26.8.15

PAÇOQUITA


Presença constante nas tradicionais festas juninas e lanches escolares. Um pequeno retângulo que esfarela na boca com um delicioso e irresistível sabor de amendoim. Essa é a receita brasileiríssima de sucesso da marca Paçoquita, que se tornou líder de mercado oferecendo o melhor sabor do amendoim em várias formas de consumo. Além das deliciosas paçocas, balas e creme de amendoim conquistaram o paladar de milhões de aficionados. 

A história 
Para contar a história da marca Paçoquita é preciso voltar ao mês de março de 1942, quando José Marques Telles fundou a empresa Santa Helena na cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo. Com poucos equipamentos iniciou a produção de doces artesanais para venda ambulante, que era direcionada a pequenos estabelecimentos da cidade. Nas décadas seguintes a empresa cresceu, ampliou sua linha de produtos, passou a ser administrada pelos filhos do fundador e inaugurou uma nova fábrica já com foco quase que exclusivo em produtos à base de amendoim. Finalmente, em 1982, a empresa lançou um novo produto no mercado: paçoca (um típico doce brasileiro à base de amendoim) com a marca Paçoquita.
  

Com o objetivo de se diferenciar pela alta qualidade em relação aos produtos do seu segmento existentes na época, a marca Paçoquita rapidamente agradou o consumidor brasileiro, se tornando ícone de tradição e brasilidade. Graças ao seu diferenciado sabor e um rigoroso controle de qualidade e de matéria-prima, o produto foi apreciado por consumidores de todas as idades. Nos anos seguintes, as paçocas da marca conquistaram milhões de consumidores, foram oferecidas em novas embalagens e passaram a serem vendidas em outros estados do país. Além disso, as paçocas começaram a ser exportadas para outros países. O resultado de tanto crescimento: Paçoquita se tornou a marca mais importante da empresa Santa Helena. Além dos tradicionais retangulinhos, a paçoca também foi lançada no ano de 2003 em formato de rolha e embalada individualmente. Em 2007, seguindo as tendências dos consumidores por opções de doces mais saudáveis e igualmente saborosos, a marca lançou no mercado a Paçoquita Diet, uma paçoca sem adição de açúcar.
  

Nos anos seguintes, aproveitando a força da marca a empresa iniciou a diversificação de sua linha com lançamentos de novos produtos, como por exemplo, a Bala Paçoquita, que também foi a primeira bala mastigável sabor paçoca do país; em 2011, quando introduziu as balas Paçoquita Diet, as primeiras mastigáveis sem adição de açúcar no mercado brasileiro; ou em 2012 com uma grande inovação, o primeiro ovo de chocolate ao leite com Paçoquita, ingressando assim no rentável segmento da Páscoa.
   

Além disso, a marca apostou no marketing, como por exemplo, em 2013 quando através de uma parceria com a rede de restaurante Giraffas (conheça essa outra história aqui) foi lançado o milkshake Paçoquita em edição limitada. O sucesso da ação foi tamanho, que seria repetida em 2015 com a rede Bob’s (conheça essa história aqui) através de um sorvete de chocolate com casquinha de baunilha recheada com Paçoquita, além do tradicional milkshake. Em 2014, um dos produtos preferidos dos brasileiros ganhou nova versão livre de açúcar e acrescida de aveia, ingrediente indicado por nutricionistas e médicos por ser uma rica fonte de fibras, com o lançamento de Paçoquita Zero Com Aveia.
   

Ainda em 2014, percebendo o nível de atitude positiva para com a sua marca de paçocas, a empresa soube interpretar o mercado consumidor e criou um produto, acima de tudo, cremosamente empolgante: a Paçoquita Cremosa. Com isso, criou uma nova forma de consumir o amendoim, em forma de pasta cremosa para ser espalhada em pães, torradas, biscoitos e frutas ou utilizada como ingrediente em muitas receitas, como recheio de bolos e doces. Além disso, o produto - disponível inicialmente em embalagem de 180g - oferecia benefícios à saúde e energia para toda a família, com boa quantidade de proteína e vitamina E, naturalmente presentes no amendoim. E apresentava um diferencial: com pedacinhos de amendoim era extremamente macia e fácil de espalhar. Com isso, a marca passou a disputar mercado com a italiana Nutella (conheça essa história aqui), reconhecida pelo seu tradicional doce de avelã cremoso. O novo produto se tornou um fenômeno em seu lançamento na primeira semana de julho. E vendeu 2.4 milhões de potes até o fim do ano.
  

Em 2015, a marca apresentou a nova versão de Paçoquita Cremosa (com o rótulo em inglês e espanhol) na maior feira de doces e biscoitos do mundo, realizada em Colônia, na Alemanha, iniciando assim a entrada no mercado internacional do produto cremoso. A empresa também levou para o evento a Paçoquita Special Edition, uma versão exclusiva e limitada com embalagens diferenciadas contendo 16 unidades da paçoca tradicional, acompanhadas de um encarte sugerindo formas de consumo. Para o mercado nacional as novidades foram o lançamento de Paçoquita Cremosa Zero (sem açúcar) e os novos tamanhos de embalagens do creme de amendoim (350g e 1,01 kg). Pouco depois, em 2017, devido ao sucesso do creme de amendoim, a marca introduziu como edição limitada a Paçoquita Cremosa com Chocolate.
  

