15.8.06

JELL-O

Poucos produtos no mundo fazem tanto sucesso que acabam se transformando em sinônimo de uma categoria. A marca americana JELL-O é um grande exemplo disso. Nos Estados Unidos e Canadá, ela se tornou sinônimo de gelatina, e faz parte, há mais de um século, da infância de milhões de crianças por diversas gerações.

A história
A marca JELL-O foi introduzida no mercado americano em 1897 quando o carpinteiro da região de LeRoy em Nova York, Pearle B. Wait, desenvolveu uma gelatina com sabor de frutas, uma versão modificada da gelatina inventada no ano de 1845 por Peter Cooper. Sua esposa, May Davis Wait, colocou o nome do produto de JELL-O, que era vendida inicialmente em 4 sabores: Strawberry (morango), Rapsberry (framboesa), Orange (laranja) e Lemon (limão). Pouco depois, em 1899, o negócio foi vendido por apenas US$ 450 para Orator Francis Woodward, vizinho do casal. No começo do século a marca já era anunciada em pequenos jornais domésticos destinados ao público feminino, especialmente as donas de casa, com o slogan “America’s Most Famous Dessert” (“A sobremesa americana mais famosa”).


Até 1904 a marca JELL-O fez pouco sucesso. Foi quando a empresa decidiu colocar nas ruas representantes que distribuíam pequenos livros de receitas, uma tática inovadora para a época. Ainda neste mesmo ano, utilizando uma grande estratégia de marketing, a personagem JELL-O GIRL fez sua primeira aparição como porta-voz do produto. A menina era representada por Elizabeth King, filha de Franklin King, artista de uma agência de publicidade, e aparecia com seu vestido, rodeada não por brinquedos, mas sim por caixinhas da gelatina JELL-O acompanhada do slogan “You can’t be a kid without it” (algo como “Você não pode ser criança sem isso”). Com essas ações a marca começou a se tornar extremamente popular entre as donas de casa e crianças, que queriam experimentar a deliciosa sobremesa, agora disponível em mais dois novos sabores (chocolate e cereja). No ano seguinte a gelatina foi introduzida no mercado canadense. Em 1907 o sabor pêssego se juntou a linha de sabores. No início da década de 20, a empresa deu início ao lançamento de novidades, como a D-Zerta, primeira gelatina do mercado que utilizava adoçante, ao invés de açúcar, introduzida em 1923, ano em que a empresa passou a se chamar JELL-O COMPANY.


Pouco depois, no ano de 1925, ocorreu a fusão das empresas JELL-O e Postum Cereal Company, que formaram um núcleo que viria a dar origem a empresa General Foods Company pouco tempo depois. Em 1930 foi introduzida a gelatina com sabor de lima para ser utilizada em tradicionais e populares pratos da época, como por exemplo, saladas, sobremesas, entradas e deliciosos aperitivos. No ano de 1934 a sobremesa a base de chocolate, uma espécie de pudim de leite, foi introduzida com o nome de Walter’s Baker Dessert, que viria a se chamar JELL-O Chocolate Pudding em 1936. A popularidade da marca aumentou ainda mais no período da Segunda Guerra Mundial devido a sua praticidade no preparo. No ano de 1948 a empresa lançou no mercado a JELL-O Tapioca Pudding, uma espécie de pudim de tapioca, disponível em três sabores (baunilha, chocolate e laranja com coco). Dois anos depois o sabor de maçã estreou no mercado, seguido por uva, black cherry e black raspberry.


Em 1953 foi introduzido no mercado o JELL-O Instant Pudding (pudim instantâneo). Na década de 60 mais de 20 sabores são lançados, aumentando assim as opções que o consumidor tinha a sua disposição. Em 1963 foi introduzido no mercado a JELL-O No Bake Dessert, um bolo de preparo rápido (15 minutos em média) que não precisava ser assado. No ano de 1974, o comediante Bill Cosby, se tornou porta-voz oficial da marca, e durante os próximos 30 anos seria responsável por transformar JELL-O em um dos produtos mais populares e consumidos entre as famílias americanas. Na década de 80, como a preocupação com a saúde era cada vez maior, a empresa introduziu, em 1984, a SUGAR FREE JELL-O GELATIN, uma gelatina que não continha nada de açúcar, sendo adoçada com NutraSweet. No final desta década a General Foods, empresa proprietária da marca JELL-O, passou a fazer parte da divisão de alimentos da Philip Morris, que pouco depois daria origem a Kraft Foods.


Nos anos seguintes novos sabores da gelatina continuaram a serem introduzidos: melancia, blueberry, cranberry, entre muitos outros. A década de 90 foi marcada por grandes inovações e novidades na linha de produtos da marca: JELL-O JIGGLERS, pequenas balinhas de gelatina, introduzidas 1990; gelatinas sem açúcar, disponível em copinhos, prontas para o consumo; pudins para micro-ondas; e pudins sem gordura. Outra grande novidade da década foi a inauguração, em 1996, do JELL-O® MUSEUM, localizado em LeRoy, Nova York (local de nascimento da marca JELL-O), onde o visitante tem acesso a materiais que contam a história da tradicional marca de gelatina que virou sinônimo de uma categoria. Atualmente existem mais de 30 sabores da gelatina JELL-O disponíveis no mercado, entre os quais abricó, cereja, uva, maçã, maçã verde, chá verde, melancia, pêssego, menta, melão, limão, kiwi, laranja, abacaxi, morango e mistura de frutas.


A evolução visual
Ao longo dos anos o logotipo da JELL-O sofreu pequenas alterações, mas sempre mantendo sua principal característica. Essas mudanças ocorreram na tipografia da letra, e mais recentemente, na inclinação da escrita.


Os slogans
Every diet needs a little wiggle room.
Because it’s Magic.
(2003)

Jell-O always breaks the mold.
(1997)
There’s always room for Jell-O. (1964)
It sits as lightly on a heavy meal as it does on your conscience. (1963)

You can’t be a kid without it.
(1904)
America’s Most Famous Dessert. (1902)


Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Lançamento: 1897
● Criador: Pearle B. Wait
● Sede mundial:
Northfield, Illinois
● Proprietário da marca:
Kraft Foods Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Irene Rosenfeld
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
10 países
● Presença no Brasil: Não
● Maiores mercados: Estados Unidos, Canadá, México e Porto Rico
● Segmento:
Alimentos
● Principais produtos:
Gelatinas e pudins em pó
● Slogan:
Every diet needs a little wiggle room.
● Website: www.kraftbrands.com/jello

A marca no mundo
Atualmente a marca JELL-O, comercializada em aproximadamente 10 países ao redor do mundo, é encontrada em 158 produtos como gelatinas, pudins e snacks, vendendo aproximadamente 300 milhões de pacotinhos de gelatina todos os anos somente nos Estados Unidos. A marca, reconhecida por aproximadamente 95% dos norte-americanos, é uma das mais importantes do portfólio de produtos da Kraft Foods, especialmente na região da América do Norte.

Você sabia?
Em uma pesquisa recente feita nos Estados Unidos, o sabor preferido e mais popular de JELL-O é o de cereja.
Os habitantes de Salt Lake City consomem mais gelatina no sabor lima do que em qualquer outra cidade americana.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 21/12/2011

2 comentários:

Anônimo disse...

A gelatina Jell-O foi fabricada no Brasil, nos anos 70, pela Kibon.

best of net disse...

Pena que nao tem mais aqui. ...