17.12.11

NEVE


Vender papel higiênico agregando valores de sofisticação tem sido o desafio da marca NEVE® ao longo de sua história. A marca, lembrada por muitos consumidores brasileiros pela figura carismática do mordomo “Alfredo”, procura se diferenciar da concorrência se aliando a estilistas ou realizando ações promocionais que reforcem o posicionamento “premium” do produto, oferecendo o melhor papel higiênico folha dupla/tripla, de maciez única, toque suave e resistente. 

A história 
Em 1973 com o pioneiro lançamento do papel higiênico de folha dupla NEVE®, a tradicional empresa Klabin criou uma nova categoria de produto, em uma época em que qualidade e preço bastavam para chamar a atenção e se diferenciar da concorrência. Nos anos seguintes NEVE® conquistou os consumidores brasileiros, não somente pela alta qualidade (folhas-dupla) e conforto (extrema maciez), como também pelo posicionamento premium do produto, traduzido com a criação de um dos mais famosos e carismáticos personagens da publicidade brasileira, o mordomo Alfredo (interpretado na época por Turíbio Ruiz), que invariavelmente trazia rolos de NEVE® em uma bandeja de prata para atender um chamado de emergência da patroa, no característico grito de “Alfredooo!!!”.
   

Em 1990, além de lançar o primeiro papel higiênico decorado do mercado brasileiro, foi incorporada à linha de produção a tecnologia Microquilted para acentuar a maciez do papel higiênico. Já no ano de 1996, a marca lançou ULTRA NEVE®, papel higiênico mais macio do mercado até então. Apesar disso, a suavidade e a decoração já não bastavam. Por isso, em 1997, NEVE® PROTECTION foi criado na busca por algo que superasse as expectativas dos consumidores. E chegou com uma novidade: extrato de amêndoas em sua formulação. Com o enorme sucesso, foram criadas versões com essências de aloe vera, pêssego e vitamina E. Depois, em 1998, a Klabin realizou uma joint-venture com a americana Kimberly-Clark (conheça essa outra história aqui), que anos depois compraria a divisão de produtos descartáveis de papel, incluindo a marca NEVE®. Nesse mesmo ano surgiu NEVE® SOFT, um papel higiênico ainda mais macio e suave.
  

Com a chegada do novo milênio, os produtos da marca NEVE® passaram a ostentar a tecnologia MICRODECO, que proporcionava melhor definição da decoração do papel, além de maior maciez em ambos os lados. Pouco depois, em 2003, estreou no mercado NEVE® ELEGANCE, primeiro papel higiênico decorado, colorido e perfumado, além de outra grande novidade, NEVE® FRESH, primeiro papel higiênico umedecido lançado no país. Nos anos seguintes a marca procurou oferecer várias novidades aos seus consumidores. Como por exemplo, em 2005 quando apresentou NEVE® DECORADO, uma nova versão que contava com delicados desenhos de flores, proporcionando assim elegância e sofisticação para qualquer banheiro. Apresentou ainda, NEVE® ESSENCE, que vinha com uma suave e agradável fragrância de chá branco, deixando o banheiro com um delicioso aroma de bem estar. Sua fragrância era aplicada no interior do rolinho, sem entrar em contato com o papel.
   

Já no ano de 2008 foi lançado no mercado NEVE® com Toque de Seda, voltado especificamente para divulgar o atributo mais explorado pela marca, a maciez. O novo produto utilizava tecnologia KSB, que tratava as fibras e garantia textura da seda. A embalagem também ganhou novo visual, com um design ainda mais sofisticado e que trazia o ícone tão conhecido da marca, o mordomo Alfredo, acariciando um rolinho de papel, fazendo alusão a grande maciez do produto. Ainda em 2008 foi lançado no mercado NEVE® NATURALI, produto com apelo sustentável, fabricado com fibras recicladas, celulose de áreas de reflorestamento e que também introduziu o conceito compacto. Isto porque o novo produto tinha uma capacidade maior de compressão, facilitando a logística de transporte e permitindo que menos caminhões circulassem com mais produtos para reduzir a emissão de CO2 na cadeia de distribuição. O novo conceito de produto foi introduzido no mercado com o slogan “Suave para sua pele. Suave para o planeta”. A iniciativa sustentável também envolvia o consumidor. A embalagem de NEVE® NATURALI possuía alças para que o cliente não necessitasse de sacolas plásticas ao adquirir o produto.
   

Também nesta época, após um intenso estudo de mercado, onde foi observado que alguns concorrentes começaram a oferecer como um benefício funcional o atributo principal de NEVE®, a maciez, a marca percebeu a necessidade de evoluir, extrapolando a esfera funcional da maciez e criando novas dimensões para a categoria. Foi então que os valores da marca, como tradição e conforto, foram comunicados desde o redesenho da suas pétalas de rosa (ícone presente em toda a linha), no selo toque de seda, que oferecia maior cuidado para a pele, como também no selo “Dermatologicamente testado”, já que era o único papel higiênico a apresentar tal benefício.
   

Além de todas essas novidades, segundo pesquisas realizadas pela empresa, 90% das compras da categoria eram feitas por mulheres e foi para elas que a marca construiu seu planejamento de marketing. No ponto de venda procurou oferecer algo a mais para conquistar a cliente, mantendo sempre a conversa em um universo que remetia à moda e à modernidade. Algumas das iniciativas para transmitir esta sensação foram parcerias com os estilistas Ronaldo Fraga e Isabela Capeto. Os profissionais criaram estampas para latas comemorativas, em edições limitadas.
   

Acompanhando o crescimento da categoria de folha dupla, a marca decidiu inovar mais uma vez, com o objetivo de se destacar da forte concorrência que sofria. Com isso, lançou no ano de 2010 o papel higiênico NEVE® SUPREME, produto com folha tripla, categoria inexistente no país até então. Em 2013, a marca apresentou para a linha NEVE® SUPREME a exclusiva tecnologia Neutra Care, única que envolvia as moléculas de odor e suavizava o cheiro no lixinho do banheiro. Pouco depois, em 2014, a marca ingressou em um novo segmento ao lançar os lenços higiênicos umedecidos NEVE® SUPREME, que, a partir do uso combinado com o papel higiênico, proporciona uma limpeza completa. Com a constante evolução do mercado, a Kimberly-Clark passou a ampliar o portfólio da marca, apresentando opções que iam desde papel higiênico perfumado até ecologicamente correto, disponíveis em diversas embalagens.
  

Em 2017, todos os produtos NEVE® passaram a contar com a exclusiva tecnologia Dermacare, com pré-bio dermatológico, que além de cuidar da higiene, mantinha o PH natural da pele. Pouco depois, em 2018, além de lançar sua nova linha de lenços umedecidos (em novas versões com dimensão e espessura maiores e pacotes com maior quantidade de lenços, mas mantendo a mesma composição e qualidade da fórmula que garantem uma higiene perfeita), a marca apresentou NEVE® PREMIUM COMFORT, que oferece o máximo conforto durante o uso graças a sua textura acolchoada e um cuidado especial com a pele devido ao seu toque de algodão. Mais recentemente, em 2021, a marca inovou novamente com o lançamento da linha NEVE® PURO e NATURAL, que apresenta um papel higiênico hipoalergênico, feito com fibras naturais, folha tripla, que garante alta absorção e resistência, e não possui corantes, fragrâncias ou parabenos, garantindo assim uma higiene ainda mais equilibrada para milhões de brasileiros. Outra novidade foi o lançamento dos lenços umedecidos NEVE® KIDS, voltados para crianças acima de quatro anos de idade e que contêm fibras naturais, são compostos por 99% de água, garantindo uma limpeza segura e efetiva para pele delicada das crianças.
  

Um dos fatores que colaboraram para o sucesso da marca é o apelo aspiracional que o produto vem apresentando desde o seu lançamento. A ideia é que, entre os consumidores, a compra de NEVE® esteja associada a status social e, ao adquirir o papel, os clientes também incorporem um ideal de requinte, transmitido pela figura do mordomo Alfredo. Outro fator que pode ter colaborado para o bom desempenho da marca foi sua consistência na comunicação e a criação de atributos. Diferente de outras marcas, que mudam constantemente seu plano de marketing, NEVE® se manteve fiel às propostas que pretende transmitir aos consumidores. Evoluções contínuas e posicionamento premium são a receita do sucesso da marca NEVE®. Por isso, com quase 50 anos de uma história inovadora no segmento, NEVE® é líder em seu segmento e continua sendo referência, com sua maciez inconfundível.
  

Ícone da comunicação brasileira 
O mordomo Alfredo é um verdadeiro ícone da marca NEVE® e um marco na publicidade brasileira, presente nas campanhas publicitárias desde 1978. O carismático personagem era originalmente interpretado pelo ator Turíbio Ruiz (o primeiro comercial pode ser assistido aqui). Sempre vestido em seu impecável uniforme, o personagem cruzava oceanos, desertos e até o espaço sideral para levar ao patrão/patroa, sempre em uma elegante bandeja de prata, o produto de que ele/ela tanto precisava: o papel higiênico NEVE®. O personagem teria o nome inspirado no prestativo mordomo (Alfred Pennyworth) de Bruce Wayne, a identidade secreta de Batman. Com o passar dos anos ele ganhou a interpretação de outros atores consagrados como Reynaldo Gianecchini (2011), Dan Stulbach (2013) e Alfredo Penteado (2014).
  

No mês de outubro de 2017, a marca lançou uma campanha que procurava um novo intérprete para o mordomo Alfredo, como parte do lançamento da tecnologia Dermacare em seus produtos. No filme divulgado pela marca nas redes sociais, participavam do teste de elenco para o importante papel três candidatos conhecidos pelos consumidores brasileiros: Carlos Moreno (eternizado como o garoto Bombril), Sebastian (da C&A) e Fabiano Augusto (do bordão “quer pagar quanto?”, da Casas Bahia). Mas devido às características marcantes e muito alinhada com as empresas às quais fizeram propaganda por anos, nenhum deles é aprovado. Assista ao filme abaixo.
  

Mas o suspense acabou pouco depois, quando NEVE® anunciou o galã Rodrigo Hilbert como o novo mordomo Alfredo, icônico garoto-propaganda do papel higiênico. Hilbert foi escolhido para o papel por ser visto como “o homão mais eficiente do Brasil”. Afinal, segundo a marca, ele é o cara que cuida da família, cuida da casa, cuida da carreira. NEVE® também é e sempre foi sobre cuidar. Um tinha tudo a ver com o outro.
   

Há alguns anos atrás o mordomo Alfredo chegou a ganhar uma versão animada (presente nas redes sociais da marca), que se tornou oficialmente a mascote da marca.
   

Ações marcantes 
Uma ação marcante de NEVE® surgiu em 2013, quando a marca lançou a campanha BANHEIROS ESPETACULARES NEVE®, para selecionar os melhores banheiros de restaurantes de São Paulo, levando em consideração não somente a arquitetura, mas também a experiência proporcionada pelo ambiente, levando em consideração os quesitos Qualidade, Limpeza e Conforto. A ação reforçava a preocupação da marca em ir além do pioneirismo característico de apresentar inovações em produto e se propunha a analisar o ambiente de tanta intimidade para cada um, que é o banheiro. Afinal, só uma marca que se preocupa com a intimidade e o cuidado de todos os seus consumidores podia refletir esta preocupação quando estamos fora de nossas casas. No ano seguinte a campanha foi estendida para lojas, bares, restaurantes, casas noturnas, espaços culturais e até estúdios de tatuagem.
   

Em 2015, como parte da evolução de estratégia dessa ação, a marca inaugurou dois banheiros públicos temporários (um masculino e outro feminino) na Rua Oscar Freire, um dos mais importantes símbolos do consumo de luxo paulistano, que foram decorados e estilizados pela designer Jade Jagger, filha do cantor Mick Jagger. O ambiente contava também com uma Art Gallery, no hall de entrada. Dois artistas renomados, Leila Nishi e Macquillin - já reconhecidos por seus trabalhos à base de papel - fizeram esculturas com a temática do local, utilizando as embalagens, tubetes e o próprio papel higiênico NEVE® como base.
   

O projeto também contou com parceiros especiais. Por exemplo, o Airbnb (conheça essa outra história aqui) foi o responsável pela curadoria de conteúdo “Banheiros pelo mundo”, cuja transmissão ficou a cargo dos espelhos interativos presentes no local. De forma lúdica, o usuário tinha contato com banheiros espetaculares residenciais, comprovando o conceito da marca de que é possível transformar qualquer espaço em ambientes criativos e personalizados. A ideia da ação era oferecer um banheiro conceito NEVE®, proporcionando uma experiência de intimidade, conforto e cuidado para os seus consumidores não só dentro, mas também fora de casa.
  

Em 2016, a marca NEVE® em parceria com a UNICEF lançou “Banheiros Mudam Vidas”, um projeto global da Kimberly-Clark que promove acesso ao saneamento básico e água potável, engajando parceiros, colaboradores e consumidores. A primeira etapa do projeto impactou 230 mil pessoas e foi realizada na Amazônia, tendo como objetivo apoiar cidades na construção de diagnósticos sobre a situação, na adoção de políticas públicas para a garantia desse direito a todos, no monitoramento e na avaliação de resultados sobre as medidas adotadas. Em 2017, foi lançada a segunda etapa, um piloto da marca apoiando o empreendedorismo social. Na época, foi selecionado um projeto que tratou de criar uma tecnologia de sanitário seco adaptada aos diversos climas e regiões do Brasil. Foram implementados 18 banheiros durante a iniciativa. Em 2021, o projeto viabilizou a reforma de banheiros em escolas públicas em áreas rural e semiurbana de Teresina. Até hoje, o projeto já beneficiou mais de 1.2 milhões de pessoas e apoia soluções para melhorar o acesso a banheiros seguros, água potável, saneamento básico e educação.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Inicialmente em verde-escuro e já com as coloridas pétalas de rosa (uma clara associação à maciez do produto - você já deve ter ouvido a expressão “macio como uma pétala de rosa”), no início da década de 1990 a marca adotou um novo logotipo que continha uma tipografia de letra mais moderna e novas cores (pastéis). Esse logotipo adotou as tradicionais pétalas de rosas na cor vermelha. Em 2017, a marca adotou um novo logotipo que apresentou uma nova tipografia de letra mais leve e limpa. Além disso, as pétalas de rosa ganharam um design estilizado (antes eram imagens próximas a pétalas reais). Atualmente o logotipo da marca pode ser aplicado com ou sem as pétalas.
  

Para cada versão de NEVE® as pétalas assumem uma cor nas embalagens dos produtos. Por exemplo, a versão Toque de Seda (folha dupla) é representada pelas pétalas vermelhas. A versão Supreme (folha tripla) por pétalas ocres. Já a versão Puro e Natural as pétalas são azuis. Essas pétalas também evoluíram em termos de design (que passou a ser estilizado em 2017) como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
O cuidado que só Neve® oferece. 
Um cuidado só nosso, em um momento só seu. (2019) 
Suave para sua pele. (2008) 
Tão macio que não dá para resistir. (2005) 
Novo Neve®, aprovado pelo controle de qualidade mais rigoroso: o toque. (2005) 
O mais macio. (2000) 
O mais macio ainda mais macio. (1999) 
Sinta o que é maciez. (1978)
   

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1973 
● Criador: Klabin 
● Sede (nacional): São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Kimberly-Clark Corporation 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Andrea Rolim (Brasil) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Cuidados pessoais 
● Principais produtos: Papéis higiênicos 
● Concorrentes diretos: Personal, Duetto, Dualette Elite, Cotton, Sublime, Mimmo, Mili e Mirafiori 
● Ícones: O mordomo Alfredo 
● Slogan: O cuidado que só Neve® oferece. 
● Website: www.marcaneve.com.br 

A marca no Brasil 
A marca NEVE®, líder no segmento de folha dupla de papel higiênico, segundo dados da Nielsen, está presente nos principais mercados consumidores do país. A linha NEVE® oferece hoje quatro opções de papel higiênico à venda, incluindo folhas duplas e triplas, em embalagens com rolos de 20 metros e 30 metros (somente para a versão Toque de Seda) e diversas opções de quantidade (4, 6, 10, 12, 16, 18, 24 e 32 rolos). A marca também oferece uma linha para empresas com papéis higiênicos de rolo com 200 m e 250 m. 

Você sabia? 
Os papéis higiênicos NEVE® são produzido com fibras de celulose e possuí o Certificado FSC® Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal). 
Historicamente, o primeiro papel higiênico moderno surgiu em 1391, quando foi criado a fim de atender às necessidades da família do imperador chinês. Já Joseph C. Gayetty criou o primeiro papel higiênico embalado comercialmente em 1857, ainda assim eram folhas de papel soltas e planas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem, Estadão e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 18/6/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

12.12.11

ALASKA AIRLINES


Se você nunca ouviu falar da ALASKA AIRLINES, fique sabendo que esta companhia aérea é considerada uma das melhores dos Estados Unidos. Oferecendo serviços excelentes, pontualidade e agilidade, hoje em dia os jatos com um simpático esquimó na cauda, que se transformou em ícone da marca, são vistos cortando os céus desde o Canadá até o México, unidos por uma linha de serviços que abrange toda a costa oeste americana. 

A história 
A empresa hoje conhecida como ALASKA AIRLINES começou sua rica história em 1932 quando Linious “Mac” McGee fundou a sua própria empresa aérea, a McGee Airways, realizando voos a partir de Anchorage para Bristol Bay, utilizando para isso um Stinson, avião que possuía apenas três assentos. Inicialmente ele transportava mineiros, caçadores e aventureiros pelo gélido estado americano. Em 1934 ele associou-se à Star Air Service, que naquele momento, com uma frota de 22 aeronaves, era a maior empresa aérea do Alasca. Outra expansão ocorreria em 1937 com a compra da Alaska Interior Airlines. A empresa passou a ser conhecida então como Star Air Lines. Depois de outras fusões com pequenas empresas aéreas locais, como Lavery Air Service, Mirow Air Service e Pollack Flying Service, finalmente no dia 2 de maio de 1944 a companhia aérea realizou seu primeiro voo com o nome de ALASKA AIRLINES. No ano seguinte a companhia aérea contratou suas primeiras aeromoças.


Os anos do pós-guerra assistiram uma incrível quantidade de operadores pequenos e médios competindo nas rotas do gélido estado americano. Apesar desta situação, a ALASKA AIRLINES foi crescendo, absorvendo algumas empresas e expandindo assim suas rotas e serviços. No início dos anos de 1950 começou a oferecer serviços para as cidades de Seattle e Portland, no continente americano. Os Convair 880 foram adicionados a sua frota em agosto de 1961 e deram novo impulso aos serviços da empresa. Foi nesta década, que além de mudar sua sede para a cidade de Seattle, no estado de Washington, a empresa começou a promover o turismo para o estado do Alasca, conseguindo com isso atrair milhares de novos passageiros. A empresa continuou crescendo e, em 1972, Ron Cosgrave e Bruce Kennedy ingressaram na companhia e mudaram a mentalidade da ALASKA AIRLINES, priorizando a qualidade dos serviços acima de tudo. Afinal, nesta época a companhia aérea precisava lidar com inúmeros problemas como desvios de bagagens, atrasos e cancelamento de voos, péssima reputação e um enorme problema de fluxo de caixa.


Em 1986, a empresa adquiriu o controle da Horizon Air, uma pequena companhia aérea regional fundada em 1981, e da Jet America. A Horizon foi então transformada em subsidiária da ALASKA AIRLINES, e logo em seguida adotou a nova padronização de imagem da empresa-mãe. Os horários foram coordenados para permitir conexões ainda mais curtas, e a empresa experimentou uma enorme expansão de seus serviços, iniciando voos para cidades como Oakland, Phoenix e Boise. A ALASKA AIRLINES foi então diversas vezes agraciada com o título de melhor serviço entre todas as empresas aéreas domésticas norte-americanas. Em 1988 começou a oferecer voos para deslumbrantes resorts mexicanos nas cidades de Mazatlan e Puerto Vallarta. No final desta década a ALASKA AIRLINES oferecia voos para 30 cidades em seis estados fora do Alasca.


Após o colapso da União Soviética, a companhia aérea operou também ligações regulares para o extremo oriente russo, mas estas foram suspensas em 1998 devido à crise financeira na Rússia. Nesta época, com a compra de aeronaves modernas, como por exemplo, uma nova geração de Boeing 737, o número e a variedade de conexões oferecidas pela empresa cresceram significativamente. Isto permitiu que a empresa realizasse os primeiros serviços transcontinentais, inaugurados em 2001, ligando Seattle à Washington e logo depois, à Miami, assim como para Orlando, Newark, Boston e Dallas. Ainda em 2001, a companhia aérea foi a primeira a voar com os modernos Boeing 737-900. No mês de outubro de 2007, a ALASKA AIRLINES introduziu uma nova oferta de voos para o Havaí, com destino para as paradisíacas Honolulu, Lihue, Kahului e Kona.


Pouco depois, em 2009, iniciou serviços de Seattle para as cidades de Houston e Atlanta. Em 2011, a ALASKA AIRLINES foi a primeira companhia aérea a anunciar a substituição dos manuais de voo em papel por tablets. Além de mais amigáveis ao meio-ambiente, os tablets aumentam a segurança e eficiência dos voos. Ainda neste ano, pelo quarto ano consecutivo, a J.D. Power and Associates reconheceu a ALASKA AIRLINES como a companhia aérea com melhor avaliação na satisfação dos consumidores (fato que se repetiria consecutivamente até 2016). Um dos fatores é que a companhia aérea tem uma rígida regra interna de entregar as bagagens em no máximo 20 minutos. Nos anos seguintes a ALASKA AIRLINES continuou aprimorando seus serviços e expandindo seus destinos. Em 2015 foram 20 novas rotas adicionadas a sua malha aérea. Além disso, a companhia aérea iniciou seus voos para a Costa Rica, destino turístico bem procurado pelos americanos.


A frota 
A ALASKA AIRLINES possui uma das frotas mais modernas da aviação comercial americana, operando vários tamanhos e tipos de aeronaves, todos da família Boeing 737 (400/700/800/900/900ER). Apesar de sua frota de 151 aeronaves (com média de idade de 9.6 anos) possuir uma pintura padronizada, totalmente identificada pelo esquimó na cauda de suas aeronaves, a companhia aérea utiliza pinturas especiais em alguns de seus aviões para chamar atenção para sua imagem corporativa por meio de cores e formas inusitadas. Três deles representam os personagens de desenhos animados da Disney, e sua principal tarefa é promover as férias no Disneyland Resort na Califórnia, da qual a ALASKA AIRLINES é parceira estratégica há vários anos. Outros se referem a temas comumente associados com o estado do Alasca, como por exemplo, um Boeing 737-400 pintado com um salmão gigante (batizado de “Salmon Thirty Salmon”); ou o The Spirit of Alaska Statehood, cuja pintura extremamente colorida é composta por esquimós, trenós sendo puxados por cachorros e belugas, que representam o espírito do Alasca.


A imagem abaixo mostra a evolução das pinturas dos aviões da companhia aérea ao longo dos anos. O novo design foi apresentado no início de 2016.


Os serviços 
Para passageiros da primeira classe que usam os serviços da ALASKA AIRLINES são oferecidos uma refeição (em algumas ocasiões com o tradicional salmão do Alasca), um lanche rápido e excelentes vinhos californianos. Já os passageiros da classe econômica podem fazer uso da oferta Northern Bites, introduzida em 2006 e na qual é possível comprar refeições ou os chamados “kits de piquenique” (seleção de deliciosos petiscos) a um preço acessível. Na maioria de suas aeronaves está instalado o sistema digEplayer, o que significa que praticamente todos os passageiros têm à sua disposição um dispositivo parecido com um leitor de DVD, em cuja memória há filmes, desenhos animados e música. A ALASKA AIRLINES foi a primeira companhia aérea a apresentar este tipo de solução em seus aviões. A partir de 2009, passou a oferecer internet sem fio de alta velocidade à bordo de seus aviões. A companhia aérea mantém lounges (batizados de Board Room) nos aeroportos de Anchorage, Los Angeles, Portland, San Francisco e Seattle.


