31.3.10

TAZO TEA


A marca americana TAZO expôs os consumidores às antigas tradições do chá, mas apresentando-o em uma ousada, interessante e intrigante forma. Não por acaso, se tornou uma das marcas mais inovadoras do mundo neste segmento, oferecendo misturas e infusões de ervas que conquistaram até mesmo o paladar dos mais exigentes ingleses. 

A história 
Tudo começou no início da década de 1990 quando Steven Dean Smith, um comerciante com 27 anos de experiência no mercado de chás, e dois sócios, Stephen Lee e Tom Mesher, que entediam bastante do negócio, resolveu mudar a visão, o conceito, posicionamento e hábito dos americanos na hora de consumir a tradicional bebida, tão divulgada pelos ingleses, mas com origens asiáticas. Foi então, que em 1994, depois de viagens ao continente asiático, ele iniciou a mistura e infusão de novos chás, fundando na cidade de Portland, estado americano do Oregon, a empresa TAZO TEA COMPANY. Smith utilizou toda sua experiência, criatividade e vasto conhecimento no segmento de chás e ervas para criar um novo nível de qualidade superior quando o assunto fosse chás. Segundo a mística criada em torno da marca, Smith desenvolveu suas misturas de chá usando uma receita antiga encontrada sobre o Tazo Stone, que foi descoberto dentro de uma caverna perto do mar vermelho, em 1987. A marca TAZO foi criada para reinventar a experiência do chá, como dizia seu slogan de lançamento “The Reincarnation of Tea” (“A Reencarnação do Chá”, em português), utilizando ingredientes frescos e de qualidade para produzir uma matriz de imaginativos sabores exóticos. A visão da nova marca era promover o chá como uma mistura de história e magia, ressaltando sua origem misteriosa e antiga, enfatizando o poder relaxante e energético de seus ingredientes.


O nome TAZO tem raízes em muitas civilizações: conhecido por significar “fresco” em vários dialetos Hindi; utilizado como um brinde à vida pelos gregos antigos; e para os ciganos romanos tinha como significado “rio da vida”. Inicialmente Smith utilizou seus conhecimentos corporativos com a indústria de alimentos para convencer muitos restaurantes, lojas de alimentos e especializadas em chás a possuírem a nova marca em seus estabelecimentos. No mês de janeiro de 1999, a rede de cafés Starbucks adquiriu por US$ 8.1 milhões a então pequena empresa de chá; e a marca TAZO passou a ser comercializada dentro de suas lojas em substituição a marca Infusia, ganhando, a partir deste momento, uma presença global. Rapidamente a marca passou a ser o chá oficial da Starbucks, e aumentou seu mercado com a comercialização de seus produtos em outros restaurantes, supermercados e varejistas especializados na tradicional bebida.


Nos anos seguintes a linha de produtos foi ampliada, oferecendo, além dos tradicionais saquinhos (especialmente chás preto e verde), infusões de ervas em folhas e novos sabores, além de misturas de chás gelados em garrafas, incluindo a versão orgânica, encontrados nos mais variados e inovadores sabores. Neste período, somente a linha de chás em saquinhos passou de 10 versões e sabores para mais de 23. Além disso, a marca lançou no mercado em 2001 o Joy, uma mistura de chás raros comercializado somente na época da festas de finais de ano. Nos anos seguintes, além de remodelar todas as embalagens de sua linha de produtos, que ganharam um ar ainda mais místico, como a origem que cerca a história do chá, a TAZO lançou novos produtos, como por exemplo, chá pronto para o consumo e até cápsulas para serem utilizadas nas máquinas automáticas da Keuring. Mas também acumulou fracassos, como por exemplo, no final de 2012, quando inaugurou sua primeira loja própria na cidade de Seattle, que fechou um ano depois, em uma tentativa frustrada de ingressar no varejo tradicional.


Atualmente a marca TAZO oferece muitas combinações e infusões da bebida milenar como o Refresh™ (infusão herbal de peppermint e spearmint que deixa um doce sabor de estragão), Earl Grey (mistura dos mais finos chás pretos da Índia e Ceilão, aromatizada com a essência da mais pura bergamota italiana), Awake™ (robusta mistura de chás pretos da Índia e fragrância de Ceilão que fazem deste chá uma excelente opção para o café da manhã e o campeão de vendas da marca), Tazo® Chai (tradicional chá preto com especiarias, mesclado com cardamomo, canela, pimenta preta e anis) e Zen™ (chás verdes da China mesclados com menta e folha de limão para acalmar a mente).


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma grande remodelação em toda sua história. Isto aconteceu em 2013, quando um logotipo mais limpo e moderno foi adotado, apresentando uma nova topografia de letra em substituição a gótica utilizada anteriormente.


Com a nova identidade visual adotada em 2013, as embalagens foram completamente reformuladas, ganhando um design extremamente moderno.


Os slogans 
The Reincarnation of Tea. 
Tazo. Artfully blended. 
It begins with tea.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1994 
● Fundador: Steven Smith, Stephen Lee e Tom Mesher 
● Sede mundial: Kent, Washington, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Tazo Tea Company 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Starbucks Corporation
● Chairman & CEO: Howard Schultz 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 100 
● Segmento: Bebidas não alcoólicas 
● Principais produtos: Chás e bebidas derivadas 
● Concorrentes diretos: Arizona Tea, Lipton, Nestea, Twinings, Tetley, Celestial Seasonings e Snapple 
● Slogan: The Reincarnation of Tea. 
● Website: www.tazo.com 

A marca no mundo 
Atualmente a vasta linha de chás da marca TAZO é comercializada dentro de todas as lojas da rede Starbucks em aproximadamente 50 países. Além disso, os produtos da marca podem ser encontrados em grandes supermercados e varejistas especializados nos Estados Unidos, incluindo versões saquinhos, prontas para o consumo e cápsulas. 

Você sabia? 
A TAZO já desenvolveu mais de 100 variedades de chás e infusões durante sua história, oferecendo hoje em dia aproximadamente 50 opções em sua linha de produtos. 
A TAZO beneficia comunidades que produzem os ingredientes de seus chás através do projeto CHAI (Community Health and Advancement Initiative), em parceria com a Mercy Corps. Esse projeto está direcionado às necessidades das comunidades produtoras de chá e ervas com serviços de saúde e desenvolvimento econômico. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 28/10/2016

28.3.10

SPOLETO


Massas frescas, cheirinho de molhos, temperos a gosto e manuseio de panelas com extrema habilidade. Quem vê uma refeição sendo preparada em qualquer um dos restaurantes da rede SPOLETO talvez não imagine que o cozinheiro foi cuidadosamente treinado, até mesmo com técnicas de teatro, para encantar o cliente. A rede de comida italiana SPOLETO escreveu sua história pautada na arte. A arte de cozinhar, a arte de atender, a arte de servir e a arte de encantar ao cliente. Como não poderia deixar de ser, o SPOLETO seguiu a tradição artística da cidade italiana que dá nome à rede. Coração brasileiro, paixão à italiana. Assim é a SPOLETO. 

A história 
A história tem início em fevereiro de 1999 na cidade do Rio de Janeiro, fruto de uma forte amizade de infância e muito trabalho de Eduardo Ourivio e Mário Chady. Após oito anos atuando juntos no ramo de varejo alimentício, os dois perceberam uma grande necessidade por parte das pessoas que se alimentavam fora de casa: uma refeição saborosa, rápida e de alta qualidade, servida através de um ótimo atendimento que as deixassem à vontade. Nascia, assim, o inovador conceito do SPOLETO onde o cliente era o chef de cozinha e, como em casa, tinha a liberdade de escolher entre 11 tipos de massas, 34 ingredientes e cinco tipos de molhos e criar suas próprias receitas. Uma inovação que possibilitou a união da qualidade de um restaurante com a rapidez de um fast-food. O nome do estabelecimento especializado em comida italiana no formato de alimentação rápida instalado em um complexo de pequenos restaurantes existente em Ipanema foi inspirado na cidade de Spoleto, localizada no centro da Itália, na bela região da Úmbria.


A iniciativa foi um sucesso: em pouco tempo, começaram a se formar filas de clientes querendo experimentar. Com isso, nesse mesmo ano foram inaugurados mais quatro restaurantes, um deles no Shopping Rio Sul. O sucesso dos primeiros restaurantes estava ancorado em uma fórmula inovadora, onde o cliente escolhia a massa que desejava e cada um dos ingredientes do molho, e, do outro lado do balcão, um treinado chef, com arte e simpatia, transformava o atendimento em um verdadeiro espetáculo culinário se diferenciando do padronizado atendimento encontrado nas redes instaladas em praças de alimentação. Após dois anos estudando e aprimorando a operação e o mix de produtos do restaurante, Eduardo e Mário se dedicaram a um novo desafio: levar este modo diferenciado de refeição a um maior número de pessoas, através do sistema de franquia.


No ano seguinte o número de restaurantes saltou de 29 para 49 unidades, incluindo lojas em São Paulo. Após quatro anos de expansão, em 2003, a rede contava com 75 restaurantes e alcançava posicionamento nacional. No ano seguinte a rede lançou a linha de pratos “Allegro” especialmente desenvolvida para o Dia das Mães e assinada pelo artista Sérgio Maurício Manon. Neste ano, foi realizada a 1ª edição do Campeonato de Malabarismo, dando início a uma tradição onde cozinheiros de toda a rede praticam suas técnicas para se aperfeiçoarem e conseguirem avançar às finais da competição. O ano de 2005 foi de extrema importância para o SPOLETO, marcado pelo início da expansão internacional da rede com a inauguração dos primeiros dois restaurantes no México.


O sucesso internacional que a rede alcançou no mercado mexicano resultou, em 2007, na inauguração das primeiras unidades do SPOLETO na capital espanhola (a marca sairia do país anos depois). Também neste ano, o SPOLETO investiu em outros segmentos além dos modelos de restaurantes implantados em ruas e shoppings, com unidades inauguradas em hipermercados, aeroportos (como de Brasília, Belo Horizonte, Maceió, Rio de Janeiro e Salvador), terminais rodoviários e centros comerciais. Além disso, lançou o SPOLETO MIO, uma linha composta por seis opções de massas frescas recheadas acondicionadas em bandejas, quatro molhos e oito receitas de ingredientes exclusivas, em embalagens individuais e prontas para consumo: bastava misturar e levar ao fogão ou forno microondas. Desde abril de 2008 as unidades da rede possuem um cardápio em braile para atender aos deficientes visuais.


