Diariamente milhões de pessoas no mundo inteiro fazem ligações locais e internacionais, acessam a internet, transmitem dados pelos celulares, se comunicam através de vídeo conferência ou assistem canais de televisão com sinais via satélite. E provavelmente, milhões delas utilizem os serviços da AT&T, a maior empresa de telecomunicação do planeta.
A história
A atual empresa tem suas origens no imigrante escocês Alexander Graham Bell e na invenção do telefone, patenteada no dia 7 de março de 1876. Ele ofereceu a venda de sua invenção para a Western Union and Telegraph por US$ 100.000, mas a empresa recusou. E então, em julho de 1877, ele e seus sócios, Gardiner Hubbard e Thomas Sanders, fundaram sua própria companhia (a The Bell Telephony Company), que antecedeu a atual gigante global das telecomunicações conhecida como AT&T – abreviação para American Telephone and Telegraph Company (em português, Companhia Americana de Telefone e Telégrafo). A empresa tinha 778 telefones em operação e apenas um funcionário. Em 1878 a primeira casa de vendas de telefones e linhas foi inaugurada na cidade de New Haven, estado americano de Connecticut, sob licença da Bell Company.
Em 1879, Bell e sua esposa venderam aproximadamente 15% das ações de sua companhia telefônica. Aparentemente eles não perceberam os lucros fantásticos que a companhia iria gerar, porque sete meses depois, eles já haviam vendido a maioria de suas ações ao preço médio de US$ 250 cada. Em novembro, cada ação da empresa estava sendo vendida ao preço de US$ 1.000. Apesar de terem vendido sua participação a um preço historicamente baixo, em 1883, Bell e sua esposa já haviam lucrado em torno de US$ 1 milhão, valor considerado estratosférico para a época.
Os novos sócios mudaram o nome da empresa, no dia 3 de março de 1885, para American Telephone and Telegraph, que tinha como objetivo construir e operar a primeira rede telefônica de longa-distância dos Estados Unidos. Pouco depois, a empresa completou a primeira ligação telefônica de longa-distância entre as cidades de Nova York e Filadélfia. A capacidade inicial dessa linha era de apenas uma ligação.
A partir deste momento a AT&T iria criar um monopólio (chegou a cobrir 94% do território americano) que duraria por décadas, inaugurando em 1892 sua primeira linha de longa distância, entre a cidade de Nova York e Chicago, com capacidade para uma ligação por vez, ao custo de US$ 9 pelos primeiros cinco minutos; a primeira linha transcontinental em 1915, que conectava os Estados Unidos de costa a costa, disponível a todos os consumidores por um preço de US$ 20.70 pelos primeiros três minutos entre Nova York e San Francisco, utilizando para isso o primeiro amplificador elétrico, desenvolvido por Harold Arnold, funcionário da AT&T; instalando em 1919 os primeiros telefones discados na cidade de Norfolk, estado americano da Virginia; inaugurando em 1925 o Bell Labs, o centro de pesquisa e desenvolvimento da AT&T; iniciando o serviço transatlântico de telefonia (a conversação era transmitida ainda via microondas, tecnologia desenvolvida pela empresa, somente uma chamada por vez ao preço de US$ 75 por três minutos) entre Nova York e Londres em 1927; inaugurando, em 1934, o serviço transpacífico, entre os Estados Unidos e Japão, custando US$ 39 por três minutos de conversação; introduzindo, em 1946, o serviço de telefonia móvel (o sistema era dotado de uma simples antena servindo uma região, com capacidade para no máximo 20 chamadas simultâneas); instalando o primeiro cabo transatlântico submarino, chamado TAT-1, em 1956, que tinha capacidade inicial para fazer 36 ligações simultâneas; lançando o serviço discado para longa distância (antes as chamadas de longa distância precisavam ser feitas com a ajuda da telefonista) na cidade de Englewood, Nova Jersey, em 1959; lançando em parceria com a NASA o Telstar I, primeiro satélite de comunicação a entrar em órbita da Terra, em 1962; introduzindo o primeiro telefone de tecla, inicialmente instalado nas cidades de Greenburg e Carnegie, estado da Pensilvânia; e introduzindo o famoso 911 como número padrão para chamadas de emergência nacional em 1968.
