13.6.06

PRITT


Um aplicador em forma de bastão, que provou ser conveniente e prático para colar, e uma agressiva estratégia de marketing, principalmente junto ao público infantil, fizeram das colas PRITT, e toda sua gama de produtos, a número um no mercado mundial. Portanto, não importa o que você deseja colar, a marca alemã sempre oferece um produto ideal e seguro para suas necessidades. 

A história 
Tudo começou na Alemanha, em 1967, durante uma reunião da Henkel, empresa alemã fundada por Fritz Henkel em 1876, que fabricava entre outras coisas cola, quando um participante perguntou: “Será que poderíamos lançar uma cola sólida?”. Todos foram para casa com a dúvida na cabeça. Pouco depois, um dos executivos da empresa esperava sua mulher se vestir para irem ao teatro. Quando ela falou “só falta passar o batom”, ele teve um lampejo. Era possível oferecer uma cola na forma sólida usando o mesmo sistema de um batom. Uma equipe de pesquisa da Henkel, comandada pelo Dr. Wolfgang Dierichs, após estudar a conveniência dos batons, batizou o novo produto com o nome PRITT STICK em novembro de 1968 e introduziu no mercado no dia 17 de setembro de 1969 o primeiro bastão de cola baseado em um revolucionário tubinho, que continha nove gramas. A campanha de lançamento do novo produto tinha o slogan “The non-sticky, sticky stuff”, que durante anos ficou na cabeça dos consumidores.


O princípio do novo produto era elementar: uma cola, cuja embalagem e aplicador eram uma única unidade. Simples demais, só que ninguém pensou antes. A partir de então, o segmento das colas nunca mais foi o mesmo – os consumidores finalmente tiveram um método limpo e conveniente para efetuar colagens, que imitava a fácil aplicação e comodidade de um batom. O produto era composto à base de água, açúcar e sem solvente, fazendo com que o produto fosse extremamente seguro para crianças. Além disso, a cola podia ser aplicada de maneira fácil e uniforme, dando tempo suficiente para que se pudesse mudar o objeto de posição antes de secar. Rapidamente PRITT fez sucesso, e devido à enorme popularidade conquistada nos lares, escritórios e escolas para colar papel, papelão e fotos de forma limpa, rápida e precisa, a marca introduziu mais dois tamanhos (18 e 36 gramas). Já em 1971, o bastão de cola PRITT estava disponível em 38 países ao redor do mundo. O produto foi introduzido no mercado inglês em 1973 e chegou ao Brasil somente em 1979.


Na década de 1990, com a liderança de segmento assegurada e sendo comercializada em mais de 80 países, a PRITT expandiu seus negócios de colas em bastão (roller) para um novo design, compacto e ergonômico, além de lançar novos produtos, como por exemplo, os corretivos, que permitiam correções limpas, precisas e imediatas. Nesta época, em 1994, os antigos tamanhos das colas foram substituídos por bastões de 10, 20 e 40 gramas. Pouco depois, em 1999, a empresa trouxe ao mercado os marcadores secos, uma grande novidade na linha de rollers. Esse marcador era ao mesmo tempo seco e poderia ser apagado. Além disso, a empresa ingressou no segmento de fitas com a invenção de uma fita colante com a marca PRITT. Enquanto algumas empresas entraram no novo milênio de uma forma grandiosa, a PRITT iniciou o ano de 2000 lançando a menor caneta corretiva, para corrigir letras individuais. A partir de então, até os pequenos deslizes podiam ser corrigidos rapidamente, com um só traço.


Em março de 2001, a marca PRITT foi literalmente lançada universalmente. Isto porque no dia 17 de março, às 9h23, o foguete Soyuz partiu de Baikonur Cosmodome, no Cazaquistão, com produtos da linha PRITT tendo como destino a Estação Espacial Internacional (International Space Station - ISS). A bordo, o astronauta russo Yury Usachev, comandante da ISS, testou pessoalmente os produtos PRITT. Depois de uso intenso durante o dia, abaixo de gravidade zero e sob condições extremas no espaço, a linha PRITT recebeu oficialmente o selo exclusivo de Qualidade Espacial (Space Proof Quality). Uma enorme publicidade para a marca.


