Alguém poderia imaginar que o sanduíche Big Mac tivesse um concorrente de peso? Que o cardápio fosse mais calórico e mais saboroso? Que as propagandas fossem agressivas e ousadas? Que o McDonald’s tivesse um rival tão forte e poderoso quanto ele? Pois, esse rival se chama BURGER KING, que desde seu surgimento colocou pimenta na guerra dos hambúrgueres.
A história
A origem da rede remonta ao dia 28 de julho de 1953 quando Matthew Burns, juntamente com Keith J. Kramer, inaugurou o Insta-Burger King, um restaurante de alimentação rápida na cidade de Jacksonville, na ensolarada Flórida. Devido a enormes dificuldades financeiras, James W. McLamore e David Edgerton, dois homens que tinham experiência no ramo de restaurantes e acreditavam no conceito simples de oferecer refeições rápidas a preços razoáveis, compraram o restaurante, abreviaram o nome apenas para BURGER KING e inauguraram no dia 4 de dezembro de 1954, no subúrbio da badalada cidade de Miami, também na Flórida, um novo restaurante, localizado no endereço 3090 N.W. 36th Street, e que vendia hambúrgueres e milkshakes por 18 centavos de dólar, oferecendo ainda dois tamanhos de refrigerantes. Três anos mais tarde, em 1957, foi lançado o famoso sanduíche WHOPPER® (composto por pão, um suculento hambúrguer grelhado de pura carne bovina de 100 gramas, duas fatias de queijo derretido, quatro fatias de picles, alface, tomate, cebola, maionese e ketchup) custando apenas 37 centavos, e que se tornaria o carro-chefe da rede BURGER KING.
Em 1961 os direitos de franquia nacional e internacional começaram a operar. Dois anos mais tarde, a rede inaugurou sua primeira unidade internacional em Porto Rico. Pouco depois, em 1967, contando com uma rede de 275 restaurantes em funcionamento, o BURGER KING foi vendido para a Pillsbury Company, uma tradicional empresa do ramo de panificação. A rede inaugurou seu primeiro restaurante canadense em Windsor, Ontário, em 1969. Nessa época a rede introduziu, inicialmente em mercados como Wisconsin, Ohio e Pensilvânia, seu primeiro sanduíche a base de peixe, batizado de THE WHALER (filé de peixe empanado com molho tártaro e alface em um pão com gergelim), primeira tentativa para competir com o Filet-O-Fish do rival McDonald’s (conheça essa outra história aqui). Outras localidades internacionais foram inauguradas logo depois, incluindo a Austrália em 1971, com um restaurante no subúrbio de Innaloo, em Perth.
A partir de 1974, a marca lançou uma série de comerciais de televisão bem sucedidos, nos quais funcionários cantavam o jingle “Hold the pickles, hold the lettuce. Special orders don’t upset us. All we ask is that you let us serve it your way!” (em português algo como “Segure os picles, segure a alface. Encomendas especiais não nos incomodam. Tudo o que pedimos é que nos deixe servir do seu jeito”). Essa estratégia de publicidade visava contrastar a flexibilidade do BURGER KING com a famosa rigidez do McDonald’s.
No ano de 1975 ocorreu a inauguração de sua primeira loja na Europa, localizada na cidade de Madri. Ainda esse ano, iniciou a implantação do sistema de Drive-thru por suas unidades nos Estados Unidos, que em 1982, seria ampliado até o período da noite. Este serviço representa hoje aproximadamente 45% do faturamento da rede em solo americano. A rede começou a oferecer novidades em seus serviços em 1979, quando lançou o cardápio de café da manhã em algumas de suas lojas no mercado americano. As operações do BURGER KING na América Central e do Sul começaram nessa época pelo México e no início dos anos de 1980 em Caracas (Venezuela), Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina). Em 1983 a empresa resolveu investir nas faculdades e seu público jovem, sempre ávidos por novidades, abrindo sua primeira loja no campus da Northeastern University em Boston, estado americano de Massachusetts.
A década de 1990 começou com o lançamento do programa Burger King Kids Club, uma espécie de clube de relacionamento para crianças, que recebeu mais de um milhão de inscrições em seus primeiros dois meses. Em 1993 a rede inaugurou sua primeira franquia na Arábia Saudita e o milésimo restaurante, localizado em Sydney na Austrália. Em 1994 continuou sua expansão internacional com a inauguração de unidades em Israel, Omã, República Dominicana, El Salvador, Peru e Nova Zelândia, contribuindo para a rede atingir 7.600 restaurantes em 56 países nos anos seguintes. A rede anunciou, em 1998, uma grande reformulação em suas lojas, que ganharam ambientes mais modernos e aconchegantes, e no logotipo da marca, começando as mudanças pela cidade de Reno, estado americano de Nevada.
Logo após a virada do milênio, o BK introduziu vários novos produtos em seu cardápio, incluindo vários itens de frango (novos ou renovados), uma nova linha de saladas e sua marca de café, batizada de BK Joe. Alguns dos novos itens chamaram atenção negativa devido pelo enorme tamanho da porção e às quantidades calóricas e de gorduras prejudiciais à saúde, mas atraíram milhões de fãs as lojas e aumentaram consideravelmente o faturamento da rede.
Somente em 2004 a rede americana chegou ao Brasil, inaugurando seu primeiro restaurante no Shopping Ibirapuera, na cidade de São Paulo. Adotando a mesma postura agressiva na mídia, como era utilizada nos Estados Unidos, a campanha de inauguração em solo brasileiro estreou fazendo comparações diretas ao rival McDonald’s nas propagandas. Os comerciais incluíam frases provocativas como “abaixo a ditadura” e “a concorrência está frita”, isso sem contar que as três primeiras lojas na capital paulista estavam situadas ao lado ou na frente de uma unidade do rival vermelho e amarelo. Hoje em dia no Brasil são mais de 947 lojas (presente em todos os estados) e mais de 16 mil colaboradores.
Em 2009 a marca anunciou o programa BURGER KING 20/20, que englobava, não somente uma nova decoração e design de suas lojas, como também torná-las mais sustentáveis. Dentre as novidades estavam: utilização de paredes de tijolos, metal e concreto; lâmpadas LEDS nas áreas internas e externas, economizando assim 55% da energia; carregador para veículos elétricos; abastecimento através de energia eólica e solar; além da apresentação do cardápio em telas LCD e mais elementos gráficos e de sinalização. O projeto também incluía a experiência de adição de novos itens no cardápio como costelas com molho barbecue, salmão grelhado e carnes.
Além disso, as embalagens também sofreram reformulação: iniciando pela Europa, em 2010, a rede apresentou suas novas embalagens inspiradas no movimento Pop Art dos anos de 1950, com design baseado no estilo do badalado artista Andy Warhol. A ideia do novo projeto era proporcionar uma experiência mais intimista e aumentar o engajamento dos consumidores com o local e a marca. A primeira unidade foi inaugurada no aeroporto Schiphol em Amsterdã. Nos anos seguintes, mais de 90 restaurantes adotaram o design 20/20 em cidades como Miami, Cidade do México, Houston, Edimburgo, Xangai, Vancouver, Roma e Londres. Essa nova arquitetura foi adotada em todas as lojas da rede no mundo progressivamente.
