24.3.16

H2OH!®


Inovadora, divertida, saborosa e leve. Essas são as palavras que descrevem H2OH!®. Uma bebida absurdamente refrescante com fruta natural e zero açúcar. É o acompanhamento perfeito para todo tipo de comida, afinal tem sabor e leveza que vão bem com qualquer prato em diferentes sabores. 

A história 
A origem da marca H2OH!® tem suas origens nos Estados Unidos quando a poderosa PepsiCo resolveu lançar um novo refrigerante no mercado em 1989. Comercializado em caráter experimental, na cidade de Denver, estado do Colorado, o novo refrigerante foi um verdadeiro fracasso e consequentemente retirado do mercado pouco depois. A H2OH!® foi então guardada no catálogo de marcas registradas da PepsiCo. E por lá ficaria esquecida por alguns anos. Até que, em 2003, a tradicional 7 Up (conheça essa outra história aqui), também pertencente a PepsiCo, estava em processo de reformulação da fórmula para a produção de um novo refrigerante em virtude da expressiva queda nas vendas. Isto porque, o segmento de refrigerantes, já em crise, era recheado de concorrentes e alvo de campanhas contra a obesidade. O desafio era dar fôlego novo à antiquada soda sabor limão.
    

A partir de intensas pesquisas foi desenvolvida uma nova fórmula, utilizando como base o refrigerante 7 Up. A nova formulação utilizava quantidades menores de gás, comparando-se aos refrigerantes tradicionais, além de não possuir açúcar e corantes em sua composição, mas, com o sabor de limão do refrigerante 7 Up, também em doses menores. O primeiro protótipo, batizado internamente de Splash, foi um fracasso retumbante nos testes de pré-lançamento. Isto porque a bebida passava a sensação de ser uma versão de 7 Up aguada e sem graça. Foi então que a empresa decidiu afastar a bebida da categoria dos refrigerantes para aproximá-la das águas aromatizadas. Para começar, aumentou-se a quantidade de água na composição (aproximadamente 99%) e diminuiu-se ainda mais o volume de gás. O suco de limão de 7 Up original continuou presente, só que em menor concentração, e adicionou-se um composto com vitaminas, uma clara atenção especial à proposta saudável do produto.
   

Bastava agora escolher uma marca para a nova bebida. E pesquisando no catálogo de marcas registradas da PepsiCo, foi encontrado H2OH!®, que seria perfeito para o posicionamento da nova bebida. Afinal, era uma água com “OH!” de surpresa. Ao invés de lançar a nova bebida no competitivo e voraz mercado americano, a empresa resolveu introduzi-la na Argentina. Foi então que no mês de julho de 2005 H2OH!® oficialmente estreou no mercado. O sucesso e a aceitação por parte dos consumidores argentinos foi tão boa, que a empresa, pouco depois, lançou H2OH!® no México e em Portugal. H2OH!® foi posicionada no mercado para um público que não abria mão do prazer e bem-estar, e também desejava se refrescar com um produto leve, suave, saboroso e sem açúcar.
  

Finalmente, no mês de setembro de 2006, em parceria com a AmBev, H2OH!® foi lançada no mercado brasileiro, primeiramente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A proposta da marca era oferecer o melhor da leveza, sem abrir mão do prazer e do sabor. Uma bebida levemente gaseificada, zero açúcar, com suco natural de fruta e fonte de vitaminas B3, B5 e B6. H2OH!® trouxe para o mercado brasileiro uma inovação no segmento de bebidas, pois o produto criava uma nova categoria de bebidas, a das “águas aromatizadas”. E isto causou muita controvérsia e polêmica. Com isso, no mês de outubro a Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (ABINAM), com o intuito de proteger o consumidor, entrou com ação junto ao Ministério Público contra a marca H2OH!®, alegando que o nome do produto (H2OH!®) estaria fazendo uma referência à fórmula química da água, o que, consequentemente induzia o consumidor ao entendimento de que se tratava realmente de água. Na verdade H2OH!® era uma bebida a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mesmo com todas as discussões, H2OH!® se tornou um enorme sucesso entre os consumidores brasileiros e começou a ser distribuído em outros estados do país.
  

O sucesso alcançado no mercado brasileiro também acarretou um fato inusitado até então. Em maio de 2007, a AmBev teve que rever sua estratégia de fabricação e distribuição por causa da demanda inesperada acima do previsto, causando a falta do produto em algumas regiões do país. Foi então que H2OH!® passou a ser fabricada em várias unidades fabris da AmBev espalhadas pelo território nacional. Em junho, a marca iniciou a expansão de sua linha de produto com o lançamento do sabor limão e tangerina. Nesta época, menos de um ano após seu lançamento no país, H2OH!® já alcançava 23% das vendas totais de bebidas light e diet em São Paulo, deixando para trás concorrentes fortes como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. No mês de março de 2008, um novo sabor estreou no mercado: limão e maçã. Pouco depois, em setembro de 2009, como forma de comemoração aos 3 anos da marca no Brasil, foi introduzido o sabor limão e abacaxi com hortelã. Ainda neste ano, estreou no mercado o sabor limão e maracujá.
  

Em abril de 2011, a empresa lançou novos produtos como parte da nova linha denominada H2OH!® FRUTAS: os sabores laranja e frutas citrus. A principal diferença é que as fórmulas dessa nova linha continham maior quantidade de suco de frutas em sua composição, o que lhes conferia visual e sabor diferenciados. Em meados do ano seguinte o novo sabor uva estreou no mercado brasileiro (não fez tanto sucesso e acabou sendo retirado de circulação). Em outubro de 2013, com chegada das altas temperaturas, a marca líder no segmento de bebidas levemente gaseificadas, expandiu mais uma vez seu portfólio com o lançamento de H2OH!® LIMONETO, que trazia o sabor intenso de um “picolé de limão” em uma bebida muito refrescante. Pouco depois, no início de 2015, a marca lançou HELLO BY H2OH!® uma opção perfeita para quem queria uma bebida de baixa caloria (15 calorias a cada 500 ml), sem açúcar, sem gás em sua fórmula e sabor refrescante de limão.
  

A H2OH!® continuou investindo em novidades para ampliar seu portfólio e lançou em maio de 2021 uma nova versão: a lata com 269 ml no sabor limão. O lançamento tinha como objetivo gerar experimentação em diferentes momentos do dia a dia do consumidor de maneira acessível, como uma opção de bebida que combina com todo tipo de comida e situação cotidiana. E em 2022, a marca lançou no mercado mais um novo sabor: H2OH! ® Citrus, que combina todo o sabor e a leveza que os fãs da marca já conhecem com o refrescante sabor de Citrus. Além disso, nos últimos anos a marca foi introduzida em outros países, especialmente na América Latina e Central, onde seus produtos se tornaram um enorme sucesso, muito em virtude da inovação de sabores, como por exemplo, quando lançou na Colômbia o sabor Limonada de Coco, que combinava o poder refrescante do cítrico com um toque de coco.
  

A comunicação no Brasil 
Durante todos esses anos, a marca H2OH!® investiu pesado em sua comunicação no mercado brasileiro, sendo posicionada como moderna e antenada com o estilo de vida atual. Suas campanhas publicitárias sempre assumiram um tom mais ousado, contemporâneo e autêntico. Por exemplo, inicialmente adotou o conceito “Contém OH!”, que reforçava o posicionamento de H2OH!® como uma marca surpreendente, inovadora e ousada. No mercado, desde 2017 a marca H2OH!®, que se auto-intitula a embaixadora da Baixa Gastronomia, se posiciona nos territórios do sabor e da leveza. Suas campanhas abraçam o conceito de sabor e leveza da marca contando com muito bom humor e descontração.
   

E isto culminou em 2021 com o lançamento de uma nova campanha para reforçar ainda mais o posicionamento de sabor e leveza da marca. Foi a primeira campanha regional na história de H2OH!®, com desdobramentos em diversos mercados da América Latina, e tinha como objetivo integrar o posicionamento alinhado da marca para a região. Em um filme publicitário a marca explora o conceito “Combina Com” em situações hilárias do cotidiano, como por exemplo, o amigo que pede o último brigadeiro, comer um prato de macarronada no dia que está de camisa branca, comer pão de alho antes de beijar o crush, família que não perde a oportunidade de perguntar sobre os namoradinhos durante o jantar. A campanha, que segue a linha descontraída que a marca tem adotado em suas últimas ações, tem como objetivo reforçar o posicionamento de que a bebida H2OH!® “Combina Com” todo tipo de comida e momento.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações em sua história. A primeira delas aconteceu em junho de 2013 quando o logotipo apresentou o nome da marca escrito com uma nova tipografia de letra e na vertical (antes o nome era na horizontal). O resultado foi um visual que trouxe modernidade aos rótulos e à marca, sem perder sua essência. Mais recentemente, em 2021, o logotipo da H2OH!® foi modernizado no mercado brasileiro e ganhou uma tipografia de letra mais arredondada (como pode ser percebida no sinal de exclamação), além de borbulhas saindo da letra H, seguindo assim a identidade visual da marca no mercado latino-americano, que já era utilizada desde 2016. Uma curiosidade: no lado direito superior do logotipo aparece em letras pequenas o nome da marca 7Up, escrito por extenso.
   

Os slogans 
Tem sabor, tem leveza, tem H2OH!® (2019) 
Sabor ou Leveza? Escolha os dois! (2018) 
Um pé no sabor, outro na leveza. (2017) 
Diga não ao lugar comum. (2016) 
Sabores únicos com el gas justo. (2016, espanhol) 
Absurdamente refrescante. (2014) 
Deliciosamente leve! (2013) 
Incrivelmente leve! (2010) 
Escolha um mundo mais leve. (2008) 
Chegou H2OH!® Irresistível. (2006)
  

Dados corporativos 
● Origem: Argentina 
● Lançamento: 2005 
● Criador: PepsiCo 
● Sede mundial: Purchase, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: PepsiCo Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Ramon Laguarta 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 20 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Refrigerantes 
● Principais produtos: Refrigerantes de baixa caloria e gaseificação reduzida 
● Slogan: Tem sabor, tem leveza, tem H2OH!® 

A marca no mundo 
Atualmente a linha de produtos com a marca H2OH!®, cujos sabores variam de acordo com os mercados locais, é comercializada em mais de 20 países, com forte presença na América Latina e Central. A marca é líder no segmento de bebidas levemente gaseificadas com forte participação de mercado em países como Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Guatemala, Honduras, Costa Rica, Panamá, El Salvador e República Dominicana. No mercado brasileiro, a marca é comercializada em embalagens PET de 500 ml, 1.5 Litros e lata 269 ml. 

Você sabia? 
No mercado brasileiro a PepsiCo (proprietária da H2OH!®) mantém parceria na distribuição de seus produtos com a AmBev, maior empresa de bebidas do país. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 15/11/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

18.3.16

PILOT


Quer seja para fazer um simplório risco, escrever textos importantes, fazer anotações ou até desenhos mais complexos, a PILOT oferece os melhores instrumentos de escrita para milhões de pessoas ao redor do mundo. Há quase um século, a PILOT, que apesar do nome inglês é puramente japonesa, nunca parou de inovar e empurrar os limites da tecnologia para criar e produzir instrumentos de escrita de alta qualidade, conforto, desempenho e durabilidade. 

A história 
Tudo começou quando Ryosuke Namiki percebeu a necessidade de melhorar as canetas quando as utilizava para desenhar durante o seu emprego como professor no Colégio da Marinha Mercante, na cidade de Tóquio. Foi então que ele fundou em 1915 uma pequena fábrica perto da cidade de Tóquio para produzir pontas de caneta de ouro. Já no ano seguinte, o senhor Namiki expandiu sua linha de produtos e se tornou um fabricante completo de instrumentos de escrita. Usando suas habilidades em engenharia industrial, ele criou um protótipo de uma caneta-tinteiro de alta qualidade. Depois formou uma parceria com um de seus colegas, Masao Wada, fundou no dia 27 de janeiro de 1918 a Namiki Manufacturing Company Ltd, precursora da Pilot Corporation, e começou a produzir e vender canetas. PILOT foi escolhido como nome comercial dos produtos.


Em 1925, Namiki patenteou o processo de fabricação para aplicar verniz sobre os corpos de canetas, cujo objetivo era protegê-los contra arranhões e desbotamento. Nesta época, a empresa começou a aprimorar as canetas que utilizam a forma de arte secular de maki-e, técnica japonesa de pintura com pó de ouro, prata e pigmentos sobre laca. No ano seguinte, a empresa abriu filiais em Nova York, Londres, Xangai e Cingapura para vender seus produtos nesses mercados. Além disso, a PILOT começou a investir em publicidade para se tornar cada vez mais popular. Em 1927 ocorreu um fato de extrema importância para tornar a marca PILOT conhecida internacionalmente: Alfred H. Dunhill, fascinado pela beleza das canetas Namiki, passou a vendê-las em suas lojas na cidade de Paris. Além disso, neste mesmo ano a PILOT ampliou sua linha de produtos com o lançamento de suas primeiras lapiseiras. Entre os anos de 1928 e 1930, Alfred Dunhill se tornou distribuidor das canetas maki-e e lápis na Austrália, Nova Zelândia, Índia, Canadá, América do Sul e Espanha. Além disso, obteve os direitos mundiais para distribuir todos os produtos manufaturados pela empresa com exclusividade no Japão, China e Estados Unidos. Com isso, os produtos com a marca PILOT passaram a estar presentes em muitos mercados mundiais.


