20.9.10

WIZARD


Falar outros idiomas em um mundo globalizado é praticamente uma questão de sobrevivência nos dias de hoje. Por isso a rede WIZARD by Pearson oferece a milhões de alunos no Brasil e no exterior um método de ensino inovador, com foco em resultados. Mais que ler e escrever, nas escolas WIZARD by Pearson o aluno fala desde a primeira aula. 

A história 
Tudo começou em 1969 quando o curitibano Carlos Martins (foto abaixo), a palavra Wizard só seria adicionada ao seu nome quase duas décadas mais tarde por uma questão de marketing e sugestão de uma franqueada, teve os primeiros contatos com a língua inglesa através de aulas com missionários americanos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Cinco anos depois, em 1974, já com um domínio maior da segunda língua e com apenas US$ 100 no bolso, foi morar e aprender inglês nos Estados Unidos, onde ficou por um ano e meio, antes de seguir como missionário mórmon para a Europa (mais especificamente Portugal), onde permaneceu por mais dois anos. Depois de retornar ao Brasil e se casar com Vânia, ele foi novamente para os Estados Unidos, desta vez para estudar análise de sistemas e tecnologia na Universidade de Brigham Young, localizada na cidade de Provo no estado de Utah, instituição mórmon que mantém um dos maiores centros de ensino de idiomas no mundo. Mais tarde foi convidado para ser instrutor de português no centro de idiomas para missionários mórmons da própria universidade. No centro, onde também se tornou missionário, percebeu que poderia trazer para o Brasil o sistema de franquias para escolas de idiomas que, segundo ele, ainda não existia no país.


Dessa rica experiência, ele desenvolveu uma metodologia própria, depois de acompanhar muitos jovens que, em um período curto, de apenas oito semanas, acabavam aprendendo o idioma. Martins regressou ao Brasil em 1986, chegou a dar aulas de inglês na cozinha de sua casa, e no ano seguinte, criou a WIZARD IDIOMAS, escola com metodologia diferenciada e formato de negócio pioneiro para a área, a franquia. O nome do novo negócio foi inspirado no encantamento que a fantástica história “Wizard of Oz”, em português “O Mágico de Oz”, criava no empresário. A primeira unidade foi inaugurada na cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo. A WIZARD nascia direcionada a quem tinha necessidade de aprender com urgência o inglês, voltado para a conversação. Com uma proposta agressiva, trazia o slogan “Fale Inglês em 24 Horas”. Foi um sucesso: os alunos reconheciam a evolução no aprendizado, as matrículas aumentavam e consequentemente, o número de franquias se multiplicava em ritmo acelerado. Em 1991, já eram 100 unidades em todo o Brasil. E o principal: a rede WIZARD era conceituada por alunos, público e meios de comunicação, como uma escola jovem, progressista e inovadora em conceito e metodologia de ensino.


O objetivo era estimular a aprendizagem do aluno em todos os sentidos: pensar, ouvir, falar, ler, escrever e compreender um segundo idioma. Além disso, a busca constante de um desenvolvimento pessoal, cultural e acadêmico do aluno através de técnicas avançadas de neurolinguística e uma constante busca da capacitação em toda a rede. No final da década, em 1999, a rede já possuía mais de 500 unidades espalhadas pelo país. A rede abriu sua primeira unidade fora do país em 2002, nos Estados Unidos. Pouco depois, em setembro de 2005, com investimentos de R$ 20 milhões, a rede lançou a WizardTV, um canal, transmitido pela televisão, satélite e internet, que oferece programação educativa e familiar, com programas sobre o turismo no Brasil, entrevistas com pessoas que estão ligadas à WIZARD, como, por exemplo, os alunos, e videoclipes legendados.


Nos anos seguintes a WIZARD também cresceu através de aquisições importantes como as redes Yeski (2006) e Skill, de São Paulo, em 2007, mesmo ano em que ingressou no mercado mexicano com a inauguração de sua primeira escola. Além disso, passou a oferecer cursos em outros idiomas, como por exemplo, espanhol, francês e italiano. Nesta época, a cultura estava presente no universo WIZARD de todas as formas, inserida na metodologia e no marketing da marca. Estava nas festas de datas comemorativas realizadas em unidades de todo o país e nos encontros nacionais de estudantes e franqueados, realizados em grandes parques de diversão. No final de 2013, a WIZARD foi oficialmente vendida por R$ 2 bilhões para o grupo britânico Pearson, uma das maiores redes de ensino do mundo, fundada em 1844 por Samuel Pearson. Em 2016, a rede de ensino passou a se chamar oficialmente WIZARD by Pearson, uma mudança que fazia parte da estratégia global de marketing que envolvia a associação direta da marca Pearson a marcas locais selecionadas.


Atualmente os alunos podem optar por várias modalidades de cursos: Class (as turmas são formadas da maneira mais diversificada possível, com carga horária de duas horas semanais), Way (oferece uma personalização da metodologia que permite o aprendizado do idioma de forma gradativa e natural, com o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e comunicação com fluência e segurança), Plus (une tecnologia e personalização em três principais ambientes digitais com conteúdo diferenciado para o aluno estudar onde e quando quiser), Vip (aulas individuais que podem ser agendadas para serem ministradas na própria escola, no trabalho ou em um local combinado) e In Company (cursos ministrados nas empresas, escritórios e condomínios). A rede também oferece os cursos Kids (especialmente voltado para crianças com idade entre 7 a 10 anos, com atividades preparadas por profissionais especializados e qualificados, que unem brincadeiras a um ensino sério e muito eficiente), Tots (voltado especialmente para crianças de 5 a 6 anos, inclui jogos, histórias, rimas, músicas, brincadeira e teatro, além da comunicação oral e do desenvolvimento da leitura e da escrita trabalhados lado a lado com atividades descontraídas, confortáveis e divertidas) e Teens (desenvolvido para atender adolescentes que desejam falar inglês fluentemente e necessitam do idioma, principalmente, como veículo de desenvolvimento acadêmico e profissional, assim como também àqueles que buscam um idioma para viajar ou participar de intercâmbios educacionais).


Além disso, a WIZARD by Pearson utiliza a tecnologia como ferramenta de ensino, como, por exemplo, Wizard Tab (aplicativo para tablets exclusivos das salas de aula da escola), Wizard Plus (ambiente de estudos online em que o aluno acompanha o seu desenvolvimento, além de praticar com exercícios complementares e atividades de revisão totalmente personalizadas) e Wizard Play (aplicativo móvel que oferece uma coleção de jogos e treinos com atividades que aliam didática e diversão). Um dos ícones da marca é a WIZPEN, caneta lançada em 2011 e que ajuda o aluno a se aperfeiçoar na pronúncia de forma simples e divertida. A caneta vem com um cabo de conexão USB que pode ser utilizado para carregar o dispositivo e atualizá-lo assim que um livro for concluído. Dessa forma, a caneta não requer pilhas ou baterias, e o aluno não precisa comprá-la novamente ao iniciar uma nova etapa. Para utilizá-la é só passá-la em cima da palavra escrita no livro, a qual será reproduzida pela pequena caixa de som que fica na caneta.


Outra grande novidade da marca, lançada em 2017, é a WizKids, unidades criadas com o objetivo de levar um ensino exclusivo de inglês para as crianças em fase de desenvolvimento. Cada unidade une a garantia de formação completa da WIZARD by Pearson com uma nova forma de educação: utilizar a diversão como estratégia de aprendizado. Além de promover as habilidades de comunicação em inglês de forma dinâmica, a WizKids também se preocupa em estimular o pensamento lógico e criativo, formar valores e ensinar a criança a se expressar livremente, vencendo suas inibições e bloqueios durante o aprendizado. Cada unidade tem mobiliário adaptado e decoração lúdica para a criança se sentir em casa; ensino completo e exclusivo, respeitando a idade e o processo de aprendizagem da criança; acompanhamento frequente de resultados pedagógicos e evolução no aprendizado do idioma; e espaço especial para realizar brincadeiras e gincanas.


O objetivo educacional da metodologia pedagógica WIZARD by Pearson é promover o desenvolvimento completo das habilidades de comunicação: fala, audição, leitura e escrita. Com um método pedagógico completo e alinhado a inúmeras experiências de sucesso, os alunos têm a oportunidade de conhecer muito mais do que um idioma. Por meio de avançadas técnicas de ensino, os alunos desenvolvem os aspectos pessoais, culturais e acadêmicos, além de liderança e automotivação. Assim, são estimulados a se expressar livremente, vencendo suas inibições e bloqueios durante o aprendizado.


Campanhas que fizeram história 
A campanha Nação Bilíngue, lançada em 2014, tinha o objetivo assegurar que os alunos tivessem, ao final de dois anos, a certificação internacional TOEIC, uma das mais importantes do mundo e reconhecida por sua excelência e qualificação. Na verdade, muito mais que uma campanha de marketing, a Nação Bilíngue era um compromisso que se o aluno, ao final de dois anos, não conquistasse o certificado internacional a WIZARD ofereceria aulas gratuitas para que ele alcançasse o objetivo. Só quem confia tanto na própria metodologia e no sonho de um Brasil melhor podia selar um compromisso do tamanho de uma nação. Em 2015 alunos da rede estrelaram uma campanha que mostrou a conquista do certificado internacional de idioma inglês e como eles conquistaram seus sonhos. Já em 2016, campanha Nação Bilíngue, que vem continuamente entregando resultados tangíveis e intangíveis para a marca chegou a um novo momento com o conceito “We Are Wizard – Todos por uma Nação Bilíngue”.


A evolução visual 
Ao longo dos anos o logotipo da marca passou por radicais alterações para acompanhar o desenvolvimento, não somente do negócio, como também dos tempos. O logotipo adotou como símbolo uma águia. No final de 2016, a marca apresentou seu novo logotipo e um novo nome: WIZARD by Pearson (Pearson é a empresa líder mundial em educação e detentora da marca no Brasil desde 2013). No novo logotipo a icônica águia, agora se destaca um pouco mais, porém não livre e sim, dentro de um círculo vermelho. Já a tipografia de letra ganhou menos inclinação.


Os slogans 
Você Bilíngue. (2009) 
Você faz. Você vence. (2008) 
Inglês com liderança.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1987 
● Fundador: Carlos Wizard Martins 
● Sede mundial: Campinas, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Wizard Brasil Franchising Ltda. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Pearson PLC) 
● Presidente: Luciano Kliemaschewsk 
● Faturamento: R$ 1.7 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Escolas: 1.250 
● Alunos: 500.000 
● Presença global: 5 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 15.000 (incluindo franqueados) 
● Segmento: Educação 
● Principais produtos: Cursos de inglês, espanhol, francês, alemão e italiano 
● Concorrentes diretos: Wise Up, Fisk, CCAA, CNA, Cultura Inglesa, Cel®Lep e Berlitz 
● Ícones: A águia do logotipo 
● Slogan: Você Bilíngue. 
● Website: www.wizard.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente existem mais de 1.250 unidades da rede espalhadas por 740 cidades de todo Brasil, e mais 12 unidades em outros quatro países (como Estados Unidos, Japão, Paraguai e Costa Rica), que atendem aproximadamente meio milhão de alunos, posicionando a marca como líder no segmento de ensino de idiomas, no Brasil e no mundo. Hoje em dia a WIZARD by Pearson oferece cursos em oito idiomas (Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Português para estrangeiros, Japonês e Chinês) e é pioneira no ensino de inglês em Braile. É a primeira também a utilizar a certificação internacional TOEIC (Test of English for International Communication), teste de proficiência em inglês com o maior reconhecimento mundial, utilizado anualmente por mais de 4.5 milhões de pessoas. 

Você sabia? 
Com uma metodologia totalmente diferenciada e exclusiva, a WIZARD by Pearson aposta em cursos que acompanham as características particulares de cada aluno, preparando-o para aproveitar totalmente o seu aprendizado. A rede possui material altamente didático com proposta pedagógica para atender alunos da educação infantil, ensino fundamental, médio, superior e terceira idade. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e PEGN), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 19/7/2017

2 comentários:

mila araújo disse...

eu tenho orgulho de fazer parte deste time a Wizard é uma otima emrpesa para se trabalhar!

Uma das Tontas disse...

Adorei a publicação! Só precisar dar uma atualizada, pois a rede foi vendida.