Nos anos seguintes a rede resolveu apostar em pratos mais leves como saldas para o verão, além de incluir o primeiro sanduíche de seu cardápio, o Pane Romano, lançado antes nos restaurantes mexicanos da rede, e lançar o polpettone (uma deliciosa almôndega grande e recheada de queijo). Em 2011 a rede começou a apostar no conceito Store in Store, no qual duas marcas, neste caso SPOLETO e Domino’s Pizza, conviviam harmonicamente em um mesmo ambiente. Além disso, introduziu um novo formato de loja: SPOLETO 21, restaurantes sustentáveis, que reduzem o consumo de gás (através da adoção do fogão elétrico com tecnologia de indução), adotam um novo sistema para a lavagem de utensílios (economizando mais água), eliminam o uso de produtos de limpeza nocivos ao meio ambiente, tratam o lixo e reduz o número de empregados, proporcionando assim o aumento dos salários com a participação nos resultados.


Outras novidades da rede foram a realização do Festival do Gnocchi (com molhos e preços especiais para o tradicional prato da culinária italiana) e a adição de novos itens no cardápio, como por exemplo, novos pratos á base de carne, como Almôndegas do Chef e o Spezzatino, inspirado nos picadinhos italianos que são tradicionais durante o inverno na região norte do país. E, já que cozinhar é uma arte, a rede desenvolve continuamente linhas de pratos de porcelana assinadas por artistas, além de exposições de fotos.


O SPOLETO ingressou em uma nova fase de sua história no mês de março de 2015 com a inauguração do primeiro restaurante da rede nos Estados Unidos, localizado na cidade de Orlando. Na unidade americana foi adotado o estilo fast-casual (tem as vantagens do fast-food, como preços baixos e refeições preparadas na hora, com a qualidade do atendimento convencional, mesmo sem garçons). O novo modelo foi batizado de SPOLETO MINHA COZINHA ITALIANA. O desejo desse novo conceito é sofisticar o cardápio sem perder características como velocidade e o bom custo-benefício. A partir de 2017 o SPOLETO iniciou um trabalho de reposicionamento da marca e lojas com base nas experiências dos restaurantes dos Estados Unidos. Com o novo conceito chamado de “Minha Cozinha Italiana”, a rede promoveu a mudança da arquitetura das lojas, a presença de chefs nas cozinhas, novos pratos e receitas (como risotos) e uma aproximação maior da marca com a culinária italiana. A primeira loja no novo modelo foi inaugurada em um shopping de Belo Horizonte em 2018 e a conversão de todas as demais está prevista até 2021. Um dos novos pratos que surgiu com o novo conceito da rede foi a Focaccia, tradicional pão italiano, nos sabores mussarela com ingredientes ou Nutella e morango, que se uniu às massas secas importadas da Itália e às massas artesanais de fabricação própria, feitas com Grano Duro italiano.


Em 2019 a rede lançou o conceito MINHA COZINHA ITALIANA TRATTORIA, que integra principalmente tecnologia (autoatendimento), cardápio exclusivo e elevação da oferta gastronômica no ambiente de culinária rápida. Em tempos de isolamento social devido a pandemia em virtude do Corona vírus, o SPOLETO resolveu novamente se reinventar e lançou o MERCATO SPOLETO, uma linha de ingredientes (azeite, vinho, presunto cru, camarão, tiras de frango), molhos (cinco opções) e massas (gnocchi, ravioli e lasanha) para o consumidor preparar e cozinhar em casa receitas exclusivas da rede. O cliente pode escolher a quantidade de cada produto e comprar cada item individual como massas, molhos, proteínas, condimentos e bebidas. Perfeito para quem gosta de escolher os ingredientes de forma selecionada, cozinhar e se divertir como chef. Outra novidade lançada em 2020 foi o cannoli, doce da origem siciliana, uma massa neutra crocante em formato de tubo com recheio cremoso. O melhor da culinária italiana do jeito brasileiro de ser inovador. Assim é o SPOLETO.


O pequeno chef 
O projeto PICCOLO CHEF (que em português significa literalmente “Pequeno Chef”) nasceu da vontade que todos, crianças ou não, temos em bisbilhotar, perguntar e conhecer tudo. Quem não se lembra da visita à fábrica da Coca-Cola? Ou mesmo não viu o filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate?” Hoje o SPOLETO possui uma fábrica digna de ser visitada por todos. Lá, são fabricadas as massas com recheio e todos os molhos, além do risoto e da lasanha. A fábrica localizada em Vargem Pequena está instalada em local bastante aprazível e cercado por imensas áreas verdes. Ao chegarem, as crianças assistem a uma animação em vídeo, que conta a história das massas, a história do SPOLETO e fala também do rigoroso controle de qualidade e do cuidado contra as bactérias que a empresa adota. Depois, visitam a fábrica e observam os processos de produção, embalagem, armazenamento e limpeza, e conhecem através de um passeio o mundo das massas SPOLETO.


Além de tudo isso, a criançada aprende como se faz uma massa de verdade, e pode colocar seus conhecimentos em prática, literalmente botando a mão na massa, misturando ingredientes e cortando nos formatos mais clássicos, na adorada “Dinâmica da Massa” e levam para casa um certificado de Pequeno Chef. Há também uma demonstração fantástica de malabarismo com cozinheiros especialmente treinados, que fazem um verdadeiro show com pratos, frigideiras, e, porque não, com o próprio macarrão. A 1ª visita foi realizada em maio de 2008 e, desde então, muitas escolas vêm se mostrando interessadas em participar do projeto. A duração da programação é de 4 horas e o transporte é de responsabilidade da escola.


A marca também conquistou uma legião de fãs mirins através da OFICINA PICCOLO CHEF, realizada por diversos shoppings pelo país onde a garotada vestia o avental, colocava o chapéu de chef para aprender a preparar deliciosas massas, desde a história das massas até os processos de produção, dos ingredientes ao corte na máquina. As oficinas contavam com apresentação de vídeo, orientação dos monitores, caracterização das crianças e criação das massas.


A evolução visual 
Ao longo dos anos o logotipo da marca SPOLETO passou por inúmeras modificações. Em 2009, quando a rede comemorou dez anos de atuação no mercado, apresentou uma nova identidade visual que passou a contar com uma frigideira estilizada como ícone, inserida na última letra O do nome SPOLETO, além de uma nova tipografia de letra. Há poucos anos atrás o logotipo ganhou apenas uma modernização.


Os slogans 
Minha Cozinha Italiana. (2017) 
Crie Bons Momentos Aqui. (2012) 
Aqui você é o Chef.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1999 
● Fundador: Eduardo Ourivio e Mário Chady 
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil 
● Proprietário da marca: Grupo Trigo 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Antônio Moreira Leite 
● Faturamento: R$ 500 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Restaurantes: 355 
● Presença global: 2 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 3.500 (incluindo franqueados) 
● Segmento: Alimentação rápida 
● Principais produtos: Massas, risotos, lasanhas e almôndegas 
● Concorrentes diretos: Bonaparte, Ragazzo, All Parmegiana, Rizzo Gourmet, Spedini e Tomatzo 
● Ícones: A frigideira de seu logotipo 
● Slogan: Minha Cozinha Italiana. 
● Website: www.spoleto.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a rede de alimentação rápida SPOLETO possui mais de 350 restaurantes no Brasil, espalhados por 24 estados mais o Distrito Federal, além de 5 unidades nos Estados Unidos. Hoje o SPOLETO vende mais de 1.3 milhões de pratos da massa por mês e nos dias 29 (Dia do Gnocchi), a média de venda diária aumenta em 30%. A rede pertence ao Grupo Trigo, também proprietário da Koni Store (temakeria). 

Você sabia? 
O SPOLETO foi o primeiro restaurante a utilizar pratos de louça em praças de alimentação. 
O principal fornecedor de massas secas do SPOLETO é um dos produtores mais tradicionais de massas na Itália, a La Molisana, com mais de 100 anos de história. 
Na fábrica da empresa em Volta Redonda (RJ) são produzidos molhos, massas recheadas, risotos e polpettones. A fábrica produz todo ano aproximadamente 3 milhões de quilos de molhos, 1.6 milhões de unidades de massas recheadas, 475 mil lasanhas e 7 toneladas de risotos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Veja e Exame), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 7/7/2020

25.3.10

CANSON


Graças à qualidade de seus papéis, variedade de cores, texturas, gramaturas, formatos e efeitos, a CANSON se tornou sinônimo mundial de papel destinado à expressão artística, às artes gráficas e ao desenho técnico. Não por menos, seus produtos foram aprovados por pintores e artistas como Monet, Miró, Picasso e Andy Warhol. O constante foco em investimento tecnológico e exigência de qualidade possibilitaram à CANSON ser líder mundial hoje em dia, convidando artistas, amadores e profissionais, para livremente expressarem sua criatividade em papéis de alta qualidade. 

A história 
A história da tradicional empresa começou no longínquo ano de 1557 quando Jacques Montgolfier, um fabricante de papel de Ambert, deixou a cidade de Auvergne para se estabelecer em Beaujolais. Era apenas o início da expansão geográfica desta família que, durante vários séculos, iria se tornar um ícone na produção de papel. Em 1692, seus filhos Michel e Raymond chegam a Vidalon enquanto a família Chelles, fabricantes de papel originários da Auvergne, se empenham na colagem do papel. Os dois apaixonam-se pelas filhas do dono da fábrica local e, duas semanas depois, casam-se com Françoise e Marguerite, aliança que enraíza a família Montgolfier em Vivarais. Passados quase um século, em 1777, Etienne Montgolfier criou o primeiro papel Vitela francês, onde as folhas eram fabricadas sobre uma tela de latão sem nenhuma aspereza, o que permitia obter um papel perfeitamente liso. Pouco depois, em 1780, Pedro Montgolfier decidiu substituir os mastros por cilindros desfibradores holandeses. Com a peça holandesa o papel passou da produção artesanal para a industrial, impulsionando a empresa para um crescimento vertiginoso.


