29.6.16

PROTEX®


Sinônimo de saúde e proteção, a marca PROTEX® se preocupa em oferecer cuidados diários para toda família, desenvolvendo produtos clinicamente comprovados, que criam uma barreira de proteção para ajudar a prevenir a proliferação de bactérias. Com isso, as mães podem ficar despreocupadas em deixar as crianças serem super-heróis, explorando o mundo sem medo, pois estarão mais protegidas com os produtos PROTEX®. 

A história 
Tudo começou no início dos anos de 1980 quando a empresa Colgate-Palmolive, que já possuía, através da marca Palmolive (conheça essa outra história aqui), um vasto conhecimento e enorme aceitação popular por seus sabonetes feito à base de óleos de oliva e palma desde 1864, resolveu ingressar em um novo segmento de mercado que parecia ser extremamente promissor: o de sabonetes antibacterianos. Após intensas pesquisas, em 1985 foi lançada oficialmente no mercado americano a marca PROTEX®, inicialmente como um sabonete em barra antibacteriano. Pouco depois o produto foi lançado no Canadá e também no Brasil. Nesta época, a preocupação com as bactérias não era tão grande ou pelo menos não para a maior parte da população mundial. Por isso PROTEX® ficou meio escondido no enorme portfólio de produtos da Colgate-Palmolive.
   

Mas a partir do final da década de 1990, com o crescimento das economias mundiais, o acesso à informação e a ampliação das metrópoles, o que tornou cada vez mais difícil se evitar aglomerações de indivíduos em lugares fechados, aumentando assim a probabilidade de contaminação de doenças diversas e consequentemente a preocupação com a prevenção, a marca PROTEX® soube aproveitar esse novo cenário para conquistar cada vez mais participação de mercado, principalmente em nações não muito desenvolvidas, como na América do Sul, Ásia e África. E isto resultou no lançamento de novas variações do sabonete (como por exemplo, a versão líquida para o corpo) e novos perfumes e ingredientes, que além de possuírem a ação antibacteriana, hidratavam a pele. Um exemplo dessa inovação ocorreu em 2002, quando a marca lançou o PROTEX® HERBAL, o primeiro sabonete para a saúde da pele que continha extratos naturais.
  

Já no Brasil, a marca iniciou uma tímida diversificação de sua linha de produtos em 2005 com o lançamento de PROTEX® SUNCARE LÍQUIDO (uma opção contra o ressecamento da pele causado pelo sol) e PROTEX® AVEIA (que combina a proteção antibacteriana com os benefícios naturais da aveia). E nos anos seguintes literalmente inundou o mercado com inúmeras novidades, como por exemplo, versão a que combinava a proteção antibacteriana prolongada com a Vitamina E, um conhecido ingrediente essencial para a pele; com Aloe Vera, que limpa e remove suavemente as impurezas deixando a pele saudável, macia e protegida; ou com Própolis, que limpa a pele delicadamente e continua a protegê-la das bactérias mesmo horas após o banho.
   

Outras novidades foram PROTEX® FRESH (uma fragrância refrescante com a proteção antibacteriana prolongada, proporcionando uma incrível sensação de frescor e saúde à pele), PROTEX® BALANCE (oferece um perfeito equilíbrio entre proteção antibacteriana e ingredientes umectantes e suavizantes), PROTEX® CREAM (exclusiva fórmula com agentes umectantes que deixam a pele macia e saudável), PROTEX® ULTRA (especialmente desenvolvido para pessoas que necessitam de uma maior proteção antibacteriana e de ação desodorante, para evitar o mau odor do suor provocado pela ação das bactérias) e PROTEX® SUAVE (especialmente desenvolvido para pessoas com pele delicada).
    

Até 2010, a marca PROTEX® reinou absoluta no segmento de sabonetes antibacterianos no mercado brasileiro. Mas com o advento da gripe H1N1, outras importantes marcas mundiais ingressaram no mercado brasileiro, como por exemplo, Lifebuoy (conheça essa outra história aqui) e Dettol. E PROTEX® reagiu rápido diante da pesada concorrência com a ampliação de sua linha de produtos, como por exemplo, o lançamento do PROTEX® erva-doce. Além disso, como o lançamento de PROTEX® for Men em 2012 foi muito bem sucedido no mercado brasileiro, iniciando assim sua presença no segmento masculino, a marca lançou em 2013 os sabonetes em barra e líquido PROTEX® for Men Power, variante que possui notas amadeiradas, e que chegou para completar a linha que já contava com as versões Energy e Sports, que oferecem 10 vezes mais proteção contra odores e eliminam 99.9% das bactérias. Os novos produtos ofereciam benefício 2 em 1 e podiam ser usados tanto para o corpo quanto para os cabelos, proporcionando ainda mais praticidade e comodidade para os homens. Ainda em 2013, a marca inovou mais uma vez ao lançar o primeiro e único sabonete antibacteriano com óleo de Ômega 3, um produto inovador que tinha como objetivo proporcionar uma pele suave e protegida.
   

Em 2015, a marca voltou seu foco para o público feminino e lançou o PROTEX® Cuidado Íntimo, ingressando assim na categoria de sabonetes íntimos femininos. Para desenvolver o produto, a marca realizou pesquisas com médicos, especialistas e seu público-alvo, as mulheres. O novo sabonete carregava a tecnologia Protex® System, que possuía em sua composição o ácido lático, ingrediente que mantém o pH equilibrado e fortalece a barreira natural da área íntima, ajudando a prevenir a proliferação de bactérias que podem causar infecções. O novo produto chegou ao mercado em duas versões: Delicate Care (com uma fragrância floral e um toque de lavanda) e Fresh Equilibrium (com notas florais mais cítricas), que ofereciam uma sensação prolongada de frescor além de ser testados ginecologicamente.
   

Outra grande novidade foi o novo sabonete antibacteriano PROTEX® COMPLETE 12®, que além de eliminar 99.9% das bactérias, possuía fórmula exclusiva com Pro-12 System, que oferece 12 vezes mais proteção e pele protegida por até 12 horas. Esse novo produto foi resultado de estudos com consumidores, nos quais a marca percebeu que eficiência e proteção prolongada são benefícios relevantes e aspiracionais para pessoas que buscam uma pele saudável e protegida. Já em 2016, a linha foi mais uma vez ampliada com o PROTEX® Pro-Hidrata, que além de eliminar 99.9% das bactérias, também deixava uma sensação de hidratação na pele, devido ao óleo de macadâmia e ingredientes hidratantes.
  

Nos últimos anos, PROTEX® vem investindo na segmentação de sua linha, desenvolvendo produtos específicos para determinadas necessidades. Como por exemplo, em 2019, quando lançou a linha PROTEX® FACIAL, ingressando assim em um novo segmento de mercado, oferecendo uma rotina para o cuidado diário da pele do rosto com sabonetes faciais em formato barra e líquido, esfoliante facial e gel hidratante facial, para proteção contra bactérias causadoras de cravos e espinhas, limpar profundamente e remover excesso de oleosidade e impurezas da pele ou promover hidratação. Além disso, apresentou o PROTEX® MEN 3x1, um sabonete desenvolvido para corpo, cabelo e barba.
  

Em 2021, a marca lançou sua linha de cuidados exclusivos para a pele sensível de bebês (PROTEX® BABY), composta por sabonete líquido e em barra, loção hidratante e lenços umedecidos, e desenvolvida por especialistas com exclusiva tecnologia que mantém a proteção natural da pele, cuja formulação é à base de glicerina hipoalergênica, anti lacrimal, livre de álcool, conservantes e parabenos. Esse ano também contou com outra novidade: uma linha de produtos para skincare (cuidados com a pele), batizada de PROTEX® CITY DETOX, composta por produtos como Gel de Limpeza, Barra de Limpeza, Esfoliante, Água Micelar, Lenços Umedecidos e Hidratante Facial com FPS 15. 
     

A PROTEX® também inovou mais uma vez e reformulou toda a sua linha de sabonetes com alta tecnologia, que contribui ainda mais para a proteção da pele, agora de maneira natural. A nova fórmula era enriquecida com óleo de semente de linhaça, ingrediente que reforça as defesas naturais da sua pele para protegê-la de dentro para fora por 12 horas. Assim, elimina 99,9% das bactérias naturalmente. E também lançou a linha PROTEX® DUO PROTECT, sabonetes que, segundo a marca, eliminam 99,9% das bactérias e o vírus da COVID-19. A novidade também contava com três versões de higienizadores: Protex® Duo Protect Spray para as mãos, Protex® Duo Protect Spray Antibacteriano Corporal e Álcool Gel para as mãos.
  

Em 2022, a marca lançou a linha PROTEX® PRO, focada em melhorar a saúde da pele, que utiliza tecnologia inovadora e combina a proteína do leite + óleo de linhaça, que ajudam a estimular o processo de recuperação natural da pele, ao mesmo tempo em que eliminam 99,9% das bactérias para uma pele mais saudável e protegida. Outra grande novidade dessa linha é a barra massageadora nos sabonetes em barra, que contém pequenas esferas que fazem uma leve massagem quando usados contra a pele, proporcionando uma experiência de banho muito mais prazerosa. Aida este a marca ano apresentou a linha PROTEX® CARVÃO DETOX, com fórmula de carvão e óleo de linhaça, que ajuda a fortalecer a barreira natural da pele. Mais recentemente, em 2023, a marca introduziu o PROTEX® PRO TATTOO, primeiro sabonete antibacteriano desenvolvido para proteger peles tatuadas, com óleo de linhaça e niacinamida em sua composição.
  

Durante quase quatro décadas, o marketing realizado pela marca foi atuante, pois soube aproveitar a preocupação das pessoas com contaminações e criou diversos produtos antibacterianos para atender essas necessidades. Foram criados então novas fragrâncias, novas formulações, além de novos produtos como álcool em gel, sabonetes íntimos femininos, linha de cuidados faciais e até mesmo produtos para bebês, que fortaleceram a marca e contribuíram para ganhar ainda mais relevância em importantes mercado mundiais.
   

Marketing social 
Mais do que investir em publicidade e marketing, a marca PROTEX® acredita na educação. Por isso, realiza diversas ações e eventos em escolas, que ensinam crianças à importância da higiene pessoal e na distribuição de novos produtos em áreas de grande circulação, gerando assim contato direto com seu público alvo. O resultado foi o desenvolvimento do programa “Lave suas Mãos”, para ensinar a população sobre a importância de lavar as mãos corretamente e ter uma boa saúde. Afinal, milhões de bactérias habitam as suas mãos e podem causar doenças como diarréia, pneumonia, gripes, infecções em feridas, problemas de pele, entre outras. Já para as crianças criou ações específicas através de jogos e downloads com a turma do polvinho Manolo, mascote da marca, que ensina hábitos saudáveis de uma forma divertida.
  