Entre os anos de 1975 e 1976, a empresa começou a era da digitalização da rede, com a instalação da primeira central de comutação digital do mundo. O equipamento alterou significativamente o volume de ligações simultâneas possíveis. Pouco depois, em 1977, a AT&T instalou o primeiro cabo de fibra óptica comercial, na cidade de Chicago. Depois de décadas de domínio, no dia 1º de janeiro de 1984, como resultado da lei antitruste imposta pelo Departamento de Justiça Americano, a American Telephone & Telegraph Company deixou de existir como monopólio e sua rede foi dividida em sete partes. As “baby bells”, como foram chamadas as empresas resultantes da partilha, passaram a operar a telefonia local nas regiões pré-determinadas. A AT&T, que adotou oficialmente este nome, ficou responsável pela telefonia de longa distância. Uma dessas novas empresas, batizada de Southwestern Bell Corporation, daria origem a SBC Communications, em 1993, que no ano de 2005 se fundiu com a AT&T Corp. em um negócio avaliado em US$ 16 bilhões, dando origem a nova AT&T. Depois da fusão com a Bellsouth em 2006, a consolidação de proprietária da Cingular Wireless (telefonia móvel) e da YELLOWPAGES.COM (versão online das páginas amarelas), a empresa se posicionou como principal líder da indústria de telecomunicações.
O resultado de tudo isso pode ser visto em 2007, quando a AT&T conquistou 9 milhões de assinantes do serviço Wireless (muito em virtude de ser provedora e fornecedora oficial de transmissão de dados e voz do iPhone da Apple), e se tornou a maior empresa de telecomunicação do mundo, líder em vários segmentos como comunicação sem fio, provedor de acesso a banda larga, voz e dados, televisão por satélite, além de ser uma gigante nos serviços de ligações à longa distância. Após perder a exclusividade na venda de iPhone, em 2011, a AT&T chegou a tentar um acordo com a rival Deutsche Telekom para comprar sua filial T-Mobile nos Estados Unidos pela quantia de US$ 39 bilhões. Apesar do fracasso, a AT&T não desistiu e, em 2013, adquiriu a Cricket para dar aos clientes no crescente mercado pré-pago mais acesso aos serviços de internet móvel. Pouco depois, em 2015, concluiu a compra de duas empresas mexicanas, Lusacell e Nextel México.
Ainda neste ano adquiriu a DIRECTV, tornando-se assim o maior provedor de TV paga do mundo. No final de 2016, em uma atitude ousada, a AT&T anunciou a compra do grupo Time Warner (proprietário de canais de televisão como HBO, CNN e TNT, dos estúdios de cinema Warner Bros. e da editora DC Comics) em uma mega operação avaliada em US$ 85.4 bilhões, mas que depende de autorizações de Departamento de Justiça americano. Enquanto o 4G ainda passa por expansão aqui no Brasil, a operadora AT&T já está lançando redes de 5G em duas cidades americanas: Austin, no estado do Texas, e Indianápolis, em Indiana. A AT&T está constantemente inovando, procurando maneiras melhores de servir seus clientes. O AT&T LABS baseia-se na rica herança de 140 anos de inovação - incluindo 8 Prêmios Nobel e mais de 12.500 patentes em todo o mundo.
Campanhas que fizeram história
Em 2010, a AT&T lançou no mercado uma gigantesca e bilionária campanha publicitária, cujo slogan “Rethink Possible”, demonstrava o novo posicionamento e conceito adotado pela marca, abandonando as disputas diretas, por maior cobertura 3G, que vinha travando nos últimos meses com seu principal concorrente, a Verizon. A intenção era apostar na evolução e inovação tecnológica, aumentar o grau de notoriedade e aproximação com seus clientes, fazendo com que eles vissem a AT&T como uma nova empresa de inovação tecnológica, esquecendo assim o termo telecomunicações. Além disso, a empresa em uma estratégia ousada de branding passou a assinar apenas com o tradicional globo azul e branco, excluindo o nome AT&T.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por inúmeras remodelações ao longo dos anos. Até 1983 a AT&T tinha como logotipo um simbólico sino, clara homenagem ao fundador da empresa, Alexander Graham Bell. Foi neste ano que surgiu um dos logotipos mais conhecidos e populares do mundo: o famoso globo terrestre azul e branco, que rapidamente se tornou parte da cultura capitalista americana. O logotipo foi criado pelo renomado designer Saul Bass.
Depois de passar por uma pequena atualização em 1999 (onde o número de listras do globo foi reduzido para sete), no ano de 2005 foi apresentado um novo logotipo, após a fusão com a SBC Communications. O tradicional logotipo, um dos mais reconhecidos símbolos corporativos do mundo, foi completamente modernizado. O novo globo tridimensional representava o alcance e a profundidade dos serviços que a família de empresas da nova AT&T oferecia aos seus clientes, bem como sua presença global. Já a tipografia com letras minúsculas projetava uma imagem mais acessível e gratificante. O conjunto do novo logo permaneceu azul por que ambas as marcas, SBC e AT&T, estavam fortemente associadas a essa cor. No final de 2015 a AT&T apresentou seu atual logotipo, que novamente adotou as letras maiúsculas para o nome e com os círculos azuis mais escuros dentro do globo sendo eliminados.
O novo logotipo foi criado para ser mais flexível na aplicação, como mostra a imagem abaixo.
Os slogans
Mobilizing Your World. (2014)
Rethink Possible. (2010)
More bars in more places. (2007)
Your world. Delivered. (2006)
The world’s networking company. (2005)
Helping you along the way. (1995)
The best in business. (1993)
You will. (1993)
The right choice. (1992)
Set the standards. (1983)
That’s AT&T. The more you hear, the better we sound. (1982)
We bring the world closer. (1982)
Reach out and touch someone. (1979)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 3 de março de 1885
● Fundador: Alexander Graham Bell, Gardiner Hubbard e Thomas Sanders
● Sede mundial: Dallas, Texas, Estados Unidos
● Proprietário da marca: AT&T Inc.
● Capital aberto: Sim
● Chairman, CEO & Presidente: Randall Stephenson
● Faturamento: US$ 163.8 bilhões (2016)
● Lucro: US$ 13.3 bilhões (2016)
● Valor de mercado: US$ 240 bilhões (maio/2017)
● Assinantes: 147 milhões (somente telefonia móvel)
● Presença global: 200 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 268.000
● Segmento: Telecomunicações
● Principais produtos: Telefonia fixa e móvel, internet e TV a cabo
● Ícones: O globo terrestre de seu logotipo
● Slogan: Mobilizing Your World.
● Website: www.att.com
A marca no mundo
Atualmente a AT&T conta com aproximadamente 147 milhões de assinantes somente nos serviços de telefonia móvel e outros 5 milhões de consumidores na área de negócios em 50 estados americanos (99% da população), além de empregar mais de 268 mil pessoas, sendo um gigante das telecomunicações globais, com vantagens competitivas em diversos setores, fazendo frente aos concorrentes nacionais e internacionais, especialmente àqueles que estão sujeitos a leis menos restritivas. A empresa atua, além dos Estados Unidos e México, em alguns países da América Latina e Ásia, com seus serviços chegando a mais de 200 países. Sua rede de internet móvel de alta velocidade cobre aproximadamente 400 milhões de pessoas na América do Norte. Além disso, é o maior provedor de TV paga nos Estados Unidos com mais de 46 milhões de assinantes, oferece internet de alta velocidade para mais de 1 milhão de locais de negócios e internet de alta velocidade em mais de 220 mercados. E não para por aí: mais de 3.5 milhões de empresas (desde grandes corporações a pequenos negócios) utilizam seus serviços. Seus produtos englobam desde serviços de comunicação sem fio e móvel, até cartões telefônicos, ligações locais e internacionais, provedor de acesso a internet, vídeos conferências, TV a cabo, entre outros. Em adição a todos esses serviços a AT&T produz e fornece equipamentos telefônicos, além de ser responsável pela publicação da YELLOW PAGES (páginas amarelas online), que atinge mais de 200 milhões de pessoas nos Estados Unidos. Os maiores mercados da empresa são Califórnia, Illinois e Texas. A AT&T é a vigésima terceira maior empresa do mundo em relação ao faturamento e ainda é proprietária da Sky no Brasil.
Você sabia?
● A rede 100% de fibra óptica oferece velocidades de internet ultra-rápidas para residências e empresas. Com isso, seus clientes obtêm velocidades incrivelmente rápidas. Eles podem baixar 25 músicas em 1 segundo, um episódio de 30 minutos de TV em 3 segundos ou um filme de 90 minutos em menos de 36 segundos.
● Nos Estados Unidos a AT&T oferece mais de 30.000 Wi-Fi Hot Spots (locais, como cafés, restaurantes, hotéis, parques e aeroportos, onde a tecnologia Wi-Fi está disponível) espalhados em 50 estados do país.
● Outra tecnologia que saiu dos aclamados laboratórios da AT&T foi apresentada em 1927: a televisão. Foi a primeira demonstração de transmissão de imagens do mundo.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 1/5/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário