23.8.06

NESTON

Como diz seu tradicional slogan, existem 1.000 maneiras de preparar NESTON. São diversos sabores para deixar o seu mix mais gostoso e divertido. Afinal, mixar é misturar, criar coisas novas, é inovar. E não pára por aí. O sucesso da marca foi tanto, que NESTON está estampado em uma enorme linha de produtos, de iogurte a barrinhas de cereais, que possuem como principal característica serem ricos em vitaminas, proteínas e nutrientes.

A história
NESTUM, como é conhecido fora do Brasil, foi registrado como marca pela empresa suíça Nestlé em 1942. Porém, só foi lançado no mercado em 1958 no Brasil, onde adquiriu o nome de NESTON, e em Portugal. Era uma mistura de trigo, cevada e aveia, desenvolvida com o intuito de enriquecer e variar a alimentação, que rapidamente conquistou uma legião de fãs, passando a fazer parte do carrinho de compras de milhões de donas de casa por ser um alimento saboroso e com alto valor nutritivo. A principal razão do sucesso inicial do produto foi, em primeiro lugar, seu posicionamento como um alimento indicado para uma refeição infantil rica em proteína; e em segundo lugar, sua apresentação sob a forma de flocos de cereais (dado que, até então, a oferta que existia no mercado era apenas em pó).


Em Portugal, no ano de 1971, foi lançada a versão que revolucionou por completo o desempenho da categoria: NESTUM com sabor de mel, um produto que unia dois dos ingredientes preferidos da época, o mel e cereais. Em 1981, surgia o sabor de chocolate, que rapidamente se tornou um dos preferidos pelas crianças, além de um novo sabor de fruta. Continuando a aposta em sabores que os consumidores estavam acostumados em outros alimentos, a Nestlé apostou em frutos mediterrâneos, adicionando amêndoas ao já popular sabor de mel, criando assim mais uma nova variedade: NESTUM mel e amêndoas. Enquanto isso no Brasil, a marca possuiu, durante três décadas, somente um único produto. Tudo começou a mudar em meados dos anos 90 quando a empresa suíça acrescentou novos produtos a sua linha, como por exemplo, o NESTON VITAMINA, uma mistura de cereais e frutas para o preparo da tradicional vitamina de frutas e a aveia NESTON.


Nesta época as barras de cereais tinham um histórico relativamente curto no Brasil, tendo seu início na década de 90 com modesta participação nos tradicionais supermercados e desconhecimento de grande parte da população. Aos pouco, porém, principalmente a partir de 1998, a categoria começou a se expandir e popularizar-se em meio a pessoas que praticavam esportes e mantinham um hábito de alimentação saudável, crescendo rapidamente e aumentando sua distribuição, inclusive em redes farmacêuticas, além de bares, padarias, lojas de conveniência e supermercados. Em 2000 a Nestlé entrou nesse segmento aproveitando-se da experiência em produtos à base de cereais e das modernas instalações da fábrica de Caçapava, além de possuir em sua linha de produtos uma marca jovem, moderna e saudável: NESTON. O novo produto, chamado de NESTON BARRA, foi inicialmente lançado no mercado em três sabores: morango com iogurte, coco tostado e banana, e aveia e mel. No ano seguinte, foram introduzidas mais duas variedades, agora em versão light: frutas silvestres e damasco, e pêssego e maçã.


Pouco depois, em 2002, mais uma novidade da marca chegava ao mercado: NESTON FRUTA & FIBRA, que unia o tradicional e saudável produto às fibras da aveia e ao delicioso sabor de frutas (damasco, pêssego, maçã e uvas passas), além do mel. Desde então, NESTON registrou um crescimento constante com sucessivos desenvolvimentos de novos produtos, entre os quais, NESTON com cereal integral, que mantinha o mesmo sabor do produto original, porém agregando os benefícios do grão integral em sua formulação, criando um produto recomendado para todas as crianças e jovens que podia ser consumido de várias maneiras, como por exemplo, em vitaminas, mingaus e leite, salada de frutas, sorvetes, frutas amassadas e sopinhas de legumes; NESTON 3 CEREAIS, um alimento que misturava três tipos de cereais (trigo, aveia e cevada), enriquecido com 10 vitaminas e minerais; a versão em iogurte semi-desnatado líquido, um preparado de frutas e cereais; a linha NESTON VITAMINA, deliciosa opção para misturar no leite, feito de cereal e polpa de fruta com opção de 4 diferentes sabores (morango, pêra e banana; maçã, banana e mamão; frutas vermelhas; e banana, pêra e melão); e o NESTON AVEIA PLUS, uma aveia crocante e muito saborosa, rica em fibras e fonte de proteínas, nos sabores banana, chocolate e mel.


Em 2009 a marca lançou mais novidades para seus consumidores que desejavam manter uma dieta saudável sem perder o sabor de seus produtos: o NESTON MINI BARRA, que podia ser encontrado em embalagem contendo dez mini barras de 12g, duas de cada sabor (banana, aveia e mel; frutas vermelhas com chocolate light; castanha e avelã com chocolate light; banana com chocolate; e morango com iogurte light); e iogurtes naturais integrais com pedaços de frutas vermelhas, linhaça e trigo com mel, e linhaça e trigo com morango, sendo os primeiros iogurtes com linhaça do mercado, ingrediente que tem sido muito valorizado pelos consumidores que buscam uma alimentação saudável, além da versão com pedaços de frutas vermelhas ser a primeira que combinava o verdadeiro iogurte integral com pedaços de frutas. Outra novidade foi o iogurte natural cremoso, levemente adoçado e pronto para o consumo. Passados mais de 50 anos, NESTON dá nome a uma linha de produtos saudáveis, que engloba de iogurte a barra de cereais, passando pelo produto original, à base de trigo, aveia e cevada. Uma marca forte, que pode ser definida como tradicional e ao mesmo tempo, inovadora.


A linha do tempo
2000
Lançamento do NESTON BARRA.
2001
Lançamento da linha NESTON BARRA LIGHT.
2002
Lançamento do NESTON FRUTA & FIBRA.
2005
Lançamento do NESTON VITAMINAS.
2007
Lançamento do NESTON INTEGRAL.
2008
Lançamento do NESTON 3 CEREAIS.
Lançamento do NESTON AVEIA PLUS.
2009
Lançamento do NESTON MINI BARRA.
Lançamento dos iogurtes naturais integrais com Pedaços de Frutas Vermelhas, Linhaça e Trigo com Mel e Linhaça e Trigo com Morango, em potes de 150g.
2010
Lançamento do NESTON FAST, uma bebida láctea pronta para beber.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. Em 2008, uma das marcas mais importantes da Nestlé celebrou meio século de muito sucesso com total mudança de visual no Brasil. As embalagens foram reformuladas com novo layout e o tradicional logotipo ganhou uma imagem mais moderna e despojada. A marca também renovou seu clássico slogan após realizar pesquisas com consumidores. O novo slogan, “Existem 1000 maneiras de Mixar Neston. Invente Uma!” (que troca o termo “preparar” por “mixar”) foi criado para atingir uma moçada mais jovem.


Em outros países a marca assume o nome de NESTUM, e, em muitos deles, é comercializado como uma linha de cereais infantis. Sua identidade visual também é diferente.


Os slogans
Existem 1000 maneiras de Mixar Neston. Invente Uma!
(2008)
Existem 1000 maneiras de preparar Neston. Invente Uma!


Dados corporativos
● Origem:
Suíça
● Lançamento:
1958
● Criador:
Nestlé
● Sede mundial:
Vevey, Suíça
● Proprietário da marca:
Nestlé S.A.
● Capital aberto:
Não
● Chairman:
Peter Brabeck-Letmathe
● CEO:
Paul Bulcke
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global:
30 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos:
Cereais, aveias, iogurtes e barras de cereais
● Slogan:
Existem mil maneiras de mixar Neston, invente uma!
● Website: www.neston.com.br

A marca no mundo
A marca, comercializada como NESTUM em mais de 30 países da América Central e do Sul, Ásia, Oceania e algumas partes da Europa, tem forte presença na Argentina, Índia, África do Sul e no Brasil, onde é conhecido como NESTON. Hoje o portfólio NESTON abrange uma completa e extensa linha de produtos que inclui cereais, aveia, barras de cereais e iogurtes, entre outros itens.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Veja), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Jornais (Valor Econômico) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 18/2/2012

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