24.9.08

GANT

A moda americana é conhecida por sua casualidade e a européia por sua elegância, mas que marca consegue unir essas duas características com tanto sucesso? A sueca GANT, que nasceu nos Estados Unidos há mais de 50 anos. A marca oferece diversas opções de roupas masculinas, femininas e infantis, numa atmosfera fashion e informal, além de relógios, calçados, óculos de sol, fragrâncias e objetos de decoração, reafirmando seu conceito de oferecer não apenas moda, mas um completo lifestyle. E, literalmente, de camisa em camisa, seu produto mais famoso, a GANT ganhou o mundo.

A história
A história da marca começou de forma tão casual quanto as peças que produz até hoje, e tem suas raízes no “sonho americano”, quando o emigrante ucraniano Bernard Gantmacher chegou a Nova Iorque, em 1914 e desde cedo, como muitos imigrantes daquela época, começou a trabalhar na área do vestuário e confecção. Na década de 30 ele trabalhava em uma fábrica de camisas como encarregado de costurar golas, e sua futura esposa na mesma linha de produção, mas como especialista em pregar botões. Eles casariam alguns anos depois. A vasta experiência levou a que, juntamente com a família (sua mulher e um primo), ele iniciasse, em 1941, uma pequena empresa subcontratada de outras marcas famosas. Eles fabricavam artesanalmente suas próprias camisas na cidade de New Heaven, estado de Connecticut, e as vendiam a outras marcas de renome como a Manhattan Shirts, J. Press e a tradicional Brooks Brothers. Entendendo o verdadeiro espírito dos americanos, eles confeccionavam camisas confortáveis e modernas. -


Curiosamente, Bernard assinava seus produtos, colocando um discreto “G” vermelho no canto inferior de cada peça de vestuário. Como resultado, muitos clientes passaram a privilegiar a letra “G” à própria etiqueta das marcas, dada a garantia de qualidade que esta significava. Diante do crescimento das famosas camisas, que chegou a ter entre seus clientes o herdeiro do trono inglês Eduardo VIII, só havia um caminho possível, e no mês de setembro de 1949 foi oficialmente lançada no mercado a marca GANT. O primeiro cliente da nova marca foi a prestigiosa loja Paul Stewart, localizada na badalada Madison Avenue em Nova York. Os produtos ainda eram camisas, mas com um novo conceito: visual mais casual e esportivo, tecidos diferenciados, com plissados nas costas e botões no colarinho, uma grande inovação na época. Nascia assim um clássico: as camisas chamadas Button-Down Sportswear. A estratégia da marca adotada na época era vender suas camisas nas melhores lojas da cidade. As novas camisas foram um sucesso imediato.


Com o passar dos anos, a GANT foi crescendo, a tal ponto que nos anos 60, já era o segundo maior fabricante mundial de camisas e uma verdadeira febre entre estudantes americanos. Foi nessa altura, no auge da popularidade da GANT na América, que a família vendeu a marca, em 1967, que desde então tem sido comprada e cobiçada por várias outras empresas de renome mundial. Contudo, o grande marco da história recente da GANT aconteceu nos anos 80, quando a empresa sueca Pyramid Sportswear conseguiu os direitos de uso da marca para esse país, e posteriormente para o mundo todo. À semelhança do fundador da GANT, também a empresa sueca atingiu um sucesso inimaginável, comercializando os produtos da marca, não somente na Suécia, mas também em todo continente europeu.


Nos anos seguintes a empresa sueca expandiu o estilo GANT, agora uma mistura da casualidade americana com a elegância européia, para outros produtos de vestuário como calças, blusas, malhas, jaquetas vestidos, blazers, roupas íntimas, gravatas, além de acessórios. Ironicamente, coube a empresa sueca abrir a primeira loja âncora da marca na cidade de Nova York em 1997. Finalmente, em 1999, a Pyramid Sportswear torna-se proprietária, ao comprar a totalidade dos direitos sob a GANT, consagrando-a assim como uma marca global. Dois anos depois a GANT foi re-introduzida nos Estados Unidos com a abertura de três lojas: no descolado bairro do SoHo em Nova York, Boca Raton e Bal Habor, sofisticados redutos no estado da Flórida. Neste mesmo momento, a loja âncora em Nova York foi totalmente reformada.


Foi a partir deste momento que a grife começou a lançar outras categorias de produtos como roupas infantis, roupas femininas, perfumes, relógios, calçados, óculos, malas e produtos para decoração. A GANT foi ficando cada vez mais popular e isso culminou com uma expansão internacional. A marca então ingressou nos mercados russo (2002), japonês (2004), chinês (2005), indiano (2006), canadense (2006) e brasileiro, tendo desembarcado por aqui em julho de 2007, na cidade de Curitiba, estado do Paraná, com a inauguração de uma loja no Shopping Crystal Plaza. -


Pouco depois, contratou o diretor criativo Brian Rennie, até então na grife Escada, para impulsionar ainda mais as vendas das peças e linhas femininas da GANT. Sua maior influência tem aparecido na linha Elliot, aproximadamente 15% mais cara que as outras, que aposta em tons neutros, tecidos e acabamentos de melhor qualidade. Ao ver que a experiência em Curitiba havia sido positiva, a grife resolveu apostar ainda mais no Brasil: cerca de R$ 40 milhões serão investidos na abertura de 10 lojas nos próximos dois anos nas principais capitais brasileiras. Como não poderia deixar de ser os primeiros passos da nova empreitada foram dados em São Paulo, com inauguração de lojas na rua Bela Cintra, nos Jardins, e outra no shopping Cidade Jardim. Recentemente, em 2010, a marca contratou o estilista Michael Bastian, o novo queridinho do mundo da moda, para modernizar suas coleções e anunciou que vai abrir sete novas lojas no Brasil até 2012. A primeira coleção masculina do estilista, que se inspirou no lacrosse, esporte popular nos Estados Unidos, cujo objetivo é fazer gols passando a bola entre os jogadores com um bastão que possui uma rede na extremidade, foi um verdadeiro sucesso de vendas.


O estilo
Com origem nas tradições e estilo de vida da Costa Leste Americana, a GANT é uma marca de estilo verdadeiramente internacional, que se baseia numa atitude casual, confortável, mas sempre elegante e com um toque de sofisticação cosmopolita. A GANT é considerada atualmente uma das marcas mais descoladas e modernas do mundo, comercializando produtos que unem a casualidade e o espírito americano (roupa prática, confortável, refletindo um “visual mais esportivo”) com a elegância européia. Suas coleções são um misto de esportividade com social, sempre carregadas de cores, que culminam em peças com design moderno, estilo urbano e ar despojado. Suas lojas constituem um dos mais importantes componentes de difusão do “ESTILO GANT”. A decoração interior, moderna e aconchegante, sempre com piso de madeira, além da disposição dos produtos, tem como principal objetivo causar uma genuína experiência do estilo da marca para os consumidores. A arquitetura e ambientação de suas lojas seguem o padrão mundial definido pela GANT. O estilo da marca também poder ser visto em seus catálogos. As coleções da marca estão dividas em: G.N.H. (Gant New Haven), RUGGER (linha mais esportiva) e Elliot Gant (linha mais formal).


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1949
● Fundador: Bernard Gant
● Sede mundial: Nacka Strand (subúrbio de Estocolmo), Suécia
● Proprietário da marca: Maus Frères S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Lennart Bjoerk
● CEO: Dirk-Jan Stoppelenburg
● Diretor criativo: Michael Bastian
● Faturamento: €1.2 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 350
● Presença global: 76 países
● Presença no Brasil: Sim (3 lojas)
● Funcionários: 800
● Segmento: Moda casual
● Principais produtos: Camisas, calças, malhas, jaquetas, relógios e acessórios
● Ícones: As camisas esportivas
● Website: www.gant.com -

A marca no mundo
A marca GANT, que nasceu de uma produção artesanal, hoje está presente em 76 países dos cinco continentes, com mais de 350 lojas próprias, vendendo seus produtos também através de 4.000 revendedores autorizados. Hoje em dia produz e comercializa não somente a linha de vestuário que a celebrizou, mas também uma vasta gama de produtos e acessórios, que passam por calçado, malas, gravatas, perfumes, óculos de sol e artigos para o lar. Além de roupas masculinas, que respondem por 62% do faturamento, a GANT possui uma linha feminina, com 19% das receitas, e atua nos segmentos infantil e de decoração, que, juntos, respondem por 19% das vendas. Os principais concorrentes da GANT no estilo moda “chique-despojada” são Ralph Lauren, Tommy Hilfiger, Hugo Boss e Armani Jeans. -

Você sabia?
Em fevereiro de 2008, a GANT foi vendida por 3.2 bilhões de coroas suecas, o que equivale a R$ 886.4 milhões, para a empresa suíça Maus Frères, dona da marca Lacoste. - -


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). -

Última atualização em 29/3/2011

6 comentários:

Anônimo disse...

Adoro a Gant
´e a minha marca de roupa preferida

Rafael Souza disse...

Só de ler a história, da vontade de comprar a loja inteira.

Anônimo disse...

Há vários anos que sou cliente das lojas GANT, e desde que o meu filho nasceu ainda sou mais consumidora, mas ultimamente acho que a roupa para menino está muito pouco diversificada, acho que deviam variar um pouquinho mais.mas continuo a comprara GANT.

Anônimo disse...

mto boa a marca mais n é tudo issu

luciani disse...

Uso GANT desde a decada de 1990, quando em San Juan de Porto Rico comprei chapeus estilo Indiana Jones espetaculares para mim e meus amigos,. Paixao total pelo designe e tudo mais. Pena que fecharam a loja no shopping Bal Harbor (Miami) e tambem no Saw Grass Mills, em Plantation....Belissima loja na 5th Av, em New York. Bela loja em Lisboa, no Amoreiras...
Luciano.

Anônimo disse...

Boa marca, tem qualidade, mas aqui em portugal para já é feita em Famalicão. Ainda dizem que nós não temos qualidade?!.
Acho que os preços são demais, olhando para outras marcas, esta fica muito atrás,e para terminar já faltou mais para ser confeccionada na China, e nós lá pagamos só por ter a marca, enfim, vaidades dos Portugueses :)