Ao adquirir um automóvel SAAB o feliz proprietário está levando consigo um total conceito de segurança, amparado pelo uso da mais alta tecnologia e um designer moderno e atraente. É por isso, que a SAAB durante anos e anos se tornou um parâmetro para a indústria automobilística.
-
A história
A SAAB, Svenska Aeroplan Akteebolage (em português “Companhia Aeronáutica Sueca”), foi fundada no mês de abril de 1937, por 16 engenheiros aeronáuticos, com o intuito de reforçar a indústria aeronáutica sueca com aviões produzidos nacionalmente. Em 1946, com o fim da Segunda Guerra Mundial e a perspectiva de diminuição da procura de aviões de combate, a empresa tomou a lógica decisão de começar a produzir automóveis de passageiros, criando uma divisão automotiva no ano seguinte. O conhecimento adquirido com a aviação deu a SAAB uma condição única. Em junho, o protótipo do SAAB 92.001 foi apresentado oficialmente a imprensa. Tinha um motor bi-cilíndrico transversal de dois tempos, tração dianteira, uma carroceria extremamente rígida e segura e linhas aerodinâmicas em forma de asa. O modelo fazia transparecer a origem de aviação da SAAB devido ao seu coeficiente de aerodinâmica de apenas 0,32. Era o automóvel com melhor coeficiente de aerodinâmica da época, continuando a fazer inveja a muitos dos atuais carros esportivos.
-
-
Em 1949 teve início a primeira produção em série do modelo 92, disponível em duas versões (standard e luxo). Já no ano seguinte o modelo começou a ser exportado para os países escandinavos. Mais de 20 mil unidades deste modelo foram produzidas até 1956. O segundo modelo da marca, o SAAB 93, foi lançado em 1955, e era um automóvel radicalmente redesenhado, com motor 3 cilindros, nova transmissão e pneus “Tubeless” (sem câmara). No ano seguinte foi lançado no mercado o primeiro esportivo da marca, o SAAB Sonett, que pesava 500 kg e atingia 160 km/h. Apenas seis unidades deste modelo foram produzidas. A linha 93 ganhou uma nova versão em 1958, o 750 Gran Turismo, primeiro carro esportivo da marca a ser produzido em série.
-
-
No ano seguinte foi à vez do modelo 95, primeira perua da marca, estrear no mercado. A perua podia ter 2, 5 ou 7 lugares. A década de 60 começou com o lançamento do SAAB 96, um recordista de vendas, que até 1980 vendeu 547 mil unidades. No ano de 1966, após a vitória de Erik Carlsson no Rali de Monte Carlo, foi lançado o SAAB Sport, baseado no modelo 96, com três carburadores, um potente motor e freio a disco dianteiro. Foi neste mesmo ano que a marca adotou o cinto de segurança como item obrigatório em todos os seus automóveis, mostrando a preocupação com a segurança, que se tornaria uma verdadeira obsessão ao longo de sua história. Em 1967, com a apresentação do SAAB 99, um carro familiar médio, tem início um período de grandes inovações: limpadores de faróis (1970), pára-choques auto-reparáveis com absorção de impacto e bancos aquecidos (1971) e barras de proteção lateral nas portas (1972).
-
-
A SAAB e o construtor de caminhões, também sueco, Scania-Vabis, se fundem em 1969, dando origem a SAAB-Scania. No ano de 1973 foi lançado o SAAB 99 Combi Coupé, desenvolvido e desenhado na forma de um prático cupê. O rebatimento dos bancos traseiros e a larga porta traseira ofereciam uma excepcional versatilidade. A versão turbo deste modelo saiu no ano seguinte. Pouco depois, em 1976, a montadora atinge uma marca histórica, quando em janeiro, o SAAB de número um milhão deixa a linha de produção. Em 1978 foi lançado o SAAB 900 (maior sucesso de vendas da montadora e seu modelo mais longevo), um automóvel de linhas discretas, três ou cinco portas e soluções inovadoras, como o filtro do ar admitido para o interior fazendo com que estivesse livre de potenciais causadores de alergias como a poeira, que ganharia mais duas versões, a Turbo Sedan (1980) e a Convertible (1986).
