Ao colocar o cliente no centro de suas operações, o francês BNP PARIBAS, que se autointitula “um banco para um mundo em mudança”, posiciona-se como uma empresa responsável a serviço dos seus clientes. O banco define-se pela sua abordagem rigorosa à gestão de riscos, capacidade de adaptação e capacidade de inovação.
A história
A história do BNP PARIBAS é antiga e recheada de fusões e aquisições. Tudo começou no dia 7 de março de 1848 com a formação do Comptoir National d’Escompte de Paris, ou banco de desconto, estabelecido para tratar de uma grave crise econômica e bancária que afetava a França na época. Conhecido pela sigla CNEP e especializado em financiamento de comércio internacional, este banco começou a estabelecer em 1860 a sua rede de agências internacionais, especialmente na Ásia. O CNEP se tornou um dos primeiros bancos especializado em finanças corporativas e mercados financeiros. Já o Comptoir d’Escompte de Mulhouse, fundado também 1848 por iniciativa de empresários têxteis foi tomado por sua subsidiária, o Banque Nationale de Crédit, em 1930. Empresa esta, que naufragou durante a séria crise econômica de 1932 e foi relançada sob o nome de Banque Nationale pour le Commerce et l’Industrie (BNCI). O BNCI era notável por sua abordagem comercial e dinâmica, suas inovações e a criação de uma rede internacional com sede na África.
Em 1945, o CNEP e o BNCI foram nacionalizados e a fusão ocorreu em 1966 para formar o primeiro banco estatal francês, o Banque Nationale de Paris (conhecido pela abreviação de BNP). O BNP representava o acesso ao sistema bancário para a população francesa em uma maior escala. Em 1993, o BNP foi privatizado sob a liderança de Michel Pébereau, que transformou profundamente a instituição em um líder bancário. Finalmente, em 1999, após uma intensa batalha no mercado, o BNP tomou o controle do PARIBAS, que foi fundado em 1872 (chamado então de Banque de Paris et des Pays-Bas) e rapidamente se tornou o principal banco de investimento francês, especialmente pelo imediato sucesso ao emitir 3 bilhões de francos em bônus para a França pagar as indenizações ao recém-nascido Império Alemão por conta da Guerra Franco Prussiana de 1870. Ele detinha também participações em um grande número de empresas e era especializado nos mercados financeiros e no financiamento de infraestrutura. Além disso, apesar de na Segunda Guerra Mundial perder muitos ativos, conseguiu se sair bem em 1946 e escapou da nacionalização dos bancos comerciais franceses ao se apresentar como banco de investimento.
Exatamente no dia 23 de maio de 2000 foi oficialmente formado o BNP PARIBAS, que nos anos seguintes, internacionalizou suas operações e se tornou um forte líder no sistema financeiro europeu, após a integração ou aquisição de outros importantes bancos, como por exemplo, em 2001 com a compra do Bank of the West, fundado nos Estados Unidos em 1874; em 2006 com a BNL, Banca Nazionale del Lavoro, criada na Itália em 1913; em 2009 com as operações bancárias do Fortis, fundado em 1822 sob o nome de Société Générale de Belgique e o BGL, Banque Générale du Luxembourg, criado em 1919; e em 2010 com o TEB na Turquia, originado antes de 1927.
Atualmente o BNP PARIBAS, líder em serviços bancários e financeiros na Europa, atua em três atividades principais complementares, proporcionando força estratégica e assegurando a solidez financeira do grupo: Banco de Varejo, Soluções de Investimento e Corporate & Institutional Banking (oferece para empresas, instituições e clientes do setor público uma vasta gama de produtos, serviços bancários diários para produtos de valor agregado e soluções sofisticadas de investimento). O banco ainda conta com subsidiárias como BNP PARIBAS REAL STATE (oferece seis linhas de negócio que cobrem todo o ciclo de propriedade, como desenvolvimento, transação, consultoria, avaliação, gestão de propriedade e gestão de investimentos), ARVAL (fundada em 1989, oferece soluções inteligentes para frotas de veículos corporativos, sendo reconhecida mundialmente em mais de 39 países), BNP PARIBAS CARDIF (oferece uma completa gama de seguros de vida, financeiro, automóveis, propriedade, garantia estendida e planos de previdência em mais de 40 países, com forte atuação nos mercados da Europa, Ásia e América Latina) e CETELEM (presente em 80 países oferece empréstimos pessoais, financiamentos, crédito imobiliário e crédito consignado).
