23.5.06

EVIAN


Ela está na boca de celebridades e pessoas famosas. Desfila nos ambientes mais chiques e requintados do planeta. Tem um charme único e, dizem, um sabor sem igual. Um verdadeiro Spa engarrafado. Ao longo dos anos a marca evian® se tornou sinônimo de água mineral francesa, vendendo status, diferenciação, glamour e pureza. Afinal, cada gota de EVIAN é um presente da natureza, um produto balanceado, rico em sais minerais, ideal para todas as idades, sem restrições. 

A história 
A fonte da água foi descoberta durante a Revolução Francesa, na pequena cidade de Évian-des-Bains, próxima ao lago Léman (batizado de Lago de Genebra pelos vizinhos suíços). Tem sua origem na chuva e na neve que caem nos altos dos montes Chablais nos Alpes Franceses. Em local protegido, distante de qualquer área urbana ou industrial, a água é filtrada naturalmente através de camadas de areia glacial, em um processo que demora aproximadamente 15 anos, adquirindo a composição ideal com minerais únicos e pH neutro balanceado, sem sofrer nenhum processo industrial. O nome evian deriva da palavra celta “Evua”, que significa justamente “água”. Conta a história, que por volta de 1789 o então Marquês de Lessert preteriu os ideais de liberdade, fraternidade e igualdade por um período de convalescença nas montanhas. Foi para Évian-les-Bain, estância de águas situada em uma deslumbrante região dos Alpes Franceses conhecida como Haute Savoie. O consumo regular da água local aliviou as dores causadas por pedras nos rins que o afligiam. A melhora do Marquês teria bastado para que diferentes médicos da época receitassem a água a seus pacientes. Com isso, a cidade e sua nascente se tornaram famosas.


No ano de 1824, os tratamentos termais começaram diretamente na fonte. A água incomum era utilizada para beber e tomar banho, promovendo assim a saúde e a juventude do corpo e da mente. Pouco depois, em 1826, o Duque de Savoy concedeu a autorização oficial para engarrafar a evian® Natural Spring Water pela primeira vez. Somente em 1869 houve a formação da empresa Limited Company of Mineral Water Evian-the-Baths com a aprovação imperial concedida por Napoleão III. No ano de 1878 a Academia de Medicina Francesa reconheceu as propriedades medicinais da água, renovando a licença para engarrafá-la. As primeiras propagandas da água mineral datam de 1880, quando foram utilizados slogans como “Best Water of Table” (em português, “A melhor água de mesa”). Quase na virada do século já eram vendidas cerca de dois milhões de garrafas. Em 1900 a água evian® já era conhecida e vendida por toda a Europa, frequentando os ambientes mais refinados do velho continente, presença constante em restaurantes, hotéis e transatlânticos luxuosos.


A reputação da água começou a crescer, principalmente a partir de 1902, quando foram comprovadas que suas propriedades eram extremamente eficientes na cura e combate de algumas doenças, especialmente as renais. Com isso, a evian® se tornou ainda mais popular devido ao apelo medicinal. Somente no ano de 1908 a evian® começou a ser comercializada em garrafas de vidro. Em 1935, também se concentrou na produção de água para bebês e tornou-se a “água para mamadeiras”. Isto porque, sua pureza livre de bactérias tornava-a segura para beber sem a necessidade de fervê-la. Nas décadas seguintes a marca se espalhou por outros países da Europa. Em 1964 a empresa mudou seu nome para Company of Mineral Water of evian. As águas da marca francesa foram lançadas no mercado americano oficialmente em 1978. A partir deste momento, a marca evian® iniciou uma forte expansão internacional fora do continente europeu.


Em 1994 foram vendidos 300 milhões de litros da água mineral evian®, comprovando todo o sucesso alcançado ao longo dos anos na construção de uma marca forte e poderosa. Nos anos seguintes a marca se afirmou como uma das mais chiques e desejadas de sua categoria. Para isso utilizou um marketing ousado, criando embalagens em edições especiais assinadas por grandes designers e estilistas, introduziu no mercado garrafas de vidro com forma de gota d’água e de gelo dos Alpes, onde a água tem sua origem. Além disso, introduziu seu conceito de juventude para outras categorias de produtos como cosméticos e spas, iniciando assim uma bem sucedida expansão de marca. Resultado: a evian® se transformou em uma marca de luxo, cultuada e desejada por milhões de consumidores ao redor do mundo.


O marketing da marca é tão bem trabalhado que existe até mesmo um serviço de personalização de garrafas, o “My evian®”, com designs variados. E uma inovação recente da marca é um pack (embalagem) revolucionário que descarta invólucros, mantendo as garrafas unidas através de micropontos de cola. Essa cola é forte suficiente para suportar os trancos do transporte, mas pode ser facilmente descolada pelos consumidores, uma tecnologia que levou dois anos de intensas pesquisas para ser desenvolvida.


A linha do tempo 
1962 
Introdução do famoso evian® Spray (conhecido como evian® Brumisateur), um spray de água mineral com elementos hidratantes para ser borrifado na face. 
1969 
Introdução da famosa garrafa de plástico (500 ml), conhecida como evian® Major, uma das responsáveis pelo grande sucesso da marca. 
1978 
Lançamento da garrafa de plástico de 1.5 litros e a embalagem com seis garrafas (conhecida como 6-pack). 
1980 
Introdução da garrafa de 2 litros. 
1985 
Introdução da tampa de rosca em suas garrafas descartáveis. 
1995 
Primeira água mineral a lançar a garrafa PET, totalmente reciclável, identificada pelas tradicionais montanhas de seu logotipo em alto relevo. 
2000 
Lançamento da série limitada de garrafas Millenium, em forma de gota, para comemorar a virada do século. 
Introdução das famosas garrafas Teardrop, confeccionadas com design moderno e único, em formato de gota, que se tornou objeto de desejo para colecionadores do mundo inteiro. 
Lançamento da garrafa Nomad de 750 ml, criando uma nova maneira de se consumir água mineral, especialmente durante a prática de esportes. Isto porque o design da garrafa permitia abri-la com apenas um dedo ou pendurá-la no cinto ou bolsa. 
2001 
Lançamento da linha de cosmético evian® Affinity. O tratamento ou utilização desta linha de produtos limpa, purifica e hidrata a pele cuidadosamente. A linha é feita utilizando-se a água mineral evian®, naturalmente hidratante, oxigenada e balanceada com minerais. A linha começou com cremes para o rosto e atualmente conta com mais de 20 itens. A lógica da extensão foi transferir para a imagem dos cosméticos os benefícios de pureza da água evian®. 
2004 
Introdução da garrafa de 1 litro compacta. 
2006 
Introdução da garrafa de vidro (1 litro) em edição limitada criada pelo artista plástico brasileiro Romero Britto. 
2007 
Lançamento da luxuosa e moderna garrafa Palace direcionada exclusivamente para bares e restaurantes de alto nível. 
2008 
Lançamento da evian® Les Petits, garrafas de 330 ml especialmente desenvolvidas para crianças. A grande diferença da primeira água Premium com investimento no público infantil estava nos divertidos rótulos, que possuíam animados peixinhos. 
2013 
Lançamento da evian® Béaba, garrafas de 330 ml que já vem com um bico de mamadeira acoplado. O produto reforça o conceito da marca evian® como água segura e ideal para os pequenos. 
2014 
Lançamento da Goutte d’evian®, uma garrafa de plástico reciclado (em forma de gota), sem tampa de rosca, só com lacre, de 20 ml. A ideia é que a garrafa substitua o copo. 
2016 
Lançamento da evian® Fruits & Plants, uma linha que utiliza a pureza da água dos Alpes Francesas com infusões de delicadas plantas e frutas. A linha combina limão e flor de sabugueiro, uva e rosa e framboesa e verbena.


