27.10.20

SAM'S CLUB


Produtos nacionais e importados, exclusivos e já selecionados com embalagens econômicas para facilitar as compras com as escolhas certas para o dia a dia. Um lugar onde é possível encontrar muito além do que espera e se surpreender com a economia. Assim é o Sam’s Club, um clube de compras cuja missão é oferecer constantemente a milhões de consumidores novidades, preços baixos e experiências que façam as pessoas terem vontade de voltar sempre. 

A história 
Tudo começou quando Sam Walton, que havia fundado o Walmart (conheça essa outra história aqui) em 1962, resolveu lançar um novo modelo de varejo: o clube de compras, que fora inspirado na varejista Price Club, fundada em 1976 na cidade de San Diego. A intenção inicial da criação deste modelo varejista era oferecer aos pequenos comerciantes norte-americanos as melhores oportunidades de compras. Mas Sam não queria arriscar o sucesso da marca Walmart neste novo modelo de negócio e resolveu batizá-lo de Sam’s Wholesale Club, que abriu sua primeira loja no dia 7 de abril de 1983 na cidade de Midwest City, estado americano do Oklahoma. Desta forma, Sam Walton acabou por desenhar um modelo exclusivo que simplificou o varejo em sua época. Isto porque, ajudou os proprietários de pequenas empresas a economizar dinheiro em mercadorias compradas a granel. O Sam’s Club funcionava assim: os sócios pagavam uma taxa anual e passavam a ter direito a comprar no clube, que oferecia tanto produtos do dia-a-dia a preços competitivos e embalagens econômicas (o que ajuda a reduzir o preço), quanto itens importados.
   

Além disso, ao invés de estocar todos os itens das marcas disponíveis, o Sam’s Club estocava apenas os produtos certos e comprando-os em grandes quantidades, repassando assim as economias para seus membros. E também reduzia os custos mantendo um ambiente de compras simples, muitas vezes exibindo as mercadorias em paletes de transporte para que pudesse repor novos itens com rapidez. Ao final de 1983, já havia mais duas lojas em funcionamento, em Kansas City, estado do Missouri, e em Dallas no Texas. As vendas no primeiro ano foram de US$ 40 milhões. No ano seguinte já eram 11 lojas em funcionamento e US$ 225 milhões em vendas. Nessa época as lojas localizavam-se em armazéns alugados no sul e sudoeste do país, geralmente em áreas bastante desertas. Eles eram enormes e sem decoração. As mercadorias eram expostas em paletes de transporte ou em prateleiras de aço que chegavam quase ao teto. Nesses primeiros anos a rede também se aproveitou do know-how de distribuição do Walmart, que já sabia como conter os custos e ampliou essa habilidade no Sam’s Club. Por exemplo, as mercadorias eram movidas mecanicamente sempre que possível, de forma que poucas mãos humanas precisassem tocá-la em sua jornada da fábrica até o carro do cliente.
   

A rede ingressou no meio-oeste americano em 1986 e, no ano seguinte, já tinha 84 lojas. Isso incluiu a aquisição das lojas da varejista Super Saver Wholesale, uma de suas maiores concorrentes. Em 1989 a rede começou sua expansão pelo nordeste do país. Nessa época a rede já representava aproximadamente 18% do faturamento do Walmart. Em 1990, como estratégia de marketing e por decisão judicial sobre a utilização do termo “wholesale”, a rede abreviou seu nome para Sam’s Club. Ainda este ano, a empresa comprou uma rede rival chamada The Wholesale Club, que possuía 27 lojas com sede em Indianápolis, ganhando assim força no meio-oeste do país. A primeira loja da empresa fora dos Estados Unidos foi inaugurada em 1991 na Cidade do México. Pouco depois, em 1993, o Sam’s Club adquiriu 99 lojas da Pace Membership Warehouse. Nesse momento, a empresa era a maior do setor com aproximadamente 400 lojas e vendas de US$ 14.7 bilhões.
   

Em meados de 1994, os níveis de vendas caíram mês a mês durante quase um ano. A empresa então decidiu focar novamente em seu núcleo de clientes de pequenas empresas, visando setores específicos, como lares de idosos, restaurantes, operadoras de hotéis/motéis e empresas de limpeza. O Sam’s Club passou a oferecer itens como lençóis de qualidade, talheres para restaurantes, cadeiras de rodas e talas de pulso, entre outros itens. Visando negócios específicos, a rede também passou a vender menos outros itens, como utensílios domésticos, que atraíam mais os consumidores que compravam para si ou para suas famílias. Além disso, passou também a estocar alguns itens incomuns, incluindo juke boxes e pianos de cauda, destinados a atrair consumidores de luxo que gostavam da emoção de procurar pechinchas.
   

O Sam’s Club desembarcou no Brasil em 1995 com a inauguração de sua primeira loja na cidade de São Caetano do Sul, região do ABC paulista, e iniciou sua expansão pelo país três anos mais tarde com a abertura de uma loja na cidade de Curitiba no Paraná. O Sam’s Club conquistou os consumidores brasileiros ao oferecer embalagens diferenciadas, no formato ideal para ajudar a simplificar o cotidiano, com muita economia e rendimento. Já o primeiro Sam’s Club na China foi inaugurado em Shenzhen no dia 12 de agosto de 1996, ingressando assim em um enorme mercado consumidor mundial. Pouco depois, em 1998, o Sam’s Club iniciou um grande programa de renovação de suas lojas, que se tornaram mais atrativas, práticas e modernas com a adição de padarias e outros novos departamentos, como alimentos frescos. Além disso, anunciou um estilo de loja, batizada de “Millennium Club”, que oferecia itens mais sofisticados, como vinhos.
   

O Sam’s Clubs também começou a oferecer uma série de serviços, como remessa expressa, acesso à internet com desconto, farmácia e até treinamento em softwares. Além disso, introduziu uma nova linha de alimentos de marca própria chamada Member’s Mark® (que se tornaria um dos motivos para os sócios retornarem com mais frequência às lojas) e abordou seus membros com malas diretas, alegando que “o segredo para viver bem” poderia ser encontrado no Sam’s Club. Hoje em dia a Member’s Mark® oferece uma ampla gama produtos, incluindo alimentos, perecíveis e mercearia, limpeza, pet, cama, mesa e banho, higiene, papelaria, confecção e utilidades domésticas. A Member’s Mark® se tornou um grande atrativo para o Sam’s Club, oferecendo itens exclusivos com qualidade igual ou superior à marca líder de cada categoria, além de um preço extremamente acessível.
   

Todas essas mudanças surtiram efeito, já que 1998 foi o melhor ano em vendas da rede em muito tempo. Em 2000 o segmento de clubes de compras havia se restringido à apenas três grandes redes: Sam’s Club, com mais de 450 lojas; Costco (saiba mais aqui), com cerca de 300; e BJ’s Wholesale Club, com pouco mais de 100 unidades. A rivalidade histórica entre Costco e Sam’s Club só aumentou e as redes começaram a inaugurar lojas bem próximas uma das outras. O Sam’s Club esperava prevalecer sobre a rival, aprimorando seu marketing por meio de ações como catálogos voltados para grupos específicos de membros. Também começou a instalar postos de gasolina em suas lojas, aprimorar suas operações de farmácia e oferecer outros serviços, como processamento de fotos em uma hora, floricultura e refeições prontas. Em 2003 a rede ingressou no mercado canadense com a inauguração de uma loja em Ontário (mas a empresa, por questões estratégicas, resolveu fechar as seis unidades no país em 2009). Outra importante ação ocorreu em 2006, quando o Sam’s Club deixou de utilizar o popular slogan “We Are In Business For Small Business” (algo como “Estamos no negócio para pequenas empresas”) em uma tentativa de deixar de vender apenas para pequenas empresas e atrair mais clientes individuais e famílias.
  

Nos últimos anos o Sam’s Club tem se adaptado aos novos hábitos de consumo e a uma nova geração de consumidores. Por exemplo, em 2017, a rede iniciou os testes de um serviço de entrega para seus clientes comerciais em Dallas, estado do Texas. Além disso, o sistema Club Pickup permitia que todos os membros, incluindo clientes empresariais, fizessem pedidos online e os retirassem no dia seguinte na loja mais próxima. Outro recurso adicionado recentemente foi o programa Scan & Go, que permite aos clientes usarem um aplicativo móvel para escanear códigos UPC em itens nas lojas conforme eles os colocam em seus carrinhos de compras. Quando estão prontos para finalizar a compra, os clientes pagam de seus telefones de qualquer lugar da loja, evitando assim as filas dos caixas. Essa modalidade já é usada em 30% das compras realizadas no Sam’s Club norte-americano.
  

E as novidades não pararam por aí. Em 2018 a rede inaugurou na cidade de Dallas a primeira unidade do Sam’s Club Now, que funciona em parceria com o aplicativo de mesmo nome, permitindo fazer uma lista dos itens a serem comprados e, uma vez na loja, o aplicativo indica onde encontrar os produtos e o melhor caminho a percorrer. Nesse sistema o celular funciona como um leitor de código de barras. Ao final da compra, o consumidor irá gerar um QR code em seu celular, que para ser validado - configurando então o fim das compras - terá de ser lido por algum funcionário da loja. O estabelecimento é um projeto piloto para a rede aplicar este sistema em cadeia nacional nos Estados Unidos. Além disso, o Sam’s Club fechou algumas unidades em território americano, transformado-as em pequenos centros de distribuição onde funcionários coletam e enviam mercadorias aos clientes que fazem pedidos online. Esses centros de distribuição geralmente armazenam de 1.500 a 2.000 itens diferentes, que são normalmente pedidos pelos clientes, incluindo café, cereais e produtos domésticos.
    

Já no Brasil, no mês de junho de 2018, foi aprovada a aquisição de 80% das operações do Walmart no país (incluindo a bandeira Sam’s Club) pelo fundo norte-americano Advent International. Com isso, o Sam’s Club passou a integrar o Grupo Big, que anunciou o fim da marca Walmart no país (para economizar em royalties), mas elegeu a marca Sam’s Club como seu pilar de crescimento. Sendo assim, algumas lojas do Walmart foram transformadas e Sam’s Club e, em 2019, após um período de quase dez anos sem novas unidades, a rede inaugurou uma loja em Brasília. E mais três previstas para 2019 - duas em São Paulo (Vila Leopoldina e Morumbi) e uma em Aracaju. Além disso, um dos focos de melhoria da rede é seu aplicativo, permitindo que o cliente também tenha acesso a funcionalidades como comprar pelo app e receber o pedido em casa ou buscá-lo na loja mais próxima. Outra funcionalidade que deve ganhar força no Brasil é o Click&Go, pelo qual é possível escanear o código de barras de cada item pelo celular e apenas finalizar a compra no caixa, agilizando o pagamento.
      

Desde as melhores marcas em bebidas, bomboniere e mercearia, até um completo hortifruti com itens altamente selecionados, carnes e outros alimentos com o máximo de frescor. Encontre ainda itens diferenciados de roupas de marcas famosas, de cuidados pessoais e também o que há de mais novo e inusitado no universo tecnológico, além de utilidades domésticas e decoração, entre outros artigos exclusivos. Assim é o mundo Sam’s Club.
  

Campanha estrelada 
Em 2019, para demonstrar a velocidade de seu aplicativo de digitalização de checkout (conhecido como Scan & Go), a marca lançou uma campanha com dois dos atletas mais rápidos do mundo: o jamaicano Usain Bolt e a americana Allyson Felix. No vídeo Bolt, que personifica a velocidade, é desafiado a digitalizar 20 itens em menos de três minutos. Ele sai da linha de partida e agarra de tudo, desde unicórnios a alimentos congelados. Ele rompe pela linha de chegada com segundos de sobra e “evita as perigosas filas do caixa”. Felix aparece no final pedindo a Bolt para segurar suas medalhas, um aceno ao fato de que ela recentemente ultrapassou Bolt como a maior medalhista de ouro em campeonatos mundiais de atletismo.
   

A evolução visual 
O logotipo da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos, adquirindo uma imagem mais limpa e moderna. A primeira remodelação ocorreu em 1990, quando o nome foi reduzido apenas para Sam’s Club, sendo retirada a palavra “wholesale”. Pouco depois, em 1993, ocorreria uma remodelação radical: um quadrado azul inclinado e o nome da marca escrito em branco. Nos anos seguintes esse logotipo passaria por modernizações, incluindo o acréscimo de outro quadrado (na cor verde-clara) e de uma seta laranja com a frase “It’s a big deal”.
  

Em 2006 uma nova identidade visual foi adotada e, pela primeira vez, apareceu o símbolo do diamante (um losango com as cores verde e azul, que significam pessoas físicas e jurídicas, respectivamente). Quanto à tipografia, a palavra “Sam’s” mudou para uma fonte com serifa em letras maiúsculas e minúsculas, enquanto a palavra “Club” permaneceu em uma fonte sem serifa maiúscula. O logotipo também podia ser aplicado na horizontal. No mês de setembro de 2019, inicialmente para o mercado americano, foi apresentado a nova identidade visual da marca, que ganhou uma nova tipografia de letra (em minúscula), a cor azul-clara e um novo design para o símbolo do diamante. A princípio esse logotipo está sendo aplicado em meios digitais, comunicação interna das lojas e campanhas publicitárias.
  

Os slogans 
Savings made simple. (2009) 
Enjoy the Possibilities. (2007) 
We Are In Business For Small Business. 
The Secret To Living Well. (1998) 
Faça parte, faça economia. (2010, Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 7 de abril de 1983 
● Fundador: Sam Walton 
● Sede mundial: Bentonville, Arkansas, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Sam’s West Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária do Walmart Inc.) 
● CEO: Kathryn McLay 
● Faturamento: US$ 57.8 bilhões (2019) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 822 
● Presença global: 5 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 100.000 
● Segmento: Varejo (clube de compras)
● Principais produtos: Alimentos, bebidas, cosméticos, eletrodomésticos, roupas e utensílios domésticos 
● Concorrentes diretos: Costco, BJ’s Wholesale, Trader Joe’s, Big Lots!, Meijer, Aldi, Target, Makro e Amazon 
● Slogan: Savings made simple. 
● Website: www.sumsclub.com.br 

A marca no mundo 
O Sams’s Club está presente em 44 estados americanos e Porto Rico com aproximadamente 600 lojas e 40 milhões de clientes associados, além de México (163 unidades) e China (27 unidades). No Brasil são 32 lojas localizadas em 14 estados e o Distrito Federal e mais de 2 milhões de associados. As lojas brasileiras oferecem mais de 5.000 produtos, dentre grandes marcas, itens exclusivos e importados do mundo inteiro. A empresa emprega mais de 100 mil funcionários somente nos Estados Unidos e tem faturamento anual de US$ 57.8 bilhões (dados de 2019). 

Você sabia? 
Nos Estados Unidos os membros da rede são divididos em duas categorias: Sam’s Club e Sam’s Plus (ambos com uma taxa anual). Sam’s Plus é o plano de associação mais abrangente, que inclui recompensas em dinheiro, economias extras em farmácias e centros óticos, frete grátis em itens comprados online e até compra antecipada antes da abertura das lojas ao público e demonstrações diárias de amostragem (chamadas “Tastes & Tips”). 
Muitas de suas lojas utilizam recursos sustentáveis, como iluminação diurna com claraboias, escurecimento noturno, gerenciamento de energia central, dispositivos de conservação de água, pisos de concreto natural e material reciclável. 
A empresa também já experimentou fracassos, como por exemplo, em 2009 quando inaugurou uma loja na cidade Houston chamada Más Club, um clube de compras voltado para a população hispânica e produtos específicos para eles. A loja fechou em 2014. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Folha, Estadão, Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 27/10/2020 

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