Ao mesmo tempo nesta época, Joseph Montgolfier, irmão de Etienne e um prodígio inventor, realizou seu sonho de voar inserindo ar quente à um saco de papel, criando assim o primeiro balão de ar quente do mundo, o qual voou pela primeira vez no dia 19 de setembro de 1783 na cidade francesa de Versailles na presença do rei Luis XVI e da rainha Maria Antonieta. A partir deste momento, a marca estaria intimamente ligada ao balão, que acabaria, de forma estilizada, fazendo parte de seu logotipo. Estes importantes progressos proporcionaram à fábrica de Vidalon, o título de manufatura real, outorgada pelo rei Luís XVI em 1784, que podia ser considerado um certificado de qualidade e garantia. Quando terminou a revolução francesa, a família Montgolfier saiu do anonimato, mas com o falecimento de Etienne no ano de 1799, seu genro e sucessor, o político Barthélémy Barou de Canson, que se revelou um inovador de talentos, foi responsável por lançar a papelaria definitivamente na abertura industrial. Foi na coloração que ele empenhou suas forças e suas pesquisas, o que culminou com um novo procedimento que permitia fabricar papéis com cores resistentes às piores provas, exceto à alguns ácidos. Esta fraqueza se tornou também uma força: as doses de ácido necessárias para apagar a escrita faziam desaparecer a cor do papel. Portanto, estes novos papéis não podiam ser falsificados. Napoleão I atribui em 1809, uma patente de invenção ao seu criador e o papel de Vidalon passou a se chamar oficialmente papel CANSON. Foi também nesta época que a empresa passou a fabricar o papel para marcar e desenhar, uma verdadeira revolução no universo dos desenhistas e artistas gráficos. Além disso, Barthélémy renunciou às incríveis receitas à base de alho e de cola de peixe e conseguiu criar um papel vegetal a partir do cânhamo.


A partir de 1815 surgiu um projeto de se instalar uma máquina contínua de alto rendimento, a qual foi colocada em funcionamento em 1822. Seu filho Stevan de Canson, em 1826, adaptou nesta máquina as famosas caixas de aspiração, que, ao sugarem a água sob a tela metálica, melhoram o escoamento e dão mais resistência à folha em formação. Em 1827, os Canson patenteiam sua técnica de colagem na massa para tornar o papel menos absorvente e evitar que não funcionasse como um mata-borrão. Esta linha de conduta consistia em se adaptar as variadas técnicas de expressão artística e fabricar papéis específicos para diferentes usos, fazendo com que a marca ingressasse no mundo do desenho e da pintura.


Em 1865, foi concedida à CANSON uma patente por um sistema que simplificou, ao fazê-lo menos custoso, o processo de impressão de foto e melhorou a qualidade dos tons pretos. Essa invenção foi premiada na Exposição Internacional de Fotografia de 1892. No século XX, grandes alianças e incorporações abriram as portas da CANSON para a internacionalização, como por exemplo, em 1926 quando a empresa abriu uma filial na cidade de Nova York. Durante este período a marca se tornou a preferida de artistas, desenhistas e pintores, lançando, ano após ano, inúmeras novidades quando o assunto é papel. Em 1947 a empresa encontrou a solução para a conservação e o transporte dos papéis artísticos escolares com a criação da Pochette Canson®, uma prática pasta que continha uma dúzia de folhas de papéis artísticos.


Nos últimos anos a marca francesa lançou no mercado grandes novidades, como por exemplo, Vivaldi A4, uma linha de papéis especiais lisos, ideal para cartazes, maquetes, bordas para fotos e capas para trabalhos escolares; Vivaldi Wave, uma linha composta por 6 cores de papel micro-ondulado para projetos escolares, embalagens, sacolas, caixas, convites, capas para álbuns; e CANSON INFINITY, uma linha de papéis desenvolvida especificamente para impressões digitais e fotografias, que possui um tom branco único, além de uma textura singular, macia e aveludada. Em 2007, ao completar 450 anos, a CANSON foi adquirida pela francesa Hamelin, empresa que atua nos segmentos de cadernos, blocos, produtos de arquivo e outros. A marca recentemente ganhou uma mascote: o personagem CANSONINO, um estudante estilizado criado no Brasil, que promete manter a tradição dos papéis CANSON viva entre as novas gerações.


Atualmente a CANSON oferece papéis específicos para diferentes segmentos: Belas Artes (papéis para artes), Desenho Técnico (papéis específicos para desenhos técnicos), DFAP (papéis para Digital Fine Art & Photo), Linha Escolar (papéis artísticos escolares para alunos da educação infantil ao ensino médio) e SOHO (papéis especiais com texturas variadas, efeitos metálicos, fibras aparentes e muito mais). Devido à toda essa vasta e rica história, a marca CANSON passou a fazer parte do patrimônio artístico. Um exemplo disso foi a parceria firmada em 2010 com o tradicional museu do Louvre para o lançamento de suas coleções de artes gráficas. Afinal, grandes artistas como Henri Matisse fizeram suas obras em papéis CANSON. Além disso, nesse mesmo ano foi criado o Fundo Canson para a Arte em Papel (Le Fonds Canson®), cujo objetivo é promover e apoiar os artistas que trabalham com papel.


O museu 
Instalado na casa antiga dos irmãos Montgolfier, o museu Papeteries Canson & Montgolfier, inaugurado em 1987, apresenta aos visitantes documentos, artefatos e máquinas de fabricação de papel. As máquinas que marcaram a história da fabricação do papel são apresentadas em um sofisticado espaço com mais de 500 m². Apesar de antigas, essas máquinas estão em bom estado de conservação e funcionamento, o que permite ao visitante familiarizar-se desde a fabricação do papel até a tipografia. O museu também retrata a história do papel, da família Montgolfier e da CANSON. Também é possível ao visitante iniciar-se na fabricação manual do papel e de balões de ar quente, os montgolfières, em papel.


O marketing 
Para reforçar o posicionamento da CANSON, a empresa realiza um forte trabalho de comunicação e marketing como, por exemplo, a presença da marca em importantes feiras do setor papeleiro e artístico, participação de mostras internacionais de artes gráficas, campanhas publicitárias em revistas especializadas, além de visitar constantemente professores de desenho e pintura em universidades e escolas de artes. A marca está presente também em diversos eventos do mercado artístico e escolar, além de patrocinar um balão, o que é natural para uma marca que está relacionada a esta grande invenção. O balão da CANSON viaja através das principais concentrações internacionais, símbolo de sua tradição e modernidade que constitui os mesmos princípios da marca.


A evolução visual 
A história do logotipo da marca segue o mesmo conceito gráfico desde o século XVIII, quando o balão passou a fazer parte integrante de sua identidade visual. Este símbolo foi adotado em 1782. Somente em 1980, o logotipo atual foi introduzido. Mais recentemente, em 2007, o logotipo foi apenas atualizado, tendo como principal mudança as cores.


Os slogans 
Papiers d’inspiration depuis 1557. 
Release your creativity. 
Espaços livres de criatividade. (Brasil, antigo)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1557 
● Fundador: Jacques Montgolfier 
● Sede mundial: Annonay, França 
● Proprietário da marca: Le Groupe Hamelin 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Eric Joan 
● Presidente: James Allery 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 500 
● Segmento: Papelaria 
● Principais produtos: Papéis para fotografia digital, desenho e impressão 
● Concorrentes diretos: Xerox, HP, Chamex, Riport e Copimax 
● Mascote: Cansonino 
● Slogan: Papiers d’inspiration depuis 1557. 
● Website: www.canson.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a CANSON possui filiais instaladas na Alemanha, Bélgica, Itália, Espanha, Austrália, Japão, Estados Unidos e Brasil, comercializando uma diversificada linha de produtos, incluindo papéis para desenho, pastel, aquarela, pintura a óleo, acrílica, artes gráficas, edição de arte, fotografia digital e impressão ink jet. Seus produtos são vendidos em mais de 100 países através de papelarias e lojas de materiais artísticos. 

Você sabia? 
A CANSON está na origem de muitas invenções do segmento tais como o papel vegetal (em 1807), papéis coloridos e papel fotográfico, e também na origem de técnicas de produção como as máquinas continuadas de papel (1822) e o enquadramento do papel diretamente no tanque. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 24/4/2014

23.3.10

CLARINS


Líder absoluta no mercado europeu para tratamento de pele no segmento de luxo, a CLARINS desenvolve produtos feitos exclusivamente com ingredientes naturais que tornam a pele mais bela e saudável, oferecendo a suas clientes um resultado rápido, real e eficiente. Não por menos, a marca francesa conquistou milhões de fiéis consumidores pelo mundo afora, especialmente celebridades e pessoas ricas. 

A história 
A história começou nos anos de 1950 com Jacques Courtin, um estudante francês de medicina, que se especializou em fisioterapia e em tratamento da circulação através de massagens. O jovem desenvolveu uma nova técnica de massagem, eficaz em melhorar a circulação do sangue e o sistema de drenagem linfática, essenciais à saúde geral e à da pele. Ele também começou a formular seus próprios óleos a partir de extratos de plantas. Ao trabalhar como fisioterapeuta, seus pacientes tiveram melhoras de condições médicas e também de aparência da pele. Foi então, que no ano de 1954, ele resolveu inaugurar na cidade de Paris, precisamente no número 35 da Rue Tronchet, o INSTITUTO CLARINS, cujo objetivo era oferecer tratamentos de pele (face e corpo) avançados e personalizados para as mulheres. Sua única motivação era fazer uma homenagem à mulher: “por amor e respeito à beleza feminina”. O nome “Clarins” era uma referência a uma peça de teatro, e depois seria incorporado ao sobrenome do fundador. Um dos grandes sucessos iniciais da empresa foi disponibilizar o primeiro tratamento anti-rugas, chamado de huile anti-eau, que tinha como objetivo evitar a retenção de líquidos, estimular e eliminar as toxinas da pele deixando-a mais firme e macia. O sucesso de seus tratamentos foi crescendo ao longo do tempo e cada vez mais o instituto ganhava novas clientes encantadas com os resultados obtidos.


Desde o início, a CLARINS buscava na natureza ingredientes que iriam fazer seus produtos terem afinidade com a pele, oferecendo as suas consumidoras resultados satisfatórios. O primeiro produto criado por ele em 1962 foi o “Body Shaping Cream”, um creme que acentuava os contornos e formas e eliminava a celulite. Em 1965, ele deixou de subcontratar a produção dos seus produtos e criou a sua própria unidade de fabricação em Cormeilles en Parisis, nos subúrbios da cidade de Paris. Como os óleos e cremes totalmente feitos com puros extratos de plantas faziam enorme sucesso entre as clientes do instituto, que chegavam a pedi-los para levar para casa, ele resolveu vender esses produtos no instituto a partir de 1966. O sucesso foi tanto, que pouco depois, em 1968, a pequena linha de produtos da marca, até então exclusividade do instituto, começou a ser comercializada em perfumarias rigorosamente selecionadas. Pouco depois, os produtos começaram a serem comercializados em grandes lojas de departamento.


Em 1970, a CLARINS assinou seu primeiro contrato para a distribuição de seus produtos fora da França, iniciando assim uma fase de internacionalização da marca. Nos anos seguintes, o filho do fundador, Christian Courtin-Clarins, foi o principal responsável por divulgar e desenvolver a marca internacionalmente. Pouco mais de dez anos depois, em janeiro de 1981, a primeira subsidiária da empresa francesa foi estabelecida nos Estados Unidos. Nesta época a marca já era líder no mercado francês de produtos para o tratamento da pele no segmento de luxo. A marca CLARINS começou a diversificar suas atividades no ano de 1991 através do lançamento de sua primeira linha de maquiagem, cuja filosofia era “You, even more beautiful”; no ano seguinte com o lançamento do perfume feminino Angel de Thierry Mugler; e pouco mais tarde, em 1995, com a aquisição da linha dos famosos perfumes Azzaro. Foi nesta década, depois de se tornar líder na Europa no segmento de produtos para o tratamento da pele (especialmente facial), que de forma discreta, a CLARINS desembarcou com seus produtos no mercado brasileiro.


Em 2000, com a aposentadoria do fundador, seu filho Christian assumiu o comando da empresa juntamente com seu irmão, o cirurgião ortopédico Olivier Courtin-Clarins. Em 2007, a empresa gastou por volta de US$ 45 milhões com pesquisas de novos ingredientes e com a realização de testes em diferentes países para o desenvolvimento de novos produtos que beneficiassem a saúde da pele. Outra novidade foi o lançamento da MyBlend, a primeira linha personalizada de cosméticos. Além disso, a CLARINS estreou seu comércio eletrônico. No ano de 2008, os membros da família iniciaram a recompra das ações da empresa na Bolsa de Valores e fecharam seu capital. A decisão foi baseada em uma simples razão segundo a família: em um mercado que pede lucros instantâneos, se a empresa se deixa levar apenas pelas metas capitalistas, não consegue construir uma marca de verdade.


Nesse mesmo ano, a empresa ingressou no segmento de cosméticos orgânicos ao investir na marca KIBIO (que seria encerrada poucos anos mais tarde). Recentemente, a marca francesa voltou ao mercado brasileiro com força total e muitas novidades. Uma delas, a linha solar, além de proteger, revigora a pele. Isto porque, além dos filtros que evitam a ação dos raios de sol na pele, contém princípios ativos de origem vegetal que otimizam a comunicação celular e contribuem para barrar a degradação das fibras de colágeno. Em 2014, a CLARINS comemorou 60 anos de inovações extraídas do coração das plantas, 60 anos de experiência no segmento de beleza, 60 anos em saber ouvir as mulheres, 60 anos de beleza responsável, respeitosa a natureza e as futuras gerações.


A linha do tempo 
1983 
Lançamento do BEAUTY FLASH BALM, um creme facial que deixava a pele macia e luminosa, eliminando qualquer sinal de fadiga. 
1985 
Lançamento do DOUBLE SERUM, um eficaz e poderoso creme antienvelhecimento. Atualmente este produto, um dos mais populares da marca, possui 38 ingredientes naturais poderosos no combate ao antienvelhecimento. 
1987 
Lançamento do EAU DYNAMISANTE, um creme (gel) que utilizava os princípios da aromaterapia para o tratamento da pele. 
1988 
Lançamento do MULTI-ACTIVE DAY CREAM, um creme com o exclusivo sistema de Multi-Lamellins, um ingrediente capaz de proteger a pele contra as “agressões” do dia-a-dia. 
1991 
Lançamento do ANTI-POLLUTION COMPLEX, um spray hidratante que protegia a pele contra as ações da poluição. 
1993 
Lançamento de uma linha de protetores solares feitos com plantas naturais que proporcionava uma alta proteção da pele. 
1995 
Lançamento do primeiro creme enriquecido com vitaminas e feitos com extratos de plantas que interagiam com a luz. 
1996 
Lançamento do BODY LIFT, um poderoso creme que agia no sistema de comunicação das células da pele eliminando gorduras. 
2000 
Lançamento de um tônico demaquilante que além de remover completamente a maquiagem hidratava a pele. 
2002 
Lançamento de uma completa linha masculina (ClarinsMen) de produtos para o tratamento da pele. 
2003 
Lançamento de uma linha de produtos para o tratamento da pele especialmente desenvolvida para mulheres com mais de 50 anos. 
2004 
Lançamento de um creme hidratante com alto grau de proteção contra os raios UV. 
2005 
Lançamento do TOTAL BODY LIFT, um poderoso creme redutor de celulite. 
Lançamento dos dois primeiros perfumes com a marca CLARINS. 
2006 
Lançamento de um creme pós-barba que trata e hidrata a região sensível da pele. 
2010 
Lançamento da CAPITAL LUMIÉRE, um creme antienvelhecimento com extratos de Cochléaire e Waltheria, que ajuda a fortalecer a rede de colágeno, reduzir rugas, reafirmar a pele e restaurar a luminosidade.


