Apesar dos altos e baixos em termos de negócios, a tradicional marca japonesa Aiwa sempre primou pela alta qualidade de seus equipamentos no segmento de áudio e vídeo. Afinal, ela foi de suma importância no desenvolvimento e fabricação de produtos como Walkman, Discman, Mini-Disc e Micro System, equipamentos que fazem parte da história da tecnologia. Em uma rica história, que sempre visou potência, durabilidade, design e muita inovação, a Aiwa conquistou a confiança de milhões de consumidores pelo mundo afora, que nunca abandonaram a marca, mesmo em seus períodos mais difíceis.
A história
Tudo começou no dia 20 de junho de 1951 no Japão de forma meio obscura com a fundação da Aiko Denki Sangyo Company, uma fabricante de equipamentos de áudio, especialmente microfones. Em 10 de março 1959, o fundador da empresa, Mitsuo Ikejiri, trocou seu nome para Aiwa Company. O nome “Aiwa” - a pronúncia correta é “Aiua” - foi escolhido por conter som semelhante às palavras em japonês “AI” (Amor ou Afeição) e “WA” (Círculo), passando a ideia de união ou harmonia. No ano seguinte, a empresa inaugurou uma fábrica em Utsunomiya, cidade situada cerca de 60 quilômetros ao norte de Tóquio, possibilitando assim a produção em larga escala. E em 1961, a empresa abriu seu capital na Bolsa de Valores de Tóquio. Seu DNA inovador começou no mês de fevereiro de 1964, quando a Aiwa desenvolveu e lançou no mercado o primeiro gravador de fitas cassete do Japão, chamado TP-707.
No restante da década, a Aiwa desenvolveu uma completa linha de produtos de áudio que conquistou milhões de consumidores japoneses por sua alta qualidade, incluindo o primeiro boombox do Japão - o TPR-101 -, em 1968, bem como o primeiro deck de cassete. A década de 1970 foi marcada por uma agressiva expansão internacional com seus produtos introduzidos em vários importantes mercados, como por exemplo, o americano, britânico, alemão, além da região do Oriente Médio. Em consequência disso, a linha de produtos da marca foi ampliada - incluindo setores bem aleatórios, como limpadores de ar-condicionado - e seu faturamento também (65% eram provenientes do mercado estrangeiro).
A década seguinte teve início com muita inovação, como por exemplo, em 1980 quando introduziu no mercado o TP-S30, seu primeiro tocador portátil de fitas, que durante anos se tornaria um dos produtos de maior sucesso da marca japonesa; e no ano seguinte com o lançamento de vídeos cassetes, ingressando assim em um novo segmento de mercado. Além disso, em 1982, lançou o HR-S01 - que ficou conhecido como SkyPlay - um fone de ouvido com um rádio embutido e antenas nos dois lados. Toda essa inovação exigiu pesados investimentos, que culminaram com a inauguração de um avançado centro tecnológico em 1984. As atenções mundiais se voltaram para a marca quando o Walkman Aiwa apareceu no filme “De Volta para o futuro” em 1985. A partir de 1987, a Aiwa também ingressou no mercado das fitas DAT, ou Digital Audio Tape, e lançou o primeiro reprodutor do formato no mundo. No final da década, em 1988, a Aiwa lançou no mercado o modem para uso profissional.
Em 1990 surgiu o fone de ouvido HP-J7, com design vertical, que se tornou um enorme sucesso na época. A Aiwa começou a operar oficialmente no Brasil em 1996 através de uma parceria com a empresa CCE, que passou a ser responsável pela montagem, fabricação e comercialização dos produtos da marca japonesa no país. Rapidamente a Aiwa conquistou os consumidores brasileiros, especialmente pelos seus robustos Mini System, que combinavam design moderno, recursos diversos e áudio de alta qualidade. No ano seguinte passou a ser uma marca importante no segmento de som para automóveis com o lançamentos de CD Player nos Estados Unidos. Além disso, a Aiwa se expandiu para diferentes segmentos, incluindo equipamentos de vídeo como TVs, e até purificadores de ar.