Nos anos seguintes a Henkel lançou produtos inovadores: POWER PRITT, que combinava uma cola multiuso (podia ser utilizada para colar madeira, couro, metais e alguns plásticos) com a conveniência de ser em bastão; NO MORE SCISSORS, uma fita adesiva com bordas que podiam ser cortadas com a mão, dispensando o auxílio da tesoura; PRITT MULTI TACK, quadradinhos adesivos versáteis, fácil de tirar e reutilizar, sendo alternativa ideal para as populares tachinhas ou para as fitas adesivas, já que não é permanente e garante uma fixação fácil; e finalmente os refis (colas e corretivos), que continham 17% mais de fita. Já no Brasil, a marca lançou promoções lúdicas como “Cole na turma do Mr. Pritt”, em 2005, e “Liga dos Super-heróis Mr Pritt”, em 2006, que selecionaram crianças que viraram personagens de uma história em quadrinhos, além de ganharem um ano de escola pagos, um computador com impressora e um ano de assinatura da Revista Recreio. Para concorrer, era necessário o envio de dados pessoais e mais o código de barras de qualquer produto PRITT.


Outra novidade da marca foi o lançamento do Kit Pritt de Artesanato Infantil, que diferente dos brinquedos que já vêm prontos estimula a criatividade da criança, permitindo que ela crie seu próprio mundo em papel. Disponíveis em temas como Princesas e Piratas, os kits desenvolvidos junto aos pedagogos da Wummelkiste, empresa alemã referência em atividades manuais educativas, contém todos os itens e instruções necessárias para a colagem dos brinquedos. Em alguns mercados mundiais, a marca lançou produtos em outras categorias, como por exemplo, lápis de cor, lápis de cera, canetas coloridas e até massas de modelar. Em mais de 40 anos, desde que o primeiro tubo de cola chegou ao mercado, a Henkel vendeu mais de 2.8 bilhões de bastões de cola em 125 países, identificando a PRITT como uma marca mundial. Além disso, a tradicional marca apresenta grande versatilidade em seus produtos, mostrando que, além de referência no mercado de colas, dispõe de produtos destinados ao artesanato e à decoração.


A linha do tempo 
1988 
Lançamento do “design stick” para as colas em bastão. 
2003 
Lançamento da POWER PRITT, que combina uma cola multiuso de alto poder com a conveniência da embalagem em bastão. 
Lançamento da NO MORE SCISSORS, uma fita adesiva transparente com bordas que podem ser cortadas facilmente com a mão, dispensando assim o uso da tesoura. 
Lançamento da KidsArt, uma linha completa de colas para trabalhos manuais especialmente voltada para crianças, que incluía versões com purpurina. 
Lançamento dos refis (colas e corretivos), melhores e que continham 17% mais de fita. 
2004 
Lançamento da POWER PRITT GEL. Esse inovador produto sustenta o bastão de Power Pritt: disponível em uma embalagem prática era ideal para aplicar em grandes áreas ou para aplicação precisa. Graças a sua inovadora consistência em gel, e embalagem ergonômica, uma impressionante diversidade de materiais podem serem colados. Esse incrível produto foi premiado na Alemanha, baseado em critérios como estética, inovação, funcionalidade e usabilidade. 
Lançamento dos corretores PRITT ROLLI POP, que traziam cor e diversão em quatro diferentes tons para colecionar. Com a alta qualidade da marca, sua fita corretiva ultrafina permitia uma aplicação suave do começo ao fim. 
2005 
Lançamento do corretivo ROLLER COMFORT PRITT, que permitia ao consumidor fazer a correção de lado. O consistente desenvolvimento da linha de rollers é reconhecido: o Corretivo Roller Comfort segue o sucesso do Roller Adesivo Compact, ganhador do prêmio “Produto do Ano” (FVKK). Graças a seu excelente design o corretivo ganhou o “Prêmio de Design Ponto Vermelho de 2005”. 
2006 
Com o lançamento de sua linha nova, a PRITT resolveu problemas nas suas fitas, como a procura pelo começo da fita e a dificuldade para colocar o refil. A linha de fitas da PRITT traz soluções inteligentes, aplicações versáteis, além das qualidades superiores de sua cola. 
Lançamento da edição limitada MAGIC BAR, a tradicional cola em bastão da marca que ao ser aplicada se torna azul e transparente quando seca. 
2007 
Lançamento da nova Caneta Pritt Corretiva de Bolso, que recebeu o prêmio IF de design de produto Award por sua excelência em design. 
2009 
Lançamento de uma linha de colas líquidas, disponível em frascos de 35g, 110g, 225g, 500g e 1kg. As formas exclusivas dos frascos permitem um manejo fácil e preciso para todo o tipo de tarefas e trabalhos manuais. Sua forma ergonômica e sua fórmula livre de solventes fazem com que a cola seja ideal para as crianças. 
2010 
Lançamento do ROLLER CORRECTOR ECOmfort, cuja estrutura é fabricada com 89% de materiais recicláveis. 
Apresentação de sua nova gama de refis com aplicação tradicional e lateral, fabricados com 50% de materiais reciclados. 
2011 
Lançamento de uma nova fórmula que tornou o bastão mais deslizante e limpo. E o mais importante: tão forte como antes. 
2012 
Lançamento da PRITT HOBBY, cola multiuso transparente, garantindo acabamento perfeito nas atividades manuais. Essa cola oferece aderência a diversos materiais como isopor, papelão, tecidos, cortiças e madeiras leves, além de ser feita com elementos da cana de açúcar (matéria prima de fonte renovável).


A mascote 
Na década de 1980 a marca resolveu divulgar seus produtos junto aos consumidores, cujo maior público era infantil, através de um simpático bastão de cola animado e batizado de Mr. PRITT. O personagem foi criado em 1987 pelo Sr. Arnold Sindle em Manchester, Inglaterra. Rapidamente Mr. PRITT caiu no gosto das crianças e passou a ser presença constante em eventos para divulgar a marca, além de protagonizar inúmeras campanhas publicitárias. Em 2003 o personagem ganhou músculos quando a PRITT apresentou seu mais novo produto, a POWER PRITT, cola em bastão com alto poder colante. O personagem fez tanto sucesso com a criançada que ganhou uma turma de amigos em 2005. Finalmente em 2007 o personagem foi colocado nas embalagens da cola em bastão PRITT pela primeira vez.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações no decorrer dos anos. Primeiro eliminou eliminar a palavra “stick” (bastão), depois adotou uma nova tipografia de letra e por último ganhou formas. Na mais recente modernização de sua identidade visual, ocorrida em 2011, o logotipo ganhou uma inclinação e formas arredondadas.


Os slogans 
Everything you can imagine. (2012) 
Tudo que você imaginar. (2012) 
Recicle e Crie seu Mundo. 
Paper loves Pritt. (1999) 
Simply glue. Simply Pritt. (1985) 
The non-sticky, sticky stuff. (1969)


Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Lançamento: 17 de setembro de 1969 
● Criador: Dr. Wolfgang Dierichs 
● Sede mundial: Düsseldorf, Alemanha 
● Proprietário da marca: Henkel AG Co. KGaA 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Kasper Rorsted 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 125 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Papelaria 
● Principais produtos: Cola em bastão, corretores e adesivos 
● Concorrentes diretos: Elmers, Bic, Faber-Castell, Crayola, Scotch, Kores e Liquid Paper 
● Mascote: Mr. Pritt 
● Slogan: Tudo que você imaginar. 
● Website: www.prittworld.com.br 

A marca no mundo 
A marca PRITT está presente em 125 países ao redor do mundo, vendendo anualmente mais de 25 milhões de unidades e sendo a cola em bastão número 1 do mercado mundial. A marca tem muita força e importante participação de mercado no México, África do Sul e também em alguns países da Europa, como Espanha e Alemanha. Atualmente, a marca PRITT oferece uma completa gama de produtos, composta além das tradicionais colas em bastão, encontradas em três tamanhos diferentes (10, 20 e 40 gramas), por corretores, adesivos, colas brancas e até uma linha de lápis de cor. 

Você sabia? 
A cola em bastão PRITT tem o açúcar como um de seus principais ingredientes. Além disso, PRITT é isenta de solventes, livre de PVC e certificada de acordo com a rigorosa legislação de segurança para crianças da Comunidade Europeia. 
No Brasil, em 2010, a empresa resolveu utilizar a força da marca para colas brancas (PRITT TENAZ), indispensáveis para realizar trabalhos manuais tanto em casa como na escola. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Exame, Isto é Dinheiro e EmbalagemMarca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), programas (Mundo SA) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 5/10/2015

Nenhum comentário: