29.6.16

PROTEX


Sinônimo de saúde e proteção, a marca PROTEX se preocupa em oferecer cuidados diários para toda família, desenvolvendo produtos clinicamente comprovados, que criam uma barreira de proteção para ajudar a prevenir a proliferação de bactérias. Com isso, as mães podem ficar despreocupadas em deixar as crianças serem super-heróis, explorando o mundo sem medo, pois estarão mais protegidas com os produtos PROTEX. 

A história 
Tudo começou no início dos anos de 1980 quando a empresa Colgate-Palmolive, que já possuía, através da marca Palmolive, um vasto conhecimento e enorme aceitação popular por seus sabonetes feito à base de óleos de oliva e palma desde 1864, resolveu ingressar em um novo segmento de mercado que parecia ser extremamente promissor: o de sabonetes antibacterianos. Após intensas pesquisas foi lançado oficialmente no mercado americano o PROTEX, inicialmente um sabonete em barra antibacteriano. Pouco depois o produto foi lançado no Canadá e também no Brasil. Nesta época, a preocupação com as bactérias não era tão grande ou pelo menos não para a maior parte da população mundial. Por isso PROTEX ficou meio escondido no enorme portfólio de produtos da Colgate-Palmolive.


Mas a partir do final da década de 1990, com o crescimento das economias mundiais, o acesso à informação e a ampliação das metrópoles, o que tornou cada vez mais difícil se evitar aglomerações de indivíduos em lugares fechados, aumentando assim a probabilidade de contaminação de doenças diversas e consequentemente a preocupação com a prevenção, a marca PROTEX soube aproveitar esse novo cenário para conquistar cada vez mais participação de mercado, principalmente em nações não muito desenvolvidas, como na América do Sul, Ásia e África. E isto resultou no lançamento de novas variações do sabonete (como por exemplo, a versão líquida para o corpo) e novos perfumes e ingredientes, que além de possuírem a ação antibacteriana, hidratavam a pele.


Já no Brasil, a marca iniciou uma tímida diversificação de sua linha de produtos em 2005 com o lançamento de Protex Suncare Líquido (uma opção contra o ressecamento da pele causado pelo sol) e Protex Aveia (que combina a proteção antibacteriana com os benefícios naturais da aveia). E nos anos seguintes literalmente inundou o mercado com inúmeros lançamentos, como por exemplo, versão a que combina a proteção antibacteriana prolongada com a Vitamina E, um conhecido ingrediente essencial para a pele; com Aloe Vera, que limpa e remove suavemente as impurezas deixando a pele saudável, macia e protegida; ou com Própolis, que limpa a pele delicadamente e continua a protegê-la das bactérias mesmo horas após o banho. Outras novidades foram Protex Fresh (uma fragrância refrescante com a proteção antibacteriana prolongada, proporcionando uma incrível sensação de frescor e saúde à pele), Protex Balance (oferece um perfeito equilíbrio entre proteção antibacteriana e ingredientes umectantes e suavizantes), Protex Cream (exclusiva fórmula com agentes umectantes que deixam a pele macia e saudável), Protex Ultra (especialmente desenvolvido para pessoas que necessitam de uma maior proteção antibacteriana e de ação desodorante, para evitar o mau odor do suor provocado pela ação das bactérias) e Protex Suave (especialmente desenvolvido para pessoas com pele delicada).


Até 2010, a marca PROTEX reinou absoluta no segmento de sabonetes antibacterianos no mercado brasileiro. Mas com o advento da gripe H1N1, outras importantes marcas mundiais ingressaram no mercado brasileiro, como por exemplo, Lifebuoy e Dettol. E PROTEX reagiu rápido diante da pesada concorrência com a ampliação de sua linha de produtos, como por exemplo, o lançamento do Protex erva-doce. Além disso, como o lançamento de Protex for Men em 2012 foi muito bem sucedido no mercado brasileiro, iniciando assim sua presença no segmento masculino, a marca lançou em 2013 os sabonetes em barra e líquido Protex for Men Power, variante que possui notas amadeiradas, e que chegou para completar a linha que já contava com as versões Energy e Sports, que oferecem 10 vezes mais proteção contra odores e eliminam 99.9% das bactérias. Os novos produtos ofereciam benefício 2 em 1 e podiam ser usados tanto para o corpo quanto para os cabelos, proporcionando ainda mais praticidade e comodidade para os homens. Ainda em 2013, a marca inovou mais uma vez ao lançar o primeiro e único sabonete antibacteriano com óleo de Ômega 3, um produto inovador que tem como objetivo proporcionar uma pele suave e protegida.


Em 2015, a marca voltou seu foco para o público feminino e lançou o Protex Cuidado Íntimo, ingressando assim na categoria de sabonetes íntimos femininos. Para desenvolver o produto, a marca realizou pesquisas com médicos, especialistas e seu público-alvo, as mulheres. O novo sabonete carrega a tecnologia Protex System, que tem em sua composição o ácido lático, ingrediente que mantém o pH equilibrado e fortalece a barreira natural da área íntima, ajudando a prevenir a proliferação de bactérias que podem causar infecções. O novo produto chegou ao mercado em duas versões: Delicate Care (com uma fragrância floral e um toque de lavanda) e Fresh Equilibrium (com notas florais mais cítricas), que oferecem uma sensação prolongada de frescor além de ser ginecologicamente testados.


Outra grande novidade foi o novo sabonete antibacteriano Protex Complete 12®, que além de eliminar 99.9% das bactérias, possui fórmula exclusiva com Pro-12 System, que oferece 12 vezes mais proteção e pele protegida por até 12 horas. Esse novo produto foi resultado de estudos com consumidores, nos quais a marca percebeu que eficiência e proteção prolongada são benefícios relevantes e aspiracionais para pessoas que buscam uma pele saudável e protegida. Já em 2016, a linha foi ampliada como Protex Pro-Hidrata, que além de eliminar 99.9% das bactérias, também deixa uma sensação de hidratação na pele, devido ao óleo de macadâmia e ingredientes hidratantes.


Durante mais de 30 anos, o marketing realizado pela marca foi atuante, pois aproveitou a preocupação das pessoas com contaminações e criou diversos produtos antibacterianos para atender essa necessidade. Foram lançados então dentro da linha antibacteriana, produtos como álcool em gel, sabonetes líquidos, sabonetes íntimos femininos e uma linha exclusiva para cuidados masculinos fortalecendo a marca e ganhando espaço em importantes mercado mundiais.


Ações sociais 
Mais do que investir em publicidade e marketing, a marca PROTEX acredita na educação. Por isso, realiza diversas ações e eventos em escolas, que ensinam crianças à importância da higiene pessoal e na distribuição de novos produtos em áreas de grande circulação, gerando assim contato direto com seu público alvo. O resultado foi o desenvolvimento do programa “Lave suas Mãos”, para ensinar a população sobre a importância de lavar as mãos corretamente e ter uma boa saúde. Afinal, milhões de bactérias habitam as suas mãos e podem causar doenças como diarréia, pneumonia, gripes, infecções em feridas, problemas de pele, entre outras. Já para as crianças criou ações específicas através de jogos e downloads com a turma do polvinho Manolo, mascote da marca, que ensina hábitos saudáveis de uma forma divertida.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Inicialmente identificado pelo X estendido com traços coloridos, mais recentemente o logotipo da marca foi simplificado e adotou uma tipografia de letra mais arredondada e moderna. Dependendo das linhas de produtos, o segundo traço da letra X pode ganhar variações de cores.


Os slogans 
Everyday protection for the whole family. 
For The Good Health Of Your Skin. 
Protex with invisible antibacterial barrier. 
Proteção é Protex. 
Protex. Para uma pele saudável e protegida.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1985 
● Criador: Colgate-Palmolive 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Colgate-Palmolive Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Ian Cook 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidados pessoais e higiene 
● Principais produtos: Sabonetes e gel antibacterianos 
● Concorrentes diretos: Lifebuoy, Dettol, Safeguard e Dial 
● Slogan: Proteção é Protex. 

A marca no mundo 
Atualmente PROTEX, líder no mercado de sabonetes antibacterianos na América do Sul e na Ásia, comercializa sua vasta lista de produtos (que inclui sabonetes na versão barra e líquida, além de gel antibacteriano) em mais de 60 países ao redor do mundo. Somente no mercado brasileiro a marca oferece aproximadamente 20 variações de seus tradicionais sabonetes. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro, Época Negócios e EmbalagemMarca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 29/6/2016

Um comentário:

Packers and Movers in Ahmedabad disse...

Lovely Website, Maintain the fantastic work. Thank you so much!
Local Packers and Movers Ahmedabad list, Cheap Packers Movers Ahmedabad Charges, Affordable, Best Household Shifting Ahmedabad @ Packers and Movers Ahmedabad