Mas, quando a revolução digital começou, no fim da década de 1990, a Aiwa estava mal equipada e preparada para desenvolver e fabricar produtos que os consumidores desejavam, levando-a assim quase à falência. Mesmo vivendo um período difícil, a marca introduziu algumas novidades em sua linha de produtos, como por exemplo, em 2000 quando lançou no mercado o primeiro aparelho de gravação compacto para formato MP3; e no ano seguinte ao lançar o menor e mais leve aparelho compacto de MD (Mini-Disc). Mesmo assim, em 2002 a japonesa Aiwa já não tinha mais forças para andar com as próprias pernas no competitivo mercado de produtos eletroeletrônicos.
Para tentar tirá-la do limbo, o então presidente mundial da Sony, Kunitake Ando, decidiu tomar as rédeas do negócio. Pagou US$ 114 milhões em ações para assumir o controle total da empresa, da qual já detinha 61% de participação, adquirida no final da década de 1960. A partir deste momento a Aiwa deixava de ser uma empresa independente e passava a ser uma divisão da gigante Sony (conheça essa outra história aqui). Foi o início de uma enorme e dolorosa restruturação, com demissões e cortes de custos. Em janeiro do ano seguinte as mudanças já podiam ser detectadas: a marca Aiwa foi relançada no mercado mundial com um novo posicionamento, direcionado para um público jovem consumidor de produtos eletrônicos ligados a computação.
Apesar do lançamentos de novos produtos, incluindo aparelhos de áudio portátil como Discman e rádio-gravadores com CD, além de aparelhos de DVDs e tocadores digitais MP3, não foi necessário para que a marca Aiwa prosperasse no mercado mundial e passou a ser utilizada pela Sony como laboratório para novas tecnologias e para produtos de preços mais acessíveis em mercados restritos no mundo. O resultado foi catastrófico: a Aiwa virou uma pequena marca no enorme portfólio da Sony, com poucos produtos dificilmente encontrados em grandes mercados consumidores. Em 2005, acaba o desenvolvimento de novos produtos e, em 2008, a Sony descontinua a marca Aiwa completamente.
Foram quase dez anos sem novidades e o direito da marca Aiwa começou a expirar ou ser negociada regionalmente pela Sony. Finalmente, em 2015, uma fabricante americana de áudio - chamada Hale Devices Inc. - obteve os direitos sobre a marca Aiwa no país e em alguns mercados da Europa. A empresa americana então foi renomeada para a Aiwa Corporation e começou a produzir equipamentos de áudio (caixas de som sem fio e fones de ouvido) e vídeo (televisores). Já no Japão os direito da marca foram adquiridos em 2017 pela Towada Audio, que relançou a Aiwa no país através de TVs e aparelhos de som. Em setembro de 2020, a Aiwa Corporation e a Aiwa Co., Ltd. do Japão anunciaram que seus negócios haviam se unificado, com a visão de reconstruir a Aiwa como uma única marca global. Em 2022 a Aiwa anunciou seu relançamento oficial na CES, e que estava revivendo a tecnologia para uma nova geração ao renovar sua linha de produtos de som e liderar a expansão para novas categorias, como eletroportáteis, incluindo fornos elétricos, mixer, cafeteiras e Air Fryer.
Apesar da marca Aiwa ter renascido em 2015, a volta oficial ao Brasil foi mais demorada. Somente em 2022, o Grupo MK (também detentor da marca de eletroportáteis Mondial) e logo após ter adquirido o parque industrial da Sony no Polo Industrial de Manaus, decidiu licenciar a marca Aiwa para o lançamento de televisores de última geração (com tamanhos de 32 a 65 polegadas e opções como Blue Protect, Dolby Audio, Chromecast Built-in, HDR10 e controle remoto ativado por voz), boomboxes (caixas de som portáteis), caixas de som amplificadas, torres de som, fones de ouvido e rádios para carros, regressando com força total no concorrido mercado de áudio e vídeo no país.
A jornada da Aiwa desde sua fundação sempre foi pautada por inovação, qualidade e perfomance. Pelo mundo afora vários produtos se transformaram em ícones de gerações, principalmente na linha de áudio, como por exemplo, Walkman, Discman e Micro System. E mesmo nessa nova fase da Aiwa, a marca continua carregando o DNA da tecnologia japonesa encantando novas gerações de consumidores com inovação e modernidade em produtos que entregam uma verdadeira experiência em áudio e imagem.
