1.6.06

CALOI


Hoje em dia, o principal negócio da CALOI é estimular e apoiar adultos e crianças na busca de uma vida saudável através de atividades físicas. Para a marca, responsável por introduzir a bicicleta no Brasil e que acabou virando sinônimo do veículo no país, vida saudável é uma atitude que associa atividades físicas com saúde mental, relacionamento humano, diversão, prazer e harmonia com a natureza. Esta atitude e a variedade de produtos que atende a ciclistas de todas as idades e estilos fazem da CALOI uma empresa líder de mercado.

A história
Em 1898, Luigi Caloi, um italiano cujo sonho era fazer a melhor bicicleta utilizando a tecnologia mais avançada que alguém pudesse imaginar na época, desembarcou no Brasil vindo da Itália juntamente com seu cunhado Agenor Poletti, um mecânico muito hábil. Abriram a Casa Poletti & Caloi, um estabelecimento que alugava, consertava e reformava bicicletas de corrida do Clube Atlético Paulistano em São Paulo. Quatro anos depois, Luigi se tornou representante exclusivo da fábrica italiana de bicicletas Bianchi no país. Em 1924, ele faleceu e a nova sociedade, agora chamada CASA IRMÃOS CALOI, formada por seus filhos, Henrique, Guido e José Pedro, durou pouco. Guido ficou sozinho com a empresa, que passou a ser conhecida como Casa Luiz Caloi.


Em 1942, as dificuldades de importação em virtude da Segunda Guerra Mundial obrigaram-no a produzir peças de reposição em um barracão no bairro do Brooklin. Anos mais tarde, em 1948, mesmo com a regularização das importações, a empresa agora chamada Indústria e Comércio de Bicicletas Caloi, manteve sua fabricação, passando a produzir suas próprias bicicletas no Brasil com a inauguração da primeira fábrica de bicicletas do país. Em 1953 ocorreu o lançamento da bicicleta Fiorentina, que tinha aro 26" (novidade para a época), freio a varão, bagageiro e vinha com uma utilíssima bolsa para ferramentas sob o selim, em couro. Em 1955 foi o ano em que o Sr. Guido Caloi faleceu, dando lugar à 3ª geração da família na direção da empresa, comandada pelo Sr. Bruno Antônio Caloi.


A bicicleta Berlineta dobrável lançada no final da década de 60, possuía aro 20 e se tornou moda nos anos 70 entre o público jovem. Suas características compactas, aliadas ao fato de ser dobrável, fizeram dela uma ótima opção para uso urbano. Tinha bagageiro na traseira e guidão alto, para o conforto do ciclista. Na década de 70 ocorreu a consolidação e expansão da marca no mercado brasileiro e internacional como sinônimo de bicicletas, além de várias novidades, como por exemplo, a famosa e inesquecível CALOI 10, com quadro baseado nas bicicletas Biachi San Remo. Era a primeira vez que um cidadão comum podia adquirir uma “bicicleta de corrida”, com 10 marchas. Outra novidade foi a CALOI BARRA FORTE, uma bicicleta robusta e resistente com quadro em aço carbono, desenvolvida para levar o ciclista com segurança e conforto, que se tornou referência histórica no segmento de transporte no país. Pouco depois surgiu CALOI JOVEM com aro 24".


Com tantas novidades e o aumento de demanda por suas bicicletas, no ano de 1975, em franca expansão, a CALOI inaugurou mais uma fábrica no país. Localizada em Manaus, a nova unidade industrial destinava-se à produção de bicicletas de alto valor agregado. No final desta década foi à vez da CALOI CECI, primeira bicicleta feminina do mercado brasileiro. A cestinha na dianteira sempre foi a marca registrada deste modelo. O comercial de televisão desta bicicleta trazia a atriz Bruna Lombardi como garota propaganda.


No início da década de 80, o lançamento da CALOI CROSS EXTRALIGHT marcou a chegada do BMX ao Brasil. As rodas eram no tamanho 20" com pneus biscoito. As partes de alumínio da CALOI CROSS eram coloridas (fato inédito na época) e tinha rotor na caixa de direção. Essa bicicleta marcou uma geração de milhões de meninos brasileiros. Inovações no design e na funcionalidade das bikes continuaram a conquistar cada vez mais clientes, inclusive nos Estados Unidos, onde a CALOI inaugurou uma subsidiária em 1990, localizada em Jacksonville, no estado da Flórida. Outro importante fato para sua expansão internacional nesta época foi o patrocínio ao heptacampeão do Tour de France, o americano Lance Amstrong, na equipe Motorola/Caloi. Até a abertura do mercado brasileiro, em 1992, a CALOI tinha como única concorrente a Monark. As duas se alternavam na liderança das vendas, mas fim da década de 80, a empresa consolidou sua vantagem e chegou ao recorde de produção de 2.2 milhões de unidades. Depois da abertura, o mercado do pedal ficou muito mais competitivo e a CALOI passou a enfrentar grandes problemas. Mesmo com uma situação financeira delicada, em 1997 expandiu seus negócios, ingressando no segmento de HOME FITNESS, com o lançamento de uma linha de equipamentos de ginástica com esteiras e bicicletas ergométricas. Em pouco mais de cinco anos, a CALOI assumiu a liderança de mercado no segmento home fitness e reafirmou sua posição de liderança no mercado de bicicletas.


A empresa foi dirigida pela família Caloi até o ano de 1999, quando esta vendeu a maioria acionária para Edson Vaz Musa, respeitado administrador de empresas e ex-presidente da Rhodia no Brasil. A partir de então, a CALOI partiu para um novo desafio: ser sinônimo de bicicletas e também de fitness, agregando saúde, esporte e lazer à marca. Em 2006, a CALOI inaugurou uma moderna fábrica em Atibaia, desativando a antiga unidade da Avenida Guido Caloi. No ano seguinte a CALOI passou a vender suas bicicletas também pela Internet. Líder de mercado, em 2008 a CALOI comemorou 110 anos comercializando mais de 700 mil bicicletas e 100 mil unidades de aparelhos para home fitness, e lançando um novo posicionamento da marca com o slogan “Caloi. Movimentando a Vida”.


A linha do tempo
1955
Lançamento da CALOI TRÊS MARCHAS, uma bicicleta que trazia algumas inovações como o câmbio de três marchas embutido no cubo traseiro, da marca inglesa Sturmey Archer. Tinha ainda esticador de corrente na gancheira, trava antifurto na roda traseira e placa de identificação, como nos automóveis.
1966
Lançamento da CALOI CALHAMBEQUE, uma bicicleta infantil, introduzida pelo cantor Roberto Carlos, no auge do movimento Jovem Guarda, em um programa da TV Record.
1967
Lançamento da CALOI BERLINETA DOBRÁVEL, que com suas características compactas, aliadas ao fato de ser dobrável, fizeram deste modelo uma ótima opção para uso urbano. Tinha bagageiro na traseira e guidão alto, para mais conforto do ciclista.
1972
Lançamento da CALOI 10, a primeira bicicleta de 10 marchas do país, que com seu guidão rebaixado, utilizado para competições, exercício e treinamento, revolucionou toda uma geração de brasileiros.
Lançamento da CALOICICLE, uma bicicleta ergométrica.
1975
Sempre buscando inovação, a CALOI lançou no mercado a MOBILETTE, um ciclomotor que se tornou um grande sucesso de vendas da empresa.
1976
Lançamento da CALOI JOVEM, uma bicicleta com medidas menores do quadro para poder ser utilizada por adolescentes e jovens, tendo inclusive para-lamas e suporte para bomba.
1978
Lançamento da CALOI CECI, primeira bicicleta destinada ao público feminino.
1982
Lançamento da CALOI CROSS, que marcou a chegada do BMX ao Brasil, sendo a primeira bicicleta equipada com componentes de alumínio anodizado do país.
1989
Lançamento da CALOI MOUNTAIN BIKE 18, bicicleta especificamente desenvolvida para a prática do esporte. Com quadro claramente inspirado na GT americana, com 18 marchas, freios cantilever, o modelo fez sucesso, mas era impróprio para competições devido a sua fragilidade.
1990
A CALOI foi uma das primeiras empresas a comercializar bicicletas com quadros de alumínio no mundo com o lançamento da CALOI ALUMINUM, que possuía com 21 marchas.
1997
Lançamento do scooter CALOI MONDO.
1998
Lançamento da CALOI 100 em comemoração ao centenário da marca. O modelo inovador foi inspirado nas “beach bikes” californianas, apresentando quadro de alumínio tipo dolphin, pneus lisos com faixa branca e exclusivo selim super macio.
2002
Lançamento da CALOI EASY RIDER, em homenagem aos loucos anos 60. Por trás do desenho retrô estavam tecnologias das mais avançadas quando o assunto é ciclismo, incluindo amortecedores nas duas rodas, guidão regulável e 21 marchas.
2006
Lançamento da CALOI TERRA, que alcançou a marca de 100 mil unidades produzidas em pouco mais de um ano, tornando-se um dos principais produtos da empresa. Bonita e resistente, ela foi desenvolvida buscando o melhor para as práticas esportivas e de lazer, tendo o visual moderno da mountain bike com o conforto de uma bicicleta de transporte. O modelo tem quadro versátil para homens, mulheres e adolescentes, guidão curvo que proporciona pedalar com as costas retas, câmbio de 21 marchas, selim confortável, pezinho e preço acessível.
2007
Introdução do carbono em sua linha de bicicletas, fazendo com que elas se tornassem ainda mais leves.
Lançamento das linhas de bicicletas licenciadas da Barbie e Hot Wheels.
Introdução da tecnologia Foot Forward, proporcionando que o ciclista pedale com mais facilidade e segurança. O pedal fica posicionado mais próximo ao pneu dianteiro permitindo que o ciclista coloque os pés inteiros no chão sem prejudicar sua postura.
2011
Lançamento da CALOI URBE, uma bicicleta desenvolvida especialmente para quem busca praticidade em seus passeios sobre duas rodas. Isto porque a bicicleta pode ser dobrada facilmente, possibilitando que o ciclista tenha um descanso lateral, para apoiar seus pés. Além disso, conta com para-lamas para evitar espalhar sujeira na roupa e um bagageiro para levar acessórios junto de uma sacola, para transporte.


