31.5.10

GERDAU


Você pode até não conhecer a GERDAU, mas saiba que seus produtos estão presentes no dia a dia de milhões pessoas nas mais diversas formas: integram a estrutura de residências, shopping centers, hospitais, pontes e hidrelétricas, fazem parte de torres de transmissão de energia e telefonia, servem de matéria-prima de peças de automóveis e participam do trabalho no campo. Com ramificações em vários países, a GERDAU é umas das maiores e mais poderosas empresas do segmento e orgulho do Brasil. 

A história 
O grupo GERDAU nasceu da visão empresarial e da capacidade de trabalho de Johann Heinrich Kaspar Gerdau, mais conhecido apenas como João Gerdau. Natural de Altona, atualmente um bairro da cidade de Hamburgo, no então Reino da Prússia, ele imigrou para o sul do Brasil no ano de 1869, em busca de melhores condições de vida e de novos empreendimentos, desembarcando no Porto de Rio Grande ainda muito jovem. Instalou-se na Colônia Santo Ângelo, território que, atualmente, pertence à cidade de Agudo, no Rio Grande do Sul. Foi lá que, inicialmente, ele investiu no comércio, transporte e no loteamento de terras. Mais tarde, em 1884, fundou uma casa comercial de secos e molhados em Cachoeira do Sul. Em busca de novas oportunidades, João Gerdau se mudou com a esposa e os três filhos, Hugo, Walter e Bertha, para a capital do estado. Já em Porto Alegre, comprou a fábrica de pregos Pontas de Paris, exatamente no dia 16 de janeiro de 1901, que passou a se chamar João Gerdau & Filho, marcando assim a origem da GERDAU.
  

Em 1908, ele adquiriu a pequena Fábrica de Móveis Navegantes, que existia desde 1893 na capital gaúcha, onde passou a fabricar os móveis vergados ao estilo vienense. A administração da fábrica de móveis coube ao segundo filho, Walter. Pouco antes da sua morte, em 24 de novembro de 1917, o negócio passou a ser administrado pelo filho Hugo. Com a abundante produção de pregos, o Rio Grande do Sul deixava de depender da importação. Em 1933, a fábrica de pregos expandiu a produção com a construção de uma nova unidade em Passo Fundo, no interior do estado.
  

Em decorrência da morte de Hugo Gerdau em 2 de outubro de 1946, seu genro, Curt Johannpeter, casado com a sua filha Helda, assumiu a direção da GERDAU e comandou uma fase decisiva de expansão dos negócios. Dois anos após a sua entrada, em virtude das dificuldades em encontrar matéria-prima no período do pós-guerra, a fábrica de pregos comprou a Siderúrgica Riograndense, em Sapucaia do Sul (RS), e a GERDAU iniciou sua bem sucedida trajetória na siderurgia, já antecipando o modelo baseado no uso de sucata e na comercialização regional, que permite ter custos operacionais mais competitivos. Pouco mais de uma década depois, em 1957, a GERDAU inaugurou sua segunda unidade siderúrgica. Em 1967, a Indústria de Arames São Judas Tadeu, fundada na década de 1940 em São Paulo e que produzia trefilados, arames galvanizados e outros produtos de arame, foi integrada à GERDAU, tendo seus equipamentos transferidos para as outras unidades do grupo, passando a atuar na área comercial através da venda de produtos siderúrgicos.
   

Dois anos mais tarde, a empresa comprou a usina produtora de aço Açonorte em Pernambuco, aumentando ainda mais sua capacidade de produção. No início da próxima década, em 1971, a empresa ingressou no mercado de distribuição de aço com a inauguração da primeira unidade Comercial Gerdau em São Paulo. O processo de internacionalização da empresa se iniciou em 1980 com a compra de uma pequena companhia do outro lado da fronteira com o Uruguai, tendo se acelerado com as aquisições de usinas em Cambridge no ano de 1989 e Winnipeg em 1995, ambas no Canadá. Ainda na década de 1980, a GERDAU venceu o seu primeiro leilão de privatização no Brasil e adquiriu a usina Barão de Cocais (MG) em 1988. Ao longo dos anos de 1990, a GERDAU também estabeleceu bases de operação na Argentina e no Chile adquirindo produtores locais, além de lançar no mercado, em 1992, o vergalhão GG 50, com o conceito de commodities com qualidade garantida - uma iniciativa pioneira no país e no mundo.
   

Mas, sua mais importante iniciativa ocorreu em 1999, quando ingressou com força no mercado americano, adquirindo por US$ 272 milhões aproximadamente 75% a AmeriSteel, segunda maior produtora de barras de aço reforçado dos Estados Unidos. Essa transação aumentou os resultados totais da GERDAU em mais de 50%, triplicou sua produção fora do Brasil e elevou a empresa à vigésima quinta posição no mercado mundial. Em 2001, a GERDAU comemorou seu centenário em grande estilo: lançou um logotipo comemorativo com a assinatura “GERDAU 100 anos” baseada na caligrafia de João Gerdau, retirada do contrato social da fábrica de pregos assinado em 1901. Além disso, a GERDAU atingia a capacidade instalada de 8.4 milhões de toneladas de aço por ano.
   

A partir de 2004, o ímpeto internacional da GERDAU voltou à tona com aquisições de empresas na Colômbia e nos Estados Unidos; o ingresso no continente europeu, em 2005, através da aquisição de 40% da espanhola Sidenor; e novas aquisições, em 2006, de empresas no Peru, Estados Unidos e Espanha. Pouco depois, em 2007, a GERDAU comprou a americana Chaparral Steel, uma das maiores produtoras de perfis estruturais do país, marcando assim a maior aquisição na história da empresa brasileira. Além disso, a empresa passou a atuar no México, República Dominicana e Venezuela. Em 2008, a GERDAU ingressou definitivamente na América Central com a aquisição do controle acionário de uma empresa na Guatemala. No ano seguinte a empresa iniciou a produção própria de minério de ferro. A partir de 2013 a GERDAU começou uma nova expansão em sua linha de produtos com o início da produção de aços planos no Brasil e depois com a produção de chapas grossas na usina de Ouro Branco em 2016.
  