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo dos anos, mas sempre manteve a cor vermelha, tão associada à Aiwa. A primeira modificação significativa ocorreu no ano de 1991, quando a marca apresentou um novo logotipo com o nome Aiwa passando a ser escrito em letras minúsculas. Em 2003, numa desesperada tentativa de reposicionar a marca no mercado mundial, a Aiwa, já sob a tutela da Sony, remodelou completamente seu logotipo, que passou a adotar a palavra Aiwa escrita de forma estilizada e moderna, para agradar um nova geração de consumidores, especialmente adolescentes e jovens. Foi um verdadeiro fiasco. Em 2015, com o relançamento mundial da marca, a Aiwa resolveu voltar às suas raízes e reintroduziu o popular logotipo da década de 1990.
No mercado brasileiro a marca Aiwa utiliza um logotipo que contém a frase “Japanese Technology Since 1951” abaixo do nome.
Enjoy Aiwa. (2003)
Turn on the future. (1997)
Power for pleasure. (1994)
Takes you to the music. (1991)
Ahead of its time in mini technology. (1988)
Aiwa. Seu som, sua imagem. (2022, Brasil)
● Origem: Japão
● Fundação: 20 de junho de 1951
● Fundador: Mitsuo Ikejiri
● Sede mundial: Kosaka, Akita, Japão
● Proprietário da marca: Aiwa Co. Ltd.
● Capital aberto: Não
● CEO: Kure Shouichi
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 90 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Eletrônicos
● Principais produtos: Aparelhos de som, fones de ouvido, caixas de som e televisores
● Concorrentes diretos: Philips, Sony, LG, Samsung, JVC, Panasonic, Toshiba, Sanyo, Haier, Hisense, Pioneer, JBL, Beats, Lenoxx, TCL e Philco
● Slogan: Aiwa. Seu som, sua imagem.
● Website: www.aiwa.com.br
A marca no mundo
Atualmente a Aiwa comercializa sua linha de produtos - que inclui aparelhos de som, caixas de som portáteis, fones de ouvido, televisores e até eletroportáteis - em 90 países ao redor do mundo. De propriedade da japonesa Aiwa Co. Ltd., a marca Aiwa é licenciada para outras empresa, dependendo do mercado, como por exemplo, nos Estados Unidos onde a responsável é a Infinity Brands.
Você sabia?
● Na década de 1990 a Aiwa chegou a ter 30% do mercado mundial no segmento de aparelhos de som compactos.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico) sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 2/12/2024
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding
59 comentários:
ainda pefiro a marca aiwa ,aquele mini sistem 10.000.00 wats nao tei pra niguei, gostaria que a aiwa voltase a frabica aquele som com aquela protecia mais renovado mais tequinolojia aiwa? A AIWA ERA MUITO POTEDE
A AIWA TEM Q VOLTAR!!!! NÃO SE FAZ MAIS SOM COMO OS ANTIGOS AIWA'S!!!
aqueles mini da aiwa eram lindos pareciam sons do futuro.
E a CCE o blog não fala?
Nossa cara eu tenho um som aiwa, e digo pra vocês, é muito bom mesmo, eles deveriam voltar a fabricar novos sons aiwa.
Eu compraria outro AIWA com certeza.
com certeza,ele tem um diferencial nas frequências dele(grave,médio,agudo)com uma boa harmonia,o equalizador tem uns segredinhos que fazem toda a diferença na qualidade,o surround dele é único(disco,live,hall,movie)que une o efeito surround com a simulação de ambientes,além da beleza estética a qualidade muito agradável de som são características do aiwa.
o que peca nela é a qualidade das correias que ela usa nos decks e CD,e algumas falhas de projeto,que dar pra se corrigir não precisa ser engenheiro para isso.
tenho um aiwa recomendo pela qualidade e potencia(principalmente os com saída transistorizada),hoje em dia não conseguem unir potencia e qualidade no mesmo equipamento como a aiwa conseguiu.
a Sony já foi boa em som hoje ta uma m..... só tem beleza,grave,e tamanho,qualidade passa longe, muita gente pensa que qualidade é potencia e grave,onde fica os médios e agudos(equilíbrio)..
a harmonia das frequencia só acha nos equipamentos antigos,os de hoje é para leigos e que gosta de tamanho e luzes piscando kkk,em resumo fazer barulho apenas.
no quesito mini system a aiwa deu um banho na Sony.
quem conhece a aiwa sabe.
abraço a todos.
Tambme sou um apaixonado pela marca aiwa sempre gostei.Tem qualidade no som e tambem é muito potente queria muito que voltasse a fabricar . seria um dos primeirosa comprar um aparelho da marca tenho um nsxf9,ta velhinho,mas gosto muito e nao tenho coragem de vender .
o melhor fone de ouvido era da aiwa, depois disso nunca mais achei um de qualidade igual
Aiwa foi e sempre será o melhor som do mercado
Uma marca tão boa e inovadora em sua época. A jogaram no mato!!!
exelente linha de equipamentos,desde dos mais simples ate os mais complexos,mais so agora eu descobri porque as correias dos decks davam problemas,eram montadas
por essa coisa chamada CCE.digo isso
porque fui vendedor de audio nos anos 80 e 90 e me negava a vender a marca.mais voltando ao aiwa tenho 2 amplificadores e outros equipamentos, e não me desfaço por nada.tomara que volte,faço votos.
Sou um feliz proprietario de um AIWA NSX D707. E só digo uma coisa: AIWA É AIWA !
Sou fã da marca, conheço de longe quando um aiwa tá ligado, hoje em dia só tem porcaria no comercio, a Sony tá péssima , no comércio so tem lixo caro e de pouca qualidade sendo vendido, mas o povao quer barulho para incomodar os vizinhos fazer o que né
Possuo o f9,av96,t70 todos eles tokyo-japan adoro eles,cada um tem suas particularidades,uma pena nao existir mais a aiwa,e a sony prestava na linha Lbt pra tras,estamos na era da quantidade beleza,tamanho e barulho,qualidade passssa longe
Prefiro os 240w rms do aiwa do que os 880rms da sony que sao piada para leigo comprar,no fim cada um comprar o que quer gosto e gosto.
Tenho um aiwa nsx f 958 e não tem pra ninguém. Tive Sony com 850w RMS mas perdia feio pro aiwa... O aiwa com apenas 420w RMS hehe...
Que pena! Depois que a Aiwa parou de produzir os aparelhos de som (mini system) pararam de evoluir, ainda não vi mudanças significativas como a aiwa fazia, o usb foi revolucionário, porém só isso todos estes anos. Os aparelhos sony são os melhores em qualidade de som, porém não são bonitos e falta se diferenciar dos demais aparelhos, é só mais um em meio a muitos. #VOLTA AIWA
Olha aii galera ..o Aiwa está voltando das cinzas
Assista a "mini system aiwa EXOS 9 lançamento 2015" no YouTube - https://youtu.be/htE2bFbqIqQ
tenho um nsxav900 e digo isso sim que e som dsp pura qualidade e o bbe de primeira agudos nitidos efeitos belissimos aiwa pura qualidade :)
Possuo vários aparelhos da marca pois sou um colecionador da Aiwa e garanto a vocês se continuasse fabricando já tinha quebrado várias outras empresas no mundo nos mesmos segmentos. Continua a sua fabricação em outros países pela sony e não por ela mesma, que pena!
Tenho um Aiwa NSX-S305 e so falo uma coisa ele toca filé da pazada ne muitos aparelhos de som q são feitos hoje em dia
Tenho um Aiwa NSX que nao troco por nenhum som da Sony de hj em dia, qualidade imbativel, uma pena ter deixado de fabricar os modelos de caixas acusticas da aiwa, estavam bem a frente do seu tempo...
É verdade eu tenho um lg de 500rms e perde feio para o meu velho aiwa de 100rms aiwa e aiwa se voutace a fabrica eu comprava outro com certeza
EU PARA SEMPRE AMAREI OS SOM DA AIWA,PARA SEMPRE SERA AIWA
Tenho um NSX T9 e digo: Que nitidez de som!!! Limpo e sem ruídos, fora o grave que é de tremer a casa....
Não se fazem mais aparelhos com este nível de qualidade e acabamento...
Comprei um discman aiwa em 1994,e ja era revolucionário,tinha rádio am e fm,controle remoto incorporado no fone de ouvido e recarregava as baterias ou pilhas, tenho até hoje,o modelo é o xp-r90
Tenho um fone da AIWA a mais de 15 anos, sem mentira, o arco dele quebrou a espuma sumiu mais ele ainda continua com a mesma potencia, não existe outro fone no mundo melhor do que esse da AIWA!!! Realmente é uma pena que a marca não tenha dado certo. Amo meu fone e pelo jeito ele vai durar mais uns 15 anos.
