29.8.11

EBICEN

Experimente perguntar para quem tem mais de trintas anos qual salgadinho é crocante e tem o sabor inconfundível de camarão. A resposta será, na maioria das vezes, EBICEN, um dos mais tradicionais e conhecidos salgadinhos do mercado brasileiro, que conquistou uma verdadeira legião de fãs pelo paladar.

A história
Não dá para falar sobre a marca EBICEN sem contar um pouco da história de um imigrante taiwanês, que chegou ao Brasil na década de 60: Huang Chin Piao. Desde que desembarcou em São Paulo, ele iniciou uma carreira empresarial marcada pela visão de mercado e características de empreendedor. Foi o responsável pela introdução no mercado brasileiro da marca Miojo Lámen, que faria enorme sucesso entre os brasileiros. Logo após introduzir o conceito do macarrão instantâneo no país, Huang em uma de suas visitas à Ásia, percebeu que havia outro tipo de alimento que tinha tudo para ser um enorme sucesso entre os brasileiros, uma vez que não havia nada similar no segmento: o salgadinho sabor camarão. Assim, em 1976, ele se uniu a alguns sócios e começou a construção de um galpão no município de Osasco, em São Paulo, que deu origem a Glico Alimentos, produtora dos salgadinhos EBICEN, lançados no mercado em 1978.


O nome do novo produto tem uma explicação: “ebi” em japonês significa camarão, enquanto o sufixo “cen” vem de sembei, que quer dizer biscoito. Rapidamente o novo salgadinho conquistou, não somente os descendentes de japoneses que viviam no país, como também milhões de brasileiros sem nenhuma ascendência oriental. E um dos fatores para esse sucesso consistia em uma característica saudável do produto: ao invés de serem fritos, como os produtos similares da época, EBICEN era assado, o que eliminava a gordura trans de sua formulação. Em 1983, a construção de um novo prédio permitiu a ampliação da linha de produtos, especialmente com o lançamento do Glico Snack, um salgadinho feito à base de milho, que se tornou bastante apreciado pelas crianças, principalmente o sabor tomate, pois trazia um toque de pipoca temperado com sabor doce picante. Ainda nesta década, EBICEN ganhou o novo sabor de cebola e através de campanhas publicitárias que destacavam os benefícios do produto, divulgado com o slogan “O salgadinho que faz bem”, se tornou ainda mais popular.


Em 2000, uma nova linha de produto foi introduzida no mercado: o Croc-Cen, um salgadinho também de origem nipônica, feito à base de amendoim extremamente crocante coberto por diversos sabores. Pouco depois, em 2003, mais dois novos produtos juntaram-se à linha de produtos: o EBICEN MINI (voltado ao público infantil) nas versões camarão e requeijão, e a Batata Frita Ondulada. O enorme sucesso de seu principal produto foi tanto, que em 2008, a empresa resolveu adotar EBICEN como nome corporativo, deixando Glico Alimentos apenas como razão social. No final deste ano, em novembro, são lançados os sabores camarão e queijo do Pega-Pega, um salgadinho voltado ao público infantil, com menor teor de gordura e sódio que outros similares disponíveis no mercado; e que traz os personagens Tom & Jerry, facilitando assim o reconhecimento da marca junto às crianças. Em 2010, atendendo a muitos pedidos, as embalagens do Glico Snack com os personagens clássicos retornaram ao mercado, agora em uma versão mais moderna das espigas de milho mexicanas ambientadas no Velho Oeste.


A evolução visual
Em 25 de janeiro de 2008, a empresa estreou sua nova logomarca corporativa, assumindo oficialmente o nome EBICEN. A estrela modernizada manteve a relação simbólica com o logotipo original do produto, que continua a ser utilizado, e conhecido há mais de 30 anos no Brasil. Aproveitando a força da marca, as outras linhas de produto passaram a serem reconhecidas como parte da empresa EBICEN.


Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Fundação: 1976
● fundador: Huang Chin Piao
● Sede mundial:
Guarulhos, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Glico Alimentos Ltda.
● Capital aberto: Não
● Diretor de marketing: Chen Wei Chow
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 120
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Salgadinhos
● Principais concorrentes: Elma Chips e Torcida
● Ícones: O sabor de camarão
● Slogan: Diferente de tudo igual a você.
● Website: http://www.ebicen.com.br/

A marca no Brasil
Os produtos da empresa estão presentes nos principais mercados consumidores do país, com forte presença na capital paulista e interior. Na parte de distribuição, o mercado da Grande São Paulo é atendido por uma frota própria formada por 15 veículos. Atualmente a capacidade produtiva da empresa é superior a 100 toneladas por mês.

Você sabia?
A utilização de camarão natural na composição do EBICEN, de tal modo que muitos alérgicos ao crustáceo precisam manter distância do consumo, também é tida como um segredo do sucesso do produto há mais de três décadas.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 29/8/2011

23.8.11

CINEMAX

Perseguições explosivas. Caçadas alucinantes. Assassinatos. Romance. Drama. Tramas. Forte conteúdo sexual. Traições. Ficção científica. Os canais da rede CINEMAX são uma mistura de emoções que não deixam os telespectadores desgrudarem os olhos da telinha.

A história
Tudo começou quando a rede HBO resolveu criar um novo canal á cabo que tinha como objetivo complementar sua programação e concorrer com o The Movie Channel, um canal de filmes popular no mercado americano. Foi então que no dia 1 de agosto de 1980 ocorreu a estréia do CINEMAX, cujo nome é a junção das palavras cinema e máximo, exatamente o que sua programação iria transmitir durante 24 horas. O CINEMAX foi apresentado ao público por Robert Culp como um canal que iria “transmitir filmes, nada além de filmes”. Inicialmente o novo canal tinha sua grade de programação preenchida com filmes clássicos, das décadas de 50, 60 e 70, sem intervalo comercial. Em poucos anos o canal começou a mudar sua grade de programação para atrair mais e novos assinantes. Passou então a transmitir filmes mais violentos e cheios de ação, além de filmes com conteúdo mais adultos que continham nudez e forte apelo sexual. O canal também transmitiu, por um curto período de tempo, programas musicais.


Exatamente no dia 4 de maio de 1984 estreou o Max After Dark, um bloco de programação exibido tarde da noite que continha séries e filmes com conteúdo mais erótico, e que se tornou um dos ícones do canal, ajudando a arrebatar milhões de assinantes no mercado americano. A partir de meados desta década, algumas séries também foram incluídas em sua grade de programação. Em 1991, o CINEMAX começou a ser transformar em uma rede de canais Premium ao lançar o CINEMAX 2 (hoje chamado MoreMax), que transmitia os mesmo filmes do canal principal, além de produções estrangeiras. Em 1992 séries com forte apelo sexual, como Erotic Confessions e Hot Line, começaram a ganhar mais destaque em sua grade de programação e se transformaram em estrondosos sucessos.


Nos anos seguintes a rede lançou canais segmentados por gêneros de filmes: CINEMAX 3 (1995), conhecido atualmente como ActionMax, cuja programação era baseada em filmes de ação, guerras, artes marciais e clássicos do faroeste; ThrillerMax (1998), com filmes de mistério, suspense e terror; @Max (2001), apresentando filmes contemporâneos; OuterMax (2001), filmes de ficção científica e horror; WMax, voltado para um público feminino com filmes de romance e drama; e 5StarMax, com filmes clássicos.


No dia 1 de setembro de 2008 os oito canais da rede nos Estados Unidos começaram a oferecer programação em alta definição. Recentemente a rede lançou outra grande novidade, que atende pelo nome de MaxGo, um site onde os assinantes do canal podem assistir um conteúdo em alta definição de filmes e documentários, além das séries eróticas, pelas quais o CINEMAX ficou extremamente conhecido. Outra novidade foi o investimento do canal na produção de novas séries como Femme Fatales, Strike Back e Carga Explosiva. Durante todos esses anos o CINEMAX e seus outros canais foram lançados em vários mercados mundiais, em alguns deles com outros nomes.


O canal chegou ao Brasil somente no mês de setembro de 1997 com uma programação que trazia sucessos do cinema mundial divididos por gênero de acordo com o dia da semana, além de obras premiadas em importantes festivais, como Cannes, Festival de Berlim e o Sundance Film Festival. O novo canal já estreou 100% legendado em português. Atualmente a rede oferece no Brasil os canais: MAX PRIME (criado para atender o público masculino, exibe filmes com muita ação, humor, histórias emblemáticas e erotismo), MAX (especialmente para os amantes de cinema, exibe filmes campeões de bilheteria, produções internacionais e independentes, aclamados pela crítica e pelos grandes festivais cinematográficos internacionais), MAX HD (com programação 100% em alta definição, exibe filmes campeões de bilheteria, atuais, produzidos pelos estúdios de Hollywood ou produzidos pelo cinema independente e internacional) e CINEMAX (canal para todo público, com filmes de Hollywood, independentes e internacionais, sendo o único canal básico a exibir as produções originais da HBO).


A evolução visual
A identidade visual da marca CINEMAX passou por inúmeras e acentuadas modificações ao longo dos anos. A primeira alteração ocorreu em 1985, criando uma imagem de movimento à marca. Em 1997 mais uma mudança: a palavra “Max”, como o canal era chamado pelos fãs, ganhou destaque ao ser escrita dentro de um círculo. No ano de 2008, em alguns países, o canal assumiu definitivamente o nome MAX, ganhando um novo logotipo. Recentemente, no mês de agosto de 2011, a marca ganhou um novo logotipo no mercado americano. Porém, muitos países continuam utilizando o logotipo anterior.


Ainda nos Estados Unidos, os outros canais da rede seguiram a nova identidade do CINEMAX.


Os slogans
We Are Your Movie Channel.
(2011)
Take It to the Max. (2008)
Take It to the Movies. (2003)
The Movie Service for the Movie Fan. (1997)

Cinemax, If You Like Movies.
(1991)
More Movies, More Choice. (1989)

See the Light, See Cinemax.
(1988)
We Take You to the Stars. (1984)
Our Difference is Our Movies. (1983)
We Are Your Movie Star. (1982)

The 24-Hour Movie Network.
(1980)


Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Lançamento: 1 de agosto de 1980
● Criador:
Home Box Office (HBO)
● Sede mundial: New York City, New York
● Proprietário da marca: Home Box Office, Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Bill Nelson
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Assinantes: 41.2 milhões
● Presença global: + 45 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 600
● Segmento: Entretenimento
● Principais produtos:
Filme, séries e documentários
● Principais concorrentes: The Movie Channel, Showtime e Starz
● Slogan: We Are Your Movie Channel.
● Website: www.cinemax.com

A marca no mundo
Atualmente o CINEMAX oferece uma rede de canais Premium, somente no mercado americano são 8 opções, cuja programação está baseada em filmes, séries e documentários, para mais de 41 milhões de assinantes em 45 países do mundo. Somente nos Estados Unidos o canal possui mais de 12.4 milhões de assinantes. A rede oferece em sua programação filmes dos estúdios Columbia Pictures, Sony Pictures Television International, Walt Disney Pictures, Warner, além de produções de estúdios independentes e lançamentos de grande sucesso.

Você sabia?
Em fevereiro de 1988 a estréia do filme Máquina Mortífera (Lethal Weapon) atingiu o maior índice de audiência na história do canal.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 23/8/2011

20.8.11

QUATRO RODAS


Falar hoje em dia da gloriosa e reconhecida indústria automobilística brasileira, é falar de seu principal veículo de comunicação, seu espelho, seu auto-falante, caixa de ressonância, guia orientador e formador dos milhões de proprietários de automóveis do país: a revista QUATRO RODAS, um dos produtos editoriais de maior sucesso da história das publicações no mercado brasileiro. Muito mais do que uma simples revista, é uma referência para apaixonados por carros. 

A história 
A ideia de se criar a revista foi do visionário Victor Civita, então fundador da Editora Abril, que já estava confortavelmente instalada no segmento das publicações infantis. Ele queria criar um veículo de comunicação que ajudasse o brasileiro a entender e, assim, viver melhor com o automóvel. Ao chegar às bancas no mês de agosto de 1960, a primeira edição de QUATRO RODAS já mostrava que seria uma publicação diferente. Falava de automóveis, é claro, mas também ensinava e orientava a comprar um carro usado, alertava para os perigos do álcool e dos beijos ao volante e trazia um mapa rodoviário com todas as atrações turísticas da Via Dutra. A bordo de uma Kombi, Mino Carta, então chefe de redação, Victor Gouveia, redator-chefe, e Roberto Civita, diretor de publicidade, testaram os serviços disponíveis ao longo dos 406 quilômetros da rodovia. Um mapa central desdobrável ilustrava a reportagem. Foi uma revolução em matéria de serviço ao leitor, e o que era para ser um brinde virou parte da revista. Inicialmente muitos dos mapas de QUATRO RODAS foram feitos por um jovem cartógrafo espanhol, J.R. Duran, que mais tarde se especializaria em revelar outras curvas na revista Playboy.


Na Carta ao Leitor, Victor Civita explicava as razões do lançamento da nova publicação: o crescimento da indústria automobilística brasileira, a necessidade de orientação dos proprietários de automóveis e os recantos do país ainda por serem descobertos. A primeira capa da revista trazia o outrora famoso Karmann-Ghia. Foi uma grande revolução no segmento editorial, afinal era a primeira revista especializada em automóveis do mercado brasileiro, apesar de também abordar o turismo apresentando aos leitores as belíssimas paisagens brasileiras, com seus roteiros e mapas de viagens, que deveriam ser desfrutados pelos novos proprietários de automóveis. Mas foi também uma ousadia. Nesta época a produção mundial de veículos era de 16.5 milhões de unidades e no Brasil o automóvel era ainda um artigo de luxo que poucos tinham acesso. Com esse cenário, os céticos apostaram que a nova revista teria vida muito curta, vivendo de automóveis e mapas em um país de tão poucas estradas. Ledo engano.


Exatamente um ano após seu lançamento, chegou às bancas a revista de número 13, que trazia o primeiro teste com um carro nacional: o DKW-Vemag 1000. Auscultada durante dias, a máquina passou por uma prova de dinâmica - à base de cronômetro e fita métrica - entre os quilômetros 41 e 46 da rodovia Presidente Dutra, que liga a cidade de São Paulo ao Rio de Janeiro. Em 1962, ocorreram grandes mudanças, como o lançamento da seção Impressões ao Dirigir, onde os repórteres contavam suas experiências em dirigir os carros mais desejados do momento. A partir de 1965, novas mudanças na linha editorial: a revista passa a ter o padrão de qualidade das principais publicações internacionais e realizou o primeiro concurso de carros nacionais fora de série. Alem de testar carros, a QUATRO RODAS também se dedicou ao turismo e as reportagens investigativas. Entre as reportagens de destaque estão duas relacionados a emissão de documentos. Em 1965 a revista publicou uma reportagem em que um motorista obteve um licenciamento de um carro roubado e rodou por um mês. Outra reportagem, de 1968, mostra como um deficiente visual conseguiu uma carteira de habilitação.


Na década de 1970 a QUATRO RODAS introduziu uma de suas mais populares seções até os dias de hoje: “Longa Duração” (que surgiu em 1973), onde a revista compra um carro e o avalia por milhares de quilômetros, analisando a resistência, durabilidade e qualidade. Ainda nesta década, a revista intensificou a cobertura das competições automobilísticas em especial da Fórmula 1. Nas décadas seguintes, seus fiéis e apaixonados leitores não compravam e, nem muito ao menos, trocavam de automóvel sem recorrer à revista para conferir os testes e refletir sobre o verdadeiro preço dos veículos considerando-se todos os custos envolvidos, tanto na aquisição como na utilização e manutenção. Com isso, a QUATRO RODAS se tornou uma das publicações mais importantes da Editora Abril.


Em agosto de 2010, a revista comemorou 50 anos com o lançamento de uma super edição com 276 páginas. Ainda neste ano, como presente aos seus fiéis leitores, a QUATRO RODAS disponibilizou todo o acervo (edições) da revista na internet, mais de 70 mil páginas de informação, onde era possível conferir grandes histórias do setor automobilístico brasileiro, assim como importantes marcos do segmento diretamente na tela do computador. Pouco depois, seguindo a evolução do mercado editorial, a revista lançou uma versão digital, para ser lida, ouvida e assistida no tablet. Em 2015 a revista completou 55 anos, lançou um novo projeto editorial (mais limpo) e adotou um novo posicionamento no mercado.


Hoje a revista oferece um vasto conteúdo, como por exemplo, as seções Auto-Serviço (um verdadeiro manual para o proprietário de um carro, com dicas de manutenção e de tudo que acontece no mundo automotivo), Grandes Brasileiros (conta com os automóveis nacionais que mudaram a história do país), O Carro (testes, comparativos e avaliações completas para o leitor), Segredo (previsões de futuros carros do mercado, antecipando lançamentos e mostrando flagras antes disso acontecer), Via Expressa (suas notas trazem o que há de mais novo e quente no universo das quatro rodas, não só em termos de produto, mas também quem são os homens que estão por trás das máquinas) e Zero KM (apresenta todos os lançamentos do mercado no mês). Além é claro da tradicional seção Longa Duração, onde um modelo recém-lançado é testado por 60.000 quilômetros e cuja avaliação, ao longo de meses, é feita não somente em relação ao carro, mas também os serviços de pós-venda da rede autorizada, a disponibilidade de peças e o preço.


Nessas mais de cinco décadas, a revista cumpriu sua missão. Ninguém prestou mais e melhores serviços a seus leitores motoristas e proprietários de veículos do que a popular QUATRO RODAS. E, de quebra, prestou serviços complementares e relevantes a toda a cadeia de valor do negócio de automóveis em nosso país. Para quem ama carro, não existe o verbo folhear uma QUATRO RODAS. O certo é apreciar. Há 55 anos é assim. A cada página, um novo assunto. E a cada edição, essa paixão ganha ainda mais sentido.


O famoso guia 
Com a abertura de novas estradas e a proliferação do automóvel, o cidadão brasileiro descobriu nos anos de 1960 a possibilidade de conhecer o país usando este tipo de transporte. Atenta a essa transformação, a revista lançou, em setembro de 1965 (com data de 1966), o famoso Guia Quatro Rodas Brasil. Minuciosa tomografia rodoviária e turística do país, logo se tornou padrão de referência para milhões de viajantes, sinônimo de precisão, confiabilidade e cobertura nacional. As primeiras classificações de hotéis e restaurantes no Brasil surgiram nesse guia. O sucesso gerou outros frutos, como os guias de estradas, de praias, de cidades e até de fim de semana. Em 2006 foi lançado no mercado o navegador portátil do Guia Quatro Rodas, cujas versões eram um verdadeiro “co-piloto” que conhecia rodovias federais, estaduais, municipais e as ruas de 1.600 cidades brasileiras.


Ao longo das décadas, os repórteres do Guia Quatro Rodas percorreram centenas de milhares de quilômetros a cada ano, recolhendo informações sobre estradas, atualizando mapas, visitando atrações, testando hotéis e restaurantes. Isto fez do guia líder de seu segmento, a maior e mais respeitada publicação do setor turístico do país. O guia ficou conhecido também pelo seu popular slogan “Um guia tão pequeno contém um país tão grande”. Mais recentemente, a editora anunciou que o Guia Quatro Rodas, que editava doze títulos e vendia aproximadamente 800 mil unidades por ano, deixará de ser publicado e o conteúdo será incorporado pelas revistas Viagem e Turismo, Veja São Paulo e Veja Rio.


A evolução visual 
O tradicional logotipo da revista, cujo principal símbolo de identificação é o número 4 com a palavra “quatro” escrita dentro, passou por algumas modificações ao longo dos anos. Ganhou novas tipografias de letras e o formato do número 4 foi sendo estilizado. O atual logotipo é mais limpo e impactante que os anteriores.


Os slogans 
É, a gente só sabe falar disso. (2015) 
Uso obrigatório.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: Agosto de 1960 
● Criador: Victor Civita 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Editora Abril S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Alexandre Caldini (Editora Abril) 
● Redator chefe: Zeca Chaves 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Assinantes: 141.000 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Comunicação 
● Principais produtos: Revista automobilística 
● Concorrentes diretos: Auto Esporte e Motor Show 
● Slogan: É, a gente só sabe falar disso. 

A marca no Brasil 
Publicada mensalmente, a revista QUATRO RODAS, que já lançou mais de 650 gloriosas edições, tem uma circulação média de 250 mil exemplares, conta com mais de 141 mil assinantes e está presente em todo território nacional, atingindo mais de 2 milhões de leitores todos os meses. Apesar de ser uma revista voltada para o público masculino, hoje a publicação também tem as mulheres como seu público leitor, apesar desse número ainda ser pequeno, aproximadamente 14% do total. Além de temas como segredos, lançamentos, testes e avaliações, QUATRO RODAS aborda aspectos da vida do leitor como motorista, cidadão e apaixonado por carro, trazendo matérias sobre segurança no trânsito, radiografia de estradas e muito mais. 

Você sabia? 
A publicação também ficou conhecida pela premiação anual “Os Eleitos”, que ocorre em dezembro e premia os carros que mais satisfazem os leitores. 
QUATRO RODAS fechou 2014 apontada como a 7ª revista mais admirada do mercado brasileiro, segundo pesquisa realizada pelo Meio&Mensagem. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 10/8/2015 

17.8.11

GLADE®


Uma casa sempre cheirosa é sinônimo de limpeza e cuidado. Depois de um dia corrido, nada melhor do que entrar em casa e ser recebido com um cheirinho agradável. Para proporcionar essa sensação Glade® oferece uma linha completa de produtos para eliminar os maus odores e desenvolve fragrâncias exclusivas que mexem e evocam emoções e lembranças agradáveis, deixando os ambientes sempre aconchegantes. 

A história 
A história começou no início dos anos de 1950 quando químicos da tradicional empresa SC Johnson (conheça essa outra história aqui) utilizaram descobertas feitas durante a Guerra da Coréia para eliminar odores hospitalares com a intenção de criar um novo produto. Finalmente, em 1956, após anos de pesquisas e desenvolvimento, a empresa lançou no mercado americano o GLADE® SCENTS, um aromatizador de ar em aerosol (spray), disponível em duas deliciosas fragrâncias, Blossom e Evergreen. Inicialmente o novo produto era divulgado, principalmente para donas de casa, como uma solução eficaz para combater e eliminar os maus odores provenientes da fritura e do cigarro. Em poucos anos Glade® se tornou um enorme sucesso entre os americanos que desejavam deixar a casa com um cheirinho agradável, trazendo para dentro do lar deliciosas fragrâncias da natureza.
   

O aumento das vendas também levou a criação de novas e exclusivas fragrâncias e o lançamento da marca em outros mercados mundiais, fixando Glade® como líder do segmento em alguns deles. Além disso, o desenvolvimento de novas formas de aplicação do produto fez de Glade® uma marca inovadora e pioneira no segmento. As novidades foram muitas. Começando nos anos de 1960 pelo desenvolvimento de uma nova formulação, que continha em sua base água; pelo lançamento do produto em forma sólida no ano de 1974, que podia ser colocado em qualquer canto do ambiente para refrescar o ar e eliminar odores; e pela eliminação da substância CFC (cloro flúor carbono), causadora da destruição da camada de ozônio, em 1975, três anos antes da lei passar a vigorar em território americano.
   

Os anos de 1990 contaram com lançamentos revolucionários: GLADE® PLUG-INS, versão para ser colocada na tomada, onde através da eletricidade a fragrância era vaporizada no ambiente; e GLADE® NEUTRAFRESH (1999), uma linha desenvolvida com tecnologia capaz de neutralizar os maus odores de cigarro, mofo, gordura e animais domésticos, deixando uma fragrância fresca e suave no ar.
   

Com a chegada do novo milênio a marca Glade® expandiu seu portfólio com o lançamento de outras formas do produto, como por exemplo, GLADE® SCENTED OIL CANDLES (2004), velas aromáticas feitas com óleos essenciais que serviam também como objetos de decoração; GLADE® SACHET, que perfuma continuamente armários e gavetas por até 30 dias, além de possuir um regulador que controlava a saída da fragrância, deixando-a mais ou menos intensa, de acordo com o gosto pessoal de cada um; GLADE® CLIP ON, forma prática e discreta (se encaixa nas grades de ventilação do veículo) para deixar sempre o carro perfumado; GLADE® TECIDO & AR, especialmente desenvolvido para penetrar profundamente nos tecidos (tapetes, estofados, sofás, cortinas, roupa, interiores de automóveis e sapatos de pano), atacando a fonte dos maus odores e deixando no ar uma fragrância agradável e duradoura; e GLADE® AUTO SPORT (2006), cujo design moderno e inovador combinavam com o carro, sendo mais do que um aromatizador de ar, um acessório.
  

A marca voltou a inovar nos anos seguintes com o lançamento, em 2008, de GLADE® SENSE & SPRAY, o primeiro aromatizador de ar automático com sensor de movimento, que libera um spray a cada 30 minutos, sempre que houver movimentação no ambiente. Além disso, o novo produto era pequeno e discreto, não interferindo na decoração do ambiente. Outra novidade da marca foi a linha GLADE® SENSATIONS, que perfuma por 30 dias com fragrâncias suaves e sofisticadas, e possui um refil universal que serve em todos os seus aparelhos. A linha possui a exclusiva tecnologia Techgel: sua fórmula é feita com 95% de fragrância, envolto em uma fina película de plástico que libera o aroma pouco a pouco por 30 dias, proporcionando ambientes sempre perfumados.
   

No final de 2014, em uma ação criativa, a marca através de uma Pop Up Store (loja temporária), auto-intitulada “primeira loja no mundo a vender sensações” e localizada no badalado bairro Meatpacking District, em Nova York, oferecia aromas para todos os olfatos, criando assim uma experiência multissensorial incrível. O curioso era que nenhum produto Glade® estava à venda na loja. Apenas aromas para provocar sensações naqueles que decidissem entrar no local. O ambiente foi cuidadosamente projetado para proporcionar uma experiência diferente. Após conhecer uma seleção de aromas desenvolvidos pela marca, era possível visitar salas decoradas com cores e elementos diferentes e com cheiros que invocavam sensação de frio, de energia, de relaxamento e até de ansiedade.
  

Há quase duas décadas Glade® vem utilizando cada vez mais a estratégia de lançar fragrâncias em edições limitadas para datas comemorativas. Por exemplo, em 2005, a lançou para as festas de final de ano sprays e velas aromáticas inspiradas no artista Thomas Kinkade, que ofereciam opções de aromas típicos dessa época do ano, como por exemplo, baunilha, maçã, canela ou até mesmo torta de abóbora. Desde então, milhões de consumidores aguardam ansiosamente a cada ano o lançamento de novas fragrâncias para comemorar o Natal e o Ano Novo. Mais recentemente Glade® começou a lançar fragrâncias de edição limitadas para estações do ano, como Verão ou Inverno.
  

Durante muitos anos a marca esteve associada ao popular slogan “Created by nature, captured by Glade®” (algo como “Criado pela natureza, capturado por Glade®”), que demonstrava a conexão de seus produtos com a natureza, através de fragrâncias surpreendentes que mexiam com os sentidos de uma forma agradável. E hoje em dia, as exclusivas fragrâncias de GLADE®, baseadas em flores ou frutas, continuam a ajudar a transformar qualquer ambiente da casa, proporcionando a expressão perfeita para qualquer clima ou ocasião, sendo um nome familiar há mais de 65 anos.
   

Especialista em cheiro bom 
A SC Johnson está constantemente investindo milhões de dólares para a criação de fragrâncias exclusivas através de fórmulas avançadas - que duram muito mais - e específicas para cada ambiente da casa, criando uma atmosfera que remete aos prazer para todos que frequentem o ambiente. Quarto, cozinha, banheiro, sala, cada essência é desenvolvida levando em consideração as características e sensações que cada ambiente representa.
   

A marca Glade® oferece em todos os mercados onde atua mais de 50 diferentes fragrâncias, algumas específicas para determinados países. Ultimamente a marca Glade® tem investido em novas fragrâncias que remetem à natureza ou evocam sensações. No Brasil a marca oferece mais de 12 exclusivas fragrâncias, como por exemplo: 
ACQUA: um banho de frescor de frutas com um toque de jasmim - a combinação perfeita para repor as energias. 
FLORAL PERFECTION: elegância e bem-estar se complementam em um perfume suave e cheio de vida, que divide seus mistérios com flores exóticas e delicadas. 
LAVANDA: sofisticada combinação de notas herbais refrescantes com toques cítricos naturais. 
LAVANDA & VANILLA: um momento para relaxar, com o aroma simples e calmante da lavanda e do aconchegante toque de baunilha. 
LAVANDA MARINHA: toques da calmante lavanda se encontram com brisas cítricas renovadoras, criando uma atmosfera que purifica o corpo, a alma e a mente. 
LEMBRANÇAS DA INFÂNCIA: combinação floral e um leve frescor de talco que nos remetem ao cheirinho de bebê, criando uma atmosfera aconchegante, com muito carinho e proteção. 
TOQUE DE MACIEZ: proporciona cheirinho de roupa recém-lavada através de um toque cítrico moderno. 
MANHÃ DO CAMPO (2009): agradável combinação de frutas aquosas refrescantes e um buquê floral verde.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A primeira remodelação aconteceu em 1958, quando o logotipo apresentou pétalas estilizadas e nova tipografia de letra. Somente em 1989 ocorreria uma nova remodelação, que apresentou uma tipografia mais arredondada e um traço abaixo do nome. Em 1997 o logotipo ganhou um fundo azul com tonalidades diversas, mas manteve a tipografia anterior. Em 2009, a marca remodelou sua identidade visual mais uma vez, que passou a contar com uma tipografia de letra mais fina e elegante, ganhando uma imagem de modernidade e sofisticação. A remodelação também atingiu as embalagens dos produtos, que passaram a conter mais espaços em branco, passando a sensação de ar puro. Em 2014 a marca apresentou um novo logotipo com uma tipografia de letra ainda mais afinada, um novo símbolo (uma flor com delicadas pétalas) e tonalidades de azul mais claras e delicadas, passando assim uma sensação de total frescor.
  

O logotipo da marca Glade® também pode ser aplicado em fundos azul-marinho ou roxo, como mostra a imagem abaixo.
   

Os slogans 
Own The Vibe. (2023) 
Own the Air. (2022) 
Consciously Crafted Fragrances. (2021) 
True Fragrance. (2019) 
Feel Glade®. (2016) 
Inspired by the Best Feelings in the World. (2013) 
Release the magic. (2010) 
Clever fragrance. (2009) 
The joy of fragrance. (2008) 
And yes, it’s Glade®. (2008) 
The welcoming scent of home. (2007) 
Smells like the real thing. (2007) 
How refreshing. (2007) 
See it. Smell it. Love it. (2006) 
Fill the whole room with fragrance. (2005) 
Breathing life into your home. (2003) 
Create the mood with Glade®. (2002) 
Created by nature, captured by Glade®. (1996) 
Inspired by nature. (1992) 
Puts the freshness back. (1987) 
The fresher air freshener. (anos de 1960) 
Makes stuffiness vanish into fresh smelling air. (anos de 1960) 
Fragrâncias criadas com propósito. (2021, Brasil) 
Sinta Glade®. (2016, Brasil) 
Faz da sua casa um lar. (2012, Brasil)
   

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1956 
● Criador: SC Johnson 
● Sede mundial: Racine, Wisconsin, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: SC Johnson & Son Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Herbert Fisk Johnson III 
● Faturamento: US$ 900 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 45 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Higiene e limpeza 
● Principais produtos: Desodorizadores 
● Concorrentes diretos: Air Wick, Febreze, Renuzit, Oust, Great Scents, Citrus Magic, Airpure, Ambi Pur, Odonil, Lysol e Yankee Candle 
● Slogan: Own The Vibe. 
● Website: www2.glade.com/pt-br 

A marca no mundo 
Os produtos da marca Glade®, que incluem purificadores/desodorizadores de ar domésticos em várias formas (óleos, géis, velas e sprays) e diversas fragrâncias, são comercializados em mais de 45 países ao redor do mundo, gerando vendas anuais superiores a US$ 900 milhões. Estados Unidos e Canadá são os dois maiores mercados mundiais da marca. No Brasil a marca é uma das líderes de mercado. Glade® pertence a SC Johnson, proprietária de marcas populares. como por exemplo, o repelente OFF!®, os limpadores Mr Músculo e Pato® (saiba mais aqui), e os inseticidas Baygon e Raid (conheça essa história aqui). 


Você sabia? 
Até 2012, em países como Alemanha, Holanda e França, Glade® era comercializado como Brise®
Em 2015 Glade® se tornou o aromatizador de ambiente oficial do FC Barcelona. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 13/5/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

15.8.11

GRECIN


O cabelo, a barba e o bigode brancos incomodam você? Então a solução atende pelo nome de GRECIN, que há mais de quatro décadas vem ajudando milhões de brasileiros a esconderem os fios brancos decorrentes da idade, mantendo sua aparência mais jovial. Por isso, a marca traz uma linha completa e adequada às necessidades dos consumidores brasileiros quando o assunto é cabelo e barba grisalhos. Afinal, com GRECIN é simples ter cabelos, barba e bigode sempre bonitos e naturais. 

A história 
Tudo começou durante a Segunda Guerra Mundial quando o general americano Julius Amos que estava em campanha na Grécia foi a um barbeiro local que lhe convenceu a usar um produto preparado por ele que acabava com as caspas. O general ficou tão impressionado com o resultado, que além de acabar com as caspas devolveu a cor natural aos seus cabelos que eram grisalhos, que ao final do conflito voltou à cidade grega para comprar a fórmula do produto e revendê-la nos Estados Unidos. Foi então que a Combe Incorporated, empresa fundada em 1949 por Ivan Combe, identificou esse produto, comprou a fórmula do general, isolou seu princípio ativo, melhorou seu rendimento e lançou no mercado americano em 1961 com o nome de GRECIAN FORMULA 16, primeiro produto de coloração para cabelo voltado ao mercado masculino.
   

O novo produto, uma loção para recuperar a cor natural dos cabelos e evitar uma aparência cansada que os fios grisalhos proporcionavam, era fácil de aplicar, bastando para isso apenas um pente. Inicialmente totalmente divulgado para um público masculino, o produto fez enorme sucesso, o que permitiu o início de internacionalização da marca. O sucesso do produto em outros países (onde era comercializado com o nome GRECIAN 2000) fez com que ele fosse lançado no Brasil em 1976 com o nome de GRECIN 2000. Em 1987, a empresa resolveu aprimorar ainda mais a fórmula do produto e lançou uma nova linha de coloração para cabelos com a marca JUST FOR MEN (que nos anos seguintes substituiu a GRECIAN nos mercados internacionais, exceto no Brasil).
   

De voltado ao mercado brasileiro, como o produto começou a ser muito procurado pelo público feminino, especialmente pela praticidade de aplicação que as mulheres tanto desejavam, em 1997 foi lançado o GRECIN 2000 MULHER, que apresentava outros atributos desejados por elas, como brilho e vitalidade para os cabelos. O produto direcionado ao público feminino não ficaria muito tempo no mercado, principalmente devido à enorme concorrência no setor. Por meio de sua constante interação com os consumidores que mostravam a necessidade de produtos de rápida aplicação, a empresa então inovou mais uma vez com o desenvolvimento de um xampu tonalizante, que de maneira muito prática cobria os cabelos brancos em apenas cinco minutos durante o banho. Nasceu então um novo sucesso de vendas da marca com o lançamento em 2001 do GRECIN 5, disponível em cinco tonalidades, que sem complicação, atendiam a todas as cores de cabelo desde o castanho claro até o preto.
   

Poucos anos depois, a empresa desenvolveu uma fórmula única em gel capaz de cobrir o fio mais grosso da barba e do bigode sem irritar a pele do rosto, mais sensível que a do couro cabeludo. Era o surgimento, em 2002, do GRECIN 5 Barba Bigode e Costeletas, uma solução ideal para usuários de barba ou para aqueles que tinham cabelos brancos somente nas têmporas. Em 2008, a empresa percebeu que existiam homens que gostariam de manter um pouco do tom grisalho, mas não estavam satisfeitos com a quantidade excessiva de fios brancos em seus cabelos. Para estes consumidores a empresa lançou no mercado o GRECIN TONS GRISALHOS, que mantinha alguns grisalhos enquanto escurecia alguns outros e cuja aplicação era feita sem misturas, diretamente da bisnaga, com um pente aplicador.
  

Em 2018, a GRECIN lançou a sua nova linha Best Beard, com três produtos para barba: xampu, condicionador e óleo. Combinando ingredientes naturais como aloe vera, pantenol, aveia, camomila e óleo de jojoba em suas fórmulas, o resultado é um trio eficiente, que limpa, fortalece e disciplina a barba, além de ser gostoso e fácil de usar no dia a dia. No ano de 2019, a marca lançou outra grande novidade para os brasileiros: o xampu Control GX, cuja tecnologia inovadora age a cada lavagem, substituindo o xampu convencional, prometendo assim a redução dos cabelos grisalhos e assegurando uma limpeza e hidratação suave.
   

Em meados de 2021, a marca, que há mais de quatro décadas continua inovando e entregando o que os homens desejam no cuidado com a barba e cabelos grisalhos (isso significa que todos os produtos da linha GRECIN oferecem as soluções rápidas, práticas e fáceis de serem aplicadas), foi relançada no mercado brasileiro e incorporou às suas fórmulas ingredientes naturais, o que é tendência global em produtos masculinos de beleza, como: aloe vera, óleo de oliva e óleo de coco, resultando em fios bonitos e cada vez mais saudáveis. Para completar o relançamento, a marca lançou novas embalagens, trazendo mais clareza à necessidade atendida por cada produto, modo de aplicação e resultado de cor.
   

Atualmente a GRECIN oferece no Brasil uma completa linha para os cuidados de cabelos, barbas e bigodes: Grecin 5 Shampoo Color, com tecnologia exclusiva Gray Target, escurece apenas os fios brancos, garantindo um resultado natural até que os grisalhos voltem a crescer, disponível em 5 tonalidades (castanho claro, castanho, castanho médio escuro, castanho escuro e preto); Grecin 5 Barba e Bigode, exclusivamente desenvolvido para escurecer os grisalhos da barba, o produto amacia e condiciona os fios, deixando uma aparência natural e volumosa; Grecin Tons de Grisalho, escurece apenas alguns fios brancos, mas não todos, resultando em um grisalho perfeito de tonalidade duradoura e homogênea; Grecin Control GX, xampu com tecnologia inovadora que age a cada lavagem e gradualmente deixa os fio mais escuros, sem aparentar mudanças artificiais; e Grecin 2000, com fórmula original e eficaz em textura de tônico, atua como a melanina do corpo, adicionando cor aos fios, de pouco em pouco (a mudança é discreta e a aplicação deve ser diária até atingir a cor ideal, após isso, o uso deve ser feito de 2 a 3 vezes por semana).
  

A evolução visual 
A identidade visual de GRECIN passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Originalmente em azul e com a designação GRECIN 2000, o logotipo da marca se tornou preto (com nova tipografia de letra) aplicado em um fundo prateado e sem o número 2000. Mais recentemente, em 2021, a identidade visual da marca passou por uma remodelação mais acentuada, adotando uma nova tipografia de letra e a expressão “Just For Men” acima do nome, em uma tentativa de alinhar o produto globalmente, mas mantendo a força e popularidade da marca GRECIN entre os brasileiros.
   

O novo logotipo está alinhado e segue o design da marca JUST FOR MEN no mundo (como pode ser visto na imagem abaixo).
    

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1961 
● Criador: Combe Incorporated 
● Sede mundial: White Plains, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Combe Incorporated 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Akshay Shetty 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 30 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidados pessoais 
● Principais produtos: Loções e xampus tonalizantes 
● Concorrentes diretos: Keraton, C.Kamura, Beautyolor, Felps Men Craps, Cor&Ton, Gradual Men e Biocolor 
● Ícones: A famosa demonstração “antes e depois” 
● Slogan: Fique bem com Grecin. 
● Website: www.grecin.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a GRECIN comercializa em todo território brasileiro uma grande linha de produtos para os cuidados dos cabelos, oferecendo a maior variedade de tons do mercado. Já em outros 30 países ao redor do mundo, os produtos são comercializados com a marca JUST FOR MEN, líder mundial no segmento de coloração de cabelos masculinos e com grande participação em mercados como Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália, Chile, Colômbia, Austrália, Reino Unidos e Estados Unidos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 29/7/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/