16.5.06

PLAYMOBIL


Fazendas, ilhas tropicais, circos, cidades do velho-oeste, explorações submarinas, estações espaciais, supermercados e a ilha dos piratas. Tudo povoado por pequenas criaturas de 7.5 cm de altura. Diversas gerações ainda se encantam com as infinitas possibilidades da marca PLAYMOBIL em criar um mundo imaginário. Os mais velhos autodenominam-se colecionadores, os mais novos que tiveram a sorte de herdar as coleções dos parentes mais velhos não têm vergonha de criar as mais variadas brincadeiras com os pequenos personagens. 

A história 
A primeira grande crise do petróleo que ocorreu em 1973, ocasionada pelos países árabes, teve enorme repercussão mundial, pois o preço do barril foi praticamente quadruplicado. Há mais de quarenta anos atrás, o mundo já girava em torno de petróleo. E com isso, uma quebradeira geral ameaçava atingir os setores que dependiam do produto, como, por exemplo, as indústrias fabricantes de brinquedos, que utilizavam o plástico em larga escala na sua produção. A Geobra (Metallwarenfabrik Georg Branstatter), uma empresa alemã, não estava fora desse pânico geral: ela tinha finalmente apostado na produção de carrinhos e tratores de plástico em tamanhos grandes, depois de anos trabalhando com produtos e brinquedos de metal (a empresa existia desde 1876 quando foi fundada para produzir cadeados e fechaduras).


Sua produção, então, estava ficando muito custosa devido à crise internacional, e, correndo o risco do fechamento das portas da empresa, o presidente Horst Brandstätter (um cidadão responsável pelo enorme sucesso dos bambolês, nos anos de 1950) saiu em busca de alguma ideia que salvasse sua produção. Hans Beck, chefe de desenvolvimento e criação da empresa, foi quem achou essa salvação, ao ver ali a oportunidade para colocar em prática uma ideia que já tinha há algum tempo. Assim, pequenos bonecos de plástico, com vários objetos adequados ao seu tamanho foram criados. A ideia era simples: pequenos bonecos com partes móveis e uma série de objetos, veículos, animais e outros elementos com os quais eles iriam se integrar compondo uma série de cenários, sempre dentro de uma temática específica.


Depois de quatro anos de intensas pesquisas, incluindo desenhos de crianças, responsáveis pela origem da cabeça grande em relação ao corpo e os rostos pintados somente com dois olhos e uma boca sorrindo, a empresa apresentou em 1974 o PLAYMOBIL, pequenos bonecos de 7,5 cm de altura com mãos em forma de U, pernas e braços dobráveis, cabeça giratória e cabelo destacável, produzidos em um plástico bastante resistente, que transformariam a Geobra na maior fabricante de brinquedos do país em pouco tempo. Foram apresentados oficialmente em uma tradicional feira de brinquedos na cidade de Nüremberg na Alemanha. No início, os modelos eram simples, mas já eram temáticos: os primeiros representavam índios norte-americanos, operários (incluindo capacetes, cones e carrinhos de mão) e cavaleiros da Idade Média (cavalo não incluso). Os kits não eram vendidos nas tradicionais caixas azuis, cada um tinha uma coloração como forma de diferenciação: os operários eram vendidos em embalagem azul, os cavaleiros em verdes e os Índios em caixas vermelhas.


Porém, inicialmente, a grande maioria dos revendedores não estava convencida do potencial desse novo produto. Somente um revendedor holandês, Hermann Simon, apostou no sucesso dos pequenos bonecos e fez um pedido enorme, que correspondia a um ano de produção da fábrica. Utilizando um marketing diferenciado, aos poucos os bonequinhos passaram a ser presença constante nas prateleiras de grandes varejistas alemães. E rapidamente, pais e filhos se encantaram pelos personagens de plástico. Era o começo de um verdadeiro fenômeno na indústria dos brinquedos.


Um ano depois, PLAYMOBIL já estava sendo exportado para outros países. Aqui no Brasil, os bonequinhos chegaram oficialmente pelas mãos da fábrica TROL em 1976, mesmo ano em que surgiram as primeiras personagens mulheres. Em 1981, nasceram as primeiras crianças e bebês, com seus 5,5 e 3,5 centímetros de altura, respectivamente. A partir desta década, foi criado um verdadeiro universo para os pequenos bonecos, fazendas, explorações submarinas, circos, estações espaciais e a sempre popular ilha dos piratas. Além disso, os acessórios viraram parte quase indispensável desse mundo, sejam armas, espadas, uniformes, capacetes, veículos, ferramentas de serviço, pôneis ou até canecas de chope. Aos poucos, os cocares dos índios foram substituídos por capacetes de bombeiros, armaduras brilhantes e tranças. O leque de personagens foi se multiplicando de tal forma que atualmente abrange desde jardineiros e operários da construção civil até pilotos de aviões e carros de corrida, passando por médicos, bombeiros e policiais, além de possuir veículos e ferrovia completa ambos, por controle remoto. E claro, o famoso castelo da princesa, que estreou no mercado em 1998.


Nas próximas décadas a linha foi ganhando mais temas e o número de kits superou facilmente os 750 desde a criação dos pequenos bonecos, fazendo com PLAYMOBIL virassem uma verdadeira febre entre crianças das mais diversas nacionalidades. Em 2000 aconteceu o lançamento da loja virtual da marca PLAYMOBIL na internet. Pouco depois em 2003, a marca lançou o kit temático em edição especial da Arca de Noé, que se transformou em um verdadeiro sucesso de vendas no período de Natal. Em 2006, como homenagem a Copa do Mundo de Futebol, foi lançado um kit especial de futebol onde os bonecos tinham articulações nas pernas, permitindo assim chutar a bola. Em 2010, após insistentes pedidos dos consumidores, foi lançada a coleção Praia, onde pela primeira vez os bonequinhos vestiam biquínis e maiôs. Em 2011, mais novidade: lançamento da série PLAYMOBIL FIGURES, cujo conceito é oferecer uma embalagem misteriosa fechada, abrir e descobrir o que vem dentro. Nesta coleção os pacotes são divididos em edições para meninas e para meninos, com 12 figuras diferentes, como por exemplo, um pirata, uma delicada princesa, passando por um sábio feiticeiro e um engraçado palhaço com pernas de pau. Pouco depois, em 2012, foi a vez da figura da mamãe grávida estrear em sua linha de produtos.


Os icônicos bonequinhos mudaram pouco desde sua criação: nos originais as mãos eram fixas e da cor do corpo (exceto em alguns modelos especiais); nos modelos atuais são giratórias e da cor do rosto. Numa pequena concessão à mudança dos tempos, o catálogo atual da marca inclui um novo universo policial, com edificações tais como uma prisão e um posto de controle; além, é claro, de dragões e até Papai Noel (que apareci pela primeira vez em 1995) e Coelhinhos da Páscoa. Entre as novidades recentes estão uma linha para crianças menores de quatro anos, sem peças pequenas, com pés e mãos fixos (como eram os originais) e mais figuras com motivos femininos a fim de atrair as meninas. Hoje em dia, a marca alemã resiste bravamente à era dos videogames e jogos de computador e os pequenos bonecos ainda são páreo para os concorrentes que cantam e dançam. Isto porque eles são mais flexíveis, suas formas mais realistas, e também os acessórios estão cada vez mais detalhados. Afinal, as crianças de hoje estão muito mais exigentes.


Um mundo fantástico em miniatura
Desde sua criação foram criados mais de 750 kits temáticos para o universo PLAYMOBIL. Ao todo foram praticamente 4.000 diferentes personagens criados. A marca mantém uma equipe de aproximadamente 80 designers para criarem constantemente novos produtos e temas. Diferente dos originais, cujas embalagens eram coloridas (imagens abaixo), a grande maioria das embalagens atualmente é azul.


Atualmente as coleções da marca PLAYMOBIL são divididas em temas, como por exemplo: 
1-2-3: coleção voltada para crianças com mais de 1.5 anos que não contém peças pequenas. Essa coleção surgiu em 1990. 
Egyptians: coleção que possui como tema a civilização egípcia, contendo pirâmides, camelos, faraós e até Cleópatra. 
Pirates: coleção que possui como tema a civilização dos piratas, tendo como maior sucesso de vendas o kit caravela ou barco corsário, que se tornou um ícone da marca alemã. 
Knights: coleção que possui como tema a idade média com muitos cavaleiros e seus cavalos, além de castelos, reis e rainhas. 
Western: coleção que possui como tema o velho oeste, um mundo repleto de caubóis, xerifes, índios, cavalos e até minas de ouro. 
Rescue: coleção que possui como tema o salvamento, contendo helicóptero, barcos, ambulâncias e caminhão de bombeiro. 
Police: coleção que possui como tema a polícia, composta por viaturas, motocicletas e helicópteros, além de delegacias e prisões. 
Hospital: coleção que possui como tema a saúde, composta por ambulâncias, hospitais, médicos e enfermeiros. 
City Life: coleção que possui como tema a cidade com muitas casas e muitos objetos comuns a vida de uma metrópole. 
Animal Clinic: coleção que possui como tema o tratamento dos animais. 
Horse Farm: coleção que possui como tema o hipismo, contando com muitos cavalos, pôneis e objetos relacionados à eles. 
Farm: coleção que possui como tema a vida no campo com casas de veraneio e fazendas com seus animais. 
Zoo: coleção que possui como tema o zoológico e seus animais. 
Circus: coleção que possui como tema o alegre e divertido mundo dos circos, com direito a palhaços e vários artistas. É uma das coleções de maior sucesso da marca. 
Dinos: coleção que possui como tema o mundo fascinante dos dinossauros. 
Sports: coleção que possui como tema os esportes, incluindo futebol e automobilismo. 
Nautical Expedition: coleção que possui como tema o mundo oceânico, incluindo animais como baleias, tubarões e golfinhos, navios de pesquisas e mergulhadores. 
Dollhouse: coleção que possui como tema as casa de bonecas, composta por muitos móveis e utensílios domésticos. 
Fairy Tale: coleção que possui como tema as fadas e seus encantos. 
Magic Castle: coleção que possui como tema príncipes e princesas. 
Airport: coleção que possui como tema o aeroporto e seus aviões. 
Transport Port: coleção que possui como tema o porto e seus navios. 
Transport Train: coleção que possui como tema o maravilhoso mundo dos trens. 
Construction: coleção que possui como tema a construção civil, contando com betoneiras, guindastes e operários. 
School: coleção que possui como tema a educação e suas escolas. 
Christmas: coleção que possui como tema o natal, com direito a Papai Noel. 
Dragons: coleção que possui como tema enigmático universo dos dragões. 
African Wildlife: coleção que possui como tema o continente africano, incluindo animais exóticos e equipamentos para safári. 
Future Planet: coleção que possui como tema a exploração do universo, com direito a foguetes, naves espaciais, robôs e astronautas.


Alguns temas famosos que foram descontinuados ou são produzidos apenas em edição limitada, se transformaram em peças de colecionadores: Antartic (mundo polar), Winter Sports (esportes de inverno), Noah’s Arch (Arca de Noé), Racing (corridas), Romans (civilização romana), Television (televisão), Easter (Páscoa), Helloween (Dias das Bruxas), Grocery (supermercado), Jungle (selva) e Outdoor (aventuras ao ar livre).


Os parques temáticos 
O maior salto da marca PLAYMOBIL para atingir tamanha popularidade talvez tenha sido seus parques temáticos. A visibilidade com esses parques foi enorme, afinal, eles se transformaram em uma potente ferramenta de marketing para a marca alemã. São ao todo cinco parques temáticos, chamados PLAYMOBIL FUNPARKS: um nos Estados Unidos, localizado em Palm Beach na Flórida, que foi inaugurado em 1995 (existia um na cidade de Orlando, fechado em 2007); um na Grécia (Atenas); um na França (Paris) inaugurado em 1999; um em Malta; e outro localizado em Zirndorf, na Alemanha, inaugurado em 2000. Ao todo, os parques recebem aproximadamente 700.000 visitantes por ano.


O parque alemão é o mais completo, com 90.000 m², e dividido em 6 áreas temáticas (como, por exemplo, castelo medieval, fazenda, mina de ouro, acampamento indígena, castelo medieval, selva ou barco pirata), contando com bonecos PLAYMOBIL medindo 1.60 metros de altura, pouco maiores que uma criança real, em meio a cenários que recriam o ambiente lúdico do famoso brinquedo.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Em 1975 o logotipo adotou oficialmente a tradicional cor azul-claro. Nos anos seguintes perdeu a palavra system e o símbolo (um B dentro de um círculo), que representava a empresa fabricante, e finalmente, em 1989, teve o pingo da letra “i” totalmente estilizado.


Os slogans 
As merrily as your child. (1993) 
The adventure waits. (1987)


Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Lançamento: 1974 
● Criador: Hans Beck 
● Sede mundial: Zirdnorf, Alemanha 
● Proprietário da marca: Geobra Brandstätter GmbH & Co. KG 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Horst Brandstätter 
● Presidente: Andrea Schauer 
● Faturamento: €531 milhões (2012) 
● Lucro: Não divulgado 
● Parques temáticos: 5 
● Presença global: + 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 3.700 
● Segmento: Brinquedos 
● Principais produtos: Bonecos articulados e acessórios 
● Concorrentes diretos: Lego e Mega Bloks 
● Ícones: Os pequenos bonecos 
● Slogan: The adventure waits. 
● Website: www.playmobil.com 

A marca no mundo 
Atualmente a linha PLAYMOBIL, comercializada em mais de 80 países, é composta por basicamente 30 kits dos mais diversos temas e cenários, que incluem navios piratas, cidades do velho oeste, cidades completas e fazendas. Hoje em dia os bonecos e seus acessórios são fabricados em diversos países além da Alemanha, entre eles Malta, Espanha e República Checa. Somente da fábrica alemã saem diariamente aproximadamente 4 milhões de peças. Além disso, a marca mantém uma loja conceito, chamada PLAYMOBIL FUNSTORE, em Munique, Alemanha, onde é possível encontrar toda a linha de produtos e ainda interagir com o universo dos pequenos bonecos. Podem ser encontrados em lares do mundo inteiro aproximadamente 2.6 bilhões de bonecos PLAYMOBIL. E o sucesso é tanto em sua terra natal, que em 2012, de todos os brinquedos vendidos no mercado alemão, oito itens da PLAYMOBIL entraram na lista dos 50 mais comercializados. 

Você sabia? 
Uma variação (concorrente), chamada Playbig, muito semelhantes aos bonecos originais de PLAYMOBIL, mas com dimensões maiores, foi produzida na década de 1970. Após uma batalha judicial movida pela empresa alemã a marca foi retirada do mercado. 
O famoso kit do castelo da princesa é composto por 592 partes individuais (incluindo estrutura, bonecos e acessórios). 
A empresa guarda um verdadeiro tesouro de formas (que dão vida aos bonecos e seus acessórios) no porão abaixo dos galpões de produção. Cerca de 20 metros abaixo da terra, protegidas da água e do fogo, estão armazenadas formas de moldagem a injeção com até 30 anos de idade, empilhadas em prateleiras. Somente o seu valor material é calculado €250 milhões. 
No dia 30 de janeiro de 2009 faleceu o desenhista industrial alemão Hans Beck, considerado o “Pai do Playmobil”. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 10/11/2013

4 comentários:

Anônimo disse...

Interessantíssima a história dos bonecos; vale a pena ser contada!
.
tenho FOTOS DE PLAYMOBIL em situações cotidianas no meu blog:
.
http://playvender.blogspot.com
.

(ZEROCAL).

José Paulo disse...

Ter Playmobil é uma alegria e colecionar é ir além.
Tem uma grande variedade de temas colecionaveis, que retram o nosso cotidiano e o nosso imaginário, como reis, dragões, castelos etc.
Ter Playmobil é sentir-se criança sempre.

José Paulo
navici
01/05/2011
13:06 hs

Cesar Ojeda disse...

Muito boa e completa essa descrição da marca e do brinquedo !
Resumindo o que disseram os amigos acima, Playmobil é um 'estado de espírito'...
Nós, fãs e colecionadores, reencontramos sempre esse 'amigo de infância' em nossas memórias.
Vale a pena participar do nosso Fórum Playbrasilmobil.com.br para trocar ideias e experiências, além de promover encontros e exposições !
Abraços,
César Ojeda, o prefeito de Playm-Old-Ville

Unknown disse...

Olá, meus sobrinhos ganharam hoje um fort Union não sabíamos como montar, então resolvemos procurar na internet, e acabei descobrindo essa história maravilhoso assim como eles eu também fiquei encantada com o brinquedo, tenho 29 anos e não me lembrava desse brinquedo achei q era tipo um lego mas eles dizem q é bem mais legal, fiquei fascinada por eles terem ganhado um brinquedo de 1976 sendo que eles tem 10 anos!
Amei, gosto muito de coisas antigas, ainda existe o Playmobil?