As embalagens 
Um dos segredos de sucesso da marca evian®, além da qualidade do líquido sagrado e puro, é a variedade de embalagens em que a água é comercializada. São várias opções de formato e tamanhos (dependendo do mercado): PET (2 litros, 1.5 litros, 1.25 litros, 1 litro, 500 ml e 330 ml) e Vidro (1 litro, 750 ml e 330 ml). Atualmente 50% do material utilizado na fabricação das garrafas PET é reciclado, além disso, a quantidade de material foi reduzida e foi criado o conceito de PET maleável, que diminui em até 40% do volume original, ocupando menos espaço no transporte para as indústrias de reciclagem. Toda essa variedade é acompanhada pelo design moderno e arrojado assinado por grandes nomes da moda, um dos pontos principais por transformarem a marca em um enorme sucesso.


Perfeita por natureza, com sabor ideal para realçar a experiência de jantares requintados, o milagre geológico de evian®, originado no coração dos Alpes Franceses, é envasado em uma garrafa de design simples, moderno e elegante. Mais recentemente, em 2013, essa garrafa ganhou um novo e moderno design (imagem abaixo a direita). Mais elegante e com linhas mais limpas, a garrafa tem menos rótulo. Foi a primeira mudança no design da garrafa desde 1999. O novo design estreou primeiro na América do Norte.


Água com design 
A marca evian® nos últimos anos vem estreitando sua relação com o mundo da moda, onde suas águas são presença constante em vários eventos internacionais. Desde 2008 a marca iniciou parcerias com estilistas famosos para assinarem o design de suas garrafas de vidro de água mineral em edição especial e limitada, disponível em bares e restaurantes previamente escolhidos pela evian®. Em 2010, a marca de água mineral francesa lançou a quarta edição de sua parceria anual com renomados estilistas. Depois de Christian Lacroix, Jean Paul Gaultier e Paul Smith, o badalado Issey Miyake participou do projeto. Conhecido por seu estilo inovador e minimalista o japonês apresentou uma garrafa decorada com uma colorida flor, expressando assim toda sua elegância oriental nos frascos. Em 2011 foi o estilista francês André Courrèges que mostrou seu talento nas garrafas da famosa água mineral, que trazia formas elegantes decoradas em branco e rosa. O mais bacana era que a criação era ecofriendly: 100% reciclável e tinta orgânica utilizada para a pintura. Nos anos seguintes os responsáveis pelo design foram Diane von Furstenberg (2013), Ellie Saab (2014), Kenzo (2015) e Alexander Wang (2016).


evian® Spa 
Depois da era do produto, da qualidade e da propaganda, a tendência do mercado é a era da experiência. Hoje em dia as pessoas passaram a valorizar mais as emoções. E aquilo que o marketing chama de experiência de marca (Brand Experience) é justamente o processo que pretende atingir o consumidor de forma alternativa e integral, com ações de interação entre as pessoas e a marca, visando gerar maior valor entre as partes e criar lembranças positivas. E foi justamente isso que a evian® fez. A marca, que se refere ao conceito “fonte da juventude”, envolve tanto seu consumidor que ele consegue ter uma experiência fantástica nos evian® Thermal Spa (Spa de um dia ou horas), um agradável contato com a marca através de produtos como água mineral, cremes, hidratantes e sua famosa água rejuvenescedora em spray em tratamentos contra o estresse, banhos termais e massagens que estimulam a energização, oxigenação e maciez da pele, além de seções relaxantes de Reiki e Shiatsu.


Tudo isso faz com que a experiência se torne em uma das maiores expressões da marca francesa. Os preços para tratamentos diários variam entre €45 a €170. Depois de Spas (aproximadamente 15 unidades) localizados na Europa, em sua grande maioria, especificamente em cidades francesas e dentro de luxuosos hotéis, a marca inaugurou o evian® Spa by Three em um luxuoso endereço na cidade de Xangai na China. Esta foi a primeira clínica (ou spa como queiram) inaugurada fora da Europa exclusivamente para mulheres, um verdadeiro santuário urbano com ambiente sereno e milenar dos chineses. Hoje em dia, a marca francesa tem spas também no Japão e Vietnã.