No início de setembro de 2010, o fundo 3G Capital, que concentra os investimentos do trio de brasileiros, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, comprou a rede americana por US$ 4 bilhões, entre aquisição de ações (o capital foi fechado na Bolsa de Valores) e pagamento de dívidas. Considerada uma espécie de patrimônio cultural dos americanos, essa foi a segunda vez em menos de oito anos que a rede foi negociada. Em 2002, a inglesa Diageo (conheça essa outra história aqui), antiga controladora, tinha vendido a rede para o Texas Pacific Group (TPG), a Bain Capital e o banco Goldman Sachs (conheça essa história aqui). Os novos proprietários abriram o capital da empresa, em 18 de maio de 2006, mas não tiveram muito sucesso. Os novos controladores brasileiros, como forma de reduzir a dependência do BURGER KING em relação ao mercado americano, apesar da empresa bater um recorde e abrir 338 pontos de venda fora de Estados Unidos e Canadá durante o ano de 2009, anunciaram um plano de inaugurar 500 novas lojas na América Latina nos próximos anos, especialmente no Brasil, onde em 2011 lançaram uma campanha com o mote “Grelhado no fogo como churrasco”, comunicando assim a principal característica dos hambúrgueres da rede em relação ao principal concorrente.
Em 2012 a rede reformulou seu cardápio no mercado americano com a introdução de novos sorvetes, smoothies, frappés e sanduíches de frango. Mais recentemente, em 2018, a operação do BK no Brasil deixou de usar canudos de plástico em seus restaurantes e pedidos, o que gerou uma redução de milhões de canudos de plástico ao ano. Em 2021, a rede surpreendeu positivamente milhares de brasileiros ao anunciar o lançamento de uma versão canina em edição limitada do Whopper®. Batizado de Dogpper®, era uma versão de biscoito para cachorros com sabor de carne grelhada. A novidade tinha como objetivo oferecer aos cachorros a oportunidade de experimentar o sabor de grelhado no fogo como churrasco, característico do BK. O item estava disponível para vendas no delivery da rede, com valor de R$ 5,50 no combo e R$ 7,90 avulso.
Em fevereiro de 2021, a rede lançou nos Estados Unidos o programa de fidelidade BK Royal Perks, inicialmente nas cidades de Los Angeles, Miami, Nova York, Nova Jersey e Long Island. No Brasil foi lançado nesse mesmo ano como Clube BK, e hoje é um dos maiores programas de fidelidade do setor na América Latina e um dos principais programas de fidelidade totalmente digitais, contando com 15 milhões de usuários. Através dele, é possível resgatar recompensas tanto do próprio BURGER KING quanto de marcas parceiras, utilizando pontos acumulados em compras. Em outubro de 2023, a rede anunciou um novo design de loja, batizado de “Sizzle”, como forma de enfrentar a desaceleração dos negócios após a pandemia de coronavírus. O novo layout, que apresenta um pacote de decoração aconchegante e convidativo, adiciona às lojas mais quiosques, áreas de coleta dedicadas para pedidos de aplicativos móveis, além da melhoria do serviço Drive-thru.
1979
● Lançamento de uma nova linha de sanduíches (Burger King Specialty Sandwich), que incluía ingredientes como peixe (o sanduíche Long Fish) e frango (neste caso o sanduíche foi batizado de Original Chicken Sandwich). Essa nova linha foi uma das primeiras tentativas de atingir um grupo demográfico específico, neste caso, adultos de 18 a 34 anos, que estariam dispostos a gastar mais em um produto de qualidade superior.
● Lançamento do Sirloin Steak Sandwich, um delicioso hambúrguer de filé mignon.
1983
● Lançamento do Burger Bus, primeiro restaurante móvel da rede, que estreou no estado de Ohio. A ideia da unidade móvel (um ônibus) foi do franqueado da cidade de Columbus Denny Erwin.
● Lançamento do Salad Bar nacionalmente nos Estados Unidos, um completo bufê de salada onde os consumidores se serviam a vontade.
1985
● Introdução do café da manhã em todas as lojas da rede (antes era restrito à algumas unidades) tendo como produto principal o Croissan’Wich (sanduíche composto por uma espécie de embutido como presunto - ovo e queijo em um delicioso croissant), além da estreia do serviço de self-service de bebidas.
● Lançamento do Chicken Tenders, deliciosos pedaços empanados de peito de frango (semelhantes aos Nuggets) acompanhados de molho.
1986
● Lançamento das French Toast Sticks, pequenas rabanadas em forma de palito acompanhadas de molhos.
1987
● Lançamento do Bagel Sandwich, um sanduíche no tradicional pão tipo bagel (em forma de rosca) com queijo e três opções de proteína (bacon, salsicha ou presunto), pensado para impulsionar as vendas pela manhã, despertando a curiosidade do cliente com um novo sabor.
1997
● Lançamento das novas batatas-frita, mais saborosas, mais quentes e mais crocantes, amparadas por uma enorme campanha publicitária que custou US$ 70 milhões.
1998
● Introdução do cardápio Great Taste, que possuía itens que custavam 99 centavos de dólar. Entre os sete itens originais oferecidos estavam o Whopper® Jr. (uma versão menor do sanduíche original), Chicken Tenders (com cinco pedaços de Nuggets), cheeseburger com bacon, batata-frita média, refrigerante médio, onion rings (rodelas de cebola fritas) e milkshake pequeno. Hoje em dia este cardápio é chamado de BK Value Menu e contém itens que custam entre US$ 1 a US$ 5.
● Lançamento do Big King™, sanduíche composto por 2 hambúrgueres, molho Big King™, alface, cebola, picles e dois pedaços de queijo. O produto é vendido em países como Estados Unidos, Brasil, Turquia, Espanha, Alemanha, Canadá e Dinamarca.
2002
● Lançamento do BK Veggie, um sanduíche de hambúrguer à base de soja, com maionese, alface, tomate, picles, ketchup e cebola, em um pão com gergelim.
2004
● Lançamento nacional nos Estados Unidos do Angus Burger, um hambúrguer enorme feito com carne de gado Angus. O sanduíche era servido com alface, tomate, maionese, cebola e um molho especial e vendido em alguns países como Big Boss Burger.
● Lançamento do TenderCrisp®, um sanduíche a base de frango empanado com salada fresca, tomates e maionese em um pão com crosta de milho.
2005
● Introdução de novos produtos como Enormous Omelet Sandwich (um sanduíche do cardápio do café da manhã feito com bacon, pedaços de embutidos, ovo e queijo americano).
● Lançamento da Chicken Fries, pequenos palitos de frango empanados com formato de batata-frita.
2006
● Lançamento do BK Stacker, uma linha de sanduíches com opções de 1 a 4 cheesebúrguers, queijo americano, bacon e molho Stacker servido em um pão com gergelim. Essa linha fazia parte de uma série de produtos maiores e mais calóricos lançados pela rede para atrair consumidores mais jovens aos restaurantes da rede.
● Introdução no Brasil do primeiro quiosque da rede com sobremesas.
2008
● Lançamento da Fresh Apple Fries, pequenos palitos de maçãs como se fossem batatas-frita, que faziam parte do cardápio infantil da rede.
2013
● Lançamento da Lower-Fat French Fry, batatas-frita com 40% menos gordura e 30% menos calorias do que as do concorrente dos Arcos Dourados.
