Elas são macias, saborosas e super coloridas. Possuem o formato de um grão de feijão. E podem ser encontradas em uma infinidade de sabores inimagináveis como pipoca com manteiga, marshmallow, piña colada, café, pudim e muitas frutas. As balinhas JELLY BELLY se transformaram em um verdadeiro ícone do segmento de confeitos nos Estados Unidos, sendo presença constante nas bocas mais famosas e badaladas do país.
A história
As famosas JELLY BELLY, uma espécie de bala de geleia no formato de um grão de feijão, foram criadas no ano de 1976 na cidade de Los Angeles, estado americano da Califórnia. Foi ideia de um distribuidor de balas chamado David Klein, que contatou a empresa Herman Goelitz Candy Company, fundada em 1869 por dois imigrantes alemães, Gustav e Albert, que tinha a reputação de fazer os melhores confeitos da região. As balinhas com a marca JELLY BELLY foram lançadas no mercado em oito sabores originais como: Verry Cherry (cereja), Root Beer, Cream Soda (soda cremosa), Tangerine (tangerina), Green Apple (maçã verde), Lemon (limão), Liquorice (anis) e Grape (uva). O nome da marca foi inspirado na popular cantora de blues da década de 1920, chamada Leadbelly. As pequenas balinhas, feitas com ingredientes naturais e sabores autênticos, fizeram um enorme sucesso junto aos consumidores devido ao seu excepcional sabor. Também foram as primeiras em sua categoria a serem vendidas em embalagens individuais de um único sabor e a oferecer um cardápio de sabores.
Já em 1977, os primeiros carregamentos das deliciosas balinhas eram exportados para o Canadá. A marca ganhou enorme popularidade no início da década seguinte, quando, em 1981, surgiu o sabor Blueberry, especialmente desenvolvido para a posse do presidente americano Ronald Reagan. Durante a campanha presidencial ele foi fotografado por inúmeras vezes consumindo as balinhas JELLY BELLY, que o mantinha longe do vício do cigarro. As balinhas se tornaram às preferidas do então Presidente Americano, sendo indispensáveis no salão oval da Casa Branca e no avião presidencial (o famoso Air Force One). Na época o volume de vendas passou de US$ 2.9 milhões para US$ 4.6 milhões por ano.
Rapidamente diplomatas e chefes de estado que visitavam a Casa Branca se encantavam com o sabor das pequenas balinhas. E sua fama não parou por aí. Após desembarcar no mercado britânico em 1982, no ano de 1983 as balinhas flutuavam no espaço no voo espacial da Challenger, em uma surpresa providenciada pelo Presidente Americano para seus astronautas. Com toda a badalação da mídia as balinhas se tornaram tão populares que a empresa precisou, em 1986, inaugurar uma nova fábrica para atender a enorme demanda. Ainda nesta década a marca lançou novos e surpreendentes sabores.
Em 1993 foi lançada a linha JELLY BELLY SOURS, balinhas com sabores de frutas mais azedos. Ainda nesta década, em sua fábrica principal, localizada na cidade de Fairlfield, no estado da Califórnia, milhares de pessoas anualmente faziam uma visita guiada para conhecer as instalações, que contava com uma enorme loja para vender os produtos JELLY BELLY. A empresa percebendo o enorme sucesso da loja de fábrica decidiu em 1996 inaugurar sua primeira loja oficial na cidade de Vacaville, também no estado da Califórnia. Ainda este ano o nome JELLY BELLY passou a ser estampado em cada balinha da marca. Em 2001 a empresa passou oficialmente a se chamar JELLY BELLY CANDY COMPANY.
Nos anos seguintes a marca cresceu e evoluiu ainda mais, lançando embalagens especiais como latas e lindas caixas, edições especiais para Páscoa, Dia dos Namorados e Dia das Bruxas, novos sabores e novas linhas de produtos, como por exemplo, a versão sem açúcar, com 40% menos calorias do que as balinhas originais; e até a introdução em 2005 da versão para repor carboidratos e eletrolíticos, desenvolvida especialmente para a prática esportiva (batizada de Jelly Belly Sport Beans). Em 2007, a marca introduziu a linha Soda Pop Shoppe, composta por balinhas com sabores de famosos refrigerantes como Dr Pepper (conheça essa outra história aqui), 7-Up (saiba essa história completa aqui), A&W Root Beer, A&W Cream Soda, Orange Crush e Grape Crush.
Já em 2010, a marca lançou a linha Cocktail Classics, composta por balas nos sabores (sem álcool) inspirados em famosos drinques como Mojito, Daiquiri, Margarita, Piña Colada e Bloody Mary; e a linha recoberta com chocolate (batizada de JELLY BELLY CHOCOLATE DIPS). Em 2013, a marca lançou a linha Jelly Belly Jewel, cujas jujubas apresentavam um brilho iridescente. Depois de firmar parceria com a marca Tabasco (conheça essa história completa aqui), a JELLY BELLY introduziu no mercado irresistíveis balas apimentadas de altíssima qualidade para os apreciadores da tradicional pimenta.
Pouco depois, em 2014, a marca lançou uma bala no sabor da cerveja alemã Hefeweizen, só que doce, sem álcool e de chupar; e o sabor chocolate Tabasco (com pimenta), além de sua primeira linha de balas orgânicas. Nos anos seguintes, a marca ampliou sua linha de produtos com o lançamento de chicletes e balas duras. Em 2016, JELLY BELLY lançou uma linha de jujubas orgânicas. A mais recente novidade da marca, lançada em 2020, atende pelo nome de BeanBoozled® Fiery Five™, uma linha de sabores picantes e ardidos de pimentas como Sriracha, Jalapeño, Caiena ou Habanero.
Atualmente existem mais de 50 variedades de sabores oficiais da JELLY BELLY, alguns comuns como morango, romã, laranja, ameixa, melancia, pêssego, maçã verde, limão, abacaxi, kiwi, coco, cereja, manga, baunilha e canela; e outros bem diferentes e estranhos como algodão doce, banana caramelizada, ponche de frutas, marshmallow tostado, pipoca com manteiga (introduzido em 1989), cerveja, pudim de chocolate, cheesecake de morango, cappuccino e Margarita. Além disso, a marca fabrica outros sabores sazonais, disponibilizados por tempo limitado, e os “sabores rookie” (aromas de teste). A JELLY BELLY também firma parceria com outras marcas tradicionais para criar sabores únicos como as balas de sorvete da famosa rede Cold Stone Creamery (conheça essa história aqui) ou a jujubas com irresistíveis sabores dos donuts da rede Krispy Kreme (conheça essa história completa aqui). O sabor Verry Cherry é o mais popular e tradicional da marca. Os sabores oficiais de JELLY BELLY podem ser vistos na imagem abaixo.
Em 2007, inspirada na ideia da escritora J.K. Rowling, criadora do personagem Harry Potter, a JELLY BELLY desenvolveu 10 sabores nojentos como “cera de ouvido”, “creme dental”, “sardinha”, “ponta de lápis” e “ovo podre”, entre outros. O produto fazia parte de uma caixinha batizada de Jelly Belly Bean Boozled (que hoje já está em sua sexta edição). Eram 20 balinhas no total, mas só com dez cores diferentes. Ou seja: a cada par, um confeito tinha o gosto tradicional e o outro tem o gosto “nojento”. O sabor pêssego tinha o mesmo gosto do sabor “vômito” (não é vômito de verdade, claro, mas um sabor que faz lembrar). Já o JELLY BELLY de coco tinha a mesma aparência do JELLY BELLY “fralda de bebê” (até com certa lógica).
A principal fábrica da empresa está localizada na cidade de Fairfield, próxima a San Francisco no estado da Califórnia. A fábrica oferece uma visita guiada de aproximadamente 40 minutos onde o visitante pode acompanhar todo o processo de criação das famosas balinhas através de um divertido passeio de trenzinho, brincar com exposições interativas, experimentar amostras grátis irresistíveis e conhecer um pouco mais sobre a história de como nasceu esse fenômeno chamado JELLY BELLY através de um museu. A instalação oferece ainda a possibilidade da realização de eventos ou aniversários.
Também existe uma enorme loja de produtos da marca onde o visitante encontrará lembranças exclusivas (como os sacos Belly Flops, contendo balinhas com imperfeições no formato que não passaram no controle de qualidade) e terá direito a degustação de todos os sabores de JELLY BELLY; e um café (Jelly Belly Café & Snack Bar) onde é possível comer pizzas, saladas e hambúrgueres saborosos, além de deliciosos cafés, sucos e sorvetes. O personagem e mascote da marca, Mr. Jelly Belly está presente por todas as instalações animando a criançada.
A fábrica também oferece uma visita guiada (batizada de JELLY BELLY UNIVERSITY) mais longa e completa (dura aproximadamente 90 minutos), com no máximo seis pessoas, aos bastidores da linha de produção, tendo direito a vestir roupas especiais, sapatos e luvas que os operários utilizam. Ao final da visita é entregue um diploma de Beanology (algo como especialista em JELLY BELLY), uma camiseta e um cartão de desconto para ser utilizado na loja de lembranças da marca. Anualmente mais de 400 mil pessoas visitam a fábrica de Fairfiled na Califórnia.
Em abril de 1983, o carismático Mr. Jelly Belly, um adorável personagem doce (no formato da balinha cherry red - sabor mais popular da marca - e com direito a braços, pernas e um chapéu branco de confeiteiro) fez sua primeira aparição pública. E foi amor à primeira vista. Nos anos seguintes o personagem passou a ser presença constante nas campanhas publicitárias, ações, promoções, redes sociais e até em algumas embalagens. Em 1998 se transformou em brinquedo de pelúcia, que virou em um enorme sucesso entre a criançada.
A marca deu início, há mais de 30 anos, a um projeto curioso. Ela patrocina a produção de grandes quadros, que estampam o rosto de personalidades mundiais. A diferença é que as obras são, inteiramente, feitas com as balinhas JELLY BELLY. A coleção inclui retratos de Elvis Presley, Abraham Lincoln, James Dean, Papa João Paulo II, Marilyn Monroe, Van Gogh, Rainha Elizabeth II, Martin Luther King Jr. e George Clooney. Ao todo, foram usadas mais de dez mil balinhas. O quadro com a imagem feita em balas da Estátua da Liberdade viajou por todos os Estados Unidos, pois foi selecionado pelo American Crafts Museum para figurar entre as obras que compunham a mostra “A Arte do Confeiteiro”, realizada em 1988. A ideia de criar um quadro feito de balas partiu do artista plástico Peter Rocha, que ganhou o apelido de “Rei da Arte Jelly Belly”. Sua primeira obra surgiu em 1982 depois que o presidente Ronald Reagan anunciou publicamente que adorava as balinhas JELLY BELLY. Foi quando o artista experimentou as balas e ficou fascinado com sua textura e variedade de cores. O primeiro quadro demorou mais de seis meses para ficar pronto.
Todas as obras podem ser vistas na mostra virtual, que acontece no site www.jellybelly.com (https://www.jellybelly.com/ArtGallery). A estratégia de divulgação da marca, que começou como uma brincadeira, hoje funciona de forma bastante positiva para a JELLY BELLY. Os quadros representam a diversão e a criatividade, atributos que estão diretamente ligados à marca.
Share the Joy. (2021)
Better Shared. (2020)
Enjoy the Adventure! (2018)
Get real. Get Jelly Belly. (2009)
Look for our name on every bean. (2009)
The original Gourmet Jelly Bean. (1996)
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1976
● Criador: Herman Goelitz Rowland
● Sede mundial: Fairfield, Califórnia, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Jelly Belly Candy Company Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Herman G. Rowland
● CEO: Lisa Rowland Brasher
● Faturamento: US$ 250 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 3
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 800
● Segmento: Confeitos
● Principais produtos: Balas de geleia, gomas e chicletes
● Concorrentes diretos: Haribo, Jolly Rancher, The Jelly Bean Factory, Welch’s, Albanese, Fini, Fruit-Tella, Starburst e Skittles
● Ícones: A enorme variedade de sabores
● Mascote: Mr. Jelly Belly
● Slogan: The original Gourmet Jelly Bean.
● Website: www.jellybelly.com
A marca no mundo
A JELLY BELLY, que se transformou na marca de balinhas de geleia número 1 do mercado norte-americano, é comercializada atualmente em toda a América do Norte e mais 45 países ao redor do mundo. A marca é comercializada em grandes lojas e supermercados e mantém três lojas próprias (localizadas em suas fábricas). A empresa produz anualmente mais de 16.000 toneladas das tradicionais balinhas (mais de 15 bilhões de unidades). A empresa ainda licencia a marca JELLY BELLY para inúmeros produtos.
Você sabia?
● Todo dia 22 de abril é comemorado nos Estados Unidos o NATIONAL JELLY BEAN DAY, uma grande celebração para os fãs das balinhas.
● Na época que antecede a Páscoa, a empresa produz diariamente 136 mil quilos de balinhas JELLY BELLY.
● As embalagens dos produtos indicam receitas, como por exemplo, colocar na boca duas balas de limão com duas de coco, você terá o sabor de uma torta de limão. Bastam duas balas de cereja e uma de pudim de chocolate para degustar uma deliciosa cereja coberta de chocolate. Ou ainda, para saborear um delicioso Café Mocha basta misturar uma bala de pudim de chocolate mais duas de capuccino e uma de cream soda.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 26/2/2023
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6 comentários:
queria saber se vocês vendem as balinhas! vocês vendem?
As balas vão estar a venda nos quiosques da Lolybalas em dezembro. Estará disponivel os 50 sabores e algumas embalagem.
São balas deliciosas, e o público que conhece é fiel. Procurem nos Quiosque LolyBalas que vocês encontram, e o atendimento é maravilhoso, o quiosque é um lugar de encanto e aconchego. Se você está triste passe em um dos quiosque LolyBalas que garanto que sairam de lá renovado, principalmente se sairem com balinhas da Jelly Belly.
tem onde aqui no Brasil?? tem em BH??? eu viciei em jelly beans qndo tava nos EUA... sinto mta falta mesmo tendo voltado há 2 anos
Alguem sabe quem importa estas balas para o Brasil, tenho o interesse em revende-las, faço párte de uma rede de supermercados com publico fiel para este produto.
Claudio -BH.
A partir de Abril a Jelly Belly estara de volta ao Brasil. A Lim's Importadora e Sunny Brinquedos sao os importadores exclusivos da Jelly Belly no Brasil desde Dez/11.
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