15.8.06

CONTINENTAL TIRES


Hoje a CONTINENTAL é um dos maiores e mais importantes grupos do mundo que atua junto à indústria automobilística. É líder no setor de pneus na Alemanha, ocupa a segunda posição na Europa e a quarta no mercado mundial. Por isso, quando você vir um pneu rodando com a marca de um cavalinho rampante saiba que a mais alta tecnologia está empregada nele, tudo para garantir segurança e conforto para milhões de passageiros de automóveis no mundo inteiro. 

A história 
A trajetória de sucesso do GRUPO CONTINENTAL, fundado por um grupo formado por nove banqueiros e industriais, começou exatamente no dia 8 de outubro de 1871 na cidade de Hanover, na Alemanha, com o início da produção de artefatos de borracha flexível (como bolsas de água quente, brinquedos e tecidos) e pneus maciços para carruagens e bicicletas, produzidos pela empresa Continental-Caoutchouc-und Gutta Percha Compaigne. No ano de 1882 a empresa adotou a marca registrada do “Cavalo Rampante”, que com o passar dos anos se tornaria um verdadeiro ícone e maior símbolo de reconhecimento da CONTINENTAL perante milhões de consumidores.


Dando sequência à sua tradição de pioneirismo e de compromisso com as soluções mais avançadas tecnologicamente, em 1892 tornou-se a primeira empresa alemã a produzir pneus para bicicletas e, em 1898, iniciou a produção de pneus lisos para automóveis. E um pouco mais tarde, em 1904, revolucionou o mercado com o primeiro pneu com desenho na banda de rodagem; no ano seguinte produziu o primeiro pneu antiderrapante; e logo depois, em 1908, com a invenção da roda desmontável, que economizou esforço e tempo na hora de trocar um simples pneu. Em 1921, a CONTINENTAL uma vez mais foi pioneira no mercado alemão ao lançar pneus com uma nova fibra, mais flexível e resistente, e ao produzir os primeiros pneus de grande diâmetro e reforçados por arames, para substituir os maciços, que até então eram utilizados pelos veículos comerciais. Três anos mais tarde a empresa aperfeiçoou o pneu reforçado com arame e apresentou o Conti-Cord, um pneu de baixa pressão com maior longevidade e maior nível de conforto. Em 1928 ocorreu a fusão da empresa com as maiores indústrias alemãs de produção de borracha, constituindo-se, assim, a Continental Gummi-Werke AG.


A partir de 1934 a empresa iniciou sua expansão internacional com a inauguração de uma fábrica na cidade de Madri na Espanha. Entre os anos de 1935 e 1940, sucessos consecutivos em competições automobilísticas (quatro vitórias consecutivas no Grande Prêmio da Alemanha, quatro na corrida de Tripoli, no norte da África, e três na Itália) com carros das marcas Mercedes-Benz e Auto-Union (antiga Audi), equipados com pneus da marca, além de inúmeros recordes de velocidade, contribuem para o crescimento do renome mundial da CONTINENTAL.


No ano de 1943 a empresa apresentou o pedido de registro de patente para fabricação de pneus sem câmara de ar. A CONTINENTAL foi severamente atingida pelos intensos bombardeios da Segunda Guerra Mundial e teve algumas de suas fábricas parcialmente destruídas. Após o término do conflito, a empresa conseguiu permissão do governo militar britânico para a retomada de produção em 14 de junho de 1945. Em 1952 introduziu no mercado o pneu de inverno M+S, desenvolvido especificamente para rodar em condições adversas e pisos com neve. No ano de 1960 começou a produção em massa dos pneus radiais. Em 1967, a CONTINENTAL inaugurou sua pista de testes, tendo, na década de 1990, mais que duplicado em tamanho sua área para permitir a construção de novas pistas. No final dos anos de 1970, a CONTINENTAL tornou-se multinacional com a aquisição de uma série de pequenas empresas, entre as quais a alemã Techno-Chemie, uma das líderes na produção de mangueiras, e a General Tires (em 1987), ingressando assim no competitivo mercado norte-americano.


E as aquisições não pararam por aí. Em 1993, a CONTINENTAL consegue a participação majoritária na fabricante de pneus checa Barum. Com isso, a empresa fortalece a sua posição no mercado da Europa Oriental. Em 1998, comprou por US$ 1.93 bilhões a unidade de freios e chassis da americana ITT, fornecedora das principais montadoras de automóveis do mundo. Com essa aquisição, o grupo alemão passou a ser líder mundial no setor de freios e a ocupar o segundo lugar em sistemas de freio antitravamento (o popular ABS). Já no campo tecnológico, em 1991, a empresa lançou o ContiEcoContact, tornando-se assim a primeira fabricante de pneus a lançar um produto “ecológico” para carros de passeio, que trazia benefícios especiais de economia de combustível e performance. Mais recentemente, em 2006, a CONTINENTAL realizou outra aquisição de peso ao comprar a Siemens VDO, fabricante de produtos para conectividade, instrumentação, mostradores, tacógrafos, além de atuar no segmento multimídia com rádios. Além disso, com a compra do setor de eletrônica automotiva da Motorola, a empresa expande suas atividades na área da telemática. Mais recentemente, em 2011, inaugurou sua primeira fábrica de pneus na China.


