3.8.09

HOW STUFF WORKS


Não são apenas as crianças que fazem perguntas sobre o mundo e as coisas. E, geralmente muitas delas não sabemos responder. Você já parou para pensar em como funcionam os buracos negros? Ou, em tempos de lei seca, precisou saber como funciona o bafômetro? Hoje em dia existe um site que pretende tirar muitas dúvidas de curiosos e estudantes de plantão. De motores de carros a ferramentas de busca, de telefones celulares a células de energia, o HowStuffWorks é o melhor lugar para descobrir como todas essas, e muitas outras coisas funcionam. 

A história 
Tudo começou no dia 11 de julho de 1998 quando o ex-professor Marshall David Brain, formado pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, começou por hobby o site HowStuffWorks (em bom português, “como tudo funciona”), que procurava ensinar de uma forma clara e objetiva como funcionam, para que servem e são utilizadas muitas coisas. Inicialmente o site era focado em assuntos da ciência e máquinas, abordando desde o funcionamento de submarinos a produtos eletrônicos e aparelhos domésticos. Com um imenso interesse por parte dos internautas, em 1999, o professor começou a aumentar o capital de investimentos e formou uma empresa. Rapidamente diversos outros assuntos foram incluídos e divididos por categorias como Carros, Ciência, Eletrônicos, Gente, Informática, Saúde e Viagem. Os itens buscados vinham todos com a frase “Como funciona”, e os artigos traziam infográficos, fotografias, animações, vídeos e curiosidades, para facilitar a explicação e consequentemente o entendimento por parte do internauta.


Diferente de enciclopédias colaborativas, como a Wikipedia, o conteúdo do HSW, como o site ficou popularmente conhecido, era grado por professores, cientistas e profissionais especializados em cada assunto, fazendo do site uma fonte de informação confiável. Sua importância foi reconhecida pelo público e pelos meios de comunicação, o que é atestado pelos diversos prêmios recebidos pelo site. Em março de 2002, o HowStuffWorks foi adquirido pelo Convex Group, uma companhia de investimento e mídia da cidade de Atlanta, fundada por Jeff Arnold. Pouco depois, em 2003, começou a expansão internacional. E os planos eram realmente para conquistar curiosos do mundo todo. Após o lançamento, no dia 22 de junho de 2007, da versão brasileira (totalmente em português), chamada “Como Tudo Funciona” e a primeira fora dos Estados Unidos, surgiria, no ano seguinte, a versão chinesa. No dia 15 de outubro de 2007, o HSW foi adquirido por US$ 250 milhões pela Discovery Communications, empresa proprietária dos canais Discovery Channel e Animal Planet, passando a fazer parte da maior empresa de mídia de não-ficção do mundo. Um casamento entre os textos explicativos do HowStuffWorks com as 100 mil horas de documentários e vídeos educacionais da Discovery foi o principal objetivo da compra.


Logo depois, uma das novas empreitadas da marca foi um programa de televisão através do canal Discovery Channel, que teve seu primeiro episódio exibido no mês de novembro de 2008, que ficou no ar por várias temporadas. Com uma linguagem de fácil compreensão, o programa utilizava o auxílio de infográficos e animações para analisar cada tópico de maneira clara, simples e objetiva. Pouco depois, para promover, tanto o site como a série de TV, alguns comerciais foram lançados com cenas dos novos episódios, seguindo sempre a nova assinatura da marca, a “Keep Asking”. Em junho de 2014, a Discovery Communications anunciou a venda do HowStuffWorks para a InfoSpace por US$ 45 milhões. Porém, em 2017, a empresa se tornou novamente independente. Além disso, o HSW lançou também um aplicativo, expandindo assim seu alcance, e está agora está focado no podcasting. Afinal, o HowStuffWorks já possui podcasts populares como Stuff You Should Know e Stuff You Missed in History Class, que receberam mais de 1 bilhão de downloads.


Outro sucesso do HSW é Guia de Compras, que mostra de maneira simplificada o que deve ser considerado na hora da compra de um produto. Atualmente alguns outros destaques do site são: “NOW HowStuffWorks”, onde um artigo do dia é lançado diariamente, com mais 3 outros artigos anteriormente selecionados para estar no destaque; Quiz, um teste divertido e dinâmico sobre vários assuntos; Guia de Compras, onde o internauta se informa sobre produtos e tem noções básicas sobre eles, para não restar dúvidas na hora de adquiri-los; e o Shopping HowStuffWorks, que compara preços de vários produtos disponíveis em lojas virtuais, mostrando ao internauta as melhores opções de compra e os preços mais competitivos. Além disso, o usuário pode participar votando no Fato do dia, Frase do dia e Enquete do dia. Há também o Boletim HowStuffWorks por email, onde o internauta é informado de todas as novidades do site.


A evolução visual 
A identidade visual do HSW mudou radicalmente ao longo dos anos. A primeira mudança ocorreu em 2000, quando foi introduzido um logotipo redondo em dois tons de azul. Nova mudança ocorreu em 2003, quando um cérebro aberto com o planeta terra dentro foi adicionado como símbolo do logotipo. Em 2009, o HSW passou a adotar um logotipo que exibe apenas o nome do site em dois tons de azul e o sinal de interrogação (?) sobre a letra O da palavra works.


Os slogans 
Learn How Everything Works. 
It’s good to know. 
Keep Asking. 
É legal saber.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 11 de julho de 1998 
● Fundador: Marshall David Brain 
● Sede mundial: Atlanta, Georgia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: HowStuffWorks LLC 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Conal Byrne 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 150 
● Segmento: Informação 
● Principais produtos: Site de conhecimentos gerais 
● Concorrentes diretos: Wikipedia, Encyclopedia.com, BuzzFeed, eHow e wikiHow 
● Slogan: Learn How Everything Works. 
● Website: www.howstuffworks.com 

A marca no mundo 
O HSW, que tem seu modelo de negócios baseado em vendas de links patrocinados, publicidade online e comércio eletrônico, é um dos sites mais populares da internet, e um dos mais descolados do mundo (oferece vídeos informativos, podcasts e conteúdo editorial). No mundo são mais de 30 milhões de visitantes por mês. Somente nos Estados Unidos, o HSW atinge uma média de 12 milhões de visitantes únicos e 60 milhões de páginas visitadas mensalmente. Índia, Canadá, Reino Unido e Paquistão são países com mais acessos no HSW depois dos Estados Unidos. 

Você sabia? 
O HSW já teve uma versão brasileira, cuja variedade de assuntos incluía 13 grandes temas, com mais de 5 mil artigos, 1.200 testes de perguntas e respostas e mil vídeos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 29/1/2018

Um comentário:

Clarissa disse...

Olá, Kadu. Sou a Clarissa, da Edelman, agência de comunicação do HowStuffWorks aqui no Brasil. Gostaríamos de agradecer o post sobre a empresa, ficou bem bacana. Um abraço.