27.8.06

HIPOGLÓS


A marca HIPOGLÓS é conhecida por 100% das mamães brasileiras e é sinônimo de tradição e qualidade, tornando-se uma referência que atravessou gerações e gerações de crianças, prevenindo assaduras e outros males que irritam a delicada pele dos pequenos. 

A história 
A pomada HIPOGLÓS, famosa por proteger os bumbuns infantis de assaduras, foi criada em 1930 pelo médico espanhol Raúl Rovirata, do Laboratório Andrómaco, fundado em Barcelona no ano de 1923 por um médico e um farmacêutico. Inicialmente seu principal componente era o óleo de fígado de bacalhau. Depois de ser lançado no mercado argentino em 1935, um dos medicamentos mais tradicionais do Brasil, foi introduzido no mercado nacional em 1939. Nessa época sua fórmula exclusiva já era composta por vitaminas A (Retinol), vitamina D (Colecalciferol) e Óxido de Zinco, incorporados a agentes penetrantes, emolientes e hidratantes, que formava uma camada protetora impedindo assim que as substâncias encontradas na urina e nas fezes, causadoras de assaduras, entrassem em contato com a sensível pele dos bebês, durando até a próxima troca de fraldas. Ao longo de quase cinco décadas, HIPOGLÓS construiu uma relação de confiança com as consumidoras como poucas marcas conseguiram. A marca, apenas em território brasileiro, foi adquirida pela empresa americana Procter & Gamble em 1986.


Apenas em 1996 a empresa americana começou a investir na comunicação de HIPOGLÓS informando seu benefício a milhões de mamães: proteção contra assaduras até a próxima troca de fralda. A marca ressurgiu na mídia depois de anos de ausência, reforçando que a medida preventiva contra as assaduras é a segurança para o bebê e a mamãe. Na virada do milênio, os valores tradicionais da marca foram retomados: HIPOGLÓS reforçou a enorme tradição da marca. Poucas são as marcas que durante anos conseguem se manter na liderança de mercado. Assim, HIPOGLÓS tinha muito que comemorar com suas principais consumidoras: as mamães, que sempre querem o melhor para seus bebês. Em 2003, depois de muitos anos ensinando várias gerações de mamães a prevenir as assaduras de seus bebês, HIPOGLÓS apresentou a primeira novidade: o tubo em tamanho grande. Esse lançamento deu início à história de inovação da marca, que procura diariamente atender às necessidades das mamães brasileiras. Com esse lançamento, a marca entregava às mamães maior economia (preço por grama mais barato) e praticidade.


A popularidade da marca construída através dos anos pode ser medida em 2004 quando HIPOGLÓS foi o segundo produto mais vendido em farmácias e drogarias do país. No ano seguinte, para inovar e estar mais uma vez à frente das concorrentes, a marca deu mais um passo importante em sua história: o lançamento do tubo plástico. Com essa iniciativa, a marca atendeu à maior solicitação de milhões de consumidoras: uma embalagem mais prática e fácil de usar. No final de 2006, em dezembro, a grande novidade da marca foi o lançamento de HIPOGLÓS megaeconômico (135 gramas). As novidades da marca não param por aí, e essa nova versão vinha com tampa exclusiva “abre fácil”.


Em 2008, a pomada HIPOGLÓS ganhou novas embalagens para facilitar a escolha do tamanho ideal para as necessidades de cada consumidora. Cada tamanho, 45g, 90g e 135g, passou a contar com uma identificação por faixas coloridas (vermelho, amarelo e verde) e símbolos - uma bolsa (posicionado como o tamanho ideal para levar a qualquer lugar, seja no parque, na escolinha ou na casa da vovó), um trocador (tamanho certo para ter sempre em casa e poder contar com a proteção de HIPOGLÓS a cada troca de fralda) e um cofrinho (pois contém mais pomada com maior economia) - que auxiliava as mamães a escolher o tamanho mais adequado de acordo com suas necessidades e ocasiões de uso. A novidade foi inspirada na opinião das próprias consumidoras da marca. Em 2009, a marca introduziu um produto inovador, efetivo na proteção contra assaduras com um beneficio adicional de ser mais fácil de aplicar e de limpar, além de perfume e textura mais suave: o HIPOGLÓS Amêndoas, produto que une a proteção confiável da marca com a suavidade do óleo de amêndoas. Em 2016 a marca foi adquirida pela Johnson & Johnson no mercado brasileiro.