2014
● Lançamento do Chicken Big King, dois hambúrgueres de frango empanados, temperados com molho especial, queijo americano, alface fresca, picles, cebola e pão de gergelim.
2016
● Lançamento do Whopperito®, um burrito com a maioria dos ingredientes do Whopper®, envolto em uma deliciosa tortilla e recheado com carne bovina, tempero Tex-Mex, tomate, cebola, alface, picles e molho cremoso de queijo.
● Lançamento do Mac n’ Cheetos, pequenos salgadinhos Cheetos (conheça essa história aqui) fritos e recheados com um cremoso molho de queijo, acompanhados de molho ranch (leite, sal, alho, cebola, ervas e temperos).
● Lançamento do Grilled Dogs, uma linha de cachorros-quente como item permanente de seu cardápio nos mercados americano e canadense, feitos com 100% de carne bovina - e em duas variedades (Chili e Chicago-style).
2017
● Lançamento do Rodeo® King, um enorme sanduíche com dois suculentos hambúrgueres grelhados, cobertos com três tiras de bacon defumado, crocantes anéis de cebola, molho picante de churrasco, queijo americano e maionese cremosa em um pão com gergelim. Este sanduíche tem pesadas 1.480 calorias.
● Lançamento do Mega Stacker Atômico, maior sanduíche da marca no Brasil. A novidade em edição limitada era oferecida em três versões: a 2.0, com dois hambúrgueres, oito tiras de bacon e quatro fatias de queijo; a 3.0, com três hambúrgueres, 12 tiras de bacon e seis fatias de queijo; e a 4.0, com quatro hambúrgueres, 16 tiras de bacon e oito pedaços de queijo. Com tanto recheio, o valor calórico desses sanduíches variavam de 1.180 a 2.180 calorias.
O principal ícone de sucesso do BURGER KING atende pelo nome de WHOPPER®. O famoso sanduíche foi criado em 1957 pelo co-fundador da rede, James McLamore, e originalmente vendido por 37 centavos de dólar. Ele criou este hambúrguer após notar que um restaurante rival estava tendo sucesso com a venda de um sanduíche maior. Acreditando que o sucesso do produto rival era seu tamanho, ele criou o Whopper®. O nome foi escolhido porque ele sentiu que transmitia a “imagem de algo grande”. São mais de 65 anos do sabor inconfundível de um hambúrguer de carne grelhado na brasa com ingredientes frescos, incluindo tomates suculentos, alface crocante, cebola branca fatiada e coberto com maionese cremosa, ketchup e picles crocantes, tudo em um pão torrado com sementes de gergelim.
A primeira extensão do produto foi criada em 1963, e por acaso, quando Luis Arenas-Pérez, responsável pela abertura do primeiro restaurante da rede, na cidade de Carolina, em Porto Rico, não havia recebido ainda as formas de pão para o Whopper® e, portanto, não havia pão para fazer e vender o sanduíche. Ele então optou por honrar o anunciado na data de abertura, e usou um pão menor de hambúrguer localmente disponível. O resultado foi um sucesso tão grande que o BURGER KING o adotou em todo o mundo e o chamou de WHOPPER® Jr. A primeira modificação na versão original ocorreu por volta de 1970, quando o pão com gergelim foi acrescentado ao sanduíche. Em 1985 o hambúrguer passou a conter 120 gramas. No ano de 1991 surgiu o BACON WHOPPER®, a versão do tradicional sanduíche com bacon. Em 2002 o sanduíche ganhou uma nova versão feita de frango: CHICKEN WHOPPER®.
A rede também comercializa várias versões do famoso sanduíche, especificamente adaptadas para atender às preferências ou costumes locais de sabor de cada região ou país, como por exemplo, o TERIYAKI WHOPPER® (o hambúrguer é marinado em molho de soja) no Japão; as versões sem carne bovina na Índia - MUTTON WHOPPER® (carneiro) e VEGETABLE WHOPPER® (vegetais) -; o PORK WHOPPER® na Tailândia, que apresenta hambúrguer de carne de porco grelhado; e o SHRIMP WHOPPER® na Coréia do Sul, que adiciona uma camada de camarão e molho de tomate, sem o ketchup, ao tradicional sanduíche. E já imaginou o tradicional Whopper® com sete andares de hambúrguer? Pois ele já existiu. No lançamento promocional do Windows 7 em 2009, a versão foi comercializada em edição limitada no Japão. Já no Brasil, recentemente a rede apresentou uma versão com um toque de brasilidade: WHOPPER® BACON CATUPIRY®, com hambúrguer de carne 100% bovina grelhado no fogo como churrasco, bacon crocante, Catupiry® (conheça essa outra história aqui), cebola crispy, tomate em fatias e maionese.
Constantemente a rede também lança edições especiais ou limitadas de seu principal sanduíche, visando promover o contínuo interesse no Whopper®:
1996
● WESTERN WHOPPER®, versão com molho barbecue, queijo cheddar ou americano e bacon, que também estava disponível com dois ou três hambúrgueres.
1998
● FIESTA WHOPPER®, versão com queijo Pepper Jack, sem picles e molho picante em vez de ketchup.
2001
● “XTREME” BACON & CHEESE WHOPPER®, continha duas fatias de queijo Monterey Jack e Cheddar e quatro tiras de bacon.
2004
● WHOPPER® SANDWICH PLATTER, sem pão, destinado à consumidores preocupados com a ingestão de carboidratos.
2005
● KING KONG WHOPPER®, incluía 3 hambúrgueres de carne bovina e foi lançado junto com o lançamento do filme King Kong nos Estados Unidos
2006
● TEXAS DOUBLE WHOPPER®, apresentava dois hambúrgueres de carne, Jalapeño, bacon e mostarda em vez de ketchup.
2007
● ULTIMATE DOUBLE WHOPPER®, com dois hambúrgueres de carne, queijo americano e 8 tiras de bacon, foi oferecido para comemorar o lançamento do filme dos The Simpsons.
2008
● ANGRY WHOPPER®, feito com queijo Habanero derretido, bacon defumado, fatias de Jalapeño frescas e pétalas de cebola picantes em camadas, cobertas com molho Angry.
2010
● MEAT BEAST WHOPPER® (Filipinas), versão com calabresa e bacon adicionados à um hambúrguer de carne grelhado na brasa.
2012
● CHIPOTLE WHOPPER®, feito com bacon grosso, queijo Pepper Jack, maionese com pimenta Chipotle, alface recém-cortada, tomate maduro e cebola doce caramelizada, tudo em um pão torrado com gergelim.
● CALIFORNIA WHOPPER®, com queijo suíço, guacamole e bacon defumado.
● WHOPPER® FURIOSO (Brasil), composto por pão com gergelim, um suculento hambúrguer com 113 gramas feito com 100% carne bovina, duas fatias de queijo derretido, alface, tomate, bacon, cebolas crocantes levemente apimentadas, lascas de pimenta Jalapeño, maionese e um delicioso molho furioso.
2014
● 4 CHEESE WHOPPER® (Filipinas), versão com quatro tipos queijo, entre os quais suíço, americano, mussarela e molho de queijo.
2015
● A1 HALLOWEEN WHOPPER®, criado especialmente para o Dia das Bruxas e preparado com pão preto com sabor de churrasco.