Todos os anos, a comunicação de PROTEX® também apoia o Dia Mundial de Lavagem das Mãos para lembrar que o cuidado com a saúde está nas suas mãos. Através de campanhas educativas, a marca relembra: lave sempre e de forma completa as suas mãos, nas unhas, entre os dedos, na palma, nas costas, com cuidado e atenção. Esse dia (15 de outubro) foi criado com três objetivos principais: apoiar uma cultura mundial de lavagem das mãos com sabão, chamar a atenção dos governantes para a importância do ato e aumentar a conscientização sobre os seus benefícios. Vale destacar, que globalmente, três em cada dez pessoas - ou 2,3 bilhões - não têm acesso a instalações básicas de lavagem das mãos com água e sabão em casa, incluindo 670 milhões de pessoas sem qualquer instalação.
  

Com a pandemia de COVID-19 a marca intensificou sua comunicação educativa e, em 2021, criou a campanha #PoderDasMãos, que reforçava a importância da higiene das mãos, e relembrava o poder das mesmas no nosso dia a dia. A ideia da ação era estimular que as pessoas entendam o poder que têm em suas mãos e reforçar que lavem as mãos, mesmo que em casa. A iniciativa contou com celebridades e influenciadores digitais como  Thelma Assis e Lázaro Ramos para conscientizar o máximo de pessoas.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Inicialmente identificado pelo X estendido com traços coloridos, o logotipo da marca foi sendo simplificado e adotou tipografias de letras mais arredondada e moderna. O atual logotipo foi adotado em 2020, e além de apresentar uma nova tipografia de letra, o traço passou a ser verde.
  

Os slogans 
Protex®. Para a boa saúde da sua pele. (2022, Brasil) 
Proteção é Protex®. (2012, Brasil) 
Protex®. Para uma pele saudável e protegida. (2006, Brasil) 
Para la buena salud de la piel. (espanhol) 
Everyday protection for the whole family. 
With invisible antibacterial barrier. (2014) 
For The Good Health Of Your Skin. (1993)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1985 
● Criador: Colgate-Palmolive 
● Sede mundial: New York City, Nova York, Estados Unidos  
● Proprietário da marca: Colgate-Palmolive Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Noel Wallace 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidados pessoais  
● Principais produtos: Sabonetes, hidratantes e gel antibacterianos 
● Concorrentes diretos: Lifebuoy, Dettol, Safeguard, Dial, Softsoap, Securex, Dove, Nivea, Lux e Rexona 
● Slogan: Protex®. Para a boa saúde da sua pele. 
● Website: www.protex-soap.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente PROTEX®, líder no segmento de sabonetes antibacterianos na América do Sul e na Ásia, comercializa sua ampla linha de produtos (que inclui sabonetes na versão barra e líquida, além de gel antibacteriano, loções hidrantes e lenços umedecidos) em mais de 60 países ao redor do mundo. Somente no mercado brasileiro, onde a marca esta presente em 1/3 dos lares, PROTEX® oferece aproximadamente 50 variações de seus tradicionais sabonetes em quatro linhas (Família, Bebê, Homem e Mulher). 
 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro, Época Negócios, Veja e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 29/9/2023 

O MDM também está no Instagram.  www.instagram.com/mdm_branding/

23.6.16

BOWERS & WILKINS


A busca incessante pelo som mais puro que existe. O casamento perfeito entre alta tecnologia e design moderno. Pois é exatamente isso que encontramos em cada produto desenvolvido pela inglesa Bowers & Wilkins, cujas caixas de som estão presentes nos melhores estúdios musicais do mundo. A marca se tornou o sonho de consumo de todos aqueles que prezam pela alta qualidade sonora. Além disso, a beleza dos equipamentos os tornam verdadeiras peças de decoração. 

A história 
Tudo começou em 1965 quando o engenheiro de telecomunicações John Bowers e Roy Wilkins, que se conheceram quando serviam as forças armadas, inauguraram uma modesta loja de reparos de rádios e televisões. No entanto, John era um apaixonado fã de música clássica, que estava desapontado com a reprodução de som que os melhores equipamentos da época ofereciam. Como resultado de sua paixão, ele começou a fabricar alto-falantes em uma garagem localizada na parte de trás da loja. Finalmente em 1966, Jonh Bowers e seu amigo de longa data Peter Haywar fundaram uma pequena empresa de produtos de áudio, chamada B&W Loudspeakers Ltd., na costa sul da Inglaterra, localizada na cidade de Worthing. No ano seguinte a empresa criou seus primeiros alto-falantes que foram adquiridos por uma senhora apreciadora de música clássica, chamada Miss Knight. Esta senhora se apaixonou instantaneamente por Jonh Bowers, devido ao seu vasto conhecimento de música erudita e por ter feito um alto-falante de uma qualidade que ela nunca tinha visto antes. Assim, Miss Kinght pagou a fortuna de £10 mil pelos alto-falantes. Esse dinheiro ajudou alavancar a Bowers & Wilkins para a produção em massa de seus produtos.


Ainda em 1967, a marca lançou no mercado seu primeiro dispositivo, o alto-falante p1. O lucro com a venda deste dispositivo fez com que a empresa investisse em equipamentos de modulação de som, tendo como principal objetivo a produção de alto-falantes de ampla qualidade, além de amplificadores e gravadores, que se tornaram uma solução acessível de preço e ao mesmo tempo, apresentavam uma qualidade superior de som. No início da década seguinte, em 1973, a empresa já exportava 60% de sua produção. A partir de 1974, a marca passou a utilizar o Kevlar como material pela primeira vez e isso deu origem ao excepcional alto-falante B&W 801, lançado no mercado em 1979, de reprodução tão fiel às gravações originais que se tornou referência em quase todos os estúdios de gravação de músicas do mundo, como Abbey Road, Decca e Deutsche Grammophon. Em 1981, a empresa inaugura o mundialmente famoso Steyning Research Establishment, muitas vezes apelidado de “University of Sound” (“Universidade do Som”) pelos jornalistas. Atualmente este laboratório abriga uma competente equipe de engenheiros acústicos e eletrônicos que têm a disposição as melhores tecnologias do segmento para criar produtos inovadores.


Após enorme sucesso do B&W 801, a partir da década de 1990, a B&W lançou inúmeros produtos inovadores, transformando-se em uma marca inovadora no segmento de produtos de áudio, como por exemplo, a caixa Silver Signature, que foi o primeiro alto-falante a utilizar prata ao invés de cobre como condutor de fios e cabos, transformando o hábito de ouvir música em um verdadeiro prazer. A partir do novo milênio, a B&W se popularizou com o surgimento de gadgets como o iPod, modificando a interpretação de ouvir som pela sociedade. Criou assim novos produtos de fácil acessibilidade com uma qualidade diferenciada como fones de ouvido e conquistou novos consumidores. Um dos exemplos é o B&W Zepellin, lançado em 2007 e considerado um dos melhores e mais modernos Dock Stations do mundo, feito sobre o formato único de um Zepellin, aqueles populares dirigíveis do começo do século passado. Essa linha oferece ainda o modelo Air, que permite conectar remotamente todos os produtos da Apple. Tal produto se tornou um cobiçado sonho de consumo para se ouvir musical digital no conforto de casa. Nos últimos anos a B&W, que se tornou referência em áudio de alta fidelidade, ingressou em novos segmentos de mercado com o lançamento de fones de ouvido hi-fi e caixas de som para computadores.


Dos muitos produtos incríveis fabricados pela marca inglesa, provavelmente o mais famoso é o conjunto de caixas de som Nautilus, apresentado ao mercado em 1993. Após cinco anos de desenvolvimento e pesquisas, os engenheiros da empresa descobriram que os cantos vivos das tradicionais caixas de som formavam na verdade gabinetes cheios de distorção, e decidiram buscar nas formas da natureza, mais precisamente na acústica das conchas, uma solução para incrementar a fidelidade do som. E o que se seguiu foi uma música tão real que praticamente poderia ser tocada. E assim, nasceu o conjunto Nautilus, hoje reconhecido por seu design clássico, e que chegou a ser descrito como “talvez o melhor alto-falante que o dinheiro pode comprar”. Por mês, poucas caixas de som Nautilus deixam a fábrica da empresa na Inglaterra, após aproximadamente 44 horas de trabalho artesanal.


Outra estrela em seu portfólio de produto atende pelo nome de B&W 800 Series Diamond, caixas de som com alto-falantes de diamantes lançadas em 2010. Como o diamante é um material extremamente duro, os alto-falantes não sofrem deformações enquanto estão funcionando. E graças a isso, conseguem reproduzir as ondas sonoras de maneira muito mais precisa. Seu formato aerodinâmico, com linhas que lembram as de um avião, não é apenas bonito: também ajuda a reduzir a turbulência do ar na sala, deixando o som ainda mais limpo e agradável. A linha oferece sete modelos de caixas acústicas, que se adaptam a salas e decorações de todos os tipos e tamanhos. Também servem tanto para ouvir música, quanto para ver filmes em home theaters altamente sofisticados, com qualidade de áudio superior à de qualquer cinema. Abbey Road, templo máximo do som, onde John Lennon, Pink Floyd e Radiohead faziam questão de gravar seus álbuns, foi o primeiro estúdio a adotar as caixas de som com alto-falantes de diamantes B&W 800 Series Diamond.


A marca também tem forte presença no segmento de áudio automotivo de luxo. Para se ter uma ideia da qualidade de seus sistemas de som neste segmento, a B&W é responsável pelo desenvolvimento de sistemas de som exclusivos que equipam os automóveis da aristocrática marca britânica Jaguar e os alguns modelos da italiana Maserati e da sueca Volvo. Em 2016, a Eva Automation, uma startup do Vale do Silício, criada em 2014, com foco no desenvolvimento de produtos e sistemas de áudio e vídeo, adquiriu a Bowers & Wilkins, incluindo também as marcas Rotel e Classe Audio – ambas do mesmo grupo.


Há mais de cinco décadas, a B&W busca incansavelmente pela perfeição do som mais puro e isto tem resultado em uma sequência de inovações em caixas acústicas que vêm satisfazendo os ouvintes mais exigentes do planeta. As entusiásticas análises que seus produtos têm recebido e a enorme aceitação global de suas caixas acústicas como monitores para gravações profissionais, como nos famosos estúdios Abbey Road e George Lucas’s Skywalker Sound, ajudaram a B&W a se tornar a marca dominante em caixas acústicas do segmento hi-fi em todo o mundo. Afinal, a fabricante inglesa de alguns dos melhores sistemas de som e alto-falantes do mundo, capazes de reconstruir o ambiente acústico, torna a experiência de escutar sua música preferida em algo indescritível.


Os slogans 
Listen and you’ll see. 
This changes everything.


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Fundação: 1966 
● Fundador: John Bowers e Peter Haywar 
● Sede mundial: Worthing, Inglaterra 
● Proprietário da marca: B&W Group Ltd. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Gideon Yu 
● CEO: Joe Atkins 
● Faturamento: £120 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 65 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.100 
● Segmento: Equipamentos de áudio 
● Principais produtos: Caixas de som, fones de ouvido, home theater e sistemas de áudio 
● Concorrentes diretos: Bose, Bang & Olufsen, Paradigm, KEF, Dynaudio e Harmand 
● Slogan: Listen and you’ll see. 
● Website: www.bowers-wilkins.com 

A marca no mundo 
A Bowers & Wilkins, líder mundial no mercado de caixas acústicas de alto padrão, comercializa sua linha de produtos em mais de 65 países ao redor do mundo. A B&W é a principal exportadora de caixas acústicas do Reino Unido e a número um em importações pelos Estados Unidos. Além disso, a marca produz alto-falantes, sistemas de som e fones de ouvido de alta qualidade para hotéis de luxo, fabricantes de automóveis e estúdios de gravação. 


Você sabia? 
A paixão da B&W pelo melhor som é tamanha, que entre 1988 e 1996, a empresa teve sua própria gravadora. 
Presente nos melhores estúdios musicais do mundo, as caixas B&W são o que há de mais conceitual, moderno e eficiente no mercado de áudio. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), portais (IG), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 23/6/2016

15.6.16

YOKOHAMA TYRES


Um compromisso em antecipar e satisfazer as necessidades de milhões de consumidores utilizando as mais avançadas tecnologias em pneus, fazem da YOKOHAMA TYRES, uma das marcas mais respeitadas quando o assunto é confiança, conforto e segurança na condução de veículos. 

A história 
Segunda fabricante de pneus mais antiga do Japão, a YOKOHAMA RUBBER foi fundada no dia 13 de outubro de 1917 no município de Kanagawa como um empreendimento conjunto entre a Yokohama Cable Manufacturing e a americana B.F. Goodrich, que em 1910, inventou pneus com uma vida mais longa através da adição de carbono à borracha. Pouco depois, em 1919, a empresa iniciou a produção de pneus na fábrica de Hiranuma, na cidade de Yokohama. Já em 1921, a empresa demonstrava toda sua inovação com a fabricação do primeiro pneu diagonal do Japão. Somente em 1937 a marca comercial de pneus e produtos industriais foi renomeada para YOKOHAMA TYRES (no caso dos pneus). Nos anos seguintes, apesar de sofrer como todo o Japão em virtude da Segunda Guerra Mundial, a empresa conseguiu expandir sua produção com a inauguração de novas fábricas pelo país.


Apesar de estar intimamente ligada a cidade de Yokohama, a empresa mudou sua sede para Tóquio em 1952 por questões estratégicas. Nos anos seguintes a marca continuou inovando ao lançar o primeiro pneu sem câmara de ar do Japão (1954), o primeiro pneu com borracha sintética (1957) e o primeiro pneu com cabo de náilon do mercado japonês (1958). Finalmente em 1963 o nome da empresa foi alterado para The Yokohama Rubber Co., Ltd. Neste mesmo ano a marca iniciou sua estreita relação com o automobilismo ao iniciar o fornecimento de pneus de competição para a indústria esportiva japonesa. Pouco anos depois, em 1967, a YOKOHAMA TYRES lançou no mercado o pneu radial para automóveis de passageiros, chamado de GT Special, que se tornaria um dos mais vendidos da marca. Em 1969, a empresa, além de inaugurar seu centro de pesquisa, deu um passo importante para sua internacionalização ao estabelecer a YOKOHAMA TIRE CORPORATION como uma subsidiária de vendas na cidade de Los Angeles, ingressando assim no enorme e voraz mercado americano.


A década seguinte começou com um grande lançamento: o primeiro pneu radial de aço para caminhões e ônibus fabricado em território japonês, o Super Steel Series. No restante da década, além de inaugurar novas unidades fabris para atender a alta demanda do mercado, a empresa continuou sua expansão internacional com a criação de subsidiárias em outros países, como por exemplo, em 1976 na Austrália. Além disso, em 1977, a marca desenvolveu o maior pneu OTR do mundo na época, para caminhões de 200 toneladas; e, em 1978, o pneu radial de alta performance para carros de passageiros (ADVAN HF). Pouco depois, em 1981, a YOKOHAMA TYRES resolveu ingressar no varejo com a inauguração da primeira loja franqueada de pneus, chamada Grand Slam, em Tochigi. Ainda neste ano ocorreu o lançamento dos pneus radiais sem câmara para caminhões e ônibus. A empresa resolveu diversificar seu ramo de atuação em 1983, quando ingressou no segmento de artigos esportivos com o lançamento de produtos para golfe, incluindo tacos. Ainda este ano dois fatos importantes ocorreram: a marca forneceu os pneus oficiais para o primeiro Grande Prêmio de Macau de F3 e lançou os pneus especificamente desenvolvidos para rodar na neve.


Sempre em busca de inovação para incorporar a seus produtos, em 1986 a empresa inaugurou uma moderna instalação de testes de pneus, batizada de D-PARC (Campo de Provas e Centro de Pesquisa Daigo). No final desta década, em 1989, ocorreu à abertura do T*MARY (Takasu Motoring and Researching Yard), Centro Especializado de Pesquisas em Condições de Neve e de Baixa Temperatura. Além disso, a marca obteve aprovação técnica pela Porsche para que seus pneus passassem a equipar os veículos da marca alemã. Em 1993 teve início das vendas dos pneus da marca japonesa no Brasil. Em 1995, a YOKOHAMA TYRES, divisão de pneus, tornou-se a primeira fabricante de pneus japonesa a obter o certificado ISO9001. Em 2001, como reconhecimento pela excelência de seus pneus, o Geolandar H/T G038 foi adotado como pneu padrão para o Mercedes-Benz G-Class. Pouco depois, em 2004, o ADVAN SPORT, novo pneu esportivo de alta performance da marca, foi adotado para equipar o Bentley Continental GT. Em 2007, seguindo os altos investimentos em marketing, a YOKOHAMA TYRES começou a fornecer pneus para o FIA World Touring Car Championship (WTCC), o Mundial de Carros de Turismo.


Mais recentemente, a YOKOHAMA TYRES lançou no mercado os pneus ecológicos BluEarth, que carregam em sua essência o conceito global da marca que visa a fabricação de produtos amigáveis ao meio ambiente; e o pneu C.Drive 2, desenvolvido com composto de óleo de laranja com sílica, introduzindo assim uma nova era de pneus ecológicos. Em 2016 a empresa anunciou a aquisição da Alliance Tire Group, fabricante de pneus para máquinas agrícolas e de silvicultura, ingressando assim em um novo segmento de mercado. Atualmente a YOKOHAMA TYRES é uma das marcas japonesas de maior renome mundial, detentora de projetos inovadores e de consciência ecológica presente nas principais montadoras do planeta, como por exemplo, Aston Martin, Audi, Bentley, Lexus, Lotus, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Porsche, entre outras. Alta Performance é a característica dos pneus YOKOHAMA TYRES, atestadas pelas montadoras através dos seus principais modelos de veículos, que são referências dos mais altos níveis de segurança, desempenho, conforto, baixa resistência ao rolamento e tecnologia de ponta.


No segmento de pneus de automóveis a YOKOHAMA TYRES oferece quatro linhas principais: ADVAN, pneus de alto desempenho; BluEarth, pneus ecológicos que reduzem o consumo de combustível; iceGUARD, pneus para climas de inverno; e GEOLANDAR, pneus para veículos utilitários esportivos. Já no segmento comercial (caminhões e ônibus), a marca oferece pneus que suportam diferentes pesos de carga, desde as mais leves até as mais pesadas, que garantem estabilidade, durabilidade e economia, em médias e longas distâncias, sendo em asfalto ou terra.


Inovação 
Investimento em tecnologia e alta performance andam juntos. É por isso que a YOKOHAMA TYRES investe em uma equipe de pesquisadores altamente qualificados. São mais de 860 profissionais que estão sempre tendo ideias e revolucionando o mercado com materiais e produtos inovadores. Tudo isso para que os consumidores mais exigentes fiquem sempre satisfeitos. E é no Japão no Centro Integrado de Pesquisa de Desenvolvimento Tecnológico (RADIC), instalado na fábrica de Hiratsuka e inaugurado em 1991, onde são criados os novos materiais e conceitos para aprimoramento dos pneus, com o auxílio de tecnologia moderna, como por exemplo, supercomputadores e separador centrífugo. Já nas extensas instalações de D-PARC (Centro de Investigação e Campo de testes de Daigo) e T*MARY (Campo de Investigação e automobilismo de Takasu) a empresa simula todos os tipos de superfície de estrada. A pista oval de D-PARC possuiu a maior pista de derrapagem do Japão e 20 tipos de superfície de estrada.


Somando este time de experts com a experiência da empresa, a YOKOHAMA TYRES traz em seus pneus toda a qualidade e garantia de um produto premium. Os materiais são um fator crítico que afeta o desempenho dos pneus e o Grupo de Pesquisa Avançada de Materiais realiza uma busca incessante para tipos que não só minimizem o impacto dos produtos para o meio ambiente, mas que levam a um maior desempenho também. Um destes materiais é o óleo de laranja, um composto renovável retirado da casca de laranja descartada em outros processos industriais, e que ao ser misturado à borracha natural, produz excelente aderência, além de entregar eficiência na redução consumo de combustível através da baixa resistência ao rolamento.


Os slogans 
Now You’ve got control. 
The easiest tyres to choose. 
The Soul Of Japan. 
Excellence by nature. 
Tires you can trust. 
Yokohama. Really grips. 
Pneus especiais para você desde 1917. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Japão 
● Fundação: 13 de outubro de 917 
● Fundador: Yokohama Cable Manafacturing Co. e BF Goodrich 
● Sede mundial: Tóquio, Japão 
● Proprietário da marca: The Yokohama Rubber Company, Ltd. 
● Capital aberto: Sim 
● Chairman & CEO: Tadanobu Nagumo 
● Presidente: Hikomitsu Noji 
● Faturamento: US$ 5.94 bilhões (2015) 
● Lucro: US$ 342 milhões (2015) 
● Valor de mercado: US$ 2.31 bilhões (junho/2016) 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 22.190 
● Segmento: Pneumático 
● Principais produtos: Pneus, câmaras de ar e equipamentos para golfe 
● Concorrentes diretos: Goodyear, Michelin, Bridgestone, Dunlop, Pirelli, Continental, Toyo, Kumho e Firestone 
● Ícones: O Y estilizado 
● Slogan: Now You’ve got control. 
● Website: www.yokohama.com.br 

A marca no mundo 
Oitava maior fabricante de pneus do mundo, a YOKOHAMA TYRES vende seus produtos em mais de 80 países, incluindo uma vasta linha de pneus para automóveis de passeio, utilitários, caminhões, ônibus, equipamentos de mineração, construção, veículos industriais, além de rodas de liga de alumínio e componentes relacionados com automóveis. A empresa também aplica seus conhecimentos em borracha às diversas e bem sucedidas linhas de negócios, incluindo mangueiras marinhas, produtos industriais (como por exemplo vedantes e selantes industriais), produtos aeroespaciais, produtos para proteção contra terremotos e equipamentos de golfe. Os pneus representaram aproximadamente 80% do faturamento de US$ 5.94 bilhões que a empresa alcançou em 2015. 

Você sabia? 
Desde 2007 a empresa mantém o projeto “Yokohama sempre floresta” (“Yokohama Forever Forest”), cujo intuito é plantar árvores em todas as suas fábricas ao redor do mundo. O projeto visa plantar 500.000 árvores ao redor das instalações até 2017. 
Em 2015 a YOKOHAMA TYRES assinou um dos maiores contratos de patrocínio do futebol mundial com o clube inglês do Chelsea no valor de US$ 60 milhões anuais. O contrato tem validade de cinco anos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 15/6/2016

7.6.16

BNP PARIBAS


Ao colocar o cliente no centro de suas operações, o francês BNP PARIBAS, que se autointitula “um banco para um mundo em mudança”, posiciona-se como uma empresa responsável a serviço dos seus clientes. O banco define-se pela sua abordagem rigorosa à gestão de riscos, capacidade de adaptação e capacidade de inovação. 

A história 
A história do BNP PARIBAS é antiga e recheada de fusões e aquisições. Tudo começou no dia 7 de março de 1848 com a formação do Comptoir National d’Escompte de Paris, ou banco de desconto, estabelecido para tratar de uma grave crise econômica e bancária que afetava a França na época. Conhecido pela sigla CNEP e especializado em financiamento de comércio internacional, este banco começou a estabelecer em 1860 a sua rede de agências internacionais, especialmente na Ásia. O CNEP se tornou um dos primeiros bancos especializado em finanças corporativas e mercados financeiros. Já o Comptoir d’Escompte de Mulhouse, fundado também 1848 por iniciativa de empresários têxteis foi tomado por sua subsidiária, o Banque Nationale de Crédit, em 1930. Empresa esta, que naufragou durante a séria crise econômica de 1932 e foi relançada sob o nome de Banque Nationale pour le Commerce et l’Industrie (BNCI). O BNCI era notável por sua abordagem comercial e dinâmica, suas inovações e a criação de uma rede internacional com sede na África.


Em 1945, o CNEP e o BNCI foram nacionalizados e a fusão ocorreu em 1966 para formar o primeiro banco estatal francês, o Banque Nationale de Paris (conhecido pela abreviação de BNP). O BNP representava o acesso ao sistema bancário para a população francesa em uma maior escala. Em 1993, o BNP foi privatizado sob a liderança de Michel Pébereau, que transformou profundamente a instituição em um líder bancário. Finalmente, em 1999, após uma intensa batalha no mercado, o BNP tomou o controle do PARIBAS, que foi fundado em 1872 (chamado então de Banque de Paris et des Pays-Bas) e rapidamente se tornou o principal banco de investimento francês, especialmente pelo imediato sucesso ao emitir 3 bilhões de francos em bônus para a França pagar as indenizações ao recém-nascido Império Alemão por conta da Guerra Franco Prussiana de 1870. Ele detinha também participações em um grande número de empresas e era especializado nos mercados financeiros e no financiamento de infraestrutura. Além disso, apesar de na Segunda Guerra Mundial perder muitos ativos, conseguiu se sair bem em 1946 e escapou da nacionalização dos bancos comerciais franceses ao se apresentar como banco de investimento.


Exatamente no dia 23 de maio de 2000 foi oficialmente formado o BNP PARIBAS, que nos anos seguintes, internacionalizou suas operações e se tornou um forte líder no sistema financeiro europeu, após a integração ou aquisição de outros importantes bancos, como por exemplo, em 2001 com a compra do Bank of the West, fundado nos Estados Unidos em 1874; em 2006 com a BNL, Banca Nazionale del Lavoro, criada na Itália em 1913; em 2009 com as operações bancárias do Fortis, fundado em 1822 sob o nome de Société Générale de Belgique e o BGL, Banque Générale du Luxembourg, criado em 1919; e em 2010 com o TEB na Turquia, originado antes de 1927.


Atualmente o BNP PARIBAS, líder em serviços bancários e financeiros na Europa, atua em três atividades principais complementares, proporcionando força estratégica e assegurando a solidez financeira do grupo: Banco de Varejo, Soluções de Investimento e Corporate & Institutional Banking (oferece para empresas, instituições e clientes do setor público uma vasta gama de produtos, serviços bancários diários para produtos de valor agregado e soluções sofisticadas de investimento). O banco ainda conta com subsidiárias como BNP PARIBAS REAL STATE (oferece seis linhas de negócio que cobrem todo o ciclo de propriedade, como desenvolvimento, transação, consultoria, avaliação, gestão de propriedade e gestão de investimentos), ARVAL (fundada em 1989, oferece soluções inteligentes para frotas de veículos corporativos, sendo reconhecida mundialmente em mais de 39 países), BNP PARIBAS CARDIF (oferece uma completa gama de seguros de vida, financeiro, automóveis, propriedade, garantia estendida e planos de previdência em mais de 40 países, com forte atuação nos mercados da Europa, Ásia e América Latina) e CETELEM (presente em 80 países oferece empréstimos pessoais, financiamentos, crédito imobiliário e crédito consignado).


Já no Brasil, onde está presente desde 1950, o tradicional banco francês oferece uma extensa gama de serviços e produtos através de suas três principais áreas de negócios no país: BNP PARIBAS Asset Management (tem papel de destaque na indústria de fundos de investimento do país, com produtos competitivos para clientes no Brasil e no exterior e crescimento contínuo em seu volume de ativos administrados), BNP PARIBAS Corporate & Institutional Banking (estruturada para prestar atendimento especializado a clientes de todos os setores, oferecendo produtos e serviços financeiros com abordagem técnica diferenciada e total sinergia no relacionamento) e BNP PARIBAS Wealth Management (este segmento de administração de fortunas está ao lado de seus clientes ajudando-os a proteger, valorizar e aumentar a sua riqueza).


Parceiro mundial do tênis 
O BNP PARIBAS é um forte parceiro do tênis no mundo todo. Ao fazer do tênis parte importante de sua estratégia de comunicação e marketing, o banco francês antecipou a popularidade do esporte que começou a ganhar destaque no início dos anos de 1980. A marca está ligada ao tênis desde 1971, quando criou uma agência temporária em Roland Garros e, em 1987, quando passou a contar com uma agência permanente no local. Já o primeiro acordo com a Federação Francesa de Tênis foi assinado em 1973, parceria que hoje, vai além do patrocínio de torneios abertos franceses. Além de patrocinar torneios consagrados, o BNP PARIBAS também apoia outras categorias - de crianças a profissionais - patrocinando escolas francesas de tênis em conjunto com a Federação Francesa do esporte. Em fevereiro de 2001, o banco francês e a Federação Internacional de Tênis (ITF) assinaram um acordo que fez do BNP PARIBAS o patrocinador oficial da Copa Davis. Em 2011, o banco lançou o WE ARE TENNIS, um completo portal inteiramente dedicado as notícias do tênis, que fornece aos fãs do esporte constantes informações sobre eventos, tanto profissionais como amadores, e completa cobertura de todos os principais torneios mundiais. O portal ainda oferece a chance de ganhar ingressos para os torneios patrocinados pelo BNP PARIBAS, como por exemplo, Roland Garros, Masters 1000 de Indian Wells, Masters 1000 de Monte Carlo, Masters 1000 de Paris, Masters 1000 de Roma, entre outros.


A evolução visual 
O tradicional logotipo da marca francesa foi criado em 2000, resultado da fusão dos bancos BNP e PARIBAS. O logotipo é representado por quatro estrelas em movimento, a última transformada em um pássaro estilizado, que simbolizam os quatro valores da marca: compromisso, reação, ambição e criatividade. A cor verde do BNP foi mantida no novo logotipo.


Em 2007 o logotipo passou por uma atualização, quando os símbolos se tornaram brancos e foram inseridos dentro de um quadrado verde (que ganhou um tom mais escuro). Em 2009 o quadrado ganhou sombras e reflexos, adquirindo uma imagem mais moderna e impactante.


Os slogans 
La banque d’un monde qui change. (França) 
The bank for a changing world. (inglês) 
O banco para um mundo em mudança. (Brasil) 
Keep reaching. (2010) 
Straight Talking. (2010)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 23 de maio de 2000 
● Fundador: Fusão dos bancos BNP e Paribas 
● Sede mundial: Paris, França 
● Proprietário da marca: BNP Paribas S.A. 
● Capital aberto: Sim 
● Chairman: Jean Lemierre 
● CEO: Jean-Laurent Bonnafé 
● Faturamento: €42.9 bilhões (2015) 
● Lucro: €6.7 bilhões (2015) 
● Valor de mercado: €58.8 bilhões (junho/2016) 
● Agências: 7.000 
● Presença global: 75 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 189.000 
● Segmento: Financeiro 
● Principais produtos: Banco de varejo, banco corporativo, seguros e investimentos pessoais 
● Concorrentes diretos: Société Générale, Crédit Agricole, LCL, Credit Suisse, Barclays, HSBC, UBS, Santander e Deutsche Bank 
● Ícones: As estrelas em movimento 
● Slogan: The bank for a changing world. 
● Website: www.bnpparibas.com.br 

A marca no mundo 
O BNP PARIBAS, um dos maiores e mais sólidos bancos do mundo, e um dos principais da Zona do Euro em termos de lucros, capital e valor de mercado, oferece uma completa gama de serviços financeiros (varejo, corporativo, leasing, seguros e investimentos pessoais) para mais de 32 milhões de clientes individuais, além de 1 milhão de clientes corporativos, em mais de 75 países. O banco, que em 2015 alcançou faturamento de €42.9 bilhões, tem 7.000 agências, sendo mais de 4.800 no continente europeu. Hoje em dia, 75% de seu faturamento vêm da Europa, especialmente de países como Bélgica, França, Itália e Luxemburgo. 

Você sabia? 
Com operações nos cinco continentes, tendo iniciado sua trajetória há mais de um século, o BNP PARIBAS é hoje um banco verdadeiramente global. Ajudou a construir muitas das grandes economias da Europa e contribui para o desenvolvimento econômico nas Américas, na África, no Oriente Médio e na região Ásia-Pacífico. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 7/6/2016