29.4.07

PLAY-DOH


As massinhas de modelar PLAY-DOH se transformaram em um brinquedo clássico e muito apreciado, utilizado em casas e escolas de todo o mundo por milhões de crianças de todas as idades. Inúmeras cores fazem com que gerações e gerações de crianças pelo mundo afora se divirtam e criem coisas (uma flor, um peixe ou uma simples árvore), ou apenas triturem, espremam, puxem, girem e cortem só por diversão, estimulando assim o desenvolvimento saudável e a criatividade. por isso, a marca PLAY-DOH orgulha-se de comemorar mais de meia década de brincadeiras coloridas e criativas. 

A história 
O produto foi criado acidentalmente pelos cientistas Noah McVicker e Joseph McVicker, que trabalhavam em uma fábrica de sabão e produtos de limpeza da cidade de Cincinnati, estado de Ohio. Inicialmente eles pretendiam criar um produto que servisse para limpar papel de parede, uma substância pastosa que as pessoas giravam para cima e para baixo na parede para remover depósitos de fuligem e poeira. No entanto, várias características do produto final, fizeram-no ideal para as crianças. Os irmãos então fundaram a empresa Rainbown Crafts e, em 1956, a massa de modelar, batizada de PLAY-DOH devido à textura semelhante à da massa do pão (em inglês, dough), foi lançada no mercado. A massa era não tóxica e reutilizável, e estava disponível originalmente somente na cor esbranquiçada e vendida em pequenos potes de 1,5 libras (cerca de 680 gramas).


Apesar de ter sido apresentada e vendida primeiramente na seção de brinquedos da loja de departamento Woodward & Lothrop em Washington, o produto tinha sido apresentado, através de amostras grátis, um ano antes em escolas, jardins de infância e creches da cidade de Cincinnati. No ano seguinte, três novas cores juntam-se à linha PLAY-DOH - amarelo, vermelho e azul – sendo lançada a embalagem com três potes. Foi neste momento que surgiu o tradicional e inconfundível cheirinho do produto, tornando PLAY-DOH mais apelativo às crianças. A embalagem com 4 potes, incluindo a cor vermelha, além da amarela, azul e branca, foi lançada oficialmente na Feira de Brinquedos Americana em 1958. Também nesta época, os primeiros anúncios de televisão da marca mostravam Miss Frances na Escola Ding Dong e o Capitão Canguru. Essa turma divertida se tornaria extremamente popular entre as crianças americanas nos anos seguintes, e de vital importância para divulgação da marca pelo país.


Pouco depois, em 1960, surgiu o personagem PLAY-DOH Pete, que se tornaria a mascote da marca por muitos anos. Também neste ano, surgem novos produtos como o conjunto FÁBRICA LOUCA (The Fun Factory), que permitia apertar a massa dentro de um molde para criar formas diversas, e os mini-potes de massas (56 gramas). Foi nesta década, a partir de 1964, que os produtos começaram a serem distribuídos na Inglaterra, França e na Itália, inaugurando assim uma fase de enorme crescimento internacional. Em 1972, a PLAY-DOH registrou um recorde de produção: o pote de número 500.000.000 deixou a linha de produção.


Novos modelos foram introduzidos nas décadas seguintes, culminando com o lançamento do kit com as cores do arco-íris em 1983. Esse kit continha oito potes com quatro cores vivas e brilhantes combinadas com as quatro originais. Em 1986 suas tradicionais embalagens (latas) de papel cartão com tampas de metal foram substituídas por modelos mais modernos e feitos de plástico, hermeticamente fechados e com abertura fácil, o que prolongava a vida do produto. Com o sucesso dos produtos PLAY-DOH, a marca foi adquirida pela gigante Hasbro em 1991.


No ano de 1996 a marca comemorou o seu 40º aniversário e lançou mais duas novas cores, dourado e prateado. Entre outros novos artigos da linha, a marca PLAY-DOH ingressou no segmento de alta tecnologia com o lançamento de um novo jogo em CD-ROM, batizado de CRIAÇÕES PLAY-DOH, um programa de software educativo para crianças. Outra novidade foi o relançamento, em 1997, do conjunto Barbeiro Divertido & Salão de Beleza (Fuzzy Pumper Barber & Beauty Shop), com o qual, através de uma personagem, se podia fazer crescer o cabelo e depois estilizá-lo com muita imaginação. A primeira versão deste conjunto surgiu em 1977.


Em 2000, a Campanha Colorida recebeu mais de 100.000 votos para descobrir quais eram as cores preferidas dos consumidores nos Estados Unidos. Vermelho rosa, roxo paraíso, lagoa azul e verde jardim foram eleitas as preferidas das crianças. Nos anos seguintes a marca introduziu novas linhas de produtos no mercado como o conjunto Mesinha de Atividades (Creativity Table), uma mesa com um grande espaço de trabalho que proporcionava um local divertido para muitas brincadeiras criativas com marcadores, lápis de cera, e, é claro, massa de modelar. A PLAY-DOH comemorou 50 anos em 2006. Para celebrar essa importante data, a Hasbro lançou o “Balde de Aniversário” (Birthday Bucket), e a embalagem com 50 potes de cores, incluindo seis novas cores pastéis, mostrando que a marca estava mais fresca e colorida do que nunca. Além disso, o kit PLAY-DOH Centro Criativo deu às crianças um novo lugar para brincar, com muitos locais para armazenar as massas e um instrumento para limpar e removê-las das superfícies. Mais recentemente a marca lançou a linha PLAY-DOH PLUS, massas de modelar com uma nova textura, muita mais macia e com estilo glacê, que permite criar modelos com um nível muito maior de detalhes.


Os ingredientes 
Os ingredientes exatos são um segredo muito bem guardado, mas a HASBRO, revela alguns fatos sobre sua composição básica. A massa contém água, sal e farinha. Não contém amendoim, olho de amendoim ou leite, entretanto, ela contém trigo. De acordo com a patente atual do PLAY-DOH (Patente 6.713.624), o composto é essencialmente uma pasta de goma-base misturada com água, sal, lubrificante e conservante. Para ser mais específico, ele contém: 
● água 
● pasta de goma-base 
● inibidor de retrogradação 
● sal 
● lubrificante 
● surfactante 
● conservante 
● endurecedor 
● amaciante 
● fragrância 
● cor


O cheiro inconfundível 
O cheiro das massas de modelar PLAY-DOH é instantaneamente reconhecido por milhões de pessoas ao redor do mundo. Ele lembra aos adultos o tempo em que eram crianças. O aroma é tão memorável e inunda as pessoas com tanta nostalgia que há até mesmo um perfume, em comemoração ao 50º aniversário da massa de modelar foi lançado no mercado. Mas a fragrância não é a única coisa que as pessoas lembram sobre as massas de modelar PLAY-DOH. Há também sua textura: macia, flexível e lisa.


As divertidas mascotes 
Apesar da primeira mascote da marca ser um elfo, durante muitos anos a PLAY-DOH teve como mascote um desenho de um menino vestindo uma boina (inicialmente vermelha, depois azul) que se chamava PETE. O personagem, criado em 1960, começou a estampar os rótulos dos produtos em 1964, e, em 2000, ganhou ares modernos quando passou a vestir um boné de beisebol e ter uma aparência mais adolescente.


Nos últimos amos a marca adotou como mascotes, um grupo de divertidos e coloridos potinhos animados do produto, conhecidos como DOH-DOHS. Essa turma divertida tem como integrantes: Miss Pink, Mr. Purple e Mr. Green, entre outros.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por inúmeras alterações. A primeira ocorreu em 1964, quando Pete, a mascote da marca, passou a estampar sua cara no logotipo. Depois de passar por uma remodelação em 1981, Pete ganhou uma nova aparência em 1992, quando sua tradicional boina vermelha se tornou azul. Em 2000 o logotipo foi completamente remodelado, ganhou uma nova tipografia de letra e Pete adquiriu uma aparência de adolescente. Dois anos depois, o atual logotipo foi introduzido e cuja aparência e design remetia a imagem visual da década de 1960.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1956 
● Criadores: Noah McVicker e Joseph McVicker 
● Sede mundial: Pawtucket, Rhode Island 
● Proprietário da marca: Hasbro Inc. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Alfred J. Verrecchia 
● CEO & Presidente: Brian Goldner 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Brinquedos 
● Principais produtos: Massas de modelar e kits com acessórios 
● Concorrentes diretos: Crayola e Faber-Castell 
● Mascote: Doh-Dohs 
● Ícones: O aroma inconfundível 
● Slogan: Imagination Taking Shape! (A imaginação toma forma) 
● Website: www.playdoh.com.br 

A marca no mundo 
Os produtos educacionais e massa de modelar da marca PLAY-DOH são comercializados em mais de 90 países ao redor do mundo. Somente nos Estados Unidos, as massas de modelar da marca, oferecidas em mais de 50 cores diferentes, podem ser encontradas em mais de 12.000 lojas. Anualmente são vendidos mais de 100 milhões de potinhos de massas de modelar da marca. 

Você sabia? 
Mais de um bilhão de toneladas de massinhas foram produzidas desde seu lançamento. Isto equivale a mais de dois bilhões dos tradicionais potinhos da marca. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 11/9/2013

Nenhum comentário: