13.7.10

NESTEA


A NESTEA não inventou o chá. Muito menos o divulgou no mundo. Mas foi uma das principais responsáveis por popularizar uma nova forma de consumo da milenar bebida. NESTEA é uma bebida saudável que entrega três diferentes benefícios aos consumidores que buscam saúde, prazer e bem-estar sem obsessão: a hidratação da água, o sabor refrescante das frutas e as propriedades saudáveis do chá. Por isso NESTEA é a escolha perfeita para os consumidores que procuram bebidas saudáveis com sabor e leveza. 

A história 
Tudo começou no período após a Segunda Guerra Mundial quando a empresa suíça Nestlé estava ingressando em uma nova categoria de produto. O ano era 1948. O produto era o chá concentrado em pó para ser dissolvido em água quente. E a nova marca era NESTEA (resultado da fusão das palavras “Nestlé” e “tea”, que significa chá em inglês). Nos anos seguintes NESTEA foi reformulado para também ser dissolvido em água fria. Mesmo assim NESTEA sofreu resistência por parte dos consumidores, principalmente americanos, que preferiam a praticidade dos produtos já pré-embalados e prontos para o consumo. Nos anos de 1980, a empresa introduziu novos produtos como extensão da linha NESTEA: o chá de baixa caloria, o chá sabor limão e o NESTEA ICE TEASERS, uma linha de chás em pó sem açúcar com suco de frutas. Durante décadas a marca NESTEA figurou como uma mera coadjuvante no imenso portfólio da empresa suíça.


Mas isto começou a mudar em 1991 quando a empresa suíça e a Coca-Cola Company formaram a Coca-Cola Nestle Refreshments Company, uma joint-venture para a produção e distribuição de chás gelados. O resultado dessa união foi o lançamento em 1992 no mercado americano do NESTEA ICED TEA, um chá gelado com sabor de fruta pronto para beber que iria se transformar em uma verdadeira revolução no hábito de consumir a bebida milenar. Rapidamente as latinhas de NESTEA, uma deliciosa e surpreendente combinação do chá preto puro com sabores de frutas, agradaram aos consumidores, que viam no novo produto uma praticidade e a possibilidade do consumo em qualquer lugar.


Essa joint-venture também possibilitou o lançamento da marca em vários outros mercados, como por exemplo, Espanha, Portugal, Alemanha, entre outros países. A distribuição mundial da marca ganhou musculatura em 2001, quando novamente a empresa suíça e a Coca-Cola resolveram reeditar uma joint-venture para produção e distribuição dos produtos NESTEA no mundo. Com isso, a nova empresa, batizada agora de Beverage Partners Worldwide (BPW), iniciou a introdução do chá gelado pronto para beber em diversos países com mercados potenciais de crescimento expressivo como o Reino Unido, onde o chá é uma “verdadeira instituição”.


Paralelo a expansão internacional da marca, milionárias campanhas publicitárias, sempre bem humoradas e irreverentes, tratavam de divulgar fundamentalmente a leveza e o sabor dos produtos NESTEA em diversos mercados mundiais. Nos anos seguintes, além do aumento das opções de sabores, a marca introduziu no mercado grandes novidades, como por exemplo, o NESTEA COOL, um chá gelado pronto para beber com alto poder de refrescância; e o NESTEA Hot n’Cold, que podia ser consumido tanto quente como gelado.


Além disso, a empresa utilizou a força da marca NESTEA para estendê-la a outra categoria de produto com o lançamento de uma linha de picolés de chá gelado. Em 2008 a marca anunciou uma total re-estilização de sua linha de chás prontos para beber com a introdução de novos rótulos, embalagens e o lançamento do NESTEA GREEN TEA CITRUS (na versão normal e diet), um chá que possui 50% mais antioxidantes que a versão normal. Outra grande novidade foi o lançamento da linha NESTEA VITAO, chás (verdes e brancos) gelados prontos para beber enriquecidos naturalmente com vitaminas e antioxidantes. A partir deste momento a marca deu ainda mais importância para as propriedades saudáveis que a bebida oferece.


A marca NESTEA está presente no mercado brasileiro desde a década de 1980 através de diversos produtos, sendo lançada como chá gelado pronto para o consumo somente no ano de 2002. Alguns anos depois, em 2010, a Nestlé passou a ser responsável pela comercialização e distribuição do NESTEA no Brasil, após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) determinar a saída da Coca-Cola da joint venture que tinha com a companhia suíça, em virtude da compra da empresa Leão Junior, proprietária da marca Matte Leão, pela empresa americana. Com isso, a marca NESTEA foi disponibilizada no mercado brasileiro em novas embalagens, estampando o nome Nestlé em sua completa linha de produtos: pêssego e limão nas versões lata e garrafa pet, e ainda as opções light de pêssego e limão (lata e pet). Em 2011 a marca lançou uma nova linha de chás premium: nos sabores Chá Verde com Limão, Chá Vermelho com Frutas Vermelhas e o exclusivo Chá Branco com Cidreira. As bebidas dessa linha, encontradas em embalagens Tetra Pak de 1 litro, são produzidas com folhas de chá cultivadas em fazendas Nestlé localizadas na Índia e trazem sabores e ingredientes sofisticados aos consumidores. Além disso, a marca lançou recentemente seus chás em cápsulas para serem usados nas máquinas automáticas Dolce Gusto.


Atualmente os produtos da marca estão disponíveis em mais de 45 sabores, dependendo do país onde são comercializados, embora alguns sabores clássicos como limão, pêssego, laranja, maçã, pera, berries e chá verde sejam bastante recorrentes na maioria dos mercados. Além disso, dependendo do país, NESTEA apresenta inúmeras variações, como por exemplo, no Sri Lanka onde é comercializado de maneira bastante diferente, sendo servido quente misturado com leite ou água. No mundo inteiro NESTEA está disponível nas versões latas, embalagem plástica PET e copos, através de máquinas de post-mix nas principais redes de lanchonetes e restaurantes.


Uma das mais recentes novidades da marca, introduzida no mercado em 2013, é a revolucionária linha NESTEA LIQUID WATER ENHANCER, uma versão líquida concentrada para misturar com água. O produto é divertido e fácil de usar. Basta agitar o frasco, abrir a tampa, aperte o intensificador em uma garrafa de água, mexer e desfrutar de todo sabor de NESTEA.


A evolução visual 
Ao longo do tempo a identidade visual de NESTEA sofreu várias alterações. As tradicionais folhinhas de chá passaram a fazer parte do logotipo da marca a partir de 1992, que ainda possuía a letra N bem semelhante ao da Nestlé. Pouco depois, a identidade visual da marca apresentou uma nova tipografia de letra.


Depois de passar por algumas atualizações, em 2000, as tradicionais folhinhas que representam o chá ganharam ainda mais destaque como símbolo em seu logotipo. Outra novidade foi uma grande folha azul utilizada como fundo. Mais recentemente o logotipo passou por pequenos ajustes, especialmente na coloração da folha azul e das pequenas folhas verdes e nas cores do contorno do nome.


A evolução visual 
The start of something different. (2011) 
Enjoy the combination. (2009) 
Take the Plunge. (2008) 
Refreshingly good for you. (2008, Canadá) 
Plunge In. (1994) 
Plunge into the refreshment of Nestea. 
Take the Nestea Plunge. (década de 1940) 
Nestea. Aprovado no teste de sabor e leveza. (2005, Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Suíça 
● Lançamento: 1948 
● Criador: Nestlé 
● Sede mundial: Vevey, Suíça 
● Proprietário da marca: Nestlé S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Paul Bulcke 
● Faturamento: US$ 1.6 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 70 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos, Canadá, Austrália e Taiwan 
● Segmento: Bebidas não alcoólicas 
● Principais produtos: Chás em pó e prontos para beber 
● Concorrentes diretos: Lipton, Snapple, Honest Tea, Brisk, Tazo, Tetley, Matte Leão e Feel Good (Brasil) 
● Slogan: The start of something different. 
● Website: www.nestea.com.br 

A marca no mundo 
A NESTEA, uma das mais importantes marcas da empresa Nestlé, apresenta uma extensa linha de produtos composta por chás convencionais ou dietéticos, incluindo concentrados em pó, com sucos de frutas e prontos para beber, comercializados em mais de 70 países ao redor do mundo. Os maiores mercados da marca estão nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Taiwan, Itália, Espanha, Suíça, Alemanha e Vietnã. 

Você sabia? 
Outro produto instantâneo à base de chá com a marca NESTEA (sem açúcar e leite) foi comercializado pela empresa suíça no Reino Unido por alguns anos na década de 1970. Contudo, o produto não obteve sucesso e foi retirado do mercado pouco depois. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 16/4/2015

Um comentário:

Anônimo disse...

O chá vermelho com frutas vermelhas é MUITOOO BOM , mas é difícil de achar =(