25.5.06

DUNLOP


Com ampla experiência em competições de automóveis e dona de um currículo impressionante de sucessos e vitórias, a DUNLOP transfere tecnologias inovadoras utilizadas nas pistas para os pneus concebidos para a condução dos automóveis e motos. A DUNLOP se tornou uma grife em seu segmento, desfrutando de uma excelente reputação entre os apaixonados por carros, motos e competições esportivas automobilísticas, equipando verdadeiras lendas no setor. 

A história 
Ideias simples podem mudar o mundo. E foi justamente o que aconteceu quando em outubro de 1887 o veterinário e engenheiro escocês John Boyd Dunlop (foto abaixo, andando de bicicleta) desenvolveu e testou o primeiro pneu inflável moderno, que se resumia a um tubo oco de borracha, o qual prendeu na roda com uma embalagem de tela e encheu com uma bomba de ar para bolas de futebol para que adquirissem um efeito amortecedor. Fabricou os primeiros pneus deste tipo para substituir os feitos de borracha maciça do triciclo de seu filho, preocupado em melhorar as vibrações das rodas (de madeira), para que este pudesse andar com mais conforto, especialmente em terrenos acidentados. Sua ideia deu tão certo que originou uma das mais famosas marcas de pneus do mundo, a DUNLOP TIRES. Seu invento surgia em uma época crucial para o desenvolvimento do transporte e das rodovias. Em 1888, John oficialmente fundou a Dunlop Pneumatic Tyre Co. Ltd. (que atualmente é a empresa de pneus mais antiga do mundo), obtendo a patente de seu primeiro pneu inflável para bicicleta no dia 7 de dezembro na Grã Bretanha, e inaugurando, em associação com William Harvey Du Cros, sua primeira fábrica em 1890 na cidade de Dublin na Irlanda, com capacidade para produzir 1.500 pneus por mês, que podiam ser usados em bicicletas, charretes e carroças.
   

Em 1893, a primeira fábrica fora do Reino Unido foi construída na Alemanha, localizada na cidade de Hanau. Dois anos depois os pneus DUNLOP já eram vendidos na França e Canadá, e produzidos nos Estados Unidos e Austrália. Depois vieram as fábricas na Ásia. Ainda em 1895, os pneus DUNLOP começaram a serem usados em alguns dos primeiros protótipos de motocicletas. Quase no final da década, em 1898, a invenção de John Dunlop havia substituído os pneus convencionais, que se tornaram obsoletos. Em 1900, a empresa começou a fabricar pneus para automóveis. Nesta época, a empresa tinha crescido para além da sua base em Dublin e a produção foi transferida, em primeiro lugar, para a cidade inglesa de Coventry e, em 1902, para instalações com 162 hectares em Birmingham, que mais tarde ficaria conhecida em todo o mundo como FORT DUNLOP. Ainda em 1902, a vitória na corrida Paris-Viena deu a DUNLOP um enorme apetite para conquistar o sucesso em competições automobilísticas internacionais e assim ganhar reconhecimento mundial. Pouco depois, em 1905, a empresa desenvolveu o primeiro pneu com padrão de ranhuras na banda de rodagem.
   

Em 1910, a DUNLOP ampliou sua linha de produtos ao desenvolver seu primeiro pneu de avião e até bolas de golfe. Em 1913, a empresa inaugurou a primeira fábrica de pneu do Japão na cidade de Kobe. Em 1922, a empresa desenvolveu o primeiro pneu com pequenos fios de aço e revestimento de lona, aumentando assim sua durabilidade. Este pneu tinha vida útil até três vezes maior aos utilizados até então. E durante os primeiros anos dessa década, mais uma vez o espírito inovador da empresa ficou claro ao desenvolver pneus para automóveis capazes de suportarem altas velocidades. Esses pneus extremamente resistentes e seguros, capaz de suportarem velocidades acima dos 300 km/h, ajudaram Henry Segrave a estabelecer um novo recorde de limite de velocidade em terra com impressionantes 327 km/h em 1927. A primeira vitória da marca em Le Mans já havia acontecido três anos antes da quebra deste recorde.
   