A marca continuou apostando em novidades e, em 2018, lançou a Paçoquita Chocoberta (paçoca coberta com chocolate). No ano seguinte, a marca procurou se fortalecer como um produto que desperta sensações e atende aos mais diversos de seu público, promovendo diversão e interação, com o lançamento da Paçoquita Pirô. O produto vinha em uma embalagem moderna, com cinco sabores inéditos e uma roleta para animar os consumidores em uma brincadeira inusitada e sensorial. Os novos sabores chegaram para provocar o paladar: estourava na boca e trazia o gosto do morango, pintava a língua com a doçura do tutti-frutti, unia o cítrico do maracujá e da maçã verde ao sabor marcante do amendoim e, ainda, destacava o sabor da conhecida e brasileiríssima pamonha (esta última, inclusive, passou a fazer parte da linha de produtos da marca devido ao enorme sucesso).
  

Aproveitando ainda mais a força de sua marca, no ano de 2020, em parceria com a Whaka, foi lançado o sorvete de Paçoquita, ampliando assim a forma de consumo do sabor da paçoca. Em 2021, a marca inovou ao lançar a Paçoquita Esporte, que além de todo o sabor do amendoim, possuía um ingrediente incrível pra quem pratica qualquer atividade física, 7 gramas de proteínas. Esse produto foi renomeado em 2024 como Paçoquita Whey Protein e passou a realçar ainda mais o aspecto proteico da paçoca.
   

De olho em um cenário sempre sedento por novidades, a marca Paçoquita completou 40 anos em 2022 constantemente em busca de inovação, criando uma série de novos produtos, inclusive contando com o apoio dos consumidores. Como por exemplo, o lançamento da Paçoquita Lovers Chocolate e Avelã, sabor escolhido por votação dos fãs da marca, que participaram da promoção “Cria Comigo Paçoquita Lovers”. Ainda este ano, a marca lançou Paçoquita BIG, com 45g a unidade. Com a gramatura triplicada, comparada ao tamanho tradicional de 15g, o doce ia além de duas mordidas e prolongava a experiência única de sabor e qualidade da marca.
  

Mais recentemente, em 2023, foi lançada mais uma inovação: Paçoquita na versão pronta para beber, ingressando assim no segmento de bebidas lácteas. Resultado de cinco anos de pesquisas, o novo produto oferecia o sabor único do amendoim na versão líquida e nas opções Original e Chocolate, ambas sem adição de açúcares. Ainda este ano a marca se uniu a empresa +Mu para lançar a Mukebar Paçoquita, uma barra de proteína com sabor de amendoim. O novo produto tinha como base um recheio de Paçoquita, em sua versão zero, sem adição de açúcares. A cobertura era de chocolate (também zero açúcar), com pedacinhos de amendoins adicionais no topo.
   

Paçoquita é uma marca reconhecida pela inovação. Ao longo de todos esses anos, os produtos derivados de amendoim conquistaram inúmeros fãs, chamados carinhosamente pela marca de Paçoquita lovers, que tiveram participação importante na criação de sabores e texturas diferentes para o lançamento de irresistíveis novidades. Afinal, a marca sempre está atenta aos desejos dos consumidores e, na medida do possível, são viabilizados através de inovações. Foi assim com a versão cremosa e com Paçoquita pronta para beber.
  

A comunicação 
Nos últimos anos a marca tem investindo bastante em marketing. Primeiro se tornou ativa nas redes sociais, angariando o engajamento de centenas de milhares de fãs. Depois criou uma mascote (que não tinha nome), um simpático amendoim animado, para impactar o público infantil. Divertido, atrevido e bem-humorado esse carinha cheio de energia e fanático por diversão fez tanto sucesso que passou a fazer parte da comunicação da marca e foi parar até nas embalagens dos produtos. Em 2019, Paçoquita resolveu redesenhar completamente sua mascote, que ganhou um visual jovem, descontraído, totalmente reformulado para ser alegre, explorador e contagiante. O carismático personagem também ganhou um nome: Quito.
  

Na imagem abaixo é possível observar a evolução e redesenho do personagem da marca, que de tão famoso se tornou conhecido até por quem não gosta de paçoca (se é que tem alguém). A marca transformou toda a popularidade de Quito em produtos como chaveiros, canecas e até bichos de pelúcia, que podem ser adquiridos no site da empresa Santa Helena.
  

Quito teve um papel importante na comunicação da marca durante a pandemia de COVID-19. Por exemplo, em 2020, as embalagens de Paçoquita homenagearam profissionais da saúde ao estamparem a mascote trajando jaleco e máscara. Com isso a marca promoveu uma ação inédita e reforçou a mobilização feita em prol de causas assistenciais durante a pandemia. Além disso, as embalagens dos produtos, que tinham estampada a frase “muito obrigado”, também foram distribuídas para hospitais dedicados ao enfrentamento da COVID-19.
  

A comunicação da marca também sabe tratar de problemas. Como por exemplo em 2014, quando anunciou o lançamento da versão cremosa de sua paçoca e o desejo de comprar o produto acabou sendo maior que a expectativa de vendas da própria empresa. Resultado: consumidores usaram a internet para expressar sua vontade de comprar o produto e a frustração por não encontrá-lo nas prateleiras dos supermercados locais. A marca soube aproveitar esse momento e lançou a campanha “Caça ao Tesouro”, dando um ar de lenda urbana para o produto, incitando ainda mais o público a tentar encontrar o creme de amendoim. Surgiram até sites de fãs onde, dentro de uma janela do Google Maps, se indicava os locais onde o produto foi visto sendo vendido. Com tudo isso Paçoquita está seguindo os passos das grandes marcas ao tratar o consumidor mais como um parceiro do que um simples cliente.
  

A evolução visual 
O logotipo da marca passou por pequenas atualizações ao longo de sua história, mas sempre manteve a mesma tipografia de letra e as características cores vermelha e amarela. O atual logotipo foi apresentado em 2019 e ganhou uma inclinação.
  

O tradicional logotipo da marca Paçoquita também pode ser aplicado sob um fundo amarelo, como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
Mistura que dá bom. (2023) 
De geração para geração, o sabor da diversão. (2022) 
O sabor da diversão. (2018) 
A mais amada do Brasil.
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1982 
● Criador: Santa Helena 
● Sede mundial: Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Santa Helena Indústria de Alimentos S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Gino Di Domenico 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 15 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Doces 
● Principais produtos: Paçocas, balas e cremes de amendoim 
● Concorrentes diretos: Amor Sings, DaColônia, Dadinho, Amendupã, Yoki, Hershey’s Creamy, Reese’s, Skippy e Nutella 
● Mascote: Quito (um amendoim animado) 
● Slogan: Mistura que dá bom. 
● Website: www.pacoquita.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente os produtos da marca Paçoquita, líder nacional no seu segmento e que englobam desde a tradicional paçoca até pasta cremosa de amendoim e balas mastigáveis, são comercializados em todo território brasileiro. Somente as paçocas da marca vendem mais de 1 milhão de unidades por dia. Além disso, os produtos são exportados para mais de 15 países, entre os quais Argentina, Estados Unidos e Japão. A Paçoquita pertence à empresa Santa Helena, líder do mercado nacional no segmento de doces e confeitos à base de amendoim, sendo a mais antiga e mais lembrada marca de paçoca do país. 

Você sabia? 
A Paçoquita original é feita com apenas três ingredientes: amendoim, sal e açúcar. A empresa diz controlar todas as etapas de produção e distribuição, desde o plantio do amendoim até a chegada do doce aos pontos de venda. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem), portais (UOL), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 2/3/2024 

O MDM também está no Instagram.  www.instagram.com/mdm_branding/

19.8.15

MELIÁ


Hospitalidade, alto padrão de atendimento, experiências únicas e serviços fantásticos, muitos dos quais mais parecem verdadeiros mimos. Tudo para tornar a estadia em um dia relaxante ou em uma noite aconchegante. É isso que qualquer hóspede encontra em um dos hotéis da aclamada rede espanhola MELIÁ. 

A história 
A história da marca remonta ao ano de 1956 quando um jovem de apenas 21 anos, chamado Gabriel Escarrer Juliá, resolveu alugar o acanhado Altair Hotel, com apenas 60 apartamentos, localizado na paradisíaca Palma de Mallorca, situada nas Ilhas Baleares na Espanha. Gabriel, apesar de jovem, já tinha alguma experiência no segmento de turismo, pois trabalhou em Londres como agente de viagens na tradicional Thomas Cook. Inaugurado no dia 23 de fevereiro, o empreendimento definiu a filosofia básica da futura rede que iria surgir: a excelência no atendimento ao cliente, oferecendo serviços hoteleiros de qualidade superior, além de uma política intensa de recursos humanos. Um dos fatores iniciais para o sucesso do novo hotel foi saber aproveitar, nos anos seguintes, a crescente popularidade da ilha como um destino turístico, especialmente entre os britânicos, o que acrescentou novas propriedades para o portfólio da empresa, então batizada de Hoteles Mallorquines.


A empresa se expandiu geograficamente nos anos de 1960 e 1970 através de aquisições de hotéis nas paradisíacas Ilhas Canárias, bem como em outras regiões das Ilhas Baleares. Após o declínio da ditadura do general Franco, o turismo na Espanha se desenvolveu mais rapidamente e a rede Hoteles Mallorquines avançou agressivamente em direção ao continente espanhol, estabelecendo uma forte presença em grande parte do país no início dos anos de 1980 através de hotéis urbanos, sempre bem localizados.


Em 1984 a empresa adotou oficialmente o nome de HOTELES SOL, antes de estabelecer-se como a maior rede de hotéis do mercado espanhol, com a aquisição do grupo Hotasa, então com 32 unidades localizadas em grandes cidades do país, especialmente na costa. No ano seguinte a empresa iniciou sua expansão internacional com a inauguração do Hotel Bali Sol, na paradisíaca ilha de Bali na Indonésia. Outra fusão ocorreu no mês de junho de 1987 quando a empresa se uniu a sofisticada rede de hotéis MELIÁ, fundada por José Meliá Sinisterra e então com 22 unidades, cujo primeiro hotel foi inaugurado em 1955. A partir deste momento passou a atuar oficialmente como SOL MELIÁ. Com isso, o negócio cresceu no âmbito geográfico com hotéis no Caribe, Américas e em outras partes da Europa. No início da próxima década a empresa iniciou sua expansão para a América Latina. Foi assim, que em 1992, a rede espanhola desembarcou oficialmente em solo brasileiro. Pouco depois, em 1996, se tornou a primeira empresa espanhola de hoteleira a abrir seu capital na Bolsa de Valores, fato que impulsionou ainda mais sua expansão.


Em 2000 ocorreu uma nova aquisição que complementou ainda mais seu diverso portfólio: TRYP (hotéis localizados em grandes centros urbanos na Espanha, especialmente Madri), vendida em 2010 para a americana Wyndham Worldwide, mas que a empresa espanhola continua administrando os hotéis através de um acordo de licenciamento. Em 2004 a empresa ingressou em um novo e crescente segmento com o lançamento do Sol Meliá Vacation Club (atualmente conhecido como CLUB MELIÁ): uma espécie de clube de férias onde os membros têm direito a uma semana de hospedagem por ano em alguns hotéis da rede ou unidades afiliadas. Esse clube conta atualmente com mais de 28.000 sócios. Também em 2004 foram criadas gerências específicas por marca, para personalizar e aumentar a qualidade do atendimento da rede. Nos anos seguintes a empresa lançou novas marcas de hotéis como a Me by Meliá (2006), além de adquirir a rede alemã Innside (2007) e relançar a marca GRAN MELIÁ (hotéis de categoria super luxo), em 2008.


Graças a estas marcas poderosas e diferenciadas e ao alto nível de diversificação geográfica e de serviços, a empresa geriu com solvência a crise internacional que sacudiu o mercado de turismo a partir de 2008. No dia 3 de junho de 2011 a empresa adotou oficialmente um novo nome corporativo: MELIÁ HOTELS INTERNATIONAL. Nos últimos a empresa focou sua estratégia na expansão em mercados importantes, como por exemplo, China, Oriente Médio e Estados Unidos. A empresa ainda oferece o MeliáRewards, um programa de fidelidade que premia os clientes com vantagens exclusivas em todos os hotéis da rede. Além disso, MELIÁ oferece serviços exclusivos como o Programa Women Traveling Alone (presta um tratamento diferenciado para as mulheres que viajam sozinhas, garantindo assim que fiquem em apartamentos sem porta de comunicação, além de ganharem um kit especial de acessórios femininos e uma carta de boas-vindas, assinada por uma executiva do hotel) e Regalo Inolvidable (presenteia casais que escolhem os hotéis da rede para realizar sua festa de casamento com estadas gratuitas, que variam de acordo com o consumo do evento).


Hotéis para todos os gostos 
A MELIÁ oferece hotéis projetados para atender clientes com diferentes necessidades, desde quem está viajando a negócios ou férias em família até quem deseja luxo e sofisticação na hospedagem.


Suas oito marcas de hotéis garantem a alta qualidade através de seus programas personalizados de satisfação do cliente: 
GRAN MELIÁ 
Voltada para o público mais exigente, oferece serviços de alto luxo com uma arquitetura única. Os restaurantes dos hotéis oferecem pratos nacionais de cada região, além do cardápio internacional. Os onze hotéis estão localizados no centro urbano das principais cidades mundiais, assim como em espetaculares destinos turísticos, como Marbella, Tenerife, Porto Rico, Caracas, Jacarta e Xangai. Entre os serviços de alta qualidade prestados estão o RedGlove (combina o tradicional conceito de serviço luva branca - símbolo de serviço de primeira classe - com o conceito de tapete vermelho, para alcançar um atendimento de altíssimo padrão) e RedLevel (serviços personalizados e de luxo como por exemplo chá e café gratuitos o dia todo, open bar gratuito em self-service com bebidas não alcoólicas, check-in privado, um mordomo pessoal a disposição, além de wi-fi e telefones sem fio de cortesia). 
ME by Meliá 
Todos os oito hotéis (categoria de luxo) têm atributos comuns meticulosamente criados, exclusivos da marca, e são direcionados tanto para hóspedes de negócios como a lazer. Suas roupas de cama são de linho com qualidade de 300 fios, travesseiros de plumas e colchão box spring diferenciado. Ainda oferecem jornais de cortesia, fitness center e business center. 
INNSIDE by Meliá 
Hotéis definidos por um conceito de futuro, com foco na infraestrutura e nos instrumentos de comunicação. São 15 hotéis localizados em cidades como Berlim, Munique, Madri, Frankfurt, Bremen e Düsseldorf. 
MELIÁ HOTELS & RESORTS 
São mais de 110 hotéis e resorts na categoria upscale localizados em grandes centros urbanos e destinos paradisíacos. 
SOL HOTELS & RESORTS 
Possui unidades voltadas para família, com atenção especial para as crianças. As áreas de lazer são tematizadas com os Flintstones e há equipes para acompanhar desde bebês até adolescentes. A infraestrutura conta ainda com parede de escalada, cyber-café e aulas de spinning, além de restaurantes, bares, piscina e um extenso programa de atividades para todas as idades. 
PARADISUS RESORTS 
O diferencial desta marca, criada em 1995, é a localização dos fantásticos hotéis, normalmente em destinos exóticos. Os 13 luxuosos hotéis oferecem sistema all inclusive (tudo incluído), restaurantes com cardápios criados por grandes chefes internacionais, serviços diferenciados e sofisticados spas (sob a marca Yhi Spa). 
TRYP by Wyndham 
São mais de 110 hotéis da categoria midscale localizados em grandes centros comerciais e financeiros como Madri, Barcelona, Paris, Berlim, Lisboa, Frankfurt, Buenos Aires, São Paulo e Montevidéu. O público-alvo é o jovem executivo que busca agilidade no atendimento, conforto e tecnologia de ponta. 
MELIÁ CLUB 
É um clube de férias com tempo compartilhado voltado para famílias. Os empreendimentos que oferecem esse serviço estão localizados na Espanha, México, Panamá, Porto Rico e República Dominicana.


