Todas as manhãs em 120 grandes metrópoles do mundo, milhões de pessoas tomam as ruas, trens, ônibus e metrôs para irem trabalhar ou simplesmente realizar alguma atividade diária. Ávidos por informações, como requer o mundo atual, essas pessoas possuem um companheiro de leitura diária, faça sol ou chuva: o jornal METRO. Simples, dinâmico, bem diagramado e compacto, o jornal é capaz de informar milhões de pessoas que praticamente não conseguiriam ler durante o dia. E o melhor de tudo, é totalmente grátis. De Nova York à Paris, de Hong Kong a Cidade do México, o METRO redefiniu o hábito diário de leitura de milhões de pessoas pelo mundo afora.
A história
O jornal gratuito METRO surgiu de uma constatação, em meados da década de 1990: cada vez mais as pessoas tinham menos tempo para ler jornal (principalmente os tradicionais, grandes e pagos) e se informar com as notícias mais importantes do dia. Foi então que a empresa Modern Times Group, fundada pelo jornalista Pelle Andersson, juntamente com a Viasat Broadcasting, criou uma subsidiária para produção e distribuição de um jornal gratuito e de qualidade na capital da Suécia. A primeira edição (foto abaixo) do jornal METRO (pronuncia-se “métrou”) foi publicada no dia 13 de fevereiro de 1995 e distribuída no metrô de Estocolmo, com um total de 200 mil cópias. Como muitos pensam o nome METRO não foi escolhido em virtude do canal de distribuição do novo jornal: a rede de transporte público (especialmente o metrô). Mas sim é uma referência á vida nas grandes metrópoles.
O jornal oferecia informação rápida, de qualidade, ilustrada e dirigida a um público jovem, gratuitamente. A fórmula era perfeita para um público jovem e qualificado, que não tinha o hábito de ler diariamente os jornais tradicionais. Para completar, o jornal inovou também na distribuição, buscando seus leitores nas ruas e estações do metrô. A concretização do sonho da conquista mundial aconteceu no dia 7 de julho de 1996, com o lançamento da primeira edição internacional na cidade de Praga, na República Checa. Daí em diante, a cada ano, o jornal conquistou mais e mais cidades em diversos países europeus. Budapeste, Amsterdã, Atenas, Barcelona, Lisboa, Madri, Paris, Porto, Roma, São Petersburgo e Valencia, todas ganharam sua edição local.
Em 2000 o METRO ultrapassou os limites da Europa, e além de Grécia e Itália ganhou edições no Chile, Estados Unidos e Canadá. No ano seguinte foi criada a Metro World News, uma agência interna do jornal, onde notícias de diferentes países podiam ser compartilhadas. Em 2002 o jornal chegou à Ásia com as edições em Hong Kong e Seul. Em 2004 ganhou as ruas da agitada e eclética Nova York. Somente em 2005 foram lançadas 19 novas edições. O enorme sucesso do jornal pode ser comprovado em 2006, quando, com mais de 18.5 milhões de leitores diários, o METRO entrou para o Livro dos Recordes (Guinness Book of Records) como o “maior jornal global do mundo”. O METRO adotou uma política agressiva de expansão global, sendo que somente neste ano lançou edições na Croácia, Espanha, México, Ilhas Canárias, Alemanha e no país Basco. Focado em um público “jovem, ativo, educado e urbano”, o jornal conseguiu se provar um investimento atraente para a publicidade, sua maior fonte de renda.
No dia 7 de maio de 2007, graças a uma parceria com o Grupo Bandeirantes de Comunicação, o METRO passou a circular também em São Paulo. De segunda à sexta-feira, dezesseis heroicos profissionais multifuncionais produziam 150 mil cópias gratuitas de alto padrão internacional, extremamente bem diagramadas, repletas de cores vivas e mesclando informações de consumo rápido com algumas (poucas) reportagens exclusivas e variadas. Neste mesmo ano, ganharam as ruas edições do METRO nas cidades de Calgary e Edmonton, ambas no Canadá. Em apenas 13 anos de vida, o METRO se tornou o maior jornal diário do mundo, sendo distribuído em mais de 21 países ao redor do planeta. Em janeiro de 2009, devido à crise econômica, o METRO cessou sua publicação e distribuição na Espanha (onde estava presente em 7 cidades com mais de 1.8 milhões de leitores). E nos anos seguintes encerrou ou vendeu muitas de suas edições europeias para focar no mercado da América Latina.
A linha do tempo
1997
● Lançamento de edições locais em Budapeste (Hungria) e Gotemburgo (Suécia).
1999
● Lançamento de edições locais em Amsterdã, Roterdã e Haia (Holanda), Helsinque (Finlândia) e Malmo (Suécia).
2000
● Lançamento de edições locais em Milão e Roma (Itália), Buenos Aires (Argentina), Atenas (Grécia), Varsóvia (Polônia), Santiago (Chile), Zurique (Suíça), Toronto (Canadá) e Filadélfia (Estados Unidos).
2001
● Lançamento da edição local de Boston (Estados Unidos), Copenhagen (Dinamarca), Madri e Barcelona (Espanha).
