11.3.09

CAREFREE


De casa para o trabalho ou para os estudos. De lá para a academia, curso de dança ou aula de ioga. Depois disso, encontro com o namorado, cineminha com o marido ou brincadeira com as crianças. O movimentado dia a dia das mulheres exige conforto, discrição e muita praticidade. CAREFREE acompanha as consumidoras atendendo suas necessidades e adaptando-se a rotina da mulher moderna que passa cada vez mais tempo fora de casa e busca produtos para estender a sensação de limpeza e frescor que o banho matinal proporciona. 

A história 
A maior parte das mulheres tem secreções vaginais entre as menstruações, principalmente na época da ovulação e alguns poucos dias antes e depois do período menstrual. Foi baseada nesta constatação que a Johnson & Johnson lançou no mercado americano, em 1966, a versão regular do primeiro protetor diário de calcinha do mercado: CAREFREE. Fino, macio e flexível, o produto foi especialmente desenvolvido para absorver esta umidade natural, proporcionando uma agradável sensação de bem-estar o dia todo, todos os dias. Na década de 1970 o produto foi lançado em alguns países da Europa. Em 1978, o produto foi introduzido no mercado brasileiro, sendo o primeiro protetor diário de calcinha do mercado nacional. Dando continuidade ao sucesso de CAREFREE no Brasil, a marca lançou em 1981, a versão desodorante, e em 1989, a versão sem perfume. Em agosto de 1990, foi lançado CAREFREE FASHION, visando atingir a consumidora mais jovem.


Continuando o desenvolvimento da categoria foi lançada a inovadora embalagem com o produto embalado um a um, em junho de 1991. Essa nova forma de apresentação do produto proporcionava maior portabilidade e discrição, dois benefícios extremamente importantes para um produto de higiene íntima diária. Com o lançamento de CAREFREE LONGO, em junho de 1992, a marca complementou de maneira efetiva esta categoria, oferecendo as suas consumidoras a mais completa linha de protetores diários de calcinhas do mercado nacional. Mas as novidades não pararam por aí.


Em agosto de 1995 foi lançado o CAREFREE FRESH, substituindo a versão Desodorante. Possuía as mesmas características da versão regular, porém contando com um agradável perfume de roupa limpa, ajudando a manter a calcinha ainda mais perfumada, o dia todo. Pouco depois, em janeiro de 1996, foi lançado no mercado o CAREFREE CONTOUR, com formato anatômico, sistema adesivo de ponta a ponta e nova cobertura. Em outubro de 1997 foi vez do lançado do CAREFREE BRISA, ideal para a fase intermenstrual era o único feito com um exclusivo material respirável, com microporos, que permitiam melhor circulação do ar. A parte de trás não era de plástico, possuindo um material especial que deixava o ar passar e segurava a umidade natural com eficiência e conforto. Com o lançamento de CAREFREE ULTRAFINO, em junho de 1998, a marca oferecia à suas consumidoras a mais completa linha de protetores diários de calcinhas do mercado nacional.


Em 2000 foi lançado o inédito CAREFREE PANTY TANGA, contendo um formato exclusivo mais estreito na parte de trás, perfeito para ser usado com calcinhas mais cavadas. O revolucionário produto continha também abas fixadoras para ajuste perfeito, evitando que o protetor se movesse. Nos anos seguintes a marca lançou novos produtos, como por exemplo, em 2004 quando introduziu o CAREFREE PERFECT FIT, com apenas 10 cm de comprimento e 1 mm de espessura (era o menor, mais fino e flexível do mercado). As novidades também atingiam o visual do produto: a embalagem de lançamento ganhou o tom rosa choque – a cor hype do verão daquela época – e vinha acompanhada de um estojo de plástico com espaço para 20 protetores, perfeito para levar na bolsa.


Em mais de três décadas, CAREFREE entende e conhece as necessidades da mulher e por isso, baseado nesse entendimento resolveu expandir sua marca para outra categoria, com o lançamento em 2007, de CAREFREE NATURAL FRESH, um sabonete íntimo que cuida de maneira suave e delicada da higiene íntima da mulher. Sua fórmula, com extrato de melaleuca e glicerina, que, além de proporcionar higiene e frescor, ajuda a manter o pH balanceado e a prevenir possíveis odores naturais. Outra expansão da marca aconteceu recentemente nos Estados Unidos, quando a CAREFREE lançou uma linha de cremes e ceras para depilação, além de lançar o protetor diário com aloe vera. Em meados de 2010, a marca lançou no mercado brasileiro o CAREFREE TEEN, o primeiro produto da marca direcionado às adolescentes no mundo. Segundo a empresa, o novo protetor diário foi desenvolvido para trazer mais frescor e segurança à rotina higiênica das garotas, já que os novos absorventes são ainda 2.5 cm mais curtos do que o original, garantindo total discrição e ajuste ao forro da calcinha.


Outra novidade da marca é o CAREFREE NEUTRALIZE, que possui o exclusivo sistema Action Fresh, que neutraliza os possíveis odores naturais femininos de forma eficaz e discreta, mantendo a calcinha limpa e seca, proporcionando uma sensação de frescor e bem-estar ainda maior. Hoje em dia CAREFREE é o grande aliado para uma rotina agitada, por trazer a sensação de bem-estar e conforto ao longo do dia, além de proporcionar a sensação de estar usando uma calcinha que acabou de sair da gaveta.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por uma pequena alteração ao longo dos anos. De forma sutil a tipografia de letra ficou mais fina e delicada.


Apesar da mudança, em alguns países, como Brasil e Argentina, a identidade visual da marca continua utilizando a tipografia de letra antiga, além de contar com uma flor estilizada como símbolo.


Os slogans 
A morning fresh panty feeling all day. (2010) 
Carefree, the feeling of freshness. (anos 80) 
Use Carefree. E deixe o dia surpreender você. (2011, Brasil) 
Preserve seu encanto por mais tempo com Carefree. (2009, Brasil) 
Sinta o bem-estar de ser mulher. 
Porque é bom ser mulher todos os dias. 
Sensação de frescor o dia todo, todos os dias. 
CAREFREE: é natural usar. (sabonete íntimo)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1966 
● Criador: Johnson & Johnson 
● Sede mundial: New Brunswick, New Jersey 
● Proprietário da marca: Johnson & Johnson Inc. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: William C. Weldon 
● CEO: Alex Gorsky
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 20 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Higiene íntima 
● Principais produtos: Protetores diários e sabonetes íntimos 
● Concorrentes diretos: Kotex, Always, Naturella, Intimus Days e Sym 
● Ícones: A cor rosa 
● Slogan: Use Carefree. E deixe o dia surpreender você. 
● Website: www.carefree.com.br 

A marca no mundo 
CAREFREE é líder de mercado no Brasil e já se tornou sinônimo de protetor diário de calcinha, sendo também comercializado em mais 20 países, entre os quais Estados Unidos, Reino Unido, Portugal, Alemanha, Rússia, Argentina e Canadá. 

Você sabia? 
O sistema neutralizador de odores presente em todos os protetores diários CAREFREE é composto por moléculas que atuam através de diferentes mecanismos nos possíveis odores desagradáveis, neutralizando-os. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 14/8/2013

Nenhum comentário: