19.8.15

MELIÁ


Hospitalidade, alto padrão de atendimento, experiências únicas e serviços fantásticos, muitos dos quais mais parecem verdadeiros mimos. Tudo para tornar a estadia em um dia relaxante ou em uma noite aconchegante. É isso que qualquer hóspede encontra em um dos hotéis da aclamada rede espanhola MELIÁ. 

A história 
A história da marca remonta ao ano de 1956 quando um jovem de apenas 21 anos, chamado Gabriel Escarrer Juliá, resolveu alugar o acanhado Altair Hotel, com apenas 60 apartamentos, localizado na paradisíaca Palma de Mallorca, situada nas Ilhas Baleares na Espanha. Gabriel, apesar de jovem, já tinha alguma experiência no segmento de turismo, pois trabalhou em Londres como agente de viagens na tradicional Thomas Cook. Inaugurado no dia 23 de fevereiro, o empreendimento definiu a filosofia básica da futura rede que iria surgir: a excelência no atendimento ao cliente, oferecendo serviços hoteleiros de qualidade superior, além de uma política intensa de recursos humanos. Um dos fatores iniciais para o sucesso do novo hotel foi saber aproveitar, nos anos seguintes, a crescente popularidade da ilha como um destino turístico, especialmente entre os britânicos, o que acrescentou novas propriedades para o portfólio da empresa, então batizada de Hoteles Mallorquines.


A empresa se expandiu geograficamente nos anos de 1960 e 1970 através de aquisições de hotéis nas paradisíacas Ilhas Canárias, bem como em outras regiões das Ilhas Baleares. Após o declínio da ditadura do general Franco, o turismo na Espanha se desenvolveu mais rapidamente e a rede Hoteles Mallorquines avançou agressivamente em direção ao continente espanhol, estabelecendo uma forte presença em grande parte do país no início dos anos de 1980 através de hotéis urbanos, sempre bem localizados.


Em 1984 a empresa adotou oficialmente o nome de HOTELES SOL, antes de estabelecer-se como a maior rede de hotéis do mercado espanhol, com a aquisição do grupo Hotasa, então com 32 unidades localizadas em grandes cidades do país, especialmente na costa. No ano seguinte a empresa iniciou sua expansão internacional com a inauguração do Hotel Bali Sol, na paradisíaca ilha de Bali na Indonésia. Outra fusão ocorreu no mês de junho de 1987 quando a empresa se uniu a sofisticada rede de hotéis MELIÁ, fundada por José Meliá Sinisterra e então com 22 unidades, cujo primeiro hotel foi inaugurado em 1955. A partir deste momento passou a atuar oficialmente como SOL MELIÁ. Com isso, o negócio cresceu no âmbito geográfico com hotéis no Caribe, Américas e em outras partes da Europa. No início da próxima década a empresa iniciou sua expansão para a América Latina. Foi assim, que em 1992, a rede espanhola desembarcou oficialmente em solo brasileiro. Pouco depois, em 1996, se tornou a primeira empresa espanhola de hoteleira a abrir seu capital na Bolsa de Valores, fato que impulsionou ainda mais sua expansão.


Em 2000 ocorreu uma nova aquisição que complementou ainda mais seu diverso portfólio: TRYP (hotéis localizados em grandes centros urbanos na Espanha, especialmente Madri), vendida em 2010 para a americana Wyndham Worldwide, mas que a empresa espanhola continua administrando os hotéis através de um acordo de licenciamento. Em 2004 a empresa ingressou em um novo e crescente segmento com o lançamento do Sol Meliá Vacation Club (atualmente conhecido como CLUB MELIÁ): uma espécie de clube de férias onde os membros têm direito a uma semana de hospedagem por ano em alguns hotéis da rede ou unidades afiliadas. Esse clube conta atualmente com mais de 28.000 sócios. Também em 2004 foram criadas gerências específicas por marca, para personalizar e aumentar a qualidade do atendimento da rede. Nos anos seguintes a empresa lançou novas marcas de hotéis como a Me by Meliá (2006), além de adquirir a rede alemã Innside (2007) e relançar a marca GRAN MELIÁ (hotéis de categoria super luxo), em 2008.


Graças a estas marcas poderosas e diferenciadas e ao alto nível de diversificação geográfica e de serviços, a empresa geriu com solvência a crise internacional que sacudiu o mercado de turismo a partir de 2008. No dia 3 de junho de 2011 a empresa adotou oficialmente um novo nome corporativo: MELIÁ HOTELS INTERNATIONAL. Nos últimos a empresa focou sua estratégia na expansão em mercados importantes, como por exemplo, China, Oriente Médio e Estados Unidos. A empresa ainda oferece o MeliáRewards, um programa de fidelidade que premia os clientes com vantagens exclusivas em todos os hotéis da rede. Além disso, MELIÁ oferece serviços exclusivos como o Programa Women Traveling Alone (presta um tratamento diferenciado para as mulheres que viajam sozinhas, garantindo assim que fiquem em apartamentos sem porta de comunicação, além de ganharem um kit especial de acessórios femininos e uma carta de boas-vindas, assinada por uma executiva do hotel) e Regalo Inolvidable (presenteia casais que escolhem os hotéis da rede para realizar sua festa de casamento com estadas gratuitas, que variam de acordo com o consumo do evento).


Hotéis para todos os gostos 
A MELIÁ oferece hotéis projetados para atender clientes com diferentes necessidades, desde quem está viajando a negócios ou férias em família até quem deseja luxo e sofisticação na hospedagem.


