18.7.06

LEXUS

Sua filosofia é a busca da perfeição sobre rodas. E ao analisar seus novos modelos pode se chegar à conclusão que essa filosofia é seguida a risca. Os modelos da marca LEXUS são a mais autentica tradução de tecnologia avançada, designer moderno e alto desempenho.

A história
Tudo começou em agosto de 1983 quando o presidente da montadora japonesa Toyota, Eiji Toyoda, desafiou seus executivos a desenvolverem o melhor carro de luxo do mundo. A montadora havia decidido que era hora de lançar um automóvel de alto luxo, que pudesse mudar o mercado, especialmente o exigente consumidor americano. Dois anos depois um grupo de pesquisadores desembarcou na cidade de Laguna Beach na Califórnia, com o propósito de investigar os gostos e estilo de vida da classe alta americana. Daí resultou a necessidade de criar uma nova marca que fosse autônoma da Toyota. Foi então criada uma divisão de automóveis de luxo da montadora japonesa, batizada de LEXUS. No meio deste mesmo ano foi fabricado o primeiro protótipo, chamado LS 400.


No ano seguinte o protótipo foi testado nas autos-estrada da Alemanha e dos Estados Unidos, tendo seu projeto final aprovado em 1987. Em todo o projeto foram investidos mais de US$ 4 bilhões, e estiveram envolvidos 1.400 engenheiros, 60 designers e 2.300 técnicos, além de 450 protótipos. Em janeiro de 1988 a marca LEXUS apresenta oficialmente o modelo LS 400 no salão do automóvel de Los Angeles. Poucos meses depois foram inauguradas as primeiras 81 concessionárias da marca em território americano. Após um rígido programa de testes, onde mais de 100 modelos foram exaustivamente submetidos a testes de colisão, finalmente a LEXUS apresentou seu primeiro automóvel no Salão de Detroit, iniciando assim suas vendas no mercado americano em setembro ao preço de US$ 38.000. O LEXUS LS 400, equipado com um motor V8 de 4000cc, era um veículo silencioso e sofisticado.


Devido a uma enorme operação de marketing e ao seu elevado luxo e qualidade, não esquecendo do preço, extremamente competitivo, o LEXUS se tornou um verdadeiro sucesso de vendas. No ano seguinte o LEXUS LS 400 foi eleito o melhor carro importado dos Estados Unidos e chegou ao mercado europeu, sendo lançado inicialmente na Inglaterra. O exigente consumidor britânico ficou impressionado com a qualidade dos modelos LEXUS. Pouco depois os modelos da marca foram introduzidos na Suíça, Canadá e Austrália. Em 1991 a LEXUS já era uma das principais marcas importadas de automóveis de luxo do mercado americano, e no ano seguinte alcançava o primeiro lugar em vendas na categoria de carros de luxo importados, superando as tradicionais BMW e Mercedes-Benz. Vendeu 92.890 unidades, um número espantoso para uma marca recentemente introduzida no mercado.


Em 1994 a segunda geração do LS 400, totalmente reestilizada era lançada no mercado. Neste período, a marca solidificou sua posição de liderança no mercado, sendo o automóvel de luxo importado mais vendido dos Estados Unidos, superando todos os seus concorrentes europeus. A popularidade da marca aumentou ainda mais em meados desta década, com a introdução do primeiro veículo utilitário esportivo da marca. Apenas dois meses após seu lançamento, o modelo já era líder de mercado, ultrapassando o Land Rover em unidades vendidas.


No final da década, em 1999, foi criada a TEAM LEXUS, divisão de competição automobilística da montadora japonesa, que conquistou sua primeira vitória em sua temporada de estréia. Ainda neste ano, a LEXUS comemorava a marca de 1 milhão de veículos vendidos nos Estados Unidos. Nesta altura a marca era considerada a mais bem sucedida em sua categoria nos últimos 30 anos. Em 2003 a marca inaugurou sua primeira fábrica fora do Japão, localizada em Cambridge, Ontário, no Canadá. Somente em 2005 a marca LEXUS foi introduzida no mercado japonês. Pouco depois, em 2007, a LEXUS criou a divisão de elevada performance “F“, aplicando-a no LEXUS IS-F. Com esta nova divisão a montadora passava a poder competir com as suas principais rivais européias. Para satisfazer o apetite crescente por carros de luxo em mais um país emergente, a LEXUS apresentou oficialmente em 2011 sua marca na Índia.


Um dos fatores de grande sucesso da marca atende pelo nome de LEXUS HYBRID DRIVE, uma tecnologia inteligente que combina a potência do motor eléctrico com a do motor a gasolina para obter um desempenho impressionante, com emissões de gases significativamente mais reduzidas. A LEXUS não só apostou na qualidade de construção de seus impecáveis automóveis como também na qualidade do serviço pós-venda. As instalações de serviço apresentam um elevado requinte e conforto, oferecendo máquinas de capuccino, Wi-Fi, mesas com Lego para as crianças e transporte a aeroportos para executivos ocupados que deixam seus carros para revisão. Por este e outros motivos a LEXUS obteve por várias vezes o primeiro lugar no ranking de satisfação dos clientes.


A linha do tempo
1991
Lançamento do LEXUS SC 400, um luxuoso cupê de médio porte para quatro pessoas. O sucesso do novo modelo foi imediato no mercado americano.
1992
Lançamento do LEXUS ES 300, um sedã executivo top de linha.
1993
Lançamento do LEXUS GS 300, um belíssimo sedã esportivo extremamente luxuoso em seu interior.
1996
Lançamento do LEXUS LX 450, primeiro veículo esportivo utilitário da marca. O potente automóvel, apesar de ser um veículo esportivo utilitário, era extremamente luxuoso.
1998
Lançamento do LEXUS RX 300, que foi eleito melhor carro na categoria de utilitários esportivos nos Estados Unidos. Voltado para o mercado de luxo este 4x4 vinha equipado com motor V6 de 3 litros.
Lançamento do LEXUS IS 200, um sedã compacto (para os padrões norte-americanos). Apesar de médio por fora (4.4 metros de comprimento), o modelo trazia um interior espaçoso e luxuoso. Foi o primeiro modelo de passeio da LEXUS a ser disponibilizado com motor movido a diesel.
2001
Lançamento do LEXUS SC 430, um cupê conversível, que recolhia a capota automaticamente em apenas 25 segundos. Suas linhas elegantes e clássicas foram criadas pelo Centro de Desenvolvimento e Designer europeu da LEXUS na Riviera Francesa.
2002
Lançamento do LEXUS IS 200 SportCross, uma station wagon (perua) esportiva e arrojada, equipada com um potente motor de seis cilindros.
2005
Introdução do primeiro SUV (veículo utilitário esportivo) híbrido de luxo do mundo, que atendia pelo nome de LEXUS RX 400h. Seria o primeiro híbrido de muitos que a marca viria a lançar no mercado.
2006
Lançamento do LEXUS LS 460, quarta geração de seu sedã de luxo, que redefiniu os parâmetros da categoria. O novo modelo incluía tecnologia anti-colisão, entre elas um sistema para detectar pedestres e radar no para-choque para medir a distância com os carros de trás. Com um motor V-8 de 4.6 litros com 347cv de potência, 10 air-bags para proteger os passageiros, seu preço superava a marca dos US$ 65 mil, em sua versão mais barata.
2008
Lançamento do LEXUS LS 600h, um enorme sedã de alto luxo (mais de 5 metros de comprimento) híbrido equipado com um motor V8. O veículo possui um equilíbrio incomparável entre eficiência ambiental e desempenho.
2009
Lançamento do LEXUS HS 250h, um luxuoso sedã oferecido exclusivamente com motorização híbrida, que inclui um motor auxiliar elétrico. O modelo foi baseado no Toyota Prius.
2010
Lançamento do LEXUS CT 200h, primeiro hatch da marca japonesa, que foi inicialmente desenvolvido para o mercado europeu. O modelo vem equipado com um motor 1.8 VVT-i a gasolina, ligado a um motor elétrico Toyota Hybrid Synergy Drive e uma transmissão CVT.


