11.3.09

CAREFREE®


De casa para o trabalho ou para os estudos. De lá para a academia, curso de dança ou aula de ioga. Depois disso, encontro com o namorado, cineminha com o marido ou brincadeira com as crianças. O movimentado dia a dia das mulheres exige conforto, discrição e muita praticidade. Carefree® acompanha as consumidoras atendendo suas necessidades e adaptando-se a rotina da mulher moderna que passa cada vez mais tempo fora de casa e busca produtos para estender a sensação de limpeza e frescor que o banho proporciona. 

A história 
A maior parte das mulheres tem secreções vaginais entre as menstruações, principalmente na época da ovulação e alguns poucos dias antes e depois do período menstrual. Foi baseada nesta constatação que a Johnson & Johnson (conheça essa outra história aqui) lançou em 1975 nos Estados Unidos a versão regular do primeiro protetor diário de calcinha do mercado: Carefree®. Fino, macio e flexível, o produto foi especialmente desenvolvido para absorver esta umidade natural, proporcionando uma agradável sensação de bem-estar o dia todo, todos os dias. Não demorou muito para o produto ser lançado em alguns países da Europa, como por exemplo, na Alemanha em 1976. Pouco depois, em 1978, o produto foi introduzido no Brasil, sendo o primeiro protetor diário de calcinha do mercado nacional. Dando continuidade ao sucesso de Carefree® no Brasil, a marca lançou em 1981 a versão desodorante e, no ano de 1989, a versão sem perfume. Em agosto de 1990, foi lançado Carefree® Fashion, visando atingir as consumidoras mais jovens.
  

Continuando o desenvolvimento da categoria foi lançada a inovadora embalagem com o produto embalado um a um, em junho de 1991. Essa nova forma de apresentação do produto proporcionava maior portabilidade e discrição, dois benefícios extremamente importantes para um produto de higiene íntima diária. Com o lançamento de Carefree® Longo, em junho de 1992, a marca complementou de maneira efetiva esta categoria, oferecendo as suas consumidoras a mais completa linha de protetores diários de calcinhas do mercado nacional. Mas as novidades não pararam por aí.
  

Em agosto de 1995 foi lançado o Carefree® Fresh, substituindo a versão Desodorante. Possuía as mesmas características da versão regular, porém contando com um agradável perfume de roupa limpa, ajudando a manter a calcinha ainda mais perfumada, o dia todo. Pouco depois, em janeiro de 1996, foi lançado o Carefree® Contour, que trazia melhorias como formato anatômico, sistema adesivo de ponta a ponta e nova cobertura. Em outubro de 1997, ano em que a marca detinha uma participação de mercado de 10% no mercado de proteção feminina nos Estados Unidos, a marca apresentou as consumidoras brasileiras o Carefree® Brisa, ideal para a fase intermenstrual, sendo o único feito com um exclusivo material respirável, com microporos, que permitiam melhor circulação do ar. A parte de trás não era de plástico, possuindo um material especial que deixava o ar passar e segurava a umidade natural com eficiência e conforto. Com o lançamento de Carefree® Ultrafino, em junho de 1998, a marca oferecia à suas consumidoras a mais completa linha de protetores diários de calcinhas do mercado nacional.
  

Em 2000, foi lançado o inédito Carefree® Panty Tanga, contendo um formato exclusivo mais estreito na parte de trás, perfeito para ser usado com calcinhas mais cavadas. O revolucionário produto continha também abas fixadoras para ajuste perfeito, evitando que o protetor se movesse. Nos anos seguintes a marca continuou lançando novos produtos, como por exemplo, em 2004 quando introduziu o Carefree® Perfect Fit, com apenas 10 cm de comprimento e 1 mm de espessura (era o menor, mais fino e flexível do mercado). As novidades também atingiam o visual do produto: a embalagem ganhou o tom rosa choque - a cor hype do verão daquela época - e era acompanhada de um estojo plástico, com capacidade para 20 protetores, perfeito para levar na bolsa.
  

Em mais de três décadas, Carefree® entendia e conhecia as necessidades da mulher e justamente por isso resolveu expandir sua marca para outra categoria d produto, com o lançamento em 2007 do Carefree® Natural Fresh, um sabonete íntimo que cuidava de maneira suave e delicada da higiene íntima da mulher. Sua fórmula, com extrato de melaleuca e glicerina, que, além de proporcionar higiene e frescor, ajudava a manter o pH balanceado e a prevenir possíveis odores naturais. Outra expansão da marca aconteceu nos Estados Unidos, quando a Carefree® lançou uma linha de cremes e ceras para depilação, além de introduzir protetor diário com aloe vera. Em meados de 2010, a marca lançou no mercado brasileiro o Carefree® Teen, o primeiro produto da marca direcionado às adolescentes no mundo. Segundo a empresa, o novo protetor diário foi desenvolvido para trazer mais frescor e segurança à rotina higiênica das garotas, já que os novos absorventes são ainda 2.5 cm mais curtos do que o original, garantindo total discrição e ajuste ao forro da calcinha.
  

Outra novidade da marca foi o Carefree® Neutralize, que possuía o exclusivo sistema Acti-Fresh™, que neutralizava os possíveis odores naturais femininos de forma eficaz e discreta, mantendo a calcinha limpa e seca, proporcionando uma sensação de frescor e bem-estar ainda maior. E as novidades não pararam por aí. Em 2015, a marca líder de mercado em protetores diários de calcinha no Brasil, lançou a campanha “Toda calcinha é bem-vinda” para comunicar a nova linha Carefree® TodoDia Flexi, versão mais fina e flexível, com bordas que se ajustam a todos os modelos de calcinha. Além disso, a marca também apresentou o Carefree® Proteção, protetor perfeito para o comecinho e finalzinho da menstruação, e cuja película protetora retém leves fluxos e pequenos escapes, mantendo a calcinha limpa e seca.
  

Já no mercado americano, além de lançar Carefree® Breathe™, uma linha de absorventes e protetores ultrafinos que vão além da proteção contra vazamentos para manter a pele seca e livre de irritações (são livre de fragrâncias e corantes), em 2019 a marca apresentou Carefree® Acti-Fresh™ com tecnologia Twist Resist, que ajuda a minimizar o embolamento e a torção mantendo o protetor no lugar.
  

Hoje em dia Carefree® é o grande aliado para uma rotina agitada, por trazer a sensação de bem-estar e conforto ao longo do dia, além de proporcionar a sensação de estar usando uma calcinha que acabou de sair da gaveta. Por isso, oferece para cada mulher uma linha completa de produtos inovadores que celebram o corpo, o feminino e a confiança em si mesma. Tudo para que a mulher se sinta bem em todos os momentos do seu dia. Afinal, para Carefree®, toda mulher é única.
  

A comunicação 
No mercado brasileiro, a marca Carefree® vem apostando nos últimos anos em comunicação aberta e direta com suas consumidoras, abordando temas como ciclo e fluídos menstruais. Por exemplo, em 2017, lançou a campanha “Invisible Beauty”, que foi inspirada em uma pesquisa global com mais de 2.500 mulheres e mostrou que 95% das mulheres tinham seus próprios segredos de beleza, além de 74% acreditarem que esses segredos traziam mais confiança no dia a dia. A campanha não se limitou à saúde íntima da mulher, mas deu destaque ao entendimento do universo feminino. Além de um filme (que conversava diretamente com as mulheres para uma mudança de hábitos, na qual o uso do protetor diário é um ritual de beleza, como tantos outros), a campanha contou com ações digitais e ativações ao longo do ano. Já a #vocesabe trazia conteúdos educativos com os benefícios do produto.
   

Já em 2018, a campanha “Motivos para usar Carefree®” apresentava vídeos bem-humorados estrelados pela atriz e apresentadora Tatá Werneck. Os três vídeos (“Respirável”, “Não é fácil ser calcinha” e “Segredinho”) mostravam de formas variadas que o protetor de calcinha é “respirável”, não abafa e podia ser usado todos os dias. A estratégia reforçava o posicionamento da marca ao relacioná-la aos “segredinhos de beleza”. Na campanha, a marca escolheu associar, de uma maneira divertida, o produto às situações em que as mulheres se encontram diariamente, incentivando a consumidora a experimentar o produto.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Em 2004, o logotipo da marca apresentou tipografia de letra mais fina e delicada e uma flor rosa estilizada como símbolo. Outra remodelação ocorreu em 2011, quando uma nova tipografia de letra foi adotada e a rosa eliminada da identidade visual. Em 2016, somente para o mercado americano e canadense, Carefree® adotou um novo logotipo que apresentou uma nova tipografia de letra.
  

Os slogans 
Wonderfully forgettable. (2012) 
So thin and absorbent, you’ll forget you’re wearing a liner. (2011) 
A morning fresh panty feeling all day. (2010) 
Refresh your day. (2009) 
Women live in a fresher world. (2007) 
It might not be visible, but it shows. (2006) 
Stay fresh underneath it all. (2005) 
Feel fresh. Feel free. Carefree®. (2005) 
Adapts to your life. (2002) Feel free. Feel Carefree®. (2001) 
Feel free. (1999) 
For that fresh on panty feeling. (1996) 
Carefree®, the feeling of freshness. (década de 1980) 
The secret of the fresh-dressed woman. (1983) 
For the fresh-dressed woman! (1980) 
So light, it’s just right - So often. (1977) 
Carefree®. Você sabe. (2017, Brasil) 
A confiança transforma você. (2015, Brasil) 
Use Carefree®. E deixe o dia surpreender você. (2011, Brasil) 
Preserve seu encanto por mais tempo com Carefree®. (2009, Brasil) 
Sensação de frescor o dia todo, todos os dias. (anos de 1990, Brasil) 
Sensação de frescor todos os dias. (1992, Brasil) 
Sinta o bem-estar de ser mulher. (1989) 
Porque é bom ser mulher todos os dias. 
Carefree®: é natural usar. (sabonete íntimo)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1975 
● Criador: Johnson & Johnson 
● Sede mundial: New Brunswick, New Jersey, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Johnson & Johnson Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Joaquin Duato 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 30 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidados pessoais 
● Principais produtos: Protetores diários 
● Concorrentes diretos: Libresse, Whisper, Natracare, Kotex, Always, Sofy, Tena, Intimus Days e Sym 
● Ícones: A cor rosa 
● Slogan: Carefree®. Você sabe. 
● Website: www.carefree.com.br 

A marca no mundo 
Carefree® é líder de mercado no Brasil e já se tornou sinônimo de protetor diário de calcinha, sendo também comercializado em mais 30 países, entre os quais Reino Unido, Portugal, Alemanha, Espanha, Rússia e Argentina. Nos Estados Unidos, Canadá e Caribe, desde 2013, a marca Carefree® é de propriedade da empresa Edgewell Personal Care Company, conhecida por ser dona da Schick (barbeadores), Banana Boat (conheça essa outra história aqui) e o.b. (saiba mais sobre esta marca aqui). 

Você sabia? 
O sistema neutralizador de odores presente em todos os protetores diários Carefree® é composto por moléculas que atuam através de diferentes mecanismos nos possíveis odores desagradáveis, neutralizando-os. 
Em 2020, durante o “Março Amarelo”, a tradicional embalagem rosa de Carefree® se tornou amarela para a campanha de conscientização sobre a endometriose (que provoca cólicas incapacitantes e até a infertilidade), que contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Endometriose. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Embalagem Marca e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 26/6/2022 

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