3.8.09

HOW STUFF WORKS

Não são apenas as crianças que fazem perguntas sobre o mundo. E, geralmente muitas delas não sabemos responder. Você já parou para pensar em como funcionam os buracos negros? Ou, em tempos de lei seca, precisou saber como funciona o bafômetro? Hoje em dia existe um site que pretende tirar essas dúvidas de curiosos e estudantes de plantão. De motores de carros a ferramentas de busca, de telefones celulares a células de energia, o HowStuffWorks é o melhor lugar para descobrir como todas essas, e muitas outras coisas funcionam.
-
A história
Tudo começou no dia 11 de julho de 1998, quando o ex-professor Marshall Brain formado pela Universidade Estadual da Carolina do Norte começou por hobby o site HowStuffWorks (em bom português, “como tudo funciona”), que procurava ensinar de uma forma clara e objetiva como funcionam, para que servem e são utilizadas muitas coisas. Inicialmente o site era focado em assuntos da ciência e máquinas, abordando desde o funcionamento de submarinos à produtos eletrônicos e aparelhos domésticos. Com um imenso interesse por parte dos internautas, em 1999, o professor começou a aumentar o capital de investimentos e formou uma empresa. Rapidamente os diversos outros assuntos foram incluídos e divididos por categorias como Carros, Ciência, Eletrônicos, Gente, Informática, Saúde e Viagem. Os itens buscados vinham todos com a frase “Como funciona”, e os artigos traziam infográficos, fotos, animações, vídeos e curiosidades, para facilitar a explicação e conseqüentemente o entendimento.
-
-
Diferente de enciclopédias colaborativas, como a Wikipédia, o conteúdo do HSW, como o site ficou popularmente conhecido, era feito por professores, cientistas e profissionais especializados em cada assunto, fazendo do site uma fonte de informação confiável. Sua importância foi reconhecida pelo público e pelos meios de comunicação, o que é atestado pelos diversos prêmios recebidos pelo site. Em março de 2002, o HowStuffWorks foi adquirido pelo Convex Group, uma companhia de investimento e mídia de Atlanta, fundada por Jeff Arnold.
-
-
Pouco depois, em 2003, começou a expansão internacional. E os planos eram realmente para conquistar curiosos do mundo todo. Após o lançamento, no dia 22 de junho de 2007, da versão brasileira (totalmente em português), chamada “Como Tudo Funciona” e a primeira fora dos Estados Unidos, surgiria, no ano seguinte, a versão chinesa. No dia 15 de outubro de 2007, o HSW foi adquirido por US$ 250 milhões pela Discovery Communications, empresa proprietária dos canais Discovery Channel e Animal Planet, passando a fazer parte da maior empresa de mídia de não-ficção do mundo. Um casamento entre os textos explicativos do HowStuffWorks com as 100 mil horas de documentários e vídeos educacionais da Discovery foi o principal objetivo da compra.
-
-
A mais nova empreitada da marca é um programa de televisão através do canal Discovery Channel, que teve seu primeiro episódio exibido no mês de novembro de 2008. Com uma linguagem de fácil compreensão, o programa utiliza o auxílio de infográficos e animações para analisar cada tópico de maneira clara, simples e objetiva. Recentemente, para promover, tanto o site como a série de TV, alguns comerciais foram lançados com cenas dos novos episódios (a primeira temporada já pode ser comprada em DVD), seguindo sempre a nova assinatura da marca, a “Keep Asking”.
-
-
Outro sucesso do HSW é Guia de compras, que mostra de maneira simplificada o que deve ser considerado na hora da compra de um produto. Atualmente alguns outros destaques do site brasileiro são: “HOJE no HowStuffWorks”, onde um artigo do dia é lançado diariamente, com mais 3 outros artigos anteriormente selecionados para estar no destaque; Quiz, um teste divertido e dinâmico sobre vários assuntos; Guia de compras, onde o internauta se informa sobre produtos e tem noções básicas sobre eles, para não restar dúvidas na hora de adquirí-los; e o Shopping HowStuffWorks, que compara preços de vários produtos disponíveis em lojas virtuais, mostrando ao internauta as melhores opções de compra e os preços mais competitivos. Além disso, o usuário pode participar votando no Fato do dia, Frase do dia e Enquete do dia, na seção Rapidinha. Há também o Boletim HowStuffWorks por email, onde o internauta é informado de todas as novidades do site.
-
-
A evolução visual
A identidade visual do HSW mudou radicalmente ao longo dos anos. A primeira mudança ocorreu em 2000, quando foi introduzido um logotipo redondo em dois tons de azul. Nova mudança ocorreu em 2003, quando um cérebro aberto com o planeta terra dentro foi adicionado como símbolo do logotipo. Recentemente, em 2009, o HSW passou a adotar um logotipo que exibe apenas o nome do site em dois tons de azul e o sinal de interrogação (?) sobre a letra O da palavra works.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação:
11 de julho de 1998
● Fundador: Marshall Brain
● Sede mundial: Atlanta, Georgia
● Proprietário da marca:
Discovery Communications
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman:
Jeff Arnold
● Editor chefe:
Conal Byrne
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
500
● Segmento: Informação
● Principais produtos: Conhecimento geral
● Slogan: It's good to know.
● Website:
http://www.howstuffworks.com/
-
A marca no mundo
O HSW, que tem seu modelo de negócios baseado em vendas de links patrocinados, publicidade online e comércio eletrônico, é um dos sites mais populares da Internet, e um dos mais descolados do momento. Somente nos Estados Unidos, o HSW atinge uma média de 12 milhões de visitantes únicos e 60 milhões de páginas visitadas por mês. Índia, Canadá, Reino Unido e Paquistão são países com mais acessos no HSW depois dos Estados Unidos.
-
Você sabia?
Atualmente na versão brasileira do HSW (
http://www.hsw.uol.com.br/), a variedade de assuntos inclui 13 grandes temas, com mais de 5 mil artigos, 1.200 testes de perguntas e respostas e mil vídeos. Os mais acessados são ciências e saúde, seguidos por carros e informática.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 3/8/2009

Um comentário:

Clarissa disse...

Olá, Kadu. Sou a Clarissa, da Edelman, agência de comunicação do HowStuffWorks aqui no Brasil. Gostaríamos de agradecer o post sobre a empresa, ficou bem bacana. Um abraço.