20.8.06

ISUZU

A ISUZU se dedica a criar e desenvolver continuamente caminhões, picapes e veículos utilitários que ofereçam os mais altos níveis de resistência e fiabilidade, funcionalidade e economia aos seus utilizadores, independente da atividade que serão empregados. Justamente a resistência ao desgaste, fiabilidade e baixos consumos de combustível têm sido os principais fatores para o sucesso da marca ISUZU no mercado mundial altamente competitivo dos veículos comerciais.
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A história
A história de uma das mais antigas montadoras de automóveis do Japão tem origem no ano de 1916 quando duas empresas da cidade de Tóquio, a Tokyo Ishikawajima Shipbuilding and Engineering Co. e a Tokyo Gas and Electric Industrial Co., resolveram unir seus esforços para iniciar uma parceria que planejava construir automóveis. Dois anos mais tarde, essas duas empresas iniciaram uma cooperação técnica com a britânica Wolseley Motor Company, que permitiu, em 1922, a produção doméstica de caminhões Wolseley A-9, especialmente utilizado para uso militar. Em 1934, após um encontro com o ministro do comércio local, os veículos foram rebatizados de ISUZU, nome do rio que passa pela área do Santuário Ise e que significa em japonês “cinqüenta sinos”. No ano de 1945 iniciou a produção dos caminhões TX 40 a gasolina e TU 60 a diesel. Em 1949 a empresa passou a se chamar oficialmente Isuzu Motors Limited e a produção de seus caminhões viveu um boom no pós-guerra com a reconstrução do país. Foi nesta época que a empresa exportou seus primeiros veículos para Hong Kong.
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O primeiro carro de passeio fabricado pela ISUZU foi o Minx, lançado em 1953, uma adaptação do minúsculo sedã inglês de mesmo nome produzido pela Hillman. Esse modelo foi um pioneiro nas associações entre o Japão e fabricantes estrangeiros para a produção de automóveis. Mas o fabricante de veículos seria responsável por outras façanhas que uniram oriente e ocidente na década seguinte. Após passar a década de 50 se recuperando e restabelecendo no novo cenário econômico mundial, a indústria automobilística japonesa iniciava sua expansão para mercados externos.
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Nessa toada nasceu o primeiro carro de passeio desenvolvido pela própria ISUZU. O projeto resultou no sedã Bellel em 1961, que viria a oferecer o primeiro motor diesel do Japão e durou uma década no mercado. Ele abriu caminho para um modelo mais ajustado ao gosto do consumidor estrangeiro, o Bellett. Lançado em 1963, era um sedã quatro portas de 4,03 metros de comprimento que poderia passar despercebido, não fosse certa semelhança com o Alfa Romeo Giulia Berlina e o Ford Falcon. Parecia uma mistura minimizada dos dois. Oferecido também nas versões sedã de duas portas e cupê, o Bellett fazia da variedade seu melhor aliado, dos tipos de banco oferecidos até o modelo de freio de estacionamento. E foi o Bellett cupê que respondeu por mais uma grande novidade japonesa com o 1500 GT, o primeiro grã-turismo daquele país. Esse tipo de carro esportivo, tão difundido na Europa e em alta na década de 60, serviria para dar uma personalidade extra ao modelo e à marca a partir de abril de 1964.
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Foi nesta época que outra fábrica na cidade de Fujisawa foi inaugurada para atender a demanda do mercado japonês. Com a tradição da ISUZU em veículos de carga, o furgão Express e a picape Wasp não só eram de se esperar, como reforçaram a variedade de opções da linha por serem baseados no Bellett. A empresa estabeleceu subsidiária na Tailândia em 1966, iniciando assim oficialmente sua expansão internacional. A partir do final desta década, a ISUZU ficaria marcada pela sobriedade dos seus propulsores diesel. A década seguinte foi marcante para a empresa japonesa: em 1971 firmou parceria com a GM; no ano seguinte exportou as primeiras picapes para os Estados Unidos; em 1974 lançou o Gemini, primeiro automóvel construído com a cooperação da americana General Motors; além de inaugurar fábricas na Tailândia e Estados Unidos.
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Em 1980, introduziu no mercado uma série de vans e wagons (peruas), diversificando assim ainda mais sua linha de produtos. No ano seguinte, a American Isuzu Motors começou a distribuir e divulgar os carros da marca nos Estados Unidos, abrindo as portas de um importante mercado mundial para a empresa. O primeiro automóvel da marca japonesa vendido aos americanos foi o Isuzu P'Up, uma caminhonete com cabine fechada. No final desta década, em 1989, foi estabelecida a subsidiária da montadora na Austrália, em cooperação com a General Motors.
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Em 1990 teve início a produção da RODEO, uma espécie de caminhonete com cabine fechada, sendo introduzida no mercado americano no ano seguinte. A RODEO seria um dos modelos de maior sucesso da montadora japonesa. No final desta década, em 1999, a GM se tornou maior acionista da ISUZU, impulsionando seu crescimento global. Nos anos seguintes, sua excelência na fabricação de motores a diesel e caminhões (especialmente leves e médios), transformou a ISUZU em líder mundial neste segmento em 2005. A partir deste momento, a ISUZU expandiu seus mercados mundiais estabelecendo bases de vendas na Espanha, África do Sul, México e Canadá. No final de 2006, a Toyota se tornou a terceira mais acionista da ISUZU, apenas atrás de Itochu e Mitsubishi Corporation.
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Recentemente, em virtude da crise mundial que assolou economias em vários países, a ISUZU resolveu suspender a venda de automóveis de passeio nos Estados Unidos, a partir de 2009, direcionando seu foco para o segmento de caminhões leves e médios. Atualmente a ISUZU está empenhada na redução da poluição ambiental como prioridade máxima, desenvolvendo tecnologias de ponta adaptadas aos motores à diesel, tendo como objetivo melhorar cada vez mais as suas vantagens que incluem alto desempenho, durabilidade e fiabilidade, assim como, eficiência térmica. Simultaneamente está investindo em motores “limpos” que reduzam emissões de gases poluentes.
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A linha do tempo
1959
Lançamento do ELF, primeiro caminhão leve com grande representatividade no mercado japonês.
1966
Lançamento do TY, um caminhão médio que em 1970 receberia o nome de FORWARD.
1967
Lançamento do carro de passeio FLORIAN e do caminhão TM-120 toneladas.
1968
Lançamento do ISUZU 117, primeiro cupê diesel do mundo com um motor 2.2 litros de 4 cilindros.
1981
Lançamento do ISUZU TROOPER, primeiro veículo utilitário esportivo da marca japonesa.
1989
Lançamento do MU, que nos Estados Unidos seria comercializado com o nome de AMIGO, um veículo utilitário esportivo compacto.
1990
Lançamento do ISUZU WIZARD, um veículo utilitário esportivo de quatro portas compacto. A produção desse modelo foi encerrada em 2004.
1995
Lançamento da linha GIGA de caminhões e tratores pesados.
1996
Lançamento do GALA, um ônibus com grande capacidade para transportar passageiros.
1997
Lançamento do GIGAMAX, primeiro caminhão pesado japonês equipado com um sistema de controle de suspensão a ar.
Lançamento do veículo esportivo utilitário VehiCROSS no Japão, e dois anos mais tarde no mercado americano.
1999
Lançamento do GALA MIO (micro-ônibus) e do ERGA MIO (ônibus de tamanho médio).
2001
Lançamento do ISUZU AXIOM, um veículo utilitário esportivo de médio porte.
2002
Lançamento do ISUZU D-MAX, uma caminhonete de cabine dupla com grande capacidade de carga que pode chegar a 1 tonelada.
2003
Lançamento do ISUZU ASCENDER, um veículo utilitário esportivo de grande porte.
2004
Lançamento do ISUZU PANTHER, a mais nova geração de veículos utilitários esportivos da marca japonesa.
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A evolução visual
Ao longo dos anos o logotipo da marca ISUZU passou por algumas modificações, mas sempre manteve a tradicional cor vermelha.
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Os slogans
Reliability is Everything.
Tucks for life.
The world’s newest hope.
Smart minds drive alike.
For the long run.
(Trucks)
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Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 1916
● Fundador:
Tokyo Ishikawajima Shipbuilding and Engineering Co. e Tokyo Gas and Electric Industrial Co.
● Sede mundial: Tóquio, Japão
● Proprietário da marca: Isuzu Motors Ltd.
● Capital aberto: Sim
● Chairman: Yoshinori Ida
● Presidente:
Susumu Hosoi
● Faturamento: US$ 14.5 bilhões (2009)
● Lucro: - US$ 273 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 4.5 bilhões (março/2010)
● Vendas anuais: 1.424.000 unidades (2009)
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 24.000
● Segmento: Automobilístico
● Principais produtos:
Caminhões, picapes e motores
● Slogan: Reliability is Everything.
● Website:
www.isuzu.co.jp
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A marca no mundo
Atualmente a ISUZU, uma das maiores produtoras de caminhões (médios e pequenos), caminhonetes e motores a diesel do mundo, comercializa sua linha de veículos em quase 120 países. A marca mantém a liderança no segmento de caminhões leve e médios em diversos mercados como China, Estados Unidos, Oriente Médio e diversos países do Sudoeste Asiático. A ISUZU vende anualmente aproximadamente 1.424.000 veículos.
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Você sabia?
Hoje em dia a ISUZU destina a maior parte dos seus recursos para pesquisa e desenvolvimento de motores diesel. A empresa fabrica aproximadamente 60 modelos diferentes de motores à diesel para inúmeras aplicações industriais assim como para equipar veículos de 1.000cc até 30.000cc. A ISUZU é atualmente um dos maiores produtores mundiais de motores à diesel com uma produção anual de 20 milhões de unidades.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 24/3/2010

Um comentário:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Algunds caminhões Isuzu chegaram a ser importados oficialmente para o mercado brasileiro de '95 até 2002, usando a marca GMC, principalmente os modelos NKR (GMC 5-90), NPR (GMC 7-110) e FTR (GMC 15-190), além de uma grande quantidade de versões do Isuzu NPR da década de 80 ter sido importada extra-oficialmente através da Zona Franca de Manaus mantendo a marca Isuzu. E durante a década de 90 a pickup Isuzu TF também foi importada em grandes quantidades em Manaus.