7.5.06

LEGO


Os blocos da LEGO além de serem um brinquedo clássico, são objetos cult de nossa sociedade. Construir a Bíblia com peças de LEGO? Filmar cenas de Matrix™ e Star Wars™ com LEGO? Sim, para a marca dinamarquesa não há limites. Milhões de crianças brincam com seus pequenos blocos no mundo todo, estimulando assim sua criatividade, sua imaginação, o desenvolvimento da coordenação motora e o raciocínio lógico. Além disso, as campanhas publicitárias são sempre muito criativas e exploram as infinitas possibilidades do que é possível construir com os coloridos bloquinhos. É sem dúvida o brinquedo lúdico mais divertido que o mundo já conheceu. 

A história 
A empresa surgiu exatamente no dia 10 de agosto de 1932 pelas habilidosas mãos do carpinteiro Ole Kirk Christiansen, com a ajuda de seu filho Godtfred Kirk, de apenas 12 anos, na pequena vila dinamarquesa de Billund, onde eles começaram a fabricar em uma pequena oficina alguns brinquedos artesanais de madeira como carrinhos, caminhões, patinhos e cofrinhos, para sustentar a família durante o período da depressão econômica pelo qual o mundo passava. Na parede da empresa foi pintada a frase: “Only The Best is Good Enough” (“Só o melhor é bom o suficiente”, em português), utilizada até os dias de hoje para definir a filosofia da empresa. Em 1934, então com seis funcionários, a empresa adotou oficialmente o nome LEGO, formado a partir das iniciais da frase dinamarquesa LEg GOdt” que significa “Play Well” (algo como Brincar Bem). Coincidentemente a palavra significa algo como “eu monto” ou “eu junto” em latim. Nesta época, pela qualidade e precisão seus brinquedos foram ganhando fiéis consumidores.


Na década de 1940 a empresa passou a fabricar brinquedos desmontáveis até criar, em 1942, as primeiras pequenas peças de plástico em formato de bloco que se encaixavam e formavam figuras, animais e outros objetos. Nascia o princípio básico de um dos brinquedos mais famosos do mundo. Nesta época um grande incêndio destruiu a fábrica da empresa. Apesar do trágico incidente, Ole Kirk e seu filho não se deixaram abater e colocaram a empresa no rumo novamente. Em 1947 começaram a produzir brinquedos de plásticos através de uma máquina modeladora. Dois anos mais tarde a empresa já produzia mais de 200 diferentes tipos de brinquedos, feitos de madeiras e plástico, incluindo os blocos de montar, antecessor dos que conhecemos hoje em dia. Estes blocos ganhariam o nome “LEGO MURSTEN” (em inglês LEGO BRICKS e, em português, TIJOLOS LEGO) somente em 1953. Foi nesta época que pela primeira vez o nome LEGO foi impresso na parte interna das peças.


Em 1955 ocorreu o lançamento da primeira coleção dos brinquedos LEGO, composta por 28 kits diferentes e oito veículos. Somente em 1958 surgia o LEGO SYSTEM OF PLAY, um sistema intercambiável de montagem e encaixe dos blocos criando inúmeras possibilidades de formas. O sistema foi oficialmente patenteado no dia 28 de janeiro à 1:58 horas. Este ano ainda foi marcado por dois importantes acontecimentos: as primeiras exportações do produto para a Suécia e a morte de Ole Kirk Christiansen. Com seu filho a frente dos negócios, a empresa crescia rapidamente através da exportação de seus brinquedos para diversos países da Europa e abertura de filiais pelo continente, como por exemplo, na França, Reino Unido, Bélgica e Suécia. Eis que, em 1960, a empresa sofreu mais uma baixa: outro incêndio destruiu o galpão onde era feito a fabricação e estocagem dos brinquedos de madeira. A empresa resolveu então se dedicar somente a produção de brinquedos de plástico. A partir deste trágico episódio, o sucesso das tais pecinhas não parou mais. Em 1961, a linha já era composta por 50 conjuntos, 15 veículos e diversas peças avulsas. No início da próxima década, em 1973, os produtos da marca começaram a serem vendidos oficialmente no mercado americano e se tornaram um enorme sucesso.


Em 1976 existiam 218 diferentes kits de montar, com variações de cor, vendendo quase 19 milhões de unidades por ano. Essa década ainda assistiria ao surgimento dos pequenos homenzinhos (as famosas mini-figuras) sempre sorridentes com braços e pernas articulados. Iniciava-se então o universo clássico da LEGO. Cidades eram construídas para as figuras, parecia não haver limites de possibilidades. Na década seguinte a marca se expandiu internacionalmente, chegando oficialmente ao Brasil em 1986. No final da década seguinte, em 1999, a marca LEGO lançou no mercado os primeiros sets (conjuntos) licenciados com personagens famosos, aumentando ainda mais seu universo de imaginação e atraindo fãs de grandes filmes, personagens e desenhos. A partir deste momento, personagens famosos como o ursinho Pooh™, Star Wars™, Indiana Jones™ e Batman™ ganhariam vida pelas coloridas peças de LEGO.


A empresa também cresceu rapidamente introduzindo no mercado uma enorme e criativa linha de brinquedos que se tornaram um verdadeiro sucesso no mundo inteiro. Mas a aparição dos videogames e a fracassada tentativa inicial de ingressar nesse mercado, junto com a concorrência de outros fabricantes, colocaram a empresa dinamarquesa em uma situação difícil no início do século XXI, com prejuízos milionários e quase a beira da falência. A LEGO, que continua sendo propriedade da família Christiansen, tomou medidas drásticas, como a venda de parte de seus parques, a mudança de parte de sua produção para República Checa e Hungria e a redução de seu quadro de funcionários em um quarto, conseguindo assim frear as perdas. Mas a grande reviravolta aconteceu com a introdução de novos brinquedos, especialmente os kits articulados, extremamente complexos e que criavam um realismo ainda maior. Com isso, a marca atingia também o público adulto.


Na última década, a LEGO encontrou enorme êxito também nos kits temáticos de filmes de sucesso como Star Wars™, Harry Potter™, Homem-Aranha™, Jurassic Park™, Indiana Jones™, Speed Racer™, entre muitos outros. Apesar de enfrentar diversos problemas econômicos em diferentes períodos de sua história, a marca nunca perdeu seu foco e se manteve na vanguarda para não perecer. Assim, foi em 2005 quando se iniciou a produção de jogos para videogames da marca LEGO. O primeiro deles foi Star Wars™. O sucesso foi tamanho que outros jogos baseados em filmes e personagens de sucesso foram lançados.


O marketing é uma poderosa ferramenta de vendas. Mas, antes de oferecer um produto, é saudável ajustar a produção à demanda, caso contrário haverá problemas. Que o diga a fabricante de brinquedos LEGO. Nos últimos anos, os icônicos bloquinhos de montar se tornaram um sucesso tão grande, que a empresa precisou frear seus ambiciosos planos de expansão. Seus negócios e sua marca extrapolaram as lojas de brinquedos. Há alguns anos, a LEGO investe, por exemplo, no cinema. Seu primeiro longa-metragem de animação, “Uma Aventura Lego”, lançado em 2014, gerou US$ 468.1 milhões em bilheteria, ficando entre os 15 maiores sucessos do ano, no mundo. Também foram feitos investimentos na área de parques temáticos, videogames, desenhos animados e em uma rede de lojas conceituais próprias. O aumento da visibilidade da marca trouxe até ações de marketing espontâneas com artistas fazendo exposições de obras feitas com blocos da marca dinamarquesa. O resultado foi uma dificuldade em produzir os brinquedos e atender a enorme demanda. Por isso, a empresa expandiu sua fábrica em Monterrey, no México, praticamente dobrando sua capacidade, para atender ao mercado americano; e construiu uma nova unidade de produção na cidade de Jiaxing na China. Além disso, anunciou um investimento de US$ 150 milhões no desenvolvimento de uma tecnologia que permitisse abandonar o atual plástico, oriundo do petróleo. Os primeiros resultados são esperados para 2017. E mesmo assim, em 2015, o cintilante castelo de gelo de Elsa em “Frozen”, a nave Millennium Falcon em Star Wars™ e uma despojada delegacia de polícia ajudaram a LEGO a lucrar como nunca. Com isso, a LEGO vem construindo, bloco a bloco, uma marca forte e uma empresa que já é a maior produtora de brinquedos do mundo.


Hoje em dia, a LEGO oferece brinquedos para crianças desde a idade pré-escolar (de 1 ano e meio a 5 anos) até adolescentes com 16 anos. Apesar de ter maior presença nessa faixa etária, a empresa dinamarquesa tem entre seus fiéis consumidores muitos adultos que acompanharam a história da marca e continuam apaixonados pelos bloquinhos de montar e, hoje, têm verdadeiras relíquias de uma das mais tradicionais marcas de brinquedos.


Desde as peças mais simples, passando pelas figuras humanas com braços articulados e chegando aos trens e naves especiais, os bloquinhos se transformaram em referência no mundo dos brinquedos e um exemplo para os educadores de como incentivar a criatividade das crianças. Hoje em dia os produtos da marca são presença constante em grandes institutos de educação espalhados por vários países, desde a pré-escola, onde as linhas tradicionais divertem as crianças e estimulam a sua concentração e criatividade, até as universidades, onde linhas tecnológicas como a LEGO TECHNIC e a LEGO MINDSTORMS permitem aos estudantes aperfeiçoarem-se em design, robótica e mecatrônica, tamanha sua precisão e realismo. Com funcionamento simples, LEGO não é simplesmente uma marca de brinquedo que se baseia em partes encaixáveis, mas sinônimo das pecinhas que se moldam conforme o desejo da nossa imaginação. Mesmo tendo sua função educativa como característica principal para adultos incentivarem crianças, é inegável que a fascinação lúdica pelas possibilidades não tem idade. Afinal, quem nunca brincou ou quis brincar de LEGO que atire o primeiro bloco.


A linha do tempo 
1953 
Lançamento do LEGO MURSTEN, os famosos “tijolinhos” para encaixar, antecessor dos que conhecemos hoje em dia. 
1954 
Introdução das portas e janelas em suas construções, criando mais opções de montagens. 
1961 
Lançamento de uma linha voltada para a pré-escola, sob o nome THERAPY I, THERAPY II e THERAPY III
1962 
Lançamento das primeiras rodas de LEGO, um importante acréscimo que expandiu o potencial construtivo do brinquedo permitindo montar carros, caminhões, ônibus e outros veículos com os blocos originais. 
1964 
Introdução das instruções de montagem em suas embalagens, auxiliando e criando inúmeras possibilidades para o consumidor. Hoje em dia, os manuais de instruções da LEGO, muito admirados pela clareza e a criatividade, são feitos com a ajuda de psicólogos educacionais e crianças que servem como “testadoras de jogo”. 
Lançamento do LEGO MODEL CARS, primeiros automóveis da linha. 
1966 
Lançamento do LEGO TRAIN, um kit formado pelas famosas locomotivas com vagões, trilhos e acessórios. Ainda neste mesmo ano, as locomotivas passam a ser equipadas com motor de 4.5 volts movidas à bateria. 
1967 
Apresentação do LEGO DUPLO BRICK (a partir de 2003 adotou o nome de LEGO EXPLORE), um bloco duplo de montar voltado para as crianças mais jovens poderem se divertir com mais segurança. A principal novidade destas peças era o tamanho, o dobro das originais. O novo produto foi incorporado definitivamente à linha de produtos da marca somente em 1969. Foi divulgado como o primeiro sistema de brinquedos de montar do mundo completamente integrado para crianças em idade pré-escolar. 
Lançamento das dobradiças, permitindo assim inúmeras possibilidades de montagens. 
1968 
Lançamento dos elementos LEGO com imãs. 
1969 
Lançamento dos conjuntos da linha LEGO TRAIN com motor de 12 volts. 
1971 
Lançamento de conjuntos com casas de bonecas e peças de mobiliário, voltados para o público feminino. 
1972 
Introdução da linha de navios e barcos com cascos de blocos que realmente flutuavam. 
1975 
Lançamento dos kits temáticos LEGO EXPERT SERIES, voltados para os amantes do modelismo. 
1977 
Lançamento do LEGO TECHNIC, que se diferenciava das demais linhas por incluir rodas dentadas, eixos, vigas e engrenagens. Esta linha foi desenvolvida para consumidores mais experientes (adultos) devido à alta complexidade de suas peças e montagem. 
1978 
Lançamento da LEGO MINI-FIGURES, uma linha inicialmente composta por sete mini-bonecos com braços e pernas articuláveis nos temas Castle (castelo), Space (espaço) e Town (cidade). 
1979 
Lançamento do LEGO SPACE, uma série composta por mini-figuras de astronautas, foguetes espaciais, veículos lunares e espaçonaves tripuladas. 
1981 
Lançamento dos conjuntos LEGO BASIC para crianças nas faixas etárias de três, cinco e sete anos. 
Lançamento da segunda geração do LEGO TRAIN, agora com uma maior variedade de acessórios, incluindo luzes, desvios, cruzamentos e sinais acionados por controle remoto. 
1982 
Lançamento do LEGO DUPLO MOSAIC e LEGO TECHNIC I, linhas de produtos voltadas para o segmento escolar, com caráter educacional. 
Lançamento dos motores a corda LEGO. 
1983 
Ampliação da linha DUPLO, que passou a abranger crianças ainda mais novas, particularmente bebês. A linha passou a oferecer chocalhos e figuras com membros ajustáveis. 
1984 
Lançamento do LEGO CASTLE, um dos maiores e mais populares kits da marca que explorava o universo de reis, rainhas e cavaleiros. 
1985 
Lançamento dos conjuntos LIGHT & SOUND (luz e som), que incluía uma caixa de pilhas permitindo assim acender luzes e emitir sons, além de outros acessórios que conferiam às construções LEGO um novo grau de realismo. 
1986 
Lançamento, em parceria com o renomado Massachusetts Institute of Technology (popularmente conhecido como MIT), do LEGO TECHNIC COMPUTER CONTROL, um programa de computador que controlava robôs construídos com peças da LEGO. Tal invenção deu tão certo que foi adotada por muitas escolas que, até hoje, aproveitam esses modelos em salas de aula. 
1987 
Lançamento no mercado americano e em alguns países europeus dos famosos baldes coloridos, que continham blocos normais e duplos de LEGO. 
1989 
Inauguração do LEGO DACTA, conhecido como departamento de produtos educacionais, que seria renomeado LEGO TECHNIC LAND alguns anos depois. 
As mini-figuras passam a contar com expressões faciais de “Alegria” e “Tristeza”. 
Lançamento da LEGO PIRATES, uma linha de kits temáticos que abordava o misterioso universo dos piratas, incluindo caravela e espadas, disponível em 11 conjuntos diferentes. 
1990 
Lançamento da linha DUPLO ZOO, apresentando diversos animais. 
Lançamento do LEGO MODEL TEAM, com a apresentação de três conjuntos, incluindo um carro de corridas e um veículo fora de estrada, incorporando um nível de detalhes e realismo até então nunca visto em qualquer uma das linhas da marca dinamarquesa. 
1992 
Lançamento da linha DUPLO TOOLS, composta por conjuntos para montar com o auxílio de uma chave de fenda, parafuso e porcas, direcionada para meninos dos três aos seis anos. 
1993 
Lançamento da LEGO KIDS’ MIX & MATCH WEAR sob licença entre a LEGO e a empresa de confecções Kabooki. As novas roupas, voltadas para o segmento infanto-juvenil, são atualmente comercializadas em uma centena de lojas nos mercados da Dinamarca, Noruega, Suécia, Alemanha, Portugal, Estados Unidos e Holanda. Atualmente esta linha é conhecida como LEGO WEAR
Lançamento do BRICKVAC, uma espécie de aspirador manual, em formato de papagaio, que recolhe de forma prática e rápida os blocos de uma superfície depois da brincadeira terminada. 
Lançamento do bloco transparente cor de laranja. 
1994 
Lançamento da LEGO BELVILLE, uma linha totalmente desenvolvida para meninas que abordava temas como família, princesas, fadas, cavalos e cachorrinhos. 
1995 
Lançamento da LEGO BABY, uma linha segmentada para crianças de 0 a 2 anos, composta por peças grandes, coloridas, com sons e movimentos, destinados à estimulação precoce, essencial ao desenvolvimento psicomotor neste estágio da vida. Esta linha foi comercializada inicialmente com o nome LEGO PRIMO. 
1997 
Lançamento do LEGO ISLAND, primeiro jogo de computador da marca dinamarquesa. 
1998 
Lançamento do LEGO MINDSTORMS, uma linha de brinquedos inteligentes. Os kits continham peças tradicionais de blocos de construção da marca adaptadas para o encaixe de engrenagens, sensores e motores que podiam ser controlados por um processador programável, transformando o brinquedo em uma espécie de robô. 
1999 
Lançamento do set temático do personagem Winnie the Pooh™ (o famoso ursinho da Disney). 
Lançamento da LEGO STAR WARS™, uma nova linha de construção baseada no conhecido filme Guerra nas Estrelas. O kit, primeiro licenciado pela empresa, se tornou o mais vendido na história da marca, fazendo enorme sucesso entre os adultos e adoradores da série.