Campanhas que fizeram história
O slogan “Não esqueça a minha Caloi”, criado e adotado nas campanhas publicitárias que a empresa realizou em 1978, ficou marcado na memória do público brasileiro até os dias de hoje. A campanha apresentou um dos mais ilustres personagens da publicidade brasileira - Zigbim – que incentivava a garota a lembrar de um presente especial: uma bicicleta CALOI. A distribuição dos famosos bilhetinhos pela casa inteira com o slogan “Não esqueça a minha Caloi” acompanhou milhares de crianças em sua incansável batalha para ganhar de presente a sua tão sonhada bicicleta.


A evolução visual
Em 2000, a CALOI apresentou uma nova identidade visual completamente remodelada. O novo logotipo, bem diferente do anterior, consolidou a nova fase da CALOI, posicionando-se como uma empresa destinada à vida saudável.


Os slogans
Caloi. Movimentando a Vida. (2008)
Não esqueça a minha Caloi. (1978)


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1898
● Fundador: Luigi Caloi e Agenor Poletti
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Bicicletas Caloi S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Eduardo Musa
● Faturamento: R$ 270 milhões (2011)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 2
● Presença global: 25 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.000
● Segmento: Transportes
● Principais produtos: Bicicletas, esteiras e bicicletas ergométricas
● Concorrentes diretos: Monark, Trek e Houston
● Ícones: O modelo Caloi 10
● Slogan: Movimentando a Vida.
● Website: www.caloi.com.br

A marca no mundo
A CALOI, maior empresa de bicicleta na América Latina, está presente em mais de 20 países ao redor do mundo, com boa presença no competitivo mercado americano e na região do Mercosul. Em território nacional, a CALOI tem duas unidades fabris, uma em Manaus (AM) e outra em Atibaia (SP), que geram aproximadamente mil empregos. A marca é líder de mercado e foi responsável pela comercialização de 1 milhão de bicicletas e mais de 120 mil unidades de aparelhos para home fitness em 2011.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 29/8/2012

6 comentários:

Anônimo disse...

As ciclovias estão surgindo como meio de transporte e lazer.Muitos gostariam de praticar este esporte agradável,porém a dificuldade surge no equilíbrio que muitos mais da >>>"melhor idade",não mais possuem.Sugiro um estudo visando um triciclo.A Caloi seria a primeira.A G.M. lança neste centenário uma opção para futuro.Quanto a`Caloi,torço e aguardo.Zelia.

Anônimo disse...

Meu pai chamava meu irmão de Zigbim. Aí surgiu a campanha da caloi, mandamos o nome e ganhamos. O premio foi uma mobilete para cada membro da familia! Bons tempos!

Leandro Brito disse...

Boa tarde a todos, seria bom se a caloi voltasse com o segmento das extras lights, ou similares, ou entao peças de reposiçoes, principalmente os pneus, acho que ganharia muito com isso ha muitos que curtem e guardam como trofeus assim como eu...

att: Leandro Brito

Anônimo disse...

Vejo postagens dizendo que a Caloi Ceci, foi a primeira Caloi destinada ao público feminino, mas, e a Caloi Fiorentina feminina?? É muito mais antiga, mas acredito que foi esquecida pelo autor do texto.

Anônimo disse...

Mobilete tenho a minha é do ano que nasci 97

Luiz Antonio Martins disse...

Também acho. Tenho uma Caloi Ceci feminina aro 27. Lancada no ano de 1972 na cor amarela. Foi retirada do mercado devido ser muito alta para os padrões brasileiros. Uma excelente Bicicleta.