9.5.06

LONELY PLANET


Eles são os melhores guias turísticos e maiores companheiros em uma viagem. Em qualquer parte do mundo. Os famosos guias de viagens LONELY PLANET - verdadeiras “Bíblias dos Mochileiros e Viajantes” - contém informações históricas e culturais de cada região abordada, encorajando o viajante a interagir com outros povos e culturas. Seus guias levaram milhares de curiosos a vários lugares do mundo, definindo para sempre a diferença entre turistas e viajantes. Afinal, LONELY PLANET quer apenas compartilhar seu amor por viagens e pelo planeta com a próxima geração de exploradores. 

A história 
Qualquer viajante que se preze conhece os guias LONELY PLANET, mas nem todo mundo sabe a história deste ícone viageiro. Tudo começou quando um casal de aventureiros britânicos (imagem abaixo), Tony Wheeler - inglês e recém-saído da faculdade de administração - e Maureen Wheeler - uma irlandesa - que se conheceram em um banco de jardim num dos parques londrinos mais conhecidos - o Regent’s Park -, saíram da garagem de uma casa de família no sul da Inglaterra no dia 4 julho de 1972 dirigindo uma minivan azul usada que tinham comprado por módicas £65. O intuito era realizar uma viajar de lua-de-mel nada convencional, até a Índia - mas foram parar na Austrália - com pouco dinheiro (apenas £400) e por terra (na medida do possível). Durante a viagem eles ficaram sem gasolina por diversas vezes; tiveram seus pertences roubados na Itália; foram brevemente mantidos sob a mira de uma arma enquanto acampavam na costa do Mar Negro; e ficaram bêbados em quase todos os países por que passaram. Alguns meses depois e pouco dinheiro gasto, eles conseguiram completar a travessia de mais de dez mil milhas, um dia após o Natal, e estavam bastante satisfeitos com o resultado da viagem.
   

Para relatar essa incrível aventura o casal decidiu escrever o livro “Across Asia on the Cheap”, contando como eles conseguiram viajar pela Ásia com tão pouco dinheiro - o casal aportou em Sidney com míseros 27 centavos de dólares australianos no bolso - e muito improviso, passando por países como Turquia, Irã, Paquistão, Afeganistão, Índia e Nepal. O guia foi publicado em outubro de 1973 como um pequeno monte de papel grampeado à mão, composto por 94 páginas produzidas artesanalmente (Tony desenhava os mapas, escrevia os textos à mão e passava para Maureen datilografar), que descrevia a viagem de Londres, passando pela Ásia e chegando à Austrália. O guia, incluía informações sobre história local, cultura, religião e clima, centrava-se em conselhos práticos dirigidos a viajantes de orçamento limitado (mais conhecidos como mochileiros). Sua primeira tiragem de 1.500 cópias - ao preço de 1.80 dólares australianos cada - esgotou em dez dias, especialmente após uma crítica elogiosa feita pelo jornal Sydney Sun-Herald. Eles então imprimiram mais 3.500 cópias, as quais Tony levou para Melbourne para vendê-las para livreiros da cidade. Nascia assim os famosos guias LONELY PLANET, que em apenas um ano nas prateleiras das livrarias vendeu 8.500 exemplares.
   

O grande sucesso do primeiro exemplar levou ao lançamento, em 1975, do segundo guia com o título de “Southeast Asia on a Shoestring”, que ficou conhecido entre os veteranos entusiastas como “Yellow Bible” (Bíblia Amarela, em português), em virtude de sua capa amarela e das informações imprescindíveis contidas nele, como referências a hotéis, restaurantes, pontos turísticos, dicas essenciais e até mesmo como trocar dinheiro no câmbio negro pelo Sudeste Asiático, em países como Indonésia, Malásia, Laos, Tailândia e Birmânia. Esse guia, escrito em três meses numa mesinha de um quarto de hotel em Cingapura, se tornou um dos maiores sucessos da marca, tendo seus 15 mil exemplares iniciais esgotados rapidamente (está atualmente na 20ª edição e acumula mais de 1.3 milhões de exemplares vendidos). Até o final da década foram escritos quase uma dúzia de novos guias descrevendo viagens por locais como Nova Zelândia, Nepal, Nova Guiné e África.
   

Apesar do sucesso dos guias, a empresa necessitava de um grande título para se tornar, não somente confiável para os turistas, como também rentável. Foi então que o casal resolveu escrever um guia sobre uma viagem pela Índia. Quando começou a ser vendido nas livrarias em 1981, o guia - contendo 700 páginas - se transformou em um sucesso avassalador. Apesar do alto preço para época, US$ 10, foram vendidas 100 mil cópias, somente na primeira edição. A partir deste momento a marca LONELY PLANET ganhou mercado e conquistou os viajantes de todos os cantos do mundo. A empresa se desenvolveu contratando escritores, cartógrafos e editores, o que resultou em uma qualidade excepcional dos guias que seriam lançados nos anos seguintes.
   

Com o sucesso da empresa, em 1984 foi aberto um escritório na cidade californiana de San Francisco e seis anos depois outro em Londres. Vale ressaltar, que em uma década, os Estados Unidos se tornariam o maior mercado da LONELY PLANET no mundo. O sucesso pode ser comprovado em 1994 quando com 155 guias editados em onze idiomas, a empresa faturava US$ 22 milhões. Neste momento os guias foram expandidos para incluir roteiros pela Europa e América do Norte. Foi no mesmo ano que a LONELY PLANET inaugurou sua página oficial na internet recorrendo a uma nova mídia para divulgação e venda de seus produtos. Pouco depois, em 1996, a badalada revista New York Times Magazine disse que os guias LONELY PLANET haviam se tornado “O evangelho da viagem de aventura”. Ao final desta década, o LONELY PLANET publicava mais de 350 guias diferentes, lançando entre 20 e 25 títulos anuais.
   

A partir do ano 2000, a empresa começou uma agressiva expansão de seus produtos com o lançamento de pequenos guias de bolsos com assuntos variados e específicos, como por exemplo, World Food (cobrindo a cultura e cozinha de vários lugares do mundo); Read This First (guias pré-viagens); Out To Eat (guias de restaurantes); versões eletrônicas dos guias (foi a primeira a ter versões para pequenos computadores de mão e dispositivos móveis como celulares); e até um canal de televisão, chamado Lonely Planet Television, que produzia programas sobre viagens e turismo. Em 2007 a BBC Worldwide (conheça essa história aqui), braço comercial do canal de televisão britânico, comprou 75% da empresa.
   

Em 2008 começou a publicar no Reino Unido uma revista de viagens mensal chamada LONELY PLANET MAGAZINE, seguida pela edição brasileira no ano seguinte e, em 2010, com as edições indiana e argentina. Chamada originalmente de Lonely Planet Publications, a empresa alterou seu nome para apenas LONELY PLANET em julho de 2009 com o objetivo de refletir sua ampla oferta de produtos relacionados à indústria de viagens e para enfatizar sua linha de produtos digitais, que contava com aplicativo com mapas, fotos, versões em e-book e um guia de idiomas com as frases mais usadas em 70 países.
   

Outra novidade da marca foi o lançamento da série LONELY PLANET DISCOVER, que reunia os principais pontos das cidades e os programas que o turista não podiam deixar de fazer ou conhecer. Na série é possível encontrar guias de viagem sobre o Japão, Espanha, Tailândia, Itália, França, Austrália, Irlanda, entre outros. Em 2011 a BBC Worldwide comprou os 25% restantes da empresa, que depois seria vendida para a NC2 Media por US$ 77 milhões.
   

Ainda em 2011 foi lançado o LONELY PLANET KIDS, livros e guias especialmente formulados para instigar a curiosidade de crianças de 8 a 11 anos a explorar o mundo, suas belezas e cidades históricas. Em outubro de 2012 os guias ganharam versões em português, quando a Globo Livros fechou uma parceria com a empresa para ser a primeira a publicá-los na América Latina. A pandemia de COVID-19 impactou severamente a empresa, que demitiu, fechou escritórios em Melbourne e Londres, encerrou a revista LONELY PLANET MAGAZINE e, em dezembro de 2020, foi vendida para a Red Ventures, uma empresa de mídia americana. Em 2022 a LONELY PLANET comprou a startup de viagens Elsewhere, que conecta viajantes diretamente com especialistas que auxiliam na criação de viagens personalizadas, com base em experiência, exclusividade e facilidade.
  

