13.6.06

YOPLAIT


Iogurte com as mais variadas frutas. Iogurtes funcionais, além de uma completa linha light. Iogurte cremoso ou líquido. E até iogurte gaseificado. Não é por acaso que a marca francesa YOPLAIT, segunda maior fabricante de iogurte planeta, se tornou sinônimo desse produto em muitos países ao redor do mundo. 

A história 
Tudo começou em 1964 quando mais de 100 mil fazendeiros franceses de seis cooperativas, resolveram unir forças para vender seus produtos nos mercados de todo o território nacional, formando assim a empresa Sodima (abreviação de Societa de Diffusion de Marque). No ano seguinte eles abandonaram suas marcas próprias e passaram a comercializar seus produtos sob a marca YOPLAIT (pronuncia-se yo-playte), composta por uma completa linha de alimentos frescos e derivados do leite, assegurando assim aos consumidores franceses produtos de maior qualidade. A inovação ficou por conta das embalagens descartáveis. A palavra “Yoplait” tem sua origem na junção das marcas Yola e Coplait, vendidas por duas dessas cooperativas. YOPLAIT era a primeira linha completa de produtos frescos vendidos em embalagens e jarras retornáveis. Foi nesse mesmo ano que a tradicional “Florzinha” de YOPLAIT foi introduzida como símbolo em todos os seus produtos. Segundo a história a seis pétalas da flor representavam as seis cooperativas que formaram a nova empresa.


Em 1967 a marca se estabeleceu no mercado francês com o lançamento do primeiro iogurte de frutas frescas. Dois anos depois fechou seu primeiro contrato de licenciamento com a empresa Suíça Union Laitiére Vaudoise. Já em 1971 a YOPLAIT cruzou o oceano Atlântico e rapidamente conquistou 20% do mercado americano e agradou aos canadenses com o iogurte de blueberry. Logo depois, em 1972, se tornou a primeira marca a lançar no mercado produtos com baixo índice de gordura (conhecidos como Low-Fat), que dariam origem as linhas Silhouette e Panier (introduzida em 1995), assim como o primeiro iogurte com sabor sem coloração artificial. Outro feito pioneiro para a época foi o lançamento no mercado em 1974 do YOP, o primeiro iogurte pronto para beber que rapidamente se tornaria um enorme sucesso entre os consumidores.


No ano de 1977 assinou contrato de licença com a empresa americana General Mills para distribuir e fabricar seus iogurtes nos Estados Unidos e Canadá. Pouco depois, em 1981, ingressou no mercado asiático (Japão) e africano (Senegal e Marrocos); e no ano de 1982, começou a vender seus produtos na Austrália e Nova Zelândia, mercados extremamente fortes no consumo de iogurtes. O YOPLAIT 150 (conhecido atualmente como YOPLAIT LIGHT) foi introduzido no mercado americano em 1987. Ainda nesta década ingressou nos mercados colombiano, chinês e tailandês; além da grande expansão da marca pelo continente europeu.


No ano de 1992 lançou uma linha completa de sobremesas que continha mousse de chocolate, entre outros produtos, além do TRIX IOGURT, direcionado para o público infantil. Dois anos depois, além de ingressar no mercado mexicano, lançou uma campanha comercial para o produto YOP que ficou marcada pela frase “I Spat in it!”. Em 1995 colocou mais uma inovação no mercado: o Petits Filous, iogurte cremoso em tubinhos. Nos anos seguintes continuou introduzindo novos e deliciosos produtos no mercado, como por exemplo, o ZAP, primeiro iogurte para se comer sem colher, introduzido em 1997; e o GOG-GURT, primeiro iogurte em tubinhos do mundo, introduzido em 1998 no mercado americano. Ao final desta década, a marca se tornou líder do enorme e competitivo mercado americano.


Na última década, entre as mais recentes novidades lançadas pela marca estão: PET’T YOP, iogurte líquido embalado em pequenas garrafas direcionadas especialmente para crianças, introduzido em 2003; YOP RENFORCE, iogurte que ajuda a promover a flora intestinal, introduzido em 2004; BIOPLAIT, primeiro iogurte do mercado francês a combinar soja e proteínas do leite, oferecendo benefícios de ambos os setores, introduzido em 2005; FIZZIX, iogurte gaseificado, introduzido em 2007 no mercado americano; YOPLAIT PLUS, introduzido em 2008 como um iogurte funcional para a saúde digestiva, contendo pré-bióticos e pró-bióticos (bactérias saudáveis); YOPLAIT PERLE de LAIT, um iogurte com suavidade cremosa única em deliciosos sabores de frutas; YOPLAIT GREEK, uma linha de iogurtes gregos, que se tornou um estrondoso sucesso de vendas; e a linha de iogurtes LACTOSE FREE (sem lactose), lançada em 2012.


A evolução visual 
O logotipo original da marca, desenhado por Philippe Morlighem, passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Mais recentemente, em 2008, a marca YOPLAIT modernizou seu tradicional logotipo, fazendo com que a popular florzinha perdesse uma das pétalas e ganhasse um visual mais moderno, limpo e arrojado.


Os slogans 
It is so good. 
It is so good ~ Yoplait Satisfies. 
Delicious blended creaminess. 
Dip a spoon into anything less? (década de 1990)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1965 
● Fundador: Seis cooperativas francesas 
● Sede mundial: Boulogne-Billancourt, França 
● Proprietário da marca: General Mills, Inc. (USA) e Sodiaal (França) 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Frédéric Rostand (Sodiaal) e Ken Powell (General Mills) 
● Faturamento: US$ 6.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 70 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 9.500 (somente da Sodiaal) 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Iogurtes e derivados 
● Concorrentes diretos: Danone, Nestlé, Chobani, Fage e Parmalat 
● Ícones: A flor de cinco pétalas de seu logotipo 
● Slogan: It is so good. 
● Website: www.yoplait.com 

A marca no mundo 
A marca YOPLAIT, que em 2011 teve seu controle acionário comprado pela americana General Mills por US$ 1.15 bilhões, está presente em mais de 70 países ao redor do mundo, sendo a líder ou vice-líder de mercado em mais de 40 desses países, comercializando uma linha de produtos composta por 2.500 itens. Seus maiores mercado são a França, os Estados Unidos (onde são vendidos diariamente cerca de 8.5 milhões de embalagens do produto) e o Reino Unido, tendo ainda forte presença no Canadá, Austrália e México. Mundialmente, a cada minuto, são consumidos cerca de 18.700 potes de YOPLAIT. O faturamento estimado da marca é superior a US$ 6.5 bilhões por ano. 

Você sabia? 
O iogurte tradicional da marca possui mais de 25 sabores diferentes, entre os mais populares estão morango, pêssego com morango e banana. Além disso, desde sua fundação a YOPLAIT criou 11 diferentes tipos de iogurtes e mais de 85 sabores. 
Durante as décadas de 1980 e 1990 os iogurtes YOPLAIT foram vendidos no mercado brasileiro, em uma associação com a Companhia Brasileira de Laticínios, depois comprada pela italiana Parmalat. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 10/12/2014

2 comentários:

Rodrigo disse...

Muito bom o seu artigo, parabéns.
Provei recentemente na França o melhor iogurte do mundo, o Mamie-nova da Yoplat. Era de coco. Maravilhoso, sensacional. Se vc ainda não provou não sabe o que é iogurte.
abraço,
Rodrigo Ixtlan
rodrigo.ixtlan@yahoo.com.br

Bumper disse...

Olá novamente... Na saudosa década de 80, tínhamos a versão nacional do Yoplait, nos sabores: Morango, Coco e Salada de Frutas. Realmente era delicioso. No entanto, logo entraram os concorrentes Bliss e Dan'Up, e o Yoplait foi perdendo mercado, pois sempre priorizou a qualidade do produto, até que desapareceu de vez, se me lembro bem, no início dos anos 90.

Mais uma vez, obrigado pelo espaço.