Bom como todos dizem Aiwa é Aiwa insubstituível podia sim voltar mas com a mesma qualidade certeza que detonaria no mercado os seu aparelho de Som eram top.sem comparação.Mas toda marca boa e comprada aí trocam o nome acabam com os produtos e fim de tudo infelizmente...
Se eu fosse um cara super rico eu tentaria fazer ressurgir esta grande marca AIWA ,
Aiwa para sempre , eu particularmente tenho 3 filhos e 4 Aparelhos Aiwa e quero que meus filhos no futuro usem estes aparelhos e divulguem para todos como era um aparelho de verdade e que eles mostrem para todos Quanta qualidade e designer em um futuro próximo pois eu não estarei por aqui para divulgar
AIWA PARA SEMPRE
Aiwa é aiwa, qualidade indiscutível.
Sabe a aiwa foi a unica marca q som nenhum a marca nuca pode conpeti nem nuca vai se deixar se abalar ela tem q voltar pois so ela sabe faser som potente.eu sou fã da aiwa e espero a sua volta...
Hoje adquiri um aparelho de som Aiwa nossa cara isso que é um som um NSX t99. Conservadissimo por ter muitos anos que foi fabricado fiquei muito surpreso com o funcionamento dele da show em muitos micro system fabricados hoje em 2016,não troco por nenhum essa relíquia e é uma pena essa empresa ter acabado deixou saudade
Pois é... Só quem ouviu um som Aiwa tocar sabe o que é um som de verdade! Lembro como se fosse hoje o Aiwa da minha tia, com aquele monte de entradas e saídas atrás (que era um avanço pra época), a qualidade do áudio e aquele grave fortíssimo que tremia tudo!! Esses "sonzinhos" de hoje em dia não chegam nem ao rastro de um Aiwa!!
A melhor marca de sistemas de som. Qualidade, potência e beleza traduzem.adoraria ver de novo mas lojas
A melhor, a mais bonita e mais potente. Qualidade incomparável
O pessoal que acha ótimo não entende muito. A marca foi ótima antigamente mas, no começo dos anos 90 a qualidade caiu. Basta aumentar o volume para sentir que os médios e agudos são as frequencias que mais saem dos alto-falantes. Isso foi um método de evitar o distorcimento e, pessoas entendidas evitavam a marca. Por isso ela desapareceu...
Aquele é espetacular. Sem falar no pequeno GIGANTE NSX-999 MKII mais conhecido como o mito
Fato
aiwa pra mim sera sempre a melhor em assunto deaparelho de som , não teve igual,é muito perfeito amo essa marca, tenho um nsx 959 um nsx969 um nsxf12 e adquiri a pouco tempo um t99 e falo pra vcs , eu viajo lindo na estetica e qualidade desses aparelhos que considero meus filhos eletronicos.
Tenho um NSX T-9, funcionando tudo! Nossa É incrível o nível do aparelho que a mais de vinte anos ainda surpreende no designer, na qualidade do som, na durabilidade do conjunto!!!o aparelho é show, deixa muito som de hoje no chinelo!!!Aiwa é aiwa.
Sou proprietário de um zeladíssimo e não negociável AIWA JAX-PK8, um equipamento de som com uma qualidade sonora e acústica espetacular e, que faço questão de frisar, deixa todas as pessoas que o escutam boquiabertos. Logo, utilizo para aperfeiçoamento SPYKES da LANDO para suspender as caixas acústicas isolando os graves somente a elas, o que aumenta sua qualidade sonora ao máximo, o distanciamento entre as mesmas corretamente, uma vez que o equipamento é projetado para uma sala de 50 metros quadrados; o que proporciona ainda mais a substancial melhora sonora do espetacular JAX-PK8.
Isto, além de utilizar um BLU-RAY para enviar o sinal de áudio; uma equalização correta a cada estilo de música; uma frequência de graves que varia de 1 a 3 no modo I-BASS ligado e graves de 1 a 5. Tudo isto, fora os médio e agudos independentes. Além do excelente recurso MD (MODO DIGITAL) que é ligado quando o equipamento está ligado e no modo vídeo acionando e o segurando, se aperta simultaneamente a tecla POWER, aí é outra dimensão acústica (poucos conhecem este função no JAX-PK8).