A evolução visual 
Em 2011 ocorreu uma profunda mudança na identidade visual da empresa. Isto porque a rede hoteleira adotou um novo nome: MELIÁ HOTELS INTERNATIONAL. Com isso foi apresentado um novo logotipo corporativo, que deixou o tradicional símbolo do sol estilizado de lado e adotou um visual mais limpo e moderno. O logotipo apresentou também um novo acento na letra A: agora um til (do latim titulus, significando título, acima da escrita).


Algumas de suas bandeiras de hotéis também evoluíram sua identidade visual, como por exemplo, a MELIÁ HOTELS & RESORTS.


Os slogans 
Everything is Possible. (global) 
Todo es posible. (espanhol) 
Tudo é Possível. (português)


Dados corporativos 
● Origem: Espanha 
● Fundação: 23 de fevereiro de 1956 
● Fundador: Gabriel Escarrer Juliá 
● Sede mundial: Palma de Mallorca, Espanha 
● Proprietário da marca: Meliá Hotels International, S.A. 
● Capital aberto: Sim (1996) 
● Chairman: Gabriel Escarrer Juliá 
● CEO: Gabriel Juan Escarrer Jaume 
● Faturamento: €1.46 bilhões (2014) 
● Lucro: €30.7 milhões (2014) 
● Valor de mercado: €2.6 bilhões (agosto/2015) 
● Hotéis: 365 
● Presença global: 40 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 40.000 
● Segmento: Turismo 
● Principais produtos: Hotéis e resorts 
● Concorrentes diretos: Marriot, Hilton, Sheraton, Sofitel, Hyatt, Radisson e Club Med 
● Slogan: Everything is Possible. 

A marca no mundo 
Atualmente a empresa, que está entre as 20 maiores redes de hotéis do mundo, possui mais de 365 hotéis em 40 países nos cinco continentes (Europa, Ásia, Américas, Oceania e África), que são operados sob oito marcas distintas e oferecem mais de 90 mil acomodações. MELIÁ é líder na Espanha tanto na categoria de hotéis urbanos de luxo como de resorts, onde possui 164 unidades. A empresa tem forte presença também na Alemanha, Cuba, Croácia, Portugal e Brasil, onde tem 14 empreendimentos com foco no segmento de negócios nas cidades de São Paulo, Brasília e Campinas, e resort em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Com faturamento superior a €1.46 bilhões em 2014, a empresa emprega 40.000 pessoas de quase 100 nacionalidades diferentes, que falam mais de 25 idiomas. 

Você sabia? 
Anualmente os hotéis do grupo MELIÁ recebem aproximadamente 30 milhões de clientes. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 19/8/2015

13.8.15

LUKSCOLOR


Tendências, cores e alta tecnologia. Tudo para dar vida e deixar ambientes aconchegantes, protegidos e modernos. Essa é a missão da marca de tintas LUKSCOLOR. Investir constantemente em pesquisas e no desenvolvimento de novos produtos, gerar ideias e criar soluções para um consumidor moderno é a essência de uma marca genuinamente brasileira. Afinal, tinta sempre foi a paixão da LUKSCOLOR. Qualidade e inovação sempre fizeram parte de seu DNA. 

A história 
Para contar a história da marca é preciso voltar ao ano de 1949. Foi quando Domingos Potomati iniciou sua carreira como pintor de carros de luxo. Poucos profissionais dominavam como ele as técnicas de pintura metálica, o que fez dele um profissional respeitado no mercado. Aos 23 anos ele abriu uma pequena loja de tintas no tradicional bairro do Ipiranga na cidade de São Paulo. Foi o primeiro passo rumo à concretização do sonho de inaugurar uma fábrica de tintas. Ainda neste ano, colocou em operação a fábrica Oxford, que misturava e colocava tintas na cor certa. A marca de tintas Luxforde surgiria em seguida. A fábrica que funcionava em uma garagem se desenvolveu rapidamente, acompanhando o crescimento do mercado de pintura automotiva no Brasil. Em 1958, a marca Luxforde, reconhecida pela sua excelente qualidade, experimentou um crescimento exponencial. Some-se às razões do sucesso, o atendimento especial à clientela.


A década de 1960 marcou a consolidação da Oxford e o começo da distribuição da marca Luxforde em todo o território nacional. Além disso, foi inaugurada uma nova fábrica com 40.000 m² em São Bernardo do Campo, em São Paulo, e em pouco tempo as vendas se multiplicaram por dez. Nos anos de 1970, a marca Luxforde já detinha mais de 50% do mercado de repintura automotiva. O excelente desempenho não passou despercebido pelas grandes multinacionais, que começaram a espreitar o mercado brasileiro. Assim, a aquisição de empresas nacionais caracterizou a década. Apesar da dedicação e amor pela empresa, Domingos Potomati se viu em uma situação inevitável: vender a empresa. A Oxford foi para as mãos da alemã Hoechst em 1971. Apesar disso, Domingos não parou, continuou com seu sonho e, depois de muita pesquisa, fundou em 1974 a Luksnova, empresa de solventes, thinners e retardadores, que por fabricar produtos de alta performance foi a pioneira em seu segmento a ser certificada com o ISO 9002. Infelizmente, Potomati faleceu em 1979.


Wilma, esposa de Potomati, em um gesto de coragem e confiança, resolveu seguir com os negócios, assumindo a presidência da empresa e, a filha Maria Cristina, a direção operacional. Assim foi fundada em 1981 a DOVAC para a produção de resinas. Em 1989 a empresa resolveu ingressar em um novo mercado com o lançamento da marca LUKSCOLOR no segmento de tintas decorativas, estreando com o esmalte sintético. Três anos depois, de forma pioneira passou a estampar em todas as suas embalagens o selo “Sempre Produtos de Primeira Qualidade”, como expressão da sua filosofia de fabricar exclusivamente produtos de alto desempenho. Em 1999 foi lançado o LUKSCOLOR SYSTEM, um moderno e completo sistema tintométrico, que trazia também coleções de tendências de cores. Além disso, a empresa introduziu no mercado materiais diferenciados para facilitar a escolha de cores: display de cores com cabine de luz para escolher a cor sob a iluminação correta; o primeiro leque de cores do mercado com sugestão de combinação; e coleções de tendências de cores.


Em 2000 introduziu no mercado brasileiro um novo conceito em efeitos especiais de pintura: o LUKSGLAZE, que possibilita a criação de diversos efeitos decorativos metalizados, perolizados e iridescentes. No ano seguinte, preocupada com o conforto e bem-estar do aplicador e do consumidor final, protagonizou um dos maiores lançamentos da história do mercado brasileiro de tintas decorativas: TINTAS COM SUAVE PERFUME, que transformaram o ato da pintura agradável em todos os sentidos e romperam um paradigma desse segmento. Além disso, antecipando-se a qualquer outro movimento do mercado, assumiu em todas as suas embalagens a categoria PREMIUM, o que mais tarde se mostraria uma visão de vanguarda. Em 2003, motivada pela busca incessante de produtos inovadores e de alto desempenho, que atendam as necessidades de um consumidor moderno, muito mais informado, extremamente exigente e que sabe comparar, lançou mais um produto inédito no mercado brasileiro: LUKSCLEAN, o único Acrílico Ultra Lavável do mercado, em acabamento fosco.


O ano de 2005 foi marcado pelo lançamento de um produto inédito no mercado brasileiro: a Textura REMOV FÁCIL. Com tecnologia inovadora, essa textura pode ser removida com grande facilidade, usando apenas vapor e espátula. O produto veio atender a demanda daqueles que antes achavam complexa a remoção das texturas convencionais. Ainda este ano, a marca resolveu investir em propaganda lançando uma campanha protagonizada pela apresentadora Hebe Camargo, cujo slogan era “Faça como a Hebe, vista a sua casa com Lukscolor”. Pouco depois, em 2007, alinhada com o consumidor moderno na busca pela preservação do meio ambiente, introduziu a mais completa linha de produtos (preparação e acabamento) à base d’água do mercado, com suave perfume. Em 2008 a LUKSCOLOR lançou uma completa linha de tintas, verniz e lubrificante spray, contemplando produtos de acabamento e preparação para diversas superfícies como madeira, metal, alvenaria, papel, isopor, entre outros, para uso artístico, decorativo ou profissional. No ano seguinte lançou mais um produto inédito no mercado: POUPA TEMPO - Selador e Condicionador Acrílico, reduzindo assim o tempo de espera para cura do reboco novo, de 28 para 7 dias.


Outra novidade da marca estreou no mercado em 2011: Luksbox, uma embalagem plástica, com régua de medidas, que pode ser reutilizada como ferramenta prática de trabalho, facilitando a diluição das tintas. Em 2012, além de introduzir a tinta anti-bactéria, que elimina 99% das bactérias da parede, lançou no mercado mais um produto inédito: TOP 10 ACRÍLICO ULTRA PREMIUM PLUS - imbatível poder de pintura - um produto revolucionário, desenvolvido com nanotecnologia, que soluciona ao mesmo tempo várias situações de pintura. Apresenta altíssimo desempenho em pintura, jamais oferecido, que embeleza e protege a casa por dentro e por fora. A empresa também laçou a LUKSCOLOR MAGNETIC, uma tinta que pode ser aplicada em paredes internas para fixação de imãs e objetos decorativos.