2002
● Lançamento da edição local de Paris, Marselha e Lion (França), Hong Kong e Seul (Coréia do Sul).
2003
● Lançamento da edição local de La Coruña, Sevilha e Zaragoza (Espanha), e Pusan (Coréia do Sul).
2004
● Lançamento da edição local de Bordeaux, Lille e Tolousse (França), Valencia e Alicante (Espanha), Lisboa (Portugal) e Nova York (Estados Unidos).
2005
● Lançamento da edição local de Dublin (Irlanda), Rennes, Strasburgo e Nantes (França), Vancouver e Ottawa (Canadá).
2006
● Lançamento da edição local na Cidade do México.
2007
● Lançamento da edição local de São Paulo (Brasil), Calgary e Edmonton (Canadá).
2008
● Lançamento do e-Metro, a versão digital do jornal gratuito. Nos anos seguintes todos os países ganharam edições digitais, mais completas e com novos conteúdos.
2009
● Lançamento da edição local de Moscou (Rússia).
2010
● Lançamento das edições locais de Campinas e Rio de Janeiro (Brasil).
2011
● Lançamento do jornal na Guatemala, na Colômbia (Bogotá) e no Peru (Lima).
● Lançamento das edições locais em Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre.
2012
● Lançamento da edição local de San Juan (Porto Rico) e Brasília.
2013
● Lançamento da edição local de Manágua (Nicarágua).
O segredo do sucesso
Atualmente, as edições do METRO são distribuídas em zonas de tráfego movimentado ou em redes de transporte público em uma combinação de cabines de auto-serviço e por distribuidores em dias de semana. Edições de final de semana também são publicadas em algumas cidades, como por exemplo, Estocolmo e Santiago. Os pontos de distribuição estão localizados em volta ou nas redes de transporte público (metrô, trens e ônibus), prédios de escritórios, grandes lojas, em pontos-chave de ruas movimentadas, ou em outras áreas populacionais de alta densidade como campus de universidades. O nome local das edições do jornal METRO pode variar devido a questões de direitos autorais. As edições chilenas, colombianas, peruanas e mexicanas são chamadas PUBLIMETRO, a da Guatemala conhecida como PUBLINEWS e a espanhola era nomeada METRO DIRECTO.
Com mais de 400 jornalistas espalhados por mais de 20 países, o METRO oferece uma grande rede de correspondentes nas principais cidades do mundo. Mais do que notícias, eles vão trazer informações únicas. Enquanto o METRO de Milão vai nos manter em dia com o mundo da moda, por exemplo, o METRO Helsinque vai antecipar as próximas tendências da telefonia celular. Mas apesar de pensar globalmente, o METRO age aqui e agora. Ele é um jornal local, um veículo da cidadania.
Os slogans
The world’s largest newspaper.
Read More. Know More. Live More.
The world’s largest global newspaper.
Informação que cabe no seu dia. (Brasil)
O maior jornal do mundo. (Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Suécia
● Lançamento: 13 de fevereiro de 1995
● Criador: Pelle Andersson, Robert Braunerhielm e Monica Lindstedt
● Sede mundial: Estocolmo, Suécia
● Proprietário da marca: Metro International S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Leif Eliasson
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 21 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 850
● Segmento: Comunicação
● Principais produtos: Jornais diários gratuitos
● Concorrentes diretos: Destak, City A.M., 20 Minutes e Metrô News (Brasil)
● Slogan: Informação que cabe no seu dia.
● Website: www.metrojornal.com.br
A marca no mundo
Com uma tiragem diária superior a 8 milhões de exemplares e 67 edições internacionais, o METRO é lido diariamente por mais de 20 milhões de pessoas em mais de 120 metrópoles e cidades de 21 países da Europa, Américas e Ásia. A versão digital do jornal recebe aproximadamente 35 milhões de visitantes mensalmente. O maior jornal do mundo é editado em 13 línguas diferentes, tendo em sua redação mais de 400 capacitados jornalistas. As edições do METRO no Brasil tem tiragem diária de 505 mil cópias, sendo distribuído de segunda à sexta-feira em mais de 400 pontos vitais de 10 cidades como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Campinas e Curitiba, atingindo mais de 2 milhões de leitores. A edição tem diagramação diferenciada e pode ser lida rapidamente, em um tempo médio estimado de 17 minutos.
Você sabia?
● O jornal patrocina e realiza o Metro Photo Challenge, maior concurso de fotografia amadora do mundo, com participação de leitores de mais de cem cidades. O Metro Photo Challenge é realizado desde 2004 e tem como objetivo conectar pessoas ao redor do mundo por meio da linguagem universal da fotografia.
● A cor verde no logotipo não é por acaso. Ela simboliza a questão ambiental. A preocupação é tanta que o METRO é impresso em papel certificado FSC (Conselho de Manejo Florestal, em português), um selo de sustentabilidade que garante que o produto vem de florestas plantadas.
● O globo no lugar da letra “O” representa a extensão global do jornal.
● Atualmente a METRO INTERNATIONAL pertence ao grupo sueco Investment AB Kinnevik, criado em 1936 e que atua em diversas áreas da comunicação como Telecom, canais de televisão e telefonia móvel.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 5/10/2017
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