LFA, máxima esportividade
A história desta obra-prima começou em 2005 quando a empresa apresentou o carro-conceito LEXUS LFA ROADSTER, um cupê compacto de dois lugares com motor central e designer extremamente moderno. O primeiro protótipo do modelo foi mostrado somente em 2009. Era impulsionado por um motor V10 de 4.8 litros que, graças às ligas de alumínio e de magnésio e à construção de liga de titânio, é mais leve que um motor normal deste tipo. Outro cuidado desse supercarro cheio de detalhes é que o piloto fica posicionado da melhor maneira possível tanto para contribuir com o centro de gravidade do carro quanto para poder sentir todas as reações nas manobras. Um dos componentes mais importantes do conjunto mecânico é o câmbio ASG (Automated Sequential Gearbox) de 6 marchas com paddles no volante. Esse câmbio conta com um sistema que oferece quatro modos de pilotagem: Auto, Sport, Normal e Wet. Cada um desses modos possui um programa específico de gerenciamento de controle eletrônico e controle de freios, proporcionando ao condutor total domínio do veículo em quaisquer situações.


Esse supercarro é o máximo de tecnologia e esportividade que a marca japonesa pode criar. Por isso, o modelo é vendido pelo preço (US$ 375.000) de três Porsche 911 Turbo nos Estados Unidos e tem conquistado fãs por todas as partes do mundo. Somente 500 unidades do LFA serão vendidas em todo o mundo desde o início da produção, em dezembro de 2010, até o fim, em dezembro de 2012. Para proporcionar ainda mais exclusividade a LEXUS oferece um configurador virtual para que os clientes possam escolher alguns itens: 12 tipos de acabamento em couro e 10 diferentes de Alcantara, com adição de qualquer cor à costura dos bancos; além de oito itens do acabamento interno, como por exemplo, detalhes do volante, acabamento das portas, formato dos bancos, entre outros. Como se não fosse o bastante para os entusiastas, a marca anunciou recentemente a chegada de uma edição especial chamada SE, que possui 10 cavalos a mais em relação à versão convencional.


Os slogans
The pursuit of perfection. (2008)
Persuing perfection. (2004)
Luxury redefined. (2003)
For drivers with a mind of their own. (1997)
For perfectionists. By perfectionists. (1994)
The luxury division of Toyota. (1992)
The relentless pursuit of perfection. (1991)


Dados corporativos
● Origem:
Japão
● Lançamento:
1989
● Criador:
Eiji Toyoda
● Sede mundial:
Toyota City, Japão
● Proprietário da marca:
Toyota Motor Corporation
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Fujio Cho
● CEO:
Kazuo Ohara
● Presidente:
Karl Schlicht
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Vendas globais: 410.000 unidades (2010)
● Presença global:
80 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Maiores mercados:
Estados Unidos, China, Japão e Reino Unido
● Funcionários: 5.000
● Segmento: Automobilístico
● Principais produtos:
Automóveis de luxo
● Principais concorrentes:
Infiniti, BMW, Audi e Mercedes-Benz
● Ícones:
O atendimento pós-venda
● Slogan: The pursuit of perfection. (A busca da perfeição)
● Website: www.lexus.com

A marca no mundo
A LEXUS, marca de automóvel de luxo importado mais vendido dos Estados Unidos, comercializa seus automóveis em 80 países ao redor do mundo, vendendo 410 mil automóveis em 2010. Os Estados Unidos é o maior mercado consumidor da marca japonesa. Os veículos da marca, que englobam desde sedãs, cupês, conversíveis e utilitários de luxo, são produzidos em fábricas no Japão e no Canadá.

Você sabia?
Em 2002 a LEXUS foi responsável pela criação do protótipo 2054 para o filme “Minority Report” que apresentava algumas de suas idéias conceituais para o futuro. Quem estiver a bordo do LEXUS 2054 não precisará nem mesmo dirigir. O modelo conta com piloto automático que livra o motorista até das indesejáveis balizas. Os dispositivos eletrônicos do veículo também esbanjam tecnologia. Os retrovisores foram trocados por câmeras de vídeo, o vidro do para-brisa se ajusta automaticamente à luminosidade solar e um computador faz o trabalho de um conciérge indicando os melhores caminhos e até reserva mesa em restaurantes, shows e cinema.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 4/12/2011

Nenhum comentário: