A marca francesa de água mineral VITTEL® tem sido uma constante fonte de vitalidade há mais de 170 anos. Pequenas garrafinhas do líquido incolor oferecem um essencial balanço de minerais com a mais pura refrescância dos Alpes Franceses, regenerando naturalmente a vitalidade de milhões de consumidores.
A história
A história da famosa água mineral VITTEL® começou no dia 13 de dezembro de 1854 quando o advogado Louis Bouloumié adquiriu a propriedade de Gérémoy Spring na região ao pé das montanhas de Vosges, em Lorraine, na parte oriental da França. Após receber permissão para usar comercialmente a fonte, em 1855 ele inaugurou o Spa Vittel®, cujos banhos públicos e os chuveiros ficavam em uma simples cabana de madeira. O novo empreendimento iria crescer rapidamente, oferecendo uma grande variedade de tratamentos a base da mais pura água mineral. Foi então que, em 1857, o Dr. Bouloumié teve a brilhante ideia de engarrafar a água mineral em delicadas garrafas de cerâmica com rolhas de porcelana para que os pacientes pudessem continuar o tratamento em suas próprias residências. Afinal, a água mineral VITTEL® era muito rica em cálcio, sendo ideal para os consumidores e pacientes que desejavam preservar sua vitalidade e força. A primeira linha de engarrafamento da água seria criada em 1875.
Finalmente no ano de 1882 foi fundada a Société Générale des Eaux Minérales de Vittel®, empresa responsável por engarrafar e distribuir a água mineral no mercado francês. Em 1898 a água mineral passou a ser comercializada em garrafas de vidro verde. Neste mesmo ano a empresa celebrou seu primeiro milhão de garrafas vendidas, provando o grande sucesso que a marca tinha atingido no decorrer dos anos. Pouco depois da virada do século, em 1903, a Academia Nacional Francesa de Medicina declarou que as águas da região tinham propriedades medicinais e revigorante, com um perfeito equilíbrio de minerais como cálcio e magnésio. O anúncio impulsionou as vendas da marca VITTEL®, que comercializou mais de 3 milhões de garrafas no mercado francês e em alguns outros países da Europa.
Em 1929, devido ao aumento contínuo das vendas da água, a empresa construiu uma nova e moderna fábrica de engarrafamento, anexa à estação ferroviária. Foi nessa época que VITTEL® passou a ser vendida como água para beber diariamente, em vez de simplesmente uma forma de estender o tratamento para fora do spa. A primeira expansão na linha de produtos ocorreu em 1945 com o lançamento da Vittelloise®, água mineral com gás e, posteriormente, com o refrigerante Vittel®-Delices (nada mais que água carbonatada com aroma de laranja ou limão) em 1951. Ainda em 1951, a produção atingia a incrível marca de 100 milhões de garrafas de água mineral. Nesta época a VITTEL® era vendida em vários outros países no mundo.
Atendendo a um pedido da companhia aérea Air France (conheça essa outra história aqui), em 1968 a VITTEL® revolucionou o mercado de águas minerais ao projetar uma garrafa plástica para as refeições dos passageiros a bordo. E dos aviões foi parar no varejo no mês de maio como a primeira garrafa de PVC com 1.5 litros do mercado. No ano seguinte, percebendo o grande sucesso da marca, a suíça Nestlé (conheça essa outra história aqui) adquiriu 30% da empresa. Nesta época a empresa ocupava a posição de terceira maior companhia de água mineral da França. A popularidade e o sucesso da VITTEL® cresceram ainda mais a partir da década de 1970 quando a marca iniciou, com grande sucesso, sua associação com o conceito de vitalidade, firmando forte posicionamento no mercado.
Em outubro de 1990 a empresa atingiu a marca de 1 bilhão de garrafas vendidas. Ainda esse ano, para atender à crescente demanda internacional, uma segunda nascente foi identificada em um aquífero mais profundo no coração da bacia hidromineral de Vittel. Tratava-se da água Vittel® Bonne Source, reconhecida como água mineral natural e autorizada para engarrafamento para exportação em 1991. Pouco depois, em 1992, a Nestlé se tornou proprietária única da empresa (incluindo o SPA e a fábrica de engarrafamento). A partir deste momento, a marca não parou mais de crescer, utilizando toda a estrutura da empresa suíça espalhada pelo mundo. Uma das grandes novidades da década foi o lançamento em 1998 da nova garrafa VITTEL® SPORT, em tamanho reduzido (750 ml) e com uma biqueira especial para o consumo enquanto se praticava atividades físicas. Rapidamente esta garrafa foi adotada por praticantes de trilhas e entusiastas do esporte.
No início do novo milênio, a marca ingressou em uma nova categoria ao introduzir a linha VITTEL® FRUITS, um casamento perfeito da mais pura e refrescante água mineral com suco de fruta, sem adição de açúcar. Pouco depois, em 2002, a marca lançou no mercado uma garrafa de 250 ml - do tamanho de uma lancheira - como parte de uma campanha para promover a água mineral nos lanches/almoços escolares das crianças. Vale ressaltar que hoje em dia a marca oferece a VITTEL® KIDS, água mineral em prática garrafa de 330ml, com tampa especial para facilitar a abertura e consumo, além de rótulos com temática infantil. Nos anos seguintes a marca continuou lançando novidades, como por exemplo, a VITTEL® & ORGANIC INFUSED FRUITS (2018), água mineral com frutas orgânicas inteiras, infundidas a frio, resultando em um sabor intenso e natural; e VITTEL® UP (2019), uma linha inovadora que combina a água mineral com aromas naturais de frutas, com baixo teor de açúcar.
