15.8.06

RC COLA


A marca RC COLA proporciona, principalmente aos americanos, uma sensação refrescantemente diferente há mais de um século. Milhões de pessoas através de muitas gerações cresceram com o sabor e as borbulhas do tradicional refrigerante de cola. RC COLA não é apenas um ícone americano, e uma das colas americanas originais, também é uma lenda com uma rica e inovadora história de mais de 100 anos de inovação. 

A história 
A história começou em 1905 na cidade de Columbus, estado americano da Geórgia, pelas mãos do jovem farmacêutico Claude Adkins Hatcher, que iniciou a produção de refrigerantes no pequeno porão do supermercado de propriedade de sua família, chamado Hatcher Grocery Store. Ele nomeou sua linha de refrigerantes com sabores de frutas de ROYAL CROWN (Coroa Real, em português), batizando o refrigerante de cola de CHERO COLA. Pouco depois, outros produtos foram adicionados a linha como Ginger Ale, Royal Crown Strawberry (refrigerante com sabor de morango) e Royal Crown Root Beer. Com o rápido crescimento das vendas foi criada, em 1912, a empresa Chero Cola Company, renomeada Nehi Corporation em 1928, depois do enorme sucesso de uma linha de bebidas a base de frutas nos sabores de laranja, uva, entre outros. Atualmente esta linha de refrigerantes de frutas é chamada de RC Q e está disponível nos sabores de laranja, uva, morango, maçã verde e limão, além de duas exóticas combinações, kiwi com morango e manga com melão.


Neste mesmo ano a empresa passou a fornecer o xarope de cola concentrado para empresas engarrafadoras. Com a morte do inventor e fundador da empresa em 1933, o vice-presidente H.R. Mott assumiu o controle dos negócios e começou uma grande reformulação. O refrigerante de cola ganhou uma nova fórmula criada pelo químico Rufas Kamm, sendo relançado no mercado em 1934 com o nome de ROYAL CROWN COLA. A nova fórmula fez sucesso imediato e a empresa crescia em um ritmo alucinante. Os consumidores, devido ao enorme sucesso, começaram a chamar o refrigerante abreviando seu nome, surgindo assim à marca RC COLA.


Nos anos de 1940 o produto já podia ser encontrado em 47 dos 48 estados americanos. A marca continuou se expandindo e começou a veicular propagandas mais agressivas, inseridas em publicações tradicionais como o Saturday Evening Post e Good Housekeeping, enfatizadas por estrelas de Hollywood como Joan Crawford, Shirley Temple, Bob Hope, Ronald Reagan, Bing Crosby e Lucille Ball, que também podiam ser vistas em centenas de outdoors espalhados pelo país endossando a marca RC COLA. No ano de 1954 a marca foi a primeira a distribuir e comercializar refrigerantes em lata nos Estados Unidos, também sendo a pioneira em disponibilizar a garrafa de 16 onças (473.18 ml) no ano de 1958. No ano seguinte a empresa foi renomeada para Royal Crown Cola Company.


Seu pioneirismo continuou através dos anos com o lançamento do primeiro refrigerante de baixa caloria do mercado americano, chamado Diet Rite Cola, em 1962, que ganhou o slogan “Go fresher with RC: Overnight - America’s Number One”, e inicialmente era direcionado para diabéticos e pessoas com restrições alimentares. Dois anos mais tarde introduziu as primeiras latas feitas totalmente de alumínio. A década de 1970 foi marcada pela grande expansão internacional da RC COLA, que começou a ser comercializada em vários outros países, além de novidades, como por exemplo, Lemon RC Cola, um refrigerante de cola com limão. Em 1980 introduziu o primeiro refrigerante de cola de baixa caloria sem cafeína, chamado RC 100. O refrigerante Cherry RC, sabor cereja, foi lançado no mercado em 1985.


Em meados da década de 1990, a marca introduziu no mercado americano um refrigerante de cola premium, batizado de Royal Crown Draft Cola, produzido utilizando somente ingredientes naturais de alta qualidade e água extremamente pura. Em 1989, a marca aumentou sua linha de produtos com o lançamento da RC EDGE, um energético de cola com alto teor de cafeína, taurina e ginseng. Em 2000, a marca foi adquirida pela empresa inglesa Cadbury Schweppes (atual Dr Pepper Snapple Group), somente nos Estados Unidos. Em 2001, a divisão internacional da empresa foi comprada pela canadense Cott Corporation, que passou a ser responsável pela produção e licenciamento da linha de refrigerantes nos mercados fora dos Estados Unidos.


Nos anos seguintes a empresa lançou novos produtos, como por exemplo, em 2009, com a RC COLA ZERO, um refrigerante de cola sem calorias e açúcar, e no ano seguinte mais uma novidade: RC KICK, refrigerante de cola com guaraná. Em 2013, a marca lançou uma das maiores inovações do segmento: RC COLA NEO, um refrigerante de cola feito com ingredientes naturais, adoçantes naturais e cafeína natural. Mais recentemente, em 2016, a marca aumentou sua linha com o lançamento da DIET RC COLA LEMON (refrigerante de cola com limão diet) e DIET CHERRY RC (refrigerante sabor cereja diet).


A marca chegou ao Brasil no ano de 2003, disponibilizando aos consumidores, inicialmente na região nordeste, as versões Premium e Light. A marca chegou a construir fábrica no Brasil, mas depois acabou vendendo-a para a Coca-Cola e deixou de comercializar o refrigerante até 2008, quando uma pequena empresa mineira voltou a produzi-lo e comerciá-lo em Belo Horizonte e Manaus. Mais recentemente, em 2013, a empresa Ind. Com. Bebidas Funada Ltda., situada na cidade de Presidente Prudente (SP), obteve o direito de produzir e comercializar a marca nas regiões de Presidente Prudente e Campo Grande (MS).


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Em 1970 a marca adotou um novo logotipo, oval e com as iniciais RC. Em 1998 a marca RC COLA resolveu modificar de forma radical sua identidade visual. O novo posicionamento e conceito foi seguido por um logotipo completamente remodelado, que possuía um visual mais moderno e jovem e grande destaque para as iniciais RC.


Em 2009, como a marca pertence a duas empresas diferentes, foi adotado um logotipo para o mercado americano (imagem à esquerda) e outro para o mercado internacional.


Para o mercado americano a marca também utiliza embalagens diferentes, como mostra a imagem abaixo.


Os slogans 
Great taste since 1905. 
Be Free, Drink RC. (1998) 
Just like in America! (1995) 
Shake things up. (1994) 
Take the RC Challenge. (1990) 
New look, same great taste. (1989) 
Decide for yourself. (1988) 
Some people go out of their way for the taste of RC. (1985) 
Here’s to fun. (1980) 
Me and my RC. (1975) 
RC - its just right for you. (1974) 
We cool off hot towns. (1970) 
Go fresher - Go RC! (1964) 
Royal Crown is made fresher to taste fresher. (1962) 
Better Taste Calls for RC! (1956) 
Best by taste test. (1941) 
Royal Crown is Tops in Taste. (1939) 
The season’s best. (década de 1930)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1905 
● Fundador: Claud A. Hatcher 
● Sede mundial: Plano, Texas, Estados Unidos e Ontário, Canadá 
● Proprietário da marca: Dr Pepper Snapple Group Inc. e Cott Corporation 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Jerry Fowden (Cott Corporation) 
● CEO: Larry Young (Dr Pepper Snapple Group Inc.) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 69 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Refrigerantes 
● Principais produtos: Refrigerantes de cola e frutas 
● Concorrentes diretos: Coca-Cola e Pepsi-Cola 
● Slogan: Great taste since 1905. 
● Website: www.rccola.com.br 

A marca no mundo 
O refrigerante está presente em aproximadamente 70 países ao redor do mundo, sendo o terceiro, feito a base de cola, mais vendido do mercado americano, mas com enorme distância das líderes Pepsi e Coca-Cola

Você sabia? 
Há alguns anos atrás o RC COLA foi eleito como melhor refrigerante de cola dos Estados Unidos em testes sem identificação de marca. Segundo a pesquisa realizada, a RC COLA teve 4% a mais de preferência sobre a Coca-Cola e 6% sobre a Pepsi nos mais de 5 milhões de testes cegos feitos no país. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 10/4/2017

3 comentários:

osiris disse...

que pena que uma marca tão gloriosa e que teve uma ótima receptividade no mercado deixe-nos com agua na boca saindo assim do mercado... e uma pena!!!!!

daniel disse...

Mas a RC "Arci-Cola", voltou pro Brasil novamente!!!. Verdade, desta vez vai entrar pela outra porta dos fundos, Costa Oeste do Estado De Paraná, bem na fronteira com o vizinho país Paraguai. A engarrafadora é a C.O. Indústria e Comércio de Bebidas Ltda... Isto é muito bom, nê?. O sabor é excelente, com muito gás... já tâ sendo comercializado agora neste mes de maio, em garrafas PET de 2 litros pra começar.
Um abraço e obrigado.
DK-76

Gilmar Amaro disse...

Eu me amarrava