Um grande sucesso da marca é o THE TRAVEL BOOK: A JOURNEY THROUGH EVERY COUNTRY IN THE WORLD, um livro que mostra uma viagem fotográfica por mais de 230 países. Além das lindas fotos, com pontos de vistas menos óbvios dos destinos mostrados, há pequenos textos, com resumos de cada país, mostrando a melhor época para ir, o que não deixar de comer, fazer, conhecer, etc. Além disso, a empresa publica o LONELY PLANET’S BEST IN TRAVEL, um guia anual que destaca os melhores destinos, experiências e tendências de viagem para o ano, sendo ideal para viajantes que queiram estar na vanguarda das novas tendências e descobrir destinos emergentes antes que se tornem populares.
  

Hoje em dia, com mais de 150 milhões de guias vendidos desde seu lançamento, as publicações da LONELY PLANET são reconhecidas por sua abordagem em primeira mão dos destinos, a praticidade de seus mapas e o comprometimento em dar aos viajantes as melhores informações. Seus autores são jornalistas ou escritores profissionais que desbravam, visitam e testam as atrações de cada região, das mais famosas às mais inusitadas, adicionando informações sobre passeios e costumes que apenas os nativos conhecem. Para garantir uma opinião isenta os autores não recebem brindes nem ofertas comerciais de estabelecimentos dos destinos, e passam os dias inteiros, do café da manhã às baladas de virar a noite, pesquisando e resenhando para publicar informações honestas, objetivas e com uma pitada de bom-humor.
  

A origem do nome 
A origem do nome LONELY PLANET tem uma história curiosa: ele surgiu apenas porque Tony entendeu errado a letra da música “Space Captain”, composta por Matthew Moore e interpretada pelo cantor americano Joe Cocker. Ao invés de entender o certo, “Lovely Planet” (“planeta adorável”), ele ouviu a expressão “Lonely Planet” (“planeta solitário”) e a adotou para o seu ainda embrionário projeto editorial.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca LONELY PLANET passou por apenas uma remodelação em sua história. E isto aconteceu em 2021, quando para se conectar a uma nova geração de exploradores, bem como a fãs e usuários de longa data, a marca remodelou seu logotipo, que apresentou nova tipografia de letra e novo tom de azul. Embora tenha eliminado as formas circulares reconhecíveis do logotipo original, um novo símbolo circular - que faz referência ao original - tem como objetivo imitar os continentes em um globo (que pode ser posicionado entre ou acima do nome da marca).
  

O logotipo da LONELY PLANET também pode ser aplicado em um fundo azul (com o nome em branco) e escrito na vertical.
  

Os slogans 
For Explorers Everywhere. (2021) 
Explore every day. (2017) 
Therefore I Travel. (2007) 
Not all guidebooks are the same. (2002) 
Travel with Lonely Planet. 
Been there. Done that. Do it again.
  

Dados corporativos 
● Origem: Austrália 
● Lançamento: 1973 
● Criador: Tony e Maureen Wheeler 
● Sede mundial: Fort Mill, Carolina do Sul, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Lonely Planet Global Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Red Ventures LLC) 
● CEO: Ric Elias 
● Faturamento: US$ 150 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 118 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 400 
● Segmento: Editora 
● Principais produtos: Guias, livros, website e aplicativo para viagens 
● Concorrentes diretos: Frommers, Rough Guides, DK Eyewitness Travel, Fodor's Travel, CNTraveller, Insight Guides, Bradt Travel Guides, TripAdvisor e World Nomads 
● Ícones: A alta qualidade dos guias de viagem 
● Slogan: For Explorers Everywhere. 
● Website: www.lonelyplanet.com

A marca no mundo 
Atualmente o LONELY PLANET possui mais de 825 livros e guias publicados em aproximadamente 10 idiomas, cobrindo mais de 221 países e regiões do planeta. Os livros ou guias da LONELY PLANET, preferidos pelos turistas e aventureiros que gostam de economizar, também podem ser encontrados nas versões e-book e online, cujo site recebe aproximadamente 13 milhões de visitantes por mês. Somente os guias impressos vendem mais de 7.5 milhões de unidades anualmente em 118 países. A empresa conta com um staff de 400 profissionais - 200 dos quais jornalistas e escritores. 


Você sabia? 
Os guias e ferramentas digitais LONELY PLANET permitem planejamento sem estresse e ajudam a tomada de decisão de viagens (descobrir e decidir para onde ir, como chegar lá e o que fazer quando chegar), proporcionando à milhões de consumidores experimentarem melhor a alegria de viajar. 
A galeria de imagens do LONELY PLANET possui mais de 280.000 fotografias, coletadas desde 1998. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 26/11/2024 

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