Suas oito marcas de hotéis garantem a alta qualidade através de seus programas personalizados de satisfação do cliente: 
GRAN MELIÁ 
Voltada para o público mais exigente, oferece serviços de alto luxo com uma arquitetura única. Os restaurantes dos hotéis oferecem pratos nacionais de cada região, além do cardápio internacional. Os onze hotéis estão localizados no centro urbano das principais cidades mundiais, assim como em espetaculares destinos turísticos, como Marbella, Tenerife, Porto Rico, Caracas, Jacarta e Xangai. Entre os serviços de alta qualidade prestados estão o RedGlove (combina o tradicional conceito de serviço luva branca - símbolo de serviço de primeira classe - com o conceito de tapete vermelho, para alcançar um atendimento de altíssimo padrão) e RedLevel (serviços personalizados e de luxo como por exemplo chá e café gratuitos o dia todo, open bar gratuito em self-service com bebidas não alcoólicas, check-in privado, um mordomo pessoal a disposição, além de wi-fi e telefones sem fio de cortesia). 
ME by Meliá 
Todos os oito hotéis (categoria de luxo) têm atributos comuns meticulosamente criados, exclusivos da marca, e são direcionados tanto para hóspedes de negócios como a lazer. Suas roupas de cama são de linho com qualidade de 300 fios, travesseiros de plumas e colchão box spring diferenciado. Ainda oferecem jornais de cortesia, fitness center e business center. 
INNSIDE by Meliá 
Hotéis definidos por um conceito de futuro, com foco na infraestrutura e nos instrumentos de comunicação. São 15 hotéis localizados em cidades como Berlim, Munique, Madri, Frankfurt, Bremen e Düsseldorf. 
MELIÁ HOTELS & RESORTS 
São mais de 110 hotéis e resorts na categoria upscale localizados em grandes centros urbanos e destinos paradisíacos. 
SOL HOTELS & RESORTS 
Possui unidades voltadas para família, com atenção especial para as crianças. As áreas de lazer são tematizadas com os Flintstones e há equipes para acompanhar desde bebês até adolescentes. A infraestrutura conta ainda com parede de escalada, cyber-café e aulas de spinning, além de restaurantes, bares, piscina e um extenso programa de atividades para todas as idades. 
PARADISUS RESORTS 
O diferencial desta marca, criada em 1995, é a localização dos fantásticos hotéis, normalmente em destinos exóticos. Os 13 luxuosos hotéis oferecem sistema all inclusive (tudo incluído), restaurantes com cardápios criados por grandes chefes internacionais, serviços diferenciados e sofisticados spas (sob a marca Yhi Spa). 
TRYP by Wyndham 
São mais de 110 hotéis da categoria midscale localizados em grandes centros comerciais e financeiros como Madri, Barcelona, Paris, Berlim, Lisboa, Frankfurt, Buenos Aires, São Paulo e Montevidéu. O público-alvo é o jovem executivo que busca agilidade no atendimento, conforto e tecnologia de ponta. 
MELIÁ CLUB 
É um clube de férias com tempo compartilhado voltado para famílias. Os empreendimentos que oferecem esse serviço estão localizados na Espanha, México, Panamá, Porto Rico e República Dominicana.


A evolução visual 
Em 2011 ocorreu uma profunda mudança na identidade visual da empresa. Isto porque a rede hoteleira adotou um novo nome: MELIÁ HOTELS INTERNATIONAL. Com isso foi apresentado um novo logotipo corporativo, que deixou o tradicional símbolo do sol estilizado de lado e adotou um visual mais limpo e moderno. O logotipo apresentou também um novo acento na letra A: agora um til (do latim titulus, significando título, acima da escrita).


Algumas de suas bandeiras de hotéis também evoluíram sua identidade visual, como por exemplo, a MELIÁ HOTELS & RESORTS.


Os slogans 
Everything is Possible. (global) 
Todo es posible. (espanhol) 
Tudo é Possível. (português)


Dados corporativos 
● Origem: Espanha 
● Fundação: 23 de fevereiro de 1956 
● Fundador: Gabriel Escarrer Juliá 
● Sede mundial: Palma de Mallorca, Espanha 
● Proprietário da marca: Meliá Hotels International, S.A. 
● Capital aberto: Sim (1996) 
● Chairman: Gabriel Escarrer Juliá 
● CEO: Gabriel Juan Escarrer Jaume 
● Faturamento: €1.46 bilhões (2014) 
● Lucro: €30.7 milhões (2014) 
● Valor de mercado: €2.6 bilhões (agosto/2015) 
● Hotéis: 365 
● Presença global: 40 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 40.000 
● Segmento: Turismo 
● Principais produtos: Hotéis e resorts 
● Concorrentes diretos: Marriot, Hilton, Sheraton, Sofitel, Hyatt, Radisson e Club Med 
● Slogan: Everything is Possible. 

A marca no mundo 
Atualmente a empresa, que está entre as 20 maiores redes de hotéis do mundo, possui mais de 365 hotéis em 40 países nos cinco continentes (Europa, Ásia, Américas, Oceania e África), que são operados sob oito marcas distintas e oferecem mais de 90 mil acomodações. MELIÁ é líder na Espanha tanto na categoria de hotéis urbanos de luxo como de resorts, onde possui 164 unidades. A empresa tem forte presença também na Alemanha, Cuba, Croácia, Portugal e Brasil, onde tem 14 empreendimentos com foco no segmento de negócios nas cidades de São Paulo, Brasília e Campinas, e resort em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Com faturamento superior a €1.46 bilhões em 2014, a empresa emprega 40.000 pessoas de quase 100 nacionalidades diferentes, que falam mais de 25 idiomas. 

Você sabia? 
Anualmente os hotéis do grupo MELIÁ recebem aproximadamente 30 milhões de clientes. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 19/8/2015

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