13.4.16

FLEMING’S PRIME STEAKHOUSE & WINE BAR


Paixão por ingredientes frescos e sabores inovadores. Obsessão por cada detalhe, para o cliente saborear a cada mordida. Cortes de carnes perfeitos. Uma seleção exclusiva de vinhos. A melhor combinação de steak, frutos do mar e legumes, preparados diariamente por experientes e talentosos chefs. Tudo em um ambiente aconchegante com atendimento atencioso e exclusivo. Eis a receita de sucesso da rede de restaurantes casuais FLEMING’S PRIME STEAKHOUSE & WINE BAR. 

A história 
Tudo começou no ano de 1998 quando dois experientes especialistas em gastronomia, Bill Allen III e Paul Fleming, este último já havia criado a famosa rede de restaurantes casuais de comida asiática P.F. Chang’s China Bistro, inauguraram a primeira loja do FLEMING’S PRIME STEAKHOUSE & WINE BAR na cidade de Newport Beach, estado da Califórnia. O objetivo da dupla foi criar uma experiência única em steakhouse (churrascaria) com ênfase na hospitalidade, uma atmosfera convidativa e carnes de excelente qualidade. Além do serviço personalizado e da experiência com carnes, eles criaram uma excepcional seleção de vinhos abrangente e sofisticada. Nasceu assim a premiada coleção de 100 vinhos em taças, conhecida como FLEMING’S 100®. Atualmente essa carta de vinhos é cuidadosamente selecionada pela Diretora Internacional de Vinhos, Maeve Pesquera. Anualmente, vinhos do mundo todo com as melhores notas em premiações e provenientes de vinícolas com volume limitado são selecionados durante um rigoroso processo de degustação.


Outro diferencial do FLEMING’S eram os exclusivos cortes de carnes de uma raça de gado especialmente desenvolvida para a rede, o USDA Premium, alimentado com milho e que corresponde a apenas 2% rebanho americano. No ano de 1999, em uma parceria com a Bloomin’ Brands, empresa com vasta experiência no segmento de restaurantes casuais e proprietária da rede Outback Steakhouse, foi montado um plano de expansão do FLEMING’S em território americano. Nos anos seguintes, como resultado de uma hospitalidade incomparável, uma carta de vinhos cuidadosamente selecionada e deliciosos e saborosos steaks, o FLEMING’S inaugurou outros restaurantes em várias cidades americanas, incluindo unidades fora do estado da Califórnia. Além disso, a rede expandiu as opções do cardápio com seleções diárias de frutos do mar frescos, saladas e entradas. Passou também a servir legumes frescos em porções generosas e cinco opções diferentes de preparar batatas.


Todos os restaurantes da rede oferecem o Private Dining Rooms, sofisticados ambientes privados para eventos de negócios ou pessoais, com cardápio exclusivo e um Private Dining Director que através de um serviço personalizado ajudará a criar uma experiência inesquecível para o grupo de convidados. Mais recentemente, para melhorar a experiência de cada cliente nos restaurantes da rede foi criado o FLEMING’S WINEPAD, um premiado aplicativo desenvolvido para guiar a busca pelo vinho ideal. Para ajudar a escolher entre tantas opções, cada mesa tem um tablet equipado com este aplicativo que expõe todo o menu de vinhos, drinques e cervejas artesanais. As opções podem ser separadas por tipo de bebida, humor ou até qual irá harmonizar melhor com o prato escolhido.


No mês de março de 2016, o FLEMING’S inaugurou sua primeira unidade fora dos Estados Unidos, localizada na badalada Avenida Cidade Jardim em São Paulo. No cardápio, variedades de cortes de carnes selecionadas, frutos do mar frescos, seleção premiada de vinhos em taça (180ml e 270ml, além da possibilidade de comprar a garrafa) e drinques exclusivos com a assinatura da marca. A rede serve carnes Black Angus Beef e Prime Beef (cruzamento genético especial para o FLEMING’S). O ambiente da primeira unidade brasileira é uma evolução do que já existe nos Estados Unidos, com iluminação e mobílias diferentes, e mais modernas. O modelo brasileiro servirá de referência para outras lojas da rede e futuras inaugurações, incluindo unidades na cidade de Plano, no estado do Texas, e de Pasadena, na Califórnia.


Para o FLEMING’S, um steak nunca é apenas um steak. É o resultado de um processo meticuloso de seleção, preparação e serviço que garante que ele chegue à mesa no seu melhor sabor. A começar pela raça de gado utilizada. Por exemplo, no Brasil, foi preciso criar uma nova raça de bois completamente nova. O novo gado FLEMING’S PRIME é uma mistura de 50% de Wagyu, gado japonês especial, 25% Angus, originário da Escócia e 25% Nelore, raça indiana. A combinação resulta em uma carne com mais gordura entremeada e, portanto, mais macia e suculenta. Além de interferir na genética do boi, a rede também se preocupou com a sua criação. O gado só se alimenta de uma ração com alto teor energético e fica confinado por 410 dias, muito mais do que o normal, para garantir a maciez da carne.


Já nos restaurantes, as carnes são cortadas à mão em generosos filés, temperadas com sal grosso e pimenta preta moída e perfeitamente grelhadas a 870°C, em um método de cocção que sela a carne mais rapidamente e mantém toda sua suculência e sabor. Já na opção do método iron crusted, o corte recebe também azeite de oliva antes de ir para a chapa, o que deixa uma crosta saborosa ao redor do filé. Há também a possibilidade de incluir toppings como cauda de lagosta, camarões e pedaços de caranguejo gigante, que tornam cada refeição uma nova experiência gastronômica. As carnes seguem o corte norte-americano, que é diferente do churrasco tradicional brasileiro. Existe o Prime Ribeye (corte da parte superior das costelas, é macio e suculento), Prime Bone-in Ribeye (o osso junto ao steak resulta em um sabor rico e distinto que permeia a partir da medula), Prime New York Strip (combinação perfeita entre sabor e maciez, cujo segredo está na qualidade da gordura, mais suave do que o habitual, distribuída uniformemente ao longo do músculo), Prime Porterhouse (cortado a partir da extremidade traseira do lombo, possui um osso “em forma de T” com Strip de um lado e Filet Mignon do outro), Prime Rib (uma peça completa de Ribeye, assada à perfeição no forno por duas horas e meia, o que resulta no mais macio steak da rede), além do famoso Filet Mignon (com menos gordura, é uma textura quase amanteigada). No entanto, a rede precisou incorporar a brasileiríssima picanha ao cardápio para agradar o paladar brasileiro. Devido ao marmoreio e a capa de gordura que é mantida no preparo, é uma das carnes mais saborosas do boi.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por pequenas alterações ao longo dos anos.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1998 
● Fundador: Paul Fleming e Bill Allen III 
● Sede mundial: Newport Beach, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Bloomin’ Brands, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Elizabeth A. Smith 
● Presidente: Skip Fox 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Restaurantes: 67 
● Presença global: 2 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 6.500 
● Segmento: Restaurantes casuais 
● Principais produtos: Carnes, frutos do mar e vinhos 
● Concorrentes diretos: The Capital Grille, LongHorn Steakhouse, Texas Roadhouse, Ruth’s Chris Steak House, Smith & Wollensky e Fogo de Chão 
● Ícones: Os cortes de carnes e a carta de vinho 
● Website: www.flemings.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a rede conta com 66 restaurantes espalhados por 28 estados americanos, além de uma unidade no Brasil. O estados com maior presença da rede são Califórnia, Flórida e Texas. O FLEMING’S pertence ao Bloomin’ Brands, uma das maiores empresas de restaurantes casuais do mundo, também proprietária do Outback Steakhouse, Carraba’s Italian Grill (no Brasil chamado de Abbraccio) e Bonefish Grill. 


Você sabia? 
Em média, o preço de um jantar no FLEMING’S é de aproximadamente US$ 70 por pessoa. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Veja, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico, Estadão, e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 13/4/2016

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