2016
● ANGRIEST WHOPPER®, servido com pão vermelho (assado com molho picante) e recheado com pétalas de cebola flamejantes, molho picante e pimenta Jalapeño, além de bacon, queijo americano, alface, tomate e maionese.
2018
● WHOPPER® DONUT, o tradicional sanduíche com um furo no centro - criado para comemorar o Dia Nacional do Donut e oferecido apenas por 1 dia em 5 lojas selecionadas nos Estados Unidos.
2021
● FRANKEN WHOPPER® (Canadá), versão tradicional recheada com anéis de cebola e batatas-frita para comemorar o Halloween.
2022
● GHOST PEPPER WHOPPER®, edição limitada para o Halloween, feito com hambúrguer de carne grelhado na brasa, queijo picante, Jalapeños crocantes, bacon e queijo apimentado, em um pão torrado de laranja e gergelim preto.
● WHOPPER® MELT, apresentava duas fatias de torrada, em camadas com hambúrguer de 250 gramas grelhado na brasa, queijo americano derretido, cebola caramelizada e molho Stacker.
O BURGER KING também utiliza seu principal ícone da gastronomia para chamar a atenção para causas sociais. Como por exemplo, em 2014, quando visitantes da loja localizada na esquina da Market com a 8th Street, em San Francisco, estado da Califórnia, puderam escolher uma curiosa opção no cardápio: o PROUD WHOPPER®. Mas o que ele tinha de diferente das outras versões do sanduíches? Nem mesmo os atendentes da loja sabiam dizer, e era preciso experimentar para saber. O sanduíche vinha embalado em um papel com as cores da bandeira do orgulho gay, e muita gente especulou o que ele poderia ter de diferente - O sabor da carne? Ou algum tempero? Mas a resposta estava dentro da própria embalagem. Em geral ao acabar o lanche, os clientes descobriam na parte interna do embrulho a mensagem “Somos todos iguais por dentro”, que confirmava que nada havia de diferente naquela preparação do Whopper®. A campanha fazia parte de uma iniciativa do BURGER KING durante a semana do orgulho gay de San Francisco, que ajudava a reforçar o novo slogan da marca, “Be Your Way”.
Já em 2019, o BK resolveu mudar a apresentação do tradicional sanduíche. Isto porque a rede, em parceria com a Netflix (conheça essa outra história aqui) e a Coca-Cola (saiba mais aqui), lançou uma edição especial para comemorar a estreia da terceira temporada de “Stranger Things”. Inspirado na série, o WHOPPER® UPSIDE DOWN era o tradicional sanduíche montado de cabeça pra baixo em uma embalagem exclusiva e temática. A versão foi vendida em apenas em 11 lojas dos Estados Unidos, que também ofereciam edições limitadas de camisetas, coroas, pacotes de ketchup e pins com o tema da série.
Ainda 2019, o que parecia uma pegadinha de primeiro de abril (já que foi anunciado oficialmente nesta data) se transformou em um lançamento cheio de pompa. Isto porque, em parceria com a Impossible Foods™, a rede apresentou o IMPOSSIBLE WHOPPER®, um dos primeiros hambúrgueres à base de plantas e versão vegetariana de seu principal ícone do cardápio. Inicialmente a versão feita à base de vegetais, especialmente projetados para parecer e ter gosto de carne, foi vendida apenas em lojas da cidade de St. Louis, no Missouri. Mas após o teste bem-sucedido, a rede anunciou que a versão faria parte de seu cardápio em todo território americano. Vale ressaltar que o sanduíche tem 15% menos de gordura e 90% menos de colesterol do que a versão normal. No Brasil a versão é chamada de REBEL WHOPPER®.
O Whopper® representa para o BURGER KING o equivalente do Big Mac para o McDonald’s. Embora muitos pensem que o Whopper® foi criado para encarar a chamada “Guerra dos Hambúrgueres” contra o rival, isso não é verdade. Afinal, o BURGER KING começou a vender o Whopper® em 1957, portanto, 11 anos antes do McDonald’s lançar o Big Mac em 1968. Hoje em dia, o sanduíche sempre é preparado do jeito que o cliente gosta - com queijo ou bacon, cebolas extras com ou sem tomate. E segundo a rede existem aproximadamente 221 mil maneiras de se pedir o sanduíche no mundo inteiro. O Whopper® vende mais de 2.1 bilhões de unidades por ano. Curiosidades sobre o icônico sanduíche: o wifi dos restaurantes BURGER KING é chamado carinhosamente de WHOPPER® Wifi. E como não há nada como o cheiro de um sanduíche Whopper® grelhado, em 2015, a rede lançou no Japão o “Flame Grilled Fragrance”, uma edição limitada e restrita a apenas mil unidades com com aroma de hambúrguer grelhado. Além disso, em 2019, um icônico comercial do BK no intervalo do Superbowl apresentou o artista pop Andy Warhol comendo um Whopper®.
O logotipo do principal ícone da rede BURGER KING passou por remodelações ao longo dos anos. Foi somente a partir de 2004 que o Whopper® passou a ter um logotipo padronizado. Em 2014 ocorreu a primeira remodelação e foi radical (como mostra a imagem abaixo). O atual logotipo do Whopper® foi adotado em 2021.
No dia 10 de março de 2009 o BURGER BING estreou um novo conceito de ponto de venda, um misto entre restaurante e bar: o BK Whopper® Bar. O novo conceito elevava a promessa da marca do “A GENTE FAZ DO SEU JEITO” a novos níveis de excelência, incorporando o poder da escolha pessoal ao oferecer aos consumidores um cardápio personalizável, especial e indulgente com base no famoso sanduíche da rede. O cardápio desse novo conceito de loja premium era mais restrito que o usual, mas com alguns diferenciais, como diversas variações do tradicional sanduíche Whopper®; e itens “grab-and-go” (cafés, energéticos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, batatas-frita, sorvetes e sundaes), para oferecer mais conveniência à consumidores sem tempo. Além disso, os sanduíches eram preparados na frente do cliente com um atendimento mais personalizado.
A identidade visual do BK Whopper® Bar também era totalmente diferente, com decoração (mais contemporânea), uniforme e embalagens que utilizavam cores em vermelho, preto e cinza, combinando com o visual e o ambiente dessa ousada abordagem. O local escolhido para instalar a primeira unidade do BK Whopper® Bar, foi dentro do complexo CityWalk, no parque Universal Studios (conheça essa outra história aqui) em Orlando na Flórida. Existia também o formato compacto, ocupando um terço da área normal de uma lanchonete da rede, desenvolvido especialmente para locais onde o espaço era limitado, como por exemplo, aeroportos, cassinos, praias, navios de cruzeiro e eventos esportivos. Atualmente existem três BK Whopper® Bar, localizados em Orlando, Málaga (Espanha) e Cingapura.
