8.6.06

SAN PELLEGRINO


A princesa Sarah Ferguson, os astros Elton John e Madonna, a atriz Elizabeth Taylor, os atores Marlon Brando e Robert de Niro e o ex-líder soviético Mikhail Gorbachev, compõem, ou compuseram, a estrelada galeria de admiradores da marca de água mineral S.PELLEGRINO, presente nas mesas mais sofisticadas do planeta com suas famosas borbulhas, um complemento indispensável para os melhores vinhos e iguarias. Reverenciada como o champanhe das águas minerais e conhecida em todo o mundo como símbolo de vida italiano, S.PELLEGRINO é muito mais que uma simples garrafa verde cheia de água com gás. Representa um estado de espírito e de sofisticação, reconhecida por sua íntima relação com a boa gastronomia. 

A história 
Como todo bom ícone que se preze, existem muitas versões sobre a origem da S.PELLEGRINO. A mais divulgada menciona sua associação com um dos grandes gênios da humanidade, Leonardo da Vinci, que no século XVI, enquanto subia o rio Adda em busca de inspiração para criar um de seus mais famosos quadros - as “Virgens das Rochas” - o gênio renascentista impressionou-se com uma descoberta: uma fonte de onde brotava uma água cristalina, enriquecida com 14 minerais, situada no vilarejo de Val Brembana, próximo a cidade de Milão, na Itália. O que Da Vinci não sabia é que até chegar àquele local, o fabuloso líquido percorria um sinuoso caminho de 20 quilômetros entre as rochas dos Alpes. Depois dessa viagem a água repousava mansamente em um reservatório a 600 metros de profundidade. Lá se mantinha a uma temperatura amena, entre 25 °C e 26 °C. Três séculos mais tarde, em 1848, Ester Palazzolo construiu um parque termal ao redor dessa fonte natural nos Alpes Italianos, próximo a cidade de Milão. O parque termal atraía muitos visitantes em busca das propriedades terapêuticas da água e do clima local. Reis, rainhas e milionários recorriam à região em busca de tratamento para males do sistema respiratório e renal. Os nobres frequentadores do parque termal trataram de espalhar pelo mundo a fama daquelas águas, que por ser rica em magnésio, cálcio e potássio, converteu-se em um santo remédio para os músculos e nervos, ossos e dentes, e equilíbrio eletrolítico entre o sangue e outros fluidos corporais. Vale ressaltar que Pellegrino em inglês significa “Pilgrim” (peregrino ou viajante).


O fato é que em termos de registros oficiais a S.PELLEGRINO, uma água mineral gaseificada naturalmente, passou a existir a partir do dia 21 de maio de 1899 quando o advogado milanês Cesare Mazzoni fundou a Società Anonima delle Terme di San Pellegrino, que começou a engarrafar a água depois da construção de uma fábrica no parque termal. No primeiro ano foram vendidas mais de 35.000 garrafas da água mineral, das quais 5.500 foram embarcadas em navios. Apenas cinco anos depois, a empresa já estava produzindo 50.000 garrafas por dia. A grande jornada internacional da água S.PELLEGRINO contou também com uma enorme ajuda dos imigrantes italianos que levavam a água para poderem se lembrar de sua terra natal, como se fosse um pedaço da Itália. Através dos navios que frequentavam as costas brasileiras, a água chegou ao Brasil em 1907. A propósito, muito da mística da S.PELLEGRINO é atribuída ao fato de ser a água oficial dos transatlânticos italianos, que durante décadas singraram os oceanos, fazendo com que milionários do mundo inteiro convivessem em momentos de extrema descontração e felicidade, com uma icônica garrafa verde, grande, estrelada, com rótulo denso de informações e onde se lia S.PELLEGRINO.


Por iniciativa de Mazzoni, entre 1901 e 1906, a empresa buscou apoiar a imagem da água através da construção do novo sistema térmico, o Grand Hotel e o Casino, inovações que contribuíram para aumentar o número de visitantes e espalhar a imagem do produto, que nesta época já era distribuído muito além das cidades europeias. A empresa apresentou grande crescimento entre os anos de 1925 e 1957, quando ao comando de Ezio Granelli, teve sua fábrica modernizada, lançou novos produtos, adquiriu a Aqua Panna (outra marca de água italiana extremamente tradicional) e passou a patrocinar equipes esportivas e grandes eventos de culinária, solidificando a sua já estreita relação com consumidores de paladar exigente e formadores de opinião. Entre os novos produtos estavam SANPELLEGRINO ARANCIATA, água com gás, suco de laranjas italianas e açúcar, lançada no mercado em 1932; e SANPELLEGRINO CHINOTTO (água com gás, suco de laranja italiana, extratos vegetais e ervas aromáticas), introduzida na década de 1950. Além disso, a empresa lançou outras águas gaseificadas com sabores de frutas no restante da década de 1950, ampliando assim seu portfólio de produtos e elevando o grau de conhecimento da marca. Pouco depois, em 1960, introduziu a SANPELLEGRINO LIMONATA , uma bebida feita com água com gás e suco de limão siciliano. Em 1970 a empresa passou a se chamar S.PELLEGRINO S.p.A. e, em 1997, foi adquirida pela poderosa suíça Nestlé.


O sucesso da S.PELLEGRINO no maior mercado consumidor do mundo, os Estados Unidos, é relativamente recente. Quando chegou naquele país, amparada pela presença em grandes filmes de Hollywood, a liderança do mercado pertencia à francesa Perrier. No entanto, pela postura atabalhoada e incompetente dos engarrafadores da marca francesa, no suposto episódio de contaminação da água, que os obrigou, para conter a crise, a confessar que vinham mentindo durante décadas quando afirmaram ser aquela água “naturalmente gaseificada”, e ainda recolher em uma grande operação inimaginável milhões de garrafinhas da água francesa no mundo inteiro, a S.PELLEGRINO encontrou a oportunidade que faltava para consagrar-se definitivamente, e assumir a liderança do mercado. Mais recentemente, em 2018, a marca lançou Sanpellegrino +Tea, uma linha de bebidas gaseificadas feitas com suco de frutas orgânicas e chá preto. Além disso, a marca também oferece uma linha de águas tônica.


Já no campo do marketing, em 2010 a marca italiana fechou uma parceria de quatro anos com o lendário Festival Internacional de Cannes, que acontece em maio na França, para ser a água oficial do badalado evento. Esse acordo era uma grande oportunidade de enfatizar a grande afinidade existente entre a criatividade na gastronomia e a arte cinematográfica. A marca, que também é parceira do Festival de Veneza, tem sido parte da sétima arte desde 1959, quando a S.PELLEGRINO estreou suas aparições nas telas do cinema no clássico La Dolce Vita, do gênio Federico Fellini. Assim, com o patrocínio de grandes e badalados eventos, como a Semana de Moda de Milão, do Festival de Cannes, do San Pellegrino World’s 50 Best Restaurants (que elege os 50 melhores restaurantes do mundo) e do Young Chef (concurso que visa identificar os melhores jovens chefs gastronômicos ao redor do mundo), a S.PELLEGRINO garante seu lugar de direito entre as estrelas. A marca também utiliza um de seus maiores símbolos, a garrafa de vidro verde, como importante ferramenta de marketing. Isto porque, em ocasiões especiais, grandes eventos, parcerias com renomadas grifes italianas de luxo (projeto batizado de “ITALIAN TALENTS”), como por exemplo, Missoni (2010) e Bvlgari (2011), ou até mesmo para homenagear personalidades italianas (como o tenor Luciano Pavarotti, cujos rótulos homenageavam o artista, a ópera e a cultura Italiana em 2013) são lançadas edições especiais e limitadas com rótulos diferenciados.


Atualmente a S.PELLEGRINO oferece suas tradicionais águas com gás em garrafas de vidro e PET, além de uma extensa linha de águas com gás com sabores de frutas (laranja, limão, toranja, tangerina, limão e menta, romã e laranja), comercializadas em garrafas e latas (embalagem introduzida em 1976). Há 120 anos, como nenhuma outra marca, S.PELLEGRINO brilha com o estilo alegre de “La Dolce Vita”. Esta marca italiana por excelência é apreciada no mundo todo por sua excepcional sofisticação e sabor, um acompanhamento perfeito que valoriza vinhos tintos e pratos a base de carne e molhos intensos. De sua fonte nos Alpes Italianos, a água mineral com gás 100% natural combina salinidade e acidez perfeitamente equilibradas com delicadas bolhas efervescentes para proporcionar uma experiência única e saciar a sede dos mais exigentes paladares. Uma marca icônica de tradição e elegância que transmite os valores da cultura italiana.


A água S.PELLEGRINO emerge de três nascentes profundas em Val Brembana, no sopé dos Alpes Italianos. A neve e a chuva permeiam as altas Dolomitas e demoram pelo menos 30 anos para finalmente chegar às fontes. Abaixo da superfície, a água é naturalmente enriquecida com sais minerais, cálcio e magnésio, a partir do contato com calcário e rochas vulcânicas. A empresa adiciona dióxido de carbono de uma mina natural para dar à água seus brilhos e sua nota levemente amarga. Sua fonte está localizada a 70 km de Milão na cidade de San Pellegrino Terme, província de Bergamo, na bela região da Lombardia, norte da Itália. Uma curiosidade: 400 verificações químico-microbiológicas e testes sensoriais são realizados diariamente para garantir a qualidade da água S.PELLEGRINO.


O ícone de vidro 
Sofisticada e elegante, tradicional, mas moderna. Para muitas pessoas a icônica garrafa de vidro verde da S.PELLEGRINO é familiar, mas o que muitos não sabem são os segredos que ela carrega. A forma da garrafa, batizada de “Vicky”, os quatro rótulos e o vidro verde, juntamente com a inconfundível estrela vermelha, são importantes símbolos de conexão da marca com sua história e valores. Na imagem abaixo é possível comparar a evolução visual e de design deste verdadeiro ícone italiano. A tradicional garrafa de vidro está disponível nas versões de 1.5 litros, 1 litro, 750 ml, 500 ml e 250 ml.


Em 2019, para comemorar os 120 anos da famosa água, a marca lançou uma edição especial de sua tradicional garrafa que homenageia as emoções que as pessoas experimentam ao redor da mesa ou celebram com um jantar em boa companhia. A edição especial de aniversário é dedicada aos melhores restaurantes do mundo, transformando um bom jantar em um momento ainda mais especial. Seguindo uma prestigiada linha de edições limitadas, o design da garrafa se inspira nos diamantes (com saliências em forma de diamante que sobressaem da superfície) para homenagear os momentos preciosos que as pessoas desfrutam ao fazerem uma refeição juntas.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por pequenas mudanças no decorrer dos anos. Apesar de manter a tradicional estrela vermelha, o logotipo ganhou uma nova tipografia de letra e o nome da marca foi abreviado para S.PELLEGRINO (como sempre apareceu nos rótulos das garrafas).


Os slogans 
Tastefully Italian. (2017) 
Practice The Art of Fine Food Every Time you Can. (2013) 
Live in Italian. (2007) 
At homes in Italy and around the world. 
Tasty of a splash of Italy.


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 21 de maio de 1899 
● Fundador: Cesare Mazzoni 
● Sede mundial: San Pellegrino Terme, Itália 
● Proprietário da marca: San Pellegrino S.p.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Nestlé S.A.
● CEO: Federico Sarzi Braga 
● Faturamento: €950 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 153 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.500 
● Segmento: Bebidas não alcoólicas 
● Principais produtos: Águas minerais com gás e águas com sabores 
● Concorrentes diretos: Perrier, Badoit, Acqua Panna, Voss, Volvic, Vittel e Evian 
● Ícones: A garrafa verde e a estrela vermelha 
● Slogan: Tastefully Italian. 
● Website: www.sanpellegrino.com 

A marca no mundo 
Atualmente a tradicional e sofisticada água mineral italiana está presente em mais de 150 países ao redor do mundo. São consumidas mais de 1.5 milhões de garrafas da água diariamente no mundo inteiro. Ao longo de um ano, incluindo as águas com sabores, a S.PELLEGRINO vende anualmente mais de 1 bilhão de garrafas. Estados Unidos, França, Itália, Alemanha e Reino Unido representam mercados tradicionais para a marca. 

Você sabia? 
No ano de 1912, um lote de caixas com garrafas da famosa água italiana foi embarcado no Titanic. 
De 8° a 10° C é a temperatura perfeita e aconselhada para degustar a água S.PELLEGRINO e todas as suas nuances. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 8/12/2019

2 comentários:

raquel menezes disse...

Eu trabalho no restaurante italiano GRAND CAFFÉ no HOTEL GRAND HYATTT SÃO PAULO e é um enorme prazre oferecer aos meus clientes um produto de qualidade como as águas SAN PELEGRINO um enorme abraço.

Unknown disse...

Trabalho no andiamo restaurante italiano pois esta marca faz parte da nossa história a mais de vinte anos