17.7.06

ALLIANZ


“A força por trás de uma promessa” (”The Power Behind the Promise”). Foi com essa filosofia que a ALLIANZ, prometendo segurança para milhares de famílias, veículos, negócios e vidas, se tornou um dos conglomerados financeiros mais influentes e respeitados do planeta. Leve uma vida mais tranquila sabendo que seus bens mais preciosos estão protegidos pela ALLIANZ. 

A história 
Tudo começou quando o especialista em seguros Carl Thieme e um banqueiro de Munique chamado Wilhelm von Finck, junto a representantes de duas casas bancárias, dois industriais, um advogado, um banqueiro, um político e um perito em seguros, fundaram a empresa Allianz Versicherungs-Aktien-Gesellschaft no dia 5 de fevereiro de 1890, na cidade Berlim, capital da Alemanha, e começaram a vender seguros de transportes, incêndio e acidentes. A palavra “allianz” em alemão significa “aliança”, e era justamente o que eles pretendiam oferecer aos clientes. Pouco depois, em 1893, a empresa abriu escritório em Londres e já era cotada na bolsa de valores em 1895. Na virada do século, a ALLIANZ recebeu permissão para comercializar seguros industriais, aumentando assim sua linha de produtos e serviços. Nesta época, a empresa já demonstrava seu tamanho ao envolver-se em grandes acontecimentos históricos ajudando pessoas a recuperar as suas vidas, como no terrível terremoto de 1906 na cidade de San Francisco e o naufrágio do Titanic em 1912, além de ter iniciado seu trabalho de estabelecer laços culturais intensos e reais com os países onde atuava.


Nos anos seguintes a empresa intensificou suas atividades pelo continente europeu, e, em 1913, aproximadamente 20% de seu faturamento vinha de fora da Alemanha. Pouco depois, em 1918, a ALLIANZ começou a vender seguros de automóveis, sendo a primeira grande empresa alemã do setor a oferecer este tipo de serviço. A partir de 1922, a empresa iniciou a comercialização de seguros de vida. No início da próxima década, em 1932, a empresa inaugurou o Allianz Center for Technology (conhecido com AZT), um centro de pesquisas pioneiro em testar danos em materiais. Atualmente este centro conta com uma equipe experiente e capacitada de 100 pessoas especializadas em engenharia automotiva e industrial que analisa as causas de danos e assessora as empresas para desenvolver e implantar sistemas de segurança pessoais e industriais.


Durante a Segunda Guerra Mundial a empresa foi severamente afetada, principalmente depois dos bombardeios de 1943, quando a sede da ALLIANZ na cidade de Berlim foi duramente afetada. Com o término do conflito, a empresa passou por um período extremamente difícil, precisando se reorganizar e resolveu transferir sua sede para a cidade de Munique em 1954. Pouco depois, em 1959, a ALLIANZ recomeçou suas atividades internacionais, que havia sido interrompida devido ao conflito mundial, com a inauguração de um escritório na França. Foi também nesta época que a empresa se tornou extremamente popular na Alemanha quando utilizou o bem-humorado slogan “Hoffentlich Allianz versichert” (algo como ”Oxalá assegurado na Allianz”).


Os anos de 1960 e 1970 foram marcados por uma forte expansão pelo continente europeu com a abertura de escritórios em cidades importantes na Itália, Inglaterra, Holanda e Espanha. Na década de 1980, a ALLIANZ começou a se tornar um gigante mundial no segmento de seguros ao comprar inúmeras empresas seguradoras em diversos países como Itália, Inglaterra, França e Estados Unidos. Porém, a aquisição que definitivamente impulsionou a ALLIANZ para o topo do segmento ocorreu em 1997, quando a empresa adquiriu a francesa AGF (Assurances Générales de France).


No ano seguinte a empresa iniciou o serviço de gestão de ativos (Asset Manegement) em Munique, ampliando assim a linha de produtos oferecidos ao mercado. Pouco depois, em 1999, iniciou sua expansão para o continente asiático com aquisições importantes na China e na Coréia do Sul. Ao comprar o Dresdner Bank, um dos grandes bancos alemães, em 2001, a ALLIANZ converteu-se em um conglomerado financeiro, com enorme força e tradição no segmento de gestão de ativos. Em 2008 a ALLIANZ vendeu o Dresdner Bank para o Commerzbank, do qual controla 14% das ações. No ano seguinte, a empresa criou uma nova área de negócios, a Global Automotive, especializada na colaboração com fabricantes de automóveis, fornecedores e concessionárias. Atualmente a ALLIANZ oferece uma gama completa de seguros para pessoas físicas e jurídicas como: auto, acidentes pessoais, residência, seguro viagem, vida, saúde, previdência privada e muito mais.


O marketing 
Esportes e segurança caminhando lado a lado. Por isso, a empresa alemã investe milhões de dólares em patrocínios importantes ao redor do mundo neste segmento. Desde 2005 possui os direitos do nome do ALLIANZ ARENA, um dos mais modernos estádios de futebol do mundo localizado ao norte de Munique e que serviu de palco para a abertura da Copa do Mundo de Futebol em 2006, sendo a casa das equipes do Bayern München e 1860 Munique. A empresa ainda detém o naming rights do Allianz Parque, em São Paulo (estádio do Palmeiras); Allianz Riviera, em Nice; Allianz Park, em Londres; Allianz Stadium, em Sydney; e o Allianz Stadion, em Viena (a partir de 2016). Além disso, a ALLIANZ é patrocinadora oficial de clubes como Barcelona e Bayern München. Já na Fórmula 1, a empresa está presente apoiando o Safety Car e circuitos de corrida, além de ser patrocinadora oficial da equipe Mercedes AMG Petronas. A ALLIANZ também se destaca no apoio ao esporte paraolímpico e golfe. A empresa incentiva também os próprios colaboradores, que a cada quatro anos participam do Allianz Sports (olimpíadas internas), evento que contribui com valores como integração, superação, alta performance e competitividade. Valores presentes tanto nos esportes quanto na própria ALLIANZ.


A evolução visual 
O primeiro logotipo da ALLIANZ representava a águia imperial alemã e tinha os brasões das cidades de Munique e Berlim. Anos depois, em 1923, a empresa adotou como símbolo a “Águia Allianz”, criada pelo designer Karl Schulpig. As três pequenas aves que apareciam entre as asas da águia representavam as subsidiárias da empresa, que já naquela época vivia uma dinâmica fase de crescimento e aquisições. Em 1977 o design do logotipo foi completamente modernizado com a aplicação do círculo em volta da águia e o nome ALLIANZ passou a fazer parte da identidade visual. O objetivo era uniformizar a imagem da empresa internacionalmente. Em 1999, a versão atual passou a ser utilizada, onde a alusão à águia se tornou mais sutil. O desenho faz referência aos três pilares que sustentam as atividades do Grupo (proteção, provisão e performance) e seus dois atributos essenciais: tradição e modernidade. A fonte utilizada foi especialmente desenhada para a marca e é conhecida como Allianz Sans.


Os slogans 
Protecting Future. (2015) 
Insurance solutions from A to Z. (2009)
Insurance. Precaution. Fortune. (2002) 
The Power on Your Side. (2000) 
We take young people in protection. (1983) 
An alliance for the life. (1975) 
Hopefully alliance insures. (1957) 
Danger of accident threatens - insure you! (1955) 
Com você de A a Z. (2015, Brasil) 
Soluções em seguros de A a Z. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Fundação: 5 de fevereiro de 1890 
● Fundador: Carl Thieme e Wilhelm von Finck 
● Sede mundial: Munique, Alemanha 
● Proprietário da marca: Allianz SE 
● Capital aberto: Sim (1895) 
● Chairman & CEO: Oliver Baete 
● Faturamento: €122.3 bilhões (2014) 
● Lucro: €10.4 bilhões (2014) 
● Valor de mercado: €73 bilhões (novembro/2015) 
● Valor da marca: US$ 7.702 bilhões (2015) 
● Segurados: 85 milhões 
● Presença global: 70 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 147.500 
● Segmento: Financeiro 
● Principais produtos: Seguros e serviços financeiros 
● Concorrentes diretos: AIG, Mapfre, MetLife, AXA, Zurich, Geico, Nationwide, Aflac e Chubb 
● Ícones: A águia estilizada de seu logotipo 
● Slogan: Insurance solutions from A to Z. 
● Website: www.allianz.com.br 

O valor 
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca ALLIANZ está avaliada em US$ 7.702 bilhões, ocupando a posição de número 55 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. 

A marca no Brasil 
A empresa está presente no Brasil desde a década de 1970, mas, no ano de 1997, com a compra da AGF mundialmente, a ALLIANZ solidificou ainda mais sua presença no mercado. A seguradora francesa havia adquirido em 1993 a Brasil Seguros, que atuava no mercado desde 1904. Ao assumir a marca ALLIANZ, no início de 2008, a empresa, que antes atuava com o nome de AGF Seguros, inaugurou um novo ciclo de conquistas. A empresa está presente em todo o território nacional por meio de suas 60 filiais, 1.400 funcionários e com o apoio de mais de 16 mil corretores, responsáveis pela comercialização de seus produtos e serviços para pessoas e empresas. A ALLIANZ SEGUROS atua no Brasil em segmentos como seguros (automóvel, residencial e vida), empresarial (saúde, vida e transportes) e rural. Mais recentemente a empresa lançou no mercado o Allianz Auto Instituto Ayrton Senna, um seguro criado não só para quem investe em segurança, mas na educação pública de qualidade, através dos programas educacionais do Instituto Ayrton Senna. Esse seguro conta, ao menos, com oito coberturas. Dentre elas, a mais recente novidade da seguradora: 20 dias de carro reserva com ar condicionado em todas as regiões do Brasil, um upgrade em relação ao produto anteriormente comercializado, com 15 dias de carro reserva. Agora é possível proteger o carro e ajudar na formação de mais de 1.8 milhões de crianças e jovens do Brasil, pois parte do valor da apólice é revertida para o Instituto Ayrton Senna.


A marca no mundo 
A ALLIANZ, maior seguradora do planeta, possui mais de 147 mil funcionários que atendem cerca de 85 milhões de clientes e segurados em mais de 70 países ao redor do mundo. O principal negócio da empresa é oferecer uma gama completa de seguros para pessoas físicas e jurídicas como: auto, acidentes pessoais, residência, seguro viagem, vida, saúde, previdência privada e muito mais. Além de oferecer produtos e serviços, a ALLIANZ também se destaca na área de pesquisa de grandes riscos, estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia. 

Você sabia? 
O nome da ALLIANZ está ligado também a grandes construções, como a Ponte Incheon (Coréia do Sul), o Eurotúnel (que liga a França à Inglaterra) e o Rodoanel de São Paulo, e até com o espaço, segurando o Programa Espacial da NASA e os satélites Star One. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 12/11/2015

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