A evolução visual 
A identidade visual da ALASKA AIRLINES passou por algumas modificações ao longo dos anos. Desde então a identidade corporativa da marca passou por modernizações acentuadas, incluindo tipografia de letra e formatos.


Depois de passar por mais uma remodelação em 2014, no início de 2016 a ALASKA AIRLINES apresentou uma nova e moderna identidade visual. O logotipo, com novas cores, pode ser aplicado com ou sem a palavra “airlines”.


O tradicional esquimó passou a fazer parte da identidade visual da marca em 1972, representando o povo e a região do Alasca. Ele estreou com destaque nas caudas dos aviões junto com mais três personagens: um totem, para representar a cultura nativa do sudeste do Alasca; um mineiro, para representar a época da corrida do ouro no Alasca; e um russo, para representar a herança russa no início do estado de Alasca. A partir de 1976 o tradicional esquimó sorrindo e vestido com um casaco típico da região passou a ser o único símbolo nas caudas dos aviões. Desde então, o principal símbolo da marca passou por remodelações. A mais recente ocorreu em 2016 (como mostra a imagem à direita), quando o esquimó ganhou uma fisionomia moderna e cores vibrantes, como o verde tropical e o azul breeze.


Os slogans 
North of Expected. (2009) 
Fly with a Happy Face. (década de 1970) 
For the same price, you just get more. (década de 1990) 
Sky High Airlines, saving you money, as far as you know.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1932 
● Fundador: Linious “Mac” McGee 
● Sede mundial: Seattle, Washington, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Alaska Air Group, Inc. 
● Capital aberto: Sim 
● Chairman & CEO: Brad Tilden 
● Faturamento: US$ 5.59 bilhões (2015) 
● Lucro: US$ 848 milhões (2015) 
● Valor de mercado: US$ 10.28 bilhões (março/2016) 
● Frota: 151 aviões 
● Destinos: 104 
● Hubs principais: Seattle, Anchorage, Los Angeles e Portland 
● Programa de milhagem: Mileage Plan 
● Passageiros transportados: 31.883.000 (2015) 
● Presença global: 4 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 11.600 
● Segmento: Aviação 
● Principais produtos: Aviação comercial e cargueira 
● Ícones: O esquimó na cauda de seus aviões 
● Slogan: North of Expected. 
● Website: www.alaskaair.com 

A marca no mundo 
Atualmente a ALASKA AIRLINES oferece voos para mais de 100 destinos entre os Estados Unidos, Canadá (5 cidades), Costa Rica (2 cidades) e México (9 cidades), especialmente na costa ocidental americana, sendo mais de 25 deles no estado do Alasca. Uma das melhores e mais conceituadas companhias áreas americana possui uma moderna frota de 151 aviões e emprega 11.600 funcionários, dos quais 1.550 pilotos. A ALASKA AIRLINES tem forte presença e voos nas cidades de Anchorage, Seattle, Portland, San Francisco e Los Angeles. Considerada a sétima maior companhia aérea do mercado americano, transportou em 2015 mais de 31.8 milhões de passageiros. A empresa tem uma ocupação por voo de aproximadamente 85% e realiza mais de 1.000 pousos e decolagens por dia. A empresa ainda é proprietária da Horizon Air, que opera principalmente voos curtos na costa oeste americana com uma frota superior a 50 aeronaves. 

Você sabia? 
A ALASKA AIRLINES possui uma história de pioneirismo em tecnologia para melhorar a experiência de seus passageiros. Foi a primeira companhia aérea americana a emitir bilhetes online em 1995 e, quatro anos depois, pioneira em oferecer check-in e cartão de embarque pela internet. Hoje, mais de dois terços de seus clientes efetuam o check-in online ou em um dos 460 quiosques em 100 aeroportos. 
A empresa também presta serviço de transporte de carga, especialmente na costa oeste americana, mas que abrange 48 estados americanos. 
Segundo a consultoria FlightStats, em 2016, pelo sexto ano consecutivo, a ALASKA AIRLINES foi eleita a companhia aérea mais pontual do mundo. A empresa tem um rígido controlador estatístico que monitora e analisa todos os números apresentados. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 30/3/2016

6.12.11

RICOH

A japonesa RICOH oferece abordagens e soluções inovadoras ajudando seus clientes a aumentar sua produtividade no escritório e revolucionar o fluxo de trabalho com seus produtos de imagem adaptados às necessidades específicas e desafios de cada um. Por isso se tornou líder global nos segmentos de sistemas de impressão multifuncional e impressoras coloridas de alta produtividade, especialista e pioneira no desenvolvimento de tecnologia digital.

A história
As origens da empresa datam de 1927 quando o Instituto de Pesquisas Físicoquímicas (Institute of Physical and Chemical Research), uma instituição privada para o desenvolvimento da indústria japonesa, tomou a decisão de lançar seus conceitos de pesquisa e desenvolvimento para a indústria e para o público em geral através da formação da Rikagaku Kogyo, que inicialmente comercializaria frutas. No dia 6 de fevereiro de 1936, a Rikagaku Kogyo, sob o comando de Kiyoshi Ichimura, fundou na cidade de Tóquio a Riken Kankoshi Co. (cujo nome mudou para Riken Optical Co. em 1938 e finalmente RICOH COMPANY em 1963), com o objetivo de fabricar e vender papel sensível à luz. A empresa começou a comercializar suas primeiras câmeras fotográficas já em 1937. No ano seguinte a empresa iniciou a produção de dispositivos e equipamentos óticos. Em 1950, criou a primeira estrutura de produção em massa de câmeras fotográficas, ganhando popularidade entre os consumidores, especialmente no Japão.


A empresa ingressou no segmento de máquinas de escritório em 1955, com o lançamento da Ricopy 101, primeira copiadora a cultivar a demanda de papel sensível à luz, que na época era largamente empregado em aplicações industriais. Em 1974, a RICOH lançou no mercado a RIFAX 600S, a primeira máquina de fax de escritório de alta velocidade do mundo, capaz de transmitir uma página formato A4 em somente 60 segundos, em comparação com os três a seis minutos necessários para os modelos contemporâneos.


Durante a década de 80 ampliou o suporte à produtividade no escritório desenvolvendo uma linha de produtos que incluía computadores e processadores de texto, sistemas óticos de arquivamento e impressoras a laser. Em 1987, foi pioneira ao criar a copiadora digital multifuncional para escritório. Em meados dos anos 80 e começo dos anos 90, a RICOH foi o principal fabricante de fotocopiadoras para a tradicional Pitney Bowes. Também fornecia fotocopiadoras para Toshiba, máquinas de fax para AT&T e Omnifax e diversos equipamentos para outras empresas incluindo duplicadoras para AB Dick.


Em 1996, a RICOH ajudou a popularizar os modelos digitais com o lançamento da MF200 IMAGIO, uma copiadora compacta e altamente acessível em relação ao preço. Posteriormente a empresa lançou ofertas conectáveis em rede e em cores. Reforçou também sua estrutura de produção no exterior de forma notável e ampliou sua rede internacional de comercialização através de importantes aquisições. Em 2004 a empresa adquiriu o setor de soluções de impressão da Hitachi criando uma nova empresa chamada Ricoh Printing Systems. Outra aquisição de grande importância ocorreu em 2007 quando a RICOH anunciou a compra da divisão de impressoras da IBM por US$ 725 milhões.


Mais recentemente, em 2008, a RICOH realizou uma importante aquisição ao comprar por US$ 1.6 bilhões a Ikon Office Solutions, distribuidora independente de equipamentos de escritório com uma vasta rede de vendas e serviços focada em mercados, como por exemplo, o europeu e o americano, possibilitando assim que a empresa japonesa aumentasse suas vendas de soluções de imagem e serviços nessas regiões. Em meados de 2011, através de um anúncio surpreendente, a RICOH comprou por US$ 125 milhões a divisão de imagem da Hoya, incluindo a Pentax, uma das marcas mais tradicionais dentro do segmento fotográfico. Essa aquisição alçou a empresa ao topo do mercado. Isto porque, enquanto no ano de 2010 a RICOH produziu 500.000 câmeras (compactas) a Pentax comercializou 1.63 milhões de câmeras. A RICOH é uma empresa que não para de inovar. Um exemplo disso é recém-desenvolvido módulo compacto de digitalização do verso que ajuda a realizar uma digitalização em cores de alta velocidade com tamanho equivalente ao de um modelo convencional de scanner, oferecendo a mesma excelente qualidade de imagem, tanto da frente como do verso.


A linha do tempo
1960

Lançamento da duplicadora RICOH OFFSET, iniciando a era da cópia de alto volume e baixo custo nos escritórios e empresas.
1971
Lançamento do RICOM 8, primeiro computador de escritório do mundo.
1973
A RIFAX 600S, primeira máquina de fax de alta velocidade para escritórios, é bem sucedida na transmissão entre Tóquio e Nova York através de comunicações por satélite.
1975
Lançamento da RICOPY DT1200, uma máquina do tipo seco para papel comum que se tornaria a copiadora mais vendida no mundo.
1976
A RIFAX 600S desempenha papel fundamental nos Jogos Olímpicos de Montreal, expondo a marca RICOH para o mundo todo.
1977
A RICOH lança o acrônimo OA, para automação de escritórios (Office Automation).
1982
Lançamento da RICOPY FT4060, primeira copiadora de toner seco para papel comum.
Lançamento do RICORE 3000, um processador digital de documentos.
1983
Lançamento da impressora a laser RICOH LP4120.
Lançamento da RIFAX 1300, primeira máquina de fax com papel comum.
1985
Lançamento da RICOH COLOR 5000, primeira copiadora analógica à cores.
Desenvolve a tecnologia de reconhecimento de fala e de reconhecimento ótico de caracteres.
1989
Lançamento da RIFAX D7000, primeira máquina de fax ISDN G4 digital do mundo.
1992
Ingressa oficialmente no segmento de CDs.
1996
Lançamento dos discos CD-RW.


A evolução visual
O logotipo da marca passou por algumas pequenas modificações ao longo dos anos, mas sempre manteve a tradicional cor vermelha.


Os slogans
Moving Ideas Forward.
(2009)
Image Communication.


Dados corporativos
● Origem:
Japão
● Fundação:
6 de fevereiro de 1936
● Fundador:
Kiyoshi Ichimura
● Sede mundial:
Tóquio, Japão
● Proprietário da marca:
Ricoh Company, Ltd.
● Capital aberto: Sim
● Chairman:
Masamitsu Sakurai
● CEO & Presidente: Shiro Kondo
● Faturamento: US$ 23.4 bilhões (2011)
● Lucro: US$ 237.1 milhões (2011)
● Valor de mercado: US$ 6.5 bilhões (dezembro/2011)
● Presença global: 180 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
109.000
● Segmento:
Soluções de imagens e eletrônicos
● Principais produtos:
Impressoras, copiadoras, FAX e máquinas digitais
● Principais concorrentes:
Brother, Lexmark, HP, Canon, Fujifilm, Xerox e Toshiba
● Slogan: Movi
ng Ideas Forward.
● Website: www.ricoh.com

A marca no mundo
Atualmente a RICOH comercializa uma moderna linha de impressoras, copiadoras, duplicadores e equipamentos multifuncionais de diferentes tamanhos, além de softwares de gerenciamento eletrônico de documentos, controle de custos de impressão, servidores, câmeras digitais, mídia térmica, equipamentos óticos e semicondutores, em mais de 180 países ao redor do mundo. A empresa ainda oferece soluções completas de MDS (Managed Document Service) onde se responsabiliza por todo o serviço de impressão das empresas e todas as etapas, melhorias e processos relacionados a ele. A RICOH é líder de mercado não somente em seu país de origem, Japão, como nos Estados Unidos e na Europa Ocidental. A empresa também é proprietária de marcas como Rex-Rotary, Nashuatec, Savin, Lanier, Infotec e Pentax.

Você sabia?
A RICOH é uma empresa com grande preocupação ambiental, se destacando por mais de 20 anos na indústria por desenvolver produtos ecológicos. Possuindo como filosofia o conceito “Our Earth, Our Tomorrow” (Nossa Terra, Nosso Amanhã), foi eleita em 2010, pelo 6º ano consecutivo, uma das 100 Empresas mais Sustentáveis do Mundo (Global 100 Most Sustainable Corporation in the World).


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 6/12/2011

2.12.11

CASTELO


A tradicional marca CASTELO vem há mais de um século sendo referência e conquistando a preferência de milhões de consumidores quando o assunto é complementos para salada, molhos e temperos, tornando qualquer receita muito mais saborosa. Além dos tradicionais vinagres, a marca oferece produtos práticos que trazem maior conveniência, sabor e prazer para que os consumidores incrementem suas receitas. 

A história 
A história começou no mês de outubro de 1905 quando Victorino Ferreira da Costa, membro de uma família de imigrantes portugueses, fundou na cidade de São Paulo, em um barracão no tradicional bairro do Brás, ao lado do gasômetro, uma pequena empresa chamada Destilaria Ypiranga para a produção de vinagre, bebidas destiladas, groselha e licores. Na década de 1930, a marca VINAGRE CASTELO ficou mundialmente conhecida após ter sido premiada em exposições internacionais e conquistou o paladar de muitos brasileiros. Por volta de 1968, ocorreu o falecimento do Sr. Victorino, ocasião em que a empresa passou a ser administrada pelos seus familiares. Lamentavelmente a empresa começou a entrar em declínio passando por dificuldades e comprometendo todo o seu desempenho.


Diante do grave quadro, a empresa passou a ser objeto de interesse por parte de credores, na verdade fornecedores de matérias-primas que acreditavam tratar-se de um negócio de enorme potencial de mercado na medida em que pudesse ser bem administrado, pois a marca CASTELO já na época era bastante conhecida e valorizada por milhões de consumidores. Impossibilitado de adquirir isoladamente a marca, Antonio Borin juntamente com Xisto Stefano Cereser, Jacyro Martinasso e Cláudio Zambon, compraram a empresa no dia 3 de outubro de 1968. Finalizada a negociação, iniciou-se a construção de uma nova unidade fabril no bairro do Caxambu, na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo, onde a empresa passou a produzir exclusivamente o vinagre com a marca CASTELO.


Passado alguns anos houve a dissolução da sociedade original. Em 1973, os sócios remanescentes passaram a administrar a nova sociedade até que em junho do mesmo ano inauguraram a nova unidade industrial com início da produção de vinagre com uma grande inovação: a utilização de garrafas plásticas. Os anos se passaram com modificações constantes tanto societárias como a nível industrial, até que em 1980 ocorreu a realização da primeira grande reforma industrial com o aumento da área construída para atendimento das necessidades da época. Pouco depois, em 1982, a marca inovou através do lançamento de uma embalagem mais moderna feita de PVC.


Movida sempre em direção à modernização, mais uma vez deu mostras de sua capacidade industrial, produzindo internamente uma nova embalagem para o acondicionamento do seu vinagre, a embalagem PET, mais bonita, com alto grau de transparência e bastante resistente. Os anos se passaram e a empresa acompanhou todos os períodos de crescimento culminando com a liderança de mercado no segmento de vinagres, que é mantida até os dias atuais. Em meados dos anos de 1990, a estratégia da empresa, ao lançar uma nova linha, foi a de incorporar produtos com maior valor agregado e compatíveis com a linha de vinagres tradicionalmente utilizada pelos consumidores. Assim, o primeiro passo foi criar uma linha de conservas, que incluía palmitos e azeitonas. Depois vieram molhos para salada, condimentos e temperos. Em decorrência disso, no ano de 2004, a empresa passou a adotar oficialmente o nome de Castelo Alimentos, com a proposta de oferecer um leque diversificado de produtos alimentícios com sabor saudável.


Nos últimos anos, a empresa desenvolveu um sólido projeto de conquista do mercado internacional com a exportação de seus produtos. Não é por acaso que a CASTELO é especialista em vinagres: a marca oferece uma enorme variedade de produtos, como por exemplo, os vinagres de álcool (feitos a partir de cana-de-açúcar), os saborizados (nas opções alho, hortelã, limão e ervas finas), vinagres de maçã, arroz, de vinho tinto e branco, em embalagens tradicionais de PET e em garrafas de 500 ml de vidro. Além disso, lançou um novo conceito de molhos para salada, cuja linha conta com molhos menos calóricos, com 0% de gordura trans e enriquecidos de fibras em sua composição, que auxiliam no bom funcionamento do intestino.


A linha do tempo 
1996 
Lançamento de uma linha de palmitos em conserva. 
1997 
Lançamento de azeitonas verdes em conserva. 
1999 
Lançamento do vinagre de arroz, item indispensável na culinária japonesa. 
2000 
Lançamento de uma completa linha de temperos: tempero completo, tempero sem pimenta, tempero alho e sal, molho de soja tipo Shoyu, molho de alho, molho inglês, molho de pimenta, ketchup e mostarda. 
Ampliação da linha de conservas com o lançamento de três novos itens: o champignon, o picles e a cebolinha. 
2001 
Lançamento do primeiro vinagre balsâmico totalmente produzido no Brasil, com a qualidade comparável aos acetos da região de Módena, na Itália. Hoje essa linha conta com cinco opções, como vinagre tradicional, cremoso, framboesa, maracujá e misturado com azeite. 
2002 
Lançamento de uma linha de molhos para salada seguindo uma tendência latente de utilização de novos itens de temperos para variadas receitas. Atualmente a linha oferece os sabores: Caseiro (molho à base de vinagre e especiarias), Rosé (molho à base de tomate, mostarda e especiarias), Italiano (à base de vinagrete, especiarias e queijo parmesão), Parmesão (à base de queijo parmesão e ervas finas), Limão (sabor limão, salsa e cebolinha) e Balsâmico (à base de vinagre balsâmico e especiarias). Hoje a linha oferece 9 diferentes sabores. 
Lançamento do inédito vinagre de álcool com aroma de hortelã, perfeito para tornar os pratos mais exóticos e muito utilizado na cozinha árabe. 
2004 
Lançamento do extrato de tomate, nas embalagens copo e lata, além do milho verde e da ervilha, ambos enlatados. 
2005 
● Lançamento da linha de molhos para salada na versão “light”, disponível nos sabores italian, iogurte e limão. 
Lançamento da linha de vinagres de mesa, composta pelas variações clássico tinto, branco e maçã. 
Lançamento da linha de vinagres balsâmicos frutados com a marca CASTELO FRUTTATI, disponível nas versões azeite extra-virgem e mesclado com suco natural de abacaxi, framboesa e maracujá ou mel. 
2009 
Remodelação de sua linha de molhos para salada, que ganhou embalagem termoencolhível, duplo lacre de segurança, zero de gordura trans e redução de calorias. 
2010 
Lançamento do Azeite Extra Virgem em embalagem de vidro e Azeite de Oliva 100% Puro em embalagem de lata. O azeite é proveniente de Portugal. 
Lançamento de uma linha de temperos em pó oferecida em cinco versões, ideais para temperar carnes, aves, legumes, feijão e arroz branco. 
Lançamento do vinagre de álcool com alho. 
2011 
Lançamento do molho de pimenta extra forte, uma combinação perfeita das pimentas malagueta e jalapeño. 
Lançamento do vinagre de maçã. 
Lançamento do molho balsâmico cremoso, produto sofisticado e prático muito utilizado na finalização de pratos por ter a consistência cremosa, permitindo a decoração das receitas, além do reposicionamento dos vinagres de mesa em embalagens mais modernas de 500 ml. É produzido a partir da redução do vinagre balsâmico Tradizionale Castelo e, em sua nova formulação, contém maior concentração de suco de uva, o que resulta em um produto encorpado e com sabor frutado e agridoce marcante. 
Lançamento dos vinagres em recipiente com bico dosador que evita desperdício. 
Lançamento para o segmento de Food Service do tempero de vinho, que combina a bebida, indispensável em receitas mais elaboradas, com temperos e especiarias. 
2012 
Lançamento dos molhos para salada CASTELO LEVE VITA, voltados à saúde e bem-estar, com menor teor calórico e fibras em sua composição, além de 0% de gordura trans, disponíveis em três sabores (dos quais dois, únicos no mercado): Iogurte com Hortelã, Chá Verde com Limão e Mostarda e Mel. 
2013 
Lançamento do molho barbecue, produzido a base de tomates e condimentos, cujo sabor agridoce acompanha a tradicional costelinha assada, grelhados, hambúrguer, frango frito, bolo de carne e churrascos em geral.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por inúmeras atualizações ao longo dos anos. O primeiro logotipo, totalmente em vermelho, somente ganhou o tradicional símbolo do castelo na cor azul em 1986. Este logotipo passou por pelo menos três atualizações nos anos seguintes.


Após a realização de uma pesquisa em 2009, a empresa contratou uma agência de design para transformar todas essas informações em um ícone que remetesse o consumidor, que a CASTELO mantém a qualidade e tradição conquistada ao longo de sua história, mas que é uma marca moderna e que acompanha as novas tendências de inovação. O novo logotipo, adotado a partir de 2010, possui formato orgânico (com formas arredondadas), além disso, o ícone do castelo também passou por um processo de rejuvenescimento, onde foi eliminado o excesso de detalhes e a fonte das letras da marca CASTELO foi sutilmente alterada, deixando-a sem sombra e com fácil leitura. Estas mudanças deixaram a logomarca mais leve e moderna.


Os slogans 
O segredo do sabor. (2005) 
O melhor vinagre de todos os tempos. 


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1905 
● Fundador: Victorino Ferreira da Costa 
● Sede mundial: Jundiaí, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Castelo Alimentos S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Marcelo Cereser 
● Faturamento: R$ 80 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 10 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 800 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Vinagres, molhos, temperos, condimentos e azeites 
● Concorrentes diretos: Gallo, Borges, Andorinha, MasterFoods, Hellmann’s, Liza e Soya 
● Slogan: O segredo do sabor. 

A marca no mundo 
A marca CASTELO, que possui a mais moderna e maior fábrica de vinagres da América Latina, ocupa a liderança brasileira na produção do produto, com aproximadamente 40% desse segmento nas regiões sudeste e centro-oeste. Atualmente a empresa exporta seus produtos para diversos países, como por exemplo, Argentina, Bolívia, Japão, Angola, Cuba, Moçambique, Paraguai, Cabo Verde, Inglaterra, Portugal, Estados unidos, Irlanda e Líbano. Essas exportações representam 2.5% da receita líquida anual da empresa. Vislumbrando uma maior participação no segmento de mercado industrial, a empresa coloca à disposição dos clientes uma linha de vinagres, em embalagens especiais de 5 e 20 litros, direcionada para as grandes indústrias, como por exemplo, Unilever, Sakura, Bimbo, Bunge Alimentos, Cargill, entre outras. Além disso, comercializa o vinagre a granel fornecido por meio de caminhões tanques. Muito mais que apenas vinagres, a CASTELO é um empresa de alimentos oferecendo ao consumidor azeites, condimentos, temperos, molhos para salada e conservas (palmito e champignon). 

Você sabia? 
A empresa fechou 2014 com a produção recorde superior a 72 milhões de litros de vinagre, pouco mais de um terço de todo o mercado nacional. 
A CASTELO foi pioneira na fabricação de vinagres de alta concentração (triplo com acidez 12%). 
Os frascos PET utilizados para embalar os vinagres da marca são produzidos pela própria empresa, totalizando uma média de 280.000 unidades por dia. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 10/4/2015