Espaços relaxantes 
Em 2001, a CLARINS através de uma parceria com o badalado hotel Dinarobin, localizado nas paradisíacas Ilhas Maurício, inaugurou um luxuoso SPA onde a filosofia e o conceito da marca estavam presentes em todos os detalhes, desde a decoração até os exclusivos tratamentos. Atualmente, são mais de 42 luxuosos Spas (batizados de Spa by Clarins), instalados em magníficos e prestigiosos hotéis localizados em lugares paradisíacos, como as Ilhas Seicheles, Maldivas, Ibiza (Espanha), Le Cap Ferret, Saint-Tropez e Courchevel (França), Ixtapa (México), Jeddah (Arábia Saudita), Panamá, Macau e Marrakech (Marrocos). Esses luxuosos Spas oferecem tratamentos faciais e corporais, massagens, beleza das mãos e dos pés, maquiagem, osteopatia, fitness e muito mais.


A partir de 2003, a empresa começou inaugurar unidades dos chamados SKIN SPA CLARINS em grandes cidades mundiais, oferecendo um espaço de beleza e saúde com serviços relaxantes como tratamentos faciais e massagens realizadas por profissionais altamente competentes. O objetivo era consolidar a CLARINS como uma marca especializada em pele. Esse serviço permitiu que a marca francesa se expressasse, oferecendo uma experiência prazerosa com o uso e a venda de seus produtos em espaços meticulosamente planejados. Atualmente são 160 desses Spas espalhados por mais de 25 países. Nos últimos anos a marca inaugurou também vários SKIN SPAS em badaladas lojas de departamento como a Nordstrom e a Bloomingdale’s, que contam com profissionais especializados e treinados pela empresa para oferecer tratamentos faciais com duração de 45 minutos à uma hora.


A evolução visual 
O logotipo da marca CLARINS passou por pequenas alterações ao longo dos anos. Atualmente a identidade visual pode ser também aplicada sem a palavra “Paris”.


Os slogans 
It’s fact. With Clarins, life’s more beautiful. (2007) 
With plants, you can see beauty grow. 
Makes life more beautiful.


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1954 
● Fundador: Jacques Courtin-Clarins 
● Sede mundial: Paris, França 
● Proprietário da marca: Clarins S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária do Groupe Clarins) 
● Chairman: Christian Courtin-Clarins 
● CEO: Jonathan Zrihen 
● Faturamento: €1.3 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Spas: + 200 
● Presença global: 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 10.000 
● Segmento: Cosméticos de luxo 
● Principais produtos: Cremes, maquiagens e perfumes 
● Ícones: O creme anti-rugas 
● Slogan: It’s fact. With Clarins, life’s more beautiful. 
● Website: www.clarins.com 

A marca no mundo 
Atualmente a CLARINS, uma das líderes mundiais em cosméticos e perfumes e número 1 na venda de cremes na Europa no segmento de luxo, é composta por mais de vinte subsidiárias que comercializam os produtos da marca francesa em 150 países ao redor do mundo através de mais de 21 mil pontos de venda. A divisão de perfumes da empresa, constituída por marcas como Thierry Mugler, Azzaro, fatura em média aproximadamente €390 milhões por ano. O faturamento estimado da CLARINS em 2014 foi de €1.3 bilhões. A empresa possui atualmente dois parques industriais na França que chegam a testar mais de 100 ingredientes ativos por ano. A marca fabrica seus produtos de cuidados da pele e perfumes exclusivamente na França, e exporta 88% de sua produção. 

Você sabia? 
Aproximadamente 40% dos produtos da marca francesa foram elaborados e desenvolvidos por sugestão de alguma cliente. 
A CLARINS esteve entre os primeiros fabricantes de produtos para a pele a se especializar em ingredientes naturais, botânicos e hipoalergênicos, e a primeira empresa do segmento na França a suspender definitivamente os testes em animais no ano de 1987. Além disso, a marca se engajou na proteção ambiental e desde 1991 não utiliza nenhum produto de origem animal. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 13/1/2016