Nos anos seguintes seu envolvimento com as competições automobilísticas se tornou de vital importância para o desenvolvimento de tecnologias que foram transferidas para a produção de pneus para automóveis de passeio, o que permitia aos motoristas se beneficiarem da qualidade, durabilidade e resistência dos pneus desenhados para as pistas de competição. A DUNLOP foi uma das responsáveis por um novo recorde de velocidade em terra, alcançado por Sir Malcolm Campbell em 1935, com 848 km/h registrados no velocímetro. Em 1948, a DUNLOP lançou o pneu sem câmara de ar e com uma camada adesiva (auto-vedante) na superfície interna, que impedia a perda de ar em caso de furo. Na época foi um grande avança para segurança.
   

O final da década de 1950 foi marcado pelo início da dominância (que duraria uma década) da DUNLOP na Fórmula 1, com inúmeras vitórias e títulos. Nessa época, em 1959, a empresa lançou o pneu DUNLOP RS5, que incorporava um corte de faca e era revestido de náilon, proporcionando assim mais força e resistência. Em 1963, o grupo japonês Sumitomo Rubber Industries comprou a marca e os pneus DUNLOP começaram a usufruir do vasto mercado de clientes do grupo japonês. Nos anos seguintes a empresa continuou desenvolvendo e produzindo pneus inovadores, como por exemplo, em 1962 quando pesquisadores da DUNLOP identificaram o fenômeno da aquaplanagem (quando ao passar sobre uma lâmina de água, os pneus perdem o contato com a pista), e a partir daí desenvolveram o pneu radial DUNLOP S 41, que continha ranhuras, proporcionando ao motorista mais aderência e total controle do veículo em terrenos molhados; o pneu RunOnFlat (Fail Safe), introduzido em 1972 e que possibilitava conduzir o veículo mesmo após um furo; e com o revolucionário DENOVO, lançado em 1973, que possibilitava ao motorista maior controle em alta velocidade e longa distância.
   

Os anos de 1990 foram repletos de novidades e inovação. Começou em 1992 com o lançamento do primeiro pneu ultraleve, que reduzia o peso do veículo em torno de 12 quilos. Prosseguiu em 1997, quando a empresa lançou o DUNLOP SP SPORT 9000, um pneu de alto desempenho com tecnologia avançada, mais durável, proporcionando maior segurança tanto na estrada quanto na cidade. Apesar de seu desenho esportivo o pneu era mais resistente a impactos e buracos. E terminou em 1999 com a introdução do sistema WAMAIR, que rapidamente detectava a perda de pressão do pneu através de um sinal visual ou sonoro. E foi ainda no ano de 1999 que a DUNLOP tornou-se pivô central de uma joint-venture global entre a americana Goodyear (conheça a história deste ícone aqui) e a japonesa Sumitomo, empresas que hoje detém a marca em mercados diferentes no mundo. Pouco depois, em 2002, a empresa criou a tecnologia 3S DUNLOP, sistema inovador baseado no desenho assimétrico do piso resultando assim em redução de ruído, esportividade e segurança ao condutor do veículo.
   

A DUNLOP chegou oficialmente ao Brasil em 2013 quando inaugurou uma moderna fábrica em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, no estado do Paraná, para a produção de pneus de passeio, SUVs e vans. Antes os pneus da marca eram importados do Japão. Em 2019, a empresa inaugurou a sua fábrica voltada para a produção de pneus para veículos pesados, como caminhões e ônibus. Apesar da pandemia de COVID-19, a empresa produziu no Brasil mais de 5 milhões de pneus para veículos leves, caminhões e ônibus em 2020. Todos os pneus da DUNLOP fabricados no Brasil utilizam a alta tecnologia TAIYO (Sun) System, sistema de fabricação de pneus sem emendas nas partes de borracha do pneu, o que garante pneus mais uniformes e proporciona mais conforto, estabilidade e menor consumo de combustível para os seus clientes.
   