O BURGER KING acredita que os alimentos verdadeiros são mais saborosos, e por isso, resolveu trabalhar arduamente na remoção de 100% dos corantes, conservantes e aromatizantes de origem artificial de todo seu cardápio de sanduíches. Esses compromisso foi firmado em 2017 quando a rede iniciou diversas pesquisas junto aos seus fornecedores e começou a movimentar toda a cadeia, a fim de fornecer produtos livres de ingredientes artificiais. Após essas pesquisas e transformações, desde a cadeia produtiva até a logística, em 2019 a rede teve o primeiro retorno do seus esforços: o frango do sanduíche Chicken Crisp sem ingredientes artificiais. Pouco depois, em 2020, introduziu o Whopper® livre de conservantes e aromas artificiais. Foi o primeiro produto que a rede conseguiu efetivamente deixar 100% sem conservantes e aromatizantes artificiais. Em 2022 o BURGER KING já havia alcançado um feito enorme com 87,4% de seu cardápio livre de ingredientes artificiais. A rede continua trabalhando e se compromete para que seu cardápio seja livre de tudo o que não for natural até 2025.
Em 2020, para anunciar que estava removendo corantes, flavorizantes e conservantes artificiais do Whopper®, em todo o mundo, a marca lançou uma campanha sensacional e impactante. Com o título “A beleza de nenhum conservante artificial”, a companha global mostrava a imagem de um hambúrguer depois de aproximadamente 34 dias em decomposição. A campanha também contava com um filme (assista abaixo), intitulado Moldy Whopper® (algo como “Whopper® Mofado”), que mostrava o sanduíche que, com o avanço do tempo, entra em decomposição. O objetivo era mostrar para os consumidores um alimento que é passível de deterioração natural, consequência da ação de microrganismos presentes em todos os alimentos reais e que não contam com conservantes de origem artificial em sua formulação. Além disso, a campanha passou por uma tropicalização, desenvolvida pela agência DAVID São Paulo, após pesquisa com consumidores brasileiros. Como destaque, foi utilizada uma trilha original da música “Tudo Passa”, de Nelson Ned.
Em 2022, comprovando que é uma marca que aposta realmente em comida de verdade, o BURGER KING inovou e lançou uma nova campanha para comunicar que já havia removido 87% dos ingredientes de origem artificial de seu cardápio. O filme “Comida de Verdade” questionava sobre ingredientes artificiais na comida de forma inusitada e criativa. A ação retratava reações reais gravadas nos restaurantes da rede, contando com a participação de consumidores sendo atendidos e surpreendidos a cada pedido realizado, onde um ator, se passando por colaborador, oferecia um corante, conservante ou aromatizante de origem artificial a mais no pedido, como o Sorbato de Potássio, Glutamato Monossódico e o Benzoato de Sódio. Pegos de surpresa, os consumidores eram unânimes ao responderem negativamente as perguntas, endossando que os insumos de nomes difíceis não faziam falta nos seus produtos.
O rei nunca perde a majestade
A mascote da rede BURGER KING, um simpático Rei, foi introduzida no ano de 1955, como parte do letreiro da primeira loja inaugurada pela rede na cidade de Miami, na Flórida. Pouco depois o THE KING começou a aparecer sentado em um trono de hambúrguer segurando um copo gigante de milkshake. Nas décadas de 1960 e 1970 o personagem ganhou animação e começou a aparecer em comerciais e campanhas voltadas para o público infantil acompanhado do slogan “Where kids are king” (em português “Onde as crianças são reis”).
Em 1976, o Rei animado original foi substituído pela versão “Marvelous Magical Burger King”, que era um rei de barba ruiva da era Tudor que governava o Reino Burger King e realizava truques de mágica, que as vezes dependiam de truques de câmera ou envolviam seu “Anel Mágico”. Nesta época o personagem ganhou a companhia de uma divertida turma que representavam os três principais produtos da rede: Sir Shakes a Lot (milkshake), The Duke of Doubt (hambúrguer) e Wizard of Fries (batata-frita).
O personagem, que foi aposentado em 1989, só voltaria a entrar em cena no ano de 2003 em uma campanha publicitária desenvolvida pela agência Crispin Porter + Bogusky de Miami. E o THE KING, como é chamado atualmente, paramentado com uma coroa dourada e um manto vermelho, voltou com força total fazendo um enorme sucesso, principalmente junto ao público infantil. O lançamento de uma máscara, com a caricatura do personagem, virou uma verdadeira febre nos Estados Unidos. O personagem, conhecido mundialmente pela sua irreverência, por pregar peças e estrelar ações inusitadas como namorar a supermodelo Brooke Burke e aparecer junto às animadoras de torcida em um jogo do Super Bowl, se tornou tão famoso que foi imortalizado em cera no museu Madame Tussauds™ de Nova York no mês de dezembro de 2007 e estrelou sua própria série de videogames, disponibilizadas exclusivamente para os consumidores da marca BURGER KING. Apesar de ter sido novamente aposentado em 2011 e retornar em 2017 em comerciais promovendo novos produtos e o Whopper®, a mascote da marca não perdeu a majestade, sendo amplamente reconhecida pelos consumidores americanos.
A imagem abaixo mostra a evolução da tradicional mascote da marca através dos anos, quando o Rei foi sendo modernizado e ganhando uma aparência mais humana.
A rivalidade comunicativa entre o BURGER KING e o McDonald’s é uma das mais fortes no mundo dos negócios, e resultou em campanhas publicitárias e ações de marketing históricas, especialmente pela utilização do garoto-propaganda da rede dos arcos dourados em comerciais do BURGER KING. Batizada de “Burger Wars”, termo que começou a ser usado no final da década de 1970 devido a uma tentativa do BURGER KING de gerar maior participação de mercado e reconhecimento na mente dos consumidores, “atacando” o tamanho dos hambúrgueres rivais do McDonald’s em campanhas publicitárias. Por exemplo, em uma campanha famosa, uma imagem de Ronald McDonald, fazendo um pedido no balcão do BURGER KING criou uma polêmica enorme, visto que a propaganda vinha seguida de um slogan que fazia a seguinte pergunta: “Por que comer com um palhaço quando se pode jantar com o rei?”.
Para assistir a um exemplo dessas pérolas provocativas do BURGER KING ao rival dos arcos dourados, clique no ícone abaixo.
Em 2015, em uma das ações mais insanamente sensacionais, o BURGER KING propôs uma trégua a seu principal concorrente, para criarem um sanduíche épico, ao misturar seus protagonistas, Big Mac e Whopper®, resultando assim no McWhopper®. A ideia fazia parte do Dia Mundial da Paz, comemorado no dia 21 de setembro. De acordo com a proposta, neste dia as duas redes montariam uma loja específica na cidade de Atlanta, estado da Geórgia, para vender o McWhopper®, promover a paz mundial e, obviamente, entrarem pra história da publicidade. E porque Atlanta? Pois a cidade fica entre Miami (a “casa” do BURGER KING) e Chicago (a “casa” do McDonald’s). A ideia era dar um exemplo ao resto do mundo e abandonar a guerra dos hambúrgueres, que perdurava por décadas. A rede planejou tudo o que era necessário para que o McWhopper® fosse criado. Desenhou a caixa do produto, concebeu a roupa dos funcionários e desenvolveu uma proposta de receita para o dito hambúrguer, que teria 12 ingredientes de cada rede em proporções iguais. De acordo com o BURGER KING, os lucros da iniciativa seriam revertidos, na íntegra, para a organização não-governamental Peace One Day, que promove a paz no mundo. Seu principal concorrente não aceitou a proposta.