Atualmente, alguns destaques na sua extensa e completa linha de pneus são: ContiPremiumContact 2 (apresenta ranhuras 3-D completamente novas, alcançando uma maior estabilidade e otimizando o efeito dos freios em pisos secos e molhados); ContiSportContact 2 (especificamente desenvolvido para carros esportes potentes que atingem alta velocidade, construído com um composto de borracha especial (binet), que proporciona máxima aderência e uma maior dirigibilidade esportiva); ContiEcoContact 3 (desenvolvido para veículos de baixa e média cilindrada, onde a banda de rodagem possui um desenho assimétrico, em que amplos canais longitudinais fechados proporcionam um manejo preciso e grande estabilidade sobre piso seco e molhado); ContiCrossContact UHP (específico para veículos 4x4); e Conti4x4WinterContact (desenvolvido para ser utilizado em todo tipo de terreno, com excelente qualidade na hora de utilizar os freios sob piso cheio de neve). Hoje em dia a CONTINENTAL que, até alguns anos atrás, era conhecida exclusivamente pela produção de pneus, se apresenta como um dos maiores players mundiais no desenvolvimento de tecnologias e componentes que garantem melhorias na segurança, sustentabilidade, gerenciamento de informações e no conforto ao dirigir.


A evolução visual 
A identidade visual da marca alemão passou por apenas uma alteração ao longo dos anos. Aconteceu recentemente, em maio de 2013, quando o tradicional símbolo da marca, o Cavalo Rampante, ganhou um novo design, agora mais proeminente, natural e dinâmico. Quando este ícone é utilizado sem a logomarca, dois círculos complementados por “Continental – since 1871”, conferem a ele maior estabilidade e dando a aparência de um selo de qualidade em referência direta à história corporativa da CONTINENTAL.


O novo logotipo da empresa pode ser aplicado de quatro formas diferentes: preto, laranja ou utilizando um fundo laranja (nome em preto) ou fundo preto (nome em laranja), cor símbolo da marca.


Os slogans 
The future in motion. (2013) 
Innovative Technology. Driving Confidence. (2010) 
Get The Grip. 
Tires engineered in Germany. 
Pneus de tecnologia alemã. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Fundação: 8 de outubro de 1871 
● Fundador: Um grupo de empresários 
● Sede mundial: Hanover, Alemanha 
● Proprietário da marca: Continental AG 
● Capital aberto: Sim 
● Chairman & CEO: Elmar Degenhart 
● Faturamento: €32.7 bilhões (2012) 
● Lucro: €1.88 bilhões (2012) 
● Valor de mercado: €25 bilhões (setembro/2013) 
● Fábricas: 190 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 160.950 
● Segmento: Automotivo 
● Principais produtos: Pneus, sistemas freios e peças automotivas 
● Concorrentes diretos: Pirelli, Bridgestone, Michelin, Dunlop, Goodyear, Bosch e Magneti Marelli 
● Ícones: O cavalinho rampante 
● Slogan: The future in motion. 
● Website: www.conti-online.com 

A marca no Brasil 
A empresa chegou ao Brasil em 1997 trazendo para o mercado nacional suas operações comerciais de pneus das marcas CONTINENTAL, General Tire e Barum, além de uma vasta experiência de mais de um século de absoluto sucesso. Rapidamente se mostrou presente no mercado automobilístico brasileiro com outras divisões do grupo. A Continental Teves (Ate) com fábrica em Várzea Paulista (SP) foi adquirida em 1998 e tem forte presença em sistemas de freios. No ano seguinte, foi a vez da ContiTech, em Ponta Grossa (PR) com uma fábrica de correias. Em 2006 a empresa inaugurou sua primeira planta industrial brasileira, em Camaçari na Bahia. Com investimento de US$ 260 milhões, a enorme e moderna fábrica tem capacidade para produzir anualmente mais de 6 milhões de pneus para automóveis e 800 mil pneus para veículos comerciais. A divisão de pneus vem ano a ano se consolidando como uma empresa lucrativa e conquistando seu espaço no mercado brasileiro. Hoje ela tem mais de 585 pontos-de-venda espalhados por todo o país, incluindo as redes autorizadas Volkswagen, Ford, Renault e Fiat.


A marca no mundo 
O GRUPO CONTINENTAL, quinto maior fornecedor global de componentes da indústria automotiva, tem uma expressiva atuação mundial, empregando mais de 160 mil pessoas. Está presente em mais de 36 países com suas quase 190 fábricas (entre as quais 23 unidades produtoras de pneus e 16 de freios), centros de Pesquisa & Desenvolvimento e pistas de teste, atuando nos segmento de pneus, correias, mangueiras, coxins e sistemas de freios automotivos. Apenas no Brasil são 10 unidades fabris em plena capacidade produtiva. A empresa ainda possui uma rede 2.200 lojas autorizadas em 13 países. A divisão de pneus responde por 25% do faturamento da empresa, sempre se destacando pelas avançadas soluções tecnológicas adotadas em seus produtos, que equipam originalmente os veículos de grandes montadoras como BMW, Ford, Volvo, Mercedes-Benz, Porsche e VW/Audi. A empresa possui uma produção média anual de 120 milhões de pneus para carros de passeio, utilitários, motocicletas, bicicletas e veículos comerciais pesados (caminhões e ônibus). 

Você sabia? 
Por volta de 1900 a empresa foi responsável por equipar o primeiro Zeppelin “LZ-1” com material de selagem do balão de gás. 
Em 1901, o primeiro carro produzido pela Daimler com o nome Mercedes ganhou a corrida Nice-Salon-Nice equipado com pneus da CONTINENTAL. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 23/9/2013

Um comentário:

Anônimo disse...

ola,
antes de mais quero felicitar pelo post bem organizado, contudo gostaria de saber se não pode colocar o trabalho de Relações publicas da continental