Como parte do programa de crescimento sustentável, a LUKSCOLOR contempla em suas pesquisas tecnológicas o foco em produtos que protegem as pessoas e o planeta. A empresa oferece uma ampla linha de produtos, que facilita a vida dos consumidores e são identificados, desde 2008, pelo selo LUKSCOLOR GREEN, que expressa as seguintes características: não utilizam solventes orgânicos; Baixo VOC, que atende os limites de emissão, segundo normas de referência da certificação Leadership in Energy and Environmental Design® (LEED); suave perfume, que substitui o cheiro característico de tinta, trazendo conforto e bem-estar do início ao fim da pintura; e são isentos de metais pesados.


O espaço das cores
Imagine um espaço reunindo tudo sobre tintas imobiliárias com ambientes desenvolvidos para apresentar o que há de mais inovador em cores e acabamentos, contando ainda com laboratórios de cores, biblioteca, centro de treinamento e uma equipe especializada para oferecer a melhor orientação sobre uso e aplicações de produtos. Esse é o ESPAÇO LUKSCOLOR, inaugurado em 2001 no bairro de Moema, zona sul da capital paulista, como o maior e mais completo centro de referência em tintas no Brasil. Um espaço criado especialmente para buscar informações, cursos, orientações e esclarecer dúvidas sobre produtos e cores. Um espaço que revendedores, arquitetos, decoradores, engenheiros, consumidores e todos os profissionais que trabalham com tintas sempre sonharam.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por uma única alteração em sua história. Aconteceu em 2011, quando a marca apresentou um novo logotipo: as tradicionais flores, imagem principal de sua identidade visual, foram redesenhadas e ganharam versão em 3D, que expressa toda a tecnologia, inovação e expertise envolvidas nas tintas da marca. Com isso, as flores transformaram-se em uma autêntica pintura inspirada na arte de Paul Jackson Pollock, referência no movimento do expressionismo abstrato. O logotipo também adotou uma nova tipografia de letra.


Além disso, criou um novo conceito de embalagens, que proporcionam ao consumidor a facilidade de escolher a tinta certa para suas necessidades. As embalagens da LUKSCOLOR sempre foram referência no mercado de tintas, desde seu lançamento. Foram pioneiras em apresentar imagens, as primeiras a utilizar pictogramas para facilitar a compreensão dos usuários e também na introdução de fotografias.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1989 
● Criador: Wilma Potomati 
● Sede mundial: São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Dovac Indústria e Comércio Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Maria Angélica Potomati 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 1.200 
● Segmento: Decoração 
● Principais produtos: Tintas, esmaltes e vernizes 
● Concorrentes diretos: Suvinil, Coral, Tintas Renner e Sherwin Williams 
● Ícones: As flores do logotipo 
● Slogan: A tinta da pintura inteligente. 
● Website: www.lukscolor.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a LUKSCOLOR, uma das três principais marcas no mercado nacional de tintas imobiliárias, comercializa sua completa linha de tintas, vernizes, texturas, efeitos especiais, primers e resinas nos principais centros consumidores do Brasil. A marca oferece também uma completa linha de produtos base água, desde a preparação da superfície até o acabamento, com suave perfume, que proporciona conforto e bem-estar durante e após a aplicação. A fábrica da LUKSCOLOR, que é de propriedade da Dovac, está instalada em uma área de mais de 200.000 m² em São Bernardo do Campo, região do ABC paulista, e possui logística bem estruturada, permitindo assim agilidade, rapidez e eficiência na entrega de toda a linha de produtos. 

Você sabia? 
Com o intuito de manter o consumidor informado e atualizado sobre o uso das cores nos ambientes, desde 2002 a LUKSCOLOR é a primeira e única empresa brasileira a fazer parte do Color Marketing Group, organização internacional que dita tendências de cores, em nível mundial, para todos os segmentos do design. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e EmbalagemMarca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 13/8/2015

3.8.15

QUILMES


A QUILMES é um verdadeiro símbolo para os argentinos, assim como os alfajores, o doce de leite e o churrasco. A cerveja mais consumida do mercado argentino conseguiu com sua alta qualidade e sabor agradável conquistar, não somente nossos hermanos, como também milhões de consumidores que gostam de uma boa cerveja em outros países. 

A história 
Tudo começou com o imigrante alemão Otto Peter Friedrich Bemberg, nascido na cidade de Colônia, que chegou em solo argentino no ano de 1852. Depois de se casar com a filha de proeminentes fazendeiros locais e criar uma empresa especializada na importação de produtos têxteis e na exportação de cereais locais para o mercado europeu, no dia 27 de setembro de 1888, com a ajuda de seu filho Otto Sebastián, formado como mestre cervejeiro na Universidade Técnica de Munique, ele fundou a Cervecería Argentina e construiu uma fábrica em Quilmes, um subúrbio localizado ao sul da cidade de Buenos Aires. Na época, essa instalação era a maior e mais avançada do país. Mas foi somente em 31 de outubro de 1890 que os primeiros litros de cerveja saíram da fábrica, surgindo assim a marca QUILMES, cujo nome foi inspirado em uma antiga tribo indígena que habitava a região e dá nome a cidade.


Mas a QUILMES não estava sozinha, já que durante muitos anos sofreu a concorrência direta das já inexistentes marcas Palermo e Bieckert. Otto morreu em Paris no ano de 1895 e seu filho, Otto Sebastián, assumiu o comando da empresa. No início da década de 1920 a QUILMES se tornou a cerveja mais popular e consumida da cidade de Buenos Aires. Com o sucesso da QUILMES e devido à sua expansão, a cervejaria trouxe para a cidade grandes avanços. E já em 1925, a empresa possuía filiais instaladas em Buenos Aires, Santa Fé, Entre Rios e Córdoba. Nos anos de 1930, a fábrica da QUILMES era considerada uma verdadeira cidade industrial que se preocupava não apenas com o seu desenvolvimento, mas com o bem estar dos funcionários e da população local.


Após alguns embates com o governo argentino, a partir da década de 1960, a QUILMES adotou um novo posicionamento se voltando para um público jovem, renovando assim sua marca com a ajuda da televisão e da publicidade. Em 1988 a marca introduziu no mercado argentino o conceito de cerveja light (com menos calorias), que estreou com o slogan “Quilmes el sabor del encuentro”, um dos clássicos da publicidade do país. Em 1992, a cervejaria inaugurou uma nova e moderna fábrica em Buenos Aires e se tornou a maior produtora de cerveja na Argentina. Pouco depois, em 1994, a empresa inaugurou a Maltería Tres Arroyos, produzindo assim o próprio malte. E foi durante esta década que a marca argentina iniciou sua expansão internacional com a QUILMES CRISTAL e o slogan “Argentina’s Favorite Beer”. No Brasil, a cerveja desembarcou em 2002 através de uma parceria estratégica com a AmBev, que acabaria comprando o controle da cervejaria argentina e consequentemente da marca QUILMES em 2006.


A rigorosa metodologia possibilitou que, desde 2006, a marca pudesse lançar outras variedades de cervejas, como por exemplo, a vermelha, a escura e até uma versão sem álcool (batizada de QUILMES LIEBER). Em 2011, mais uma inovação com o lançamento da QUILMES BAJO CERO, desenvolvida utilizando um novo processo de filtração a frio, que resulta em uma cerveja extremamente suave, refrescante, leve e com sabor menos intenso. Pouco depois introduziu no mercado a QUILMES NIGHT 6.9, cerveja com graduação alcoólica maior que a tradicional e com rótulo que brilha no escuro, direcionada para um público jovem que frequenta festas e baladas; além da QUILMES 1890, uma cerveja que combina variedades especiais de malte, que resultam em uma típica Bavarian Pilsener Lager. Nos últimos anos, a QUILMES inovou também em suas embalagens que ganharam novo design, rótulos metálicos e o sensor de temperatura. Essas inovações culminaram também com o lançamento da nova garrafa retornável de um litro e muitas embalagens de edições especiais.


Hoje em dia a marca oferece uma completa linha de cervejas que agradam a todos os paladares, incluindo também as versões BOCK (forte e persistente, feita com uma seleção de maltes de cevada que lhe dão sua cor atraentemente escura) e STOUT (de coloração negra e com uma deliciosa espuma cremosa), além é claro do tradicional chope. Já a QUILMES CRISTAL carro-chefe da marca, é uma cerveja equilibrada e refrescante, produzida com alto padrão de qualidade, o que lhe confere um aroma suave de cereais, com malte e lúpulo em equilíbrio. Como uma boa e legítima pilsen, tende a ser mais leve na cor e tem a drinkability como marca registrada.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos, mas sempre manteve suas características originais, como por exemplo, a arquitetura da tipografia de letra, que teve leves alterações.


Os slogans 
Quilmes el sabor del encuentro. (1988) 
Argentina’s favorite beer. (internacional) 
Quilmes, o sabor do encontro. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Argentina 
● Lançamento: 1890 
● Criador: Otto Bemberg 
● Sede mundial: Quilmes, Buenos Aires, Argentina 
● Proprietário da marca: Cervecería y Maltaría Quilmes S.A.I.C.A. y G 
● Capital aberto: Não (subsidiária da AB InBev N.V.) 
● Presidente: Carlos Jose Miguens 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 25 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 5.000 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Cervejas 
● Concorrentes diretos: Isenbeck, Imperial, Patagonia, Norteña, Patricia, BrahmaBudweiser e Heineken 
● Ícones: As cores branca e azul 
● Slogan: Quilmes el sabor del encuentro. 
● Website: www.quilmes.com.ar 

A marca no mundo 
Atualmente a QUILMES, cerveja líder do mercado argentino com aproximadamente 75% de participação, é comercializada em mais de 25 países ao redor do mundo, com forte presença em alguns mercados sul-americanos, além de Estados Unidos, Japão e Alemanha. 

Você sabia? 
Além de ser a cerveja símbolo do país, QUILMES é patrocinadora de todos os eventos mais populares e simbólicos da Argentina, incluindo futebol, festivais de rock e grandes festas. Desde 2003 a marca patrocina o QUILMES ROCK, maior festival de música da Argentina que reúne artistas locais e grandes nomes internacionais. A marca também é uma das principais patrocinadoras da seleção argentina de futebol, outro grande orgulho do país. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 3/8/2015