11.1.11

GUYLIAN

Se você gosta de chocolate deve conhecer a marca GUYLIAN (cuja pronuncia correta em francês é “Gi-lian”). Se não conhece, está perdendo verdadeiras delícias que carregam, além de um sabor sensacional, a mais pura tradição belga em confeccionar o melhor chocolate, sempre macio e que derrete na boca.
-
A história
Guy Foubert nasceu em 1938 na Bélgica. Filho de um padeiro apaixonado pela profissão, logo em sua juventude demonstrou suas habilidades culinárias no curso de Confeitaria e Panificação na escola de Antuérpia. Mas, desde essa época, seu grande talento sempre foi a fabricação artesanal de trufas e pralinés, os quais vendia informalmente no mercado local de Antuérpia. Já adulto, casou-se, e junto com a esposa, fundou uma pequena empresa em 1960, cujo nome nasceu da junção de seu primeiro nome (Guy) com uma das sílabas do nome de sua mulher (Liliane). Era o nascimento da Chocolaterie Guylian.
-
-
As pequenas produções artesanais de pralinés geraram pedidos que cresciam com uma velocidade espantosa, e da necessidade de inovar para se diferenciar no mercado e aumenta as vendas no verão, nasceu o famoso bombom que fez a marca ser conhecida mundialmente: os bombons com formato de conchas do mar, recheadas com deliciosas avelãs torradas. Era o início de uma história de sucesso, que primeiramente conquistou o paladar dos belgas, e depois de outros países da Europa. Com a demanda cada vez maior por seus pralinés em formato de conchas marinhas, ele rapidamente modernizou os métodos de produção para fabricá-los em grandes quantidades sem perder a qualidade e o sabor que os faziam famosos.
-
-
Outros pralinés com formatos inspirados no mar surgiram, dentre eles bombons com forma de cavalo marinho, que iriam se tornar extremamente populares. Em 1988 a empresa inaugurou uma nova fábrica. Nessa época, a empresa já era comandada pela segunda geração da família. Nos anos seguintes a empresa aumentou a linha de produtos, da qual fazia parte, além dos famosos pralinés, bombons recheados, barras de chocolates, um delicioso licor de chocolate (cuja garrafa tem o formato de um cavalo marinho) e outros produtos derivados do cacau. Ao mesmo tempo desenvolveu embalagens práticas e modernas, que além de servirem como sofisticadas opções de presentes, preservavam a qualidade dos produtos. Além disso, a GUYLIAN desenvolveu produtos e embalagens sazonais para o Dia dos Namorados, Páscoa, Dia das Mães e Natal.
-
-
Em junho de 2008 a marca GUYLIAN foi adquirida pela empresa sul-coreana Lotte Confectionary Co, que pagou €105 milhões. Recentemente, seguindo a estratégia de grandes marcas do segmento, a GUYLIAN inaugurou cafeterias, onde, além dos deliciosos chocolates da marca, é possível saborear cafés e sobremesas em um ambiente sofisticado e moderno. A primeira cafeteria foi inaugurada na cidade de Sydney na Austrália. Extremamente macios e delicados os bombons da linha “Sea Shells Original”, oferecidos em 11 formatos diferentes, incluindo o de cavalo marinho, não perdem a forma quando estão na embalagem mesmo em dias com temperatura mais alta, mas que literalmente derretendo na boca devido a sua primorosa combinação entre chocolate ao leite, chocolate meio amargo e chocolate branco. Hoje em dia a GUYLIAN é uma das marcas de mais forte crescimento global em sua categoria, se firmando como uma excelente embaixadora dos chocolates belgas.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Bélgica
● Fundação: 1960
● Fundador: Guy Foubert
● Sede mundial: Sint-Niklaas, Bélgica
● Proprietário da marca:
Lotte Confectionary Co.
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Michael Cobb
● Faturamento: US$ 150 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 3
● Presença global: + 100 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários: 300
● Segmento:
Chocolates
● Principais produtos:
Bombons e chocolates
● Ícones: Os pralinés em forma de concha
● Slogan: The World’s Favourite Belgian Chocolates.
● Website: www.guylian.be
-
A marca no mundo
A GUYLIAN comercializa seus bombons e chocolates em mais de 100 países da Europa, Ásia, Austrália e Américas. Aproximadamente 96% de sua produção é exportada. A marca é extremamente popular nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Holanda, França, Portugal, Espanha, Japão e Áustria. Mais de 75 toneladas dos finos chocolates GUYLIAN são produzidos em Sint-Niklaas, em uma área fabril de 27.000 m². Além disso, a marca possui três sofisticados cafés localizados em Antuérpia, Cingapura e Sydney.
-
Você sabia?
Os famosos bombons em forma de conchas do mar é o produto belga mais vendido dentro das lojas do Duty Free.
O mundo do chocolate e o fundo do mar sempre estiveram intimamente ligados para a GUYLIAN. Por isso, desde 1999 a marca é um dos principais patrocinadores do Project Seahorse, um projeto dedicado a conservação de cavalos marinho e outras criaturas do fundo do mar em várias regiões do planeta.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 11/1/2011

Um comentário:

colunasdehercules.com.br disse...

Olá amigo blogueiro,

Eu sou Adriano Pelegrini Monteiro, autor do Blog Colunas de Hércules: www.colunasdehercules.com.br
Estou montando uma página exclusiva com banners de parceiros do nosso blog e gostaria de saber se vocês tem interesse em trocar banners?
Nós colocaremos em nossa página, banners de nossos parceiros do tamanho de 550 x 120 pixels, caso você não tenha um banner disponível nessas dimensões nossa equipe poderá fazer um para você.
Além disso, a cada 10 novas parcerias, criaremos posts de divulgação, sobre os blogs parceiros em nossa página principal.
Disponibilizaremos banner estáticos de nosso blog no tamanho que você decidir e se adequar ao seu template para formarmos essa parceria.

O Blog Colunas de Hércules acredito muito em uma blogosfera mais recíproca e procura criar parcerias com blogs como o seu que possui um conteúdo útil e inteligente. Não fazemos parcerias com blogs comerciais ou 100% pessoais, pois acreditamos que a blogosfera é a nova mídia, mais rápida, sustentável e imparcial.

E essa parceria não ficará apenas na troca de banners, mas também em troca de experiências, conteúdo, fontes de informação, rede de contatos, etc...

Caso tenha interesse, o seu blog se encaixa no perfil de blogs que nós procuramos para parcerias.

Entre em contato no e-mail: drico.no@gmail.com

Muito Obrigado

Adriano - Blog Colunas de Hércules - O Mundo do Empreendedorismo