Em 2020, com uma visão de longo prazo, a empresa anunciou a criação da Gerdau Next, focada no desenvolvimento de novos produtos e negócios adjacentes à produção de aço e alinhada às diretrizes de inovação e disrupção da GERDAU. O futuro da empresa também passa pela manutenção de uma forte geração de caixa, um rígido controle do endividamento, foco em iniciativas que busquem a rentabilidade de seus ativos e o compartilhamento de valor para seus investidores e acionistas, fatores que garantiram a saúde financeira da GERDAU desde a sua fundação. Em janeiro de 2021, a GERDAU completou 120 anos de uma história de solidez, contribuição para o desenvolvimento e legado para uma sociedade em evolução constante.
  

Um dos principais produtos da empresa é a linha de Arames Farpados Gerdau, que apresenta itens de qualidade superior e resistência elevada, para uso em áreas urbanas, rurais e úmidas. As propriedades de cada arame farpado garantem um cercamento facilitado e com maior durabilidade. Por exemplo, o Arame Elefante Gerdau é o primeiro arame farpado fabricado com 400 KGF, a maior carga mínima de ruptura do mercado. Com fios grossos (2,2 mm) e torção contínua, o produto possui maior durabilidade ao tempo e alta resistência ao impacto de animais, garantindo também a firmeza das cordoalhas. Os outros produtos da linha são: Arame Gir Gerdau, um produto econômico, versátil e maleável, fácil de trabalhar e transportar, indicado para uso em áreas urbanas e rurais; Arame Touro Gerdau, que possui fios finos e conta com uma tripla camada de galvanização, tornando o produto altamente resistente, com maior durabilidade ao tempo, sendo indicado para uso em áreas alagadiças e/ou litorâneas; e Arame Urso Gerdau, que possui fios finos e oferece alta resistência ao impacto de animais, além de uma excelente relação custo-benefício, sendo indicado para uso em regiões menos úmidas.
  

Atualmente a GERDAU se tornou uma das empresas mais globalizadas do país com uma enorme estrutura industrial que incluí unidades siderúrgicas, unidades de transformação, unidades de corte e dobra de aço, centros de serviços de aços planos, unidades comerciais, unidades de coleta e processamento de sucata, áreas de extração de minério de ferro, unidades de produção de ferro-gusa sólido, terminais portuários privativos e centrais geradoras de energia. Por tudo isso, a definição da GERDAU seria: carros, aviões e pontes que conectam pessoas. Casas que registram histórias. Grandes obras que transformam lugares em grandes lugares.
  

Ousadia no segmento 
A COMERCIAL GERDAU entrou em operação em 1971, alinhada ao espírito empreendedor e inovador da empresa, com o objetivo de criar uma nova experiência de compra, aproximando-se de clientes de diferentes setores para proporcionar e oferecer um alto nível de excelência nos serviços. E começou com a inauguração de apenas uma unidade (loja) na cidade de São Paulo. Era um canal próprio de distribuição de toda a linha de aços da GERDAU com foco nas demandas da construção civil, agropecuária, indústria, máquinas e lojas de materiais de construção. No decorrer dos anos outras unidades foram inauguradas pelo país.
   

Em uma atitude inédita no segmento, no final de 2017 a empresa inaugurou sua primeira loja conceito no Brasil. A revenda permite uma experiência de compra e interatividade inédita no setor de aço. O grande diferencial é a apresentação dos produtos, dispostos em showroom com QR Code, permitindo a visualização detalhada das especificações técnicas. A loja oferece ainda totens interativos, que dão acesso ao catálogo de produtos, e óculos 360°, que possibilita uma imersão no processo produtivo com a visualização de um vídeo da produção de aço. Atualmente, a COMERCIAL GERDAU possui 75 lojas espalhadas por quase todos os estados do país. Para atender todo esse mercado, a COMERCIAL GERDAU oferece a linha completa, entre aços longos, planos e semi-acabados, adaptada a cada região do país.
  

A evolução visual 
Ao longo dos anos o logotipo da GERDAU passou por inúmeras modificações, sempre acompanhando a fase de crescimento e diversificação de produtos da empresa. Na década de 1940, a combinação do selo com um prego (então principal produto da empresa) foi a primeira expressão gráfica da marca GERDAU associada com a palavra “Garantia”, utilizada até o final da década de 1960, aplicada em pacotes de pregos, notas fiscais e catálogos. Em 1970 surgiu o primeiro logotipo institucional do Grupo GERDAU, representado pelo desenho de duas letras G. Poucos anos depois, em 1976, o logotipo que continha a palavra Grupo Gerdau, passou a utilizar apenas GERDAU. Em 1986 ocorreu uma nova mudança: o logotipo ganhou um caixa na cor azul, adquirindo um visual mais moderno. Depois de uma pequena atualização em 1997, o atual logotipo da GERDAU foi introduzido em 2007 e perdeu as listras brancas na letra G da direita.
   

O logotipo da GERDAU pode ser aplicado nas versões: vertical (para uso exclusivo em torres, fachadas e capacetes) e a horizontal. Como as cores amarelo e azul são padrão da marca GERDAU, o logotipo também pode ser aplicado sob um fundo amarelo. Outra forma de aplicação é dentro de um fundo azul-escuro, com o logotipo em branco.
  

Em 2021, para comemorar 120 anos de uma rica história, a GERDAU apresentou um logotipo comemorativo (utilizado por um determinado período).
  

Os slogans 
O futuro se molda. (2019) 
Gerdau. Há 110 anos produzindo muito mais que aço. (2011) 
Nosso produto é aço. Nosso forte é você. (1997)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 16 de janeiro de 1901 
● Fundador: João e Hugo Gerdau 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Gerdau S.A. 
● Capital aberto: Sim (1947) 
● Chairman: Guilherme Chagas Gerdau Johannpeter 
● CEO: Gustavo Werneck 
● Faturamento: R$ 43.8 bilhões (2020) 
● Lucro: R$ 2.4 bilhões (2020) 
● Valor de mercado: US$ 43.6 bilhões (março/2021) 
● Presença global: + 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 31.000 
● Segmento: Siderurgia 
● Principais produtos: Aços, pregos, arames e vergalhões 
● Concorrentes diretos: Aperam, ArcelorMittal, CSN, Sinobras, ThyssenKrupp, Usiminas e Villares Metals 
● Slogan: O futuro se molda. 
● Website: www.gerdau.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a GERDAU, líder no segmento de aços longos nas Américas e um dos maiores fornecedores de aços longos especiais do mundo, opera 31 unidades produtoras de aço em 10 países (como Brasil, Canadá, Chile, Colômbia e Estados Unidos), além de duas minas de minério de ferro, e emprega mais de 31.000 pessoas. No Brasil, possui operações em quase todos os Estados, que produzem aços longos comuns, especiais e planos. Seus produtos (arame farpado, pregos, rebites, vergalhões, perfis para construção, aços especiais, e variedades de aço de diversas características e bitolas), comercializados em mais de 100 países nos cinco continentes, atendem os setores da construção civil, indústria, agropecuário, automotivo, energia eólica, óleo e gás, açúcar e álcool, rodoviário e naval. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, 11 milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 100 mil clientes, a GERDAU tem capacidade instalada superior a 20 milhões de toneladas de aço longo por ano. 

Você sabia? 
Após entrar para o seleto grupo das empresas centenárias, o Instituto Gerdau nasceu em 2005, braço de responsabilidade social da empresa. 
Com ações listadas nas Bolsas de Valores de São Paulo, Nova York e Madri, somando 120 mil acionistas no mundo, a GERDAU busca eficiência e crescimento com rentabilidade, sempre comprometida com o desenvolvimento sustentável. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 9/3/2021

FROOT LOOPS


Eles são coloridos, redondinhos e com aromas de frutas. Possuem um incrível sabor e seu agradável cheiro pode ser sentido a distância. São vistos em abundância, especialmente no café da manhã, dentro de tigelinhas cheias de leite. Os cereais matinais FROOT LOOPS, há décadas, tornam o café da manhã de milhões de crianças ainda mais divertido. 

A história 
Tudo começou no início da década de 1960 quando a Kellogg’s (saiba essa outra história aqui), tradicional empresa fabricante de cereais matinais, resolveu expandir sua linha de produtos. Foi então, que no ano de 1963, após alguns anos de pesquisas, a empresa lançou no mercado americano e canadense o FROOT LOOPS, rosquinhas de cereais coloridas à base de milho, aveia e trigo, enriquecidas com onze vitaminas, minerais e sabor de frutas. As cores originais do cereal eram: vermelho (sabor cereja), amarelo (sabor limão) e laranja (sabor laranja). O nome do novo cereal foi inspirado no seu formato (pequenas rodelas, em inglês “loops”) e no sabor de frutas (em inglês “fruits”). Como o cereal era direcionado para um público infantil (inicialmente para crianças com mais de 4 anos), pouco depois, em suas embalagens apareceria uma mascote chamada Sam®: um simpático tucano com um bico enorme, listrado e colorido (nas cores rosa, vermelha e amarela, com a ponta preta), que representava os sabores das frutas do novo produto.
   

Não demorou muito para que milhares de crianças americanas adorassem o perspicaz e carismático Tucano Sam® e a brincadeira de cores, sabores e aromas de FROOT LOOPS, tornando o café da manhã ainda mais divertido. O sucesso do produto fez com que a marca FROOT LOOPS fosse lançada na Austrália em 1965 e em outros países nas décadas seguintes, incluindo o Brasil. Na década de 1990, rosquinhas nas cores verde (introduzida em 1991), roxa (sabor uva, que surgiu em 1994) e azul (introduzida em 1996) foram adicionadas na mistura dos cereais, tornando o produto ainda mais atrativo para o público infantil. * Há alguns anos atrás, embora o marketing da marca por anos tenha enganosamente vendido a ideia de que cada cor do cereal representasse um sabor diferente, a Kellogg’s reconheceu que todos compartilham o mesmo sabor de mistura de frutas.
   

O FROOT LOOPS também ganhou na década de 1990 novas opções de embalagens, como por exemplo, para viagem, o que permitia o consumo do cereal em qualquer lugar e a qualquer hora, bastando para isso acrescentar leite; e até uma versão maior das tradicionais rosquinhas coloridas (chamada FROOT LOOPS JUMBO). Outra novidade foi o lançamento em 1997 do FROOT LOOPS com pequenos e deliciosos pedaços de marshmallows, que se tornou um grande sucesso entre a garotada. Em 2002, a cor rosa foi introduzida na mistura do cereal.
   

Pouco depois, em 2004, a marca lançou no mercado americano uma versão do tradicional cereal com um terço menos de açúcar, sem adição de adoçantes, demonstrando a preocupação da marca com a questão da saúde de seus pequenos consumidores. A marca chegou até chegou a se aventurar em outras categorias de produtos com o lançamento de barrinhas de cereais e canudinhos de waffles coloridos (batizados de FROOT LOOPS STRAWS). Dois anos depois, em 2006, os coloridos cereais ganharam mais uma cor: a dourada. No ano seguinte, em 2007, a marca lançou uma nova versão: FROOT LOOPS SMOOTHIE, que incluía cereais cobertos com iogurte, além dos cereais coloridos normais.
  

Em 2009, a Kellogg’s aumentou a quantidade de fibra nos cereais FROOT LOOPS, devido à descoberta de que os americanos não pareciam estar recebendo fibra suficiente em sua dieta diária. Em 2013, a marca introduziu no mercado o FROOT LOOPS TREASURES, uma versão que continha, além dos tradicionais cereais redondos e coloridos, pequenos retângulos crocantes com recheio líquido de morango. Em 2018, a marca anunciou um novo produto: WILD BERRY FROOT LOOPS, que continha as tradicionais rodelinhas vermelhas, verdes e azuis, além de pedaços de cereais em forma de estrela roxa.
   

A partir de 2018, a marca iniciou o lançamento mais constante de edições limitadas, como por exemplo, UNICORN FROOT LOOPS (cereais coloridos naturalmente em rosa, amarelo e lilás, todos em tons pastéis), MERMAID FROOT LOOPS (cereais roxo, amarelo e verde), BIRTHDAY CAKE FROOT LOOPS (cereais com sabor de morango nas cores vivas e granuladas de um bolo de aniversário, como amarela, vermelha e roxa) e BABY SHARK FROOT LOOPS (cereais coloridos e cuja embalagem trazia personagens do desenho Baby Sharks para recortar e brincar).
   

Em 2020, a marca lançou as novas barras de cereais FROOT LOOPS, extremamente convenientes para o consumo fora de casa e lanche das crianças. Também lançou o FROOT LOOPS TROPICAL (os tradicionais cereais nas cores laranja, verde e amarelo, aromatizados com sabores de frutas tropicais como abacaxi, banana, laranja e manga). Em 2021, através de uma parceria com a Nestlé (saiba mais aqui), foi lançada no mercado uma bebida láctea com os tradicionais sabores de FROOT LOOPS. Nesse mesmo ano a marca foi introduzida no enorme mercado indiano.
    

Combinando cor e sabor, FROOT LOOPS é uma opção nutritiva para um café da manhã muito mais divertido. Feito com três cereais (milho, trigo e aveia) e aroma de frutas, também é fonte de 5 vitaminas e 2 minerais, contribuindo com 33% da recomendação diária de vitamina C. Sem falar que uma porção de 30 gramas possui apenas 113 calorias. Atualmente, dentro das embalagens de FROOT LOOPS é possível encontrar oito diferentes tipos de cores das pequeninas rosquinhas.
   

A famosa mascote 
A colorida ave tropical foi criada em 1963 por Manuel R. Vega e batizada de TUCANO SAM® (em inglês Toucan Sam®). Inicialmente o perspicaz tucano aparecia em toda a comunicação da nova marca, inclusive em comerciais de televisão, originalmente dublado por Mel Blanc (que deu vida às vozes famosas do Pernalonga e Patolino). Nos comerciais o personagem falava uma língua própria, referindo-se ao cereal com a frase “OVE-LAY for OOT-FRAY OOPS-LAY!”, e aparecia com um apurado olfato capaz de sentir os deliciosos aromas de frutas dos cereais a enormes distâncias na floresta. Ao encontrar a famosa tigela do cereal, o tucano sempre dizia a frase: “Follow my nose! It always knows!” (algo como “Siga meu nariz! Ele sempre está certo!”).
   

Em 1994, as aventuras e peripécias do Tucano Sam® se tornaram ainda mais divertidas com a companhia de três sapecas sobrinhos: Puey, Susey e Louis. Sam® também já teve um primo chamado Arty Artin, que apareceu em alguns comerciais. O simpático tucano azul com seu bico colorido é o principal responsável pelo enorme sucesso da marca e dos coloridos cereais ao longo dos anos. Praticamente onipresente em toda comunicação da marca há décadas, o Tucano Sam® encoraja crianças de todas as idades a explorar o lado mais colorido da vida através de uma tigela irresistivelmente deliciosa de FROOT LOOPS. Por isso, ele se tornou um dos personagens publicitários mais populares e reconhecidos entre os americanos.
    

O personagem, que também atua como mascote e porta-voz da marca, passou por algumas modificações visuais ao longo dos anos: o bico ficou menor (na década de 1970) e perdeu a cesta de fruta na cabeça (uma clara referência e homenagem à atriz Carmem Miranda), depois ganhou mais cores (fortes e brilhantes) e seu corpo foi se tornando cada vez mais azul. Além disso, o personagem passou a ser feito em computação gráfica. Em 2020, Tucano Sam® foi totalmente redesenhado (última imagem abaixo e à direita) para um design mais contemporâneo visto como uma reminiscência do “Estilo CalArts”. Por alguma razão, o tucano ganhou um olho desproporcional, um bico psicodélico (multicolorido, com padrões de cores meio fluorescentes) e formas mais humanas, (dentes visíveis, pernas mais longas, pés menores, e asas em formato que se assemelham a braços). Além disso, o design 3D foi substituído por um desenho 2D rudimentar.
   

Mas o público literalmente detestou o novo visual do Tucano Sam® com milhares de comentários nas redes sociais, como por exemplo, “NOPE”, “NÃO”, “POR FAVOR” e “STOP”. As críticas foram tamanhas, que o personagem foi redesenhado novamente em 2021 (como mostra a imagem abaixo), e apesar de voltar ao seu visual anterior, ganhou um azul mais brilhante, mais listras coloridas no bico (vermelha, laranja, verde e roxa), enquanto apresenta uma aparência mais sólida em vez de uma textura de penas.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por diversas remodelações ao longo dos anos. No logotipo original da marca as duas letras O da palavra FROOT eram representadas por frutas reais (laranja e limão). Além disso, a perna da letra R era representada por um cabinho com uma cereja na ponta. Depois de passar por uma remodelação em 1965, no ano de 1967 o logotipo adotou um visual mais simples, sem as frutas. Somente em 1984, as duas letras O das palavras FROOT e LOOPS foram substituídas pelos redondos cereais coloridos. Depois de passar por mais cinco remodelações, a atual identidade visual da marca foi adotada em 2021.
  

Os slogans
Whatever Froots Your Loops. (2017) 
Follow Your Nose. (2016) 
Just follow your nose for the fruity taste that shows! (2007) 
A fruity delight in every bite! (2007)
Follow my nose! It always knows! (1963)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1963 
● Criador: Kellogg Company 
● Sede mundial: Battle Creek, Michigan, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Kellogg Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Steven Cahillane 
● Faturamento: US$ 400 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 55 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Cereais matinais e barras de cereais 
● Concorrentes diretos: Lucky Charms, Cheerios, Post Fruity Pebbles, Trix e Cap’n Crunch 
● Mascote: Tucano Sam® 
● Slogan: Follow Your Nose. 
● Website: www.frootloops.com 

A marca no mundo 
Atualmente o famoso e divertido cereal é comercializado em mais de 55 países ao redor do mundo, como por exemplo, Estados unidos, Canadá, Índia, Austrália, Nova Zelândia e Alemanha, além de boa parte da América Latina, incluindo o Brasil. A marca tem vendas anuais estimadas em US$ 400 milhões. 

Você sabia? 
De 1986 a 2020 a voz do famoso Tucano Sam® era dublada pelo ator canadense Maurice LaMarche. Em 2020 foi feita por Matthew Curtis e atualmente é dublada pelo ator Colin Cassidy. 
Em 2017, no mercado americano, o Burger King (saiba a história dessa marca aqui) chegou a lançar o FROOT LOOPS SHAKE, que trazia um sorvete com base de baunilha batido com os cereais coloridos FROOT LOOPS e um molho doce. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, Exame e BusinessWeek), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 15/9/2021 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

28.5.10

FORMICA®


Conhecido popularmente em todo o mundo como Formica®, que na verdade é marca registrada, o laminado decorativo de alta pressão ganhou na verdade um sinônimo de uma categoria de produto. O marceneiro, o consumidor final e até mesmo o arquiteto referem-se ao laminado e similares como fórmica. Mas não se esqueça Formica® não é produto, é marca. 

A história 
Tudo começou no ano de 1912 quando o engenheiro de desenvolvimento Daniel J. O’Conor e seu amigo Herbert A. Faber, então funcionários da empresa Westinghouse Electric, começaram a pesquisar e desenvolver um material que substituísse a mica (filossilicato), usada na época em instalações e isolamentos elétricos, principalmente nos ferros de passar roupa. Utilizando material celulósico (papel Kraft) ao invés do tecido de algodão, impregnado com resina fenólica, e submetido à alta pressão e temperatura, eles criaram um novo produto: o laminado, pronto para ser cortado nos mais variados formatos. Convencidos de que esta novidade abriria um novo segmento de mercado, em 1913 eles saíram da Westinghouse, patentearam o produto, o registraram com a marca Formica® e fundaram no dia 2 de maio sua própria empresa com a ajuda financeira do advogado e banqueiro John G. Tomlin. O novo produto foi batizado como Formica® por ser aplicado no lugar da mica (“substitute for mica). A Formica® foi utilizada inicialmente como isolante elétrico e produzida só na cor preta. No mês de novembro, a Formica Insulation Company, que já possuía 18 empregados, fabricava o novo produto para tentar atender a demanda gerada pelas empresas de materiais elétricos.


O substrato fenólico foi amplamente utilizado como placa isolante elétrica durante a Primeira Guerra Mundial. Com o término do conflito mundial, no mesmo período, foi desenvolvida a resina melamínica, que é responsável por manter fiel a tonalidade do papel colorido utilizado na superfície do laminado. A união desta resina com o substrato fenólico resultou no laminado decorativo de alta pressão. Com isso a empresa começou a fabricar os laminados na cor marrom para melhor atender as necessidades da época. Com este movimento a marca diversificou a aplicação de seus laminados, para além das fronteiras dos isolantes elétricos e dos componentes para indústria automotiva, ingressando no mercado de eletrônicos, como rádios, máquinas de lavar, refrigeradores, aspiradores de pó e revestimento de superfícies externas de mobiliários. Percebendo que o produto tinha um grande potencial decorativo, decidiram em 1924 desenvolver mais a tecnologia do produto e contrataram o especialista Jack Cochrane com a missão de tornar o laminado mais atraente, colorido, e mais próximo ao gosto do consumidor. Houve sucesso no desenvolvimento do laminado decorativo que era durável e podia ser produzido em praticamente qualquer cor desejada. Com isso, a Formica® saltou à frente de seus competidores com duas novas patentes para a produção de um laminado multicamadas, litografado como a madeira. Este foi o ponto de partida para a liderança de mercado da marca.


Os laminados tornaram-se até resistentes a queimaduras de cigarros, em 1938, as resinas passaram a ser à base de melamína-formaldeído, que permitiram melhorar a resistência, durabilidade e aparência do produto. Os laminados passaram a ser produzidos com sete folhas de papel Kraft impregnados com resina fenólica, uma folha decorativa com coat melamínico e uma folha opaca também melamínica que se tornava transparente após sua cura na prensa plana. A Formica® então ganhou clientes importantes para fortalecer a marca, como os painéis de parede do navio HMS Queen Mary e as mesas de leitura do Congresso Americano na capital Washington. Suas inovações permitiram o surgimento dos laminados em cores claras, a um preço muito mais acessível. A empresa resolveu ampliar seu mercado com base na funcionalidade de seus produtos e começou a produzir tampos para mesas. O sucesso das vendas só foi interrompido pela eclosão da Segunda Guerra Mundial. Durante o conflito mundial a empresa fabricou hélices de avião de madeira revestidas em plástico.


Após a guerra seu uso técnico decaiu muito, e a empresa cessou sua fabricação para se especializar na produção de laminados decorativos. A marca cresceu junto com a expansão do mercado imobiliário e os laminados começaram a ganhar espaço no revestimento de cozinhas nos padrões pérolas, mármores, madeirados e cores em tons pastéis ganharam vida. Foi justamente nesta época definida pela explosão do desejo da população em adquirir móveis com visual elegante, revestidos com os laminados decorativos da marca, que a Formica® desembarcou no Brasil, passando a comercializar seus produtos no país. A partir de 1986, a Formica® começou uma diversificação em sua linha de produtos com o lançamento de superfícies sólidas, laminados de metal e materiais para o revestimento de solo. Em maio de 2007, a empresa foi adquirida por US$ 700 milhões pelo grupo Fletcher Building da Nova Zelândia.


Anualmente através de pesquisas realizadas por designers e engenheiros da empresa são desenvolvidos novos produtos para atender as necessidades também de arquitetos, decoradores e marceneiros, como por exemplo, o Fingerless, uma película protetora que protege os laminados das marcas de dedos. A Formica® é a única empresa no continente americano que produz laminado contínuo, processo de ponta que oferece vantagens para dois grandes mercados: indústria moveleira e marcenaria (obedecendo a rigorosos padrões de qualidade e com uma gama de padrões, os laminados da marca são atualizados constantemente, proporcionando aos fabricantes de móveis produtos de alta qualidade com excelente acabamento) e construção civil (os laminados são amplamente utilizados neste segmento no revestimento de paredes e pisos, e também aplicados na fabricação de fôrmas para concreto, balanceamento de chapas e produção de divisórias e fachadas). Ao mesmo tempo, a criação destes novos produtos agrada muito ao usuário final, pelo bom gosto, ótimo acabamento, resistência e riqueza de padrões.


Além da beleza e do design contemporâneo os laminados da Formica®, são resistentes à riscos e à manchas, são fáceis de limpar, inibem a proliferação de fungos e bactérias, são antialérgicos, duráveis, suportam a umidade e as altas temperaturas. Outra característica da Formica® é ser uma empresa inovadora que acompanha as influências do design e das tendências de decoração em todo o mundo e as incorpora em toda sua linha de produtos: laminado para piso e parede, laminado decorativo de alta pressão, Formica® estrutural, entre outros, oferecendo ao consumidor a liberdade de abusar da sua criatividade. Presente no mercado há mais de 100 anos e líder na América do Sul, a Formica® é referência na produção de laminados de alta pressão, soluções para revestimento de móveis, paredes, pisos, fachadas, divisórias, entre outros.


A evolução visual 
Dentre os símbolos corporativos mais reconhecidos em todo o mundo está o logotipo da marca Formica®, que evoluiu de simples letras, para uma identidade visual moderna e elegante, formando uma atraente combinação de expressão e simplicidade. O logotipo mais antigo foi criado em 1930, o traço da parte superior da letra “F” formava um arco, que enquadrava e abrigava o restante das letras para evocar uma superfície laminada, lisa e protetora. Esse logotipo passaria por uma simplificação na década de 1940. Nos anos de 1950, foi criado um novo logotipo que transmitia a evolução da empresa. O “F” inicial da marca foi concebido como uma “bigorna” e a palavra “Brand” era para explicar que se tratava de uma marca conceituada, e de “laminated plastic” referência ao produto fabricado. Essa identidade visual passou por uma remodelação na década de 1960: com a letra “F” mais estável e firme manteve-se a palavra “Brand”.


Em 1980, o designer Michael Abramson modificou o “F” em formato de bigorna que ganhou uma cor vermelha sólida, e com isso o novo logotipo ficou mais claro e legível, adequado para a crescente proeminência da empresa. Em 2010, o logotipo Redbox, branco em um retângulo vermelho, foi desenvolvido para se destacar e se distinguir dos elementos gráficos ao seu redor, podendo ser utilizado em fundos diversos, como fotográfico, colorido ou texturizado.


Os slogans 
For Real. 
World’s Favourite Laminate. 
True Beauty. Never Fades. 
Leadership by design. 
Exija Formica®. O melhor laminado. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 2 de maio de 1913 
● Fundador: Daniel J. O’Conor e Herbert A. Faber 
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Formica Group 
● Capital aberto: Não (subsidiária do Fletcher Building Company) 
● CEO: Mitch Quint 
● Faturamento: US$ 800 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 5.400 
● Segmento: Materiais de revestimento 
● Principais produtos: Laminados decorativos de alta pressão e laminados para piso e parede 
● Concorrentes diretos: DuPont, Wilsonart, ATI Decorative Laminates, Signature, Arborite, Eucatex e Duratex 
● Ícones: A grande letra F do logotipo 
● Slogan: For Real. 
● Website: www.formica.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente os produtos com a marca Formica®, que incluem entre outros itens o laminado para piso e parede e o laminado decorativo de alta pressão para usos residenciais, comerciais, hospitalares, hoteleiros e escolares, são comercializados em mais de 90 países ao redor do mundo. Os produtos da marca são produzidos em mais de 10 fábricas e distribuídos através de 27 centros espalhados pelo mundo. Seguindo as principais tendências internacionais da decoração a marca oferece laminados de alta pressão em aproximadamente 150 cores e padrões que podem ser encontrados em 15 tipos diferentes de acabamentos. 

Você sabia? 
Garantir os produtos que fabrica é a maneira encontrada pela Formica® para manter a liderança no mercado mundial. Todos os produtos obedecem às principais normas de certificação, seguindo rígidos critérios de qualidade. É essa política que transformou o nome Formica® em sinônimo de laminados decorativos no mundo inteiro, independente do fabricante, origem ou empresa. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 25/4/2018

26.5.10

DISCOVERY KIDS


Se você tem filhos pequenos e procura alternativas interessantes na programação da televisão para oferecer a eles, sintonize no DISCOVERY KIDS. O canal infantil tem uma programação divertida e inteligente que busca satisfazer todas as curiosidades naturais de uma criança e auxiliar na importante tarefa de guiá-los em seu percurso de exploração e descoberta do mundo. A programação estimulante e inovadora, através de programas educativos e desenhos animados, ajuda não somente a educar como também a entreter. 

A história 
Tudo começou em meados dos anos de 1990 quando a empresa Discovery Communications, proprietária do popular canal Discovery Channel, resolveu ingressar no segmento infanto-juvenil com a criação de um novo canal por assinatura. Foi então, que no dia 1 de novembro de 1996, a empresa colocou no ar, primeiramente para a América Latina, o canal DISCOVERY KIDS CHANNEL, que oferecia às crianças em idade pré-escolar e mais velhas, de uma forma divertida e alegre, a chance de satisfazer todas as suas curiosidades naturais, com uma programação imaginativa, estimulante e inovadora, através dos seus programas educativos e de blocos comerciais interativos, uma característica marcante do canal. O canal por assinatura e com 24 horas de programação foi lançado no mercado americano pouco depois.


Durante a primeira década de vida, o canal era destinado a entreter um público que abrangia crianças, pré-adolescentes e até mesmo adolescentes, com programas criativos e estimulantes, como por exemplo, Mecânica Popular para Jovens, Fantasma Escritor, Cyberkids e A Magia do Cinema, entre outros. Com a chegada do novo milênio, o canal infantil foi lançado na Inglaterra (2000) e Canadá (2001), mas não obteve tanto sucesso e acabou saindo do ar anos mais tarde. No ano de 2002, o DISCOVERY KIDS começou a transmitir o programa Endurance, o primeiro reality show do canal, similar ao Survivor, mas com adolescentes de 12 a 17 anos que competem durante um mês em uma ilha. Ainda este ano, o canal anunciou uma nova estratégia composta por uma programação voltada a um público de até 6 anos de idade, mudando assim seu posicionamento no mercado.


Nos anos seguintes o DISCOVERY KIDS se especializou em um público com uma faixa etária cada vez mais inferior, estreando programas e séries que merecem a atenção daqueles que buscam produções de qualidade para crianças pequenas. As programações dirigidas aos pré-escolares ofereciam cada vez mais conteúdos educativos, que não visavam somente o entretenimento, mas utilizavam as ferramentas necessárias para o desenvolvimento social e cognitivo da criança. Com isso, o canal passou a oferecer uma programação de qualidade em um ambiente seguro, envolvente e lúdico, que colocava a criança na posição de exploradora deste mundo, transmitindo valores importantes para sua formação.


A programação do canal refletiu este novo posicionamento trazendo boas novidades como: HI-5 (uma turma animada que viaja ao redor do mundo para conhecer as músicas de diferentes países, descobrir novos estilos, aprender sobre os instrumentos de corda, ouvir histórias e, principalmente, cantar e dançar), que estreou em 2003; The Backyardigans (série animada que se tornou um enorme sucesso no mundo ao contar a história de 5 amigos - Pablo, Tyrone, Uniqua, Tasha e Austin - que imaginam o quintal como um local de divertidas aventuras), lançada em 2005; e Lazy Town (uma série com pessoas e bonecos, gerados em parte através de animação CGI, que tem como característica estimular crianças e seus pais a tomarem decisões saudáveis), que estreou em 2005.


E ainda lançou outros grandes sucessos entre as crianças como Pocoyo (uma série de animação em 3D que conta as aventuras de um menininho de 3 anos, vestido de azul e cheio de curiosidades), que estreou em 2006; Peixonauta (primeira série animada para televisão produzida no Brasil, que narra as aventuras de um peixinho que veste uma roupa high-tech, semelhante à de um astronauta, onde o capacete, ao invés de ar contém água, o que torna possível suas peripécias em terra firme), introduzida em 2009; e Mecanimais (conta as aventuras de uma equipe de animais robôs, com superpoderes, que partem em divertidas aventuras onde aprendem coisas novas e interessantes), que estreou em 2009.


As mudanças não se estenderam somente nas chamadas, novos programas e vinhetas, que continuaram com a mesma linguagem, com exceção da adição de alguns elementos tridimensionais. A estratégia diferenciada ficou por conta do simpático cachorrinho DOKI, a mascote do canal, que ganhou mais espaço nas animações do DISCOERY KIDS e até uma série própria, que conta com uma divertida turma de amigos: Mundi (uma vagalume experiente); Oto (um tamanduá); Fico (uma lontra); Anabella (um flamingo fêmea); e Gabi (uma cabrita enérgica e precoce).


A partir de outubro de 2010, o canal DISCOVERY KIDS, somente no mercado americano (apenas em Miami continuou a ser exibido, disponível como um bloco no Discovery Familia, conhecido como DISCOVERY KIDS EN ESPAÑOL), passou a se chamar HUB, devido à parceria com a fabricante de brinquedos Hasbro e adotou um novo posicionamento, direcionado para crianças de 10 a 12 anos de idade. Em abril de 2012 o canal lançou sua versão para o continente asiático; e no início de 2013 disponibilizou a versão em alta definição (HD) em grande parte dos mercados onde estava presente. Nos últimos anos os grandes sucessos da programação do canal incluem Mike, o Cavaleiro (desenho animado que conta a história de Mike, um cavaleiro mirim, que vive junto com sua mãe - a rainha -, sua irmã Eva, e seus simpáticos dragões Faísca e Esguicho) e Peppa Pig (desenho que conta a história de uma amorosa porquinha cor-de-rosa que vive com seu irmão George Pig, seus pais e sua melhor amiga, a ovelha Susy), que se tornou um dos desenhos animados de maior audiência no mundo.


A expansão do canal continuou em 2014 com seu lançamento na Austrália. Pouco depois, em agosto de 2015, o canal anunciou o lançamento do DISCOVERY KIDS PLAY (agora conhecido como DISCOVERY KIDS PLUS!), um serviço de TV on demand voltado às crianças em idade pré-escolar (até oitos anos). O novo produto era um complemento ao serviço fornecido pelo canal com o objetivo de disponibilizar maior variedade de conteúdo para o consumidor de TV por assinatura, como vídeos, séries, livros interativos, clips musicais e jogos. Inicialmente acessível pela versão desktop, no final deste ano ganhou o formato de aplicativo. Ainda em 2015 o DISCOVERY KIDS, investindo em produções brasileiras, estreou a série Parque Patati Patatá, que além dos palhaços já conhecidos pelo público, contava com um elenco de crianças, um robô e um avestruz.


Em 2016 o canal foi lançado no Oriente Médio e Norte da África. Já em 2018, o canal estreou a série original inédita “Big Top Academy” em parceria com o Cirque du Soleil, ambientada em uma escola fictícia onde moram e estudam alunos das artes circenses. Mais recentemente, em 2020, com o objetivo de educar, o DISCOVERY KIDS estreou a série As Aventuras de Bonnie Bears, que ensina a importância de preservar a natureza através de uma divertida dupla de ursos e sua turma que lutam contra um lenhador interessado apenas em lucrar com madeira.


A mascote 
A mascote oficial do DISCOVERY KIDS é chamada DOKI, um simpático cachorrinho branco com algumas manchas pretas, que apresenta as atrações do canal e ensina de forma simples e divertida, como ver as horas, truques científicos e histórias sobre suas aventuras. A mascote do DISCOVERY KIDS foi apresentada ao público pela primeira vez no mês de março de 2005 e se tornou também uma fonte de receita através do licenciamento para diversos produtos. O personagem ajudou a definir a identidade do canal, aparecendo em vinhetas, nos intervalos comerciais, na comunicação da marca e, a partir de 2013, estrelando até uma divertida série animada com sua turma de amigos, que convida os telespectadores para uma viagem por diferentes partes do planeta. Em 2017, DOKI estreou no aplicativo Fun English With Doki, cujo objetivo é ensinar inglês básico para crianças por meio de jogos que envolvem leitura, gramática, conversação e ortografia.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por modificações radicais ao longo dos anos. A primeira delas ocorreu em agosto de 1998: o logotipo adotou o formato oval, ganhou mais vida (cores) e ficou mais divertido e impactante. Além disso, a palavra “channel” foi eliminada. Após uma pequena remodelação em 2005, no dia 1° de abril de 2009, o canal apresentou sua nova identidade visual, que abandonou o globo dentro de um círculo e ganhou uma enorme letra K (em verde) dentro de uma circunferência (amarela), além de uma bolinha verde com um D posicionada na parte superior esquerda. Foi empregada também uma tipografia de letra mais arredondada e a cor azul. Além disso, a letra “i” da palavra KIDS foi virada de cabeça para baixo, passando uma imagem de pura diversão.


Em 2013 o logotipo passou por uma pequena modernização: a principal mudança ocorreu em relação à letra D, que perdeu sua inclinação. Em abril de 2016, ao comemorar 20 anos, o canal apresentou uma nova identidade visual: o anel amarelo foi removido, a letra K ganhou um novo design, e também uma nova coloração de verde.


Os slogans 
É tudo de bom! (2012) 
Para alguns é imaginação, para nós é potencial. (2010) 
Discovery Kids, Um Mundo a Descobrir. (2006) 
Aqui no Discovery Kids. (1999) 
Tinha Que Ser Aqui, No Discovery Kids. (1998) 
Não é um Canal Infantil, É um Canal Para Crianças. (1998) 
Baterias incluídas. (1996)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1 de novembro de 1996 
● Criador: Discovery Communications 
● Sede mundial: Miami, Flórida, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Discovery Inc. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Fernando Medin 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Assinantes: 100 milhões 
● Presença global: 35 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 600 
● Segmento: Canais de Televisão 
● Principais produtos: Desenhos, séries animadas e licenciamento de produtos 
● Concorrentes diretos: Disney Channel, Cartoon Network, Nickelodeon, Nat Geo Kids, Boomerang, ZooMoo Kids e Gloob 
● Mascote: O cachorrinho Doki 
● Slogan: Aqui no Discovery Kids. 

A marca no mundo 
Atualmente o DISCOVERY KIDS, que mantém posição de liderança entre os canais que oferecem conteúdo infantil em muitos mercados latino-americanos, chega a mais de 100 milhões de lares em 35 países da América Latina, Sul da Ásia, Norte da África, Oriente Médio, além de Índia e Austrália. O canal é transmitido em inglês, espanhol (estreou em 2006), português e árabe. No Brasil o canal atinge 40 milhões de pessoas e seu aplicativo possui mais de 500 mil usuários. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Newsweek, BusinessWeek, Exame, Veja e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 29/5/2020