O BURGER KING também aproveita a época de Halloween para fazer promoções ou lançar campanhas temáticas, que cutuquem o rival McDonald’s de alguma forma. Por exemplo, em 2016, um franqueado apresentou uma embalagem de Whopper® fantasiada de McDonald’s. A montagem chegou a ser publicada nas redes sociais da agência DAVID de Miami (que faz trabalhos para a marca nos Estados Unidos), e provavelmente tratava-se de uma prévia da campanha da rede para o Dia das Bruxas. A foto também mostrava que o letreiro e a fachada de uma loja foram cobertas por uma fantasia de fantasma, incluindo as sobrancelhas imitando o símbolo (arcos dourados) da rede rival. Junto disso, a embalagem do sanduíche, ao ser aberta, dizia “BOOOO! (Só brincadeira, nós ainda grelhamos no fogo os nossos hambúrgueres)”. Segundo a agência na época, a ação foi uma iniciativa de um franqueado e não do BURGER KING como corporação. A ação aconteceu em uma única loja localizada no Queens, em Nova York.
Em 2017, mais uma vez para comemorar o tradicional Halloween, o BURGER KING criou a ação “Scary Clown Night”, que presenteava com um Whooper®, sanduíche símbolo da marca, quem fosse fantasiado de palhaço nas lojas da rede, em uma ação provocativa à rival e a mascote dos arcos dourados, o palhaço Ronald McDonald. A campanha contava também com um divertido vídeo publicitário (assista aqui) que terminava com o provocativo slogan “Come as a Clown, Eat Like a King”.
Já em uma ação exclusiva na Argentina - intitulada “Un Día Sin Whopper®” - realizada exatamente no dia 10 de novembro de 2017, quando é comemorado no país o McHappy Day, equivalente ao “McDia Feliz” no Brasil, quando o valor de todas as vendas de Big Mac são doadas às instituições que ajudam crianças com câncer, todas as 107 lojas do BURGER KING no país deixaram de vender o Whopper®. Além de informarem educadamente os clientes que o lanche não seria vendido durante todo o dia, os funcionários do BK ainda aconselhavam os clientes a irem até o concorrente, mas ao invés de nomearem a rede rival, diziam “o lugar onde eles não grelham seus hambúrgueres no fogo”, e comprarem um Big Mac por lá. Até o Rei, mascote do BK, entrou em ação, indo até seu maior concorrente e comprando um Big Mac para apoiar o câncer infantil, sob muitos aplausos dos clientes. A ideia era motivar as pessoas a comprarem o hambúrguer mais famoso do concorrente para ajudar o maior número de crianças possível.
Ainda em 2017, só que na Alemanha, a marca aproveitou o enorme sucesso do filme “It - A Coisa”, obra-prima de Stephen King, para lançar uma campanha especialmente criada para entrar no lugar dos créditos ao final da película. A campanha foi utilizada ao final da estreia do filme em alguns cinemas da Alemanha. Intitulada de “Never Trust a Clown”, a mensagem foi projetada logo após o termino do filme: “Moral da história: nunca confie em um palhaço”, em clara alusão ao ícone do seu maior concorrente, o palhaço Ronald.
Já em 2021, no mercado brasileiro, o BURGER KING promoveu mais uma ação provocativa em São Paulo. Entre às 13h e 15h, a unidade da rede localizada na Praça Panamericana ofereceu de forma gratuita um Whopper® a qualquer cliente que chegasse à lanchonete com as batatas-frita do McDonald’s, rede descrita pela própria companhia como sua “maior concorrente”. Por incrível que pareça, a promoção acontecia como forma de resposta da marca ao Rappi (conheça essa outra história aqui), que lançou uma ação oferecendo o Whopper® com as fritas do McDonald’s para celebrar a chegada do BURGER KING ao cardápio de opções do aplicativo. Batizado de “Combo Impossível”, a provocativa jogada da rede foi divulgada para o público como “o hambúrguer mais pedido e as batatas mais amadas”, uma sinalização à brincadeira eterna de que os sanduíches do BK com as fritas do McDonald’s resultam no lanche de fast-food perfeito.
Ainda em 2021, seguindo sua linha provocativa ao rival, a rede lançou uma campanha que comparava o tamanho do seu principal hambúrguer, o icônico Whopper®, com o protagonista da concorrência, o Big Mac. O vídeo “Whopper® x Big” (assista aqui) mostra a comparação dos dois lanches de vários ângulos diferentes, inclusive utilizando uma imagem pixelada para “esconder” a identidade do rival, e finaliza com a frase: “Bem mais Big que o Big (Piii)”, seguido do logo do BURGER KING.
Mais recentemente, em 2023, para divulgar no mercado brasileiro uma promoção tão boa que até o Ronald quer aproveitar - o Ronald Nazário, não a mascote da concorrência - a rede criou um filme com a participação do filho do Ronaldo Fenômeno. O filme bem-humorado (assista aqui) começa dizendo que a oferta do app do BK é tão boa, que até o Ronald veio aproveitar e mostra apenas alguém com o clássico sapato comprido e a meia vermelho e branca do mascote dos Arcos Dourados. Quando a câmera sobe, ela identifica que, na verdade, é o filho do craque, em uma brincadeira e provocação que, além de divulgar os preços promocionais, deseja reforçar os benefícios e promoções exclusivas existentes apenas no aplicativo.
Em 2024, BURGER KING foi eleita a marca mais criativa do mundo pela Warc, empresa que faz parte do grupo organizadores do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. Foi a sexta consecutiva vez que a marca ocupa a primeira posição no ranking. Dito isso, uma das ações de marketing mais famosas da marca foi a campanha viral batizada de “Subservient Chicken” (Galinha Submissa, em português), criada pela agência americana Crispin Porter + Bogusky e lançada no dia 8 de abril de 2004 para promover a nova linha de sanduíches de frango. A campanha consistia em um site onde uma pessoa fantasiada de galinha fazia movimentos determinados pelo internauta. O objetivo era comunicar a possibilidade de vender sanduíche de frango “à la carte”, ou seja, do jeito que o consumidor quisesse, como dizia o slogan da campanha “Get chicken just the way you like it” (algo como “Peça a galinha/frango do jeito que você gosta”). Até 2011 o site foi acessado mais de 740 milhões de vezes, transformando a campanha de marketing viral em uma das mais bem sucedidas já realizadas nos Estados Unidos.
A marca também aproveita oportunidades raras (neste caso quase improvável) para lançar ações de marketing de grande repercussão. Por exemplo, em 2015, quando o casal Joel Burger e Ashley King (repare na junção dos sobrenomes) resolveram se casar, eles declararam que desejavam utilizar o logotipo do BURGER KING nos brindes dados aos convidados. Ao saber da história, a rede, como em um impulso irresistível, decidiu patrocinar a festa, garantindo assim que fosse um evento real. Na cerimônia irreverente, que aconteceu no estado de Illinois, os padrinhos usaram camisetas da marca debaixo dos ternos e meias com estampa de hambúrguer. Já os noivos posaram para fotos com as tradicionais coroas de papel do BURGER KING. A marca patrocinou também as lembrancinhas para os convidados da festa, como cartões-presentes no valor de US$ 10.
O mundo inteiro concordava: 2020 já podia acabar. Ninguém aguentava mais a exaustão deste ano que trouxe desafios sem iguais para todos por conta da pandemia de COVID-19. Pensando nisso, o BURGER KING resolveu comemorar o Natal em julho mesmo, com uma ação realizada no Brasil e nos Estados Unidos, que colocaram os canais de mídia social e o aplicativo BK em clima de Natal, com direito à canções e decoração típicas da data. Um vídeo especial também acompanhava a ação e mostrava uma das lojas do BK enfeitada para o Natal, com direito até à neve falsa. O filme (assista aqui) é embalado por uma divertida paródia da música Jingle Bells. Havia ainda uma oferta especial que permitia aos consumidores combinarem dois itens do menu por um valor único. De acordo com o BURGER KING, a marca estava fazendo a sua parte “para encerrar o ano mais cedo”, embora nada resolveria magicamente os problemas que o mundo enfrentava.
E 2020 ainda reservou outra pérola comunicativa do BURGER KING. Isto porque, o Duque e duquesa de Sussex - o príncipe Harry e sua esposa Meghan Markle - anunciaram que planejavam abdicar de suas posições na Coroa britânica. Apelidado de “Megxit”, o caso deu o que falar nas redes sociais, o que significava que era apenas questão de tempo até as marcas começarem a brincar em cima dos acontecimentos. E o BURGER KING foi uma destas, claro: a rede lançou na Argentina uma “carta” oferecendo empregos ao casal. Disponível no Instagram (conheça essa outra história aqui) e em um anúncio no popular jornal Clarín (conheça essa história aqui), o “documento” convidava Harry e Meghan a fazer “como milhares de pessoas e tomar seus primeiros passos na vida trabalhista com a gente”. “Nós sabemos que a coroa irá caber perfeitamente em vocês” escrevia ainda o BK; “depois de muitos anos vivendo como duques, está na hora de vocês começarem a comer como reis”.
Ainda em 2020, com bilhões de impressões, a ação “Vassoura Thru” bateu recorde como maior campanha do BURGER KING no mercado brasileiro até então. Isto porque, no Dia das Bruxas, a ação viralizou com memes e vídeos dos fãs da marca se “locomovendo” com suas vassouras em busca de um Whopper® gratuito nos Drive-thru das lojas da rede. Ao todo, foram 172 lojas participantes e a rede distribuiu aproximadamente 140 mil sanduíches, um número quase três vezes maior do que prometido inicialmente (300 unidades por loja). Com recorde de conteúdos produzidos nas redes sociais, o termo “vassoura” teve um crescimento de 440%, em relação aos seis meses anteriores.
Em 2024, como parte da comemoração de seu aniversário de 70 anos, o BURGER KING apresentou uma nova campanha global, que carregava o conceito criativo de “Chama Acesa”. O objetivo da rede era reforçar o principal diferencial da marca, o sabor grelhado proporcionado pelo fogo. Para isso, o BK trouxe casais de idosos que contam como mantiveram a chama do relacionamento acesa durante os anos de relacionamento. No filme, os convidados aparecem em situações românticas dentro das lojas da rede. Para o Brasil, o conceito criado revela o segredo do casal para manter a chama acesa após todos esses anos juntos: “É o fogo”, assim como o segredo do BURGER KING. Assista ao vídeo aqui.
Ainda em 2024, a marca surpreendeu o público brasileiro com mais uma ação de marketing ousada e inusitada, direcionada especificamente para pessoas calvas. Intitulada “Calvo Drive-Thru”, a ação homenageava e reconhecia a diversidade de calvos no Brasil, ao mesmo tempo, em que promovia o sanduíche Whopper®. A iniciativa consistia em oferecer um Whopper® gratuito para todos os clientes que apresentassem nos Drive-thru dos restaurantes da rede o que a marca denominou uma forma particular de calvície, descrita como “com entrada por um lado, passagem por trás e saída pelo outro lado”, tornando-se o embaixador perfeito para promover o BK Drive. E para aqueles que não eram naturalmente calvos, oferecia uma alternativa: bastava solicitar o “modelo de corte” ao barbeiro para garantir o sanduíche gratuito.
O ano de 2024 parece estar sendo farto para a comunicação do BURGER KING no Brasil. Uma nova campanha bem-humorada trazia como protagonista o Ken Humano, famoso pela grande quantidade de procedimentos estéticos realizados no rosto. No filme (assista aqui) ele brincava com a promoção exagerada do Whopper® em dose dupla por R$ 25: “Essa é a harmonização perfeita!”, ironizava o excêntrico famoso. A continuação da campanha, chamada de “Exagero”, era fazer trocadilhos que tinham, como objetivo, entreter seu público. E para isso, apresentou o ator porno Kid Bengala como protagonista. Polêmica instaurada nas redes sociais. O Burger King não expôs a quantidade de comentários negativos ou críticas que recebeu, mas disse, em comunicado, que para não ampliar “as discussões e polarização nas redes”, optou por “retirar o material do ar”. Muitas pessoas prometiam boicotar a marca enquanto outras chegaram a dizer que o comercial deveria receber algum tipo de punição.
E tem mais. O ator Vincent Martella, que interpretou o personagem Greg na série de grande sucesso “Todo mundo odeia o Chris”, viralizou na internet por reconhecer a grandiosidade do seriado de TV no Brasil, cuja última temporada foi lançada em 2009. Aproveitando o clima de nostalgia, o BURGER KING fez Martella estrelar uma campanha da marca. Em parceria com Erick Bougleux, o dublador responsável pela voz brasileira do Greg, o ator anuncia a mais nova promoção da rede, em que dois Whopper® saem pelo preço de R$ 25, ou, com o trocadilho do nome, “Vincent e cinco”. Assista ao filme aqui.
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo dos anos. O primeiro logotipo do BURGER KING era apenas o nome da marca escrito em preto. Em 1957 a identidade visual foi modificada e a mascote da rede, o Rei, passou a fazer parte do logotipo. Em 1969 surgia o famoso “Bun Halves”, um logotipo que continha o nome da marca (em vermelho) entre um pão de hambúrguer. Ele foi criado para significar uma estreita relação com o hambúrguer, principal produto da rede. Este logotipo foi modernizado em 1994, quando adotou uma nova tipografia de letra. Ele seria substituído em 1999, quando foi lançado um logotipo completamente remodelado, chamado “Blue Swirl”, que era redondo, muito mais colorido e impactante visualmente. Após mais de 20 anos, em 2021 a marca apresentou uma nova identidade visual, baseada no logotipo de 1969, que de forma minimalista representa a evolução da rede, homenageando suas heranças com linhas refinadas, confiante, simples e mais irreverente. As cores adotadas foram inspiradas no processo de grelhar no fogo como churrasco e a nova fonte era proprietária da marca BK, intitulada de “chama” e inspirada nas formas das comidas da rede - arredondadas e gostosas.
Junto com o novo logotipo adotado em 2021, a rede modernizou também as embalagens (que exibem ilustrações divertidas dos ingredientes), ambientação e comunicação visual dos restaurantes, uniformes (refletem os mestres da grelha e do fogo, combinando um estilo contemporâneo e confortável) e iconografia presente nas redes sociais e canais digitais, como mostra a imagem abaixo.
Desde um dos primeiros slogans “BURGER KING, HOME OF THE WHOPPER®”, passando pelo primeiro comercial de televisão em 1958, até a primeira grande promoção, criada pela agência de publicidade BBDO em 1968, com o famoso slogan “The Bigger The Burger The Better The Burger”, a marca sempre primou por campanhas criativas que utilizaram slogans de grande sucesso como:
1973 - Have It Your Way.
