11.11.10

FOREVER 21


Democratizar a moda seguindo as principais tendências mundiais através de roupas e acessórios coloridos, joviais e fashion comercializados em lojas modernas à preços incrivelmente acessíveis para boa parte dos mortais consumistas. Foi assim que a FOREVER 21, uma marca californiana com sangue coreano, conquistou o mercado americano se transformando em um exemplo de enorme sucesso no segmento, um verdadeiro templo da moda á centavos. 

A história 
Tudo começou em 1984 quando Do-Won Chang e sua mulher, Jin Sook, típicos imigrantes coreanos da cidade de Los Angeles e que trabalhavam em um posto de gasolina, resolveram abrir uma pequena loja, o acanhado estabelecimento tinha apenas 84 m², na Figueroa Street, no subúrbio de Highland Park, para vender roupas com design oriental a preços pra lá de convidativos para a comunidade coreana local. A loja, batizada inicialmente de FASHION 21, justamente por ter sido inaugurada no dia 21 de abril, rapidamente se tornou popular, não somente entre a comunidade coreana, como também entre as mulheres americanas, que as vendas no primeiro ano de operação chegaram a incríveis US$ 700 mil. Era comum ver a pequena loja abarrotada de mulheres a procura de barganhas penduradas nas araras, como vestidos de noite por menos de US$ 50 e bijuterias que não chegavam a US$ 5. O lucro ganho foi reinvestido na empresa, que passou a inaugurar uma loja a cada seis meses, e trocou seu nome para FOREVER 21.


No final desta década, em 1989, a rede inaugurou sua décima primeira loja e primeira localizada dentro de um shopping center, na cidade californiana de Panorama City. Nesta época, os tamanhos das lojas tinham aumentado consideravelmente, com cada unidade tendo em média 460 m² de área de venda. A partir deste momento a rede iria focar as futuras inaugurações em shopping centers. Somente em 1995, a FOREVER 21 inaugurou sua primeira loja fora do estado da Califórnia, no shopping Mall of the Americas na cidade de Miami na Flórida. E nesta época, roupas masculina, acessórios (bijuterias), sapatos, bolsas e até óculos já faziam parte de sua oferta de produtos. Apenas dois anos mais tarde, já existiam cerca de 40 lojas espalhadas por todo país, comprovando o enorme sucesso da marca FOREVER 21, especialmente entre a população mais jovem. Quase no final da década, a rede adotou uma nova ambientação para suas lojas, que passaram a contar com 900 m² de área de venda, ganhando assim uma imagem mais moderna e organizada, incluindo vitrines atrativas. A ideia era criar pequenas lojas de departamento. O que antes era uma empresa familiar adotou um planejamento mais complexo, e foi esse novo posicionamento da rede que deu o grande boom na marca, especialmente no mercado americano.


Com a chegada do novo milênio, a rede iniciou, em 2001, a inauguração de lojas âncoras (batizadas de XXI) em cidades como Texas, Miami, Los Angeles, Chicago e Edmonton (Canadá). Essas lojas, além de serem enormes, ofereciam todos os produtos da marca. Em 2003 a rede inaugurou sua primeira unidade na cidade de Nova York. Nos anos seguintes a rede aumentou sua presença no mercado americano, inaugurou unidades na Ásia e Oriente Médio, e superou a marca de US$ 1 bilhão em faturamento no ano de 2006. Pouco depois, em 2009, a rede mostrou que a democratização da moda atinge à todos dentro de suas lojas ao lançar uma linha com tamanhos extra grandes, de olho nas milhões de “gordinhas” americanas. O ano de 2010 foi marcado por grandes realizações. No início do ano a marca inaugurou sua maior loja em Los Angeles, que além de carregar inúmeras pechinchas em suas prateleiras tinha uma decoração pra lá de moderna e descolada.


No mês de junho, mais uma inauguração de impacto: uma loja (segunda maior da rede) localizada bem no coração de Nova York, na Times Square. A enorme loja de 9.000 m² distribuídos por quatro andares é uma pura pechincha ao mundo do Fast Fashion com setores exclusivos para mulheres, homens, crianças, tamanhos grandes (plus size), alguns itens pra casa e muitas bugigangas adoráveis. E os números desta unidade impressionam: são 121 provadores, 32 caixas registradoras e mais de 500 funcionários. Além disso, a fachada da loja possui um gigantesco painel de LEDs que filma os visitantes que passam na rua. Em novembro, a primeira unidade da rede em continente europeu foi inaugurada na cidade de Dublin na Irlanda, seguida logo após por outra loja na Inglaterra. O voraz plano de expansão da rede não Europa não parou por aí: pouco depois, a FOREVER 21 inaugurou lojas na Bélgica, Espanha, Áustria e França.


No dia 15 de março de 2014, a rede inaugurou sua primeira loja no Brasil, localizada no Morumbi Shopping, zona sul de São Paulo. E causou um enorme furor no local. Aproximadamente 2.500 pessoas compareceram à inauguração tão esperada da FOREVER 21, resultando em filas com até cinco horas de espera. Durante o período de espera, foram distribuídas três mil garrafas de água e 1.500 cachorros-quentes. Os primeiros 500 clientes ganharam um brinde da loja, cuja área de venda tem 1.110 m². Uma semana depois, outra unidade foi inaugurada no Rio de Janeiro. O plano da empresa é inaugurar outras cinco lojas ainda em 2014: São Paulo, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Porto Alegre e Brasília.


O sucesso 
Apontada como uma das varejistas de maior sucesso do mercado americano atualmente, a FOREVER 21 não se transformou em um gigante do segmento somente pelos preços baixos, algumas vezes inacreditáveis, de seus produtos modernos e que seguem as tendências da moda mundial. A rede opera lojas sob vários conceitos além da tradicional FOREVER 21 (roupas femininas, acessórios, moda praia, roupas íntimas, calçados e bolsas). As enormes e moderníssimas lojas âncoras da rede se chamam XXI e comercializam todas as linhas da marca: Heritage 1981 (roupas e acessórios vintages), HTG81 Kids (roupas para crianças), ForLove21 (somente acessórios), Forever21+ (roupas femininas de tamanho extra-grande), 21Men (roupas e acessórios masculinos), Love21 Maternity (roupas para gestantes) e Twelve by Twelve (roupas mais elegantes).


Todo esse sucesso é agradecido á Deus nas tradicionais sacolas amarelas da marca. Os proprietários da FOREVER 21 por serem devotos cristãos imprimem em pequenas letras sobre o fundo de suas sacolas de compra amarelas as palavras: “João 3:16”, uma das mais referenciadas passagens da Bíblia que diz: “Porque Deus amou o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.


A evolução visual 
A identidade visual da marca FOREVER 21 passou por inúmeras alterações ao longo dos anos. As mudanças foram em relação a tipografia da letra e ao número 21, que aos poucos foi sendo distanciado do nome da marca.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 21 de abril de 1984 
● Fundador: Dong-Won Chang e Jin Sook 
● Sede mundial: Los Angeles, Califórnia 
● Proprietário da marca: Forever 21, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Dong-Won Chang 
● Faturamento: US$ 3.7 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: + 550 
● Presença global: 34 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 35.000 
● Segmento: Varejo (moda) 
● Principais produtos: Roupas e acessórios 
● Concorrentes diretos: H&M, GAP, C&A, TopShop e Zara 
● Ícones: As sacolas amarelas de compra 
● Website: www.forever21.com 

A marca no mundo 
Atualmente a FOREVER 21 possui mais de 550 lojas, em sua grande maioria localizada nos Estados Unidos, que comercializam roupas, calçados e acessórios (óculos, chapéus, meias e bolsas, entre outros itens) para mulheres, homens, gestantes e crianças. Além disso, a rede está presente em mais de 34 países, como por exemplo, Canadá, Cingapura, Colômbia, Brasil, Indonésia, China, Tailândia, Coréia do Sul, Emirados Árabes, Jordânia, Japão, Filipinas, Reino Unido, Irlanda, entre outros. A empresa fatura todos os anos aproximadamente US$ 3.7 bilhões. A maior loja da rede tem 14.300 m² e está localizada em Modesto, na Califórnia. 

Você sabia? 
30% de suas peças são produzidas em Los Angeles, e o resto em países como China, Paquistão e Vietnã. 
O fundador da empresa, Dong-Won Chang, comanda a varejista ao lado da mulher Jin Sooke e das filhas Linda e Esther, que cuidam do marketing e do design das lojas. Um detalhe: apesar do enorme sucesso da FOREVER 21, a família, assim como os executivos, só viajam de classe econômica. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 31/3/2014

2 comentários:

Larissa Alves disse...

eu AMO as roupas da Forever 21, baratas e atualizadas, só falta abrir loja física no Brasil ou enviar para cá, acho um absurdo enviar para a Argentina e não para o Brasil;

obs.: ótimo artigo (:

Anônimo disse...

fui uma unica vez na forever 21 e adoreiiii,com fé ainda volto lá.