A água mineral natural VITTEL® transborda vitalidade há milênios. A água é tão pura e única devido à sua jornada pela região francesa de Vosges. Esta longa viagem começa no coração do exuberante e variado ambiente natural da bacia de Vittel, com sua harmoniosa mistura de milhares de espécies vegetais e animais, e continua passando por rochas subterrâneas que contêm minerais típicos da região. A água leva muitos anos para completar essa jornada, período durante o qual adquire naturalmente uma composição mineral única e um sabor deliciosamente equilibrado, antes de ser engarrafada na fonte para preservar todas as suas qualidades.
Sendo uma marca com forte posicionamento “saudável”, a VITTEL® patrocina ativamente eventos esportivos, especialmente no continente europeu. A primeira parceria da marca no esporte foi iniciada em 1955, na natação. Depois, em 1970, com o patrocínio do Comitê Olímpico Francês, incluindo a construção da Vittel House, o primeiro centro esportivo de preparação olímpica do país. De 1999 a 2010, a VITTEL® foi patrocinadora da Maratona de Londres. De 2008 a 2023, foi uma das patrocinadoras do Tour de France, uma das principais provas do ciclismo de estrada mundial, sendo a água engarrafada oficial da competição, fornecendo garrafas para ciclistas e milhões de fãs nas beiras das estradas. A VITTEL® também foi durante anos parceira oficial da Maratona de Paris.
A água mineral VITTEL® refresca o corpo e a mente a cada gole e pode ser levada para onde quiser, ajudando milhões de consumidores a aproveitar ao máximo cada momento. Seja praticando esporte, no escritório, na mesa de jantar ou em qualquer lugar, há uma garrafa disponível para atender à diversas necessidades. Atualmente a água mineral VITTEL® é comercializada em garrafas PET de 2 litros, 1.5 litros, 1 litro, 750 ml, 500 ml e 330 ml e vidro nas versões 1 litro, 500 ml e 250 ml.
A tradicional garrafa de VITTEL® passou por diversas remodelações em seu design ao longo dos anos, ganhando formas cada vez mais arredondadas. Inicialmente em cerâmica e com formato quadrado, a partir de 1898 a garrafa passou a ser em vidro com um design mais longilíneo e arredondado. Em 1968 a VITTEL® lançou no mercado a primeira água mineral em garrafa plástica do mundo. Em 1994 as garrafas deixaram de conter PVC, substituído pelo PET, um plástico revolucionário 100% reciclável, mais resistente e transparente. A última remodelação da garrafa de VITTEL® aconteceu em 2018.
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos, mas sempre manteve a predominância da tradicional cor vermelha. A última remodelação ocorreu em 2018. O atual logotipo da marca também pode conter um símbolo que capitaliza os ativos da marca, como a data de fundação (1854) e as inscrições “Ville Thermale” e “Vosges - France”.
A natural source of vitality. (2020)
It must be the water. (2009)
reVITTELisez-vous! (2007)
ReVittelise your Day. (2006)
Drinking Vittel® is reborn. (2004)
Vittel®, every day a new life. (2003)
Vittel®, I chose the vitality. (2002)
Vittel®, vitality is in it. (2000)
Vittel®, we live so much better. (1999)
Can you drink something other than Vittel®? (1999)
A natural source of essential minerals. (1996)
Everyday water of athletes. (1996)
We all need to Vittel®. (1988)
Vittel®, life full of life. (1987)
Drink, remove. (1978)
Vittel® helps you to regain vitality that is in you. (1977)
Find all the vitality that is in you. (1975)
Stay cool, stay slim, stay young, stay beautiful. Four reasons to drink Vittel®. (1957)
● Origem: França
● Fundação: 13 de dezembro de 1854
● Fundador: Louis Bouloumié
● Sede mundial: Vevey, Suíça
● Proprietário da marca: Nestlé S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Laurent Freixe
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 80 países
● Presença no Brasil: Não
● Maiores mercados: França, Alemanha, Bélgica e Reino Unido
● Segmento: Bebidas não alcoólicas
● Principais produtos: Águas minerais
● Concorrentes diretos: Evian, Fiji, Volvic, Badoit, Voss, Ozarka, Cristaline, Contrex e Acqua Panna
● Slogan: A natural source of vitality.
● Website: www.vittel.com
A marca no mundo
Atualmente a água mineral VITTEL®, que está entre as 20 mais vendidas no mundo, pode ser encontrada em mais de 80 países. As vendas da marca estão concentradas em sua maior parte na Europa, que responde por mais de 80%, tendo como maiores mercados a França (com 67%), Alemanha, Bélgica e Reino Unido. Anualmente a marca VITTEL® vende mais de 800 milhões de garrafas de água mineral no mundo.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 23/8/2025
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding
Nenhum comentário:
Postar um comentário