1974 - It takes two hands to hold a Whopper®.
1978 - Make It Special, Make It Burger King.
1981 - Aren’t You Hungry?
1986 - We know how burgers should be.
1988 - We do it like you’d do it.
1989 - Sometimes You’ve Gotta Break The Rules.
1991 - Your Way, Right Away.
1994 - Get Your Burger’s Worth.
1996 - It Just Tastes Better.
1996 - The difference is taste.
1997 - If you ask us, it just tastes better.
1998 - Taste rules.
1999 - Burger King, where you're the boss!
2002 - BK You Got It.
2003 - The Fire’s Ready.
2012 - Taste is King.
2013 - Be The King.
2014 - Be Your Way.
2015 - Enjoy your way.
2016 - Your way.
2022 - You Rule.
Já no Brasil, a marca mantém a mesma linha de comunicação global, com algumas campanhas polêmicas e picantes, que utilizaram slogans como “A gente faz do seu jeito”, “Do seu jeito” e “O BK é fogo”.
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 4 de dezembro de 1954
● Fundador: James W. McLamore e David Edgerton
● Sede mundial: Miami, Flórida, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Burger King Corporation
● Capital aberto: Não (subsidiária da Restaurant Brands International Inc.)
● CEO: Joshua Kobza
● Faturamento: US$ 20 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 19.384
● Presença global: 125 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Estados Unidos, China, Brasil e Espanha
● Funcionários: 480.000
● Segmento: Alimentação rápida
● Principais produtos: Hambúrgueres, batatas-frita, milkshakes e refrigerantes
● Concorrentes diretos: McDonald’s, Wendy’s, Jack in the Box, Carl’s Jr., Shake Shack, Sonic, Dairy Queen, In-N-Out Burger, Five Guys, KFC, Subway e Bob’s
● Mascote: O Rei
● Ícones: O sanduíche Whopper®
● Slogan: You Rule.
● Website: www.burgerking.com.br
A marca no mundo
A rede, que conta com mais de 19.300 restaurantes ao redor do mundo, está presente em 125 países e territórios, emprega mais de 480 mil funcionários (incluindo as lojas franqueadas), serve aproximadamente 12 milhões de clientes diariamente com vendas anuais de US$ 20 bilhões. Os países com mais unidades da rede são Estados Unidos (mais de 6.700 lojas), China (1.587 lojas), Brasil (947 lojas), Espanha (942 lojas), Alemanha (756 lojas) e Turquia (742 lojas). 100% de suas lojas são de propriedades ou operadas por franqueados independentes. A cada ano são consumidos 2 bilhões de hambúrgueres, apenas em seus restaurantes nos Estados Unidos. O BURGER KING é atualmente a segunda maior rede de alimentação rápida do mundo (baseada em hambúrguer), ficando atrás somente do McDonald’s. Hoje em dia o BURGER KING é de propriedade da Restaurant Brands International, também proprietária da rede de cafeterias Tim Hortons (conheça essa outra história aqui), Popeyes (saiba mais aqui), especializada em alimentação rápida baseada em frango, e Firehouse Subs, rede semelhante ao Subway (conheça essa outra história aqui).
Você sabia?
● O BURGER KING foi a primeira rede de alimentação rápida a introduzir os salões (com cadeiras e mesas), permitindo assim que os consumidores fizessem as refeições dentro dos restaurantes.
● Como opção vegetariana para as crianças, a rede já criou na Europa um hambúrguer de feijão.
● A loja de Budapeste, na Hungria, é a maior da rede em termos de tamanho. Já o restaurante localizado na maior altitude está em La Paz na Bolívia (3.000 metros acima do nível do mar). Outra curiosidade é que a rede mantém um restaurante dentro do aeroporto de Bagdá no Iraque, além de três unidades móveis para atender as tropas americanas na região.
● Somente na Austrália os franqueados utilizam outro nome, HUNGRY JACK’S, pois o nome Burger King já estava registrado no país (por uma loja de alimentos da cidade de Adelaide) quando a rede chegou no início da década de 1970. Atualmente a rede possui 455 unidades na Austrália.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame, InfoMoney e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Meio Mensagem, Folha, O Globo e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing, Cidade Marketing e Interbrand), sites de comunicação (B9), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 8/5/2024
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
6 comentários:
QUANDO CONHECI O BURGER KING ME VICIEI AMEI TANTO O LANCHE DO BURG QUE ATE FIZ LOUCURAS PRA TRABALHAR NA EQUIPE DO BURGER KING E NÃO COMER APENAS O LANCHE CAMPEÃO MAIS ME TORNAR MENBRO DA EQUIPE QUE FAZ O CAMPEÃO EU AMO O BURGER KING EU AMO OFERECER PRAS PESSÓAS UM LANCHE INDECENTE DE TÃO GOSTOSO E VER OS CLIENTES TÃO SASTIFEITO MEU NOME E SIMONE CRUZ EU AMO A BGK
oi eu naum seii o q é isso nunca come akiii no brasil tem?se ter me avisa
Gosto não se discute... "O que eu vou fazer em um lugar que o big é pequeno..."
Para mim a BURGER KING reina em sabor sobre a concorrente!!!
Apenas uma ressalva, aqui em Brasília onde moro, vira e mexe falta algum item do cardápio. Não sei se isso tb acontece no concorrente, pois não perco a oportunidade de saborear o meu lanche favorito, um grande e suculento DOUBLE WHOPPER!
Vida longa ao REI!!! rs
Olá galera, sou de Limeira-SP, mas tenho ido bastante em Campinas-SP na igreja Renascer de lá, e na mesma avenida (Av. Brasil), existe um GORDÃO LANCHES, um HABIB'S, dois SUBWAY e claro, um McDONALD'S e um BURGER KING, aliás, Mc e BK estão localizados UM DE FRENTE PARA O OUTRO. É só uma curiosidade.
Mas em termos de opinião, com certeza BURGER KING melhor que McDonald's. Lanche muito mais saboroso, refrigerante à vontade, opções de customizar seu lanche, enfim... simplesmente melhor!
Vida longa ao rei! kkk
Conheci recentemente o BURGER KING e confesso estou viciado no sabor do BK. Conheci recentemente por que como vcs sabem BK ainda está em expansão pelo Brasil, e no RJ, Só no final de 2012 que inaugurou em minha cidade. Adoro a qualidade do BURGER KING,E confesso já fui fã incontestavel do McDonalds, Mais hoje nem lembro mais do MC!!! Depois de conhecer a batata suprema, O Whopper, A Onion Rings, O trio supremo eo os outros Hamburguers do BK. Realmente entendi! QUE O BURGER KING Não tem comparação. REI DOS BURGUERS E REI DOS FAST FOODS! VIVA AO BK!!!
Uma curiosidade, na Australia não existe Burger King, o nome é Hungry Jack's. Acontece que, em 1971, quando a rede de fast-food Burger King decidiu expandir suas operações e vir para a Austrália, encontrou uma barreira, o seu próprio nome “Burger King”, que já havia sido registrado por uma rede de restaurantes “take-away” na cidade de Adelaide, Austrália. O resultado: a rede Burger King foi obrigada a mudar de nome, caso o contrário não poderia iniciar suas ações
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