10.7.06

JVC

A JVC preza pela qualidade de seus produtos e satisfação de seus clientes, com um desempenho superior que vai além da tecnologia, qualidade de produtos e serviço ao consumidor. Sempre contribuindo para a sociedade, a empresa não é somente uma mera fabricante de produtos audiovisuais, e sim, uma propiciadora de novas idéias e emoções.
-
A história
Tudo começou em 1901, quando os inventores Emile Berliner e Eldridge Johnson fundaram a Victor Talking Company nos Estados Unidos, adotando o desenho feito por Frances Berliner, um cão procurando a origem da voz de seu mestre na corneta de um gramofone, como marca registrada. Não demorou muito para que os produtos da marca Victor, com marca registrada “His Master Voice”, começassem a ser vendidos no Japão através de distribuidores estabelecidos em todo o país. Em 1927, com o intuito de driblar os altos impostos cobrados pela importação de produtos pelo governo japonês, a empresa decide iniciar suas operações no país. Finalmente no dia 13 de setembro, foi estabelecida a Nippon Victor Gramophone Company como subsidiária integral da Victor Talking Machine Company.
-
-
Pouco depois, em 1929, ao mesmo tempo em que a RCA adquiria a US Victor, no Japão duas grandes empresas, Mitsubishi e a Sumitomo, investiam na Nippon Victor, dando a empresa crescente força corporativa. No ano seguinte é concluída a construção da nova fábrica na cidade de Yokohama. A famosa Victorola, que deu origem ao termo vitrola, foi lançada em dezembro com design da própria Nippon Victor. Em 1935 começaram a serem vendidos os primeiros aparelhos de rádio no mercado japonês. O primeiro aparelho de televisão do mercado japonês foi produzido e comercializado pela empresa em 1939. Durante a Segunda Guerra Mundial todas as dependências e fábricas da Nippon Victor haviam sido destruídas pelos bombardeios dos aliados. Ao final da guerra, com a intenção de dar nova esperança aos seus empregados, a empresa decidiu alterar seu nome para Victor Company of Japan (atual JVC).
-
-
Em 1950, com a fábrica de Yokohama reconstruída, a empresa voltou a produzir rádios de alta qualidade. Pouco depois, em 1953, a empresa iniciou a produção de discos LP e EP, além da retomada das vendas de aparelhos de televisão. Nascida como fabricante de fonógrafos, rapidamente a empresa começou a oferecer uma combinação de possibilidades de produção de hardware e software como, por exemplo, o primeiro disco EP japonês em 1954. O aparelho de televisão colorido foi colocado no mercado em 1960, mesmo ano em que o VTR (Vídeo Tape Recording) colorido de duas cabeças era introduzido. Em 1963 têm início as exportações de televisores coloridos para os países da Ásia. Era o início discreto de uma internacionalização da JVC, que ganhou força em 1968, quando foi criada a JVC América nos Estados Unidos, dando um importante passo para a empresa se tornar mundialmente reconhecida. As divisões da Inglaterra e do Canadá foram inauguradas em 1973.
-
-
Em 1976 o primeiro modelo de Videocassete VHS foi lançado pela empresa, gerando um fenômeno cultural totalmente novo baseado na comunicação visual. O enorme sucesso do VHS foi seguido pela câmera de vídeo compacta em 1983. Outra grande inovação foi o lançamento do Compact Disc, que logo se tornou um grande sucesso no mercado mundial. Desde a década de 90, a JVC vem sempre antecipando as tendências e prevendo a demanda de produtos e sistemas que façam uso total das mais modernas tecnologias e alta conectividade, projetando e colocando no mercado produtos que combinam softwares e serviços. São filmadoras, aparelhos de som automotivo, televisores e DVDs com design arrojado, sempre tendo em vista o que há mais próximo do futuro.
-
-
A JVC produz ainda uma grande variedade de mídia, que inclui CD, DVD e fitas. Estes os produtos estão entre os favoritos dos provedores de conteúdo para gravação de seus softwares, bem como consumidores domésticos. Para as maiores redes de TV do mundo, a JVC desenvolve câmeras, ilhas de edição e monitores, fornecendo também a tecnologia para transição do sistema analógico para digital, e elementos essenciais para banda larga na televisão. Recentemente, com o crescimento da Internet e tecnologia, a JVC está aplicando seus conhecimentos para desenvolver sistemas de distribuição de música via web, bem como promoção de novos artistas e selos, satisfazendo as necessidades do mercado.
-
-
Além disso, criou o vídeo D-VHS, que mantém a sua compatibilidade com o VHS convencional, uma vez que oferece a possibilidade de armazenar grandes volumes de imagens digitais em movimento a um custo relativamente baixo. No dia 1 de outubro de 2008, a empresa adquiriu a KENWOOD, tradicional fabricante de som (especialmente para automóveis), criando assim a JVC KENWOOD Holdings, Inc. Somente no ano seguinte, a marca JVC começou a ser comercializada no Japão, onde desde o início a empresa utilizava a marca VICTOR para seus produtos.
-
-
A linha do tempo
1956
Desenvolvimento do formato de gravação estéreo 45/45.
1958
Produção do primeiro LP estéreo japonês.
1960
Introdução da primeira TV a cores da JVC: o modelo 21CT-11B.
1963
Lançamento do KV-200, primeiro e menor vídeo profissional do mundo.
1971
Lançamento do CD-4, disco estéreo de 4 canais.
1976
Lançamento da primeira televisão compacta, com tela de 3" polegadas, que incluía gravador cassete.
1982
Lançamento do primeiro aparelho portátil de música da marca para concorrer com o Walkman da Sony.
1984
Lançamento da primeira câmera de vídeo com a unidade de gravação incorporada.
1986
Lançamento da GR-C7, câmera de vídeo VHS-C menor e mais leve do mundo na época.
Lançamento de uma linha de computadores pessoais.
1990
Lançamento do primeiro vídeo compatível com os sistemas VHS/VHS-C.
1991
Lançamento da primeira TV multi-wide vision.
1993
Apresentação da TV de alta definição.
1995
Lançamento da GR-DV1, primeira câmera de vídeo digital compacta do mundo.
1998
Lançamento do projetor multimídia S-XGA de alta resolução.
2002
Lançamento da tecnologia D.I.S.T. (Digital Image Scaling Tecnology) que melhorava consideravelmente a imagem vista na televisão.
Lançamento dos televisores de plasma.
Lançamento da primeira câmera de vídeo digital em alta definição chamada EVERIO.
2004
Lançamento da TV com tecnologia de retro projeção D-ILA.
2005
Lançamento de uma linha de tocadores digitais.
A JVC é a primeira a desenvolver o DVD+RW DL, um DVD regravável (em torno de mil vezes) de dupla camada com capacidade de armazenamento de 8.5 GB. O produto chegou ao mercado dois anos mais tarde.
2006
Lançamento da 3ª geração de câmeras EVERIO, além do gravador de DVD SHARE STATION.
2007
Lançamento da Everio GZ-HD7, primeira câmera de vídeo amadora Full HD com disco rígido do mundo.
2008
Lançamento da GZ-MS100, a câmera de vídeo com cartão de memória que permite carregar os vídeos no YouTube™ de forma muito simples. Esta câmara completa a gama EVERIO composta pelos modelos de alta definição e disco rígido.
2009
Lançamento do monitor de LCD em alta definição com tecnologia 3D de imagem para uso profissional.
-
-
O conceito da marca
A JVC tem como conceito criar experiências realmente emocionantes e únicas oferecendo uma total satisfação aos seus consumidores. O slogan da marca “The Perfect Experience”, reflete exatamente o que a JVC quer criar com seus produtos aos seus clientes: momentos únicos através de imagens e da música.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação:
13 de setembro de 1927
● Fundador: Emile Berliner e Eldridge Johnson
● Sede mundial:
Yokohama, Japão
● Proprietário da marca: JVC KENWOOD Holdings, Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman, CEO & Presidente:
Haruo Kawahara
● Faturamento: US$ 7.5 bilhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global:
120 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários: 19.000
● Segmento:
Eletrônicos
● Principais produtos: Câmeras digitais, filmadoras, Home Theater, televisões
● Ícones:
A criação do VHS
● Slogan:
The perfect experience.
● Website:
www.jvc-victor.co.jp
-
A marca no mundo
Atualmente a JVC comercializa seus produtos em mais de 120 países ao redor do mundo, empregando 19 mil funcionários, faturando aproximadamente US$ 7.5 bilhões, e produzindo linhas de áudio, vídeo, fotografia, televisão e produtos para computadores.
-
Você sabia?
A marca JVC sempre esteve muito ligada a patrocínio de grandes eventos culturais e esportivos como o JVC Jazz Festival (cuja primeira edição aconteceu em 1984), Campeonato Europeu de Futebol da UEFA (no qual iniciou o patrocínio em 1980) e JVC Tokyo Video Festival (um concurso de vídeo internacional com a primeira edição realizada em 1978).
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 8/12/2009

Um comentário:

Zady Akiko disse...

Por favor, comprei um mp3 da victor, no japão, tentei configurá-lo no meu computador, no Brasil, e não consegui...será que não é compatível? se puder me ajudar, agradeço.