CARD, um cartão pré-pago internacional que oferece muito mais comodidade: é só carregá-lo com dólar, euro ou libra e utilizá-lo em compras e saques na moeda local, nos milhares de estabelecimentos credenciados.
2008
Lançamento do MASTERCARD InControl, uma plataforma com a qual os emissores de cartões podem, com mais rapidez e eficiência, introduzir programas de cartões ajustados de acordo com as necessidades específicas dos seus consumidores e usuários de cartões corporativos. Royal Bank, da Escócia, se tornou a primeira instituição financeira a implantar a plataforma para os seus clientes.
2010
Lançamento da MASTERCARD MarketPlace, um programa para portadores de cartões da marca cadastrados, que oferece descontos em centenas de estabelecimentos e benefícios especiais todos os dias, através de uma rede de milhares de estabelecimentos nos Estados Unidos. Entre as vantagens estão descontos e/ou frete grátis em comércios de diversos setores como vestuário, jóias, eletroeletrônicos e roupas infantis.


O marketing
A plataforma de patrocínios da MASTERCARD é um importante componente da estratégia de marketing da marca. Os eventos relacionados ao esporte (futebol, golfe, baseball) patrocinados pela marca são inúmeros. A parceria mais importante e duradoura foi firmada com a FIFA. Começou na Copa do Mundo de 1990 na Itália, quando a MASTERCARD foi o cartão oficial, além de ter a licença dos produtos oficiais do evento. O sucesso levou a marca a ser patrocinador oficial da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, e de outros torneios em todo o mundo, como Liga dos Campeões da UEFA, Euro 2004, Copa América e as eliminatórias na América do Sul. Em 2006, patrocinou a Copa do Mundo na Alemanha, com exclusividade na venda dos ingressos. Outras ações importantes da marca é ser patrocinadora oficial do time de Rúgbi da Nova Zelândia, conhecido como All Blacks, e vários tradicionais torneios de golfe pelo mundo afora.


Propagandas que fizeram história
Criada pela agência McCann-Erikson e lançada em outubro de 1997, a campanha “Não tem Preço” (“Priceless”) é veiculada em 112 países, em mais de 52 idiomas, sendo uma das mais conhecidas da história da publicidade e proporcionando à marca MASTERCARD um alcance e um reconhecimento verdadeiramente global. Essa campanha re-posicionou a marca e causou grande impacto ao tratar o cartão de crédito de uma forma mais emocional, humana e próxima da realidade dos consumidores, valorizando tudo aquilo que é importante para ele. A campanha imortalizou o slogan “There are some things money can’t buy. For everything else, there’s MasterCard” (“Existem coisas que o dinheiro não compra, para todas as outras existe MASTERCARD”). A campanha, considerada atualmente um dos mais bem sucedidos esforços de construção de uma marca na história da indústria de meios de pagamento, conquistou mais de 100 prêmios internacionais.


A evolução visual
A marca, ao longo de sua história, teve uma evolução visual marcante, como podemos ver na imagem abaixo. O primeiro logotipo a ser estampado nos cartões de crédito era apenas um “i” dentro de um círculo com a palavra INTERBANK abaixo. Somente em 1969 surgiu o famoso logotipo contendo os círculos entrelaçados (conhecido como “Venn Diagram”) nas cores ocre e vermelha alaranjada com o nome MasterCharge ao centro. O símbolo “i” é mantido em um tamanho menor no canto inferior direito, objetivando a continuidade. Em 1979, MasterCharge se tornou MASTERCARD, e o símbolo “i” foi retirado do logotipo. Em 1990, já com o nome MASTERCARD, a cor foi substituída pela laranja. Além disso, a marca manteve os dois círculos interligados com 23 linhas horizontais e usou a fonte “sans-serif”, em itálico. O atual logotipo foi introduzido em 1996. A visibilidade, a identificação e a imagem da marca como um todo foram melhorados com novas características, incluindo letras maiores e mais destacadas com sombreado, menos linhas interligando os círculos vermelho e amarelo, e um novo fundo azul-escuro para uso em adesivos e sinalizações (somente nesses casos).


Em 2006 a MasterCard International, apresentou seu novo nome corporativo: MASTERCARD WORLDWIDE. A empresa também revelou uma nova identidade sob o tema, “No Coração do Comércio” (“The heart of commerce”), para refletir a estrutura da empresa globalmente integrada e sua visão estratégica do avanço do comércio por todo o mundo. Entretanto os conhecidos círculos interligados que simbolizam a MASTERCARD para milhões de consumidores por todo o mundo continuarão a aparecer em todos os cartões da marca.


Os slogans
The heart of commerce. (2006)
There are some things money can’t buy. For everything else there’s Mastercard. (1997)

The Future of Money.
(1997 – Oceânia)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1966
● Fundador: Vários bancos
● Sede mundial:
Purchase, New York
● Proprietário da marca:
MasterCard Inc.
● Capital aberto: Sim (2006)
● Chairman:
Richard Haythornthwaite
● CEO & Presidente: Ajay Banga
● Faturamento: US$ 5.53 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 1.84 bilhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 34.8 bilhões (junho/2011)
● Cartões em circulação: 3
bilhões
● Presença global: + 210 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 5.600
● Segmento:
Financeiro
● Principais produtos:
Cartões de crédito e débito
● Principais concorrentes:
Visa, Discover, Diners Club e American Express
● Ícones: O logotipo e campanha “Priceless” (não tem preço)
● Slogan:
There are some things money can’t buy. For everything else there’s Mastercard.
● Website: www.mastercard.com

A marca no mundo
Os cartões MASTERCARD, presentes em 210 países e territórios, podem ser utilizados em mais de 34 milhões de estabelecimentos ao redor do mundo, processando mais de 23 bilhões de transações anualmente. A rede global da MASTERCARD tem capacidade de atender 140 milhões de transações por hora, com tempo de resposta média de 140 milésimos de segundo e 99,99% de confiabilidade. Por dia, cerca de 3.800 estabelecimentos novos passam a aceitar o cartão. Hoje em dia as transações feitas em ATM’s (máquinas automáticas) excedem as de cartões de créditos. A rede de caixas automáticos engloba mais de 1 milhão de máquinas, sendo uma das maiores do mundo. Mais de 3 bilhões de logotipos da marca MASTERCARD, MAESTRO e CIRRUS estão presentes em cartões atualmente em circulação.

Você sabia?
Nenhum cartão de crédito é atualmente mais aceito do que MASTERCARD. Nos sete continentes, a marca é reconhecida como sinônimo de meios de pagamento.
Em 1999, a primeira compra on-line de um título do tesouro americano foi feita com um cartão MASTERCARD.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 6/6/2011

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