Em 1938, a empresa mudou seu nome para Pilot Pen Fountain Co. Ltd. Uma década mais tarde, em 1948 e depois de passar por um terrível período durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa estabeleceu fábricas de tintas nas cidades de Nagoya e Hiratsuka. Além disso, iniciou as vendas de artigos de papelaria. Pouco depois, em 1952, foi aberta uma filial em Osaka (que iria se tornar a divisão de vendas ocidental em 1986). Em 1954 a PILOT desembarcou oficialmente no Brasil e, têm mais de 60 anos dedicados ao mercado brasileiro com características inovadoras em design, compromisso com qualidade e a busca incessante pela satisfação de milhões de consumidores. No final desta década, em 1959, foram lançadas no mercado as primeiras canetas marcadoras de tinta à base de óleo. Dois anos mais tarde, a PILOT iniciou a fabricação de canetas esferográficas, ingressando assim em um mercado extremamente rentável em um futuro próximo.


Já em 1964, a PILOT revolucionou o segmento de canetas-tinteiro ao inventar a Capless, uma caneta-tinteiro cuja ponta se retraía completamente para dentro do corpo. Dois anos mais tarde, a empresa iniciou a produção e venda de marcadores de quadro branco (conhecidos como giz). A década de 1970 tem início com a criação da Pilot Corporation da América. Depois de criar uma filial na Alemanha, a PILOT iniciou em 1976 as vendas de canetas esferográficas com tinta à base de água. Finalmente em 1989 a empresa adotou o nome de PILOT CORPORATION. A década seguinte iniciou com grande novidades, como por exemplo, o lançamento em 1993 das canetas gel. Pouco depois, em 1995, a Pilot Dr. Grip, se tornou o primeiro instrumento de escrita verdadeiramente ergonômico do mercado. Em 1996, a PILOT apresentou a primeira caneta de luxo Namiki, em uma edição limitada, com apenas 300 unidades produzida.


O novo milênio tem início com a abertura de um escritório de representação em Xangai. Em 2008, a PILOT revolucionou mais uma vez o mercado ao lançar a Frixion Ball, primeira caneta que utiliza tinta termo sensível que desaparece com a fricção de uma borracha (situada na outra ponta da caneta). Outra curiosidade é que a tinta destas canetas reaparecem quando o papel apagado é exposto a uma temperatura abaixo de 10°C. Nos anos seguintes a marca apresentou inúmeras novidades, como por exemplo, o marcador Frixion apagável (2009) e a caneta de gel B2P (2010), a primeira feita a partir de garrafas de plástico recicladas. Em 2014, a Pilot Pen do Brasil inaugurou seu novo parque industrial localizado na região de Jundiaí, interior de São Paulo, cuja capacidade de produção é de 120 milhões de unidades anuais.


Consciente de que o futuro depende de todos, a PILOT decidiu criar a primeira linha completa de produtos reciclados: BE GREEN. Essa linha de canetas e lápis segue os exigentes padrões das normas ISO 14001 e 14021. Todos os produtos são compostos de pelo menos 70% de material reciclado fazendo parte de seu compromisso diário de contribuir com nosso planeta fazendo dele um ambiente mais saudável. Ao adquirir um produto da linha BE GREEN, o consumidor trás benefícios para o meio ambiente, contribuindo para a preservação dos recursos naturais.


A explicação do nome 
Porque uma marca japonesa com um nome em inglês? Segundo a empresa a origem do nome PILOT tem uma forte explicação. Em linguagem naval um piloto é um guia e um líder. Se o piloto mantém constante progresso, passo a passo, sempre lentamente, o seu barco vai tornar-se o mais rápido. Portanto, a empresa deve fazer esforços diários para garantir que se torne a melhor em seu segmento. E foi através dessa filosofia, que os fundadores resolveram adotar o nome comercial PILOT.


Os slogans 
Power to the pen! 
Simply write. 
Quality Writing Instruments Since 1918. 
Escreve aí. (Brasil) 
A sua caneta. (Brasil) 
Pilot, qualidade que você pode confiar! (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Japão 
● Fundação: 27 de janeiro de 1918 
● Fundador: Ryosuke Namiki e Masao Wada 
● Sede mundial: Tóquio, Japão 
● Proprietário da marca: Pilot Corporation 
● Capital aberto: Sim 
● Chairman: Kiyoshi Takahashi 
● Presidente: Hiromoto Watanabe 
● Faturamento: US$ 826 milhões (2015) 
● Lucro: US$ 105 milhões (2015) 
● Valor de mercado: US$ 1.79 bilhões (março/2016) 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 2.522 
● Segmento: Papelaria 
● Principais produtos: Canetas tinteiros, esferográficas, corretores, lapiseiras e tintas 
● Concorrentes diretos: BIC, Paper Mate, Molin, Pentel, Pelikan, Sharpie, Sheaffer, Parker e Lamy 
● Slogan: Power to the pen! 
● Website: www.pilotpen.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a PILOT PEN comercializa sua ampla linha de produtos, que inclui desde as tradicionais canetas esferográficas, hidrográficas, marcadores e lapiseiras até luxuosas canetas-tinteiro e acessórios de escrita, em mais de 100 países ao redor do mundo. A PILOT é a terceira maior empresa de instrumentos de escrita do enorme e voraz mercado americano. 


Você sabia? 
A marca Namiki é usada até hoje nas linhas de canetas de melhor qualidade da PILOT, especialmente a linha de luxo com decoração em maki-e, técnica de pintura com pó de ouro, prata e pigmentos sobre laca. 
Hoje, a PILOT é um dos únicos fabricantes no mundo capaz de realizar todos os procedimentos necessários para criar um instrumento de escrita. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 18/3/2016

8.3.16

BUD LIGHT


A BUD LIGHT é uma das cervejas mais consumidas do enorme e voraz mercado americano. A marca se tornou sinônimo de irreverência, principalmente por suas bem-humoradas campanhas publicitárias, e símbolo para milhões de americanos quando o assunto é acompanhar uma partida esportiva tomando uma cerveja gelada, suave e super refrescante. 

A história 
Tudo começou no início dos anos de 1980 quando a tradicional cervejaria Anheuser-Busch (conheça essa outra história aqui) estudava aumentar a linha de produtos da marca Budweiser (saiba mais aqui). Nesta época um segmento despontava como uma boa aposta: cervejas light, mais fracas e com menos calorias. Esse segmento tinha enorme potencial de mercado em virtude do crescimento de um público que exigia produtos que se alinhassem com a preocupação com a saúde e o culto ao corpo. Finalmente no mês de março de 1982 a cervejaria lançou em 40 estados americanos a cerveja BUDWEISER LIGHT, versão mais fraca da tradicional Budweiser. A nova cerveja, estilo light lager, era refrescante, tinha baixo teor alcoólico e apenas 110 calorias. Era a tão esperada resposta da maior cervejaria do país à introdução em 1975 da Miller Lite (conheça essa outra história aqui).
   

A refrescante cerveja conquistou inicialmente o público feminino e se tornaria uma das mais bem-sucedidas extensões de marcas da história do mercado americano. A primeira campanha da marca tinha como slogan “Bring Out Your Best” (algo como “Dê o seu melhor”), sendo focada nos clássicos cavalos Clydesdales, símbolos da cervejaria Anheuser-Busch. No início da década de 1990, já com o nome abreviado apenas para BUD LIGHT (isto aconteceu em 1984), a cerveja ganhou uma rede de distribuição ainda mais ampla pelo território americano. Mesmo tendo concorrentes de peso como a Miller Lite e a Coors Light (conheça essa história aqui), em 1994 a BUD LIGHT se tornaria a cerveja light mais consumida do mercado americano, graças em boa parte á famosas campanhas publicitárias.
   

Nos anos seguintes a BUD LIGHT continuou investindo pesado em marketing e propaganda, se tornando ainda mais popular entre os americanos. Até que, com o aumento de consumo das cervejas light, em 2001 a BUD LIGHT se tornaria a cerveja mais consumida do país, superando até mesmo sua irmã famosa, a Budweiser original. Ainda que a BUD LIGHT fosse a cerveja mais popular do mercado americano, a versão mais leve da Budweiser não tinha - e nunca teve - o mesmo alcance global que a original, apesar de forte presença também no Canadá. No mês de julho de 2008, a marca BUD LIGHT mudou de mãos, depois da compra da cervejaria Anheuser-Busch pela belga-brasileira InBev por US$ 52 bilhões, passando a integrar o extenso portfólio da AB InBev.
   

Pouco depois a linha de produtos da marca foi ampliada com lançamentos como a BUD LIGHT CHELADA, que se tornou rapidamente um sucesso entre a comunidade mexicana e latina nos Estados Unidos, por ser uma mistura da fórmula tradicional da cerveja com clamato, um mix de suco de tomate, especiarias e caldo de amêijoas (pequenos moluscos); a BUD LIGHT LIME (introduzida em 2008), com fórmula mais fraca que a original e leve toque de suco natural de limão; e a BUD LIGHT GOLDEN WHEAT (2009), uma cerveja de trigo não filtrada fabricada com malte de trigo, coentro e cascas do citrino, que seria descontinuada em 2012 devido à baixa aceitação por parte dos consumidores da marca.
   

Em 2012 a marca lançou duas grandes novidades. Primeiro foi a BUD LIGHT PLATINUM, uma versão mais forte que a versão light tradicional, com 6% de graduação alcoólica e triplamente filtrada. Apesar de utilizar a designação light, a cerveja tinha apenas 8 calorias a menos que uma Budweiser original. O destaque da nova cerveja era sua garrafa translúcida na cor azul cobalto. Depois, em mais uma demonstração de ousadia, introduziu a BUD LIGHT LIME MOJITO, uma cerveja light com suco de limão natural e leve sabor de menta.
  

Pouco depois, a marca ingressou em um novo segmento de mercado com o lançamento da linha BUD LIGHT LIME RITAS, bebidas de malte com delicioso sabor de Margarita e um toque refrescante de BUD LIGHT LIME. A linha que era comercializada em lata contava com quatro sabores: manga, limão, framboesa e morango. Essa nova linha de bebidas prontas, inicialmente para ser uma edição limitada, fez tanto sucesso que passou a integrar a linha de produtos da marca, com vendas superiores a US$ 1 bilhão. Outra inovação mais recente da marca foi a BUD LIGHT APPLE (lançada em 2015), uma cerveja light com mistura de suco de maçã natural. Outra novidade foi a BUD LIGHT MIXXTAIL, uma linha de coquetéis prontos para o consumo, disponível em três sabores (Long Island Iced Tea, Firewalker e Hurricane) misturados com a suavidade e refrescância de BUD LIGHT.
   

Apesar de todas as novidades, a BUD LIGHT começou a enfrentar um momento delicado nos anos seguintes, pois apesar de ser a líder do mercado americano, com então 17% participação, assistia suas vendas caírem anos após ano e um crescimento acelerado de suas concorrentes. Era preciso acelerar a inovação para atrair um público cada vez mais jovem e investir em marketing para cativar seus fãs. Com isso, a marca lançou novos produtos como: BUD LIGHT ORANGE (2018), cerveja feita com adição de cascas de laranja; BUD LIGHT LEMONADE (2020), cerveja feita com limonada de verdade; a BUD LIGHT SELTZER (2020), uma linha de bebida alcoólica com gás, feita de açúcar de cana e sabores de frutas (cereja preta, lima/limão, morango e manga, com 100 calorias por lata e 5% de teor alcoólico); e a BUD LIGHT NEXT (2022), primeira cerveja sem carboidratos da marca. Apesar das constantes inovações e novidades, a BUD LIGHT não conseguia conter a queda nas vendas e o avanço das marcas concorrentes, apesar de manter o posto de cerveja mais vendida no país desde 2001.
   

Mas tudo piorou em 2023, como resultado de uma ação de marketing não calculada, especialmente em um país de maioria conservadora como os Estados Unidos. Isto porque, em abril, a influenciadora transgênero Dylan Mulvaney postou um vídeo no Instagram mostrando uma lata BUD LIGHT personalizada que a marca lhe enviou de presente como resultado de uma parceria. As reações raivosas não tardaram, incluindo ataques da mídia de direita e consumidores conservadores - incluindo um boicote - que contou com nomes influentes como o governador da Flórida (Ron DeSantis) e o cantor country Kid Rock (que apareceu em um vídeo arremessando caixas da cerveja, e proferindo palavrões contra a marca). Além disso, grandes varejistas reduziram a quantidade de BUD LIGHT nas prateleiras, temendo reações raivosas por parte dos consumidores. Rapidamente a situação se transformou em uma crise de relações públicas – e fiasco de vendas – para a marca, incluindo afastamento de alto executivos. O resultado: a BUD LIGHT perdeu o posto de cerveja mais vendida nos Estados Unidos (a ex-favorita caiu para o terceiro lugar, atrás da Modelo Especial e da Michelob Ultra). E mesmo em 2024, a posição da BUD LIGHT ainda continua abalada, mais de um ano depois que o boicote virou a indústria cervejeira americana de cabeça para baixo.
   

A comunicação nonsense 
Um dos fatores de sucesso da marca BUD LIGHT é sua linha de comunicação, sempre repleta de bom-humor, nonsense e muitas vezes com pitadas de polêmica. Um anúncio do Super Bowl pode mudar tudo? Sim. E foi isto o que ocorreu com a BUD LIGHT em 1987, através de um comercial de 30 segundos durante o grande jogo da final do futebol americano profissional, que apresentou um bull terrier chamado Spuds MacKenzie - conhecido como “O animal de festa original da Bud Light!” - que se tornaria uma sensação da cultura pop americana estrelando vários comerciais da marca, nos quais andava de skate com óculos escuros, aparecia vestido de Papai Noel ou com trajes de banhos em festas pra lá de picantes e sempre atraía o olhar sedento de mulheres sensuais e, em algumas situações, com biquínis e maios provocantes. A cervejaria resolveu aposentar Spuds em 1989, alegando que a imagem do personagem havia começado a ofuscar o produto e a marca BUD LIGHT. Mas os comerciais (assista à alguns deles aqui) foram uma tacada certeira da BUD LIGHT para atrair jovens bebedores de cerveja. Vale ressaltar que Spuds era interpretado por uma cadela chamada Honey Tree Evil Eye.
   

Mas uma das campanhas mais emblemáticas da marca foi “Real American Heroes”, lançada em 1998 e criada pela agência DDB de Chicago. Inicialmente criada para o rádio com 12 spots, fez tanto sucesso que virou campanha de TV no outono de 2003, quando foi renomeada para “Real Men of Genius” (em tradução livre “Homens Verdadeiramente Geniais”), a fim de evitar críticas pela associação entre o título e o conteúdo sarcásticos dos comerciais. A campanha apresentava músicas de rock vigorosas, um locutor bombástico, além de sátiras e tributos excêntricos a realizações triviais e heróis anônimos. Vale ressaltar que os comerciais dessa campanha ajudaram a estabelecer um novo padrão mais engraçado para a comunicação da marca BUD LIGHT. Para acompanhar alguns comerciais da histórica campanha clique em https://www.youtube.com/watch?v=lsC3ni7A88M.


Em 2015 a BUD LIGHT se envolveu em uma tremenda polêmica por causa de uma de suas mensagens de propaganda que dizia: “A cerveja perfeita para você tirar o ‘não’ do seu vocabulário nessa noite” (em inglês “The perfect beer for removing ‘no’ from your vocabulary”). A marca foi acusada de incentivar “a cultura do estupro”. Após inúmeros protestos de consumidores nas redes sociais, a cerveja trocou a campanha, tirou os rótulos do mercado e emitiu um comunicado pedindo desculpas pelo ocorrido. Pouco depois, em 2016, a marca apresentou em pleno Super Bowl (final do futebol americano profissional e que possui os 30 segundos mais caros da televisão mundial) um novo slogan, posicionamento, identidade visual e novas latas através de uma campanha bem-humorada que aproveitou a corrida presidencial que ocorria nos Estados Unidos. Para a marca a solução estava em criar o próprio partido, The Bud Light Party, mais descontraído e com os melhores porta-vozes possíveis, os comediantes Amy Schumer e Seth Rogen.
  

Em 2021 a marca resolveu fazer um tributo à sua histórica comunicação e lançou a campanha “Bud Light Legends”, que trazia de volta personagens icônicos de sua publicidade. A campanha ressuscitou alguns de seus personagens publicitários clássicos, incluindo o cara do “I love you man”, Dr. Galazkiewicz, o cantor de “Real Men of Genius”, além de Cedric the Entertainer (que apareceu pela última vez em um anúncio no Super Bowl em 2005), o cavaleiro Bud Knight e o cantor Post Malone, que apareceu no comercial da cerveja no Super Bowl de 2020.
   

Os personagens se uniam em um comercial de 60 segundos - veiculado no intervalo do Super Bowl - para ajudar a recuperar cervejas BUD LIGHT de um caminhão capotado, para reabastecer uma prateleira vazia em uma loja de conveniência. Mas isso não acontecia antes de Bud Knight, que foi morto em um anúncio da marca no Super Bowl de 2019, aparentemente encontrar seu algoz mais uma vez. O anúncio nostálgico (assista abaixo) tinha como objetivo atingir consumidores de BUD LIGHT de várias gerações e aproveitava para divulgar um novo programa de fidelidade da marca, chamado Bud Light Legends, que prometia recompensas como música, ingressos para eventos esportivos e produtos exclusivos.

   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por diversas remodelações ao longo dos anos. Inicialmente chamada de Budweiser Light, pouco depois, em 1984, a marca adotou o nome BUD LIGHT e apresentou um logotipo com formato quadrado. Em 1995 a nova identidade visual já apresentava predominância da cor azul. Pouco depois, em 1998, a marca adotou um logotipo com formas ovais, mais detalhes e nova tipografia de letra. Em 2013 o logotipo se tornou mais impactante e colorido. Porém, em 2016, a BUD LIGHT resolveu voltar às origens com uma identidade visual mais simples, formato quadrado e uma nova tipografia de letra. O logotipo pode ser aplicado também com o nome da marca na horizontal, adquirindo assim um formato mais alongado.
  

O logotipo da BUD LIGHT também pode ser aplicado dentro de um fundo azul cobalto, como mostra a imagem abaixo.
  

A tradicional lata da BUD LIGHT também passou por inúmeras mudanças de layout ao longo dos anos. Inicialmente prateada e vermelha, com detalhes azuis, ao longo dos anos, a lata adotou um visual mais moderno e jovial, incluindo a predominância da cor azul, especialmente a partir de 2008. Afinal, azul significa frescor, principal característica da cerveja. A atual lata da BUD LIGHT foi adotada em 2016 e apresentou um design minimalista e mais limpo. O azul voltou a ser cor dominante no novo design. A forma em C também se foi, um design que esteve na embalagem de várias formas na maior parte da década passada.
    

Os slogans 
Easy to Drink. Easy to Enjoy. (2023) 
Take Summer by the Coolers. (2021) 
There’s a Bud Light There. (2020) 
Brewed With No Corn Syrup. (2019) 
Here’s To The Friends You Can Always Count On. (2017) 
Famous Among Friends. (2017) 
Raise one to right now. (2016) 
The Perfect Beer for Whatever Happens. (2014) 
Up for whatever. (2014) 
Here We Go. (2009) 
Keeps It Coming. (2008) 
The difference is drinkability. (2008) 
Always worth it. (2006) 
Making your night out a better one. (2005) 
Great taste for your great times. (2005) 
Fresh. Smooth. Real. It’s all here. (2004) 
This calls for a Bud Light. (2001) 
How ya doin? (2001) 
Be yourself. Make it a Bud Light. (1999) 
Labels belong on beer, not people. (1996) 
Everything else is just a light. (1985) 
Bring Out Your Best. (1982)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1982 
● Criador: Anheuser-Busch 
● Sede mundial: St. Louis, Missouri, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Anheuser-Busch Companies LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária da AB InBev SA/NV) 
● Presidente: Brendan Whitworth 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 15 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Cervejarias 
● Principais produtos: Cervejas light 
● Concorrentes diretos: Miller Lite, Coors Light, Busch Light, Natural Light, Yuengling Light, Michelob Ultra, Keystone Light, Amstel Light, Corona, Heineken e Modelo Especial 
● Ícones: A campanha “Real Men of Genius” 
● Slogan: Easy to Drink. Easy to Enjoy. 
● Website: www.budlight.com 

A marca no mundo 
Atualmente a BUD LIGHT é comercializada em 15 países, com enorme presença nos Estados Unidos (onde é uma das líderes de mercado e uma das cervejas mais consumidas do país) e Canadá. A BUD LIGHT chega a vender anualmente mais de 45 milhões de hectolitros. Somente no mercado americano a marca tem faturamento estimado em US$ 1.5 bilhões. 


Você sabia? 
A BUD LIGHT é patrocinadora oficial da NFL (a poderosa liga profissional de futebol americano) e do UFC (principal organização de Artes Marciais Mistas). 
A BUD LIGHT é fabricada utilizando uma mistura Premium de lúpulo americano e importado, além de uma combinação de maltes de cevada e arroz. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 14/9/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding