Iogurtes com as mais variadas frutas. Iogurtes funcionais, além de uma completa linha light. Iogurte cremoso ou líquido. E até iogurte gaseificado. Não é por acaso que a marca francesa YOPLAIT, segunda maior fabricante de iogurte do planeta, se tornou sinônimo desse produto em muitos países ao redor do mundo, oferecendo sabores novos e empolgantes de maneiras inesperadas.
A história
Tudo começou em 1964 quando mais de 100 mil fazendeiros franceses de seis cooperativas de laticínios, resolveram unir forças para vender seus produtos em todo território nacional, formando assim a empresa Sodima (abreviação de Societa de Diffusion de Marque). Com isso, a nova empresa, comandada por Jean-Marie Perrin, abandonou suas marcas próprias e no dia 25 de setembro de 1965 passou a comercializar seus produtos sob a marca YOPLAIT (pronuncia-se yo-playte), composta por uma completa linha de alimentos frescos e derivados do leite (como creme de leite e iogurtes naturais), assegurando assim aos consumidores franceses produtos de maior qualidade. A palavra “Yoplait” tem sua origem na junção das marcas Yola e Coplait, vendidas por duas dessas cooperativas. YOPLAIT foi a primeira linha completa de produtos frescos vendidos em embalagens e potes descartáveis. Foi nesse mesmo ano que a tradicional “Florzinha de Yoplait” foi introduzida como símbolo em todos os seus produtos, surgindo assim um dos logotipos franceses mais icônicos. Segundo a história a seis pétalas da flor representavam as seis cooperativas que formaram a nova empresa.
Mas foi em 1967, que a marca começou a ganhar popularidade e se estabelecer no mercado francês com o lançamento do primeiro iogurte cremoso com sabor de frutas. Dois anos mais tarde fechou seu primeiro contrato de licenciamento com a empresa Suíça Union Laitiére Vaudoise, iniciando assim sua internacionalização. Já em 1971 a YOPLAIT cruzou o Oceano Atlântico e rapidamente conquistou os consumidores americanos, agradando também aos canadenses da província de Quebec com o iogurte de blueberry (conhecido como mirtilo). Logo depois, em 1972, se tornou a primeira marca a lançar no mercado produtos com baixo índice de gordura (conhecidos como Low-Fat), que dariam origem as linhas Silhouette e Panier ( esta introduzida em 1995), assim como o primeiro iogurte com sabor sem coloração artificial.
Outro feito pioneiro para a época foi o lançamento no mercado em 1974 do YOP, o primeiro iogurte pronto para beber, que rapidamente se tornaria um enorme sucesso entre os consumidores e se espalhou para o Reino Unido, Irlanda, Bélgica, Suíça, Espanha e Canadá. Foi ainda nesse ano que os produtos da marca passaram a serem fabricados no mercado americano (antes eram importados da França) por uma pequena empresa local. O mercado americano ganhou ainda mais impulso no mês de outubro de 1977, quando a marca assinou contrato de licenciamento com a tradicional empresa General Mills (conheça essa outra história aqui) para distribuir e fabricar seus iogurtes nos Estados Unidos e Canadá. Em poucos meses, a marca conquistou 20% do mercado americano de iogurte graças a uma campanha que destacava as origens francesas da marca.
Pouco depois, em 1981, ingressou no mercado asiático (Japão) e africano (Senegal e Marrocos); e no ano de 1982, começou a vender seus produtos na Austrália e Nova Zelândia, mercados extremamente fortes no consumo de iogurtes. Em 1986 lançou no Reino Unido pequenos potes de iogurtes misturados com frutas direcionados para crianças e enriquecidos com cálcio e vitamina D, que foram batizados de Petits Filous; e o YOPLAIT 150 (conhecido atualmente como Yoplait Light) que foi introduzido no mercado americano em 1987. Ainda nesta década ingressou em novos e atraentes mercados, como por exemplo, o colombiano, o chinês e o tailandês; além da grande expansão da marca pelo continente europeu. Em 1990, a Sodima mudou seu nome para Sodiaal - Sociéte de Diffusion Internationale Agroalimentaire - e o crescimento global da YOPLAIT teve continuidade com novos acordos de licenciamento.
No ano de 1992, a marca lançou uma linha completa de sobremesas que continha mousse de chocolate, além do TRIX IOGURT, direcionado para o público infantil. Dois anos mais tarde ingressou no mercado mexicano e, nos anos seguintes, continuou introduzindo novos e deliciosos produtos no mercado, como por exemplo, o YOPLAIT FRULOS, lançado em 1995 como um saboroso iogurte de frutas, enriquecido com vitamina D, livre de corantes e conservantes artificiais e feito com sabores naturais; o ZAP, primeiro iogurte para se comer sem colher, introduzido em 1997; o Perle de Lait, um iogurte com suavidade cremosa única, lançado em 1998; e o GOG-GURT, primeiro iogurte cremoso em tubinhos do mundo, introduzido em 1998 no mercado americano. Ao final desta década, a marca se tornou líder do enorme e competitivo mercado americano.
● PET’T YOP, iogurte líquido embalado em pequenas garrafas direcionadas especialmente para crianças, introduzido em 2003;
● YOP RENFORCE, iogurte que ajudava a promover a flora intestinal, introduzido em 2004;
● BIOPLAIT, primeiro iogurte do mercado francês a combinar soja e proteínas do leite, oferecendo benefícios de ambos os setores, introduzido em 2005;
● FIZZIX, iogurte gaseificado, introduzido em 2007 no mercado americano como uma inovação;
● YOPLAIT PLUS, introduzido em 2008 como um iogurte funcional para a saúde digestiva, contendo pré-bióticos e pró-bióticos (bactérias saudáveis);
● YOPLAIT GREEK, uma linha de iogurtes gregos, que se tornou um estrondoso sucesso de vendas;
● YOPLAIT LACTOSE FREE (linha de iogurtes sem lactose), lançada em 2012.
Em 2015, a marca lançou o YOPLAIT NATURE SUCRÉ, que oferecia toda a cremosidade de um iogurte natural feito com leite integral de boa qualidade e a doçura do açúcar de cana. Pouco depois, em 2018, foi a vez do mercado americano experimentar um novo produto: YQ by YOPLAIT, uma linha de produtos com alto teor de proteína feita com leite ultra filtrado e que oferecia alto teor proteico. No dia 30 de novembro de 2021, a Sodiaal, principal cooperativa de laticínios da França e a terceira maior da Europa, readquiriu a YOPLAIT, que havia sido comprada pela General Mills em 2011, tornando-se novamente proprietária da marca que criou na década de 1960. A aquisição incluiu as operações na Europa (mais recentemente, em 2025, também readquiriu a marca no Canadá, e licenciou a YOPLAIT no mercado americano para a também francesa Lactalis).
Entre as novidades recentes da marca estão: Yoplait Le Skyr (2022), produto lácteo similar a um iogurte muito espesso e cremoso, com alto teor de proteína e baixo teor de gordura; Skyr Energy (2023), primeiro produto deste segmento a conter pedaços de frutas de verdade e vitaminas adicionadas; e Ile Gourmande, uma sobremesa láctea que consiste em uma mousse branca macia coberta com um delicioso creme de leite com sabor de baunilha e caramelo. Por toda essa rica história e inovações no segmento, YOPLAIT se tornou sinônimo de iogurte. Afinal, brindar com uma colher, com um canudo, rasgando a embalagem ou ainda desenroscando a tampa, aproveite tudo o que a YOPLAIT tem a oferecer há seis décadas quando o assunto é iogurte.
A primeira mascote da marca era uma vaca chamada Michonnette (pronuncia-se “mi-show-net”) e foi criada para o lançamento de YOPLAIT no mercado francês em 1965, aparecendo em anúncios impressos. A criação do renomado artista francês de cartazes Raymond Savignac, intrigou algumas pessoas e teve uma recepção mista por parte dos membros da cooperativa Sodima, então criadora da marca. Isto porque, nos anúncios impressos a vaca aparecia deitada de costas com as tetas apontadas para cima, de onde jorrava leite diretamente para os potes de YOPLAIT, que ela segurava com os cascos. Vale ressaltar que, para o lançamento da YOPLAIT em 1965, em Paris, a empresa levou uma versão em carne e osso da Michonnette para o saguão do evento, onde ela recepcionava os convidados.
A linha infantil Petits Filous (composta por iogurtes para beber e em tubinhos, especialidades e sobremesas lácteas, todos enriquecidos com cálcio e vitamina D, essenciais para o crescimento e desenvolvimento ósseo das crianças) é representada por um divertido trio de lobinhos - Lilou, Tilou e Fifou - que descobrem as maravilhas da natureza que os rodeia, destacando uma mensagem sobre biodiversidade. A divertida turma aparece na comunicação e nas embalagens de todos os produtos da linha, sempre alegres para divertir os pequenos. Vale ressaltar que Le Petits Filous significa “Os Pequenos Travessos” em francês.
O logotipo original da marca, desenhado por Philippe Morlighem, passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A primeira ocorreu em 1983, quando o logotipo apresentou um formato ovalado, uma tipografia de letra mais robusta e a flor de seis pétalas em cores mais vivas. A remodelação mais radical aconteceu em 2005, quando o logotipo foi modernizado, fazendo com que a popular florzinha perdesse uma das pétalas e ganhasse um visual mais limpo e arrojado. A atual identidade visual da marca foi adotada em 2023, quando a flor voltou a conter seis pétalas e ganhou ainda mais destaque visual.
No mercado americano, onde a marca é licenciada para a Lactalis, YOPLAIT utiliza um logotipo diferente (introduzido em 2017), que mantém como símbolo central a flor de seis pétalas em um design mais lúdico e com posicionamento central.
Yoplait Your Day. (2024)
Real Smooth. (2022)
It’s Yoplaitime! (2020)
Do What Tastes Right. (2017)
Milk. Fruit. Cultures. (2017)
The Family Favorite. (2016)
It is so good - Yoplait Satisfies. (2012)
It is so good! (2004)
The grab’n’go yogurt. (2004)
Breakfast just changed for good. (2003)
Best there is! (2001)
Dip a spoon into anything less? (anos de 1990)
Une Fleur, Une Vie. (anos de 1980)
Get a little taste. (1983)
Yoplait. French for Yoghurt! (1982)
It’s out of the ordinary. (1982)
Get a little taste of french culture. (1979)
● Origem: França
● Lançamento: 25 de setembro de 1965
● Criador: Jean-Marie Perrin
● Sede mundial: Paris, França
● Proprietário da marca: Sodiaal International
● Capital aberto: Não
● CEO: Antoine Collette
● Faturamento: US$ 3 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 53 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Iogurtes e sobremesas lácteas
● Concorrentes diretos: Danone, Nestlé, Chobani®, Fage, Lactel, Parmalat, Arla, Stonyfield Farm, Noosa Yoghurt e Oikos®
● Ícones: A colorida flor de seis pétalas
● Slogan: Yoplait Your Day.
● Website: www.yoplait.fr
A marca no mundo
A marca YOPLAIT comercializa seus produtos em mais de 50 países ao redor do mundo, sendo a líder ou vice-líder de mercado em muito deles, comercializando uma completa linha de produtos composta por mais de 250 itens. Seus maiores mercado são França, Estados Unidos (onde são vendidos diariamente cerca de 8.5 milhões de embalagens do produto) e Reino Unido, tendo ainda forte presença no Canadá, Austrália e México. Mundialmente, a cada minuto, são consumidos aproximadamente 18.700 potinhos de YOPLAIT, cujo faturamento estimado é superior a US$ 3 bilhões por ano.
Você sabia?
● Desde seu lançamento a YOPLAIT criou mais de uma dúzia de diferentes tipos de iogurtes e mais de 85 sabores e variaões.
● Durante as décadas de 1980 e 1990 os iogurtes YOPLAIT foram vendidos no mercado brasileiro, em uma associação com a Companhia Brasileira de Laticínios, depois comprada pela italiana Parmalat (conheça essa outra história aqui).
● Em 1981, uma campanha publicitária destacando o que acontece quando um “verdadeiro americano” experimenta o iogurte YOPLAIT, tinha entre os garotos-propaganda o detetive dos quadrinhos Dick Tracy.
● A inserção de produtos em pelo menos um filme pode ter contribuído para aumentar a visibilidade da YOPLAIT entre os americanos. Isto aconteceu no verão de 1983, no sucesso de bilheteria “Mr. Mom”, no qual o ator Michael Keaton joga pôquer usando cupons de iogurte YOPLAIT.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 6/11/2025
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10 comentários:
Muito bom o seu artigo, parabéns.
Provei recentemente na França o melhor iogurte do mundo, o Mamie-nova da Yoplat. Era de coco. Maravilhoso, sensacional. Se vc ainda não provou não sabe o que é iogurte.
abraço,
Rodrigo Ixtlan
rodrigo.ixtlan@yahoo.com.br
Olá novamente... Na saudosa década de 80, tínhamos a versão nacional do Yoplait, nos sabores: Morango, Coco e Salada de Frutas. Realmente era delicioso. No entanto, logo entraram os concorrentes Bliss e Dan'Up, e o Yoplait foi perdendo mercado, pois sempre priorizou a qualidade do produto, até que desapareceu de vez, se me lembro bem, no início dos anos 90.
Mais uma vez, obrigado pelo espaço.
Muito legal a materia nos anos 90 comi muito produtos desta marca uma pena ja não ter mais no Brasil.
Tomei muito iogurte da yoplait, meu pai trabalhou numa empresa, Lacesa que vendia estes alimentos. Saudosos anos 80.
Produtos de ótima qualidade.
Trabalhei na Lacesa que detinha a marca yoplait, era encarregado do PCP, desde a produção até a distribuição pelo Brasil. Bons tempos belas recordacoes e amizades até os dias atuais.
trabalhei na filial SP em 1990/91 acompanhei a transição para Sodilac, excelente Empresa, o Diretor Presidente era o Sr. Fernando Saffi e o gerente adm. o o Sr. Nestor.
Adoro essa marca, quais mercado eu encontro? Moro em curitiba
Trabalhei de promotor de vendas nesta maravilhosa empresa
Nos anos 90 fui umas das "Melhores vendedoras/dos iogurtes yoplait...Fui convidada, inclusive na Administração ,para ser homenageadaGrandes tempos! EU era a menina que acabava com todos os stocks...kkkk Me esqueceram!
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