Campanhas que fizeram história 
As famosas campanhas que utilizam bebês começaram em 1999 com “Let’s Baby Dance”, que se tornou um enorme fenômeno, não apenas na França, mas também nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Bélgica e outros países.


Depois, uma das melhores campanhas da história da publicidade mundial, chamada “Evian: We Will Rock You”, foi criada em 2003 pela agência francesa BETC Euro RSCG de Paris para a marca evian®. A mídia televisão tem um custo alto, são segundos valiosos e caros, mas quando o cliente tem dinheiro, a agência pode colocar em prática toda sua criatividade, fugir do usual e romper padrões. E foi exatamente isso que a agência fez nesta campanha direcionada para os mercados da França, Inglaterra, Luxemburgo e Bélgica. Vender água é extremamente complicado, pois teoricamente todas são iguais, mudando apenas a fonte. Então, o diferencial é desenvolver uma ligação sentimental com o consumidor, procurando estabelecer uma relação emocional estreita, aumentando o respeito e a lealdade que alguém tem por determinado produto.


O primeiro filme, chamado “Waterboy”, na verdade uma animação primorosa, com 2 minutos e 40 segundos de duração, é totalmente cativante. Um personagem chamado Waterboy passa por várias situações que simbolizam o elemento água. Durante sua aventura, vemos a água passar por seus vários estados físicos e interagir com diversos objetos, tudo mostrado em animações. A trilha sonora era uma excelente versão remixada do clássico “We Will Rock You” da banda Queen’s. 

    

No segundo filme da campanha, intitulado “Voices”, a marca continuou quebrando regras em seu segmento, centrando seu conceito no posicionamento da água evian® como fonte de rejuvenescimento. O comercial de 45 segundos tem início com a frase “Let’s observe the effects of evian on your body” (Vamos observar os efeitos de evian em seu corpo). Então pessoas normais começam a cantar a clássica “We Will Rock You” com inocentes vozes infantis. No meio do comercial entra a frase “Drinking pure, balanced mineral water every day helps keep your body young” (Bebendo água mineral pura e balanceada ajuda a manter seu corpo jovem). No final entra a frase “Approved by your body as a source of youth” (Aprovado pelo seu corpo como fonte de juventude). Conceito forte e muito bem comunicado em uma campanha que custou €5 milhões.

     

Em 2009, a marca lançou outra campanha marcante. Continuando com o mote “Live Young” (“Viva Jovem”), a criativa campanha foi baseada em uma frase do escritor irlandês Oscar Wilde: “youth is the one thing worth having” (algo como “juventude é a única coisa que vale a pena ter”). A trilha sonora utilizada foi outro clássico: “Rapper’s Delight”, do Sugarhill Gang, interpretado por Dan The Automator. Mas o que realmente chamou a atenção foram os excelentes efeitos especiais do filme “Roller Babies”, que tornam os movimentos dos bebês incrivelmente reais.


Em 2011, essa campanha bateu o recorde mundial do vídeo mais assistido no Youtube, que atingiu aproximadamente 70 milhões de visualizações e entrou para o Guinness World Records. Para assistir ao filme clique no ícone abaixo. 

     

Em 2013 uma nova fase da campanha global: o vídeo “Baby & Me” (para assistir clique em https://www.youtube.com/watch?v=hRCY6a6TnAY) recuperava os estilosos bebês. No vídeo, adultos se olham no espelho e enxergam uma versão de si mesmos como bebês. Então, eles começam a dançar ao som do hit “Here Comes the Hotstepper”, música remixada para a marca pelo artista Yuksek, e dessa maneira, os bebês interiores de cada um são liberados e imitam os passos. A marca tinha como objetivo com essa campanha passar a mensagem que existe uma criança em cada um de nós, que não podemos deixar morrer e que renasce assim que bebemos a água evian®. A campanha também apresentou peças de mídia impressa.


Em 2016, depois de dançarem e patinarem, os famosos bebês da evian® viraram surfistas no vídeo “Baby Bay”. Como nas “Viagens de Gulliver”, o herói do vídeo acorda em uma paradisíaca ilha cercado por pequeninos. A campanha incluía ainda uma linha exclusiva de roupas a venda na descolada Colette em Paris, com direito a chinelos que deixam pegadas de bebê e um aplicativo onde é possível pegar onda em realidade virtual. 

    

A evolução visual 
O tradicional logotipo da marca, sempre acompanhado pelas inseparáveis montanhas dos Alpes Franceses, local onde a pureza de sua água é esculpida pela natureza, passou por algumas modificações no decorrer dos anos, adquirindo um visual mais “clean”.


Os slogans 
The secret is in the Alps. (2006) 
Live young. (2003) 
Approved by your body as a source of youth. (2003) 
L’Original. (2001) 
Water that you drink is as important as the air as you breathe. (1994) 
It balance is a force. (1986)
It is good balance. (1982) 
The water of up there becomes. (1980) 
Here is life, here are evian®, evian® the pure one. (1972) 
So pure and so light. (1954)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1826 
● Fundador: Duque de Savoy 
● Sede mundial: Évian-les-Bains, França 
● Proprietário da marca: Danone S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Emmanuel Faber 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 143 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: França e Estados Unidos 
● Segmento: Bebidas não alcoólicas 
● Principais produtos: Águas minerais e cosméticos 
● Concorrentes diretos: Fiji Water, Volvic, Vittel, Acqua Panna, Perrier e San Pellegrino 
● Ícones: As garrafas em edição limitada 
● Slogan: Live young. 

A marca no mundo 
evian®, marca de água mineral líder em muitos mercados como França, Inglaterra e Suíça, está presente em mais de 140 países, sendo a preferida das estrelas de Hollywood, astros internacionais do esporte e pessoas refinadas de todo o mundo, que exigem o melhor em saúde e bem estar. Sua leveza e qualidade excepcionais fazem dela a água ideal, tanto para matar a sede quanto para acompanhar qualquer tipo de prato. Diariamente são engarrafados entre 7 e 8 milhões de litros da água mineral evian®, o que resulta em uma produção anual superior a 2 bilhões de litros. A água mineral evian® é geralmente vendida por um preço que varia entre US$ 3 a US$ 8. Hoje em dia a evian® pertence ao grupo francês Danone que adquiriu a marca em 1970, depois de uma fusão com a empresa. 

Você sabia? 
97% da água da Terra contém sal. 2.6% está congelada e resta somente 0.4% para que todos compartilhemos. Com recursos diminuindo e o número de pessoas crescendo a cada dia, o acesso a água potável é cada vez mais difícil. Por isso, em 2007, a marca francesa criou o Instituto de Proteção a Água (Water Protection Institute), cujo objetivo é proteger e restaurar os recursos de zonas úmidas, reforçar a comunicação e educação, reduzir a pobreza e promover a participação das comunidades locais na gestão eficaz da água. 
A marca francesa sempre patrocina torneios esportivos de renome. O mais importante deles é o The evian® Championship, um dos maiores e mais bem pagos torneios de golfe feminino da temporada do LPGA Tour, e disputado todas as primaveras no evian® Resort Golf Club, em Évian-les-Bains, na França. A primeira edição do torneio, chamado inicialmente de evian® Masters, aconteceu em 1994. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 1/8/2016

5 comentários:

cristiane disse...

gostaria de saber o valor,onde comprar e se possível tel para contato.
desde de já obrigado

Anônimo disse...

Também gostaria de saber onde comprar.Obrigada.

Valbiana disse...

Que legal o meu irmão tem esse nome"Evian",agora entendo a minha mãe.kkk!!!

Anônimo disse...

Pessoal, para quem está interessado em comprar Evian, eu já encontrei em lojas do Pão de Açúcar. Custa em R$ 3 e R$ 10 reais.

Evian disse...

Meu nome é Evian Rose. E nao conhecia esse nome na versao masculina.
Quanto a água é muito gostosa e leve. No Brasil nao sei o valor. Na europa o valor vai ate 3 €.
Ah, a cidade de Evian les Bains é linda!