27.8.06

HIPOGLÓS


A marca HIPOGLÓS é conhecida por 100% das mamães brasileiras e é sinônimo de tradição e qualidade, tornando-se uma referência que atravessou gerações e gerações de crianças, prevenindo assaduras e outros males que irritam a delicada pele dos pequenos.

A história
Um dos medicamentos mais tradicionais do Brasil, a pomada HIPOGLÓS, foi lançada no mercado nacional em 1939, desenvolvida e produzida pelo Laboratório Andrómaco, uma empresa fundada em Barcelona no ano de 1923 por um médico e um farmacêutico. Sua fórmula exclusiva (composta com vitaminas A – retinol-, D – colecalciferol - e Óxido de Zinco, incorporados a agentes penetrantes, emolientes e hidratantes) formava uma camada protetora que impedia que as substâncias encontradas na urina e nas fezes, que causavam assadura, entrassem em contato com a sensível pele dos bebês, durando até a próxima troca de fraldas. Durante mais de quatro décadas, HIPOGLÓS construiu uma relação de confiança com as consumidoras como poucas marcas conseguem. A marca, apenas em território brasileiro, foi comprada pela empresa americana Procter & Gamble em 1986.




Apenas em 1996 a empresa americana começou a investir na comunicação de HIPOGLÓS informando seu benefício à milhões de mamães: proteção contra assaduras até a próxima troca de fralda. A marca ressurgiu na mídia depois de anos de ausência, reforçando que a medida preventiva contra as assaduras é a segurança para o bebê e a mamãe. Na virada do milênio, os valores tradicionais da marca foram retomados: HIPOGLÓS reforçou a enorme tradição da marca. Poucas são as marcas que durante anos conseguem se manter na liderança de mercado. Assim, HIPOGLÓS tinha muito que comemorar com suas principais consumidoras: as mamães, que sempre querem o melhor para seus bebês. Em 2003, depois de muitos anos ensinando várias gerações de mamães a prevenir as assaduras de seus bebês, HIPOGLÓS apresentou a primeira novidade: o tubo em tamanho grande. Esse lançamento deu início à história de inovação da marca, que procura diariamente atender às necessidades das mamães brasileiras. Com esse lançamento, a marca entregava às mamães maior economia (preço por grama mais barato) e praticidade.




A popularidade da marca construída através dos anos pode ser medida em 2004 quando HIPOGLÓS foi o segundo produto mais vendido em farmácias e drogarias do país. No ano seguinte, para inovar e estar mais uma vez à frente das concorrentes, a marca deu mais um passo importante em sua história: o lançamento do tubo plástico. Com essa iniciativa, a marca atendeu à maior solicitação de milhões de consumidoras: uma embalagem mais prática e fácil de usar. No final de 2006, em dezembro, a grande novidade da marca foi o lançamento de HIPOGLÓS megaeconômico. As novidades da marca não param por aí, e essa nova versão vinha com tampa exclusiva “abre fácil”.




Em 2008, a pomada HIPOGLÓS ganhou novas embalagens para facilitar a escolha do tamanho ideal para as necessidades de cada consumidora. Cada tamanho, 45g, 90g e 135g, passou a contar com uma identificação por faixas coloridas (vermelho, amarelo e verde) e símbolos - uma bolsa (posicionado como o tamanho ideal para levar a qualquer lugar, seja no parque, na escolinha ou na casa da vovó), um trocador (tamanho certo para ter sempre em casa e poder contar com a proteção de HIPOGLÓS a cada troca de fralda) e um cofrinho (pois contém mais pomada com maior economia) - que auxiliava as mamães a escolher o tamanho mais adequado de acordo com a suas necessidades e ocasiões de uso. A novidade foi inspirada na opinião das próprias consumidoras da marca. Em 2009, a marca introduziu um produto inovador, efetivo na proteção contra assaduras com um beneficio adicional de ser mais fácil de aplicar e de limpar, além de perfume e textura mais suaves: o HIPOGLÓS Amêndoas, produto que une a proteção confiável da marca com a suavidade do óleo de amêndoas.




Campanhas que fizeram história
No mês de março de 2006, visando ter um de seus consumidores como o bebê-propaganda da marca, HIPOGLÓS lançou uma seleção nacional para a escolha do Bebê Hipoglós: “Seleção do Bebê Hipoglós – Proteção para seu filho virar uma estrela”. O bebê mais saudável, protegido das assaduras, alegre e fotogênico de 2006 foi escolhido por todo o Brasil, e a vencedora foi Lara, de São Luís do Maranhão. A seleção aconteceu no programa Domingo Legal do SBT, com o apresentador Gugu Liberato, e foi um sucesso com aproximadamente 70 mil bebês inscritos e mais de 1.6 milhões de votos. A apresentadora Angélica foi a embaixadora da quinta edição da Seleção Bebê Hipoglós Amêndoas 2011. Mãe de dois filhos, a esposa de Luciano Huck também foi garota propaganda da marca. O pequenino vencedor, além de ser eleito o Bebê nº 1 do Brasil, ganhou R$ 10.000 em cachê e foi a estrela principal da campanha da marca. A edição de 2011 teve mais de 168 mil inscritos com idades entre 0 a 30 meses.




Os slogans
Um mundo de suavidade para seu bebê. (2009)
Hipoglós sempre a mão, proteção para toda ocasião. (2007)
Proteção e carinho à flor da pele.




Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1939
● Criador: Laboratorios Andrómaco
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio
● Proprietário da marca: Procter & Gamble Co.
● Capital aberto: Não
● CEO: Robert McDonald
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Cuidados pessoais
● Principais produtos: Pomada contra assadura
● Concorrentes diretos: Bepantol e Dermodex
● Ícones: Sua relação de confiança com as mamães brasileiras
● Slogan: Um mundo de suavidade para seu bebê.
● Website: www.hipoglos.com.br

A marca no mundo
Atualmente a pomada HIPOGLÓS, comercializada também em outros poucos países da América Latina (onde é de propriedade do Laboratorios Andrómaco), é líder absoluta do mercado brasileiro com 75% de participação. Tradicional, o produto é referência na prevenção de assaduras: pesquisas indicam que a pomada é conhecida por 100% das mamães brasileiras. HIPOGLÓS é um dos medicamentos mais tradicionais do país e o terceiro mais vendido nas farmácias e drogarias.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Time e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 4/7/2012

2 comentários:

Anônimo disse...

Amei a materia! super completa. Hipoglos è a marca das mamaes mesmo...usei nas minhas 4 filhas e agora uso nas minha netas!!!

COISAS QUE GOSTO... disse...

DESDEE QUE EXISTO O QUE JÁ SÃO MUITOS ANOS GRAÇA A DEUS QUE CONHEÇO ESTA MARAVILHOSA POMADA QUE ATÉ HOJE FAÇO USO, AGORA NO MEU NETINHO DESDE QUE NASCEU E NÃO CONHEÇO OUTRA MELHOR, ASSADURA NÃO DEIXA JAMAIAS APARECER E SE APARECER É SÓ COLOCAR UMA CAMADINHA QUE LOGO DEPOIS A PELA VAI ESTAR MACIA E NORMAL.
PARABÉNS PARA A HIPOGLOS SEMPRE!

MARIA - BRASILIA