Campanhas que fizeram história 
No mês de março de 2006, visando ter um de seus consumidores como o bebê-propaganda da marca, HIPOGLÓS lançou uma seleção nacional para a escolha do Bebê Hipoglós: “Seleção do Bebê Hipoglós – Proteção para seu filho virar uma estrela”. O bebê mais saudável, protegido das assaduras, alegre e fotogênico de 2006 foi escolhido por todo o Brasil, e a vencedora foi Lara, de São Luís do Maranhão. A seleção aconteceu no programa Domingo Legal do SBT, com o apresentador Gugu Liberato, e foi um sucesso com aproximadamente 70 mil bebês inscritos e mais de 1.6 milhões de votos. A apresentadora Angélica foi a embaixadora da quinta edição da Seleção Bebê Hipoglós Amêndoas 2011. Então mãe de dois filhos, a esposa de Luciano Huck também foi garota propaganda da marca. O pequenino vencedor, além de ser eleito o Bebê nº 1 do Brasil, ganhou R$ 10.000 em cachê e foi a estrela principal da campanha da marca. A edição de 2011 teve mais de 168 mil inscritos com idades entre 0 a 30 meses. A campanha tem continuidade até os dias de hoje.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Sempre mantendo a cor vermelha, a tipografia de letra foi se tornando mais divertida e um coração (símbolo do carinho materno) foi incorporado dentro da segunda letra O.


Na Argentina (imagem á esquerda) a marca, que é tão tradicional quanto no Brasil, utiliza uma identidade visual diferente e cor azul-clara. No Chile e nos Estados Unidos (imagem á direita), mercado onde o produto foi lançado em 2011, o logotipo também é diferente. Já no México (imagem central) o logotipo tem cor azul e tipografia de letra diferente.


Os slogans 
Para proteger seu bebê em qualquer lugar. 
Um mundo de suavidade para seu bebê. (2009) 
Hipoglós sempre a mão, proteção para toda ocasião. (2007) 
Proteção e carinho à flor da pele.


Dados corporativos 
● Origem: Espanha 
● Lançamento: 1930 
● Criador: Raúl Rovirata 
● Sede brasileira: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Johnson & Johnson (Brasil) 
● Capital aberto: Não 
● CEO: André Mendes (Brasil) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 12 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidados pessoais 
● Principais produtos: Pomadas contra assadura 
● Concorrentes diretos: Bepantol, Dermodex, Desitin e Granado Bebê 
● Ícones: Sua relação de confiança com as mamães brasileiras 
● Slogan: Para proteger seu bebê em qualquer lugar

A marca no mundo 
Atualmente a pomada HIPOGLÓS, comercializada também em outros países da América Latina (onde é de propriedade do Laboratório Andrómaco), é líder absoluta do mercado brasileiro com 32.2% de participação. Tradicional, o produto é referência na prevenção de assaduras: pesquisas indicam que a pomada é conhecida por 100% das mamães brasileiras. HIPOGLÓS é um dos medicamentos mais tradicionais do país e o terceiro mais vendido nas farmácias e drogarias. Somente no mercado brasileiro a marca pertence a Johnson & Johnson


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (O Globo), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 20/6/2017

2 comentários:

Anônimo disse...

Amei a materia! super completa. Hipoglos è a marca das mamaes mesmo...usei nas minhas 4 filhas e agora uso nas minha netas!!!

COISAS QUE GOSTO... disse...

DESDEE QUE EXISTO O QUE JÁ SÃO MUITOS ANOS GRAÇA A DEUS QUE CONHEÇO ESTA MARAVILHOSA POMADA QUE ATÉ HOJE FAÇO USO, AGORA NO MEU NETINHO DESDE QUE NASCEU E NÃO CONHEÇO OUTRA MELHOR, ASSADURA NÃO DEIXA JAMAIAS APARECER E SE APARECER É SÓ COLOCAR UMA CAMADINHA QUE LOGO DEPOIS A PELA VAI ESTAR MACIA E NORMAL.
PARABÉNS PARA A HIPOGLOS SEMPRE!

MARIA - BRASILIA