2000 
Lançamento das primeiras mini-figuras caracterizadas de jogadores de futebol. 
2001 
Lançamento do LEGO BIONICLE, criaturas articuladas, que depois ganhariam vida com o lançamento de jogos para computadores e videogames. 
Lançamento do LEGO HARRY POTTER™, linha baseada nos conhecidos personagens do bruxinho. 
2002 
Lançamento do kit temático LEGO SPIDER-MAN™ (Homem-Aranha). 
2006 
Lançamento das linhas licenciadas LEGO BOB ESPONJA™ e LEGO BATMAN™
2007 
Lançamento do LEGO EIFFEL TOWER, criado por demanda e após vários pedidos, este kit é um deslumbrante modelo para a construção e visualização, reproduzindo na escala de 1:300 da mais famosa torre do mundo. Desde a bandeira no topo, aos elevadores e outros detalhes realistas, nada foi esquecido. A réplica da famosa torre para montar possui 108 cm, ou seja, mais de um metro de altura. 
Lançamento do kit LEGO STAR WARS™ MILLENNIUM FALCON, com 5.195 peças e seis quilos de peso. 
2008 
Lançamento do kit LEGO INDIANA JONES™
Lançamento do LEGO MINDSTORMS NXT, mais forte e mais intuitivo que nunca, a ferramenta robótica proporciona oportunidades infinitas aos entusiastas, possibilitando construir e programar robôs que fazem o que você quiser. O “cérebro” do robô apresentava um poderoso microprocessador de 32 bits, mais memória programável. 
Lançamento do LEGO ARCHITETURE, uma linha de produtos (kits) criada em parceria com o arquiteto Adam Reed Tucker, da empresa Brickstructures, que tem como objetivo celebrar o passado, o presente e o futuro da arquitetura usando blocos de LEGO. A série de réplicas de algumas das mais impressionantes obras arquitetônicas do mundo era composta por quatro kits: Sears Tower e o John Hancock Center em Chicago, a magnífica torre Seattle Space Needle em Seattle e representando Nova York o arranha-céu mais famoso do mundo o Empire State Building. No ano seguinte a linha ganhou mais dois monumentos arquitetônicos: o Museu Guggenheim e a Fallingwater. 
2009 
Lançamento do kit LEGO SPEED RACER™, baseado no filme de grande sucesso. 
Lançamento da LEGO LED LIGHTING, uma nova linha composta por produtos com a imagem das tradicionais mini-figuras LEGO criadas com a luz de LED (sigla em inglês para Light Emitting Diode) em forma de lanternas, faroletes, chaveiros e até abajur para iluminar áreas ou algum objeto específico. 
Lançamento da LEGO GAMES, uma completa linha de seis jogos onde o consumidor constrói o tabuleiro, os dados e as peças, podendo variar o jogo a cada montagem. 
2010 
Lançamento do LEGO UNIVERSE, primeiro MMO (Massively Multiplayer Online) oficialmente licenciado com base na experiência de jogos LEGO. O título estava disponível tanto através de lojas de varejo online e sites de download. No LEGO UNIVERSE os jogadores devem se aventurar pelo universo da marca para salvar a única fonte de imaginação pura existente. Sozinho ninguém é páreo para derrotar os vilões que invadiram os vários mundos do universo de LEGO, por isso é preciso unir força aos outros jogadores e ajudar a Nexus Force no combate. 
2011 
Lançamento da LEGO NINJAGO, uma linha que gira em torno do universo das lutas marciais e tradições orientais milenares. Além disso, a empresa lançou também o Ninjago Spinjitzu Scavenger Hunt, jogo onde o antigo brinquedo ganha movimento, cores e vida na tela de gadgets. Neste aplicativo, o consumidor é o responsável por controlar ninjas de plástico, feitos de LEGO, em arenas cheias de desafios. 
2012 
Lançamento da LEGO FRIENDS, uma linha de produtos voltada para garotas entre 5 e 8 anos, composta por cinco mini-bonecas, as amigas Mia, Emma, Andrea, Stephanie e Olivia. Os produtos contam com os blocos de montar e podem ser remodelados, o que proporciona inúmeras possibilidades de diversão. Os móveis são ricos em detalhes e podem ser reorganizados diversas vezes e as mini-bonecas contam com diversos acessórios. 
Lançamento em junho do LEGO MINECRAFT™, sets inspirados no famoso jogo de videogame. Hoje em dia essa linha já engloba mais de dez diferentes conjuntos de peças, que recriam cenários típicos do game. 
2013 
Lançamento do LEGO MINDSTORMS EV3, uma linha que apresenta 7 modelos diferentes de robôs para construção. Essa linha oferece capacidade aumentada de memória e processamento do robô, possibilitando configurações e programações mais avançadas. Os modelos vêm equipados ainda com sensores que ajudam a identificar o ambiente e a distância dos objetos, dando uma noção espacial aos brinquedos. O EV3 se comunica também com dispositivos móveis Android e iOS e pode ser controlado remotamente por esses sistemas. 
2014 
Lançamento do kit LEGO THE SIMPSONS™ SERIES, composto pela residência dos Simpsons™, com direito a carro, churrasqueira e rampa de skate para o Bart, contando ainda com toda a família e com o hilário Ned Flanders. Montada por inteiro, a casa tem um sistema de dobradiças, permitindo que se abra no meio, por onde se tem acesso ao quarto de cada um. Ao todo, são 2.523 peças para montar a casa, que impressiona pela quantidade de detalhes. 
2015 
Lançamento do kit baseado na série The Bing Bang Theory™. O kit é a réplica da sala de estar do apartamento de Leonard e Sheldon, que é o cenário principal da série. Em cena, os sete personagens: Leonard, Sheldon, Howard, Raj, Penny, Amy e Bernadette. 
2016 
Lançamento do LEGO NEXO KNIGHTS, uma coleção com sets que misturam cavaleiros medievais, com tecnologia futurista, algo inédito em seus conjuntos. Além dos sets, a LEGO expandiu a franquia para outros segmentos, como jogos e séries animadas. 
Anúncio de seu primeiro bonequinho de cadeira de rodas. Esta é a primeira vez em mais de 80 anos de existência que a marca desenvolve modelos com algum tipo de deficiência.


As lúdicas mini-figuras 
Em 2016 as icônicas mini-figuras da LEGO completaram 38 anos. Durante mais de três décadas foram produzida 4.4 bilhões de unidades. As mini-figuras foram desenhadas por Jens Nygaard Knudsen, designer da LEGO desde 1968, também responsável pela criação de carros, trens e casas maravilhosas, entre outros kits de sucesso. Mas ele sempre nutriu o sentimento de que algo estava faltando. Faltava vida! Foi então, que no começo dos anos de 1970, ele começou a serrar e limar peças de LEGO até que finalmente chegou a uma pequena figura que combinava um tijolo LEGO com uma forma humana. A pequena figura angular tinha cabeça arredondada, não tinha expressão facial nem braços, e suas pernas não eram articuladas. Esta primeira versão fez certo sucesso quando foi lançada no mercado em 1975. Mas ele não estava satisfeito com o resultado e continuou trabalhando para dar mais “vida” a sua mini-figura. Eventualmente havia 50 protótipos, alguns menores e outros um pouco maiores. O então presidente da LEGO ao ver as figuras decidiu que o novo produto, batizado com o nome de Minifigure, iria impulsionar as vendas da marca, que andavam meio em queda na época. A nova mini-figura, formada por oito partes, dobrava o corpo, tinha olhos e boca, os braços se moviam e suas mãos, com formato semelhante a um “U” ou “C”, eram capazes de segurar objetos, o que abriu um novo mercado para acessórios e partes do divertido brinquedo. Em 1978 as primeiras mini-figuras LEGO chegaram as lojas da Dinamarca, nos sets temáticos Space (espacial), Town (cidade) e Castle (castelo) com sete diferentes tipos. Dois meses mais tarde, a primeira mini-figura feminina já estreava no mercado. Era uma enfermeira.


Inicialmente a cabeça era sólida, mas para evitar risco de asfixia, ela ganhou um furo no meio, de uma ponta a outra. Essa mudança também permitiu que novos acessórios fossem encaixados nela. Os famosos bonequinhos da marca com aproximadamente 5 cm, inicialmente eram fabricados apenas na cor amarela e não tinham sexo. Isto porque a cor de pele amarela era neutra e melhor representava todas as raças e etnias do planeta. Todas as mini-figuras masculinas vestiam chapéus até 1979, quando os designers resolveram criar os primeiros modelos com cabelo. Para que a criança pudesse decidir o humor da sua mini-figura, nenhuma delas tinha expressão facial, característica que só foi adaptada aos bonequinhos em 1989, quando eles ganharam expressões de felicidade ou tristeza, com caras de bons ou maus. Ainda este ano os piratas foram as primeiras mini-figuras a terem partes do corpo modificadas: gancho na mão e perna de pau. A partir de então as mini-figuras assumiram vários personagens como cavaleiros, astronautas, policiais, pilotos, jogadores de futebol, mergulhadores, exploradores, médicos, enfermeiros, reis, rainhas e até Papai-Noel. Compostas por cabeça, torso, quadril, braços, mãos e pernas, as mini-figuras tiveram uma grande mudança em 2003. Neste ano, a marca começou a fabricar as mini-figuras de Star Wars™ que ganharam características ainda mais exclusivas. Com a linha LEGO Harry Potter™, a pele dos bonecos ganhou tonalidades mais naturais. Com isso, um leque de oportunidades se abriu para a empresa, que hoje possui acordos com diversas empresas e parceria com personagens famosos como Indiana Jones™, Batman™, Bob Esponja™, The Simpsons™ e Disney™. Além disso, ainda em 2003, foram lançadas as mini-figuras do set NBA™ Basketball, as primeiras a terem pernas com molas, bem como braços e mãos apropriadas para se prenderem no aro ao simularmos enterradas.


Até 2015, foram lançadas mais de 4.500 mini-figuras diferentes. Aproximadamente 12 mini-figuras são produzidas por segundo no mundo. As cabeças das mini-figuras são vazadas para prevenir acidentes por ingestão acidental, assim há uma maior probabilidade do ar passar caso seja ingerida e fique presa na garganta da criança. Uma curiosidade: a LEGO já lançou mini-figuras de ouro 14 quilates (aconteceu em 2007, quando criou 10 mil mini-figuras cromados do C-3PO para celebrar o 30º aniversário de Star Wars™, bem como duas versões de ouro 14 quilates). Uma segunda curiosidade: Quatro blocos montados um em cima do outro, esta deve ser a altura máxima de cada mini-figura (sem considerarmos seu chapéu ou cabelo). O motivo é simples, elas precisam ter esta altura para que caibam dentro da maioria dos veículos, estruturas e aeronaves da LEGO. Alguns funcionários da LEGO utilizam mini-figuras como seu cartão de visitas, que são personalizadas com seus nomes e informações pessoais.


Em 2010, devido ao enorme sucesso das mini-figuras, praticamente onipresentes no mundo LEGO, a empresa resolveu lançar uma linha colecionável. A série 1, lançada em pacotinhos amarelos, sim, igual a figurinhas, tinha 16 mini-figuras, como a enfermeira, o lutador, o boneco de testes, uma cheerleader (líder de torcida), um zumbi, o mágico, o ninja preto, o mergulhador, um arqueiro que lembra Robin Hood, o skatista, o homem das cavernas, o palhaço, o robô, o índio e um personagem que parece ter saído de um filme de ficção científica. A intenção de estimular a coleção dessas simpáticas figuras deu tão certo que outras séries foram lançadas na sequência. Até 2015, já foram lançadas 16 séries com aproximadamente 230 mini-figuras diferentes. As mini-figuras, embaladas individualmente e acompanhadas de uma base de exposição e acessórios, são lacradas e não possuem nomes de identificação, portanto a surpresa está garantida na hora de abrir o pacotinho.


Apostando na educação 
Por mais de 30 anos, a LEGO EDUCATION, braço pedagógico da empresa, em conjunto com educadores, tem desempenhado um papel decisivo na motivação e envolvimento dos alunos na aprendizagem, proporcionando uma experiência prática que estimula o aprendizado através da criação física e digital. A LEGO EDUCATION, que oferece kits educacionais e de robótica, se esforça para fornecer uma experiência distinta para os educadores e estudantes que combina currículo relevante, o sistema LEGO de blocos, formação de professores e desenvolvimento profissional com seus princípios únicos de aprender fazendo. Através desta abordagem de ensino e aprendizagem, LEGO EDUCATION auxilia os professores a desenvolver alunos bem sucedidos, que aprendem mais sobre disciplinas do currículo e desenvolvem habilidades do século 21, em um ambiente de aprendizagem lúdica. O melhor tipo de aprendizagem acontece quando podemos usar a nossa criatividade no processo de aprendizagem, quando temos ideias, podemos explorar experimentar e nos envolver com o que estamos tentando aprender - aproveitando a nossa curiosidade e imaginando “e se...”.


Os bloquinhos em números 
● Existem 2.400 formatos diferentes de blocos LEGO. 
● Existem 86 peças de LEGO para cada um dos mais de 7 bilhões de habitantes da Terra. 
● Estima-se que mais de 500 milhões de crianças brinquem com seus produtos em todo mundo. 
● Os blocos são tão versáteis que a LEGO calcula que apenas seis tijolos clássicos de 2 x 4 podem ser arrumados em 915.103.765 maneiras diferentes. 
● A LEGO produz mais de 72 bilhões de componentes (blocos) por ano. 
● Os blocos estão disponíveis em 58 cores diferentes. As cores básicas dos famosos blocos são: azul, preto, cinza-escuro, verde, cinza-claro, vermelho, amarelo e branco. 
● Já foram produzidos mais de 600 bilhões de blocos LEGO desde sua criação. 
● Crianças do mundo inteiro passam mais de 5 bilhões de horas por ano brincando com os produtos LEGO. 
● Com produção superior a 675 milhões de mini-pneus anualmente, a LEGO é a “maior produtora do segmento”. 
● Hoje, a cada segundo, sete caixas de LEGO são vendidas em todo o planeta. 
● Os blocos LEGO vendidos em um ano dariam a volta ao mundo 5 vezes e 40 bilhões deles empilhados chegariam a lua. 
● Uma busca hoje no Google, retorna mais de 70.000.000 de resultados com a palavra LEGO. 
● LEGO Star Wars™ é a linha mais bem sucedida de toda a história da marca. 
● O LEGO CLUB (clube de fãs do tradicional brinquedo fundado em 1987) possui mais de 3.5 milhões de membros no mundo inteiro. 
● Aproximadamente 200 designers de 18 nacionalidades projetam e planejam os produtos para todos os diferentes conjuntos da LEGO. 
● 18 em cada um milhão de peças não atingem o padrão de qualidade exigido pela LEGO. A margem de erro tolerada na dimensão de um bloco é de 2 milésimos de milímetro. 
● A temperatura máxima para lavagem dos blocos é de 40 °C. 
● Com US$ 10.000 pode ser possível comprar uma caixa fechada de 2.899 blocos para montar uma réplica da Estátua da Liberdade. Lançada em 2000, a coleção foi descontinuada, por isso virou raridade. Preços absurdos também são cobrados por outras coleções amadas pelos aficionados, como Star Wars™, Super Mario™ e Beatles™.


As divertidas lojas 
Tudo começou em 1992 quando a LEGO inaugurou uma loja conceitual e interativa em um shopping center na cidade de Minneapolis, estado americano de Minnesota. Chamada de LEGO IMAGINATION CENTER (LIC), a enorme loja, além de vender os brinquedos da marca, possuía várias esculturas feitas de LEGO expostas em displays e áreas onde as crianças podiam se divertir com os tradicionais blocos, conhecendo as diversas possibilidades e coleções existentes. O sucesso foi tanto que outras lojas conceituais foram inauguradas nos anos seguintes. A mais famosa delas está localizada na cidade de Orlando na Flórida, dentro do Disney Springs (antigo Downtown Disney). Essa loja possui uma enorme variedade de brinquedos e jogos da linha. Mas as principais atrações estão do lado externo: um disco-voador com a família inteira feita de pecinhas do brinquedo, playground externo interativo e uma enorme serpente, apelidada de Brickley, feita inteiramente com peças de LEGO, localizada em uma enorme lagoa bem em frente à loja. Nos Estados Unidos existem três tipos de lojas: as conceituais, as normais e os outlets. Ao todos são aproximadamente 95 endereços espalhados pelo país, além do Canadá. A primeira loja própria da marca na Europa, chamada de LEGO BRAND STORE, foi inaugurada somente em outubro de 2002 na cidade de Colônia na Alemanha, seguida de outras unidades em Milton Keyne na Inglaterra e Moscou na Rússia. O sucesso fez com que outras unidades fossem abertas em Munique, Oberhausen e Hamburgo na Alemanha; Birmingham, Brighton, Bluewater e Kingston na Inglaterra. Somente no dia 13 de dezembro de 2010 foi inaugurada a primeira loja da marca em seu país natal, a Dinamarca. Hoje em dia a LEGO possui uma rede com mais de 135 lojas próprias em países como Estados Unidos, Dinamarca, França, Inglaterra, Suécia, Alemanha, Canadá, Bélgica, Áustria e Brasil.


Em 2010, no mês de abril, a marca inaugurou sua primeira loja oficial no Brasil, localizada no luxuoso shopping Cidade Jardim, na capital paulista. Em um espaço de 90 m², os consumidores podem encontrar as principais novidades da marca, incluindo os lançamentos e acessórios, como chaveiros e canetas. Um dos grandes destaques da loja está do lado de fora: um boneco em tamanho natural feito com peças de LEGO reproduz um homem sentado em um banco. Com o mobiliário inteiramente formado por peças do famoso brinquedo, a loja-conceito tem como objetivo estimular a criatividade e a imaginação e também desenvolver o raciocínio lógico e a coordenação motora dos pequenos que visitarem o espaço. Para isso, além de poderem tocar em esculturas feitas com milhares de peças do brinquedo, os pequenos poderão montar o próprio LEGO e também participar de atividades especialmente desenvolvidas pela loja. No Brasil já são 10 lojas conceitos da marca dinamarquesa.


Além dessas lojas, no mês de abril de 2007, a Merlin Entertainments em parceria com a empresa dinamarquesa inaugurou na cidade alemã de Berlim o LEGOLAND DISCOVERY CENTER, um espaço de recreação recheado com todos os produtos da marca que convidava as famílias através de áreas temáticas a explorarem e interagirem de uma forma divertida e educacional as inúmeras possibilidades que os pequenos blocos tem a oferecer. Nestes espaços ainda é possível conhecer como os produtos LEGO são criados e fabricados, passear em pequenas montanhas-russas e brinquedos, observar cidade perfeitas feitas com o bloquinhos e assistir incríveis vídeos em 4D. Além é claro, brincar em divertidas áreas temáticas, como um playground onde as crianças escalam, descem em escorregadores, e se divertem em piscinas de bolinhas. Atualmente existem 17 unidades destes centros de recreação localizados em cidades como Berlin, Chicago, Boston, Atlanta, Dallas, Filadélfia, Kansas City, Xangai, Istambul, Tóquio, Toronto e Manchester.


Um lugar lúdico 
Com inauguração prevista para 2016 ou começo de 2017, a LEGO HOUSE é um complexo na cidade de Billund, na Dinamarca, cuja promessa é oferecer uma experiência definitiva aos fãs da marca. Ocupando uma área de 12.000 m², este centro de experiência deverá receber um público anual de 250 mil pessoas. O projeto é assinado pelo arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels e foi pensado para se assemelhar a 21 blocos grandes de LEGO empilhados, onde serão oferecidas diversas atrações. Terá aproximadamente 30 metros de altura e, do exterior, acesso público aos vários jardins no topo do edifício. O público terá a oportunidade de conhecer melhor a história da marca, além de encontrar diferentes experiências educativas e inspiradoras, além de lojas e cafés.


A sede 
A sede mundial e quartel-general da LEGO está situada na pequena Billund, cidade situada a 250 quilômetros de Copenhague, onde a terra é plana e o vento é constante, soprando diretamente da Groenlândia e do gélido Atlântico Norte. A sede mais parece um sonho para qualquer adulto. A ideia de brincar no trabalho é realmente levada a sério na sede da empresa. As dependências são um grande playground, com brinquedos, jogos e até um escorregador de dois andares. Das cores aos móveis, tudo foi pensado para estimular a criatividade e tranquilidade dos funcionários no ambiente. A sede também abriga uma espécie de cofre subterrâneo secreto, batizado de Pista da Memória (ou LEGO MEMORY LANE), que armazena um exemplar de cada conjunto LEGO já fabricado.


Comerciantes de brinquedos, parceiros e convidados que chegam à sede são recepcionados em um local muito arejado, que testemunha tanto o mundo moderno do design dinamarquês quanto uma fantasia de criança. As paredes brancas e espaçosas são destacadas com esculturas de LEGO: dinossauros, formas abstratas, arte em relevo e até um Darth Vader do filme Guerra nas Estrelas. Tudo criado com peças do lúdico brinquedo. Um moderno anfiteatro foi construído para apresentações da empresa e para revelar novos produtos. Durante certo tempo, uma única área do edifício mostrasse especialmente excepcional, com uma passagem que leva a um mundo de fantasia. Para entrar, os visitantes primeiramente vestem aventais limpos e sapatos hospitalares feitos de papel. Marmanjos de meia-idade descobrem-se vestidos como pais prestes a entrar na sala de parto. E é exatamente essa a ideia. Um a um, os visitantes caminham para dentro do processo de renascimento. No primeiro aposento, uma televisão exibe guerra, violência e o caos da humanidade. Vê-se uma mesa e uma cadeira penduradas no teto, de cabeça para baixo, representando o mundo de ponta-cabeça e do avesso. Logo após, a sala de parto, onde uma mulher dá a luz ao som de uma música no volume máximo. A porta de saída é limitada com cerdas de vassoura, representando a vagina.


Nas cem etapas seguintes, os visitantes são conduzidos ao processo de crescimento, partindo de uma sala que contém uma floresta de pernas de calças em tamanho exagerado, que representam a fase bebê, até uma bifurcação conforme homens e mulheres passavam à adolescência. As salas de parto permanecem por vários anos conduzindo visitantes de volta à época em que talvez eles tivessem brincado com os blocos da LEGO. Agora, imagine uma visita típica da sede de uma empresa sem esse tipo de descontração. Não é preciso dizer mais nada. Afinal, a LEGO é uma empresa voltada à imaginação, à recriação do mundo em 900 milhões de maneiras distintas. Não há forma melhor de expressar esse conceito a não ser desmontar as perspectivas de homens e mulheres de negócios na meia-idade, fazendo-os voltar a ser criança.


A sede da LEGO está passando por uma enorme expansão. Do lado de fora, o edifício de quatro andares – batizado de “People House” – parece uma junção de blocos gigantes. No terraço tem mini golfe, e praticamente todo o lado externo é um parque público. Do lado de dentro, porém, os espaços são abertos e encorajam o contato direto entre as pessoas, longe das mesas de trabalho. Vai abrigar 4 mil funcionários – a população da cidade de Billund é de pouco mais de 6 mil habitantes, pra se ter uma ideia – e a expectativa é de que fique definitivamente pronta em 2020.


Os parques temáticos 
Bem-vindo a um mundo no qual a imaginação se torna realidade. Essa é a melhor definição para os parques temáticos da LEGO. O primeiro parque temático da marca, conhecido como LEGOLAND (algo como Terra da Lego), foi inaugurado no dia 7 de junho de 1968 na cidade de Billund na Dinamarca, registrando mais de três mil visitantes em seu primeiro dia de funcionamento. O parque possuía atrações em sua maioria voltada para crianças, e muitas delas construídas com peças de LEGO. Em sua construção foram utilizados mais de 58 milhões de peças do brinquedo, que formavam diferentes tipos de estruturas, figuras e esculturas. O parque rapidamente se tornou o destino turístico mais visitado da Dinamarca. Mais de 50 milhões de pessoas já visitaram este parque desde a sua inauguração. O segundo parque temático foi inaugurado em 29 de março de 1996 na cidade de Windsor, ao norte de Londres. Entre as atrações destacavam-se: a montanha-russa, o carrossel, viagens em 3-D e espetáculos de lazer ao ar livre. Com as peças de LEGO foram recriadas atrações internacionais famosas como a torre do Big Ben e a roda-gigante London Eye, símbolos londrinos; a Torre Eiffel; a Torre de Pisa; os moinhos holandeses e a Estátua da Liberdade. Existe ainda uma seção chamada Hall da Fama, onde rostos de pessoas famosas, como Marilyn Monroe, foram recriados com peças de LEGO.


O sucesso destes dois parques resultou na inauguração de unidades na cidade de Carlsbad, estado da Califórnia, em 20 de março de 1999, com mais de 60 divertidas atrações; e Günzburg na Alemanha no dia 17 de maio de 2002. Devido às graves dificuldades financeiras na época, 70% das operações dos parques foram vendidas em 2005 por aproximadamente €375 milhões para a empresa Merlin Entertainments. Com isso, inúmeras modernizações e novos investimentos foram feitos nos parques, que ganhou uma nova unidade em Winter Haven, a 45 minutos da cidade de Orlando na Flórida, inaugurada no final de 2011. Este era o quinto e maior parque LEGOLAND do mundo. Dividido em dez áreas temáticas, o local oferece mais de 50 atrações, de montanha-russa a carro de corrida feito de LEGO. Sem falar de shows, espetáculos interativos e um jardim botânico com plantas nativas. Em setembro de 2012 foi inaugurado o primeiro LEGOLAND no continente asiático, localizado ao sul do estado de Johor na Malásia, que conta com diversas atrações, entre as quais réplicas das 17 cidades mais importantes da Ásia feitas com peças de LEGO. Com previsão de inauguração para outubro de 2016, o LEGOLAND DUBAI conta com mais de 60 milhões de peças de LEGO e 40 brinquedos interativos. Terá também uma versão aquática adjacente, o Legoland Water Park, com 20 divertidos tobogãs estruturados com blocos LEGO.


Além disso, os parques de Billund, Califórnia, Winter Haven e Windsor contam com os hotéis LEGOLAND RESORT HOTEL. O primeiro hotel temático da marca foi inaugurado na Dinamarca, ao lado da fábrica original. A segunda unidade foi inaugurada no ano de 2012, em Windsor Berkshire, na Inglaterra. Entre os diferenciais destes lúdicos hotéis estão balcões, chuveiros e pias mais baixos para atender a altura das crianças, quartos temáticos, lojas (que vendem adivinhe o que?), baús repletos de LEGO espalhados pelo hotel e nos quartos, áreas de lazer com incríveis salas de jogos repletas de brinquedos da marca dinamarquesa, assim como uma programação de entretenimento para crianças e restaurantes, com um cardápio repleto de alimentos frescos e saudáveis para os pequenos. Geralmente os quartos e os andares são divididos em quatro temas distintos: Adventure (decoração semelhante à Indiana Jones™ e outros filmes de ação), Kingdom (decoração medieval, com cavaleiros e armaduras), Pirates (decoração de piratas) e Friends (algo mais no estilo princesas). Tudo nestes hotéis lembram infância, desde o relógio construído de LEGO na entrada, até o carpete que faz barulhos engraçados (de pum) quando você pisa nele. Os hóspedes têm acesso direto e privativo aos parques LEGOLAND.


Campanhas que fizeram história 
Uma das campanhas mais geniais da publicidade brasileira foi criada para a marca dinamarquesa em 1995 pela DM9, antes mesmo da agência se unir a rede DDB. A campanha, composta por um comercial de televisão e peças de mídia impressa, mostrava o que diversas celebridades faziam com as pequenas peças de LEGO quando crianças. Intitulada de “Famous Childrens” (“Crianças Famosas”), é possível ver nesta campanha o que celebridades como Steven Spilberg, Madonna, Pelé, Bill Gates, David Copperfield, Mike Tyson, Fernando Henrique, Silvio Santos, PC Farias, Boni e Hebe Camargo criavam com as peças de LEGO na infância. Unindo simplicidade e bom humor, a campanha brincava com o próprio produto e com as carreiras dos famosos citados acima. Tudo seguido pelo slogan da campanha “Making Kids Dreams since 1932”.


O comercial para televisão ganhou o Leão de Ouro no Festival de Cannes em 1995. Toda a campanha foi idealizada pelo publicitário Nizan Guanaes, que esteve na linha de frente de criação deste comercial. A produção do filme ficou por conta da JODAF, uma das produtoras mais reconhecidas no mundo. Clique no ícone abaixo para assistir. 

    

Em comemoração aos seus 80 anos, no ano de 2012 a empresa resolveu criar uma fantástica animação – com 17 minutos de duração – para contar a história e o surgimento da LEGO. A animação aborda de forma lúdica o empreendedorismo e explica como os blocos foram criados, bem antes de serem feitos de plástico e qual é o motivo do nome LEGO. A intenção é despertar a nostalgia das “crianças já crescidas” que um dia brincaram com os famosos blocos de montar. Assista a animação clicando no ícone abaixo e entenda um pouco mais a história de uma das marcas mais fortes no imaginário infantil e nas lembranças de milhões de adultos. 

      

A evolução visual 
O logotipo da LEGO passou por muitas modificações durante a história da empresa. Somente em 1953 adotou definitivamente a cor vermelha e um formato oval.


Posteriormente, em 1959, o logotipo adotou um formato retangular com as palavras Lego System dentro. Somente em 1964 o tradicional formato quadrado foi adotado. Finalmente em 1973 o logotipo aboliu a palavra System, adotou uma nova tipografia de letra e o nome da marca (em branco) foi centralizado, ganhando uma leve borda amarela. A última atualização ocorreu em 1998.


Os slogans 
Play on. (2003) 
Just Imagine… (1999) 
It’s what you make of it. 
Make your world possible.


Dados corporativos 
● Origem: Dinamarca 
● Fundação: 10 de agosto de 1932 
● Fundador: Ole Kirk Christiansen 
● Sede mundial: Billund, Dinamarca 
● Proprietário da marca: Lego A/S 
● Capital aberto: Não 
● Deputy Chairman: Thomas Kirk Kristiansen 
● Chairman: Niels Jacobsen 
● CEO & Presidente: Jørgen Vig Knudstorp 
● Faturamento: US$ 5.2 bilhões (2015) 
● Lucro: US$ 1.34 bilhões (2015) 
● Valor da marca: US$ 5.362 bilhões (2015) 
● Fábricas:
● Parques temáticos: 7 
● Lojas: 135 
● Presença global: 140 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 18.500 
● Segmento: Brinquedos 
● Principais produtos: Brinquedos e jogos 
● Concorrentes diretos: Playmobil, Mattel, Hasbro, Mega Bloks e Cobi 
● Ícones: As mini-figuras 
● Slogan: Play on. 
● Website: www.legobrasil.com.br 

O valor 
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca LEGO está avaliada em US$ 5.362 bilhões, ocupando a posição de número 82 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. 

A marca no mundo 
A LEGO, uma das maiores fabricantes de brinquedos do planeta e disparada a mais rentável, vende seus produtos em aproximadamente 120 mil pontos de venda localizados em mais de 140 países, contando ainda com 5 fábricas localizadas na Dinamarca, República Checa, Hungria, México e China, que empregam 18.500 pessoas. Além disso, a marca tem uma rede com 135 lojas próprias e sete parques temáticos. Dona de um faturamento de US$ 5.2 bilhões em 2015, com um kit LEGO vendido a cada 7 segundo ao redor do mundo, a empresa produziu 72 bilhões de peças (blocos) e 725 milhões de mini-personagens, além de vender mais de 120 milhões de conjuntos (sets). Em 2015 os sets mais vendidos foram City, Duplo, Ninjago, Star Wars™ e Friends. Em alguns países do oeste europeu, em cada 10 famílias com crianças abaixo de 14 anos de idade, 9 possuem blocos LEGO. Atualmente a linha de brinquedos é composta por 4.200 elementos diferentes, encontrados em mais de 58 cores e 20 diferentes materiais. 

Você sabia? 
LEGO IDEAS é um projeto da empresa que permite que fãs/construtores enviem sugestões de sets (kits). Caso alguma delas tenha uma boa aceitação do público, e passe pelo rígido setor de análise de empresa, poderá virar um produto de verdade. 
Desde sua fundação empresa passou de geração a geração e agora é propriedade de Kjeld Kirk Kristiansen, neto do fundador. 
Em 1992, o maior castelo de LEGO foi montado ao vivo na televisão sueca. Era composto 400.000 peças. Além disto, estudantes da cidade americana de Wilmington ergueram a maior torre de LEGO do mundo, em 2013. Com mais de 500.000 peças, a torre tinha 33.5 metros de altura, o equivalente a um prédio de cinco andares. Já o maior set da marca disponível para venda é o 10189 Taj Mahal, conjunto com 5.922 peças. Este famoso monumento indiano teve a sua versão LEGO lançada no verão de 2008. 
A empresa já possuiu uma fábrica própria em Manaus (AM), que foi fechada em 1998 e, desde então, toda sua linha de brinquedos, comercializada no mercado brasileiro, passou a ser importada. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, Meio Mensagem, Folha, O Globo e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Mundo do Marketing e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).  

Última atualização em 14/9/2016

3 comentários:

Michelle Pfaff disse...

A Lego, aproveitando o novo filme da série Indiana Jones, lançou uma coleção temática, com peças evocando o ambiente dos filmes. Fiz um post sobre isso no meu blog...e parece que também vão lançar um jogo para Playstation.
Aliás, alguém já viu o jogo de Star Wars Lego no Nintendo Wii? Muito bonitinho. Todas estas novidades dão vontade de brincar de Lego novamente...
http://marketing-e-inovacao.blogspot.com

Twilight disse...

LEGO é simplesmente demais. Chega à perfeição de tão mágico que parece ser. Para aqueles que são tão apaixonados como eu por esses tijolinhos, convido a participar do fórum do LUG Brasil, no endereço www.lugbrasil.com. Este ano estivemos participando do evento LEGO Fan Weekend na Dinamarca e tivemos a oportunidade de visitar tanto o parque quanto a fábrica, além do tão sonhado "LEGO vault" onde são guardadas pelo menos uma unidade de cada set que já foi criado! Não deixe de conhecer.

Anônimo disse...

Eu adoro ps brinquedos da lego. São os melhores! Legal mesmo é que os bloquinhos não são limitados para determinada faixa etária. Servem para menino e menina, adulto e criança...basta criar. São fantásticos!