Uma das mais recentes tecnologias desenvolvidas e aplicadas em seus pneus é a Nose Shield (2014), que reduz em cerca de 50% o ruído do veículo. Isto acontece ligando uma camada de espuma de poliuretano avançada à superfície interior do pneu para reduzir o ruído no interior do veículo, sem comprometer o desempenho. Hoje em dia, com um método de produção inovador, batizado de SunSystem, a DUNLOP se reinventa todos os dias, trazendo benefícios específicos para cada pneu, como a tecnologia sustentável, que proporciona emissão zero de gás poluentes na fabricação dos modelos para veículos de passeio, SUVs e picapes, vans, motocicletas, caminhões e ônibus. Além disso, a DUNLOP utiliza nanotecnologia para a produção de seus pneus, o que otimiza as ligações químicas entre os elementos que compõe o material. Isso produz redução de resistência ao rolamento, menor retenção de calor e melhor performance. O resultado para o condutor é mais maciez na direção, economia de combustível e maior durabilidade dos pneus.
   

Foi assim que a marca DUNLOP se tornou uma excelência em seu segmento, com presença na maioria dos mercados mundiais, e sendo utilizada oficialmente por grandes e renomadas montadoras de automóveis como Alfa Romeo, Audi, Bentley, BMW, Toyota, Volkswagen, entre outras. A DUNLOP também fabrica pneus originais para grandes marcas de motos como Harley-Davidson (uma parceria que dura desde 1983), BMW, Honda, Husqvarna, Indian, KTM, Kawasaki, Suzuki e Yamaha. A empresa ainda produz mais de 130 tipos diferentes de pneus para caminhões e ônibus.
  

O rei das pistas 
O mundo roda à frente todos os dias, e os pneus DUNLOP sempre acompanham essa inovação. Por isso, de 1888 até hoje, a marca é colocada à prova em competições de todos os tipos, alcançando resultados excepcionais. São vitórias e mais vitórias, muitas delas históricas e inesquecíveis, eternizadas na história do automobilismo e do motociclismo mundial. Por mais de 130 anos, a DUNLOP tem liderado o caminho rumo a performance superior e excelência em corridas ao redor do mundo. Do pneu TT100 da década de 1970 para o DIREZZA ZII de 2013, sua crença em inovação e tecnologia de ponta tem ajudado tanto pilotos nas pistas como motoristas em ruas e estradas. Essa centenária tradição começou de forma modesta na cidade de Belfast em 1889 quando o ciclista Willie Hume venceu quatro corridas com sua bicicleta equipada com pneus DUNLOP. Estas foram as primeiras conquistas da marca em competições. Já na tradicional prova das 24 Horas de Le Mans a DUNLOP conseguiu sua primeira vitória em 1924.
   

Já a história orgulhosa da DUNLOP no Campeonato Mundial de motociclismo começou em 1949, quando Les Graham usou pneus da marca para vencer o primeiro campeonato das 500 cc. Por isso hoje em dia a DUNLOP é o pneu oficial dos campeonatos mundiais de Moto2™ e Moto3™. A marca também possui presença constante na Tourist Trophy da Ilha de Man, possivelmente a corrida de motos em estrada mais célebre e perigosa do mundo. A marca ingressou na Fórmula 1 em 1950 e obteve sua primeira vitória no Grande Prêmio de Mônaco em 1958 com o piloto francês Maurice Trintignant. A DUNLOP possui um cartel invejável nas competições de F1: impressionantes 83 vitórias e 8 títulos mundiais. Já nas 24 Horas de Le Mans são 34 vitórias, feito não alcançado por nenhuma outra fabricante de pneus. Portanto, as pistas para a DUNLOP sempre foram seu mais importante campo de provas, onde desafia os limites, desenvolve tecnologias e constrói parcerias. Atualmente a divisão esportiva da marca, batizada de DUNLOP MOTORSPORT, fabrica mais de 300.000 pneus específicos para competições esportivas, na cidade de Birmingham na Inglaterra.
   

A ligação da marca com as competições automobilísticas é tamanha que em alguns circuitos tradicionais como Nürburgring, Suzuka, Tsukuba, Fuji Speedway, Mondello Park e, claro, Le Mans, ao menos uma curva marcante é batizada como DUNLOP. Por exemplo, em Le Mans a Dunlop Curve é o local onde nasceram duas tradições da marca: a de batizar curvas em autódromos e a de construir as enormes pontes arqueadas que simulam um pneu gigante enterrado (conhecidas como DUNLOP BRIDGE), obras que acabaram se tornando parte integrante da paisagem dos circuitos e uma eficiente ferramenta de publicidade. O exemplo mais antigo destas pontes está no Circuit de la Sarthe, a casa das tradicionais 24 Horas de Le Mans.
  

A evolução visual 
Conhecido como Flying D (algo como o “D voador”) o inconfundível logotipo da DUNLOP foi criado por um jovem diretor de arte que trabalhava na agência Charles F. Higham Advertising em Londres, em 1959. O logotipo foi lançado internacionalmente pela DUNLOP em 1960 e se tornou um patrimônio da marca. O logotipo apresenta uma imagem estilizada de uma seta com um círculo dentro, onde o “D” está inserido. O emblema simboliza o progresso e movimento da empresa e mostra a DUNLOP como uma marca inovadora, dinâmica e cheia de energia.
    

O tradicional logotipo pode ser aplicado de algumas maneiras diferentes (como mostra a imagem abaixo). A paleta de cores tradicional preto e vermelho da marca pode ser alternada com esquemas de cores amarelos ou monocromáticos.
  

Os slogans 
Just Ride. (2021) 
Forever forward. (2015) 
The Arrival is as important as the Journey. (2014) 
Feel the Road. (2010) 
Ride with Confidence. (2010) 
Driving by precision. (2009) 
Accelerate your soul. (2009) 
Accelerate your road. (2008) 
Drivers know. (2001) 
Make your Mark. (2001) 
Driving to the future. (2000) 
Tested for the unexpected. (1996) 
Handle it! (1996) 
Quality costs no more. (1975) 
Fit Dunlop and be satisfied. (1920) 
É assim que o mundo gira. (Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: Irlanda 
● Fundação: 1888 
● Fundador: John Boyd Dunlop 
● Sede mundial: Akron, Ohio, Estados Unidos e Kobe, Japão 
● Proprietário da marca: Goodyear Tire and Rubber Company e Sumitomo Rubber Industries 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Richard Kramer (Goodyear) e Satoru Yamamoto (Sumitomo) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 4.000 
● Segmento: Pneumático 
● Principais produtos: Pneus para carros, motocicletas, picapes, ônibus e caminhões 
● Concorrentes diretos: Bridgestone, Firestone, Pirelli, Michelin, Continental, BFGoodrich, Goodyear, Yokohama, Toyo, Kumho e Hankook 
● Ícones: O logotipo Flying D 
● Slogan: Just Ride. 
● Website: www.dunloppneus.com.br 

A marca no mundo 
A DUNLOP, uma das maiores produtoras de pneus do mundo e que atualmente pertence a Goodyear Tire and Rubber Company (nos Estados Unidos, Europa e Austrália) e a Sumitomo Rubber Industries (Ásia, África e demais regiões, incluindo o Brasil), vende seus produtos (pneus para automóveis, caminhões, ônibus e motocicletas) em mais de 100 países ao redor do mundo. Os pneus DUNLOP hoje são produzidos em 12 fábricas localizadas em países como Estados Unidos, Japão, Indonésia, Tailândia, China, Eslovênia, Polônia e Brasil. 

Você sabia? 
A Dunlop Sport (conheça essa história aqui), que produz equipamentos esportivos para prática de tênis, squash, tênis de mesa, golfe e badminton, apesar de ter sido originada dentro da empresa e possuir logotipo igual, hoje não tem nem um vínculo com a fabricante de pneus, apesar de sua proprietária desde 2016 ser a Sumitomo Rubber Industries, também proprietária dos pneus DUNLOP em algumas partes do mundo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 10/6/2021 

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2 comentários:

Marcelo disse...

E os materiais esportivos da marca Dunlop (raquetes e bolas de tênis e squash), qual a relação com a empresa de pneus?

Unknown disse...

Tem um macaco jacaré da marca Dunlop muito antigo gostaria mais de saber sobre a ferramenta em que ano foi feito e quantos foram feitos aonde foram feitos nunca vi nada escrito