Sei o que é um som modular profissional, o que no absurdo Brasil, não sai, por baixo, por menos de 500 mil reais, contando aí com os melhores fabricantes em sua composição. Mas acreditem, em matéria de Mini System, até a presente data não conheço um esquipamento no mesmo nível que o JAX-PK8 da AIWA.
Meu aiwa NSX T9 estava com uns problemas, botão de volume maluco, display apagado, toca fitas não girava, apesar de todas correias serem novas.... Levei em um técnico de confiança cobrou 80 reais pra deixar ele novo, agora funciona 100%... A uns dois anos atrás dei uma geral nele, só não desmontei a fonte, ficou impecável de tão limpo.
Ainda hoje tenho um NSX-AV96. Não toca mais CD's há anos mas o rádio e o auxiliar continuam maravilhosos.
gente como um amigo a cima falou a aiwa ainda faz sucesso com o lançamento do exos 9 speaker BLUETOOTH 200 rms de potencia lançado em 2015 mais o preço é muito caro no momento chega a custar $299 dolares fora as taxas se você importa pro brasil infelismente.
Eu tenho ele o NSX 999 MK2 HR aparelho espetacular mesmo muita qualidade e potência em um único aparelho
Concordo....tenho um t9 e um t96.....tops
Meu desejo é que a empresa retorne com uma força total laçamento em um novo protrotico que supera as todas outras marcas de som que tem no mercado atual
Aiwa NSX r90 outro top da marca que eu tenho e ele toca 4 sub Pioneer de 12 400 RMS cada mais as caixas originais,meus vizinhos me adoram kkkkk
Aiwa NSX r90 outro top da marca que eu tenho e ele toca 4 sub Pioneer de 12 400 RMS cada mais as caixas originais,meus vizinhos me adoram kkkkk
Eu tenho um aiwa nsx s 305 o som e bom so preciso achar a tampa dele ascaixas originais eu fiz uma capa pra ele da quebrar o galho
Acredito em você, mas também usei um muito bom como DJ, hvxlc da koss.
Olha.
Eu ia vender o meu aparelho, um NSX 999 MK2(em excelente estado de conservação), e tudo funcionando perfeitamente.
Mais após ler a maioria dos comentários. Não vou mais vender não.
Pois o aparelho esta maravilhoso, e igual a esse não encontra por ai. Um legítimo AIWA fabricado no Japão.
É som de qualidade mesmo.
Abraço galera 👍.
A Sony só tem nome !
Prezados,
Sou feliz proprietário de um NSXS50 e o Lendário MKII. Todos novos, parece que foram comprados ontem! São equipamentos de extrema qualidade, beleza e durabilidade. Também sou proprietário do monstro Sony LBT850av. Aparelhos que surpreendem todos que vem em minha residência! Valeu cada centavo que paguei neles e paguei caro pela conservação, mas não me arrependo! Aiwa é Aiwa e Sony linha LBT não tem para ninguém!
Aiwa, Fidelidad que sí siente....
Eu sempre gostei da aiwa ,tenho um discman Aiwa já feito pela sony em 2004 mas digo,o som do toca CDs é de chorar a qualidade dos CDs são fiéis a música tocada não me desfaço por nada agora tô atrás de um walkman aiwa ta 166 ou um tx 416
Alguém sabe me dizer o ano que foi fabricado o Aiwa nsx-2200?
galera concordo com todos vcs o som aiwa e o melhor nao existe um que chega aos peis dele eu tenho um que ele e potente e top nsx t99 so ouro e pra treme kkk podia volta de novo a fabrica aiwa
A marca é de qualidade em termos de imagem som e durabilidade, mas é não abre qualquer ficheiro, o exemplo é de filmes dublados que mais dificuldades apresentam nos aparelhos aiwa. O que fazer para mudar idioma e legendar filmes nos aparelhos aiwa?
Que vcs acham do nsx s888
Acabei de adquirir um nsx s888 estou maravilhado com a qualidade do som incrível..... parabéns Aiwa......
Tenho um desse.
Unico dono "eu". Comprado na loja lacrado.
Postar um comentário