25.11.22

STAEDTLER


A fórmula é secreta, o lápis é mundialmente famoso. Assim pode ser definida a história de sucesso da alemã STAEDTLER, que há mais de 180 anos se mantém fiel às suas raízes e com a qualidade do “Made in Germany”. Pioneira quando se trata de criar harmonia entre os mundos analógico e digital, seus produtos premium apoiam milhões de consumidores ao longo de suas vidas - desde suas primeiras tentativas de colorir ou escrever até suas conquistas criativas na terceira idade - com ferramentas que são precisamente adaptadas às necessidades de cada indivíduo. 

A história 
A história da empresa tem suas origens no ano de 1662, quando o carpinteiro Friedrich Staedtler surgiu com uma grande ideia, que estava livre de quaisquer convenções. Contra as exigências do Conselho de Nuremberg, ele começou a fabricar tanto as minas de grafite quanto o revestimento para lápis (a madeira). Ao fazê-lo, aboliu a separação entre a produção da mina pelos cortadores de grafite, e a produção do corpo de madeira pelos carpinteiros. Com isso, além de se tornar o primeiro artesão a fazer lápis do início ao fim, ele estabeleceu um comércio independente e eficaz de fabricação de lápis na cidade alemã de Nuremberg. Mas seria seu tataraneto, Johann Sebastian Staedtler, que inventaria o lápis de cor como ainda o conhecemos hoje. Isto porque, em 1834, Johann Sebastian conseguiu aprimorar o lápis de giz vermelho para que todos pudessem apontá-los até um ponto mais fino, permitindo espessuras de linhas finas e melhor desenvolvimento no papel.
   

Além disso, ele também desenvolveu um processo para produção de cartuchos de giz de óleo com cores diferentes, no qual os pigmentos eram misturados com ligantes, moídos várias vezes, prensados e secos no forno. Logo após sua invenção, Johann Sebastian fundou no dia 3 de outubro de 1835, na cidade de Nuremberg, a J.S. Staedtler para a produção em massa de grafite preta, giz vermelho e lápis pastel. Já em 1853, o fabricante de lápis de Nuremberg exibiu com sucesso seus produtos na Exposição Mundial de Nova York. Com isso, apenas alguns anos depois, a qualidade desses produtos já eram apreciadas em países como Áustria, França, Inglaterra, Itália e Rússia, além da América e da Ásia.
   

Em um de seus primeiros catálogos - que data de 1860 - a empresa já oferecia seus lápis de cor com a marca “Creta Polycolor”, disponíveis em 100 tonalidades diferentes, como por exemplo, em “Vermelho Carmim Claro”, “Verde Mar” ou “Azul Azure”. A intenção inicial era que esses lápis inspirassem artistas ou comerciantes, mas devido à facilidade de uso e preço acessível, as crianças e adolescentes começaram a utilizá-los nas aulas de artes e em tarefas em casa. Por conta disso, a empresa acabou desenvolvendo uma linha de lápis pastéis de óleo colorido em madeira com apenas 11 cm de comprimento. Em 1886, a empresa já possuía 54 funcionários e produzia mais de 2.1 milhões de lápis por ano.
  

Em 1901, a STAEDTLER criou uma de suas linhas mais clássicas: a Noris, inicialmente compostas por lápis, e que se tornaria muito importante e estratégica no segmento de produtos escolares. Em um catálogo da STAEDTLER, em 1919, já eram apresentados diversos materiais escolares com o nome Noris, desde apontadores a lápis de bolso, canetas de tinta permanente, canetas para cópia e giz pastel colorido. Essa linha é associada, sobretudo, às cores do lápis Noris 120 - preto e amarelo. O lápis icônico obteve seu design de riscas amarelas e pretas em 1955. Desde então, o famoso visual (listras amarelas e pretas, principalmente com uma ponta vermelha brilhante) foi aplicado a vários outros produtos da marca. Vale destacar que a combinação de amarelo e preto já está bem enraizada pelo mundo, fazendo com que o lápis Noris se destaque em estojos em diversos países. Sua força é tamanha, que uma pesquisa realizada em 2017, na Inglaterra, a STAEDTLER pediu a algumas pessoas para que desenhassem um lápis. Oito a cada dez desenharam um lápis com riscas em amarelo e preto. Atualmente a Noris oferece uma linha diversificada de produtos, como lápis, borrachas, apontadores, compassos, marcadores de ponta de fibra, esferográficas e cadernos de exercícios de escrita.
  

Em 1922, foi aberta uma subsidiária em Nova York e, em 1926, outra no Japão, fortalecendo assim a internacionalização da marca. Em 1937, o nome da empresa foi alterado para Mars Pencil and Fountain Pen Factory e a produção se expandiu para a fabricação de instrumentos mecânicos de escrita. Com isso, no ano de 1949 a STAEDTLER iniciou a produção de canetas esferográficas, que tiveram grande aceitação na época. Pouco depois, em 1950, a STAEDTLER iniciou a fabricação de lapiseiras, sendo as primeiras feitas de madeira. Quatro anos mais tarde, a marca Lumocolor foi registrada pela empresa e seria utilizada em uma ampla gama de marcadores. Em 1962, a empresa começou a produzir canetas técnicas e, pouco depois em 1964, inventou o marcador OHP.
  

A década de 1970 foi marcada pela diversificação em seu portfólio, como por exemplo, com a linha de massa de cerâmica plástica FIMO - criada em 1939, que recebeu esse nome em 1966 e desde 1978 pertence à STAEDTLER - que apresenta alta durabilidade e pode ser utilizada para fazer ou confeccionar acessórios, enfeites de decoração, esculturas e muito mais - propagando assim suas atividades no segmento de artesanato. Em 1997, a STAEDTLER lançou outra linha que se tornaria famosa: Triplus, que desde o nascimento oferecia canetas com forma triangular, permitindo assim uma escrita ergonômica - um dos motivos pelo quais jovens e adultos apreciam a linha hoje em dia. Atualmente, ergonomicamente projetados, os objetos de escrita dessa linha abrangem lápis, canetas esferográficas, canetas de gel, marcadores, lápis de cor, canetas com ponta de fibra e lapiseiras.
   

O talento inovador do sobrenome Staedtler moldou a empresa nos anos seguintes. A empresa gerou continuamente novas ideias que transformaram o lápis STAEDTLER no preferido de milhões de pessoas pelo mundo afora. Dessa constante inovação surgiu em 2005 o primeiro lápis de cor com ABS (Anti Break System), uma película de proteção cuja tecnologia garante até 45% a mais de resistência contra quebras, e consequentemente menor consumo de madeira e interrupções no uso; o método para fortalecer as frágeis pontas dos lápis de cor (2007); os primeiros lápis coextrusados (2009) e os lápis de cor feitos de material WOPEX (2015), um compósito inovador constituído principalmente de madeira certificada PEFC e que utiliza uma tecnologia inovadora e exclusiva que permite aproveitar 70% da madeira em comparação aos 30% utilizados na produção dos lápis convencionais.
  

Em 2008, a STAEDTLER lançou o World Kids Coloring Day (Dia Mundial das Cores Solidárias em português), que desde então convida crianças de todo o mundo a desenhar por uma boa causa todos os anos. Para cada imagem desenhada, a marca apoia organizações de ajuda às crianças com um euro - tornando os pequenos artistas grandes ajudantes comprometidos com as crianças em vulnerabilidade. Por exemplo, em 2022 o Dia Mundial das Cores Solidárias foi realizado no dia 6 de maio com o lema “Vamos descobrir a natureza - no ar” (em inglês “Let’s discover nature - in the air”) e recebeu 32.304 desenhos de muitas partes do mundo. Com isso, a quantia de €32.304 foi doada à organização de ajuda às crianças Plan International Germany para o projeto “Allin Mikuna - Nutrição Saudável para Crianças!” no Peru.
  

Como o cotidiano escolar está em constante transformação, tornando-se cada vez mais digital, a marca respondeu a essa tendência e lançou o Noris Digital Classic (2017) e o Noris Digital Jumbo (2020), lápis de introdução de dados digitais para tablets e afins. Além disso, em 2019, com a intenção de consolidar-se de vez no mercado latino-americano, a STAEDTLER, adquiriu a maior fábrica de materiais escolares e de escritório do Peru, a Artesco. E seguindo com os investimentos na região, a empresa alemã escolheu o Brasil para residir sua primeira subsidiária na América Latina, dando início a estratégia de expandir sua operação e portfólio.
  

O valor número um da STAEDTLER é a Qualidade. Isso pode ser percebido até nas borrachas da marca alemã. Produzidas pela marca há mais de 40 anos, todos os modelos são embalados individualmente em polietileno. A principal posição da STAEDTLER na fabricação de borrachas é a recusa ao uso de borracha natural porque, em primeiro lugar, a composição de borrachas desenvolvida pela empresa e patenteada em várias características supera a qualidade das de borracha natural e, em segundo lugar, a borracha natural contém látex que pode causar reações alérgicas.
   

Com produtos inovadores de alta qualidade, a STAEDTLER quer ser uma fonte de inspiração e estar ao lado de pessoas de todas as idades que desejam tornar realidade as suas próprias ideias. Por isso, atualmente a STAEDTLER oferece uma ampla e completa gama de produtos (são mais de 3 mil itens), como por exemplo, lápis grafites tradicionais, lápis de cores para adultos e crianças, marcadores de ponta de fibra, gizes, apontadores, borrachas, aquarelas, compassos, tesouras, massas de cerâmica plástica e os produtos da linha digital, adaptados para todos os públicos e para um dia a dia mais criativo.
  

Um ícone azul 
O lápis STAEDTLER Mars Lumograph é um dos principais ícones da marca alemã e destina-se principalmente aos artistas e desenhistas. Essa linha de lápis de desenho de qualidade Premium, oferece lápis perfeitos (reconhecido por sua característica cor azul) para esboçar, desenhar, sombrear e escrever em papel e filme de desenho fosco. A composição especial das minas desses lápis assegura sombreados brilhantes numa grande variedade de tons de cinza, para esboços e desenhos expressivos. Além dos tradicionais lápis de desenho, cuja mina se caracteriza por um brilho prateado, o Mars Lumograph negro, com o seu elevado teor em negro de fumo, é recomendado para um resultado de preto mais profundo e mate, disponível em 6 graus de dureza. Deste modo, é particularmente adequado para artistas, para desenhar e sombrear, assim como para esboços e retratos expressivos. A linha ainda oferece lápis solúveis em água (Mars Lumograph Aquarell), mais adequados para os clássicos desenhos em aquarela e disponível em três graus de dureza constantes e, por conseguinte, é especialmente adequado para uma variedade de tons de cinzento e preto, combinado com água.
  

A rivalidade 
Se você acha que as grandes rivalidades no mundo dos negócios se resumem a Coca-Cola (conheça essa outra história aqui) e Pepsi-Cola (saiba mais aqui) ou McDonald’s (para saber mais clique aqui) e Burger King (conheça essa história completa aqui), está totalmente enganado. Duas fabricantes de lápis de Nuremberg - STAEDTLER e Faber-Castell - já batalhavam antes que qualquer uma dessas marcas - ou mesmo que sua terra natal, os Estados Unidos - sequer existisse. É uma rivalidade construída ao longo dos séculos. Sim séculos. Tudo para ver quem é a empresa mais antiga. Cada uma delas alardeia marcos históricos: o carpinteiro Friedrich Staedtler foi o primeiro produtor de lápis de madeira de que se tem registro (1662), e seus descendentes foram pioneiros na fabricação de lápis de cor em 1835 com a fundação da STAEDTLER por seu tataraneto. Já a Faber-Castell (conheça essa história completa aqui) foi fundada em 1761 pelo hábil aprendiz de carpinteiro Kaspar Faber, em Stein, próximo a cidade alemã de Nuremberg, para a produção de lápis. Essa “guerra do lápis” sobre qual empresa pode alegar ser a mais antiga levou as duas ao tribunal anos atrás.
  

Essa rivalidade é tamanha, que dois séculos atrás, a concorrência na cidade Nuremberg era tão acentuada que ambas as empresas roubavam artesões uma da outra. E os moradores de Nuremberg tomavam partido nessa briga. São como times de futebol - as pessoas gostam de um ou do outro. Hoje, as rivais ainda brigam para dominar o mercado de lápis, digladiando-se principalmente pelo segmento de coloridos para crianças. Ambas as empresas afirmam que são rivais amigáveis no momento, mas isso pode mudar a qualquer momento.
  

Sustentabilidade acima de tudo 
A STAEDTLER dedica-se completamente ao lema “Efficient for ecology”. Isso significa que, com tecnologias inovadoras, a empresa consegue tornar os processos de produção cada vez mais eficientes e, assim, aumentar a vida útil dos produtos. Respeitando o meio ambiente, a empresa alemã consome menos matéria-prima e reduz emissões de CO2. E em respeito à natureza e com responsabilidade social, a STAEDTLER conta com a sua própria plantação de árvores no Equador. Por isso, os lápis da empresa são feitos com madeira certificada, reforçando o compromisso com o meio ambiente e a responsabilidade em relação à madeira, considerada matéria-prima essencial para a multinacional.
  

Graças à excepcional tecnologia de produção, a STAEDTLER não precisa de tábuas de madeira como nos processos convencionais para produzir lápis e lápis de cor Upcycled Wood. Isto porque utiliza serragem de madeira proveniente de processos de aplainamento na indústria da marcenaria. Isso significa que até os menores restos de madeira podem ser reutilizados em lápis de alta qualidade. Para tornar os produtos mais duradouros, a empresa desenvolveu também a tecnologia DRY SAFE. E a natureza serviu de inspiração: ao ver que muitas plantas usam uma camada de cera para evitar que os seus frutos e folhas sequem, a STAEDTLER aplica esse princípio aos seus produtos. Assim canetas e marcadores podem ficar destampados durante dias sem secarem. Além disso, 95% das embalagens, como estojos para lápis de cor, foram convertidas em pelo menos 80% de material reciclado.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca STAEDTLER tem como principal símbolo “A Cabeça de Marte”. Seu primeiro logotipo foi introduzido em 1908 e apresentava justamente uma imagem do deus romano da guerra, Marte. Posteriormente esta imagem seria redesenhada várias vezes (como mostra a imagem abaixo), mas sempre estaria presente no logotipo da marca alemã. Vale ressaltar que em 1900 a STAEDTLER alemã registrou a marca Mars (que representava o antigo deus romano da guerra), usando o nome para algumas linhas de produtos e, que pouco depois, seria utilizado para nomear e representar o logotipo da marca.
  

Já o primeiro logotipo que aparecia o nome STAEDTLER foi adotado em 1957 e apresentava uma composição em preto e branco com a imagem limpa e moderna da Cabeça de Marte, à esquerda do nome. A primeira remodelação ocorreu em 1963, quando o símbolo ganhou um visual mais moderno (formado por três fragmentos pretos sólidos, separados entre si por finas linhas brancas) e uma tipografia de letra mais forte, com linhas retas e formas largas. Em 1973 ocorreu uma reformulação mais profunda. O logotipo ganhou uma nova paleta de cor (ambos os elementos em um tom de azul profundo e brilhante, uma espécie de arroxeado), o símbolo foi refinado e ganhou novo design e uma nova tipografia de letra foi adotada (ambas as letras “T” apresentam suas barras horizontais alongadas e se fundindo com as letras que estão à sua esquerda). O atual logotipo foi adotado em 2001 e apresentou um tom de azul mais escuro, um novo design para a “Cabeça de Marte” e uma tipografia de letra mais limpa e arredondada.
  

O logotipo da STAEDTLER pode ser aplicado na horizontal ou vertical e no fundo branco ou azul.
  

Os slogans 
Head of ideas. (2021) 
Release your creativity! (2018) 
Draw your future, earn your stripes. (2018) 
Cada ideia uma STAEDTLER. (2021) 
Evoluída como você. (2009)
  

Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Fundação: 3 de outubro de 1835 
● Fundador: Johann Sebastian Staedtler 
● Sede mundial: Nuremberg, Alemanha 
● Proprietário da marca: Staedtler Mars GmbH & Co. KG 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Axel Marx 
● Faturamento: €350 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 2.500 
● Segmento: Papelaria e escrita 
● Principais produtos: Lápis, canetas, lapiseiras, marcadores e borrachas 
● Concorrentes diretos: Faber-Castell, Caran D’Ache, Stabilo, Crayola, Paper-Mate, Pilot, Pentel, Molin, Sharpie e BIC 
● Ícones: O lápis Noris 120 
● Slogan: Head of ideas. 

A marca no mundo 
A STAEDTLER, uma das mais antigas empresas industriais da Alemanha e uma das principais fabricantes e fornecedores mundiais de produtos de escrita, coloração, desenho e criatividade, exporta seus produtos para mais de 150 países ao redor do mundo. Com faturamento anual estimado em €350 milhões e 9 fábricas (sendo 4 localizadas na Alemanha), a empresa emprega aproximadamente 2.500 funcionários em todo o mundo, sendo mais de 1.200 deles somente na Alemanha. Além disso, a empresa fabrica ⅔ de seus produtos em seu país de origem, onde desenvolve constantemente novas abordagens para conectar a tradição analógica com a inovação digital. Isso torna a STAEDTLER a maior fabricante de lápis de madeira, marcadores universais, borrachas, minas de lapiseiras e argila de modelagem industrial na Europa. 

Você sabia? 
Em seu país de origem a STAEDTLER já utilizou slogans populares como “Tauchen Sie ein in die Welt der Kreativität” (2013), algo como “Mergulhe no mundo da criatividade”; “Strich für Strich ein Staedtler” (1988), “Um Staedtler linha por linha” em português; e “Euer Freund für’s Schreiben, Zeichnen, Malen” (1987), em tradução livre “Seu amigo para escrever, desenhar, pintar”. 
Em 2015, a STAEDTLER chegou a entrar no Guinness Book of Records com um lápis de cor Noris que, com 459.97 metros, era o lápis de cor mais longo do mundo na época. 
A Fundação STAEDTLER foi criada em 1997 para apoiar pesquisas científicas em universidades alemãs e projetos culturais na região metropolitana da cidade de Nuremberg. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 25/11/2022 

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