Já no Brasil, onde está presente desde 1950, o tradicional banco francês oferece uma extensa gama de serviços e produtos através de suas três principais áreas de negócios no país: BNP PARIBAS Asset Management (tem papel de destaque na indústria de fundos de investimento do país, com produtos competitivos para clientes no Brasil e no exterior e crescimento contínuo em seu volume de ativos administrados), BNP PARIBAS Corporate & Institutional Banking (estruturada para prestar atendimento especializado a clientes de todos os setores, oferecendo produtos e serviços financeiros com abordagem técnica diferenciada e total sinergia no relacionamento) e BNP PARIBAS Wealth Management (este segmento de administração de fortunas está ao lado de seus clientes ajudando-os a proteger, valorizar e aumentar a sua riqueza).
Parceiro mundial do tênis
O BNP PARIBAS é um forte parceiro do tênis no mundo todo. Ao fazer do tênis parte importante de sua estratégia de comunicação e marketing, o banco francês antecipou a popularidade do esporte que começou a ganhar destaque no início dos anos de 1980. A marca está ligada ao tênis desde 1971, quando criou uma agência temporária em Roland Garros e, em 1987, quando passou a contar com uma agência permanente no local. Já o primeiro acordo com a Federação Francesa de Tênis foi assinado em 1973, parceria que hoje, vai além do patrocínio de torneios abertos franceses. Além de patrocinar torneios consagrados, o BNP PARIBAS também apoia outras categorias - de crianças a profissionais - patrocinando escolas francesas de tênis em conjunto com a Federação Francesa do esporte. Em fevereiro de 2001, o banco francês e a Federação Internacional de Tênis (ITF) assinaram um acordo que fez do BNP PARIBAS o patrocinador oficial da Copa Davis. Em 2011, o banco lançou o WE ARE TENNIS, um completo portal inteiramente dedicado as notícias do tênis, que fornece aos fãs do esporte constantes informações sobre eventos, tanto profissionais como amadores, e completa cobertura de todos os principais torneios mundiais. O portal ainda oferece a chance de ganhar ingressos para os torneios patrocinados pelo BNP PARIBAS, como por exemplo, Roland Garros, Masters 1000 de Indian Wells, Masters 1000 de Monte Carlo, Masters 1000 de Paris, Masters 1000 de Roma, entre outros.
A evolução visual
O tradicional logotipo da marca francesa foi criado em 2000, resultado da fusão dos bancos BNP e PARIBAS. O logotipo é representado por quatro estrelas em movimento, a última transformada em um pássaro estilizado, que simbolizam os quatro valores da marca: compromisso, reação, ambição e criatividade. A cor verde do BNP foi mantida no novo logotipo.
Em 2007 o logotipo passou por uma atualização, quando os símbolos se tornaram brancos e foram inseridos dentro de um quadrado verde (que ganhou um tom mais escuro). Em 2009 o quadrado ganhou sombras e reflexos, adquirindo uma imagem mais moderna e impactante.
Os slogans
La banque d’un monde qui change. (França)
The bank for a changing world. (inglês)
O banco para um mundo em mudança. (Brasil)
Keep reaching. (2010)
Straight Talking. (2010)
Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 23 de maio de 2000
● Fundador: Fusão dos bancos BNP e Paribas
● Sede mundial: Paris, França
● Proprietário da marca: BNP Paribas S.A.
● Capital aberto: Sim
● Chairman: Jean Lemierre
● CEO: Jean-Laurent Bonnafé
● Faturamento: €42.9 bilhões (2015)
● Lucro: €6.7 bilhões (2015)
● Valor de mercado: €58.8 bilhões (junho/2016)
● Agências: 7.000
● Presença global: 75 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 189.000
● Segmento: Financeiro
● Principais produtos: Banco de varejo, banco corporativo, seguros e investimentos pessoais
● Concorrentes diretos: Société Générale, Crédit Agricole, LCL, Credit Suisse, Barclays, HSBC, UBS, Santander e Deutsche Bank
● Ícones: As estrelas em movimento
● Slogan: The bank for a changing world.
● Website: www.bnpparibas.com.br
A marca no mundo
O BNP PARIBAS, um dos maiores e mais sólidos bancos do mundo, e um dos principais da Zona do Euro em termos de lucros, capital e valor de mercado, oferece uma completa gama de serviços financeiros (varejo, corporativo, leasing, seguros e investimentos pessoais) para mais de 32 milhões de clientes individuais, além de 1 milhão de clientes corporativos, em mais de 75 países. O banco, que em 2015 alcançou faturamento de €42.9 bilhões, tem 7.000 agências, sendo mais de 4.800 no continente europeu. Hoje em dia, 75% de seu faturamento vêm da Europa, especialmente de países como Bélgica, França, Itália e Luxemburgo.
Você sabia?
● Com operações nos cinco continentes, tendo iniciado sua trajetória há mais de um século, o BNP PARIBAS é hoje um banco verdadeiramente global. Ajudou a construir muitas das grandes economias da Europa e contribui para o desenvolvimento econômico nas Américas, na África, no Oriente Médio e na região Ásia-Pacífico.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 7/6/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário