17.7.06

KENZO


KENZO hoje é sinônimo de fragrâncias cobiçadas, aprisionadas em frascos simples e belos. Mas também, há mais de quatro décadas a grife é sinônimo de inovação e ousadia, aliando a tradição milenar japonesa às novas tendências da moda internacional. A mistura de padrões e estilos é a imagem da marca, que se tornou o amor de perdição de uma nova geração de consumidores. 

A história 
Moda “made in Japan?”. Estranho. Mas foi isso que o renomado e famoso estilista Kenzo Takada, que nasceu na cidade de Himeji no dia 27 de fevereiro de 1939, fez. Quando criança via inúmeras revistas de moda na companhia das irmãs mais velhas e começou a desenhar e a fazer vestuário para bonecas. Formado em artes, iniciou sua carreira como estilista desenhando moldes para uma revista de Tóquio, depois de terminar seus estudos na renomada Bunka Fashion College. Em 1964, mudou-se para a cidade de Paris, onde pretendia passar somente seis meses para assistir espetáculos, conhecer a moda e o estilo de vida dos franceses. Depois de cinco meses, queria ficar mais. Começou a procurar emprego e conseguiu mostrar seus croquis para a mulher do costureiro Louis Féraud, que tinha uma Maison na cidade de Cannes, e foi prestigiado por muitas estrelas do festival. Eles acabaram comprando os desenhos e indicaram o caminho das pedras ao jovem estilista.


Em cinco dias, o jovem e talentoso estilista conseguiu trabalho, e no restante da década criou inúmeras coleções como free-lancer. Nesse período, Kenzo só tinha dinheiro para comprar tecidos em brechós e a maioria do que conseguia eram retalhos. Como resultado ele tinha que improvisar misturando muitos tecidos diferentes e ás vezes com estampas muito diversas para fazer uma peça. As estampas coloridas nasceram da necessidade dessa improvisação, mas acabaram se tornando uma de suas marcas registradas. Em 1970, o talentoso estilista resolveu alçar voo solo, realizou seu primeiro desfile na Galeria Vivienne, onde logo depois inaugurou sua própria loja, chamada na época de Jungle Jap. O sucesso foi quase imediato, e um vestido com estampa típica japonesa dessa coleção foi parar dois meses depois na capa da Elle francesa, trazendo mais visibilidade para seu trabalho.


Rapidamente, se tornou conhecido e mudou o nome da loja para KENZO. Ele conquistou a França com um conceito inteiramente novo de moda: a recriação da figura humana de um modo até então não tentado, com novos volumes e proporções. Suas primeiras roupas, de algodão, se tornaram muito populares e fizeram enorme sucesso. Em 1971, realizou desfiles em Nova York e Tóquio, iniciando assim seu reconhecimento internacional. Suas primeiras criações tinham evidentes referências da vestimenta tradicional japonesa, o quimono, mas foi a amplitude de suas peças que atraiu mais atenção. Em 1972, a marca KENZO já estava bem estabelecida e conhecida inicialmente por seus modelos audaciosos, em extravagantes cores de cabúqui ou tons austeros. Um mestre em misturar estampas e sobreposições, Kenzo produziu blusas, túnicas, batas, calças largas e roupas de veludo estampado em estilo japonês e deu especial atenção à malharia. Seu criativo tratamento de tendências em malha firmou sua posição como estilista de prêt-à-porter, injetando cor e novas proporções em modelos clássicos. As ideias e a influência de KENZO foram de longo alcance. Ele conseguiu com sucesso misturar ideias orientais e ocidentais, transformando modelos tradicionais em roupas inovadoras e contemporâneas.


Kenzo Takada entrou para a história da moda como um dos estilistas mais reverenciados - e copiados também. Inovador e criativo, ele era especialista em impressionar a todos com seus desfiles. Como por exemplo, em 1977, quando apresentou sua coleção na inauguração da mítica boate Studio 54, em Nova York, com sua amiga Grace Jones cantando pela primeira vez em público. Dois anos depois, encerrou um desfile realizado em uma tenda de circo na cidade de Zurique montado em um elefante. Ou em um desfile onde belas modelos ingressavam na passarela em cima de cavalos, trajando criações translúcidas. A década de 1980 foi uma época de consagração. Logo no início o estilista lançou sua primeira coleção masculina e inaugurou lojas em Saint Tropez, Lille, Bordeaux e Lyon, assim como em Londres, Milão, Copenhagen e Tóquio. Depois, quase no final da década, criou o primeiro de muitos perfumes da marca, chamado Kenzo by Kenzo. Seus perfumes se tornariam um verdadeiro sucesso com o passar dos anos.


Em 1990 suas coleções foram ampliadas, passando a contar com jeans, roupas infantis, produtos para decoração, óculos e outros produtos. O crescimento da marca chamou a atenção de grandes grupos de moda. Com isso, no ano de 1993 a marca KENZO, que a essa altura reunia coleções de roupas feminina, masculina e infantil, além da rentável linha de perfumes, foi adquirida por US$ 80 milhões pelo poderoso conglomerado francês LVMH, proprietário de marcas luxuosas como Louis Vuitton, Moët et Chandon, Givenchy e TAG Heuer. Em 1999 o estilista, às vésperas de completar 60 anos, se despediu das passarelas, deixando inúmeros discípulos no comando da marca.


Em 2003, o italiano Antonio Marras assumiu o comando criativo da coleção feminina da KENZO, e nos anos seguintes, fez com que a grife renascesse, criando coleções modernas, mas sem deixar a essência de Kenzo Takada desaparecer. O resultado foi um enorme aumento em suas vendas e, em 2008, ele assumiu o comando criativo de todas as linhas da grife. Pouco depois, em 2011, a KENZO passou por um profundo processo de reinvestimento nas divisões de moda e perfumaria, o que levou à contratação de Eric Marachelle, da grife infantil Catimini, como novo CEO, e Patricia Tranvouez, ex-diretora da marca Sephora que também pertence ao grupo LVMH, para comandar a área de perfumes, que representa muito no faturamento da KENZO. Além disso, a talentosa dupla californiana formada por Humberto Leon e Carol Lim substituiu o estilista italiano Antonio Marras na direção criativa da marca. Com isso, a KENZO passou a crescer, se expandiu globalmente e conquistou consumidores mais jovens. A prioridade da marca a partir de 2017 foi acelerar o crescimento em mercados como China, Estados Unidos e Japão.


KENZO faz parte de um mundo poético, colorido e atemporal, com uma capacidade de se regenerar e reconstruir independente de tendências ligadas a um período de tempo. Influências étnicas, o forte uso de cores e estampas ousadas faz parte do estilo inconfundível da marca, que continua uma das principais referências em moda contemporânea.


A linha do tempo
1983 
Lançamento da primeira coleção masculina. 
1986 
Lançamento de sua primeira coleção de roupas para adolescentes (KENZO JUNIOR). 
Lançamento de sua primeira coleção de jeans. 
1987 
Lançamento da coleção de cama, mesa e banho. 
Lançamento de sua primeira coleção de roupas para crianças. Atualmente a linha batizada de KENZO KIDS oferece roupas e acessórios para recém-nascidos e crianças até 12 anos. 
1988 
Lançamento do primeiro perfume da marca, chamado Kenzo by Kenzo
1991 
Lançamento do primeiro perfume masculino, chamado Kenzo pour Homme
1992 
Lançamento da linha KENZO MAISON composta por tecidos para decoração. 
2000 
Lançamento do perfume feminino Flower by Kenzo, até hoje o mais vendido da marca (mais de 6 milhões de unidades por ano), responsável por grande fatia do faturamento da KENZO PARFUMS no mundo. Criado pelo perfumista da Firmenich, Alberto Morillas, a fragrância surgiu com o intuito de desenvolver um perfume único e atemporal. E conseguiu com perfeição. 
2001 
Lançamento da KenzoKI, uma linha de tratamento para pele inspirada em uma filosofia milenar da Ásia. A prática do Ki visa o equilíbrio ideal de todas as energias que circulam em todos nós e em todo o universo. Esta harmonia profunda e autêntica nos conduz à conciliação do corpo e do espírito, à energia do zen. Todos os sentidos são despertados. Atualmente a linha concilia beleza com a harmonia do espírito através de quatro gamas de produtos que servem a todos os sentidos. Com essências naturais, que relaxam, à base do lótus branco; que energizam, com a folha do bambu; que causam euforia, como a flor do gengibre; e que despertam sensualidade, como o vapor do arroz. 
2006 
Lançamento do perfume KENZO AMOUR, uma criação modelada pelos tons amadeirados do patchouli, do bálsamo de benjoim do Sião, do âmbar e de incenso. A forma e a cor do frasco de ouro mate fazem uma alusão a uma oferenda que se revela na luz. 
Lançamento do perfume Flower By Kenzo na versão Eau de Toillete, uma fragrância com menor concentração de óleos essenciais em sua fórmula, o que a torna mais suave. Ideal para pessoas com alta sensibilidade olfativa e para o uso diário. 
2008 
Lançamento do perfume 7.15 am in Bali, uma viagem olfativa pela ilha exótica repleta de praias paradisíacas marcada por notas doces, sensuais e gastronômicas, apresentadas pelos aromas da fruta do maracujá, de favas de baunilha e das flores de jasmim, a flor dos deuses na Indonésia. 
Para celebrar a abertura de sua nova loja conceito a algumas quadras da Via Monte Napoleone na cidade de Milão, a marca lança uma edição limitada de pequenas bolsas, as chamadas Candy Box
Lançamento de uma coleção de móveis, tapetes e acessórios sob a marca KENZO MAISON. 
Lançamento do perfume masculino KENZO POWER, criado pelo perfumista Olivier Polge, que tem uma flor como fonte de inspiração. Para criar a embalagem deste perfume, o designer Kenya Hara se inspirou nas antigas garrafas de saquê e desenhou uma que parece um cilindro de metal espelhado, com uma inscrição do nome do perfume na parte inferior. 
2011 
Lançamento do perfume MADLY KENZO (que visa atrair o público jovem e trouxe mais dinamismo à marca não só com a proposta, mas também com a aproximação da mídia digital). 
Lançamento do perfume FLOWER TAG, com notas de groselha, tangerina, jasmim e baunilha, tem aroma floral, frutado e fresco e embalagem com um design inspirado no grafismo. 
2012 
Em conjunto com a californiana VANS lançou uma coleção limitada de tênis, composta por seis modelos, com estampas de flores e listras. 
2016 
Lançamento do perfume feminino KENZO WORLD, uma verdadeira uma overdose de flores. O frasco do perfume é um olho, um dos mais conhecidos ícones das coleções de moda da KENZO, que agora transcende ao universo das fragrâncias.


A evolução visual 
O tradicional logotipo da grife é um perfeito exemplo de dinamismo e versatilidade, assumindo em algumas ocasiões novas cores e ganhando várias texturas. Mais recentemente o logotipo passou por uma atualização.


Já a KENZO PARFUMS tem a identidade visual aplicada na cor vermelha.


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1970 
● Fundador: Kenzo Takada 
● Sede mundial: Paris, França 
● Proprietário da marca: Kenzo S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da LVMH Moët Hennessy • Louis Vuitton S.A.) 
● CEO: Sylvie Colin 
● Diretor criativo: Humberto Leon e Carol Lim 
● Faturamento: €200 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 122 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 525 
● Segmento: Moda de luxo 
● Principais produtos: Roupas, acessórios e perfumes 
● Concorrentes diretos: Issey Miyake, Versace, Moschino, Roberto Cavalli, Dolce & Gabbana e Carolina Herrera 
● Ícones: O perfume Flower by Kenzo 
● Website: www.kenzo.com 

A marca no mundo 
Atualmente a marca KENZO, que pertence ao poderoso conglomerado de luxo francês LVMH, está presente nos mais badalados mercados fashions do mundo, contando com 122 lojas próprias, além de ter seus produtos vendidos em sofisticadas lojas de departamento. Com seus produtos vendidos em mais de 90 países, a marca oferece um vasto portfólio, que engloba desde suas coleções extravagantes de roupas femininas e masculinas, aos famosos perfumes, moda infantil, além de acessórios (como por exemplo, bolsas, carteiras, óculos, relógios, jóias, gravatas e meias). 

Você sabia? 
A KENZO tem mais de 115 perfumes em sua base de fragrância. O perfume mais antigo foi criado em 1988 e o mais recente em 2018. As fragrâncias KENZO encantam o mundo. Aromas ousados fundidos com a alegria de viver refletem a energia criativa da marca, com fragrâncias singulares, sensuais e luminosas. 
Jerry Hall, a ex-mulher de Mick Jagger, desfilou pela primeira vez para a marca KENZO. 
Em 2011, o estilista assinou uma coleção com mais de 40 peças de mesa exclusivas para a Revista Caras. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites de moda (Pure Trend), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 28/3/2018

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