-
-
A SAAB não demorou a introduzir o modelo 900 no mercado americano, ainda neste ano. Mas teve de efetuar algumas modificações para atender às normas locais de segurança, como os faróis recuados, mais protegidos em colisões, e o tanque de combustível reposicionado e feito em material plástico. No final da década de 80, a SAAB começou a incorrer em perdas financeiras o que levou a GM (General Motors), em dezembro de 1989, a adquirir 50% (o restante seria adquirido em 2000) da montadora sueca. Sob o domínio da GM a SAAB lançaria o SAAB 9000 CS, primeiro automóvel equipado com ar-condicionado sem CFC e um dos carros mais seguros do mundo; o modelo 900 em 1993, com inúmeras medidas para tornar o carro um dos mais seguros da indústria; além de introduzir o Night Painel, que escurecia todas as funções do painel, exceto o velocímetro, evitando distração do motorista; e passado dois anos voltava a dar lucro. Nos anos seguintes a montadora lançou no mercado inúmeros modelos que se tornaram sucesso de vendas, fixando ainda mais na mente dos consumidores a marca SAAB. Em meados de 2009, a GM, passando por enormes dificuldades financeiras, anunciou a venda da SAAB para o fabricante holandês de carros superesportivos Koenigsegg.
-
-
A linha do tempo
1997
● Lançamento do SAAB 9-5, um sedã grande de luxo.
1998
● Lançamento do SAAB 9-3 (ou 93, conforme proposto originalmente pela montadora), um modelo médio que utiliza a mesma plataforma do Opel Vectra. É disponibilizado em versões sedan, sportcombi e conversível.
1999
● Lançamento do modelo SAAB 9-5 WAGON, primeira perua da montadar em trinta anos. O véiculo tinha uma grande capacidade de carga.
2001
● Apresentação no Salão do Automóvel de Frankfurt do carro conceito SAAB 9X. Pela primeira vez as características positivas de um cupê esportivo, um roadster, uma perua e uma picape foram acomodadas em um único carro.
2002
● Apresentação no Salão do Automóvel de Detroit do carro conceito SAAB 9-3X, que combinava as características de um off-road com um esportivo em um design de um cupê.
● Lançamento do modelo SAAB 9-3 SPORT, a versão esportiva do modelo original.
2003
● Lançamento do modelo SAAB 9-3 CONVERTIBLE, a versão conversível do modelo original.
2004
● Lançamento do modelo SAAB 9-2, um hatchback voltado especificamente para o Mercado americano.
2005
● Lançamento do SAAB 9-7X, o primeiro SUV (Sport Utility Vehicle) da montadora sueca.
● Lançamento do SAAB 9-3 SportCombi, ingressando no mercado de luxo de peruas médias.
-
-
-
No ano seguinte foi à vez do modelo 95, primeira perua da marca, estrear no mercado. A perua podia ter 2, 5 ou 7 lugares. A década de 60 começou com o lançamento do SAAB 96, um recordista de vendas, que até 1980 vendeu 547 mil unidades. No ano de 1966, após a vitória de Erik Carlsson no Rali de Monte Carlo, foi lançado o SAAB Sport, baseado no modelo 96, com três carburadores, um potente motor e freio a disco dianteiro. Foi neste mesmo ano que a marca adotou o cinto de segurança como item obrigatório em todos os seus automóveis, mostrando a preocupação com a segurança, que se tornaria uma verdadeira obsessão ao longo de sua história. Em 1967, com a apresentação do SAAB 99, um carro familiar médio, tem início um período de grandes inovações: limpadores de faróis (1970), pára-choques auto-reparáveis com absorção de impacto e bancos aquecidos (1971) e barras de proteção lateral nas portas (1972).
-
-
A SAAB e o construtor de caminhões, também sueco, Scania-Vabis, se fundem em 1969, dando origem a SAAB-Scania. No ano de 1973 foi lançado o SAAB 99 Combi Coupé, desenvolvido e desenhado na forma de um prático cupê. O rebatimento dos bancos traseiros e a larga porta traseira ofereciam uma excepcional versatilidade. A versão turbo deste modelo saiu no ano seguinte. Pouco depois, em 1976, a montadora atinge uma marca histórica, quando em janeiro, o SAAB de número um milhão deixa a linha de produção. Em 1978 foi lançado o SAAB 900 (maior sucesso de vendas da montadora e seu modelo mais longevo), um automóvel de linhas discretas, três ou cinco portas e soluções inovadoras, como o filtro do ar admitido para o interior fazendo com que estivesse livre de potenciais causadores de alergias como a poeira, que ganharia mais duas versões, a Turbo Sedan (1980) e a Convertible (1986).
-
-
A SAAB não demorou a introduzir o modelo 900 no mercado americano, ainda neste ano. Mas teve de efetuar algumas modificações para atender às normas locais de segurança, como os faróis recuados, mais protegidos em colisões, e o tanque de combustível reposicionado e feito em material plástico. No final da década de 80, a SAAB começou a incorrer em perdas financeiras o que levou a GM (General Motors), em dezembro de 1989, a adquirir 50% (o restante seria adquirido em 2000) da montadora sueca. Sob o domínio da GM a SAAB lançaria o SAAB 9000 CS, primeiro automóvel equipado com ar-condicionado sem CFC e um dos carros mais seguros do mundo; o modelo 900 em 1993, com inúmeras medidas para tornar o carro um dos mais seguros da indústria; além de introduzir o Night Painel, que escurecia todas as funções do painel, exceto o velocímetro, evitando distração do motorista; e passado dois anos voltava a dar lucro. Nos anos seguintes a montadora lançou no mercado inúmeros modelos que se tornaram sucesso de vendas, fixando ainda mais na mente dos consumidores a marca SAAB. Em meados de 2009, a GM, passando por enormes dificuldades financeiras, anunciou a venda da SAAB para o fabricante holandês de carros superesportivos Koenigsegg.
-
-
A linha do tempo
1997
● Lançamento do SAAB 9-5, um sedã grande de luxo.
1998
● Lançamento do SAAB 9-3 (ou 93, conforme proposto originalmente pela montadora), um modelo médio que utiliza a mesma plataforma do Opel Vectra. É disponibilizado em versões sedan, sportcombi e conversível.
1999
● Lançamento do modelo SAAB 9-5 WAGON, primeira perua da montadar em trinta anos. O véiculo tinha uma grande capacidade de carga.
2001
● Apresentação no Salão do Automóvel de Frankfurt do carro conceito SAAB 9X. Pela primeira vez as características positivas de um cupê esportivo, um roadster, uma perua e uma picape foram acomodadas em um único carro.
2002
● Apresentação no Salão do Automóvel de Detroit do carro conceito SAAB 9-3X, que combinava as características de um off-road com um esportivo em um design de um cupê.
● Lançamento do modelo SAAB 9-3 SPORT, a versão esportiva do modelo original.
2003
● Lançamento do modelo SAAB 9-3 CONVERTIBLE, a versão conversível do modelo original.
2004
● Lançamento do modelo SAAB 9-2, um hatchback voltado especificamente para o Mercado americano.
2005
● Lançamento do SAAB 9-7X, o primeiro SUV (Sport Utility Vehicle) da montadora sueca.
● Lançamento do SAAB 9-3 SportCombi, ingressando no mercado de luxo de peruas médias.
-
As inovações tecnológicas
A SAAB sempre primou pela segurança e alta tecnologia utilizada na construção de seus automóveis. Ao longo dos anos foi pioneira ao lançar inovações que se tornariam um padrão na indústria automobilística. As mais importantes foram:
1962
● Primeiro construtor automobílístico a introduzir os cintos de seguranção como padrão (item de série) em seus carros.
1969
● Introdução dos faróis automáticos que eram ligados ou desligados com a ignição, evitando assim o risco de descarregamento da bateria.
● Introdução da chave de partida entre os bancos dianteiros.
1970
● Lançamento do limpa-vidro nos faróis.
1971
●Introdução dos pára-choques auto-reparáveis para colisões de até 8 km/h.
● Introdução dos bancos dianteiros aquecidos.
1972
● Primeiro construtor de automóvel a introduzir barras de proteção reforçadas nas portas para uma maior proteção em caso de impactos laterais.
1976
● Pioneira em desenvolver um motor turbo com a durabilidade e confiança para a utilização diária.
1978
● Introdução do filtro de ventilação da cabine interna do veículo, diminuindo assim as alergias provocadas por poeira e pólen.
● Introdução da coluna de direção retrátil.
1981
● Introdução dos espelhos retrovisores externos com seção convexa, eliminando o chamado “ângulo morto”.
1985
● Introdução do sistema de ignição direta, eliminando assim os cabos e o distribuidor.
1991
● Introdução do ar-condicionado sem CFC.
1993
● Introdução do banco “Safeseat” com um complexo sistema de segurança.
1996
● Introdução do sistema SAHR que em caso de colisão dianteira posiciona o banco de forma correta controlando todos os movimentos da cabeça e da coluna.
1997
● Introdução dos bancos ventilados.
-
A SAAB sempre primou pela segurança e alta tecnologia utilizada na construção de seus automóveis. Ao longo dos anos foi pioneira ao lançar inovações que se tornariam um padrão na indústria automobilística. As mais importantes foram:
1962
● Primeiro construtor automobílístico a introduzir os cintos de seguranção como padrão (item de série) em seus carros.
1969
● Introdução dos faróis automáticos que eram ligados ou desligados com a ignição, evitando assim o risco de descarregamento da bateria.
● Introdução da chave de partida entre os bancos dianteiros.
1970
● Lançamento do limpa-vidro nos faróis.
1971
●Introdução dos pára-choques auto-reparáveis para colisões de até 8 km/h.
● Introdução dos bancos dianteiros aquecidos.
1972
● Primeiro construtor de automóvel a introduzir barras de proteção reforçadas nas portas para uma maior proteção em caso de impactos laterais.
1976
● Pioneira em desenvolver um motor turbo com a durabilidade e confiança para a utilização diária.
1978
● Introdução do filtro de ventilação da cabine interna do veículo, diminuindo assim as alergias provocadas por poeira e pólen.
● Introdução da coluna de direção retrátil.
1981
● Introdução dos espelhos retrovisores externos com seção convexa, eliminando o chamado “ângulo morto”.
1985
● Introdução do sistema de ignição direta, eliminando assim os cabos e o distribuidor.
1991
● Introdução do ar-condicionado sem CFC.
1993
● Introdução do banco “Safeseat” com um complexo sistema de segurança.
1996
● Introdução do sistema SAHR que em caso de colisão dianteira posiciona o banco de forma correta controlando todos os movimentos da cabeça e da coluna.
1997
● Introdução dos bancos ventilados.
-
O museu
O Museu SAAB, localizada em Trollhättan, conta a história da montadora sueca em primeira mão. O visitante poderá testemunhar 50 anos de avanços tecnológicos na indústria automobilística sueca. O protótipo original do primeiro SAAB encontra-se em exposição exposto, assim como uma gama completa de 100 automóveis de produção em série, veículos experimentais e campeões de rali, sendo 60 deles em exposição. O museu apresenta uma grande variedade de modelos: desde o primeiro protótipo construído à mão - SAAB 92001 - passando pelos carros de rali e até aos modelos atuais. Ainda dentro do museu estão os arquivos da montadora - Saab Media Archives (não disponíveis ao público em geral). Existe ainda uma boutique onde o visitante poderá encontrar os mais variados produtos, desde livros a miniaturas com a marca SAAB.
-
O Museu SAAB, localizada em Trollhättan, conta a história da montadora sueca em primeira mão. O visitante poderá testemunhar 50 anos de avanços tecnológicos na indústria automobilística sueca. O protótipo original do primeiro SAAB encontra-se em exposição exposto, assim como uma gama completa de 100 automóveis de produção em série, veículos experimentais e campeões de rali, sendo 60 deles em exposição. O museu apresenta uma grande variedade de modelos: desde o primeiro protótipo construído à mão - SAAB 92001 - passando pelos carros de rali e até aos modelos atuais. Ainda dentro do museu estão os arquivos da montadora - Saab Media Archives (não disponíveis ao público em geral). Existe ainda uma boutique onde o visitante poderá encontrar os mais variados produtos, desde livros a miniaturas com a marca SAAB.
-
A evolução visual
Os primeiros logotipos da SAAB possuíam um avião, clara alusão ao seu principal produto no início. Depois da fusão com a Scania no final na década de 60, o logotipo muda novamente em 1984. O logotipo circular atual, introduzido no ano de 2000, tem um animal mitológico com cabeça de águia e garras de leão, símbolo da vigilância. O azul de fundo é a cor da marinha.
-
Os primeiros logotipos da SAAB possuíam um avião, clara alusão ao seu principal produto no início. Depois da fusão com a Scania no final na década de 60, o logotipo muda novamente em 1984. O logotipo circular atual, introduzido no ano de 2000, tem um animal mitológico com cabeça de águia e garras de leão, símbolo da vigilância. O azul de fundo é a cor da marinha.
-
Campanhas que fizeram sucesso
Uma das mais bem sucedidas campanhas publicitárias do setor automobilístico foi lançada em outubro de 2005 pela montadora sueca SAAB. Intitulada com o slogan “Bron From Jets” (algo como “Nascido dos Jatos”), era baseada nos primórdios e origens da marca como construtora de aviões. Utilizando frases como “Saab was founded by 16 aircraft engineers, and their spirit lives on” (“Fundada por 16 pilotos de avião, e seus espíritos continuam vivos”) e “When you used to build jets, you don't just build another vehicle” (“Quando você usa para construir aviões, você não constrói apenas outro veículo”), a SAAB apresentava seus veículos destacando suas origens aeronáutica, sempre muito associada a tecnologia, designer moderno e principalmente desempenho. Era uma clara declaração de que seus automóveis descendiam de jatos.
-
-
Os US$ 20 milhões investidos na sensacional campanha resultaram em um grande aumento das vendas e um enorme reconhecimento da marca SAAB junto aos consumidores.
-
-
Os slogans
Move your mind. (Europa)
Welcome to the State of Independence. (Estados Unidos)
Born From Jets. (2005)
Find Your Own Road.
-
Move your mind. (Europa)
Welcome to the State of Independence. (Estados Unidos)
Born From Jets. (2005)
Find Your Own Road.
-
Dados corporativos
● Origem: Suécia
● Fundação: 1937
● Fundador: Governo sueco
● Sede mundial: Trollhättan, Suécia
● Proprietário da marca: Koenigsegg Automotive AB
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Carl-Peter Forster
● CEO: Jan-Åke Jonsson
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Vendas globais: 124.726 unidades (2008)
● Presença global: 60 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 5.900
● Segmento: Automotivo
● Principais produtos: Automóveis
● Ícones: A segurança de seus veículos
● Slogan: Move your mind.
● Website: www.saab.com
● Fundação: 1937
● Fundador: Governo sueco
● Sede mundial: Trollhättan, Suécia
● Proprietário da marca: Koenigsegg Automotive AB
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Carl-Peter Forster
● CEO: Jan-Åke Jonsson
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Vendas globais: 124.726 unidades (2008)
● Presença global: 60 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 5.900
● Segmento: Automotivo
● Principais produtos: Automóveis
● Ícones: A segurança de seus veículos
● Slogan: Move your mind.
● Website: www.saab.com
-
A marca no mundo
A SAAB conta com quase 6 mil funcionários, vendendo mais de 124 mil veículos anualmente em mais de 60 países ao redor do mundo. A montadora sueca possui duas fábricas no mundo, localizadas na Suécia e na Áustria. Os mercados mais importantes são os Estados Unidos, Reino Unido, Suécia, Alemanha, Itália, Austrália, França, Holanda e Noruega. As vendas internacionais e a diplomatas (corpo consular), representam um volume considerável e são considerados um de seus principais mercados.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 1/7/2009
A SAAB conta com quase 6 mil funcionários, vendendo mais de 124 mil veículos anualmente em mais de 60 países ao redor do mundo. A montadora sueca possui duas fábricas no mundo, localizadas na Suécia e na Áustria. Os mercados mais importantes são os Estados Unidos, Reino Unido, Suécia, Alemanha, Itália, Austrália, França, Holanda e Noruega. As vendas internacionais e a diplomatas (corpo consular), representam um volume considerável e são considerados um de seus principais mercados.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 1/7/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário